Rapidinhas 15

"Estamos prontos e de barrete na mão, estamos prontos prá desfiguração - Por um pedaço de pão, para o pai e para o filho, para toda a geração. Estamos prontos, estamos tontos, somos pontos d’interrogação, prontos prá desfiguração" (Barack Obama via Almocreve das Petas)

G20O blog A Nova Corja foi escolhido entre 50 blogs de várias partes do mundo para a cobertura do encontro do G20 - grupo dos países mais ricos do mundo, no dia 2 de abril, em Londres.

A participação dos blogueiros ocorre graças a um acordo entre o governo do Reino Unido e a coalizão internacional de ONGs chamada G20 Voice, composta pelas organizações Oxfam GB, Comic Relief, Save the Children, ONE and Blue State Digital.

Entre outras atividades, os donos dos blogs terão acesso às coletivas de imprensa oferecidas pelos dirigentes do G20 e seus assessores, os quais também foram convidados a compartilhar o desenvolvimento das discussões através de contatos com os internautas em debates ao vivo. Toda e qualquer participação será bem-vinda [via]

Rodrigo Alvares, um dos editores do Nova Corja, é o único representante da língua portuguesa selecionado pelo G20Voice, sendo que apenas dois em toda a América Latina estavam selecionados. Ao todo são 50 blogueiros de 22 países, escolhidos com a ajuda popular.

Parabenizo o blogue, que apesar dos censores, continua na ativa e da escolha do blogue para a cobertura do G20, o que amplia o debate e interatividade.

Siga o @novacorja e @G20Voice no twitter, aproveitando a oportunidade da representação, pois o blogueiro escolhido é o porta-voz da população mundial que fala a língua portuguesa ou mande sua mensagem em tempo real para o G20.

Em tempo: Proposta brasileira que pune paraísos fiscais é aprovada pelo G-20. É sério!

ReportingOnO Twitter que você conhece, chegou oficialmente ao Jornalismo. O ReportingOn com apoio da Knight Foundation está aberto somente para profissionais habilitados que queiram responder a pergunta "What are you reporting on?".

Esta é uma tendência para plataformas temáticas especializadas, o twitter profissional!

ghostNÃO ACREDITE EM TUDO O QUE LÊ… A questão dos “ghost writers” não é nova. A “profissão escondida” existe há muito na literatura, na política e até na medicina.

Há mesmo quem tenha escritores fantasma para escrever as próprias palavras. É o caso do rapper 50 Cent, revelou o New York Times em “When Stars Twitter, a Ghost May Be Lurking”, onde também se abordou o caso de Kawasaki (e a sua “ghost” Annie Colbert afirmou querer ter uma dezena de clientes semelhantes).

A frase “My ambition leads me through a tunnel that never ends” surgiu no Twitter de 50 Cent e é realmente dele mas a twitescrita coube ao seu director Chris Romero. Talvez para alegria de muitos dos 200 mil seguidores, “He doesn’t actually use Twitter”, assegurou o “ghost twitterer”.

As celebridades estão em maioria no Twitter mas nem todas seguem o mesmo padrão.

Kanye West tem duas pessoas a actualizar o seu blogue e Britney Spears procurou alguém para lhe tratar das contas Twitter (com resultados impressionantes) e Facebook mas é o ciclista Lance Armstrong quem fala das suas mazelas e Shaquille O’Neal, além do basquetebol, actualiza a sua conta porque “It’s 140 characters. It’s so few characters. If you need a ghostwriter for that, I feel sorry for you”.

Leia mais sobre os fantasmas do twitter, no TwitterPortugal e de quebra, como as organizações procuram e investem em fantasmas com futuro.

"Karl Kraus abominava o conceito de «Opinião Pública», e considerava que o público se devia a si próprio a capacidade de fazer juízos. É o que está a faltar. Empurramos os juízos para os outros. Especialistas, ou não. Dá muito jeito. Por exemplo: nem sempre se deve confiar no juízo de um grande um grande advogado que acha que se deve processar um articulista" (José Medeiros Ferreira em Bicho Carpinteiro)

Siga os links citados e boa leitura!

Beijus,

Criação do 28º Estado Brasileiro

Não vejo muitas postagens de ajuda mútua nos blogues de brasileiros no estrangeiros. Brasileiros estes que precisam se unir além da divisão do feijão quando estão fora do país. Isto não é uma crítica, apenas uma constatação de uma deficiência que encontro nestes blogues.

Existe a proposta de se criar o Estado do Emigrante - o 28º Estado do Brasil, justo porque a população já chega a mais de 4 milhões dispersa entre os 5 continentes. Nesta soma não estão adicionados os 1,3 milhões de brasileiros em situação irregular.

A 1ª conferência das comunidades brasileiras no exterior que aconteceu no meio do ano passado foi um sucesso e contou com a participação de mais de 200 representantes de comunidades de brasileiros residentes em países da Europa, Ásia, Oceania, Oriente médio, África, América do Norte e alguns países da América do Sul.

O evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e os brasileiros puderam apresentar propostas de articulações políticas junto às comunidades de outros países e debater as diferentes visões entre os grupos, na condução das questões de emigração.

O Jornalista Rui Martins, o principal articulista do movimento "Brasileirinhos Apátridas" defende a criação de cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado que representem as comunidades de brasileiros no exterior e também a formação de um órgão executivo que atue como o vigésimo-oitavo estado brasileiro - proposta apresentada no Congresso Nacional pelo senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) em 2005. Essa Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevê a criação de vagas para representantes legislativos das comunidades de brasileiros residentes no exterior.

Esses brasileiros necessitam do fortalecimento das redes de brasileiros em cada um dos países que residem - um órgão oficial de interlocução dos emigrantes brasileiros com o governo federal que represente de fato o interesse de todos, a exemplo do já existente Conselho Brasileiro na Suiça, que também participou do encontro, apresentando documento contendo 10 páginas com propostas nas questões trabalhistas e previdenciária, escolar, homologação de divórcio, divulgação da cultura e serviço diplomático e consular, entre outros.

No próximo mês de Julho, acontecerá o II Seminário Brasileiros no mundo e para tanto faz-se necessária a eleição de um representante europeu na comissão de organização, que se realizará via internet e encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores. Rui Martins, tem o apoio do Estado do Imigrante - Leia no site como proceder com seu voto e leia abaixo o e-mail recebido convocando a votação:

“A Subsecretaria de Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, vai promover em Brasília, no segundo semestre, a Conferência Brasileiros no Mundo, para discutir a criação do Estado do Emigrante, independente e laico, que pretende se transformar na 28a. unidade da Federação, com parlamentares que representem os quase 4 milhões de brasileiros espalhados em cinco continentes. Uma proposta de emenda constitucional do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesse sentido já tramita no Congresso. Dois brasileiros foram eleitos para participar desse encontro: o jornalista Rui Martins, há 40 anos vivendo lá fora (28 deles na Suíça), e líder do movimento, e uma professora que mora no Japão. A criação desse primeiro grupo de representantes dos emigrantes foi proposta pela primeira Conferência, realizada em julho de 2008, no Rio de Janeiro. O Brasil segue o exemplo de outros países, como a França, que criou onze cargos de deputados a serem eleitos pelos emigrantes franceses. Portugal e Itália têm conselhos de emigrantes e também deputados.”

Você que mora aqui no Brasil também pode votar.

Você está sabendo a quê, o governo japonês recentemente sujeita os brasileiros? [leia]

O que acha da proposta do 28º Estado do Brasil?

Beijus,

Eco limite - Construção de muros em favelas

Participando do Ecological Day
Participe também!

Medida polêmica já enfrentada em 2004, quando o então vice-governador Luiz Paulo Conde propôs erguer um muro na Rocinha, a idéia, no entanto, foi banida por causa dos ataques de ambientalistas. Agora, sem mais, o governo estadual atual, avança na construção das muralhas.

As autoridades dizem que o muro é para proteger a floresta nativa restante e conter a expansão das comunidades. Até o final do ano serão construídos 11 Km de muro em 19 comunidades, num investimento de 40 milhões de reais e cerca de 550 casas recolocadas em outros locais, por causa do risco de deslizamento durante as chuvas [leia +]

A medida é discriminatória e simboliza a divisão de classes no país. Isolando o problema, criarão guetos, acentuando a segregação que os moradores já se sujeitam. Esta segregação generalizada acarretará mais isolamento econômico e social.

Também contrário ao projeto, o ambientalista David Zee, professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, declarou:

"
Essa verba aplicada na construção do muro devia ser canalizada para programas de educação para que os próprios moradores se tornem os fiscalizadores de possíveis invasões de novos traficantes (...) O muro não surte efeito nenhum, as autoridades viram as costas e aproveitam o muro para fazer a parede da casa deles. Acho agressivo visualmente na paisagem local, um negócio desse tamanho pode servir até de trincheira para tiro".

Em um post escrito no dia 30 em seu Caderno de Saramago, o escritor escreve:

"Cá para baixo, na Cidade Maravilhosa, a do samba e do carnaval, a situação não está melhor. A ideia, agora, é rodear as favelas com um muro de cimento armado de três metros de altura. Tivemos o muro de Berlim, temos os muros da Palestina, agora os do Rio. Entretanto, o crime organizado campeia por toda a parte, as cumplicidades verticais e horizontais penetram nos aparelhos de Estado e na sociedade em geral. A corrupção parece imbatível. Que fazer?"

O que fazer? Faço minha as palavras de José Saramago. O que você acha?

Boas leituras: Minha Cidade e artigo BBC Brasil.

Beijus,

O Futuro chegou?



ohohohoh + ou - retardadas!!



Na internet, o que se diz aqui, repercute ali! É necessário tomar cuidado ao escrever qualquer coisa online. Já aconteceu de blogue ser processado por conta de comentários anônimos e em outro caso, ser pedido o fechamento do blogue por incompreensão das informações (?) ou por fazer 'piadas' demais sobre um determinado assunto. Este último caso, estou por fora do que realmente aconteceu, mas é certo que o blogueiro tem que ter responsabilidade sobre o seu domínio virtual e também saber dos seus direitos - e para se defender, muitos fazem uso da moderação de comentários.

As redes sociais são usadas para objetivos diferenciados e o twitter tão em voga, já possui regras de boas maneiras e, se o moço acima estava vendendo o seu peixe (networking) do outro lado estava alguém se divertindo, usando o twitter com fins mais sociais que comerciais.

Veja alguns usos deste serviço segundo o Alexandre Berbe do Web Librarian:
  • divulgação de links na internet: compartilhamento de informações profissionais ou pessoais que sejam de interesse dos seus contatos;
  • bloco de notas: use a sua página como um “reminder” para não esquecer de coisas que julgue importantes;
  • marcação de reuniões: combine com seus contatos profissionais ou seus amigos um almoço ou uma happy hour através de microposts que podem ser lidos e respondidos rapidamente;
  • criação e manutenção do networking: além do telefone comercial, celular, e-mail e MSN, utilize o microblog como mais uma forma de contato;
  • divulgação de oportunidades de trabalho: vejo muita gente indicando pessoas através do Twitter (olha o networking funcionando) e também divulgando vagas de emprego;
  • divulgação de eventos e outras coisas: cursos, palestras, shows, promoções no supermercado… às vezes um post do microblog é lido mais rapidamente que um e-mail;
  • micro-narrativas pessoais: há quem goste de saber se o seu cachorro fez uma firula diferente ou se você comeu macarrão com almôndegas no almoço… conte para todos o que está fazendo;
  • publicação literária: dá para ser escritor com esse tipo de ferramenta (vale a pena conhecer o Portal de Microcontos para saber do que se trata);
  • marketing pessoal: ter um (micro)blog para divulgar trabalhos e idéias é sempre bom para que as pessoas saibam um pouco das suas realizações (lembre-se que empresas podem estar de olho em você);
  • diário de viagem: o relato de momentos de uma viagem pode ser feita sem dificuldades através de um simples aparelho celular (embora em alguns pontos remotos, a falta de sinal pode ser um problema insuperável);
  • serviço de alerta: alerta de novos livros nas bibliotecas, alerta de lançamentos na videolocadora, alerta de abertura de novas turmas em cursos ou academias,… dá para manter a clientela sempre informada sobre as novidades do seu serviço com muita agilidade;
  • solicitação de ajuda: na hora da dúvida, é possível recorrer aos seus contatos para pedir uma informação específica ou uma dica rápida.
Os famosos também descobriram a ferramenta e participam, brincando ou promovendo suas carreiras. O casal Kutcher está no twitter (Ashton Kutcher e Demi Moore):

ashton kutcher aplusk / ashton kutcher

Demi Moore mrskutcher / Demi Moore


No último dia 27 de Março, o próprio Ashton anexou em sua página no YouTube um vídeo em que depila o peito - a pedido da produção do filme "Five Killers" - e postou no twitter a sua 'aventura', mostrando como uma cera quente pode transformar alguém em poliglota, com direito a gritinhos 'uia' e gemidinhos. O moço mostrou ser bem 'engraçadinho' e fecha o vídeo, agradecendo com um inusitado Arigatou!
clipped from www.youtube.com
Este vídeo pode ser impróprio para menores.
Ashton Kutcher gets waxed for his film "Five Killers". Ouch!
Recentemente também Ashton postou foto de Demi Moore de lingerie em seu blogue descrevendo o ato como "tsunami de amor" - "Estou vendo minha mulher passar meu terno só de lingerie. Eu amo Deus! Shh... não conte para ela". Logo após, deu 'Bom dia' no twitter e convocou os usuários do twitter a reforçarem o seu ato, também lhe dando 'Bom dia'.

Eu matava!! Mas não sou 'artista'!
Vocês usam as redes sociais para quê? Querem me seguir?

Bom dia!!
Beijus,

Robô pra que te quero?

Lógico que precisamos de robôs para trabalhos de alto risco, mas e em atos simples?

As máquinas precisam demonstrar afeição?

Parece que a empresa Robotic Akimu, acha que sim, principalmente se forem usadas para o trabalho doméstico.

Enquanto existe a dúvida entre demonstrar ou não, o Dr. Takahashi desligou o Kenji permanentemente e espera que no futuro consiga criar um robô que não crie tantos contratempos.
Um teste no Japão fez lembrar o filme AI - Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, em que um menino-robô tenta conquistar o amor de humanos.
Kenji, um robô da Robotic Akimu, empresa ligada à Toshiba, tentou evitar que uma pesquisadora fosse embora. O robô, programado para simular emoções humanas, inclusive o amor, ficou na frente da porta de saída da sala, impedindo que a moça passasse. Como se não bastasse, ele começou a abraçar a assistente de pesquisa repetidamente.
Ela só conseguiu escapar do ataque obsessivo de Kenji depois que seus colegas de equipe desligaram a máquina.
Segundo Muckflash um dos contribuidores do site Geekologie, além dos abraços, Kenji expressava seu amor pela vítima com ruídos animalescos. Eu, heim?

Os cientistas sentem a necessidade da criação de um código de ética na comercialização dos robôs, mercado em franco crescimento no Japão e Coréia do Sul, principalmente os destinados a cuidar das crianças. A maior preocupação é se isto não conduzirá a uma falta de atenção dos pais para com as crianças [veja +]

Viver a era da informação não é fácil e quando na postagem anterior falei em usar mais as mãos para trabalhos criativos em prol do bem estar mental, não inclui o trabalho corriqueiro que fazemos no dia a dia, que pela automaticidade, repetição, chega a ser tedioso.

Sinal dos tempos! Estamos praticamente todos no mercado de trabalho e se os finais de semana eram para descanso e lazer, muitos de nós dedicamos estes mesmos finais de semana para programar a semana que logo se inicia; adiantando trabalhos extra casa ou organizando a própria casa.

Por ocasião do último Dia Internacional da Mulher, o Jornal "L'Osservatore Romano" em seu artigo entitulado "A Máquina de lavar e a liberação das mulheres - ponha detergente, feche a tampa e relaxe" escrito por uma mulher e dada as falas atribuição ao papa, por ser o jornal editado no Vaticano - coisas da mídia sensacionalista - foi afirmado que a máquina de lavar fez mais pela liberação das mulheres, do que a pílula anticoncepcional ou mesmo da entrada no mercado de trabalho.

O artigo não é pejorativo, apenas diz que com a ajuda dos modernos equipamentos, a mulher tem mais tempo para se dedicar ao lazer e a outras atividades, sobrando mais tempo também para ela ser competitiva no mercado de trabalho. Alguma mentira?

No artigo, se referindo a invenção da máquina de lavar, aparece as palavras da feminista Betty Friedan, que em 1963 disse: "o momento sublime de poder trocar a roupa de cama duas vezes por semana em vez de uma só".

Longe das ideologias e das propagandas que sempre mostram a mulher sorrindo e radiante diante dos eletrodomésticos, qualquer invenção é bem vinda para ajudar na agilidade do serviço doméstico, coisa que nos dias modernos, ninguém pode fugir. A não ser, é lógico, que você tenha gente capacitada para lhe substituir. Mas veja bem, quando você vai contratar um pessoa para trabalhar em sua casa, este funcionário sempre verifica se ela está bem equipada e dentre os eletrodomésticos que não podem faltar, está a máquina de lavar roupas.

Eu tenho uma amiga dona de casa que vive praticamente em função da casa e do seu entra e sai de pessoas. Ela contribui a seu modo para que a família toda produza e o mais engraçado é que ela vive com um timer nas mãos. Assim, nos 15 minutos programados para que uma panela de pressão funcione ou um bolo asse, ela se dedica a assistir um programa vespertino ou a outra tarefa do lar.

Penso que este modo de agir, requer muita objetividade e disciplina. Já pensou esquecer porque o timer tocou?

Não penso que essa minha amiga é única e, coitada, ela se sente muito cobrada por outras mulheres porque escolheu viver exclusivamente deste modo, mas não vou entrar neste mérito.

Marla Cilley é uma dona de casa americana que em 2001 criou o Fly Lady, site onde divulga um sistema de organização de sua casa e de sua vida - FLY iniciais de Finally Loving Yourself e tem no Brasil muitos seguidores. Por isso houve a necessidade de traduzí-lo para o português por um grupo de suporte oficial - os usuários do sistema Flying in Brazil possuem um blogue.

Pessoas que trabalham fora de casa, precisam realizar as tarefas rapidamente e é interessante saber que muitos de nós possuímos esse timer embutido dentro de nossas cabeças e sabemos o número de tarefas que podemos realizar em apenas 15 minutos - a 15 Minute Cleanup - e existe um guia acessorando neste sentido - O "The housekeeping about" - Gerenciamento de tempo e agilidade na execução das tarefas! Em 15 minutos faz necessário a analise de quais as tarefas chave e o que é secundário, sem eliminar a necessidade das limpezas profundas que uma casa precisa.

A minha organização passa por algumas bases como:
  1. Manter um lugar para cada coisa.
  2. Tudo que é retirado deste lugar, volta.
  3. Não confiar na memória e anotar tudo.
  4. Não acumular papéis. O que tem que ser arquivado, faço imediatamente.
  5. Executar as tarefas o quanto antes para evitar acúmulo de trabalho, se não puder - agendar e fazer dentro do prazo agendado.
  6. Fazer revisões periódicas do planejamento, vendo se estão dentro do prazo, do objetivo a alcançar.
  7. Não acumulo coisas, não ocupando espaços de coisas úteis por coisas inúteis.
  8. E aconselho a leitura do livro Sete Hábitos das pessoas muito eficazes, de Stephen R. Covey [versão digital]
Lá estou eu, de novo fugindo do assunto motivo para começar esse post, que foi iniciado com a intenção de dizer da tecnologia a serviço de nossa comodidade.

Você já imaginou uma casa ou uma cozinha inteligente? Aposto que sim, porque muitas pessoas pensam sobre este assunto e a possibilidade do funcionamento por voz de todos os equipamentos. Imagine que você está indo para a praia e lembra que deixou a cafeteira ligada, imagina o transtorno? Daqui a pouco desligaremos os aparelhos à distância pela internet.

Isto é o que propõe o projeto elaborado por um grupo de alunos da Escola Técnica Electra, objetivando dar mais agilidade e comodidade às atividades domésticas diárias, diminuindo o número de acidentes domésticos, representando ganho de segurança, especialmente para residências que possuem crianças - e redução do consumo de energia estimada em 40% deste gasto energético.

Para o funcionamento do equipamento foi usado um CLP (Controlador lógico programado) que coordena as atividades programadas por cada um dos eletrodomésticos. Para funcionar todos os equipamentos, basta instalar um software de reconhecimento de voz desenvolvido pelos alunos e ligá-lo à internet.

Este software precisa ser viabilizado comercialmente para que seus custos sejam barateados, para tanto já foi dada a entrada no Registro de Patentes.

Você poderá por exemplo, programar para acender as luzes da garagem, ligar o ar condicionado, encher a banheira, ligar o forno enquanto estiver indo para casa. Isto é melhor do que encontrar um robô irado e possessivo, não?

As pessoas não possuem humor, elas possuem "amor".

"Bom amor" pra vocês neste início de semana!

Beijus,

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor