A Física não explica como recuperar o leite derramado

leite derramado

Com o tempo aprendi que o ciúme é um sentimento para proclamar de peito aberto, no instante mesmo de sua origem. Porque ao nascer, ele é realmente um sentimento cortês, deve ser logo oferecido à mulher como uma rosa. Senão, no instante seguinte ele se fecha em repolho, e dentro dele todo o mal fermenta. O ciúme é então a espécie mais introvertida das invejas, e mordendo-se todo, põe nos outros a culpa da sua feiura.

Do livro: Leite Derramado, de Chico Buarque.

Amélias

Neste dia internacional da mulher, estava desanimada em escrever sobre o assunto, justo pela repetição, não só do tema, mas da própria situação da mulher. Agora passando da metade do dia, entro pelo blogue da Claudya e vejo a charge abaixo:



Em seguida ela cita aaaaaaaaaquela música, sabe? Do Ataulpho Alves e Mário Lago: Amélia que era mulher de verdade... um letra que traduzia os anseios masculinos do passado (?) e que as mulas, ops! Não se deve seguir a letra da música ao pé da letra? - desculpas, pois as "Amélias" acreditavam e seguiam o comboio.

*Quem não conhece a letra da música, independente da qualidade dos autores, acessem o blogue da Claudya

Não pesquisei o ano de criação da música, mas sei que naquele tempo, haviam muitas mulheres que não seguiam o bonde e que eram "Amélias" de verdade.

Oscar, pra que te quero? [update]

oscar

Quando a estatueta foi entregue a primeira vez, ainda não tinha nome e a festa de entrega não tinha a dimensão da entrega atual. Era o ano de 1929 e apenas um prêmio dado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, fundada dois anos antes da primeira premiação, por 36 personalidades do ramo.

A sugestão de que houvesse um prêmio, foi dada pelo produtor Louis B. Mayer, durante o jantar que reuniu 300 pessoas, para comemorar a fundação da Academia, com a intenção de estimular e melhorar a criatividade cinematográfica.

Banquete Hotel Biltmore
Jantar de inauguração da Academia no Biltmore Hotel - clique na imagem para ampliar

Cedric Gibbons, cenógrafo e diretor de arte da Metro, desenhou numa toalha de mesa a figura de um homem segurando firmemente uma espada. Aprovado o desenho, a estatueta foi esculpida por George Stanley. Tinha 25cm de altura, era feita de estanho e bronze, folheada a ouro e pesava 3,5 quilos.

Quanto à origem do nome da estatueta, batizada somente em 1931, a versão mais conhecida conta que a bibliotecária da academia, Margaret Herrick, teria comentado junto à um repórter, que a estatueta era igual ao seu Tio Oscar. Anos mais tarde, a academia desmentiu a secretária e de acordo com outra versão, foi a atriz Bette Davis que teria feito alusão a um ex-companheiro.

Apenas 250 pessoas compareceram à primeira cerimônia de premiação, apresentada por Douglas Fairbanks e Willian C. De Mille, respectivamente presidente e vice-presidente da academia, que premiou os melhores de 1927 e 1928.

"Asas", aventura ambientada na Primeira Guerra, recebeu o primeiro prêmio de melhor filme. Foi o único filme mudo a ganhar a distinção. Franz Borzage foi o melhor diretor. O Oscar para melhor diretor de comédia, atribuído naquele ano, foi para Lewis Milestone, que derrotou Ted Wilde e... acredite, Charles Chaplin.

O alemão Emil Jannings foi escolhido melhor ator, porém desiludido com Hollywood, já havia regressado à sua terra natal. A melhor atriz foi Janet Gaynor, que atuou no filme "Aurora", também Oscar de melhor fotografia e um especial, de qualidade artística, para a Fox.

Janet Gaynor
Janet Gaynor primeira Melhor Atriz premiada com Oscar

Dentre os filmes premiados desde 1929, "O poderoso Chefão" chega a ser unanimidade pelo público e crítica, como obra-prima cinematográfica - o que não podemos dizer de alguns premiados, que arrebanharam prêmios não merecidos.

Este ano, a sorte está lançada e a Academia recupera a tradição dos anos 40 de indicar 10 concorrentes ao Oscar para melhor filme. O meu palpite é que "Avatar" será a grande zebra, espero! Assisti e achei pretensioso o merecimento para tantas indicações. Enfim!

A Vanessa convidou seus leitores a falar sobre qualquer filme, que já tenha sido premiado pela academia e me deu, particularmente a oportunidade de falar de um ator/cantor, mas daí pensei melhor e vi que apesar da especialidade, do meu outrora escolhido, retrocedi, refleti e concluí: Vilão meigo só existiu um!

Don Vito Corleone e Gatinho

Só deu Brando no ano de 1972. O ator que vinha de uma fase de ostracismo, brilhou nas telas em dois filmes que dariam o que falar por anos a fio: "O Poderoso Chefão" e "O Último Tango em Paris" - o primeiro, por sua interpretação brilhante de um chefão da máfia e o segundo, pela polêmica em torno do jogo de sedução e sexo que protagonizou em parceria com Maria Schneider.

Baseado no livro do escritor Mário Puzo e dirigido por Francis Ford Coppola, "O Poderoso Chefão" bateu em apenas nove meses o recorde de bilheteria de "...E o vento levou", que já durava mais de 30 anos. Em dois anos e meio, arrecadou US$330 milhões. Deste total, o vantajoso contrato de Marlon Brando lhe rendeu mais de US$20 milhões. Merecidos.

Parte do sucesso do filme se deve à sua atuação, vencedora de um Oscar, o segundo de sua carreira - que ele, aliás, não foi receber. Em protesto contra a situação dos índios americanos, mandou em seu lugar uma jovem índia apache. Das dez categorias a que foi indicado, "O Poderoso Chefão", levou mais duas estatuetas: de filme e de roteiro adaptado, este de Copolla e Puzo.

O filme de Copolla mergulha na estrutura familiar dos imigrantes italianos que formaram uma poderosa rede de crime organizado nos Estados Unidos - praticamente a metáfora de uma grande empresa na economia de livre mercado, com suas estratégias de guerra e competição acirrada.

Por mais de três horas, nada cansativas, a saga da família Corleone é narrada de forma violenta, tensa, com ótimos desempenhos de Brando, Al Pacino, James Caan e Robert Duvall. Para interpretar Don Vito Corleone, Brando fez implantes na boca para aumentar seu queixo e criou um voz rouca e baixa para caracterizar o personagem. Pacino é o protagonista das continuações - a primeira de 1974, ótima! A segunda, de 1990, bem inferior aos outros dois filmes.

"O Último Tango em Paris" provocou uma repercussão pelo roteiro ousado do que por outros méritos. No filme de Bernardo Bertolucci, Brando é um americano frustrado e solitário que se encontra casualmente com uma jovem francesa, sem preconceito, num apartamento à venda em Paris. Ela, às vésperas de se casar e ele, recém-viúvo. Dois polos que em três dias se encontram e fazem as maiores estripulias sexuais no imóvel vazio - numa cena célebre da maratona sexual, chegam a usar manteiga de modo pouco ortodoxo.

A paixão clandestina provocou reações explosivas em todo o mundo e fez com que, durante anos, a obra permanecesse na fronteira da arte com a pornografia. Bertolucci, então com 31 anos, foi processado por atentado à moral, mas acabou absolvido pela justiça francesa.

No Brasil, o filme foi proibido por sete anos, até ser liberado sem os cortes da censura militar. A cena da manteiga já não chocava ninguém.

Aos interessados em compreender o filme - a cena da manteiga é fundamental - mas não se prenda as coisas impensáveis que Marlon Brando, fez com o tablete de manteiga, pense no que o personagem fala durante a cena, entre elas:

"Vou falar-lhe de segredos de famíla, essa sagrada instituição que pretende incutir virtude em selvagens. Repita o que vou dizer: sagrada família, teto de bons cidadãos. Diga! As crianças são torturadas até mentirem. A vontade é esmagada pela repressão. A liberdade é assassinada pelo egoísmo. Família, porra de família!"

O que fica para nós espectadores, são os clamores, sussurros solitários ou não, diante de uma grande cena e a viagem destino que a verdadeira matéria-prima da arte cinematográfica nos tira do corpo.

Saber também que George Lucas foi um dos assistentes de Coppola, não tem preço e é animador!

Boas escolhas!
[update]
Veja a lista completa de vencedores do Oscar 2010;
A grande zebra da noite;

Distra[em] si


"- Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
- Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
- Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
- Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato."
Sei que está lendo o bloguinho. Sei que está aí, olhando para o monitor. E então? Como é a vida deste lado do ecrã?

Está confortável? Nunca se sabe quando os meus textos serão grandes, pode ter de ficar por aí ainda um bom tempo...

Escrevendo isto não pude deixar de soltar uma gargalhada, afinal alguns têm preguiça de ler textos grandes. Como sou má! Posso partir do princípio que quem bloga gosta principalmente de ler e de escrever - uma questão de treino!

Consegue perceber quando estou escrevendo alegre ou triste? Mas sabe que se perguntar eu respondo. Não sei se sabe, mas eu não tenho a capacidade de deixar alguém sem resposta. Se fiz, foi porque me distrai...

Se você não se distrai,
O amor não chega
A sua música não toca
O acaso vira espera e sufoca
A alegria vira ansiedade
E quebra o encanto doce
De te surpreender de verdade

Se você não se distrai,
A estrela não cai
O elevador não chega
E as horas não passam
O dia não nasce,
a lua não cresce
A paixão vira peste
O abraço, armadilha

(...)

Se você não se distrai,
Não descobre uma nova trilha
Não dá um passeio
Não ri de você mesmo
A vida fica mais dura
O tempo passa doendo
E qualquer trovão mete medo
Se você está sempre temendo
A fúria da tempestade

Este é um trecho da música "Distração". Composição de Christiaan Oyens e Zélia Duncan.

Escute a música toda e distraia-se!

O player é do Youtube [luma inventando moda]



Jana, o "Yes Party!" do nome do "Luz de Luma" foi acrescentado ao título em 2006, no dia do meu aniversário. Dei este presente ao bloguinho e a culpa foi do moço da bebida!

Ora, ora, como é distraído! Não se esqueça de responder as perguntas... rs.
Bom fim de semana! Beijus,

Gostoooosa demais!



Um dia desses, estive ouvindo os meus amigos falarem sobre as mulheres. Dessas conversas que eles começam louvando as mulheres que gostariam de conquistar para em seguida, passarem a falar mal delas. Senti um certo desconforto no início, uma mistura de culpa e vulnerabilidade, mas minha curiosidade foi mais forte que a solidariedade de gênero [imagino que um homem adoraria saber o que as mulheres falam sobre eles, quando eles não estão por perto]. Cá com meus botões pensava: desde que não falem mal de minhas amigas queridas, não fará mal bisbilhotar o "Clube do Bolinha" de vez em quando [lá estava eu me sentindo 'o menino'!]

Conversa vai e vem, deslanchou sobre uma 'conhecida' nossa, tão chata e sem desconfiômetro a respeito da própria chatice, que mesmo estando munida dos melhores princípios feministas eu não seria capaz de defendê-la. Afinal de contas, existem mulheres cujas falhas de caráter não devem ser justificadas com argumentos femininos sob o risco de comprometer as outras, aquelas que merecem que a gente brigue em defesa delas. Então, quando um dos meus amigos comentou que 'fulana' atravessa as conversas, impõe sua presença e vive tentando monopolizar grosseiramente as atenções, outro amigo replicou: "Isto é porque ela foi muito gostosa quando era mais jovem".

Achei que o sexismo, a misoginia ou seja qual for o nome do preconceito deles contra as mulheres estava indo longe demais e quis interferir, mas daí esse mesmo amigo, continuou a falar: "... As mulheres muito desejadas ficam mal-acostumadas. Durante muitos anos da vida delas, basta entrarem numa sala para monopolizar todos os olhares. Basta falarem um "a" que todos os homens lhes darem atenção, querendo concordar com qualquer coisa que elas digam". Porém - e, como dizia Plínio Marcos, sempre tem um porém - é inevitável que um dia essa moleza acabe. Nem Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema, nem Martha Rocha, nem a Tônia Carrero se safaram; não há beldade que o tempo não passe. Pior: antes da velhice, há que enfrentar um período muito mais difícil, em que a beleza da jovem estonteante ainda se faz reconhecer no rosto e no corpo da mulher madura, mas sua verdade mais profunda já não está lá.

A beleza da ex-mulher irresistível permanece como um traço de memória, um significante, algo que nos faz olhar para ela e admitir que se trata de uma mulher interessante, bonita, charmosa. Mas já não acontecem olhares hipnotizados pela sua presença. Frustrante? Não. Diante dela, homens e mulheres demonstram admiração, mas não sentem mais a presença do mistério, do perigo.

Os padrões culturais impõem certas faixas de idade onde as mulheres são encaradas como objeto do desejo e em outra faixa de idade, deixa para a mulher mais velha a marca do saber, uma certa concretude [até mesmo sexual] que preserva a beleza mas destrói a aura de segredo que pairava em torno da beleza delas quando jovens.

Posso conjecturar que, entre as 'estereotipias sexuais do Ocidente', cabe aos homens a qualidade da sabedoria sexual e às mulheres a da inocência, de modo que a própria ignorância de algumas jovens cria em torno delas um ar de fascinante mistério. É só lembrar a Lolita, do romance de Nabokov, a menina que sabia seduzir sem se dar conta do que estava fazendo.

Voltando à conversa com meus amigos... Foi com uma certa amargura que tive que concordar que o comentário deles à respeito da nossa 'conhecida' chata tem valor didático para todas as mulheres - e para os homens também. Para os homens, é claro: Não demonstrar tanto deslumbramento perto de uma mulher bonita, pois ela te olhará como olha qualquer babão. Seja moderado, educado e tente regular os hormônios, os olhos e as mãos. Do contrário, ela acreditará mesmo que é o centro do universo, se tornará chata, exigente e pouco generosa com você.

Para as mulheres, nenhum conselho é possível! hehehehe Ou melhor, homens e mulheres, aprendam a ouvir. E quem souber de uma boa receita para envelhecer sem conflitos de transição, gostaria de saber o meio que ajuda a perceber quando a velhice está chegando. Se para as pessoas deslumbrantes é mais difícil envelhecer, pessoas 'normais' tendem a levar susto! Pronto, ela chegou.

O que se pode sugerir para as menininhas lindas que irão amadurecer? Tentem não ficar tão dependentes do desejo dos homens e dos olhares que provocam, até mesmo sem querer. Assim, quando vocês meninas lindas, se tornarem no futuro, apenas seres humanos normais, não serão as chatas inconvenientes que não sabem viver sem plateia, nem ficarão amarguradas com os homens que, de uma hora para outra, parecerão bem mais difíceis de seduzir.

*O grau de chatura também varia em homens bonitos.

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor