Keep Calm e pare de mimimi

Keep Calm e pare de mimimiEu amei todos os cartazes que Paulo Márcio Ésper e Gustavo Saraiva fizeram para destacar os fatos marcantes da Rio+20, inspirados no "Keep Calm". Em especial, este ao lado.

Para quem não sabe, o slogan "Keep calm and carry on” foi produzido pelo Ministério da Informação da Grã-Bretanha com intenção de acalmar a população no caso de fracasso na 2ª Guerra Mundial. Além da antiga mensagem, ele tem sido usado em vários canais para repassar mensagens fofinhas e em brincadeiras, com foi usado para destacar os melhores momentos da conferência da ONU.

Nas duas semanas de conferência, alguns fatos foram marcantes, como a mobilização dos índios, Mahmoud Ahmadinejad isolado, a campanha pró-Toninhas, o discurso da nossa presidenta, as filas provocadas pelas mega exposições, as discussões sobre a erradicação da pobreza e os protestos dos "sem-roupas", entre outros.

Debates, discussões, reclamações e muito blá-blá-blá influenciados principalmente pelo secretário-geral da ONU quando criticou o documento inicial. A situação mais engraçada, foi ver a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, discutindo com manifestantes durante um debate e a pessoa que transmitia a "conversação" por sinais, que tentava apressadamente repassar todo o imbróglio para o público.

Keep Calm e pare de mimimiKeep Calm e pare de mimimi

Quero ver toninha” - Toninha, uma espécie de golfinho não muito conhecido que corre risco de sobrevivência por causa da pesca com redes, além da poluição, ganhou uma campanha.

Muito engraçada foi a foto estampada na primeira página do jornal "O Globo" onde um índio corria atrás de seguranças do BNDES com arco e flecha (Veja imagem). Ridículo ver o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, levar bronca do vereador da cidade de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, Otoniel Ricardo Guarani, pela falta de atenção do governo na demarcação das terras indígenas.

Keep Calm e pare de mimimiKeep Calm e pare de mimimi

Mahmoud Ahmadinejad, ficou isolado. A presidente Dilma se negou a encontrá-lo para uma audiência oficial e o prefeito do Rio, arrumou uma desculpa para não inaugurar uma réplica das colunas de Persépolis, doada pelo iraniano.

Os três dias decretados como feriado, não impediu que a cidade apresentasse um trânsito caótico, principalmente por causa dos protestos nas avenidas do centro da cidade e na Zona Oeste, onde os chefes de Estados e líderes mundiais se encontraram.

Keep Calm e pare de mimimiKeep Calm e pare de mimimi

Na Marcha das Mulheres, as feministas deixaram os seios a mostra e na Marcha Global da Cúpula dos Povos, os integrantes do "Movimento Ocupa Rio" ficaram pelados. A brincadeira entre os gringos era saber apontar e falar rapidamente: Peludos, peladas, peludas, pelados...

A programação cultural paralela à Rio+20 tinham filas enormes, uma delas, começava no Forte de Copacabana e ia até o Arpoador, numa espera para entrar no evento de no mínimo três horas.

Keep Calm e pare de mimimiKeep Calm e pare de mimimi

O documento da Rio+20 fincou compromisso com a erradicação da miséria para que todos tenham acesso à comida, este a meu ver, o grande avanço dessa conferência.

O cartaz "Ocupa tudo" foi uma homenagem a "Marcha Global da Cúpula dos Povos", onde 20 mil pessoas se reuniram na Avenida Rio Branco. Outra grande manifestação perto do Riocentro, reunindo moradores da Vila Autódromo e diversos movimentos sociais para protestar contra a remoção da favela em função da Olimpíada de 2016. Em menor número de manifestantes, também aconteceram manifestações em defesa dos direitos das mulheres, contra as grandes corporações e legalização da maconha.

Keep Calm e pare de mimimiNo estande do Governo do Estado na Rio+20 foi instalada uma cabine que tirava fotos em chroma key, onde automaticamente era aplicado no fundo, um cenário da cidade do Rio de Janeiro, conforme a escolha do fotografado. As cores verdes eram anuladas, mantendo apenas o contorno dessa cor, resultando em fotografias bizarras.

Veja as melhores fotos com erros do cromaqui do Rio+20

Você tem alguma crítica ou elogio dessa Conferência?


Em tempo: Keep Calm, Sérgio!

66 comentários :

  1. Olá querida, achei interessante estes cartazes..ainda não tive tempo de me situar como foi a conferência, de forma que ainda não tenho uma opinião.Assim que tiver, volto e comento !!Um excelente dia!!Super bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante que saiba pelo menos por cima, o que aconteceu na conferência, pois é algo que interessa ao mundo todo e nao aos gestores das nações... beijus,

      Excluir
  2. Oi, Luma, para mim o que mais interessa é ver a integração dos povos (os não oficializados nos eventos). As manifestações de rua organizadas e de cunho reivindicatório e de denúncias são a globalização com que eu sonho. Esta sim, pode ser chamada de globalização. Quanto aos eventos, documentos e outras intenções publicadas em mídias, são o dejavu de sempre, ou seja "palavras são palavras e a gente nem percebe o que disse sem querer e o que deixou pra depois", como diria o Roberto.

    Abraços.

    PS: ri às pencas com a foto do índio e os dois engravatados correndo.

    paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro o que acontece nos bastidores, mas vi nesse ano gente muito "vaidosa" querendo aparecer e deixando para segundo plano o que realmente importa.
      Os engravatados são os seguranças do BNDES... agora imagina o preparo dessa segurança!
      Beijus,

      Excluir
  3. Querida, vou ser sincera a vc, a minha vida está com corrida com as viagens devido as contações que não tive tempo de acompanhar Rio+20. Origada por informar
    Mas sinceramente será que chegaram a um acordo?

    Beijos,ótimo dia a vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O acordo é global, mas cada governo pode também ter seus próprios projetos. Um documento foi assinado e mesmo que falem mal do documento, ele existe! A tão falada conferência de 92 não teve documento. Beijus,

      Excluir
  4. Luma, seu resumo crítico foi sensacional. Eu trabalhei os 3 dias e peguei engarrafamento quilometrico! Fiquei pensando como vai ser a Copa e Olimpíadas... até lá... Francamente, não tenho paciencia para pegar fila nenhuma, prefiro nao participar, nao ver, nao ter, a ficar no meio de tumulto.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sissym!! Tudo o que tinha marcado durante a semana no Rio, foi cancelado, inclusive as audiências. Você assistiu o vídeo "Jeitinho Carioca" que está bombando nas redes sociais? Eles frisam o tempo todo, como poderá ser na Copa. As pessoas vão ter que deixar seus carros em casa, senão vai virar um inferno. Fila, também estou fora!!
      Beijus,

      Excluir
  5. Luma,

    As noticias que acompanhava nos jornais se limitavam a falar sobre alguns protestos, principalmente dos peludos / pelas, legalização da maconha e a desorganização / transito, etc.
    De informações precisas, além da parte podre, confesso a você que nao fiquei muito interada não.
    Gostei dos cartazes divertidos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi, passando para deixar um bom dia, e criativos os cartazes, alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mauro!! Eu achei todíssimos criativos :) Beijus,

      Excluir
  7. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruna!! Seja bem-vinda!! Beijus,

      Excluir
  8. Luma,
    confesso que não me aprofundei muito no Rio+20, mas sempre acho importante a movimentação em torno dos assuntos debatidos, mesmo que muita gente critique o resultado final.
    Mocovis eram índios da etnia Guarani hoje praticamente desaparecidos assim como os índios minuanos ambos absorvidos pela misceginação.Descobri tudo isso durante minha pesquisa, mas achei que muita explicação ia deixar o post muito didático.
    bjs
    Jussara
    E tempo, adorei os cartazes e as fotos em chroma são impagáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussara, penso como você. Sempre existirá a ala dos que torcem contra e que de antemão já criticam. Um desserviço para o desenvolvimento de ideias coletivas e/ou globalizadas.
      Eu sei que você não quis se estender, mas fiquei pensando comigo, quanto de nossa história já se perdeu...
      Beijus,

      Excluir
  9. OI Luma, pois é a espera na fila , o trânsito tudo isso só na Rio +20, como será na Copa e etc????

    Bom sobre o documento final, acho que podia ser melhor, mas vamos esperar que algumas coisas pelo menos fiquem melhores!

    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Copa? Se tiver Copa, o povo terá que andar à pé!!
      Vamos aguardar!! O texto é apenas para direcionar e cabe aos governos, cada um, ter seu próprio projeto.
      Beijus,

      Excluir
  10. Oi Luma!
    Tudo levado com bom humor, esperamos, no entanto, que possamos usufruir dos resultados, que tudo não passe apenas de palavras e saiam dos papéis.
    Beijinhos e boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As empresas querem que os impostos sejam diminuidos para que possam adotar medidas sustentáveis, que não são baratas. A mesma medida poderia ser tomada para produtos sustentáveis, sairia mais barato para o povo e ele iria consumir mais. São dois exemplos de atitudes que independem do documento da Rio+20 e que o nosso governo poderia adotar. Não temos que ficar dependendo das pessoas para tomarmos nossas próprias atitudes! Beijus,

      Excluir
  11. Posso ser sincera? Não sei o que pensar sobre a Conferência em si, mas tudo isso tem seu lado engraçado. Os cartazes ficaram ótimos e representa bem a situação em que estamos. Não querendo ser pessimista, mas indo na onda da Advi, como será a Copa??

    Ah, ri demais com as fotos com erros haha :x

    Beijo Luma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ficaremos com o pé atrás por causa de atitudes passadas! Mas está na hora de cada um fazer a sua parte e exigir do governo que ele faça a sua parte. Outro dia li uma reportagem sobre a condição que a água chega na cidade do Rio para ser consumida, uma coisa nojenta que demanda muita adição de produtos químicos nas estações de tratamento de água. As pessoas não sabem o que estão bebendo, porque ainda jogam lixo nas praias e nos rios.
      Beijus,

      Excluir
  12. Sou fãzona dos Keep Calm ;)

    beijoka

    ResponderExcluir
  13. Fico numa situaçao meio suspensa com relaçao a essa reuniao: gasta-se dinheiro para faze-lo e nao se resolve problemas prementes na cidade do RJ, nem no Brasil. Suponho que muita gente deve levar uma grana, na corrupçao reinante e tudo isso me deixa chateada. Por outro lado da visibilidade ao Brasil la fora, como um pais que esta se importando com situaçoes do mundo, ao mesmo tempo em que pela um Estado de Israel por mes, km de arvores na Amazonia. Tudo muito contraditorio nessa terra brasilis. Me irrita tudo isso e me da vontade de nem prestar atenção, avestruzar , princiapalmente por que estou com outras preocupações nesse momento.
    Uma pergunta que nao quer calar: a sra ja voltou a Cape Cold? Preciso enviar aquele lance. Bjao e mande noticias!!!( adorei os cartazes, muito legais mesmo. Cara bom de bola e de publicidade o que fez isso ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa reunião não foi para resolver somente problemas do Brasil e sim para firmar um pensamento global. Como anfitrião, lógico que o Brasil gastou, ainda mais que aqui tudo é de última hora e tem que se fazer ou refazer o cerimonial.
      Ainda não voltei, calma!! E estamos entrando em férias...
      Beijus,

      Excluir
  14. Ai Luma,desculpe não ter visto a minha poesia da melancia por aqui!Aliás,ainda não consegui encontrar!Me desculpe,não foi falta de consideração,foi falta de entendimento,mesmo!( a tradicional burrice de minha parte!...rss...).Eu adorei esse post do Rio e achei lindas as imagens que eles criaram tb!Bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Anne! Eu já vi que você achou :) Eu sei, eu sei...
      Beijus,

      Excluir
  15. Luma, eu sempre via em outros blogs esse Keep Calm e não sabia do que se tratava! Aprendi aqui e adorei! Beijo

    ResponderExcluir
  16. Keep Calm...prefiro não comentar.
    Mas teu post., ficou radical, bem
    de acordo com a era digital! Gostei!
    Abraços carinhosos...Adoro gente inteligente!
    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gostaria que você comentasse. Tem algo obscuro na história ou você que enjoou? ;)
      Obrigada, Simone!!
      Beijus,

      Excluir
  17. Adorei os cartazes e esse do MIMIMI é legal e as fotos com "erros" ficaram ótimas...beijos,obrigado pelo carinho com o Santiago,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou, não é mesmo? Eu me amarrei!! Santiago é um lindo!! Parabéns para ele e para a Avó dele :) Beijus,

      Excluir
  18. Ó mocinha de muita pressa, rs... confesso que tb gostei dos cartazes.

    Beijo[ta]

    ResponderExcluir
  19. Muito legais os cartazes....beijos de bom dia pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  20. Oi Luma,
    essas conferências mundiais de (in)sustentabilidade me parecem cheias de intenções mas vazias de praticabilidade. Começando pela poluição que todos os respresentantes de Estado fazem ao se dirigir para um único local, + as toneladas de papel gastas em relatórios escritos, ar condicionado, etc. Acordos que provavelmente não vão ser cumpridos, inclusive porque as grandes potências não estão nem aí! E mesmo que cumpram no seu próprio pais, depois vão fazer lixo nos paises em vias de desenvolvimento.

    Agora, outro assunto (respondi lá no PPP, mas repito aqui):
    Quero sim, a receitinha do arroz de maracujá. Obrigada.
    Também estou pensando participar na BC Corpo de Mulher -21/07.
    Mas antes, temos BC M@myrene, vc tb vai nessa?
    Ainda não consegui responder por mail àquela sua questão da nossa BC. Estou com tempo curto e termino os dias super cansada.
    Beijo verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eles também trazem comitivas enormes, que fará usar mais água para lavar a sujeira que deixam (rs*) Sem falar no que comem, no combustível, na poluíção do ar... Se cada Governo preparasse o seu documento e confrontassem entre eles, até que decidisse por se reunir, seria outra história. Chegam aqui com rascunhos?
      Meu email não abre, porque estão em manutenção.
      Vou na Irene saber da blogagem também. O assunto é legal e de certa forma, não vivo sem chapéu.
      Eu sei que os dias estão curtos e já vem férias!
      Beijus,

      Excluir
  21. Oi Luma!
    Obrigada pela visita ao blog e pelas palavras carinhosas!
    Morri de rir imaginando os empregados da sua mãe fazem feira na despensa rsrsrsrsrsr
    Esses trilhos de regulagem de altura variável são bons até pra closet onde podemos variar a posição de acordo com as roupas mais usadas :)
    Adorei as placas, o Keep Calm é o novo Don't worry be happy da atualidade :)
    Quanto ao Rio+20 me pergunto se vai servir pra alguma coisa, muito blá blá blá e poucas providências, só vejo falarem dos outros sobre o que deveriam fazer ou deixar de fazer mas ninguém olhando pro próprio umbigo e fazendo o que é certo. Soube de uma reportagem que mostraram que nem a coleta de lixo seletivo foi respeitada nos locais dos eventos, se lá só tinha gente preocupada com o meio ambiente como pode isso acontecer? Sei lá, acho que alguma coisa está muito errada ou minha visão está deturpada :(
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riu, né? Vai ver como eles são espertinhos... rs.
      Estou pensando em fazer umas prateleiras como as que fez na sua despensa, mas na minha área de serviço. Tem muito espaço ocioso no alto que a gente não usa.
      Ainda não li sobre a falta de coleta de lixo, mas não é de estranhar! O Brasil está pecando nessa parte! Temos que diminuir o lixo que produzimos urgente!! Ah, também não entendo!
      Beijus,

      Excluir
  22. Anônimo11:07

    Adorei a foto do índio, rs

    ResponderExcluir
  23. MUTO BEM BOLADO ESSES CARTAZES,PORQUE COM POUCAS PALAVRAS,CONSEGUEM COMUNICAR TANTO.
    PARABENA A QUEM TEVE A IDEIA.

    BACIONE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! São bastante criativos!
      Bacione!

      Excluir
    2. Edna, eu aconselhei a Zilani a retirar a digitação com letra maiúscula e gostaria de também direcioná-lo a você. Aqui no ambiente web, entendemos a letra maiúscula com "falar alto" ou mesmo "gritar". Não se aborreça comigo!!

      Excluir
  24. Foi realmente interessante ler este post, pois me deu uma abordagem diferente das que tenho lido em Portugal.

    Por isso, lhe dou meu grato abraço, Luma.

    ResponderExcluir
  25. OI LUMA!
    ESTES EVENTOS SERVEM, AO MENOS PARA VIR Á TONA MUITOS OUTROS PROBLEMAS DO QUE OS ABARCADOS PELO MESMO.
    GOSTEI DE SABER DESTES CARTAZES, MUITO LEGAL.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilani, te aconselho a tirar a letra maiúscula, pois entendemos que você está falando alto :)
      Muito problemas foram evidenciados, mas em outros países. O governo brasileiro achou por bem não expor seus próprios problemas.
      Beijus,

      Excluir
  26. A Rio +20 custou um rio de dinheiro e não vejo muitos benefícios advindos dela. Enquanto os grandes países poluirodes não aceitarem sentar na mesa para discutir não se chegará a lugar algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver daqui para a frente. Sabe que vários grupos estão se mobilizando pelos contatos obtidos na conferência. O pessoal está bem animado!!
      A maioria não veio por causa da crise, ou essa era a desculpa para não participar. Enquanto não querem discutir as questões ambientais, estão perdendo rios de dinheiro em seus países.
      Beijus,

      Excluir
  27. Pra mim a Rio +20 foi ótima porque o trânsito ficou bem tranquilo do Rebouças até a Gávea na hora que vim!!
    De resto, não dei muita bola, tudo que ouvia no noticiário era sobre a desorganização, a demora, a correria...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia acabou com a conferência!! Ah, você estava no sentido contrário e por isso pegou trânsito livre. Eu passei mais tempo dentro de carros que nos eventos, propriamente ditos!
      Beijus,

      Excluir
  28. Anônimo20:21

    Resumindo, a Rio+20 foi um fiasco e só serviu para diminuir a credibilidade sobre os governantes desse mundão de Deus. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Bia!! Não vou perder as esperanças, ainda espero muitos frutos desse evento!! Beijus,

      Excluir
  29. Sou fã dessa linha de cartazes do Keep Calm. Até criei um álbum no Pinterest sobre eles. Qto ao Rio +20 foi criada uma grande expectativa que não correspondeu a realidade.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que toda essa onda de negativismo começou com o secretário geral da ONU que foi um inconsequente ao criticar um documento muito importante sem antes analisar devidamente. Ao final, deu o braço a torcer e voltou atrás. Mas daí a mídia já estava caindo em cima caçando os defeitos.
      As pessoas que estavam participando, vieram porque estavam procurando por respostas e não por desmotivação.
      Beijus,

      Excluir
  30. Eu fiquei quase que uma semana lembrando dessa foto e rindo! Faltou um estrangeiro passando por perto e avistando essa "brincadeira". Decerto pensariam que o Brasil é mesmo uma terra onde os índios mandam! Poderia... já pensou?
    Para onde esses chefes de estado vão, levam consigo seu séquito de puxa-sacos para alimentar seus egos. Falam pouco, não defendem nenhuma postura e ainda critica o que está pronto!
    Eu vi algumas fotos em cromaqui que tiraram no Japão e também estavam horrorosas! :) Deviam banir isso! Até agora não sei se é uma modinha ou tem alguma significação usar esse tipo de fotografia.
    O Evento foi muito bacana!! Mas a mídia esculachou!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  31. Oi Luma
    afora toda a questão dita-séria sobre a Rio +20 achei suuuuuuuupeerrrr o teu empenho em nos atualizar sobre os cartazes...
    Já tinha visto mas realmente não havia entendido a fundo do que se tratava... daí fiz uma chamada no meu blogue redirecionando para o teu [espero que aprove]...
    P.S. Fui ao sítio da Jana Magalhães e as ilustrações dela são lindíssimas... também fiz link no meu blogue.
    Obrigado por ser uma pessoa tão antenada com a realidade!
    Bjkas
    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tenta, mas somente quem se interessa pelo assunto lê. A mídia destacou somente o errado, para chamar a intenção justamente do povo "errado". Mas fazer o quê, cada um defende seu próprio interesse.
      Capaz de achar ruim... depois vou lá! A Jana foi uma surpresa para mim também!
      Obrigada, você!
      Beijus,

      Excluir
  32. Sinceramente eu espero que os resultados venham depois, pois no documento oficial não se resolveu muita coisa não. Mas vamos esperar para ver. Quem sabe as discussões animam as pessoas e quererem mudanças.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O documento não detalhou nada, mas isso cabe a cada governo. Um documento global tem que ser básico e os detalhes podem ser discutidos adiante. Vamos dizer que esse documento foi para início de conversa. Beijus,

      Excluir
  33. Esse "ocupa tudo" é ótimo. Deve ser o carro chefe do MST (rs)

    Quanto ao "velho Ahrma" me surpreende que alguém ainda dê palanque para esse idiota assassino. Por incrível que pareça, tem muita gente aqui que morre de amores pelo cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi nome pior para um movimento... deve ser, Arthurius!
      Também não entendo porque convidam esse traste para as reuniões - talvez seja obrigatório - porque ninguém quer saber dele! Agora, você viu o discurso dele? hahahahaha o país dele é o melhor lugar para se viver no mundo!! Valha-me...

      Excluir
  34. Eu adoro essas plaquinhas do keep calm e, acredite se quiser, eu não sabia a origem dela :/

    Muito bacana usarem esse tipo de comunicação visual para críticas.

    Tente ver o vídeo por aqui: http://www.coletivoverde.com.br/animacao-fazendo-a-diferenca/

    Bjinhos

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor