Manifesto: Brasil contra a corrupção [update]

Desde o princípio da "Semana da Pátria", tenho recebido uma enxurrada de e-mails convidando a participar da "Marcha Contra a Corrupção" que acontecerá às 10h do dia 7 de setembro. O local escolhido é o Museu Nacional, próximo à Esplanada dos Ministérios, onde é realizado o tradicional desfile militar. Você que está em Brasília não deixe de ir! Quem não estiver, procure por mobilizações na sua cidade - é importante que você demonstre a sua insatisfação. Aqui deixo o meu manifesto.

Manifesto: Brasil contra a corrupção:

Torço pelo Brasil e ele vencerá contra os corruptos! É preciso fazer uma profissão de fé ao Brasil, não somente hoje, mas todos os dias, permanentemente.

Certa vez, ouvi de um dinâmico, efusivo e bem sucedido palestrante que só os otimistas lideram. Tal assertiva tem sua razão. Os pessimistas, via de regra, não são seguidos. No entanto, é bom que se distinga o otimista do enganador, uma vez não serem poucos os que enganam entusiasticamente a ponto de serem confundidos com os otimistas.

O Otimista crê em dias melhores, em mudança, em transformação, e sabe elencar as suas razões. O enganador, o ilusionista, o falseador, o oportunista, o trapaceador, o aproveitador, o ímprobo, o farisaico, pode até ser um entusiasta, um exímio propagandeador, mas jamais será um otimista. Passará a imagem falsa de um otimista.

O Brasil vencerá, cremos, contribuímos e esperamos, a já tão arraigada e institucionalizada corrupção, vencerá a ignorância e as suas irmãs gêmeas, a saber, a ganância e a miserabilidade. A miserabilidade nas suas duas modalidades: a material e a da alma.

O Brasil, o seu povo, vencerá a negação da solidariedade. O Brasil vencerá a fome, a falta de saneamento básico em nossas cidades. O Brasil vencerá a exclusão planejada e criminosa, vencerá a vil concentração de rendas nas mãos de alguns à custa do trabalho diuturno, aviltante e alienante de milhões. O Brasil vencerá o avanço destemido e aterrador da criminalidade. O Brasil vencerá os seus traidores, os larápios e sanguessugas dos cofres públicos, os que tornam os governos dígnos de lástimas.

O Brasil ainda vencerá o analfabetismo, e a consciência ingênua será definitivamente substituída pela consciência crítica, consciência capaz de extenuante e ininterrupto diálogo. O Brasil vencerá a falta de segurança para os cidadãos. O Brasil vencerá os baixos salários da grande maioria dos seus servidores. O Brasil vencerá o abandono e a prostituíção infantil, vencerá a discriminação odiosa dos diferentes, vencerá as injustiças e as covardias praticadas com cinismos, sorrateiros e às claras.

O Brasil vencerá a ideologia do desenvolvimento que não admite a emancipação popular, a democratização efetiva das condições necessárias para o exercício sempre pleno da cidadania. O Brasil de todos vencerá a minoria que, dia a dia, destrói nossas reservas ecológicas, nossas reservas minerais, que corrói, antes que desabroche, a dignidade de um povo que anseia pela soberania de seu país.

O Brasil vencerá, cremos e contribuímos. O Brasil, sem qualquer ufanismo, vencerá! Mas para que o Brasil vença, para que vençamos todos, como um povo que tornou indispensável o direito à soberania, é preciso consciência, abdicação, trabalho, coragem cívica e firme, inabalável e determinação. Vamos todos juntos à favor do Brasil, contra a corrupção!
Luma Rosa

Update


Fiquei sabendo através da Mari Hart, do blogue "Diário de uma mãe polvo", de uma petição endereçada à Presidente Dilma Rousseff, pleiteando que ela nomeie um Ministro do Supremo Tribunal Federal comprometido com a defesa da nossa democracia e com a erradicação do câncer da corrupção política. Parece simples e basta a sua assinatura para ser alcançada a marca de 150,000. Eu assinei, assine também!

37 comentários :

  1. Desde a semana passada, Luma, tenho proposto aos meus alunos discussões referentes à semana da patria. Não creio que haja oportunidade maior para discutir questões relativas à identidade nacional do que nesta época. Fujo de situações como a época de Copa do Mundo, pois tenta-se, principalmente pelos meios de comunicação, criar-se uma falsa identidade de que o Brasil é feito de vencedores apenas nos esportes. "Todos" somos vencedores, creio.
    Enfim, em duas propostas de redação que propus aos alunos [pleonasmos dos quais não consigo fugir], discuti o papel da Língua Portuguesa nessa construção e preservação da identidade nacional. Falamos sobre a influência de outras línguas e de como se valoriza tudo que é "de fora". Numa outra, falamos sobre o porquê de se maltratar tanto o Brasil. Estou ansioso pelos resultados para avaliar a quantas anda essa identidade nacional.
    Muito interessante o seu texto e não estranharia se visse-o plagiado num discurso político nas próximas eleições [brincadeira].
    Grande abraço e que seja um feriado bem proveitoso para todos nós.

    P.s.: a essa hora, estranharei se não houver nenhum defeito no meu comentário.

    ResponderExcluir
  2. Gostei imenso de seu escrito revelando o seu ponto de vista. Vamos sim, como vc mesmo disse com " coragem cívica e firme" crer e ajudar a nos livrar dos corruptos!
    Tenha um feriado cheio de paz e alegria! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga Luma!

    É um tema que dá "pano p/ mangas"...
    Porém vou me limitar e compartilhar com o desejo do meu amigo Lufe "Queria que o tufão do Japão passasse pelos ministérios de Brasília", foi mais ou menos isto... Será que estamos pedindo muito?

    Um feriada relax p/ vc!

    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Luma,
    Adorei o vídeo dos velhinhos "fazendo arte", é para colocar um sorriso na nossa cara!
    Beijos 1000 e um ótimo feriado para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. “Que droga de país é este que junta milhões numa marcha gay,
    outros milhões numa marcha evangélica,
    muitas centenas numa marcha a favor da maconha,
    mas que não se mobiliza contra a corrupção?”
    ...
    (07/07/2011 Juan Arias,
    correspondente no Brasil do jornal espanhol “El País”)

    Somente a união, a mobilização do povo PODE acabar com a corrupção... É possível sim.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  6. Oi luma
    Estamos juntas nesta luta e esperança. Unamos forças e ações que possam mudar e transformar.
    Como sempre abordou de forma clara suas idéias.
    parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que esse utopico dia sem corrupção nos chegue e então tenhamos uma nação com mais respeito, dignidade e igualdade...beijos querida e um dia de paz pra ti...bom feriado.

    ResponderExcluir
  8. Oi bom dia, gostei muito do seu espaço, é bom saber que tem pessoas que se preocupam com o estado deplorável que nosso país chegou, são realmente vergonhosos os casos de corrupção que vemos todos os dias nos noticiários. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Luto total hoje amiga Luma.
    Nada temos a comemorar neste dia, coração doído por nosso povo, nossa gente.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  10. Luma O Brasil dos meus sobrinhos vencerá pois vejo neles o retrato da palavra honestidade que tanto nosos pais nos ensinaram;
    E por eles que rezo por um mundo melhor em tosos os sentidos.
    Mas os que estão aí tenho medo deles e não vejo esperança. Só Deus para entrar pros meios como dizia minha avó.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  11. Super Luma! Ainda não li o texto de hoje, mas vou ;) Obrigada pelo o coment no blog. Ando uma mãe tão apaixonada :) ;)

    ResponderExcluir
  12. Num país como esse tão lindo, infelizmente pessoas fazem de tudo pra denegrir essa imagem, apelas insegurança, corrução, falcatruas e falta de respeito com o povo que não tem direito à ficar velho decentemente, não há saúde, educação...SÓ!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  13. Luma,
    texto perfeito! Cada um fazendo sua parte e todos juntos fazendo as mudanças.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  14. Feliz dia do Brasil!

    Também espero que o Brasil combata (e vença) a corrupção (pelo menos a escandalosa; porque a modesta nunca cessa de existir - já que a definição de corrupção nem sempre abrange as suas várias faces).

    O vosso ex-Presidente está em Portugal (com certeza para fechar bons negócios.

    Boa intervenção!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Os discursos rabuscados dos políticos, as palavras cheias de pompa e circunstância não chegam a todos, porque esses bandalhos preferem estupidificar um povo - que se conforma e come e cala - para poderem fazer das suas.

    A meu ver a maioria dos manifestantes do quer que seja, não entende o que vai fazer e o porquê? por vezes são recrutados por outros a troco de uma sandes ou um bolo...e minha amiga a cultura de um povo não muda de um dia para o outro...demora décadas.

    Se perguntarem ao cidadão comum quem é o Presidente da República ou o nosso 1º ministro...eu fico pasma ao ouvir as respostas, tudo porque a política não interessa, porque sabem lá o que é a corrupção e como combatê-la...começando cada um de nós por não pactuar em dar "gorjeta" a quem nos atende numa repartição pública, e não só, porque estão lá é porque lhes pagamos o ordenado com os nossos impostos.
    Se juntarmos este pequeno exemplo a outros...eis a grande e devastadora bola de neve que é a corrupção.

    E denunciar, denunciar, denunciar até não poder mais! Quem sabe ou vê algo incorrecto e destruidor e não denuncia, é tão destruidor ou corrupto como quem pratica.

    A meu ver as manifestações actuais não servem para nada, porque os sindicatos estão caducos e com gente que não faz nada mas finge que faz e defender o povo? uma pinóia!

    ResponderExcluir
  16. E quando acabarem aí podem vir dar uma mãozinha aqui? É que corrupção é o que não falta aqui.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Oh Luminha se estivesse aí, juro como participaria! A data é ideal pra o povo ir às ruas. Poxa, algo tem que mudar nesse país, to tao triste com tanta coisa chata... estive no Brasil e sinceramente, voltei tao decepcionada :-(

    ResponderExcluir
  18. Aceitei sua conclamação e tb pus lá nosso grito por tempos melhores! Perfeito Luma, como sempre! Beijos,

    ResponderExcluir
  19. Para mudar temos que mudar todos os políticos...beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  20. E logo no dia da Independência...
    Mas quem se agarrou ao poder e tem o condão de ter poderes não larga o baú.
    Se um é apeado há sempre quem lhe ocupe logo o lugar e nem necessita ser do mesmo partido.
    Quem nasceu com as mãos fechadas e só as abriu nos bolsos alheios, não mudará nunca!

    Sou um debochado que defende:
    "A arma é o voto do povo!!!"

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  21. Luma, eu tenho lido e participado desta corrente sobre este manifesto.
    O fundamental que mude a atitude do brasileiro, precisa ser menos passivo e agir quando for necessario. Este tipo de corrente do bem é importante para fazer com que as pessoas pensem mais e exijam mais os seus direitos. Corrupção é opressão, pq desmotiva, desmoraliza, e retarda o crescimento de uma nação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Luma,olhando o que vem a seguir até dá uma dor no peito. Não sei quando o Brasil será um país melhor, pois a grande maioria da população parece não ver o que é tão claro. Torço e luto para que as mudanças aconteçam, mesmo sabendo que para muitos possa parecer apenas uma gota d'água no oceano, que pouca diferença faz. Mas vou lá e volto: se partirmos do pessimismo, muito pouco resultado teremos. Que cada um lute pelo seu, que se torna o de todos. Um dia temos de vencer.

    ResponderExcluir
  23. Para vencer todos esses quesitos, o Brasil primeiro precisa vencer o analfabetismo e o baixo nível de escolaridade para que muitos desses cidadãos possam se interessar em reinvidicar alguma coisa,

    ResponderExcluir
  24. Luma, assim como você, eu aposto na esperança de dias melhores para o nosso país, que é o nosso chão, o lugar onde temos fincadas nossas raízes, a nossa história como povo e também a pessoal.
    O que me contraria é se colocar toda a culpa pela corrupção na classe política. Por que não em nós todos? Afinal, políticos saem de onde, senão do meio do povo? E quem os elege, senão o povo?

    A saída, me parece, está na mudança de atitude de cada um de nós, a começar descartando os "pequenos" deslises praticados ou tolerados como "normais" no cotidiano.
    Um exemplo: Hoje fui chamada de otária por andar um pouco mais e atravessar na faixa de pedestre... hehehe Respondi: Otária é você e os que fazem tudo errado! É por isso que o Brasil não progride!

    É isso, amiga, vamos fazendo o que nos cabe.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  25. Seria a corrupção uma prerrogativa dos países latinos? Por aqui a corrupção não diminui, apesar das muitas manifestações contra. Espero que por aí a coisa mude.

    ResponderExcluir
  26. Luminha meu bem!

    Não comento amore, mas sempre te leio vc sabe né?

    Hoje não deu para não comentar. Acabei de falar no carro sobre a palhaçada de evitarem a Dilma de ver a manifestação em Brasília e de como, por muito menos, se pediu o impeachment do Collor. Tá na hora do povo acordar!

    Obrigada pelas dicas! Principalmente do ouro velho. MAs já que fiz a caca, vou levar em uma marcenaria para lixar tudo rsrsr


    Beijoca

    ResponderExcluir
  27. Luma, eu sou uma otimista e me acho até uma Poliana, mas não creio na mudança e o motivo maior é qu eo brasileiro é um povo acomodado, reclama reclama mas não dá um passo para algo mais concreto. Já fico feliz de saber que existe muit agente boa e tento todos os dias fazer a minha parte por um Brasil melhor.

    beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  28. Texto excelente.
    Acredito em mudanças, mas para 2 gerações à frente. Só uma educação que forme capacidades críticas é capaz de promover mudança do status de uma sociedade que tem entranhado o "dar um jeitinho para se dar bem, seja de que maneira for". Entretanto acredito que deve começar de imediato o grito pela mudança.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá,Luma!!

    Também assinei!!É necessário que todos participem!!
    Ficou ótimo seu post,falaste de todos os pontos. Chega de corrupção!Se queremos um Brasil melhor precisamos começar a fazer alguma coisa!
    *Obrigada pela visita e pelo cometário!!Gostei muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Luma:
    Faço de suas palavras, as minhas.
    Obrigada pela sinceridade e belo texto.
    Anny.

    ResponderExcluir
  31. Acredito no otimismo e na força dele!

    Quanto à corrupção, quando falamos dela só lembramos dos políticos... Mas devemos lembrar também de nós mesmos, quando fazemos concessões para nos beneficiar.

    De fugir de uma blitz por que bebeu mais do que devia a votar em políticos que beneficiaram pessoas da família (e só).

    Sei que ainda hoje, há cidadãos que vendem seu voto, às vezes por uma dentadura, às vezes por um milheiro de tijolos, ou por um emprego para um filho...

    Nisso tudo há corrupção e penso que antes dos políticos mudarem temos que nós mudarmos.

    Informações como esta que vc está dando são ótimas para nos educar. Mas ainda acho que nem meus netos verão uma limpeza visível em nossa conduta.

    Por isso a fé é tão importante, pois vamos lutar por algo que ainda não veremos resultado.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. Luma, só exercendo a cidadania teremos mesmo melhoras na vida do brasileiro!Um texto comovente e muito bem proposto!Bjs,

    ResponderExcluir
  33. Excelente edição: empenhada e justa.

    Parabéns Luminha.


    beijinho

    ResponderExcluir
  34. LUma, os otimistas lideram. Mas, eu só acredito que estes possam liderar se eles, realmente, acreditam na causa.
    Eu, particularmente, nao invisto em nada que eu nao perceba futuro. Eu nao invisto em nada que eu seja UM MARIA VAI COM AS OUTRAS.
    Eu preciso abracar a causa para ir em frente. Mesmo que ninguém acredite. Mas, se eu nao acreditar, eu nao invisto um centavo furado.
    Eu nao ivnsito em nada que nao seja oue steja bem explicado na minha cabeca. Se uma abelha zoar, pairando duvidas, em paro e nao envolvo ninguém, LUma.
    Por que eu acho muito sério, vc falar uma coisa , hoje, e desdizâ-la, amanha.
    Eu nao consigo falar EU CREIO, se eu nao crer, entende?Eu acho muito sério envolver pessoas por que isso é mexer com sentimentos.
    A corrupcao pode ter fim, sim. Basta reeducar a populacao.
    Ontem, eu estava conversando uma Doutora e ela disse a mim: OLHA, GRACE, SE VC FIZER ESSE MESTRADO, COM CONHECIMENTO , NÓS VAMOS CONSEGUIR VALIDÁ-LO, NO BRASIL.

    Para mim, LUma, isso é caminho para corrupcao e se eu nao aceitei entrar na politicagemd e primos e irmaos, por quê eu vou fazer isso?
    Nao...tem que ser validado se for possivel. Se estiver dentro da lei..nao quero no meu CV, nada mal explicado.

    Até quando serei isso, nao sei,. Mas, acho que temos, cada um , que fazer a nossa parte.

    Depois, sim, caimos em cima do politico. Por que ele, o politico, nao é ninguém menos do que um dos nossos que está lá nos representando...
    bjs e dias felizes

    ResponderExcluir
  35. combater a corrupcao é tarefa diária.

    É COMECAR EM CASA. QUANDO A CRIANCA DAR PRESENTES Á EMPREGADA PARA ELA NAO DEDURÁ-LO AOS PAIS;
    é quando jantamos com o professor para sermos simpáticos;
    é o sorriso falso para sermos aceitos;
    é o escrever belo quando queremos dizer PUTA MERDA...VC É PÉSSIMA...NAO TE GOSTO...
    é o dar a carona ao amigo para tê-lo como aliado;
    é arranjar emprego para o filho incompetente quando sabemos que o filho do vizinho é melhor do que o nosso;
    é dar 10 reais para furar a fila do INSS;
    é presentear a funcionária da escola para conseguir a vaga do filho;

    Sao atos diários...Mas, que, numa sociedade desprovida do papel efetivo do poder público, fica, realmente, dificil exigir tal tarefa...de uma povo que clama, diariamente, ver seus direitos aplicados...

    Ainda crreiio que, o BRASIL AINDA NAO É O PIOR PAIS DO MUNDO. E QUE, ACREDITE, LUMA...A CORRUPCAO ESTÁ EM TODA A PARTE..EM PARCELAS PEQUENAS, OU GRANDES...MAS É UM DOS MALES DO SÉCULO...
    Combater esse Mal é essencial e feliz daquele que vive uma vida sem se sujeitar a tal ato tenebroso.

    ResponderExcluir
  36. Por este mundo fora é um fartar vilanagem.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  37. Voltando porque vi o update do reader. Assinado!

    Beijinho

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor