Poema só para Jaime Ovalle

chuva

Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.

(Manuel Bandeira, in: Poesia completa e prosa. Rio de janeiro. Aguiar, 1974. pág 273)

Simplicidade é virtude, quando o criativo se baseia no subconsciente. Não há necessidade da procura pela palavra certa, não há luta por uma expressão supimpa, não há necessidade consciente de produção. Tudo flui naturalmente, isto é inspiração!

Mas o poeta não se achava genial:

Criou-me, desde eu menino
Para arquiteto meu pai
Foi-se-me um dia a saúde...
Fiz-me arquiteto? Não pude!
Sou poeta menor, perdoai!

Esse pensamento equivocado, deve ter-lhe acompanhado a vida toda, pois escreveu: "Tomei consciência de que era um poeta menor; que me estaria sempre fechado o mundo das grandes abstrações generosas; que não havia em mim aquela espécie de cadinho onde, pelo calor do sentimento, as emoções morai de transmudam em emoções estéticas: o metal precioso eu teria que sacá-lo a duras penas, ou melhor, a duras esperas do pobre minério das minhas pequenas dores e ainda menores alegrias"

Uma poesia que mostra dialogo da realidade poética com o mundo real, gerando poemas aparentemente non sense e bobos?

Talvez ele fosse bobo (Quem era Jaime Ovalle?), tinha uma amigo místico que se enamorou de uma pomba, criou um macaco dentro de um apartamento em Londres, queria reescrever a Bíblia (Jurava que conversava com Deus e tomava batidas com o Anjo Gabriel) - sim, foi ao céu várias vezes, sem ter tomado nem mesmo um uisquinho.

Este é Jaime Ovalle, que abraçava postes com ternura, passava graxa de sapatos nos cabelos e marcava profundamente a criação de outros artistas. Só para citar alguns: Manuel Bandeira, Dante Milano, Mario de Andrade, Augusto Frederico Schimidt, Vinicius de Moraes, Murilo Mendes, Olegário Mariano, Otto Lara Resende, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e Villa-Lobos.

Virginia Peckham, romancista americana, viúva de Jaime Ovalle, assim o define; "Um sujeito estranho. Boníssimo. Muito infantil. Provavelmente santo. Mas não desta vida"

Eu estou lendo "Jaime Ovalle, o Santo Sujo" de Humberto Werneck, ed. Cosac Naify - Ele era uma pessoa que só sabia ser interessante quando refletida em outras pessoas, sozinho não sabia existir. Incapaz de criar, era espantoso como marcou a obra de vários autores. Não sabia passar para o papel toda a sua espirituosidade oral.

Dante Milano, escreveu: "Tudo o que fazia era prodigioso, mas não se dava ao trabalho de realizar. Não podia, não havia tempo. [...] Do pouco que resta de sua passagem pela Terra, há um livro em inglês ["The Foolish Bird'], ditado em transe a uma amiga e secretária, e algumas músicas fugitivas e encantadas. E basta. Nem era preciso tanto. De tal homem bastava a presença".

Muitos eram encantados por ele, era cercado de amores, prostitutas a socialites, inclusive Manuel Bandeira.

Manuel Bandeira tinha aquilo que os poetas chamam de sublime, uma relação do individual com o universal. Seu erotismo mesmo tendo uma perspectiva comum "os corpos se entendem, mas as almas não"; buscava na arte explicações insólitas para situações que mais o perturbavam.

A carta citada acima que enviou à Jaime Ovalle, foi rasgada por Virgínia Peckman - vai saber!! Parece que o amigo Ovalle em resposta à carta e preocupado por Manuel estar preparando o próprio café, questionou e o poeta, veio com essa: “Tenho fodido muito, que felicidade!”

Salve a poesia!

*A palavra em destaque no texto reescrever - Pelo atual acordo ortográfico o correto seria re-escrever, mas não o farei porque as palavras com o prefixo RE- seguido de E ainda aguardam uma definição oficial sobre sua grafia. 

Beijus,

9 comentários :

  1. Anônimo23:29

    Sempre to de olho no seu blog... e acompanho vc via Twitter, valeu pela visita no meu blog
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:23

    Minha querida amiga Luma, sugestão aceita, precisamos todos lutar pelo nosso Brasil,só temos um! A Amazônia tem quer ser defendida, com urgência.Parabéns pelo blog e sua dedicação.

    Muita paz, saúde e harmonia,

    forte abraço

    Caurosa

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia,

    Gostaria que vc conhecesse "Pequenos CONTHQS" (lê-se “contos”), de um colega de flog DENNIS RODRIGO.
    http://fotolog.terra.com.br/revistapequenosconthqs
    A revista é a concretização de um projeto de Quadrinhos Solidários, pois toda renda captada será destinada à ACCCOM.
    Leia mais no "Meu Cantinho"
    http://palasathena2.blogspot.com/2009/03/pequenos-conthqs.html

    Te espero lá, tenha um lindo domingo!

    Beijo
    Vic

    ResponderExcluir
  4. É difícil manter-se na simplicidade. Feliz de quem consegue.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre gostei de poesia,tive boas influências enquanto crescia, houve um tempo em que eu mesma me aventurava em meio a elas, mais o tempo passou e houveram muitas perdas no caminho... enfim não pude continuar.
    Eu gostei muito da definição dada pela viúva "provavelmente santo, mas não dessa vida"
    =D

    ResponderExcluir
  6. OLá querida Luma,

    Jaime sabia o que era a Poesia da Vida. Que lindo!

    Perdoe-me a ausência... Luma, eu estive envolvida com a hospitalização de meu pai por cinco meses e seu recente falecimento... Não consegui vistar os amigos e apenas hoje retomo a coragem e começo timidamente a vistá-los.
    Beijos, Madá

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, principalmente porque nunca havia ouvido falar de Jaime Ovalle!
    Simplicidade é tudo, em tudo!

    Obrigada pelos comentários e dicas.
    Beijos, Luma.
    Boa semana pra você.

    ResponderExcluir
  8. estou descobrindo Ovalle.ainda não sei se acerto com ele ou não,mas para muitos era um anjo,sempre quis acreditar e quem sabe conhecer um.eles são muito rapidos ,só aparecem qdo não tem ninguem olhando

    ResponderExcluir
  9. estou descobrindo Ovalle.ainda não sei se acerto com ele ou não,mas para muitos era um anjo,sempre quis acreditar e quem sabe conhecer um.eles são muito rapidos ,só aparecem qdo não tem ninguem olhando

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor