Cabeça vazia, oficina do diabo

Tenho aqui o Mundo ao alcance da mão,
estou no paraíso!

Photobucket - Video and Image Hosting

E bastou uma checada nos e-mails pra saber que por aqui passou uma alma caridosa de competência.
Me desculpem, mas pra mim, inveja é atestado de falta de competência.
A postagem organizada pela Laura sobre ética foi um sucesso e isso parece ter incomodado alguém. A pessoa se incomodou com o assunto, porque falta-lhe ética e coragem pra mostrar sua verdadeira identidade.
Quem me conhece sabe que não perderia tempo indo à blogues com intuito de apenas agredir pessoas, então não me preocupo com isso! Aos que não me conhece ainda, talvez passem aqui pedindo explicação, é justo!
Sei que, se contar onde estou, essa pessoa que é movida por atitudes baixas, aí sim vai morrer de inveja!! Estou bem, amigos!! Obrigada pelas mensagens de carinho que entupiram a minha conta de e-mail e respondo quando voltar.
Precisou o mundo virtual, para que eu saisse do meio de um sonho e caísse na real, estranho isso! E perceber mais uma vez, que a maldade humana e a fraternidade são opostos que nos ligam à responsabilidade de nossas escolhas: angústia como a consciência do que somos.
Que essa pessoa, coitada, encontre algo de útil e não se angustie tanto quando pessoas de bem se unirem novamente e que procure bons argumentos dentro de si e compartilhe, deve ter algum. O ser humano não é de todo mal.

Por enquanto, deixo aqui uma corrente. Sim, uma corrente! porque ninguém é de ferro! E passem adiante!


Fiquem na paz!
Espero ir embora no mais tardar, amanhã.
Beijus

Ética

Photobucket - Video and Image Hosting

Segunda-feira, dia 25, é o dia em que vários blogues estarão participando da postagem coletiva sobre ética. Se não quiserem falar sobre ética política, voto com ética, falem sobre qualquer outro tipo de ética. Em qualquer tipo de ética, o personagem principal sempre será o indivíduo.
Estou me antecipando, porque irei viajar. Em casa está tudo embalado para a reforma e se é pra dormir em hotel, que não seja em um do lado da minha casa, não tem nem graça! Volto nas eleições, espero.

Esta postagem organizada pela Laura, tem por objetivo esclarecer e ajudar aqueles que estão "perdidos" a encontrar um caminho para o entendimento. O que podemos fazer para mudar a política? Para aqueles que pensam que, ainda está para nascer um candidato ideal para governar esse país, digo que estão completamente enganados. Não empurrem com a barriga, não deixem que outros decidam por vocês. Corram atrás de informações sobre os candidatos. O que está em jogo é o futuro da nação.

Fiquei pensando que agora virou modismo falar sobre ética. Pra todo lado fala-se em ética, mas porque isso? Ora! Quando se está com sede só se pensa em beber água! Está faltando ética principalmente na vida política. Estamos com sede de pessoas que honrem as cuecas que vestem. Não confunda honra com dinheiro.

A discussão sobre ética, nos leva a ter mais consciência das nossas possibilidades e responsabilidades. A ética não impõe verdades, ela clama por reflexão. Alguns sentimentos éticos são construídos durante a vida e passados para nós conforme a sociedade nos conduz. É um sentimento interiorizado, é preciso sentir a necessidade de ser ético para aplicá-la cotidianamente. Algumas pessoas usam o rótulo de ser ético para o próprio interesse e até fazem disso profissão, é o caso, por exemplo, de uma nova profissão surgida nos EUA; os eticistas.

Bons exemplos não morrem!

Posteridade
________________________________________

Eles vão nos achar ridículos, os pósteros.
Nos examinarão
com extrema curiosidade
e um tardio afeto.
Mas vão nos achar ridículos, os pósteros.

Olhado de lá
tudo aqui
será mais claro
para eles
que nos verão
inteiramente diversos
do que somos,
bem mais exóticos
do que somos.

- Como esses primitivos
ousavam se chamar modernos?
Farão simpósios, debaterão
e chegarão a bizzaras conclusões.

Assim entraremos para a história deles
como outros para a nossa entraram:
não como o que somos
mas como reflexo de uma reflexão.

(Affonso Romano de Sant’Anna)

Vamos participar da História do Brasil, mesmo que anonimamente vamos refletir!
E você que um dia pretende ter filhos, não pense somente no dinheiro que terá que ter disponível pra educá-lo. Com dinheiro poderá colocá-lo nas melhores escolas, poderá passear, comer e vestir muito bem! Mas o dinheiro não compra valores subjetivos que são passados de pai pra filho. Pela conduta de um pai (mãe) um filho saberá discernir o que é certo do errado. O ser humano não vive apenas, ele convive.

Educação está além da escrita. O primeiro príncipio para a construção do caráter, deve ser o pensamento de que todos os indivíduos são iguais, devem merecer o mesmo respeito, ter os mesmos direitos e que um individuo depende do outro.

Estamos errados de debochar de alguém que escreve/fala errado. POW!! O cara não foi alfabetizado ou se foi, foi muito mal! Também estamos errados em procurar desculpas. Coitado, no Brasil não tem escolas, o próprio presidente não fala e escreve direito, ele é um péssimo exemplo!

Não, ele não é um péssimo exemplo quando é ignorante das letras; ele é um péssimo exemplo quando não dá satisfação para a nação dos atos que envolvem o seu governo e o partido que o apoia. Mas ele é superior e acha que estando bem nas pesquisas, o restante das opiniões que se dane! Pois esse restante que pode mudar o rumo dessa nação. Vamos fazer a nossa parte!

Confesso que nunca dei nada para o Lula, nem o meu voto. Em Janeiro de 2005, estava em Davos e disse que o Brasil precisava ser duro contra a inflação, criticou os EUA, cobrou vaga na conselho da ONU, evitou ter encontros com Bill Gates, pediu ajuda para combater a fome no mundo, mostrou o crescimento do país, pediu ajuda de investimentos estrangeiros, assinou programa de co-financiamento para Haiti, recebeu elogio de Bono Vox, fez Sharon Stone chorar e num ato involuntário pedir dinheiro para a África. E, daqui a pouco ninguém vai saber onde fica o Brasil... Sim, o discurso é muito bom e os que participam da economia do país sabem direitinho do que estou falando.

Mas para aquela platéia endinheirada de Davos, ele pediu atenção para os pobres do mundo. Tá Certo! O país cresceu, está controlando a inflação (?) e com a bolsa família, o pobre desapareceu do Brasil. Pobre só o mundo tem. Porque no Brasil, pobre tem vergonha de dizer que é pobre e daqui a pouco até os ricos terão. Ficará tudo "classe média", "classe alta", "classe altíssima"...a migração é alta! Eu não sei se o Brasil contribuiu para ajudar a África, eu não sei onde foi parar o dinheiro que paguei em impostos.

ERA UMA VEZ UM MENINO QUE SE PERDEU PELOS BREJOS
DA TERRA DE MEU-DEUS...
(Valdomiro Braz)

O que é pobre? O pobre é classificado dependendo do lugar onde mora. O pobre europeu é diferente do pobre brasileiro. O fato de ser operário não define o pobre, no Brasil a instablidade demográfica é o que define o pobre, o nomadismo - o termo: Fulano se virou - ele está se deslocando. O pobre é pobre quando não tem emprego e endereço. Antigamente o pobre, aquele que não tinha trabalho era tido como vadio: fulano é vadio. E hoje, como devemos chamar aquele que quer trabalhar, não consegue um emprego?

Como podem os intelectuais trabalharem para os pobres?

É nesta hora que entra o intelectual, uma das células da sociedade. A maioria dos intelectuais sentem angústia de não se sentir útil, chegam em um estágio de saber, não habilitados para resolver os problemas da miséria, ele é excluído por saber. Justamente essa classe que tanto apoia o atual presidente, é excluída pela sua forma de governar. Porque essa disparidade? Utopia. Resquícios de antigos ideiais, querer viver de passado? Só pode! E por não dar o braço a torcer, batem na tecla do medo do desconhecido. As minhas esperanças continuam intactas, porque ainda existem os intelectuais debandados, os rebeldes, que não entram no esquema.

E partindo do princípio, que todo homem pode ser intelectual e trabalhar com a cabeça para colocar idéias e ideais em outras cabeças, diria que existe uma minoria chamada de "Advogados da Intelectualidade", aquele que tem uma visão geral e universal de dominação social.

A preguiça de saber como a sociedade está funcionando é o que faz cair no marasmo da ignorância. A mídia trabalha com a aparência. A notícia é aparente, cabe ao intelectual dismistificar estas aparências por detrás da notícia para os pobres. Nem tudo que se vê é o que parece ser.

O intelectual deve "suicidar" seu lado intelectual para parecer diante do seu contrário. Uma secretaria de cultura é um estado ampliado de intelectualidade. Qualquer pessoa pode exercer sua intelectualidade, alguns exemplos:

Arthur Bispo do Rosário, escultor, expressou sua arte para os pobres, não frequentou universidade e Mário de Andrade, que em seu Turista Aprendiz diz: O BRASIL É FEIO, MAS É GOSTOSO!

Feio ou gostoso, vamos fazê-lo honrado!
Vamos participar da vida política desse país!
Vamos tirar do poder essa escória afilhada da ditadura!
Vamos votar com ética!
Vamos ajudar aquele que não tem acesso a informação, a começar pelos empregados em casa. Comece a plantar idéias e ideais!
*Não deixem de visitar o blogue da Laura para saber da opinião dos outros participantes. Avisem que estão participando para que possam ser linkados!
Boa postagem coletiva!
Beijus

Respeito = Igualdade

Estamos passando por momentos esquisitos, em que homens e mulheres esquecem para o que vieram ao mundo. Agora a pouco, dei de cara com um movimento entitulado Top Free, alguma coisa distinta do topless, em que mulheres reinvindicam o direito de também tirar a parte de cima da roupa quando lhes convier ou quando o calor apertar. Os homens com certeza, serão os primeiros a aderir ao movimento de peito aberto.

Verdade porém, é que a iqualdade entre homens e mulheres, se faça além de tudo, com respeito. Sem trocadinhos, por favor! Respeito ainda é a chave mestra pra qualquer relação. Existem outros ingredientes que devem ser adicionados, como paciência e tolerância.

Desde Segunda-feira estou em alta conta com esses ingredientes. Segunda-feira foi aniversário do meu irmão. No final da tarde fui dar uma volta com ele, enquanto a minha mãe ficava em casa, cansada. Mentira! Ela mentiu que estava cansada, uma mentira bem intencionada. Estávamos programando uma festa surpresa.

No horário previsto voltei pra casa. A minha casa, a minha ex-casa estava cinza de fuligem e todo mundo intoxicado de fumaça; gato, cachorro, periquito, papagaio e crianças. Houve um pequeno incendio, no apartamento do lado do meu, em outro prédio. O vento sudoeste trouxe tudo pra dentro do meu apartamento.

Passamos pelo hospital, voltamos pra casa e jogamos tudo no lixo. Com todo esse contratempo, ainda tive um outro, mas que ninguém correu risco de vida. Lidar com vidas e pessoas, é sempre complicado. Daí tem que se ter paciência e tolerância. E como bem diz a minha mãe: só rezando.
Lógico que ela fez questão de marcar todas as minhas passagens. Mércia, lembrei de você nessa hora e fui lá no seu blogue resgatar umas imagens supimpas! E foi bom o casamento!

Paciência e Tolerância...

Photobucket - Video and Image Hosting
Proverbios 25:15
com paciência e doçura pode-se fazer uma trégua

Photobucket - Video and Image Hosting
Eclesiastico 7: 8
Não comece algo que não possa terminar,
orgulho nunca é bom.

Photobucket - Video and Image Hosting
Romanos 2:4
Você certamente não pensa muito
nas riquezas que Deus lhe deu e ignora
o convite à penitência.

Photobucket - Video and Image Hosting
Timothy 1:16
Desde que eu era mais mau do que qualquer um
e o meu Deus se compadeceu de mim,
deixou-me exemplo de paciência infinita
e esperança de dias melhores.

Photobucket - Video and Image Hosting
Tito 2: 2
Disse aos mais experientes terem mais controle,
seriedade e sensibilidade,
que fé, amor e paciência nunca irão lhes faltar.

Photobucket - Video and Image Hosting
Pedro 1: 5
Faça tudo para melhorar sua fé.
Você será recompesado com riqueza,
compreensão, auto-controle, paciência,
devoção à Deus e interesse pelo semelhante,
e amor porque ninguém é de ferro!

Com tanta devoção assim, pode explodir? Pode. Lógico que pode! explodir espalha todo o mal que sente pro resto do mundo. De quebra fica todo mundo mal, infeliz e insatisfeito. Quer mundo pior? pra quê?

*Não se esqueçam da postagem coletiva, Segunda-feira, dia 25. Mais uma convocação que a Laura faz! Vamos combater a falta de ética na política nacional. Mas se não quiserem falar de política, falem da falta de ética de maneira ampla. O banner acima, surrupiado do Lino Resende, podem copiar e colocar em seus blogues ou sites.

Ainda não voltei, tenho muito ainda que resolver por aqui!

Contrariando as previsões, está chovendo...

Brinquedos para gente grande



Impressionante e Perfeita!

Esta é uma das propagandas da série "The Coke side of life" criada para a coca-cola. Uma paródia com um dos games mais viciantes dos últimos tempos - GTA - O vilão sem nome de Grand Thef Auto, se transforma em um cara politicamente correto.






Vi no Boing Boing, um card game, baseado em nossos políticos, que se chama "Golpe" - esse nome sugere alguma coisa - Que vergonha! - eu estou parecendo o Bóris, mas é verdade! Que Vergonha!

Golpe
, um jogo de cartão sobre os políticos brasileiros. Golpe, um jogo de cartão, baseado no clássico de "Super Trunfo", onde cada cartão contém um político brasileiro e estatísticas relevantes na batalha. É licenciado pela Creative Commons e hospedado em arquivos on-line: você pode imprimir, jogar, ou apenas divertir-se com a cena política brasileira. Mas o jogo, destacado no Boing Boing, é brazuca. Veja aqui, como baixar e jogar.

Um jogo também politicamente correto?

UP!DATE! 10:12AM - Primeiro blogue diretamente escrito do espaço!! Anousheh Ansari vai passar 8 dias em órbita escrevendo um blog - em primeira mão no Cabuloso Destino!
Boa semana!
Beijus

Dr. Crippen

Photobucket - Video and Image Hosting

Crippen envenenou a mulher, a polonesa Belle, desmembrou o corpo, queimou os ossos e enterrou a carne em vários embrulhos no porão da casa onde morava em Camden Town, zona norte de Londres. Aos curiosos, que perguntavam por ela, dizia que ela tinha viajado para a América.

Um belo dia, instalou a sua secretária Ethel Lê Neve em sua casa e anunciou aos vizinhos que Belle tinha morrido nos EUA. Desconfiados, os vizinhos chamaram a polícia, que vasculhou a casa e encontrou o corpo retalhado.
Mas Crippen tinha fugido para a Bélgica. A busca da polícia, chefiada pelo inspetor Walter Dew, da Scotland Yard, estava estampada em todos os jornais da Europa, sempre com fotografias do dentista.

O capitão Kendall acompanhava o caso, ele era comandante do navio "Montrose", que zarpou em 20 de Julho da Antuérpia com destino a Montreal, no Canadá. Kendall não demorou a desconfiar dos Robinson, pai e filho, que viajavam na primeira classe.

Detetivesco, notou que o senhor Robinson acabara de raspar um bigode, que trazia no nariz marcas de óculos que não portava e que caminhava no convés do navio de mãos dadas com o filho. O filho, por sua vez, tinha maneiras estranhamente femininas. Depois de entrar furtivamente na cabine dos Robinson e confirmar que o jovem era, de fato, uma mulher, falou por rádio com a Scotland Yard.

A perseguição foi de navio. O inspetor Dew embarcou em Liverpool no "Laurentic", mais veloz, e na costa canadense subiu a bordo do "Montrose", disfarçado de piloto, para prender o fugitivo. O rádio – que Crippen, segundo relato do capitão, chegara a louvar como "invenção notável" ao ouvir, no convés, o ruído da transmissão – não deixou que gozasse a vida ao lado da amante. Nem a vida propriamente dita: acabou enforcado. Ethel Lê Neve foi libertada. O inspetor Dew escreveu 30 anos depois as suas memórias, "Eu peguei Crippen".

Esse Dr. Crippen, tão esperto fez render três filmes, os alemães "Dr.Crippen na Bord" (1942) e "Dr.Crippen Lebt" (1957) e a produção americana "Dr. Crippen" (1962), com Donald Pleasance no papel do criminoso azarado.

Photobucket - Video and Image Hosting
História real com lances cinematográficos que teve desfecho com a ajuda da tecnologia. O rádio era uma invenção recente em 1910. Fazia apenas cinco anos que começara a ser usado regularmente para comunicações em alto mar quando, pela primeira vez, propiciou a prisão deste criminoso: o dentista americano Hawley Harvey Crippen, 50 anos, capturado a bordo de um navio quando fugia com a amante de 27 anos, Ethel Lê Neve, depois de assassinar a mulher no dia 31 de Janeiro de 1910 em Londres.


Vocês não imaginam o estardalhaço que esse crime provocou na Europa. Eu ainda não tinha nascido, não era projeto de vida e os meus pais nem tinham se conhecido.

Mas esse filme faz parte da minha vida. Como? Bem, a minha cidade natal sempre esteve presente nas produções do cinema nacional desde o seu surgimento no Brasil. Quem se interessar, acesse aqui. Meu avó foi um dos envolvidos nessa movimentação.
Minha mãe conta que desde bebezinha, ficava aconchegada no colo enquanto assistiam aos filmes antigos. Cresci vendo filmes em preto e branco ao invés de desenhos animados.
Mais tarde o meu avó passou a contar histórias baseadas nos filmes que tinha assistido, eu criança, pedia que repetisse sempre a mesma história, a do Dr. Crippen.
Não vi o filme. Sonho um dia que ele seja refilmado e tenho uma queda por filmes detetivescos.

Seguido essa mesma linha de filmes, poderia citar vários atores que se especializaram no metier, desde George Raft a Humphrey Bogart, passando por Richard Widmark, Alan Ladd, Robert Mitchum, James Stewart, Clint Eastwood e Gene Hackman. E sugiro que vejam o magistral Al Pacino em "Insomnia".

Photobucket - Video and Image Hosting

No filme, astros como Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swan desempenham papéis acima do normal. Robin Willians normalmente cômico, pasmem, interpreta um ardiloso assassino, numa interpretação excepcional. Pacino faz o papel de investigador com méritos de haver desvendados crimes complicados, mas é atacado por uma insônia que compromete a investigação.


Photobucket - Video and Image Hosting
Neste estado sonâmbulo...
Aha! não vou contar o filme.
Trailer do filme Insônia
pra quem não viu ou quer se lembrar.


Quem quiser veja e constate que, o filme dá margem a uma série de especulações nada comuns na atual produção de roteiros de Hollywood. Será que a sociedade, mantendo atividades espúrias que levam o indivíduo à crises de valores éticos, morais e espirituais será arrastada para um estado de aflição e caos?

Marlon Brando, o meu ator preferido morreu e agora ficou Sean Penn, Johnny Deep e Al Pacino. Sonho impossível de juntar os quatro em um único filme.

Porque estou contando tudo isso?
Porque hoje é dia de post.com by Micha
e o tema é Filmes.

Qual é o filme que você mais gosta e por quê? Qual foi o impacto dele na sua vida? Qual o seu ator/atriz favorito(a) e por que você se identifica tanto com ele(a)? Deixe uma sugestão de um filme legal para todos os participantes.

A sugestão do filme está aí, assim como o restante das respostas as perguntas, estão inseridas no contexto, não posso citar todos os filmes que mexeram com as minhas emoções, por motivos óbvios. A postagem ficaria imensa!

"Creio que o cinema exerce um certo poder hipnótico sobre os espectadores. Basta observar as pessoas que saem de uma sala de cinema, sempre em silêncio, a cabeça baixa e o ar distante (...) enfraquecem a inteligência crítica do espectador e exercem sobre ele uma espécie de fascinação e de violação" (Luis Buñuel)

Assista os filmes que marcaram as vidas de: Paulinha , Flávia Sereia, Bia Anormalice, Graci, Anna Flávia, Grace Olson, Meire, Kicca, Thais, Lidi, Jane G., Larissinha, Ellectro, Tay, Tina, Valérie, Chris, Dani, Juzinha, Day, Lulu, Júnio, Helenice, Tinkerbël, Fernanda Ruiz, Mere, Vanzoca, Dono do bar, Sérgio e Lino Resende.

*Deixei pra fazer esse texto agora pela manhã e Blog*Spot erro 550. Alguém sabe o que é isso? Só aqui ou aí tambem?

Bom fim de semana!! Bons filmes!! Beijus

Grande é a tentação de prever o futuro

Luz de Luma, Yes party!
Escolha o seu caminho, mas antes escolha ir bonitinho...

Bebé à Bordo

Não chorei quando, após pouco mais de um ano juntos, crepitando na cama e nos estranhando em quase tudo fora dela, decidimos nos separar. Não nessa hora. Éramos, então, jovens e tolos demais para achar que um passo tão banal nos nocautearia. Por isso, presumo, aquele adeus nos pareceu tão simples. Num sábado, após o café da manhã, estava tudo acertado. Negligentemente. Como quem apaga o derradeiro cigarro de um dia.

Das coisas de Homens e Mulheres


O assunto preferido das mulheres é falar dos homens e vive-versa. Ontem uma turista queria comprar apartamento no meu prédio. Do tipo exigente. Queria falar com o síndico. Eu fui! Do tipo carente. Que fala coisas pessoais com todo mundo. Fiquei sabendo, por exemplo, que o marido usa somente cuecas brancas.
"Sabe, como é, é mais higiênico"
"Porquê?"
Não entendi o mais higiênico. Colocar a sujeira em panos claros é esclarecer a sujeira? Não faz sujeira, pow!!! Eu num falo que atraio gente esquisita?!

"Tem dependência de empregada? Quero o quartinho pra passar roupas, costurar, pra essas coisas que se espalham pelo apartamento..."

Segunda etapa da explicação, não deu outra; "Meu marido parece fazer coleção de bolas, é bola de vôley, basquete, de futebol não precisa nem falar, tem um monte e, futebol americano? pra quê ter bola de futebol americano?"

Eu: "E as ferramentas e os aparelhos de ginástica? Todo mundo tem e não usa". (Só pra dar pilha)

É engraçado mesmo! Quem tem aparelhos de ginástica em casa não os usa. Quem não sabe muito bem o que fazer com eles, vou dar idéias de um Real Uso. Praticidade é tudo!

Os moços que vão passando por aqui… podem dar uma olhadinha no site promocional da banda Morningwood, que tem um jogo que consiste em molhar as camisetas de mocinhas jeitosas. Morningwood Wet T-Shirt Contest! Sei que isso não é importante, mas: QUEM GANHAR PODE AINDA RECEBER O ÁLBUM! — acho que nem mesmo com letras grandes, depois de lerem “molhar as camisetas de mocinhas jeitosas”, não lêem mais nada.

Já que os assunto é os moços e eles adoram uma TV; logo, logo irá estreiar "Californication" - escrita por Tom Kapinos, mesmo autor que escreveu e produziu "Dawson's Creek", escreve agora sobre um homem viciado em sexo, drogas e que tenta criar os filhos sozinho.

Na linha de estréias, a torcida é por "Manchild", uma versão 'Clube do Bolinha' de "Sex and the City". Os protagonistas; quatro amigos - todos 'homens' - que enfrentam juntos a crise dos 50 anos. Darren Star, criador de "Sex and the City" detém a idéia da produção desde 2002.

Imaginamos o que deve rolar em um 'Clube do Bolinha', assim como os meninos imaginam o que rola em um 'Clube da Luluzinha'. Andei dando uma bisbilhotada:


Meninas, não desanimem!!
Beijus

Princípio Vital



Photobucket - Video and Image Hosting

História nossa

Nós já ouvimos falar da paciência de Jó e dos seus escravos que jogavam caxangá. A história da paciência de Jó é bíblica. Jó era um servo bom e fiel a Deus. Um dia o diabo lançou um desafio para Deus, dizendo que se ele tirasse tudo que Jó tinha, ele não continuaria sendo um servo fiel. Deus aceitou o desafio e deixou que o diabo tirasse tudo de Jó, menos sua vida. E no final das contas o diabo se dá mal, porque Jó mesmo sem nada continuou fiel a Deus. E ele não tinha escravos!

Fui saber dos escravos e lembrei da cantiga "Escravos de Jó". Na escola aprendemos que essa era uma estratégia de fuga para os escravos para os quilombos na época da escravidão. Jó grande fazendeiro de café, possuía muitos escravos. Estes sofriam castigos e não podiam conversar durante a colheita e também na senzala á noite. A única forma de combinarem suas fugas era através de cantigas entoadas durante o trabalho e em algum dialeto para que os brancos não compreendessem.

Olhem os significados das palavras:

CAXANGÁ - tipo de jogo com pedrinhas ou ifá para tirar a sorte de quem seria o escolhido ou escolhidos à fugirem para o quilombo
TIRA - os escravos que seriam tirados da senzala naquela noite de fuga
PÕE - seria posto ou colocado em rota de fuga
DEIXA FICAR - ao jogar essas pedrinhas, as que sobravam seriam os escravos escolhidos para vigiar durante as fugas.
GUERREIRO COM GUERREIROS - escravos guerreiros filhos de pai José, reprodutor e guerreiro que lutava pela liberdade dos irmãos.
FAZEM ZIGUE-ZIGUE-ZÁ - andavam e corriam em zigue-zague para escapar e confundir os capitães do mato durante a caçada aos fujões!

Eu cantei muito essa cantiga quando criança. Mamãe colocava a mesa, nós sentávamos para esperar o almoço e enquanto ela estava se ocupando com o resto, nós ficávamos mudando os pratos de lugar. Os pratos eram nossos ifás e cantávamos mentalmente e com os olhos. Mamãe chegava e encontrava tudo normal e nós com aureolas na cabeça.

*Mamy, lendo e rindo disso!! Ela veio me ver, por eu estar assim; dodói!!

Existia também uma propaganda na tevê que usavam monges que brincavam. A MÍDIA instituiu na mente das pessoas que é mais ”bonito” vender uma imagem “do bem”, do que lembrar um período cruel, como foi a escravidão no Brasil!

Sabemos que algumas ordens religiosas ganhavam com a escravidão; elas comercializavam crianças escravas que eram deixadas nas chamadas "Rodas". Estas crianças na maioria das vezes eram entregues pelas sinhás às escravas, quando descobriam que estas crianças eram fruto de relacionamento de seus maridos com as escravas.

Se vocês forem procurar por "escravos de Jó" no Santo "Google" verão uma outra versão, que pra mim é fantasiosa. Alguém inventa, coloca em uma página e todos lêem achando que a informação é correta. Então prestem atenção aos sites que fornecem informações.

No Santo "Google" a cantiga dos escravos de Jó, seria uma Ode ao Homossexualismo.

Jó teria sido um famoso general, amante de Péricles numa das mais belas páginas da história antiga numa rivalidade entre suas cidades. Em seus apontamentos estaria estabelecida uma relação da Guerra com o Homossexualismo.

Cruixx!! Já pensou Bush e Saddan. Uia!! Que coisa!!

A cantiga entoada por militares espartanos, incentivavam namoros entre os soldados, isso fazia com que lutassem com mais bravura. Esses soldados eram normalmente recrutados entre os escravos.

Jogavam caxangá significava que os escravos sexuais de Jó, faziam brincadeiras entre eles. Caxangá, em grego vulgar arcaico, era uma dança sensual, vinda da Turquia, em que os órgãos sexuais dos dançarinos se tocavam.

Ulalá!!!

Tira, bota deixa o zambelê ficar - referência clara à penetração e à necessária permissão da parte passiva. Zabelê é um pássaro e que o membro necessário a penetração é comumente associado a nomes de pássaros, como por exemplo o filho da galinha. Pintinho carinhosamente falando.

Guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-zá — Aqui configurada a orgia que era os acampamentos espartanos
* Mamãe diz: "Você está com tempo sobrando?" e continua, "esse negócio de blog
não trás futuro"
Eu: "Ora, Mamy!! Você quase foi flechada por isso!"
Amuada: "Pena que sua inteligência e criatividade não foi o suficiente para acionar também sua curiosidade e ler o livro de Jó ou talvez a bíblia inteira, isso iria com certeza fazer você mudar tanto, que quando lesse o que você escreveu iria morrer de vergonha. Ainda bem que Deus é
longânimo. Ainda há tempo, minha filha"
Eu, com paciência de Jó: "Dá um tempo Mamy..."
Mãe quando quer ser chata: "Seu Deus não deixa você se divertir é isso? Vai lá rezar 5 Pai Nosso e 10 Ave Maria…"
Eu: "Esqueceu que ontem, eu confessei?"
Mãe fala, fala e se ela passasse mais um tempo por aqui, talvez conseguisse que eu abandonasse o bloguinho. Mas eu tenho paciência. Tenho uma Santa Paciência.

Photobucket - Video and Image HostingRealmente existe a Santa Paciência. Ela viveu muitos anos na Austrália, peregrinou pelo continente africano como freira, foi excomungada e recentemente a igreja católica romana a beatificou. O nome dela, Mary MacKillop.

Falando sério, eu nunca tinha ouvido falar dessa santa, até que uma vez Jean-Paul Gaultier entrevistou em um programa inglês, o Eurotrash, Kylie Minogue. O programa passou o dia acompanhando Kylie, enquanto ela comprava lingerie em Paris e uma seção de fotos com o Francês Pierre et Gilles (que o Jôka Peta é fã). A foto foi chamada "Saint Mary MacKillop", numa referência à Santa. Todo mundo sabe que Kylie é Australiana e fantasiou-se da freira.

Photobucket - Video and Image Hosting
(Pra quem não sabe, mamy é católica até a raiz do dente, imagina ela vendo isso!)
Mamy: "Santa Heresia"
Eu: "Essa Santa também existe?"
Kylie homenageou dessa forma, mas entre os famosos sabemos que Nicole Kidman, também australiana, depois que separou do Tom Cruise, redescobriu o catolicismo; indo à igreja e lendo a bíblia. Acho que ela estava precisando de um reforço emocional e a espiritualidade, ajuda muito nisso. Daí num dia de ação de graças, comunicou aos povos que iria se casar com Keith Urban. E adivinhem onde ela se casou?? Na Capela de Mary MacKillop, no norte de Sidney. Ela precisa venerar a santa mesmo!

O pensamento para hoje é
"Existem apenas duas maneiras de ver a vida.
Uma é pensar que não existem milagres
e a outra é pensar que tudo é um milagre"
(Albert Einstein)

Vou-lhes confessar que hoje quando pensei em escrever o post, iria falar de outro assunto, mas depois da sucessão de fatos que me ocorreu pela manhã, tudo mudou.

Sai pra fazer fisioterapia, levada por uma amiga, que dirige muito mal. Paciência e bom humor, são ingredientes que seguram a felicidade e não deixa que ela se evapore por aí. Temos que ter o hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior. Foi com esse pensamento que parei o carro numa rua completamente congestionada, liguei os piscas e esperei pelo guarda de trânsito.

Bimbinha sabe que o trânsito por aqui, parece de cidade grande.

Chegaram os guardas e, discretamente, colocá-los à trocar o pneu, hum ..."porque as minhas unhas partem-se Sr. Guarda e sou mulher e sou tão fraquinha e o seu bigode é de homem forte..." Isso não falei. Nessas horas sou oportunista e aflora meu lado fraquinha, mulherzinha e toda a sorte de inha...

E aproveitando que nada tira o meu humor, para os meninos não pensarem que estou chamando-os de tolos (*) vai uma anedota!
Um homem estava em coma há algum tempo. A mulher estava à cabeceira dele dia e noite. Um dia, o homem acorda, faz sinal à mulher para se aproximar e sussurra-lhe:
- Durante todos estes anos estiveste ao meu lado... Quando não me consegui licenciar, estava lá comigo. Quando a minha empresa faliu, estava lá a apoiar-me. Quando perdemos a casa, ficou perto de mim. E quando fiquei com todos estes problemas de saúde, acompanhou-me sempre. Sabes que mais?
Os olhos da mulher encheram-se de lágrimas:
- Diz, amor...
- Acho que me dás azar!!!
Bom fim de semana!!

Esporte radicais com Clarissa

Vocês já viram aqui:

I - Como medicar um gato

Photobucket - Video and Image Hosting

II - Como dar banho no gato

Photobucket - Video and Image Hosting

E agora vocês verão:

III - Como alimentar um gato

Photobucket - Video and Image Hosting

Chega!! parte 3 já é demais!!
Tá bom! Tá bom...hoje falaremos de outro assunto.

Uma Questão de Hierarquia
Um tempo atrás, estava perdida lá no Agreste e me deparei com uma crônica da Flora, que começava assim: "Eu jamais gostei de animais. Eles mordem quando você menos espera, sujam o chão, comem os móveis, fazem barulho e pulam nas visitas".
Manoel Carlos é pai de Flora. Ela aos 13 anos começou a escrever bem, muito bem. Só que ele achou meio "estranho", "esquisito". A mãe achou um pouco "agressiva". Ela questionada, logo respondeu: "- mãe, há quem escreva sobre as próprias experiências, há quem escreva sobre o que vê e sente, e há quem vá além de tudo isto".
Esta menina tem personalidade e vai longe!
Já viu, né? "Filho de peixe, peixinho é!" ...ih! Ela acha os peixes chatos!
E falando em peixes, falando em filhas, falando em chatos...
Falava também de outros animais (rs*).

Existem psicólogos para cachorro, gato, papagaio...alguns são pirracentos e quando querem chamam a atenção e sabem como fazê-lo; sabe aquela história: "Não pode isso! Não pode aquilo?" eles são transgressores... lembrem-se do que podem fazer com um sofá recém comprado.

Todos aqueles cuidados quando se tem animais em casa e quando se tem criança recém chegada à casa, o que fazemos com os animais? No caso em questão são os gatos.

Essa história vem acontecendo a um tempo, mas só agora tive oportunidade de compartilhá-la com vocês.

Photobucket - Video and Image Hosting
Sabemos que na maioria das casas, as crianças desde a mais tenra idade, são os reis do pedaço, ou rainhas, ou condessas, ou simplesmente Clarissa. Afinal, Clarissa vem da denominação das religiosas da ordem de Santa Clara. Indica uma pessoa firme nas suas decisões.
Olha o perigo!

E todos na casa do Afonso conviviam bem com os gatos, e os gatos sempre conviviam bem com todos. Era uma tranquilidade... até Clarissa chegar!


Podia-se ter brinquedos e dormir com eles...





O mais difícil era arrumar uma posição pra dormir...



Brincava-se de Wally...


Até que um dia, sem mais nem menos,
as coisas ficaram diferentes para os bichos naquela casa!



O Que antes era exclusividade dos gatos...



Passou a ser de Clarissa...


Tudo porque o Afonso ficou sabendo que as crianças que ouvem músicas clássicas, ficam mais calmas e o sono fica mais tranquilo.
Aliás, dizem que faz muito bem para o cerébro do bebê ouvir essas músicas... Agora me respondam: Como Mozart pôde se tornar um Mozart se ele não ouvia Mozart quando nasceu?


Eles queriam entender o porquê que não dormiam mais...
O porquê da tristeza na manhã seguinte...


Clarissa não deixava os gatos em paz! E tudo ficou tenso.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting
Alguma coisa precisava ser feita,urgente!
Dos clássicos, os gatos passaram a ouvir jazz!
Queriam se rebelar!

Photobucket - Video and Image Hosting

Teriam que chamar reforços?
Mas quando Clarissa dormia, a casa ficava um sossego...


Era hora de aproveitar e tirar uma palha...

Photobucket - Video and Image Hosting

De preferência em local seguro!

Photobucket - Video and Image Hosting

Uns eram mais precavidos...


Eles estavam infelizes, pediam colo o tempo todo!!

Photobucket - Video and Image Hosting

Teriam que, assim como também Clarissa aprenderem uma nova maneira de conviver.

Photobucket - Video and Image Hosting

Afonso, pensou, pensou e para o bem de todos, teriam que mudar para um espaço maior.
A casa estava ficando pequena. Até o seu escritório havia sido invadido por carrinhos, bebês confortos e tals.
Comprado o novo apartamento, começou a quebradeira! Essa quebradeira que nunca acaba!! absdefghij
Ah, mas isso é uma outra história!

Verdade que isso tudo começou a um ano. Noites em Claro não Matam Ninguém, como diz a música de Jards Macalé e Waly Salomão. E hoje é dia de comemoração. Hoje Clarissa faz um ano. Hoje é dia de festa no Condomínio!!

Hoje é dia de enfiar o pé na jaca!

Photobucket - Video and Image Hosting

Beber todas!

Photobucket - Video and Image Hosting

Até cair no chão!

Photobucket - Video and Image Hosting

Parabéns Clarissa!! Feliz aniversário!!
E você Afonso, daqui pra frente, terá que tomar cuidado com companhias de Clarissa
Preste atenção na vizinhança!

Photobucket - Video and Image Hosting

Beijus

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor