Welsh Rarebit de Ray Mailland e Little Nemo de Winsor McCay

Conta a história que Ray Milland em determinadas ocasiões, motivado pelas memórias das suaves manhãs de sua infância, levava, ao estúdio, um lanche de casa:

- Uma pasta de manteiga e mais queijos típicos, o cheddar, o gloucester e o cheshire, bem raladinhos, que temperava com mostarda, pimenta vermelha e uma colherada de cerveja preta, bem densa e bem pesada. Paralelamente em forno brando, levemente tostava fatias de pão de forma, sem as cascas. Passava as pastas nas fatias e as devolvia ao forno, até que os queijos se gratinassem.


Essa iguaria chamada Welsh Rarebit - veja a receita que postei - dizem as enciclopédias, data dos entornos de 1700. Rarebit ou Rabbit, como também é chamado, é queijo derretido com cerveja servido sobre torradas. Pode ser comido tanto como lanche ou como entrada em jantares.

Inspirou Dreams of a Rarebit Fiend, no Brasil conhecido como "Sonhos de um comilão"; eram quadrinhos para adultos com histórias que giravam em torno de pessoas que antes de dormir comiam Welsh rarebit e por isso tinham muitos pesadelos. Uma versão infantil para o público infantil desta série deu fama e fortuna para Winsor McCay: Little Nemo in Slumberland.

Os criadores de quadrinhos sempre citam o personagem pela sua influência, pela qualidade do material, além do fato de ser uma dos precursores dos quadrinhos, revolucionou as comic strips e ainda hoje é uma excelência em traço.

Do latim, Nemo quer dizer: Ninguém. Era um garoto que viajava pelo mundo fantástico dos sonhos e que invariavelmente acordava de um agito. A terra do sonho era Nova York e seus primeiros arranha-céus que ainda hoje estão lá. Nemo sobrevoava todos eles e ao final sempre acordava no chão, ao lado de sua cama. É o tipo de quadrinho para ser lido junto com os pais. Eu acho. Quem não conhece saberá como é e porque existem tantos apaixonados por Nemo.

A última republicação da série foi patrocinada pelo colecionador Peter Maresca em 2005, pela editora Sunday Press. Este colecionador bancou todo o trabalho impresso, ainda acompanhando passo a passo para garantir que as cores ficassem iguais as originais dos jornais da época.

Existe um blogue muito bacana dedicado exclusivamente ao trabalho de McCay que vale a pena conferir! Lá você encontrará outros quadrinhos que foram 'baseados' em Little Nemo e apresentados no 32º Festival BD d'Angoulême de 2005, quando Little Nemo completou 100 anos. Oito autores recriaram livremente e ao vivo a história do personagem que consolidou os quadrinhos como obra de arte e que faz muito sucesso pelo mundo. E não é que vi Bob Esponja travestido de Little Nemo?

Little Nemo foi o primeiro personagem de quadrinhos adaptado como animação para o cinema realizada pelo próprio Winsor McCay [veja]. Isto lá atrás, mais recentemente estúdios, gráficos, desenhistas e estudiosos de traços se interessaram pela obra.

“Little Nemo” era projeto comum americano/japonês, Hayao Miyazaki e Isao Takahata e ficaram envolvidos no estágio da pré-produção durante 1982 e 1983.

Abaixo Little Nemo - 1984 Pilot direção de Yoshifumi Kondo - Se impressionem, afinal, são grandinhos, tudo não passa de sonho, heim? Eu amo tudo isso!!



Entretanto, devido às diferenças criativas (vaidades) com os produtores americanos, ambos pararam o projeto. Finalmente foi feita nova edição do filme com outros membros da equipe no Studio Ghibli, diferente e liberado em 1989.


Há um boato que duas películas do piloto japonês foram realizadas por Miyazaki e por Takahata e que foram finalizadas por Yoshifumi Kondou e Osamu Dezaki, aparentemente liberada em DVD em 2005.

Você pode assistir todos os episódios da série "Little Nemo" pelo You Tube.

Quem é pai/mãe, vai de filho. Quem não é pai/mãe, vai sem filho. Vale a pena de qualquer modo.

Divirtam-se!!

O Google hoje presta homenagem ao 107º aniversário de Little Nemo in Slumberland com arte especial na forma de quadrinhos - você clica sobre a tira e é levado para outra etapa da história - muito bacana!

Vem aí a 5ª Edição do BookCrossing Blogueiro!
Entre os dias 08 a 16 de Novembro de 2012.
Visite a página do "BookCrossing Blogueiro" no Facebook.
Pegue seu banner

51 comentários :

  1. Adorei a conexão ;) Texto delicioso, há muito tempo atrás li sobre Little Nemo em uma enciclopédia de quadrinhos - qual era o nome mesmo? não consigo me lembrar - e fiquei encantado pelo personagem. Bem que esta edição de 2005 podia chegar por aqui, certamente tentaria comprar (nunca se sabe o preço dos quadrinhos).

    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luciano! Aqui no Brasil o Little Nemo foi pouco divulgado, como tudo naquela época. Como não havia internet, era necessário viajar para saber das coisas. Atualmente as coisas chegam em nossas mãos e só não sabe quem não quer. Não foi no Brasil que conheci Little Nemo, mas você pode ver uma cópia de “A Sombra das Torres Ausentes” trazida ao Brasil pela Cia. das Letras e só :( Beijus,

      Excluir
  2. Oi, Luma,

    Eu tenho duas filhas que amam Litle Nemo e outros/desenhos e quadrinhos pouco conhecidos, especialmente japoneses, rsrs.
    Este post ficou muito bacana, gostei de saber mais sobre este personagem/história.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente no Brasil não existem muitas páginas para te indicar e a maioria disponível na internet é em inglês. Para tanto basta colocar no google. Mas se quiser mais informações repassadas por mim, deixe seu email que ficarei feliz em enviar outro texto que escrevi para a minha coluna em um jornal local. Beijus,

      Excluir
  3. Olá Luma querida!
    Hoje à noite irei voltar aqui e clicar em todos os links...
    A imagem do lanche acima me trouxe até aqui!!! deve ser uma delícia.
    Beijos e mais beijos...
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma delícia mesmo, Astrid! Mas por ser bastante calórico, bom comer no início do dia, quando terá mais tempo para gastar as calorias. Não coma antes de dormir, pois viu o que acontece com o Little Nemo, ele sonha demais... rs. Beijus,

      Excluir
  4. Luma, OBRIGADA por trazer estas informações.

    Hoje, ao ligar o computador, dei de cara o o doodle homenageando McCay. Nem imagina quantas vezes brinquei de clicar e o menino ir pulando de cena! Então fui lendo mais e mais a respeito deste incrível cartunista, vi outros trabalhos dele!

    Luma tambem é cultura! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bacana esse doodle, o primeiro "cinematográfico". Eu tentei copiar mas foi impossível. Uma arte que se perde pelos vãos da websfera!! :) Obrigada, Sissym!! Beijus,

      Excluir
  5. Em tempo, fiquei curiosa com a receita, vou fazer em casa. Deve ser muito gostoso.

    E.... cliquei em todos os links que vc deixou aqui. Haja curiosidade dentro de mim! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Sissym! Por ser curiosa, você sai ganhando (aprendendo). Hoje mesmo li algumas dicas para melhorar a saúde do coração e uma delas é ler. Sim, ler!! Vamos ler, então!! + Beijus,

      Excluir
  6. Passei para agradecer a sua visita e desejar uma ótima semana. Não conheci Litle Nemo, mas através desse seu post pude tomar conhecimento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer, Élys!! Você é sempre muito bem-vindo aqui no "Luz de Luma"! Que bom que apreciou o Little Nemo!! Beijus,

      Excluir
  7. Oi Luma!
    Matou um pouco de minha curiosidade, pois já estava a brincar com o doodle da homenagem. Amei saber sobre o Little Nemo e brincar com ele.rsss
    Beijinhos e uam linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há quem esteja achando ruim com esse doodle, afinal, por ser dia das crianças no Brasil queriam uma homenagem. Pois penso que a melhor homenagem ainda é mostrar novidades para as crianças. O Little Nemo é novidade, pois aqui no Brasil não temos uma editora que se prontificou a publicar algo decente. Mas o youtube está aí e as crianças adoram acompanhar as histórias mesmo que não sejam em português. O Vídeo que postei, não tem diálogo e aqui em casa, a curiosidade foi enorme!! Boa semana para você também!! Beijus,

      Excluir
  8. Cara! Te amo, adorei as informações deste post. Descobri Little Nemo há pouco, e desde então vivo procurando coisas sobre ele. Tenho várias scans e tal, inclusive da versão do Moebius...A introdução por exemplo eu nem sabia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, me encantei com o traço de Winsor McCay assim que vi alguns desenhos antigos. Além de Moebius, ele influenciou William Joyce, Chris Ware, André LeBlanc, Maurice Sendak e Bill Watterson. Além do próprio Walt Disney (filmes) :) Não é pouco!! 

      Excluir
  9. Que interessantes informações, e que tentação esses pãezinhos com queijo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Essa iguaria deve ser fantástica. Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Se provar, corre o risco de querer comer todo dia!! :) Beijus,

      Excluir
  11. Gostei das informações... Os pãezinhos me deram agua na boca também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nati!! Depois pede pra tia fazer os pãezinhos para você :)
      Espero que tenha feito boa viagem!!
      Beijus,

      Excluir
  12. Eu curto uma animação bem construída.Já me apaixonei pelo Nemo apesar de ter sido apresentada agora através de teu post.Descobertas assim,trazem satisfação.Valeu, Luma.
    E que tentação essa torradas.pena que são engordaites.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me apaixonei a primeira vez que tive em minhas mãos um livro do Little Nemo.
      Engordativas, mas podem ser apreciadas mesmo assim. Só não pode querer comer todo dia :)
      Beijus,

      Excluir
  13. Olá minha querida, vim agradecer a sua linda visita , o seu carinho no dia de hoje foi muito importante. Obrigada pelas felicitações, com certeza o dia ficou mais alegre e pleno .
    Em agradecimento sincero quero deixar um pensamento de um autor desconhecido que diz: Quero dizer que...
    É maravilhoso perceber que cada
    Amigo que cruza o nosso caminho
    é luz...É um prazer redobrado

    É a soma do amor ao quadrado.
    É a felicidade tê-lo ao nosso lado
    Amigos! Como é bom tê-los!
    Principalmente quando um deles
    É Você! Abraços da amiga de sempre Lourdes Duarte.
    Uma linda noite. Convido você a seguir o meu blog, ficarei feliz e agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lourdes!!
      As homenagens são justas e não necessita de agradecimento!
      Temos que reconhecer os valores alheios, principalmente quando vai de encontro a uma carência social.
      Boa semana!! Beijus,

      Excluir
  14. oi Luma, estou meio preocupada e simplesmente não conseguir ler o texto, acontece que vir aqui pra falar com vc sobre outra coisa: o Twitter, ou mais exatamente: "over capacity".

    Quando aconteceu comigo juro que a primeira pessoa de quem lembrei foi vc! Aquela baleia que agora conheço bem, e odeio, simplesmente apareceu, bom, no momento minha conta já está normal, mas nada me tira da cabeça que vai acontecer de novo :/
    Espero que esteja errada.

    Como prometi a vc, fui me informar sobra a baleia, aparentemente é um problema interno e não tem nada a ver com os usuarios, da mesma forma que os usuarios também não podem fazer nada a não ser esperar que volte ao normal. Mas também não é caso de perder a conta pra sempre =)

    bom era isso, vim trocar ideias com quem eu sei que vai me entender, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veio falar com a pessoa certa! Me estressei demais com essa história e criei um outro perfil no twitter para comparar. Constatei que somente o mais antigo estava com problemas e o mais novo se comportava de modo normal. Fiz um vídeo mostrando tudo na tela do computador e enviei para o twitter. Resolveram o meu problema depois de muitos testes e o vídeo ficou para eles enfim saberem o que os twittteiros diziam e eles não compreendiam. Também espero nunca mais passar por essa encrenca toda!! Bom restinho de semana!! Beijus,

      Excluir
  15. Fiquei aqui com água na boca. Já estou indo conferir a receita e me atrever a fazer.rs.
    Desenho despretensioso e encantador.
    Amei estar aqui!
    Bons fluidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar!!
      Teresinha, se você assistir um vídeo, vai querer assistir todos!! :) Bons fluídos para você também!! Beijus,

      Excluir
  16. Luma
    onde é que eu estava que não me recordo desse personagem tão lindo?
    Conhecia as histórias de Tin tin, e Nemo pra mim era o peixe!!!
    obrigada por me inteirar sobre ele. adorei o vídeo e também a receita do início do post. Delícia mesmo!

    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não chegou a conhecer mesmo! Pelo menos se não passou um tempo fora, pois aqui no Brasil, não foi divulgado! Mas em tempos de internet as informações estreitaram caminho! Beijus,

      Excluir
  17. O que me chamou mesmo a atenção foi a iguaria, pela imagem é bem convidativa e eu gostaria de provar, ainda bem que não é complico, porque me enrolo toda com receitas difíceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem complicação e por ser muito simples, é um perigo! Queremos comer todos os dias :) Como tudo que é gostoso, também é rica em calorias.

      Excluir
  18. Language is not required for this plate !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huáng Qīnghuá,
      I'm sorry I can't read the post. But today I put a translator for the Chinese. Test! Thank you for stopping by!

      Excluir
  19. Passando para desejar uma boa semana, e convidar você a participar de uma promoção que esta rolando no blog.
    Beijo, Ângela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Angela!! Depois vou lá! Beijus,

      Excluir
  20. Anônimo12:16

    Oi Luma

    Quanta informação nova para mim! Não conhecia Little Nemo e pensava que o primeiro desenho animado tinha sico com um dos personagens Disney. Bacana saber!

    Obrigada pelo seu carinho enquanto estive ausente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós pensávamos... Disney, chegou aqui primeiro, pelo menos!! Você é merecedora de todo carinho!! Beijus,

      Excluir
  21. Olá Luma,

    É uma iguaria, nem nega...mas comê-la antes de dormir dá uma indigestão daquelas (daí os pesadelos, já que o corpo não está relaxado, a mente não entra num sono profundo).

    Vi a homenagem da Google, muito interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe verdade, Max!! Não dá para comer antes de dormir! Viu o que aconteceu com o Little Nemo? Beijus,

      Excluir
  22. Que post sensacional! Eu quero conhecer o Little Nemo! E essas tostadas... huuuummmm... Querida, acabo de atualizar o Avaliando a Vida, um post enorme mas contando tudinho dessa etapa final das férias! Ah... eu moro em Araruama! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmmmmmmm a essa hora da noite, até me bateu fome também!! Mas não podemos comer essas tostadas antes de dormir!! :)
      Tetê, eu vou lá!! Só me espere um cadinho porque a costura por aqui está apertada!! :) Beijus,

      Excluir
  23. Minha querida

    Que aspecto delicioso essas tostas, vou ver a receita...fiquei com água na boca.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do pão que você usa. Nessa imagem, usei o pão de baguete. Já no post da receita, fiz o tradicional que é com pão mais escuro. Ah, faz com o pão que tiver em casa e adianto que com pão dormido fica mais gostoso. Até mesmo pão francês, mas daí você corta no comprimento e usa em metades. Boa sorte!! Beijus,

      Excluir
  24. Me dejas con la curiosidad de "Little Nemo".
    Saludos
    David de observandocine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como aficionado de buena película, te va a encantar!
      Saludos!

      Excluir
  25. Você, no começo do post me fez lembrar de um lanche preparado pelo mio babo com muito queijo e fatias de pão molhadas na cerveja. Levava alguns minutos para ficarem prontas e eram feitas na frigideira. Era o seu jeito de fazer o famoso lanche frances Croque-Monsieur... rs
    Agora, confesso a você que nunca tinha ouvido falar do tal "little nemo". Uma novidade, mas vou deixar aqui nos favoritos para um outro momento porque agora estou as voltas com Baudelaire e sabes o que isso significa, não é? rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você já me falou desse lanche feito por seu Babo. A diferença é que o Croque-Monsieur é muito parecido com o nosso misto-quente, pois vão dois pães e o recheio. O que diferencia do misto-quente é que tem uma cobertura de queijo tostado na frigideira, como se fosse para colar ou envolver os pães.
      Lu, vale a pena procurar por mais informações... bacio.

      Excluir
  26. A foto me disse "oláááá fome" em plena 17h de um dia levemente quente, heheh... quase um crime pra quem só vai comer depois da corridinha sagrada da semana :P... desconhecia completamente este Little Nemo, mas pela pegada da história sugerida nos dois vídeos, cabe muito bem no estilo de filmes que têm sido lançados nos últimos tempos, até mesmo para adolescentes se encaixaria...

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor