Amélias
Neste dia internacional da mulher, estava desanimada em escrever sobre o assunto, justo pela repetição, não só do tema, mas da própria situação da mulher. Agora passando da metade do dia, entro pelo blogue da Claudya e vejo a charge abaixo:
Em seguida ela cita aaaaaaaaaquela música, sabe? Do Ataulpho Alves e Mário Lago: Amélia que era mulher de verdade... um letra que traduzia os anseios masculinos do passado (?) e que as mulas, ops! Não se deve seguir a letra da música ao pé da letra? - desculpas, pois as "Amélias" acreditavam e seguiam o comboio.
*Quem não conhece a letra da música, independente da qualidade dos autores, acessem o blogue da Claudya
Não pesquisei o ano de criação da música, mas sei que naquele tempo, haviam muitas mulheres que não seguiam o bonde e que eram "Amélias" de verdade.
*Quem não conhece a letra da música, independente da qualidade dos autores, acessem o blogue da Claudya
Não pesquisei o ano de criação da música, mas sei que naquele tempo, haviam muitas mulheres que não seguiam o bonde e que eram "Amélias" de verdade.
Luma, imagine se vc tivesse pesquisado..kkkkk
ResponderExcluirbjs e dias felizes
Luma
ResponderExcluirTem razão no que escreve. Ainda hoje há mulheres que não vão ao cinema sozinhas, quanto mais atravessar o Atlântico! Há muitas conquistas que temos de ser nós próprias a fazer.
Bjs
Uia, espero nunca tratar um mulher com a charge, mas no final o que é importa é que todos somos capazes de transceder as nossas limitações, seja próprias, ou impostas por outrem...
ResponderExcluirE feliz dias das mulheres Luma =P
Fique com Deus, menina.
Um abraço.
Luma querida!
ResponderExcluirExistem mulheres e mulheres, felizmente!
Belo post para a data!
Sigamos na luta...
Bjs
Gostei e já usei a dica do u-tube .
ResponderExcluirObrigadíssimo,
Beijo
"Gostei da melodia" é igual a não gostei da letra?
ResponderExcluirÉ controversa, mas eu gosto!
Obrigado pela visita...
mais um beijo!
;)
Uma personalidade assim nos impulsiona a altos vôos ! Bela homenagem, Luma!
ResponderExcluirBjs.
Luma, essa que é a Amélia de verdade!!
ResponderExcluirE viva as nossas conquistas!!^^
Beijos no seu coração minha querida e muitas felicidades^^
Em algum canto do mundo há mulheres que marcaram e nos fizeram grande.Parabéns. bj
ResponderExcluirVc nao deve pesquisar muito mesmo, vc é a propria pesquisa !!!
ResponderExcluirAdorei a charge !!!
Hj em dia mulher tá muito pra baixo mesmo, a maioria nao se dá valor...
Bjks e feliz dia das mulheres, principalmente pra vc , que é um exemplo de inteligencia !!
Não precisava desculpar-se, questionei apenas para saber o que quis dizer, agora eu fiquei sem graça... ;)
ResponderExcluirProcurei pela música e achei a J Kehl ainda não conheço quase nada dela, mas vou "me informar" dai te conto!
Luminha,
ResponderExcluirEu estive aqui antes, mas a caixa de comentários não aparecia, então ainda é tempo de deixar-lhe um grande beijo e dizer da minha admiração por você e por considerá-la uma grande e inteligente mulher. Parabéns querida!
Um belo texto Luma para que todos nós reflitamos com seriedade. Ainda falta muito para a mulher alcançar tudo que precisa e merece, mas com certeza estaremos lutando juntos para que elas(vocês) cheguem lá o mais rápido possível.
ResponderExcluirObrigado por ter gostado do meu cordel em homenagem às mulheres, publicado no blog de Andreia.
Grande abraço poético.
Flor, feliz dias das mulheres atrasado... Parabéns pra nós todas. Bjs e fik com Deus.
ResponderExcluirPois é...Amélia que era mulher de verdade!!!
ResponderExcluirPorque esta Amélia revela a verdadeira essência da mulher: lutadora, corajosa, inventiva, desfiadora, etc, etc, etc...
beijos pra ti Luma
Não gosto de datas e essa então, sem comentários. Li tantos assuntos curiosos ontem por causa da data. Até sobre o goleiro do flamengo e seus equívocos, típicos de jogadores de futebol.
ResponderExcluirAcho que fico com a frase dita pelo Marco aqui ontem "sentiu vontade de fazer, vá lá e faça, sabendo que será mais fácil para uns e mais difícil para outros, mas não coloque a culpa no preconceito, na censura ou em qualquer outra coisa. Se não anda pra frente é porque não dá o primeiro passo" e seguindo esse pensamento, quantas mulheres fizeram a diferença, quantos homens, quantos humanos souberam seguir a frente e não foi fácil, com toda certeza.
Beijos e boa semana
Conquistamos mais uma jornada de trabalho- é vero. Mas há ganho importantes- mulheres cada dia mais no Poder- o mundo seria melhor dirigido por nós? acho que sim- a não ser q sejam mulheres machistas :)
ResponderExcluirbjs Laura
Boa relaçao. Ainda bem que uma Amelia voou mais alto e assim outras Marias, Joanas e ate Amelias tem tb esse exemplo a seguir. Nesse mundo onde a mulher esta ai no mercado de trabalho, "pau a pau", eu diria que a melhor conquista damulher brasileira foi a Lei Maria da Penha que tem 3 aninhos, mas essa sim vai mudar a cara das que sofriam caladas por vergonha ou medo de denunciar. Estou amarga? Pode ser, mas estou sendo honesta com a mnha percepção de mundo.
ResponderExcluirBjos,
Cam
Luma dear, legal eu ter te inspirado (em termos, rs). Vc. sabe que eu odeio essa data, então, publiquei o post mais para o sarcástico mesmo, pesquisei a data da composição da letra, mas tb. não achei.... Dia das Mulheres são todos os dias. Obrigada por divulgar esse modesto post. bjs
ResponderExcluirhttp://blog-memories2.blogspot.com/
Maravilhoso texto, Luma! E essa charge, sensacional!
ResponderExcluirEssa data é extremamente machista, mas já que nos deram, e é tão raro reconhecer o quanto merecemos, vamos curtir!
Mulheres maravilhosa, à frente de seu tempo, lutando contra tudo e todos e que abriram caminho pra que nós, hoje, possamos ter um lugar ao lado dos homens, sempre deveriam ser homenageadas. Ainda há muito caminho a trilhar, muitas batalhas a vencer...mas que nesse dia, rasguemos sedas, recebamos flores, e nos congratulemos umas às outras! Merecemos essa união que esse dia nos proporciona.
Grande beijo.
Luma,
ResponderExcluirSempre fui independente, talvez até demais, mas confesso que quando descobri lá atrás a estória das mulheres fiquei passada e inconformada.
Acho que muitas mulheres não conhecem nossas origens e talvez por isto não se reconheçam e não identifiquem seu espaço na sociedade ou não percebem de onde vem determinados comportamentos, seus e dos outros.
Da época em que éramos (?) mercadorias, trocadas pelas tribos para reprodução à hoje, passamos por muita coisa e esta data é um lembrete da luta de mulheres famosas ou anônimas pela nossa libertação e independência, muito mais do que uma apologia ao sexo e uma datazinha para se dar flores e elogiar.
Odeio esta banalização do essencial! rsrs
Ah bom, também odeio quando faço este tipo de discurso. lol
Beijos
Então, eu só a conheci por causa de um filme e achei incrivel a história a luta e tudo mais... e ainda um sumiço sem explicação!!!!
ResponderExcluirBeijos saltitantes
Boa semana
Luma:
ResponderExcluirAdorei seu post. Uma forma inteligente de homenagear a mulher, demonstrando como é possível ser ousada naquilo que faz.
Penso que a mulher se valoriza pouco e com esta auto estima baixa, se deixa submeter a situações que não precisa. Vira uma Amélia e não se rebela.
Adorei que a Amélia citada foi tudo, menos a Amélia da música.
Isto e outras coisas que acontecem com as mulheres, são coisas lamentáveis. Umas são responsabilidade delas, outras não. Fazer o que? Pensar em dias melhore, já que foi muito pior antes.
Uma boa semana e orgulho de ser Mulher.
Beijos.
Anny
Nossa, se sem vontade de pesquisar e escreever você traz um texto tão bom e educativo e legal e tudo d ebom ao mesmo tempo, imagina se tivesse se dedicado, hein?
ResponderExcluirbeijos
Em defesa destes dois Mestres do Samba e da MPB (não ficou claro o que quiseste dizer com "qualidade dos autores"...), digo o mesmo que Mário Lago me disse quando esteve aqui em São Luís: "Amélia não era mulher submissa! Emília [referência a outro clássico da era de ouro das rádios: samba inferior, porém divertido] até podia ser; Amélia, não! Amélia era aquela grande companheira, que aguentava tudo ao lado do seu amor, com serto estoicismo; uma mulher pra topar tudo!" Construíram algo tão negativo em torno deste clássico, uma pena: ainda faço um 'post' em sua defesa...
ResponderExcluirBacana sua homenagem ao dia 8, longe dos estereótipos fofinhos e do lugar-comum: parabéns por isso e pelo dia de ontem, mana sumida (se não contei-te a novidade-mor, foi porque minha irmã nunca mais parou um segundinho para conversar com seu irmão mais velho, né?!?!)! Beijo grande, manamada!
É... essa não era exatamente uma Amélia! :) Boa semana, Luma.
ResponderExcluirSem dúvida que crescemos, saímos do nada em que vivíamos para mostrar os novos papéis que assumimos, mas ainda relutam em rever políticas salariais. Nós, mulheres, trabalhamos ao menos 4 horas/dia a mais que o homem, temos mais diplomas e melhor formação, mas ainda assim eles ganham mais do que nós ganhamos... e a formação deles deixa a desejar.
ResponderExcluirBeijoooooooooossssssssssss
Toda a razão no que escreves! Fantástica a história de vida de Amélia.
ResponderExcluirbjs
Já conhecia a história de Amélia e de muitas outras do passado e presente que bem longe dos media vão à luta todos os dias e todos os dias os seus direitos por vezes são desvalorizados por um mundo de hipócritas.
ResponderExcluirMuitas também se desvalorizam e quando lhes perguntam "o que faz"? "nada". Fico piursa porque se o trabalho doméstico fosse contabilizado e o Estado pagasse um vencimento:) o discurso seria bem diferente. A juntar a isto a carreira profissional, ainda a maior penalização recai sempre sobre as mulheres, embora hoje as geração mais nova já dividem as tarefas:)
Nem dei pelo dia, porque todos os dia sou mulher e luto sem medos:)
Beijos garota linda
Sabe, muitas vezes, gosto de ser a Amélia da charge: lavar roupa, ir para o tanque e até mesmo cozinhar. Só que muitas vezes eu me "emburro" e digo ao marido: não quero fazer nada em casa hoje. E ele tem que fazer tudo. Eu fico com dó dele porque, o tipo de trabalho dele é braçal e ele chega cansado do trabalho, então revejo minha posição depois.
ResponderExcluirMinha filha que é dominadora de "carteirinha" diz: Que cada um faça a sua parte na casa e sá faz a parte em que compete as coisas dela.
Quanto a Amélia que está aí na aviação, longe de mim, porque tenho medo de avião.
Beijos:)
Luma,
ResponderExcluirGostei do post e como não se sabe o que aconteceu a esta aventureira corajosa, eu,"escolho" que ela foi ter com a sua paixão e por anda toda feliz :)
Belo post! Fiquei a matutar sobre o destino de Amélia.Será que ela está viva...será que ficou com o Imperador... :) Uma história muito interessante que demonstra o poder feminino :)
ResponderExcluirJocas gordas
Lena