Perto demais




Vazio. Frio. Como às vezes. Só as almas.
Nem só de gelados e bolas de Berlim degustados no calor do areal
vive uma mulher!
Amiga(o), a vida é assim...
perto demais

E às vezes é melhor cair fora!

perto demais

Damien Rice
The Blower's Daughter
(abra em nova janela' pra ouvir enquanto lê.)

"Eu vou estar aqui pra sempre,
eu vou estar aqui para sempre,
mesmo repetindo nunca nunca mais,
eu vou estar aqui pra sempre..."

Assim terminava o bilhete de despedida que ela não entregou. O último e desnecessário adeus. Ninguém precisa de mais despedidas e eles já haviam tido várias. Mas 'adeus' era o primeiro e definitivo adeus dito em alto e vítreo som, como qualquer adeus ansioso por liberdade.

(ecos) P R O ... P A ...G A ...D O (muitos ecos) ...

Menos do lado de dentro.

Foi quando ela parou de dormir. Porque dormir também é saber dizer adeus. Dar serenidade ao dia que terminou. Ficar inteiro, pronto e confiante para o próximo despertar. Acordar vigilante e disposto para o futuro. Pra quem está se afogando, sentindo o tempo correr para trás, é impossível dormir, o corpo todo pede socorro, implora, a mente não desliga, anseia, receia, negaceia, e o passado vai espalhando raízes de hera pelos moldes do pensamento. Mesmo os novos pensamentos que se formam como os antigos, erráticos, vazios, fantasmagóricos. É impossível dormir! desligar-se!

... move, move, move forward...

Ver os dias irem se acabando, sem sentir uma vontade incontrolável de jogar-se num vazio. Ela então, pegou as horas e fez delas simples sucessões de fatos, um emendado no outro, cinco, dez, dezenove dias valendo por um só. As semanas, os meses, tantos anos e o pensamento ainda sente, e afirmaria até, que foi anteontem.

Desculpe por ligar assim tão tarde, ou tão cedo, já que são quatro e meia da manhã, mas eu precisava ouvir a tua voz e te dizer que... era assim que ela gostaria de começar a conversa. Nó na garganta, covardia.
A conversa que nunca conseguiu ter, pra não precisar admitir desespero. Jamais irá ter coragem de ligar tão cedo ou tão tarde. Jamais vai ter condição de se perdoar. Mesmo sabendo que tanto silêncio assim pode até matar.

Eu teria feito qualquer coisa pra você voltar se achasse que faria diferença!!

Me pede e eu faço!! Qualquer coisa...

Era o que ela gritaria na frente de todo mundo quando o visse cara-a-cara novamente, aos prantos, unhando as próprias palmas das mãos na tentativa inútil de calar-se, limpando o nariz na gola, sentindo os joelhos dobrarem, o laivo de vida que um resto de orgulho pode proporcionar esvanecer. Só consegue pensar na ausência, obcecada em colar os cacos da sua extensa e frágil coleção. Como um emprego de tempo integral, que ainda exige longas horas extras e requalificação constante.

Você está apto a segurar essa barra? Tem certeza que agüenta? Não é melhor perder mais alguma coisa importante antes de afirmar que já chega? Você não acha que já perdeu o bastante, acha? Você sabe que ainda precisa muito mais colhões pra aprender, não é? O que você escolhe? Passe no departamento de RH para pegar seu upgrade, ok?

Eu jurei que não ia mais te escrever, perdoa, é que eu mantenho os olhos desviados, mas cabeça não desliga nunca... assim começaria outro bilhete que ela deixaria na porta dele, uma declaração de amor tão irrevogável quanto os delírios, um bilhete e uma única rosa vermelha já bem aberta, quase despetalando, que murchasse rápido.

Como ela gostaria que esse amor, essa doença, esse susto, esse pavor passasse... desmanchando, murchando, despetalando, sem deixar nem o cheiro, apodrecendo pra servir de adubo pra um futuro que ela já desistiu de esperar.

Não precisa conferir. Vá em frente sem olhar pra trás e não duvide nem por um único segundo. Qualquer coisa. É assim que é. Eu vou estar sempre aqui. Assim terminaria a promessa eterna e definitiva, a estranha dedicatória que nunca viria a ser publicada.

I can’t take my mind off of you...

perto demais

A música do Damien Rice, fez parte da trilha do filme Closer e, eu e Henrique adoramos. E segundo ele está escalada para próxima novela da Globo, então, meio mundo irá conhecê-la. Esta música é qualquer coisa, e vale ver tudo do Damien Rice.

*Yvonne, ficou muito curiosa!? Se ainda não conseguiu escutá-la, mate sua curiosidade.

Eu não posso levar minha mente para longe de você ...


Gold old in Brazil

Uma das boas coisas de se morar fora do Brasil é receber todas as semanas visitas e telefonemas de amigos brasileiros de passagem e contar-lhes as novidades que me são dadas a perceber, indicar-lhes lugares e programas que me agradam, adverti-los sobre as ciladas locais.

Se bem que, como é bem brasileiro, há abusos. Como uma desconhecida que ligou, a cobrar, de São Paulo, para se apresentar e pedir dicas. Um pouco demais, não? No mais é um prazer.

Mesmo lendo jornais brasileiros pela internet, sinto que on-line falta aquele “sabor local” que só se tem “in loco” e, no caso brasieiro, muitas vezes “in louco”, de calor e preguiça. Como de uma fundação que me contaram para “resgatar e preservar” a bossa nova (provavelmente com dinheiro público), que está completando 50 anos, contados da gravação de João Gilberto de “Chega de Saudade”. Alguém sabe a data certa?

Achei engraçado, porque não existe coisa mais preservada, nem resgatada que a bossa nova, tanto no Brasil quanto fora dele, onde virou música de elevador, aeroporto, sala de espera e salão de hotel.
Mais preservada impossível: Está numa espécie de formol virtual característico da cultura pop. Mas não se pode confundir bossa nova com bossa nova. Não escrevi errado, não. É isso mesmo, pra não dizer outra coisa.

Ou melhor, a arte e invenção de João Gilberto e Antônio Carlos Jobim, com todos os seus melhores e piores sucedâneos e diluições, com musak tropical, como loung music. O som de Tom e João não é só a mais poderosa influência em todos os grandes músicos brasileiros que vieram depois deles, como fez a cabeça de gênios como Miles Davis e Stevie Wonder e lhes garantiu lugar nobre entre os grandes criadores musicais desse século. Com a arte de Tom e João eternamente viva, diluída no tecido sangüineo do jazz, não há com que se preocupar.

Chegamos lá: a bossa nova é a maior e mais bem-sucedida, talvez única, aventura cultural brasileira na melhor música popular do Ocidente.

Agora, feitas no Brasil ou fora dele, imitações são sempre imitações, e estão fora de moda. A não ser em elevadores, aeroportos, lounges, etc.

Então, uma das coisas a evitar fora do Brasil é grupos brasileiros tocando bossa nova em barzinhos. É triste e melancólico, embora tente ser alegre e leve.

Uma coisa é a genial invenção, definitiva, perfeita, de João e Tom em “Samba de uma nota só”, outra é sua repetição mecânica, monótona e chatíssima. Uma das melhores coisas do mundo musical é a primeira, a outra é das piores. Uma espécie de Bolero de Ravel pop minimalista, um clássico da chatice.

Muitas vezes caí na cilada de um barzinho desses e senti o fantasma do Nelson Rodrigues ao meu lado me cochichando que não há nada mais velho do que a bossa nova. Claro: O samba é muito mais moderno!

João e Tom, ao contrário, são eternos, em permanente movimento.

Nair do Valle

Ela é minha meninaO Texto acima é da minha mãe e como prometi a ela, está sendo publicado junto com um outro, lá no Nós por Nós.
Pessoal, no dia 18 de Outubro minha mãe fez aniversário. E as suas memórias são carregadas de muita saudades de um tempo, que se era melhor, não sei. Era pelo menos era mais autêntico. Apareçam lá e prestigiem!

Bom fim de semana para todos!
Beijus

Valsinha



Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar
Olhou-a dum jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar
E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar
E nem deixou-a só num canto, para seu grande espanto convidou-a pra rodar…
Então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar
Com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar
Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar
E cheios de ternura e graça foram para a praça e começaram a s'abraçar
E aí dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou
E foi tanta felicidade que toda a cidade se iluminou
E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos
Como não se ouvia mais
Que o mundo compreendeu
E o dia amanheceu
Em paz.

Vinicius / Chico Buarque



Uma curiosidade desta genial canção é que, ao contrário do que era
costume, a letra foi escrita pelo Chico e a música feita pelo Vinicius.

Sabe porque gosto da Quinta-feira?
Amanhã é Sexta!
Beijus

*Coisa grave por aqui. tanto icoico! como ~º~ ...sindrome da Quinta-feira! Desculpe, mas só quem esteve aqui vai entender (rs*)

*Sobre a postagem de ontem, não se preocupem! Estou tomando precauções...quanto a vocês, anotem esse e-mail: crime.internet@dpf.gov.br - (E-mail da Polícia Federal para denúncias de crimes na Internet). Nunca se sabe, se terão que usar um dia...

"Um dia encontrei Felisdônio comendo papel nas ruas de Corumbá.

Me disse que as coisas que não existem são mais bonitas."
Ultimamente ando achando pela net algumas coisas esquisitas. Um Blog de poesia cujo único link é o "luz de luma" (Santo tecnorati) e cujo postante chama-se Luma, só que nada publicado. Nada que se possa ter pistas de onde partiu tal idéia - Página weblogger gêmea dessa aqui e um portal de notícias com o meu nome e pasmem, com o sobrenome...
Quem está querendo me fazer surpresas? Por favor manifeste(m)-se! Odeio surpresas e todo o movimento que isso envolve. Não estou gostando da brincadeira!
Por via das dúvidas, já existe uma empresa só para tomar conta dos assuntos do "Luz de Luma".
Jornal ExpressOs carimbos não poderiam faltar! Antiguinho porque a grana tá curta. Pensam que é barato montar uma empresa?

Estou cheia de trabalho, mas não vou reclamar da falta de tempo, como disse a Mariah: "Isso já caiu em um lugar comum, todo mundo anda sem tempo". E por conta tive que aumentar o número de pessoas que nessa empresa trabalham. Aumenta-se o número de empregados, aumenta-se a folha de pagamento, aumentam-se as taxas, aumentam-se os impostos. Enfim, nem bem comecei e estou a caminho de uma concordata!

Pensa que é fácil viver na boca do povo?!


Mandei cunhar moedas, não gosto de misturar meu dinheiro com o dos outros



Sim!! O meu bonequinho também está sendo copiado e não como link como sugerido ao lado. Tiraram na cara dura o caminho que se chega a esse blog. Gostou do bonequinho mas não gostou desse blog? Guarda ele na sua pasta de imagens!
Sou uma pessoa prevenida por natureza. Saí do Rio com medo dos sequestros e agora andam sequestrando meus filhotes?

Muita gente reclama: "Luma, porque não deixa e-mail disponível no blog.?" Cê tá louco! Já morro de preguiça de ler e-mail, imagina ter que administrar e-mail do blog! Imagina também os capetas que podem aparecer?! Yvonne que o diga: Uma tal de "tatiane matias correia" (se alguém conhecer, pode dedurar e também não escrevi o nome errado não! É com letras minúsculas mesmo!). Andou escrevendo besteiras num e-mail pra Yvonne. Com tempo a menina! Se fosse uma pessoa séria teria se apresentado decentemente. Mas a inveja mata!
A Yvonne está do lado esquerdo do meu peito e não gostei! Vamos respeitar a liberdade de ir e vir dentro da internet! Tudo é tão simples! Eu só comento post que eu gosto e fim de papo!

Já viu né! Se aproximar com segundas intenções, esteja ciente, está sendo filmado!!
camera
Um dia reencontrei Felisdônio comendo papel nas ruas de Corumbá.
Me disse que as coisas que existem são terríveis

E hoje, nem chega perto que não estou pra conversas!
Sem beijus,

Rosa Parks disse "não"

Marco na luta pelos direitos civis
Pode um lugar no ônibus assegurar o lugar de alguém na história?
No caso de Rosa Parks, sim.
Em 1º de Dezembro de 1955, em Montgomery, no estado americano do Alabama, essa mulher de 42 anos recusou-se a ceder seu lugar a um homem.

Hoje, em tempos politicamente corretos, Rosa seria chamada de afro-americana. Na época, era negra mesmo. O homem que ela deixou em pé era branco. Rosa Parks foi presa por desobedecer às leis que estabeleciam a distinção racial, mas a repercussão do caso deu origem a um boicote aos ônibus coordenado pelo reverendo Martin Luther King (1929-1968).

O protesto durou 381 dias e terminou com uma decisão histórica da Suprema Corte, declarando inconstitucionais todas as formas de segregação nos ônibus.

O detalhe é que naquele dia, voltando para casa depois de um dia inteiro de trabalho, Rosa se sentou na área do ônibus destinada aos negros. Mas uma lei local determinava que, se não houvesse assentos vagos entre os reservados aos brancos (na parte da frente do veículo), estes podiam ocupar o lugar de um negro. O movimento civil que Rosa Parks detonou foi um dos mais importantes da história da luta contra o racismo nos Estados Unidos.

Montgomery foi palco das manifestações mais dramáticas. Os 48 mil negros da cidade – cerca de 75% da população – aderiram em peso ao boicote. Nas igrejas, hinos religiosos foram convertidos em “canções de liberdade”.

As reivindicações eram relativamente modestas: eles queriam ser tratados com cortesia, sem a obrigação de ceder lugar aos brancos, e pediam a contratação de motoristas negro. As autoridades não os atenderam.

A reação nada teve de pacífica. Houve casos de constrangimento policial e bombas explodiram em casas de líderes negros. A batalha, no entanto, seria ganha e marcaria o nascimento de uma liderança negra fundamental. O pastor batista Martin Luther King, na época com 26 anos, faria história a partir dali, até ser derrotado pela violência que ele repudiava como instrumento de luta.

Essa é uma outra história e depois conto pra vocês...

* Hollywood fez um filme sobre a vida de Rosa Parks e a Sony BMG está produzindo um CD tributo. O álbum deverá ser lançado no aniversário de 50 anos da prisão de Rosa Parks (1º de Dezembro).

Viu como um pequeno gesto pode mudar a História?
Beijus,

O que acontece quando tenho que trabalhar no fim de semana...

Festival de tira-gosto...
(meio)

começo
fim...

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou um estudo sobre trabalho forçado no mundo.
Pelo menos 12.3 milhões de pessoas são vítimas desta prática e cerca de 10 milhões são exploradas na economia privada, estimando-se que 2.4 milhões sejam vítimas de tráfego humano.
O tráfego de seres humanos rende 32 biliões de dólares por ano, cerca de13 mil por pessoa.
Não se sente uma grande diferença entre sexos, mas sim nos grupos etários. As crianças e jovens com menos de 18 anos representam 40 a 50% das vítimas de trabalhos forçados.

A distribuição mundial faz-se da seguinte forma:
Ásia: 9.5 milhões
América Latina: 1.3 milhões
África sub-Sariana: 660 mil
Médio Oriente e Norte de África: 260 mil
Países Industrializados: 360 mil
Países em Vias de Desenvolvimento: 210 mil
Uma aliança global contra o trabalho forçado
Boa semana!
Beijus,

Gritem crianças!! Peçam que papai do céu atenda seus pedidos!!

(me disseram que Deus protege as crianças e os bêbados - é proibido beber hoje?)
Paz na terra aos homens de boa vontade !!!


Foto: Evandro Monteiro/menino enfrenta polícias em confronto no Centro de São Paulo
Prémio Digna Imagem


Em tempo:
a paz na terra aos homens de boa vontade termina impreterivelmente
quando sair a apuração do referendo.
E a coragem de um homem não se mede em palmos!
* vergonha de mostrar algumas coisas aqui
*Benvinda RomaDewey após dois anos de jejum.
Boa semana!
Beijus,

Divirtam-se no fim de semana!



No quadro acima, escolha um jogo (passe o mousse) e desestress-em-se!!! Pra zoar e "esquentar as canelas" é aqui!


A todos os interessados pela música que se fez nos anos 80, sugiro a leitura do interessante artigo dedicado à "década maldita", publicado há uns dias no site da Pitchfork. Recomenda-se. Principalmente aqueles que não viveram nesta época...


Pois é, já se ouve por aí, o tão esperado novo álbum dos FRANZ FERDINAND. Bendita internet... "You Could Have It So Much Better" tem estado em rotação máxima por aqui. É bom, muito bom! Não vai desiludir nem um pouco os fãs da banda.
Temas mais ouvidos: "The Fallen", "This Boy", "You're The Reason I'm Leaving", "I'm Your Villain" e "Outsiders".

Os FRANZ FERDINAND também editam um duplo DVD ao vivo no próximo dia 14 de Novembro.
O primeiro disco compila diversas atuações da banda escocesa gravadas à volta do mundo e inclui ainda o documentário "Tour De Franz'", entre outros extras. Por sua vez, o 2º disco inclui duas apresentações completas efetuados em 2004 na Brixton Academy e em San Francisco e, como extras, oferece ainda diversas entrevistas com os membros do grupo.
Eis o alinhamento do DVD:
DISCO 1
Franz Ferdinand Live: 'Michael' (London Brixton Academy), 'Tell Her Tonight' (New York Pianos), '40ft' (San Francisco The Regency Grand), 'Take Me Out' (T in the Park), 'Cheating on You' (Belgium Rock Wercheter), 'Love & Destroy' (Los Angeles The Avalon), 'Matinee' (T in the Park), 'Van Tango' (San Francisco The Regency Grand), 'Auf Asche' (London Brixton Academy), 'Come On Home' (Glasgow Barrowlands), 'Darts Of Pleasure' (San Francisco The Regency Grand), 'Shopping For Blood' (Belgium Rock Wercheter), 'Jacqueline' (Glasgow Barrowlands), 'This Fire' (Los Angeles The Avalon).
DISCO 2
Franz Ferdinand Live At Brixton Academy: 'Michael', 'Tell Her Tonight', '40ft', 'Your Diary', 'Take Me Out', 'Cheating On You', 'Matinee', 'I'm Your Villain', 'Van Tango', 'Auf Asche', 'Come On Home', 'Love & Destroy', 'Darts Of Pleasure', 'Shopping For Blood', 'This Boy', 'Jacqueline', 'This Fire'.
Franz Ferdinand Live At San Francisco: 'Cheating On You', 'Tell Her Tonight', '40ft', 'Van Tango', 'Auf Asche', 'Matinee', 'Jacqueline', 'Love & Destroy', 'Take Me Out', 'Michael', 'Darts Of Pleasure', 'Shopping For Blood', 'Come On Home', 'This Fire'.
Ainda não conhece? baixe algumas músicas do antigo álbum:

01 - Franz Ferdinand - Jacqueline
02 - Franz Ferdinand - Tell Her Tonight
03 - Franz Ferdinand - Take Me Out
04 - Franz Ferdinand - The Dark Of The Matinee
05 - Franz Ferdinand - Auf Achse
06 - Franz Ferdinand - Cheating On You
07 - Franz Ferdinand - This Fire
08 - Franz Ferdinand - Darts Of Pleasure
09 - Franz Ferdinand - Michael
10 - Franz Ferdinand - Come On Home11 - Franz Ferdinand - 40'

Nada é por acaso - Se possível, quem não conhece um, nem outro, prestem atenção e vejam se não estou doida.

BOWIE PARA PRINCIPIANTES? Pois, só pode ser... Caso contrário, qual a utilidade de mais uma compilação do Sr. Camaleão? Não existem já compilações suficientes de David Bowie no mercado? Os fãs do cantor (sim, falo de mim...) precisam de um disco destes na prateleira de casa? Dúvido...
Enfim, resta apenas dizer que o álbum triplo "The Platinum Collection" que sai no dia 7 de Novembro e traz os êxitos do costume, ou seja, apenas algumas das melhores canções alguma vez escritas. Está na lista!

Luma! Não gosto de nenhum desses aí!

Ah! Então pega um livro e vai ler! Sem leitura disponível?

What Should I Read Next é um site onde é possível encontrar várias sugestões de leitura com base no último livro lido (e tendo em conta as preferências de outros leitores). As sugestões são para que fique conhecendo mais alguns títulos interessantes. Eu fiz a minha pesquisa e os resultados foram os que se seguem:

Último livro lido
Illuminations - Walter Benjamin, Hannah Arendt, Harry Zohn

Sugestões
Tender Is the Night(Suave é a Noite) - F.Scott Fitzgerald
Eureka - Não diz o nome do autor. Alguém conhece?
Farewell to an Idea: Episodes from a History of Modernism - T.J. Clark
Madame Bovary: A Story of Provincial Life - Gustave Flaubert
Austerlitz - W.G. Sebald, Anthea Bell

Desta lista, já li os dois últimos títulos, mas será que agora descubro o livro da minha vida?

A Lúcia e a Márcia acharam por bem falar de coisas nojentas. Aqui uma nota que vi esta semana:

LONDRES (Reuters) - Mais de 100 gatos mortos foram encontrados em um apartamento vazio no nordeste da Inglaterra, disse o principal órgão de direitos dos animais da Grã-Bretanha na quarta-feira.
Muitos dos bichos estavam presos atrás de radiadores ou enfiados na geladeira em um flat na cidade de Leeds, cujos andares estavam repletos de fezes humanas e de gatos.
"É inacreditável, mas parece que alguém vivia no meio dessas carcaças", disse Lynsey Harris, inspetor da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade aos Animais.
"Nunca vi nada assim. O cheiro era absolutamente repugnante."
A eletricidade da casa estava cortada há algum tempo, o que fez com que até os corpos da geladeira ficassem em estado avançado de decomposição.
"Por conta disso, não sabemos se os gatos morreram ou se foram mortos", disse o grupo em um comunicado.
O grupo foi chamado por uma empresa contratada para limpar os flats no bloco. Os faxineiros retiraram cerca de 11 latas de lixo cheias com carcaças de animais.
(Por Tim Castle)
p.q.p.

Bom fim de semana!
Beijus,

Delicatessen

Tenho me decepcinado com algumas pessoas, em compensação me alegrado com outras. Teria eu encontrado tristemente o significado da palavra "Incognoscível"?


Crônica de Hilda Hilst para o Correio Popular de Campinas (1993)

«Você nunca conhece realmente as pessoas. O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos animais. Das criaturas. Vá lá. Gosto de voltar a este tema. Outro dia apareceu uma moça aqui. Esguia, graciosa, pedindo que eu autografasse meu livro de poesia, "tá quentinho, comprei agora". Conversamos uns quinze minutos, era a hora do almoço, parecia tão meiga, convidei-a para almoçar, agradeceu muito, disse-me que eu era sua "ídala", mas ia almoçar com alguém e não podia perder esse almoço. Alguém especial?, perguntei. Respondeu nítida: "pé-de-porco". Não entendi. Como? "Adoro pé-de-porco, pé-de-boi também". Ahn... interessante, respondi. E ela se foi apressada no seu Fusquinha. Não sei por que não perguntei se ela gostava também de cu de leão. Enfim, fiquei pasma. Surpresas logo de manhã.
Olga, uma querida amiga passando alguns dias aqui conosco, me diz: pois você sabe que me trouxeram uma noite um pé-perna de porco, todo recheado de inverossímeis, como uma delicadeza para o jantar? Parecia uma bota. Do demo, naturalmente. E lendo uma entrevista com W. H. Auden, um inglês muito sofisticado, o entrevistador pergunta-lhe: "O que aconteceu com seus gatos?" Resposta: "Tivemos que matá-los, pois nossa governanta faleceu". Auden também gostava de miolo, língua, dobradinha, chouriços e achava que "bife" era uma coisa para as classes mais baixas, "de um mau gosto terrível", ele enfatiza. E um outro cara que eu conheci, todo tímido, parecia sempre um urso triste, também gostava de poesia... Uma tarde veio se despedir, ia morar em Minas... Perguntei: "E todos aqueles gatos de que você gostava tanto?" Resposta: "Tive de matá-los". "Mas por quê?!" Resposta: "Porque gatos gostam da casa e a dona que comprou minha casa não queria os gatos". "Você não podia soltá-los em algum lugar, tentar dar alguns?" Olhou-me aparvalhado: "Mas onde? Pra quem?" "E como você os matou?" "A pauladas", respondeu tranqüilo, como se tivesse dado uma morte feliz a todos eles. E por aí a gente pode ir, ao infinito. Aqueles alemães não ouviam Bach, Wagner, Beethoven, não liam Goethe, Rilke, Hölderlin(?????) à noite, e de dia não trabalhavam em Auschwitz? A gente nunca sabe nada sobre o outro. E aquele lá de cima, o Incognoscível, em que centésima carreira de pó cintilante sua bela narina se encontrava quando teve a idéia de criar criaturas e juntá-las? Oscar, traga os meus sais.»
...
...
...
Boa pergunta. Levante o braço quem souber responder ...

Beleza demais ofende! E a de menos?

jude law

Como ninguém é de ferro, rolou na telinha: "Alfie e as mulheres". O diretor Charles Shyer oferece uma nova perspectiva sobre "Alfie", uma obra dos anos 60 dirigida por Lewis Gilbert e protagonizada por Michael Caine.

Quatro décadas depois, o personagem ganha nova vida, desta vez na pele de um dos "meninos-bonitos" de Hollywood, Jude Law. Embora o ator tenha já interpretado papéis relevantes em títulos como "O Talentoso Mr. Ripley", de Anthony Minghella, ou "A.I. - Inteligência Artificial", de Steven Spielberg, nunca tinha apresentado um one-man show como acontece em "Alfie e as Mulheres" (Alfie).

Alfie é o típico playboy egocêntrico, individualista e presunçoso, vivendo despreocupadamente e evitando compromissos. Pulando de cama em cama, rodeado de figuras femininas, aposta em relacionamentos efêmeros e descartáveis, mantendo a distância emocional e optando pelo cinismo e frivolidade. Jovem, bem-parecido e irreverente, desdobra-se em múltiplas formas de envolvência com o universo feminino, recusando a criação de laços sólidos com as mulheres que vai conhecendo.

Com um personagem assim, "Alfie e as Mulheres" poderia ser mais uma comédia romântica vincada por lugares-comuns e uma densidade emocional nula, aspecto reforçado pelo percurso cinematográfico de Charles Shyer (convenhamos que "O Pai da Noiva" ou "O Caso do Colar" não são propriamente obras que contribuam muito para a credibilidade de um diretor). Contudo, o filme contorna, em parte, alguns dos percursos mais óbvios e previsíveis, proporcionando uma curiosa fusão de comédia e drama. Se a primeira parte da obra decorre em domínios não muito distantes de um episódio de "Sex and the City", focando a superficialidade de certos ambiente nova-iorquinos, as peripécias acabam por enveredar por áreas de considerável tensão dramática, gerando um interessante olhar sobre a (des)ilusão e a (i)maturidade.

Shyer consegue criar uma vertente estética apelativa, fluída e cativante, com assinalável eficácia tanto nas enérgicas atmosferas festivas como nos episódios melancólicos e secos de caráter introspectivo. Esta vibrante energia visual, aliada à adequada banda-sonora de Mick Jagger e Dave Stuart, contribuem para dotar "Alfie e as Mulheres" de um saboroso caráter lúdico.

Jude Law também é bem sucedido na sua interpretação, mesclando arrogância com uma fragilidade que se descortina progressivamente. Tal como no filme original, o protagonista mantém um diálogo com o espectador, falando diretamente para a câmara e conseguindo criar alguma empatia (se nos anos 60 esta técnica era original, hoje já é algo relativamente comum, como pode ser constatado em películas como "Alta Fidelidade", de Stephen Frears").

A lista de atrizes é igualmente digna de destaque e inclui, entre outros, nomes de senhoras ilustres como a sempre competente Marisa Tomei ou a veterana Susan Sarandon.

Mesmo com alguns cliches típicos de um cinema assumidamente comercial - a misoginia ainda está presente e a película não consegue evitar a queda para um final moralista - Charles Shyer oferece uma obra convincente que se desdobra entre territórios característicos do filme new yorker e os tons crus e lacônicos do realismo britânico.

Um envolvente retrato do hedonismo e da solidão, sobretudo do universo masculino, "Alfie e as Mulheres" exibe alguns pontos de contato com o cariz agridoce de títulos como "Era uma Vez um Rapaz", de Chris e Paul Weitz, ou "Roger Dodger", de Dylan Kidd, que também se centravam em protagonistas masculinos egocêntricos e imaturos.

Bom para os meninos pensarem em algumas atitudes...Uma boa alternativa aos tradicionais chick flicks. E como faz bem aos olhos, faz bem ao coração!

Até aí tudo bem - ver Jude Law sem roupa não ofende, muito pelo contrário. A nudez também pode ser uma forma de protesto. Veja a notícia abaixo:

15/10/05 20:06 ( Fonte: Reuters)
Ganhador do Oscar Roberto Benigni faz strip-tease em TV italiana

ROME (Reuters) - O vencedor do Oscar Roberto Benigni surpreendeu os telespectadores italianos neste sábado com um inesperado strip-tease ao falar num telejornal sobre o lançamento do seu novo filme "La Tigre e la Neve", sobre a guerra do Iraque.
Benigni, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998 com "A Vida é Bela", deixou o apresentador do telejornal noturno mais assistido da Itália com a boca aberta quando começou a abrir a camisa durante a entrevista.(...)
(Por Rachel Sanderson)

E depois de tudo isso, ainda posso com isso?

Depois dizem que mulher é complicada e descomplicada quando tira a roupa, ou é o contrário?

Alguém se arrisca a saber o que os meninos fazem ali? Será que estavam vendo uma pelada?

Mamy! Por favor não olhe isso!
Beijus,

Portugal é aqui!

Foto: fmborges
Que noite meu Deus, que noite!

Por aqui estamos festejando Portugal, reforçando laços históricos e afetivos desde o dia 11, em um festival gastrônomico, degustação de vinhos, regata do descobrimento, tardes literárias, exposição de artes plásticas, mostra de cinema, apresentação de peças teatrais e shows típicos.
Considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil e um dos berços da colonização portuguesa, Cabo Frio se transformou em um pedacinho de Portugal no Brasil. Um pedação, como tem portugas por aqui!
Os cozinheiros selecionados participaram da Clínica Tecnológica ‘Comida Portuguesa’, orientados pelas chefs Mônica Carvalho e Irene Martins. E por conta de tanto empenho, tive que aumentar as pedaladas pela manhã.
Senti saudades da amiga Raquel e seu Arroz de Polvo, o melhor que comi até hoje. Tá lá agora em Portugal e o maridón descansando das Autarquicas. Lê o bloguinho e dá beijus em todos.
Tá pensando o quê? O "luzdeluma" Também é pombo correio!
Alguns fizeram questão de mostrar que nem só de bacalhau vive a culinária de Portugal e além do Arroz de polvo, teve arroz de pato, file à portuguesa, batatas recheadas com lula e camarão, além de sobremesas especiais.
Tantas comidinhas que vocês irão me matar se resolver falar de todas.
A Tarde Literária foi um dos trunfos do evento. Escritores e poetas portugueses, brasileiros e africanos presentes em mesas redondas. Saraus literários representados por escritores brasileiros: Luiz Ruffato, Rafael Cardoso, Antonio Torres, Ivo Barroso, Alexei Bueno, Antonio Carlos Secchin, Alberto Costa e Silva e Luis Alfredo Garcia-Rosa. De Portugal, vieram os escritores Felipa Mello, Helder Macedo, Inês Pedrosa, Paulo Nogueira, Francisco Viegas, Ana Maria Magalhães, Manuel Rui, Mario de Carvalho, Alberto Pimenta e Isabel Alçada.
Querem saber tudo da festa portuguesa em Cabo Frio, cliquem aqui.
Na Casa Scliar - homenagem ao artista plástico Carlos Scliar que rodou o mundo antes de se instalar em Cabo Frio - expostas gravuras da pintora portuguesa Vieira da Silva. E estar ali e cruzar com Serguei parece ser surreal. Alguém conheceu, ouviu falar? e saibam que ele está vivo!
Mas o melhor de tudo, é que, além de ser uma cidade rica em cultura, Cabo Frio oferece uma beleza natural de encher os olhos.



Alguém já viu o rabo de uma baleia jubarte, aqui tem!

Pois é, e pensar que quando conheci essa cidade não pensei em morar aqui. Pensava que aqui só existia verão. Me adaptei e quando estou aqui penso na terrinha, quando estou na terrinha, penso aqui.
Vocês já pararam para pensar como tudo acontece, como as coisas se encaixam na vida?
E ainda nem sei se fiz boas escolhas, não sei o que virá. Não tenho certeza de nada. Somos viajantes em uma estrada torta.
Ou você acha que já está tudo certo?
Boa semana!
Beijus

Onde você estava no dia 14 de Outubro de 1982?

Fiz todos os exercícios possíveis na memória, e exatamente no dia não sei onde estava, você sabe onde estava? mas o extraterrestre mais famoso do mundo foi lançado em 1982. Outros filmes também faziam sucesso: Conan, o Bárbaro - Gandhi - A Escolha de Sofia - Tootsie - Poltergeist, O Fenômeno - Rambo 1, Programado Para Matar - Blade Runner, O Caçador de Andróides.
As músicas que tocavam: Asa Morena - Zizi Possi,Fera Ferida - Roberto Carlos, Fuscão Preto - Os Gladiadores, Tropicana (Morena Tropicana) - Alceu Valença, O Que É o Que É?? - Gonzaguinha, Você Não Soube Me Amar - Blitz, Endless Love - Lionel Richie e Ribbon in The Sky - Stevie Wonder

Pela primeira vez, desde o Golpe Militar de 1964, os brasileiros iriam eleger por voto direto os governadores dos estados, vivendo um clima de abertura política. A propaganda política na tevê ainda era cerceada pela Lei Falcão, que impedia os candidatos de falarem livremente, permitindo apenas a exibição de suas fotos e currículos. O estado de São Paulo, no entanto, pode assistir pela televisão um debate entre os principais candidatos. O senador Franco Montoro, do PMDB, o principal partido da oposição, e o prefeito Reynaldo de Barros, do PDS. O resultado desta eleição apontou a tendência de mudança política no Brasil. Foram eleitos 12 governadores da situação e dez da oposição.

A derrota do Brasil na Copa da Espanha, em 1982, foi uma das mais tristes na história da participação do País no mundial. Foi a derrota do futebol arte pela força. A seleção brasileira, dirigida por Telê Santana, contava com craques incontestáveis como Zico, Sócrates e Falcão. O Brasil estreou com vitórias, vencendo a União Soviética por 2 a 1 , a Escócia por 4 a 1 e a Nova Zelândia por 4 a 0. Mas deu adeus ao título no primeiro jogo da segunda fase, quando perdeu para a Itália por 3 a 2. Precisando apenas de um empate para se classificar, o Brasil ficou atrás no placar durante quase toda a partida. Falcão conseguiu o empate aos 23 minutos do segundo tempo. Mas Paolo Rossi fez o terceiro gol na partida aos 29 minutos e se tornou o algoz da nação. Os italianos venceram a competição se tornando tricampeões.

No dia 14 de Outubro de 1982, Yvonne disse: SIM!

Nós na rede

"...blogueiros brasileiros, querendo não apenas discutir entre si alguns problemas e temas relevantes do mundo atual sob a lógica do bom senso..."

Tema atual em discussão
Proibição da venda de armas e munição no Brasil

Você conhece o suspeito?

Um turista rolou pelas escadas do Cristo Redentor e quebrou o fêmur em um ponto delicado. Como era idoso e tinha os ossos sem resistência, a solução para que voltasse a andar normalmente foram os pinos de metal. Meses depois, enfraquecido das pernas e das finanças, tentou voltar para casa.
No aeroporto do Galeão, quando passou pelo detector de metais, todos os alarmes soaram com estridência.
Apareceram cães para farejar o italiano. Agentes o revistaram e, nada encontrando, ordenou que tirasse a roupa. Numa sala interna, nu e humilhado, o italiano continuou disparando todos os alarmes. Bem que ele tentava explicar mas ninguém entendia. Voltaram a mexer no sujeiro, revirando-o em todos os poros e orifícios. Nada. Iam levando o velho para o xadrez quando apareceu um policial que fizera um curso em Bolonha e entendeu o problema.
Do episódio, devia-se concluir que a vigilância dos aeroportos pode não ser eficaz mas é severa. Ledo e Ivo engano! Ficamos sabendo que apenas quatro deles possuem equipamento (já superado, por sinal) para impedir que armas e explosivos entrem a bordo com os passageiros.
Pior para mim. Quando viajo fico com medo dos motores, das asas, das nuvens que provocam turbulência. Terei agora de tomar conta dos companheiros de vôo. Até que a viagem termine, todos serão suspeitos.
leitura

Vivemos para aprender a enxergar o mundo pelas várias óticas que a natureza humana nos mostra – cada um enxerga o mundo a seu modo. Sábio provérbio oriental diz: "Todo fato tem três versões: a sua, a minha e a verdadeira".

- Luma, a historinha que contou acima me leva a querer votar sim, eu não quero viver tendo medo das armas!
- Eu também não gosto de armas, mas quero exercer um direito meu, adquirido. Quero continuar a viver com liberdade sem ter que virar refém dos bandidos. E o Brasil não cuida de suas fronteiras e aeroportos, é um entra e sai de tanta coisa!

Quais são os males do mundo? desigualdade social, impunidade e incompetência dos governos em administrarem as suas obrigações. Ninguém nasce violento ou bandido.

Se o governo está tão preocupado, porque lavou as mãos? Onde está o poder público? A bomba ficou para o povo, frentes parlamentares multipartidárias que não chegam a um concenso e às ONGs.

Vocês vão falar:
- É perigoso ter arma em casa, crianças pensam que é brinquedo, adultos ficam valentes e ela nunca está por perto quando precisamos... O bandido atira mais rápido! Blablablablabla...

Sei tudo isso e entendo o perigo e entendo também a responsabilidade em portar uma arma. Mas ela não é vendida para qualquer um: É importante saber que o porte de armas/andar armado está proibido desde a aprovação do estatuto do desarmamento, em 2003 e a posse de arma já está regulamentada. Não é simples comprar LEGALMENTE uma arma. É preciso apresentar mais de 5 certidões, exame psicotécnico etc.

O bandido não compra armas legalmente. Onde eles conseguem munição? Vimos na TV armas da polícia com bandidos - Falta estruturar a nossa polícia. Quando precisamos dela, onde ela está?

Vamos adiante na questão: quem irá fabricar e distribuir as armas para nosso exército e polícia, já que tal atividade será proibida no país?
Respondo: empresas estrangeiras, que certamente participarão de grandes licitações, distribuindo grande parte de seus lucros aos nossos honestos representantes políticos. Não seria delas também a enxurrada de recursos que vem sendo gasto pela ONG Viva Rio para a campanha do desarmamento?

O Brasil, a grosso modo, é uma Ditadura Democrata: o povo só decide o que é induzido a decidir. Porque será que os deputados não perguntam para o povo, se o povo quer que o salários dos deputados sejam reduzidos? Ou pela pena de morte para crimes hediondos, ou pela redução da idade penal, ou redução absoluta dos impostos, ou pela manutenção de apenas um imposto, ou pelo controle da natalidade, ou pela punição dos corruptos com recuperação imediata dos valores roubados, ou por outras questões complexas, mas que na realidade não interessa a eles.

Vamos pedir um basta para essa deslavada hipocrisia, de colocar sempre a culpa no povo. Eu sou uma hipócrita, sempre culpo o povo de não saber escolher seus políticos. E agora, corremos o risco de levarmos novamente a culpa. O Governo armou esse referendo para se livrar das responsabilidades, essa é a realidade. Ele tem que dar segurança ao cidadão de bem e colocar os bandidos na cadeia. Estamos trancados em nossas casas e os bandidos farreando pelas ruas.

O "sim" parece um santo milagroso, em contrapartida, o "não" é a certeza que a única saida é nos defendermos sozinhos. E no momento, é a única certeza que tenho. O Estado está nos devendo muitas coisas e não quero ficar sem mais esse direito, direito de me defender.

O nosso direito de defesa está sendo cassado, possuir ou não uma arma é uma decisão pessoal. Porque uma pessoa de bem resolve ter uma arma? Porque se sente desprotegida e aí entra a verdadeira questão que deveria estar sendo debatida.

Estão vendendo a idéia que o referendo é sobre o desarmamento e não sobre a proibição de venda legal de armas, o que não é verdade. A proibição de venda legal de armas não vai desarmar os bandidos. Nem acabar com a violência ou falta de segurança. Sabemos que na mão de quem quer violar os direitos do cidadão, qualquer objeto vira arma.

Por isso, meu voto é não!

Para saberem de todas as opiniões dos participantes dessa blogagem coletiva, acessem o Nós na Rede.

Oi !

Esses dias levei um puxão de orelhas por ficar distante do bloguinho, disseram que deveria vir aqui, pelo menos pra dizer oi. Quem disse, sabe quem.
Hoje acordei tarde, o dia está morno, no mormaço e me dei folga.
Ontem foi a final do "cante uma História", um projeto para levar conhecimento às crianças/adolescentes entre 8 e 18 anos. Um evento que une música e interpretação da História, brasileira e mundial. Fiquei muito satisfeita com o projeto, em algumas horas emocionada, quase fui às lágrimas; a maioria das músicas eram carregadas de protesto e mensagens de paz.
Ontem encostei a cabeça no travesseiro sentindo um vazio, o silêncio incomodou, senti falta de toda aquela "paulera" e agitação. Mas com o Coração cheio de esperanças.


Daí agora a pouco, vejo no rodapé na TV durante o telejornal: “mulheres inteligentes com dificuldade em casar-se.”
Conclusão:
As casadas são completamente estúpidas?
A conveniência gera a conivência?
Os adultos estragam o mundo!
Beijus,


* Amanhã post.com da Micha, não se esqueçam e participem!

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor