Criação do 28º Estado Brasileiro

Existe a proposta de se criar o Estado do Emigrante - o 28º Estado do Brasil, justo porque a população já chega a mais de 4 milhões dispersa entre os 5 continentes. Nesta soma não estão adicionados os 1,3 milhões de brasileiros em situação irregular.
A 1ª conferência das comunidades brasileiras no exterior que aconteceu no meio do ano passado foi um sucesso e contou com a participação de mais de 200 representantes de comunidades de brasileiros residentes em países da Europa, Ásia, Oceania, Oriente médio, África, América do Norte e alguns países da América do Sul.
O evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e os brasileiros puderam apresentar propostas de articulações políticas junto às comunidades de outros países e debater as diferentes visões entre os grupos, na condução das questões de emigração.
O Jornalista Rui Martins, o principal articulista do movimento "Brasileirinhos Apátridas" defende a criação de cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado que representem as comunidades de brasileiros no exterior e também a formação de um órgão executivo que atue como o vigésimo-oitavo estado brasileiro - proposta apresentada no Congresso Nacional pelo senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) em 2005. Essa Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevê a criação de vagas para representantes legislativos das comunidades de brasileiros residentes no exterior.
Esses brasileiros necessitam do fortalecimento das redes de brasileiros em cada um dos países que residem - um órgão oficial de interlocução dos emigrantes brasileiros com o governo federal que represente de fato o interesse de todos, a exemplo do já existente Conselho Brasileiro na Suiça, que também participou do encontro, apresentando documento contendo 10 páginas com propostas nas questões trabalhistas e previdenciária, escolar, homologação de divórcio, divulgação da cultura e serviço diplomático e consular, entre outros.
No próximo mês de Julho, acontecerá o II Seminário Brasileiros no mundo e para tanto faz-se necessária a eleição de um representante europeu na comissão de organização, que se realizará via internet e encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores. Rui Martins, tem o apoio do Estado do Imigrante - Leia no site como proceder com seu voto e leia abaixo o e-mail recebido convocando a votação:
“A Subsecretaria de Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, vai promover em Brasília, no segundo semestre, a Conferência Brasileiros no Mundo, para discutir a criação do Estado do Emigrante, independente e laico, que pretende se transformar na 28a. unidade da Federação, com parlamentares que representem os quase 4 milhões de brasileiros espalhados em cinco continentes. Uma proposta de emenda constitucional do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesse sentido já tramita no Congresso. Dois brasileiros foram eleitos para participar desse encontro: o jornalista Rui Martins, há 40 anos vivendo lá fora (28 deles na Suíça), e líder do movimento, e uma professora que mora no Japão. A criação desse primeiro grupo de representantes dos emigrantes foi proposta pela primeira Conferência, realizada em julho de 2008, no Rio de Janeiro. O Brasil segue o exemplo de outros países, como a França, que criou onze cargos de deputados a serem eleitos pelos emigrantes franceses. Portugal e Itália têm conselhos de emigrantes e também deputados.”
Você que mora aqui no Brasil também pode votar.
Você está sabendo a quê, o governo japonês recentemente sujeita os brasileiros? [leia]
O que acha da proposta do 28º Estado do Brasil?
Beijus,
Nossa, que interessante, Luma! Vou me informar bem e ler toda a informação que eu conseguir para votar num representante direitinho. Acho muito boa a idéia do Estado do Imigrante. Bjo!
ResponderExcluirOlá, Luma!
ResponderExcluirAinda não tenho uma opinião formada a respeito do assunto. Vi algumas reportagens, mas penso que seria mais interessante criar políticas que tragam estes brasileiros de volta. Q nosso país traga esperanças pra nossa gente q precisou ir atrás do "sonho americano" e este sonho, não raras vezes, se tornou em pesadelo.
Um grande abraço.
Bom, ja tentei ver algumas inciativas por aqui, mas é tudo fragmentado.... no final acabo por realizar discussoes de integraçao para todos os imigrantes aqui na Italia e valorizaçao de todos...
ResponderExcluirQuem sabe este ano, consiga acompanhar melhor, pois as poucas informaçoes e resposta que tive foram confusas....
Oi Luma, adoro o seu blog, pois aprendo muita coisa. Nao sabia desse interesse para criar um Estado do Imigrante. Sou imigrante, mas nao tenho uma opniao formada, pois eh a primeira vez que leio sobre isso. Vou ver se me informo mais sobre isso. Mas Como a Lucy mencionou, nao seria melhor se preocupar com os brasileiros que estao dentro do Brasil, assim os imigrantes provavelmente iriam voltar e participar ativamente para o crescimento da economia brasileira?
ResponderExcluirbjs e Otima Pascoa!