Cidade da Música


veja + imagens

O complexo da Cidade da Música Roberto Marinho foi criado para completar o plano original desenvolvido por Lúcio Costa, mago urbanista que projetou a Barra da Tijuca e não como um delírio de César Maia, como alguns argumentam.

O projeto localizado onde era o Cebolão, próximo ao terminal da Alvorada na Barra da Tijuca, foi idealizado a 32 anos para aproximar as zonas Oeste, Norte e Sul da cidade e, para quem ainda não sabe do projeto, trata-se das mais modernas salas de concertos de orquestras sifônicas e óperas do mundo, veja:
  • 94 mil m2 de área total
  • 22 mil m2 de área construída
  • Parque municipal de 70 mil m2
  • Foyer musical colocado a 10 m de altura, de onde se tem vista panorâmica
  • Sala de Concertos – a principal tem capacidade para 1800 pessoas, adaptável para Ópera, neste caso, para 1300 espectadores
  • Sala de Música de Câmera – 500 pessoas
  • 13 salas de ensaio
  • 13 salas de aula
  • Espaços técnicos otimizados tanto às funções de ópera como de concertos
  • 10 frisas/balcões, das quais 4 se locomovem, transformando a sala num espaço adaptável a ópera e grandes espetáculos
  • Restaurante / Cafeteria
  • Bar do Foyer
  • 4 salas de cinema
  • 3 lojas
Hoje acontece sua inauguração, às 21 hs. com concerto inaugural da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Mincsuk; a presença do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Júlio Moretzsohn, da soprano eslovaca Lívia Agh, do tenor Richard Decker, da mezzo-soprano Luísa Francesconi e do baixista carioca Luiz Ottavio Faria.

Serão apresentados clássicos como uma das sinfonias de Beethoven e uma sinfonia inédita do compositor Edino Krieger. Além do que está programado para a inauguração, a prefeitura do Rio, planejou uma programação de música clássica entre os 19 e 20 de dezembro.

E antes mesmo de ser inaugurada, a "Cidade da Música" já recebeu prêmio concedido pelo Metropolitan Art Press e o Centro Europeu de Artes de Designum, um dos prêmios mais importantes de arquitetura, o "International Architeture Awards" [veja video de apresentação do projeto]

Classificado como um dos prédios mais impressionantes, grandiosos e obra prima de poesia, mas porque andam falando tão mal do espaço?

Primeiro porque é obra da oposição e Lullinha não iria prestigiar, não é? E praticamente todos os meios de comunicação estão comprados e publicando apenas o que lhes favorece. Mas não é somente isto, vou tentar explicar as razões do "barulho":

A primeira vista, o "barulho" foi iniciado pelos arquitetos do Rio de Janeiro, que protestaram contra a contratação de um arquiteto estrangeiro para a execução do projeto, deixando de lado os profissionais brasileiros.

A escolha do arquiteto marroquino Christian de Portzamparc para a criação da cidade da música foi questionada pelo profissionais brasileiros, não pela falta de competência ou de qualidade do projeto. A queixa foi da escolha não ter sido feita através de concurso público, mesmo que internacional, oferecendo oportunidade para todos os profissionais da área, participarem de um empreendimento tão importante.

O projeto não previa claramente o direito à concorrência dos profissionais brasileiros, que não tiveram chance de apresentarem projetos e trabalhos - o serviço foi comprado por um escritório francês.

Os projetos brasileiros são conhecidos mundialmente pela qualidade e criatividade, o que é relevante para terem o direito de participar de igual para igual nas concorrências de qualquer obra de grande porte que venha a ocorrer no país.

Indo mais adiante, sendo obra pública, deveria ser automático o Concurso Público Nacional de Projetos, e no caso de empresas estrangeiras estarem interessadas, um Concurso Internacional de Projetos, justo porque, as duas formas estão previstas na lei de licitações e reconhecidas como forma de escolha para obra pública.

E hoje à noite, quando os acordes eruditos estiverem em cena, silenciosamente será ouvido o protesto dos arquitetos brasileiros, lamentando o poder público ainda não ter se convencido de que, o país é muito bem servido de profissionais da área de tecnologia e desnecessária a importação de mão-de-obra.

(...) Não quero Handel para meu amigo
Nem ouço a matinada dos arcanjos.
Basta-me
O que veio da rua, sem mensagem,
e, como nos perdemos, se perdeu.
Carlos Drummond de Andrade em "Musica Barata"

Durmam com este barulho!
Beijus,

7 comentários :

  1. Anônimo15:51

    Você tem toda a razão no que disse no fim, mas infelizmente não há muito incentivo a pesquisa nesse país, e nem na educação, onde é o alicerce de tudo!!!

    É linda a Cidade da música, mas concordo com o comentário do Guilherme.

    Luminha, eu não entendi o que você me disse sobre o sistema de comentários não abrir no Safari, você também o usa.

    ResponderExcluir
  2. Há tem pos que não vou ao Rio. Essa bela e linda cidade conhecida mundialmente ficou extremamente violenta e o medo não nos deixa mais desfrutar de beleza tão rara. As obras que se constroem em nosso país são verdadeiros elefantes brancos mesmo, em qualquer lugar não só no Rio, veja aqui no estado onde moro SP, na capital construiram uma ponte de dar inveja, e serve apenas de pano de fundo para um determinado jornal da globo, fica lindo mas resolver que é bom nada. O tempo das águas chegou, e com ele milhares de pessoas começam a sofrer, e pra onde vai nosso dinheiro. Para obras faraonicas como está e muitas...

    Luma fiquei feliz por saber que sua mamãe está bem e se recuperando, mas continuo orando por ela.

    Quero lhe pedir um favor, mande-me o código de seu baner, já procurei para poder trocar mas não encontrei.
    Meu e-mail é rowsouza@yahoo.com.br
    Assim ficará melhor para você, peço desculpas mas tem coisinhas eu não entendo e tenho que pedir para minha filha fazer por mim, coisas de vovó. Mas aos poucos vou me entendo com essas coisas globais.
    Beijos e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Espero que não seja mais um elefante branco. A idéia é ótima, ainda mais na Cidade Maravilhosa!
    Bjooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida !

    Obrigada pelo comentário no meu blog... sempre bom ter vc por lá.

    Estou passando pra desejar um Natal lindo pra vc, cheinho de abraços sinceros e de sentimentos puros. Que Jesus esteja abençoando vc e toda sua família. E que o ano que vai começar venha repleto de coisas boas... saúde e muito amor !

    É o que te desejo de todo meu coração.

    bjs e até ano que vem !!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, conheci atraves do Toques, achei lindo mesmo! Parabéns, qualquer coisa, da uma aparecida lá no http://suaverdade.blogspot.com
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Muito legal este post, pois me deu uma idéia do que seria a tal Cidade da Música. Bom natal.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo23:32

    Olá Luma, será um grandioso projeto e espero que a música de qualidade seja sempre o ponto alto deste belo projeto. E que o poder público o mantenha sempre lindo e próspero.

    Forte abraço

    caurosa

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor