O Futuro chegou?
ohohohoh + ou - retardadas!!
Na internet, o que se diz aqui, repercute ali! É necessário tomar cuidado ao escrever qualquer coisa online. Já aconteceu de blogue ser processado por conta de comentários anônimos e em outro caso, ser pedido o fechamento do blogue por incompreensão das informações (?) ou por fazer 'piadas' demais sobre um determinado assunto. Este último caso, estou por fora do que realmente aconteceu, mas é certo que o blogueiro tem que ter responsabilidade sobre o seu domínio virtual e também saber dos seus direitos - e para se defender, muitos fazem uso da moderação de comentários.
As redes sociais são usadas para objetivos diferenciados e o twitter tão em voga, já possui regras de boas maneiras e, se o moço acima estava vendendo o seu peixe (networking) do outro lado estava alguém se divertindo, usando o twitter com fins mais sociais que comerciais.
Veja alguns usos deste serviço segundo o Alexandre Berbe do Web Librarian:
- divulgação de links na internet: compartilhamento de informações profissionais ou pessoais que sejam de interesse dos seus contatos;
- bloco de notas: use a sua página como um “reminder” para não esquecer de coisas que julgue importantes;
- marcação de reuniões: combine com seus contatos profissionais ou seus amigos um almoço ou uma happy hour através de microposts que podem ser lidos e respondidos rapidamente;
- criação e manutenção do networking: além do telefone comercial, celular, e-mail e MSN, utilize o microblog como mais uma forma de contato;
- divulgação de oportunidades de trabalho: vejo muita gente indicando pessoas através do Twitter (olha o networking funcionando) e também divulgando vagas de emprego;
- divulgação de eventos e outras coisas: cursos, palestras, shows, promoções no supermercado… às vezes um post do microblog é lido mais rapidamente que um e-mail;
- micro-narrativas pessoais: há quem goste de saber se o seu cachorro fez uma firula diferente ou se você comeu macarrão com almôndegas no almoço… conte para todos o que está fazendo;
- publicação literária: dá para ser escritor com esse tipo de ferramenta (vale a pena conhecer o Portal de Microcontos para saber do que se trata);
- marketing pessoal: ter um (micro)blog para divulgar trabalhos e idéias é sempre bom para que as pessoas saibam um pouco das suas realizações (lembre-se que empresas podem estar de olho em você);
- diário de viagem: o relato de momentos de uma viagem pode ser feita sem dificuldades através de um simples aparelho celular (embora em alguns pontos remotos, a falta de sinal pode ser um problema insuperável);
- serviço de alerta: alerta de novos livros nas bibliotecas, alerta de lançamentos na videolocadora, alerta de abertura de novas turmas em cursos ou academias,… dá para manter a clientela sempre informada sobre as novidades do seu serviço com muita agilidade;
- solicitação de ajuda: na hora da dúvida, é possível recorrer aos seus contatos para pedir uma informação específica ou uma dica rápida.
Os famosos também descobriram a ferramenta e participam, brincando ou promovendo suas carreiras. O casal Kutcher está no twitter (Ashton Kutcher e Demi Moore):
aplusk / ashton kutcher
mrskutcher / Demi Moore
No último dia 27 de Março, o próprio Ashton anexou em sua página no YouTube um vídeo em que depila o peito - a pedido da produção do filme "Five Killers" - e postou no twitter a sua 'aventura', mostrando como uma cera quente pode transformar alguém em poliglota, com direito a gritinhos 'uia' e gemidinhos. O moço mostrou ser bem 'engraçadinho' e fecha o vídeo, agradecendo com um inusitado Arigatou!
aplusk / ashton kutcher
mrskutcher / Demi Moore
No último dia 27 de Março, o próprio Ashton anexou em sua página no YouTube um vídeo em que depila o peito - a pedido da produção do filme "Five Killers" - e postou no twitter a sua 'aventura', mostrando como uma cera quente pode transformar alguém em poliglota, com direito a gritinhos 'uia' e gemidinhos. O moço mostrou ser bem 'engraçadinho' e fecha o vídeo, agradecendo com um inusitado Arigatou!
clipped from www.youtube.com
|
Recentemente também Ashton postou foto de Demi Moore de lingerie em seu blogue descrevendo o ato como "tsunami de amor" - "Estou vendo minha mulher passar meu terno só de lingerie. Eu amo Deus! Shh... não conte para ela". Logo após, deu 'Bom dia' no twitter e convocou os usuários do twitter a reforçarem o seu ato, também lhe dando 'Bom dia'.
Eu matava!! Mas não sou 'artista'!
Vocês usam as redes sociais para quê? Querem me seguir?
Eu matava!! Mas não sou 'artista'!
Vocês usam as redes sociais para quê? Querem me seguir?
Bom dia!!
Beijus,
Nossa!Que dialogo surreal esse heim? Tive que acessar os perfis para conferir porque quase acreditei que fosse um "serviço de acompanhante" via twitter, HAHAHAHA :D
ResponderExcluirEstou viciado no Twitter mesmo sendo um aprendiz. Olha eu aqui - vim pelo Twitter. Em outras épocas vinha pelo Netvibes.
ResponderExcluirOs dois doidos ali de cima não poderiam se comunicar pelo DM? Pelo menos evitariam o mico, se bem que ela saiu no lucro.
É por isso que é tão interessante o seu blog, Luma. Obrigado pelas informações. ;-)
ResponderExcluirRealmente pra maioria das pessoas, a vida tornou-se publica. É como morar numa comunidade aberta e os vizinhos terem que compartilhar até dos momentos em que se vai á privada...
ResponderExcluirTwittar? No...
Boa matéria
Um beijo
Nossa esse post parece muito bom, vou voltar :)
ResponderExcluirTem um COMUNICADO URGENTE no meu blog! Avise seus amigos, estou tentando avisar a todos que me acompanham!
Abraços
Ainda estou na fase de analisar os prós e contras...rs...
ResponderExcluirQto ao video, ou melhor, pequeno trailer...eu tardo mas não falho ;o)
Bjosssss
LUMA, não tenho TWITEr e não quero ter. O Orkut vive abandonado e o blog já é mais do que suficiente pra me expor virtualmete. Ninguém vai querer saber o que eu comi no almoço e vice-versa.
ResponderExcluirAh, o Tom é primo da mamãe "por afinidade", porque a Terezinha, primeira mulher dele (e mãe do filho-sósia do maestro genial) é que é prima MESMO da Gigi P., viu ?
Bjs e parabéns por manter seu blog sempre atualizado - sei que não é fácil - mas é uma cachaça, né ?!
Bjs!
Oiêee!
ResponderExcluirParticularmente não gosto do Twitter. Acredito que para um blogueiro que se encontra numa viagem por exemplo, é uma mão na roda como fez o Marcelo Taz em suas férias.
Toda exposição carece de responsabilidade; tem seus direitos e deveres. O que acontece é que com essa tal liberdade a coisa tem hora que sai do controle. As pessoas se esquecem que toda liberdade termina onde começa a do outro.
No caso do blog citado (me lembro dessa confusão), não foi a revelia, não, e se ainda não existia um meio de moderar os comentários, se o blog tivesse alguém no controle bastaria para tanto, excluí-lo. Foram negligentes.
Tem hora que não é fácil mesmo dar uma de censor. Enfim, bom senso, responsabilidade e acima de tudo boa educação são o suficiente.
Beijos, lindona!
No meu caso, uso as redes sociais mais pela curiosidade.
ResponderExcluirEstava acompanhando o caso do atoouefeito também, até pensei que fosse algo relacionado a primeiro de abril, mas realmente parece que a coisa foi real mesmo...
Forte abraço
Ulisses
Oi guria...
ResponderExcluirBom, realmente é preciso ter muito cuidado....
Bacione!!!
Gi
Eu sou uma das retardadas do futuro. hihihi
ResponderExcluirTenho blog, twitter, orkut e considero que seja de uma forma moderada.
Bjitos!
Olá minha querida!
ResponderExcluirSempre suas informação me ensinando e muito.
Luma graças ao bom Deus estou a cada dia melhor, meio ardidinha, é que a radio queima um pouco o local, mas nada que as pomadas e cremes que uso não de um jeitinho, o que mesmo e ficar curada e tocar meu barco, tenho muito pofazer ainda.
Muito obrigada pelo carinho.
Beijos e que Deus te abençoe sempre e sempre!
Oi, Luma. Estive afastada da Internet. Voltei hoje. Senti saudade daqui.
ResponderExcluirQuanto a pergunta, inscrevo-me nas redes sociais só para ver como funciona mas, não consigo interagir muito.
Gosto do Twitter apenas pela facilidade em encontar pessoas que não gostam do Orkut. Nas redes sociais fico como uma boba perambulando pelos links, quando dá tempo.
Beijos!
Eu não sei ainda porque eu uso essas redes não... acho que uso por pressão, pois fica todo mundo cobrando que eu entre no orkut ou no twitter ou no facebook, etc, etc, etc. Já pensou controlar tudo isso depois?! Aff... que trabalheira! :-)))
ResponderExcluir