O estado que se encontra este blogue



Procuro uma alegria
uma mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
- flor do cotidiano -
é vôo de um pássaro
é uma canção.

("Poemas de Dezembro" de Carlos Drummond de Andrade -1968)

Vou viajar mais, só pra ganhar mais poemas de presente!
Adorei os poemas deixados no sistema de comentários da postagem anterior, dos poemas feitos por mio mio, todos os votos de felicidades e melhor, saber que passaram bem, cuidaram bem do "Luz" e como registrei ao lado na sidebar:

Eu sou o corpo e vocês a alma deste blogue
.


(Imagem The Lady Eve, Preston Sturges, 1941)

Estou voltando!
Só falta calçar os sapatos!



E a festa continua...
lá, na Lila e no Jens

Parabéns crianças!!

Boa semana!
Beijus,

Presente de natal

Eu estava no twitter janelando os meus 'followings' quando me deparei com o tweet da @barbeegomes, exposto ao lado e cliquei no link fornecido http://is.gd/9KhW despreocupadamente, sabe? Que surpresa!


Clique no play e vai ouvindo... Gostou? Você pode saber mais da cantora aqui e ouvir todas as suas músicas aqui.

A moça além de talentosa, é generosa!! É estrela!

Barbara desenvolveu o ouvido para os arranjos e instrumentos clássicos e trabalha super bem com as vozes. Só estou achando que nasceu no país errado! Bem, isto só o tempo e ela para dizer. Sucesso!!

Que os passos de Bárbara Gomes estejam iluminados!

Este é o meu presente de natal para você amigo de luz!

Que o espírito do natal acompanhe você em mais essa celebração da vida! Feliz Natal!

A gente se bloga antes do ano novo. acho.
Beijus,

Consumo Consciente e natal do "Faça a sua parte"

Eu, cá com meus botões fiquei pensando na quantidade que cada cidadão brasileiro produz de lixo por dia. Sim, o lixo é produto do nosso consumo!

A matemática é simples, se o consumo é consciente, o lixo consequentemente também é. Administrar todo este lixo é um dos maiores problemas da sociedade moderna.

Cada cidadão brasileiro produz em média 1,8 kg de lixo por dia. Em regiões em que o poder aquisitivo é maior, este número pode chegar a 2,2 kg por dia. Também pagamos por este lixo. É, você joga dinheiro no lixo.

O ideal seria que a população reutilizasse o máximo alguns ítens antes de se desfazer definitivamente deles. Veja bem, o Brasil produz diariamente 140 mil toneladas de lixo por dia e, em mais de 80% dos municípios, esses resíduos são lançados cotidianamente em cursos d'água, áreas abertas ou de proteção ambiental.

Está lançado o desafio para gerenciar todo este lixo de forma limpa e eficiente! Esse lixo passa pela nossa consciência e o problema é de todos, não podemos postergar a solução para a próxima geração. Consumo Consciente, participe!


Cada geração deve ser responsável pelo lixo que produz!

A gestão limpa dos resíduos domiciliares passa pelos 3 erres: Redução, reciclagem e reutilização. É necessário desestimular o consumismo e aumentar a vida útil dos produtos, em vez de recorrer aos produtos descartáveis. Isto se chama tecnologia sustentável!
o Faça a Sua Parte, sempre com boas iniciativas, nos faz parar para pensar em como presentear de forma ecológica e ter um natal "em que nos aproxime da natureza e ao mesmo tempo valorize a confraternização, com o resgate de valores talvez sublimados pelo consumo de presentes industrializados".

Você pensa, coloca suas idéias em um post e informa a postagem neste link e de quebra você estará participando do sorteio do livro “Seis Graus: o aquecimento global e o que você pode fazer para evitar uma catástrofe” do ambientalista Mark Lynas.

No escritório dei presente igual pra todo mundo e todos ficaram satisfeitos. A dica veio da Denise do Sturm und drang; não precisei quebrar cabeça na escolha dos presentes, não encomendei a agenda 'padrão' e uni o útil ao sustentável.

As agendas do Projeto Tamar são de papel reciclado e chegam embaladas em uma sacolinha de pano, também úteis, se não para proteger a agenda, pode usá-la para carregar pequenos objetos dentro da bolsa.

No site do projeto, você encontra outros produtos interessantes e o dinheiro arrecadado é reinvestido na proteção do meio ambiente e o carro chefe do projeto - o monitoramento e pesquisa em mais de 1.000 kms de praia no litoral brasileiro.



José, Maria e Jesus não ficaram bonitinhos? Ah, foi o máximo que conseguimos. Juntamos todas as crianças e colocamos a mão na massa. Demoramos quase 15 dias do mês anterior, duas horas diárias para confeccionar todos os cartões e lembrancinhas. Papéis e materiais reciclados - reutilizamos materiais que já tínhamos em casa - Vai dizer que não ficou uma versão mais moderna da família sagrada?

"Luma, que linda são as suas bolas de natal, dá até vontade de comer!!"

- São para comer, mas somente depois da noite de natal, heim?! Bolas de natal comestíveis de chocolate e trufadas! Vai dizer que a criatividade não passa pelo estômago?

Esta idéia eu tive o ano passado e adotei este ano também. Sentar do lado da árvore e arrancar do pé, chocolates para comer, não tem preço!

Pessoal, não vou contar tudo o que fiz - as luzinhas serão acesas somente na noite de natal - optamos pela árvore natural para plantá-la depois e todos os presentes foram embrulhados com papel reciclado.

Se cada um de nós, adotar uma medida para tornar o natal e o dia a dia sustentável, estaremos dando fôlego para a natureza reagir a nosso favor. Se você adotou uma medida sustentável neste natal, comunique no "Faça a sua parte"!

A Blogagem Coletiva sobre Consumo Consciente, encerrou ontem dia 21. As informações estão na rede e quem se interessa pelo assunto, basta acessar o blogue da Samantha Shiraishi, organizadora da Blogagem coletiva - Consumo Consciente. Não será por falta de informação que você deixará o planeta morrer.

Conscientize-se, faça a sua parte!

Comentários racistas e pedófilos sobre a mulher angolana no programa de Jô Soares geram onda de protesto no Brasil

Talvez essa seja uma notícia que particularmente o Jô Soares queira esquecer, mas resolvi mostrá-la somente para ilustrar a nossa ignorância quanto ao continente africano.

Quantos assistiram a este programa e sem conhecimento, acreditaram em tudo que o entrevistado argüiu, para uma platéia exclusiva, que se auto entitula "esclarecida", pela justa explicação que dão ao selecionar o programa para o horário em que é apresentado.

Tomei a liberdade de grifar a indignação de Mailsa Carla Passos e Aldo Medeiros.

Comentários racistas e pedófilos sobre a mulher angolana no programa de Jô Soares geram onda de protesto no Brasil

"Acabo de receber um e-mail que originalmente foi postado por Vilma Piedade do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro.

Ela envia o link de um recente programa do Jô Soares onde ele entrevista um sujeito que atende pelo nome de Rui Moraes e Castro.

O tal foi no Jô sabe para quê? Para explicar a relação do penteado das mulheres negras de Angola com as suas vaginas", escreve Ranato Rovai, editor da revista Fórum no Brasil.

"Entre outras coisas o tal mostra um corte de cabelo, que segundo ele foi armado com bosta de boi e fala que aquela mulher quer mostrar que está "mais apertada". E diz, em resumo, o seguinte: "como o negro começa sua relação sexual com seis, sete anos e essa mulher já tem 20, 21 anos ela está velha, acabada, larga. Então ela fez uma operação no clitóris a sangue frio, com uma faca de sapateiro, e fica mais fechada. Com esse cabelo ela está dizendo ao homem que voltou a ficar fechada e que vai dar tanto gozo ao homem como uma garota de sete ou oito anos...".

"Sabe o que o Jô fez, divertiu-se a beça com a história. E continuou a entrevista com preconceitos e histórias horrorosas assim por mais uns cinco minutos."

Outros protestos referem que o "Jô Soares e sua equipe deveriam se informar melhor sobre a história pessoal de seus entrevistados e o conteúdo que supostamente têm a oferecer. Em sua ignorância o senhor Morais e Castro chega a afirmar durante a entrevista – entre outras coisas – que certa região de Angola situa-se perto “da fronteira com a África do Sul”. (!)
Ficamos nos perguntando no que aquele conjunto de impropérios, preconceitos, comentários jocosos e degradantes, absolutamente descontextualizados, vem contribuir para um projecto de sociedade mais justa, mais tolerante, mais equânime – projecto com o qual nos identificamos e para o qual temos trabalhado em nossas áreas de actuação profissional e de militância política.
A cena dantesca de dois homens “bem-sucedidos” e com acesso a uma rede de televisão com o poder da Globo (não só no Brasil, mas também em Portugal e em Angola) fere gravemente tanto a nossa constituição quanto o projecto – construído a duras penas – de uma sociedade brasileira aberta à compreensão e ao respeito pelos diversos grupos culturais que a compõem, suas práticas e sua história. A nosso ver, isto é o que torna a humanidade o que ela é: rica, porque diversa.
É impossível silenciar diante desta manifestação torpe de racismo e etnocentrismo. Esperamos como cidadãos e cidadãs uma retratação dos protagonistas deste circo dos horrores, para que possamos continuar nosso trabalho diário junto a jovens, educadores e crianças e reafirmar que o tempo de desqualificar o que não compreendemos e de tratar o diverso como animalesco já passou", escreve Mailsa Carla Passos e Aldo Medeiros. VEJA O VIDEO AQUI.
O programa do Jô Soares a muito deixou de ser um programa cool e passou a ser chato, com um apresentador que a toda hora quer nos dizer "Olha como sou engraçado" entre outros adjetivos. Não sei que fim deu este caso, após o protesto do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, mas este fato vem nos provar que, não somente nós corremos o risco de nos equivocar com a cultura alheia, também aqueles que se dizem esclarecidos estão expostos à isso. Infelizmente não há desculpa para um programa se equivocar; as matérias passam por triagem e nessa triagem é feita uma pesquisa para saber, entre outras coisas a aceitação do tema - bizarrices à parte, que um programa público tenha mais critério ao analisar aquilo que será mostrado ao público. Chega de apelação!

Além da matéria ser de extremo mal gosto, é preconceituosa e, se o Brasil acha que está um passo à frente do continente africano, deveria se resguardar e se reservar a não rir da desgraça de uma nação irmã.

Este texto faz parte da blogagem coletiva, proposta pelo Carlos Hotta, do lablogatórios, cujo tema: África - foi escolhido para nos dar a chance de conhecer mais sobre este grandioso continente. Muitos já postaram suas participações na blogagem que teve início no dia 14 e termina hoje, dia 20. Então, está esperando o que? Participe também!!

Cidade da Música


veja + imagens

O complexo da Cidade da Música Roberto Marinho foi criado para completar o plano original desenvolvido por Lúcio Costa, mago urbanista que projetou a Barra da Tijuca e não como um delírio de César Maia, como alguns argumentam.

O projeto localizado onde era o Cebolão, próximo ao terminal da Alvorada na Barra da Tijuca, foi idealizado a 32 anos para aproximar as zonas Oeste, Norte e Sul da cidade e, para quem ainda não sabe do projeto, trata-se das mais modernas salas de concertos de orquestras sifônicas e óperas do mundo, veja:
  • 94 mil m2 de área total
  • 22 mil m2 de área construída
  • Parque municipal de 70 mil m2
  • Foyer musical colocado a 10 m de altura, de onde se tem vista panorâmica
  • Sala de Concertos – a principal tem capacidade para 1800 pessoas, adaptável para Ópera, neste caso, para 1300 espectadores
  • Sala de Música de Câmera – 500 pessoas
  • 13 salas de ensaio
  • 13 salas de aula
  • Espaços técnicos otimizados tanto às funções de ópera como de concertos
  • 10 frisas/balcões, das quais 4 se locomovem, transformando a sala num espaço adaptável a ópera e grandes espetáculos
  • Restaurante / Cafeteria
  • Bar do Foyer
  • 4 salas de cinema
  • 3 lojas
Hoje acontece sua inauguração, às 21 hs. com concerto inaugural da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Mincsuk; a presença do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Júlio Moretzsohn, da soprano eslovaca Lívia Agh, do tenor Richard Decker, da mezzo-soprano Luísa Francesconi e do baixista carioca Luiz Ottavio Faria.

Serão apresentados clássicos como uma das sinfonias de Beethoven e uma sinfonia inédita do compositor Edino Krieger. Além do que está programado para a inauguração, a prefeitura do Rio, planejou uma programação de música clássica entre os 19 e 20 de dezembro.

E antes mesmo de ser inaugurada, a "Cidade da Música" já recebeu prêmio concedido pelo Metropolitan Art Press e o Centro Europeu de Artes de Designum, um dos prêmios mais importantes de arquitetura, o "International Architeture Awards" [veja video de apresentação do projeto]

Classificado como um dos prédios mais impressionantes, grandiosos e obra prima de poesia, mas porque andam falando tão mal do espaço?

Primeiro porque é obra da oposição e Lullinha não iria prestigiar, não é? E praticamente todos os meios de comunicação estão comprados e publicando apenas o que lhes favorece. Mas não é somente isto, vou tentar explicar as razões do "barulho":

A primeira vista, o "barulho" foi iniciado pelos arquitetos do Rio de Janeiro, que protestaram contra a contratação de um arquiteto estrangeiro para a execução do projeto, deixando de lado os profissionais brasileiros.

A escolha do arquiteto marroquino Christian de Portzamparc para a criação da cidade da música foi questionada pelo profissionais brasileiros, não pela falta de competência ou de qualidade do projeto. A queixa foi da escolha não ter sido feita através de concurso público, mesmo que internacional, oferecendo oportunidade para todos os profissionais da área, participarem de um empreendimento tão importante.

O projeto não previa claramente o direito à concorrência dos profissionais brasileiros, que não tiveram chance de apresentarem projetos e trabalhos - o serviço foi comprado por um escritório francês.

Os projetos brasileiros são conhecidos mundialmente pela qualidade e criatividade, o que é relevante para terem o direito de participar de igual para igual nas concorrências de qualquer obra de grande porte que venha a ocorrer no país.

Indo mais adiante, sendo obra pública, deveria ser automático o Concurso Público Nacional de Projetos, e no caso de empresas estrangeiras estarem interessadas, um Concurso Internacional de Projetos, justo porque, as duas formas estão previstas na lei de licitações e reconhecidas como forma de escolha para obra pública.

E hoje à noite, quando os acordes eruditos estiverem em cena, silenciosamente será ouvido o protesto dos arquitetos brasileiros, lamentando o poder público ainda não ter se convencido de que, o país é muito bem servido de profissionais da área de tecnologia e desnecessária a importação de mão-de-obra.

(...) Não quero Handel para meu amigo
Nem ouço a matinada dos arcanjos.
Basta-me
O que veio da rua, sem mensagem,
e, como nos perdemos, se perdeu.
Carlos Drummond de Andrade em "Musica Barata"

Durmam com este barulho!
Beijus,

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor