Sacanagem da Dadá
Com o perdão da palavra, vou explicar o que se passa antes que caiam no crime.
É que essa vida não tá mole
E eu faço assim para me segurar
(Caio no suingue de Pedro Luis e a Parede)
Particularmente acho que no inverno, falta exotismo e inovação, sabor e agitação, cor e estímulos. Mas há quem prefira.
O calor estimula o nosso corpo e dá cor à pele. Expô-la sem excessos, torna-se saudável quando aliada à sensação de leveza e disposição, resultado proporcional aos alimentos que ingerimos.
...Um velho calção de banho, um dia pra vadiar...
Quem não mora na beira da praia e não pode desfrutar da brisa do verão no final da tarde, pode desfrutar dele na piscina, na praça, na contemplação em olhar pessoas e paisagens.
...E numa esteira de vime beber uma água de côco...
Há quem prefira uma rede e uma leitura. Há quem prefira um passeio, um teatro, um cinema ou mesmo um boteco à noite.
...Argumentar com doçura com uma cachaça de rolha...
E quando se fala em drinques da temporada, nos coquetéis que misturam ingredientes exóticos, falamos de coquetelaria. Nosso imaginário logo se aguça e nos apresenta as clássicas taças geladas de Dry Martini, cortejadas pelos bons de copo como Ernest Hemingway e que consta no catalógo da Internacional Bartenders Association (IBA).

Bar Dry Martini em Barcelona
...Bem devagar ir sentindo a terra toda a rodar...
Uma idéia nefasta nos traz à mente e ao fígado uma indispensável confusão, quando as misturas são inconciliáveis. Bombas de efeito imediato ou que você sente somente no outro dia. O sentido da coquetelaria é fazer uma alquimia em que a fórmula seja perfeita; para que ela se perpetue, podendo até ganhar novas combinações de ingredientes.
...Enquanto o mar inaugura um verde novinho em folha...
No verão brasileiro as coqueteleiras se agitam para aqueles que querem algo além das caipirinhas. Muitos se arriscam, como é o caso da Dadá, quituteira baiana que inventou o "Sacanagem da Dadá" para dar emoção ao apimentado cardápio de seu restaurante.A bebida foi concebida de uma troca de idéias com maîtres estrangeiros que participavam de um festival gastronômico em São Paulo. O drinque é uma combinação de várias frutas, amassadas e misturadas à vodca ou cachaça.
Não foi somente a Dadá que arriscou fazer uma bebida que se tornou célebre no Brasil. Em São Paulo a Sorveteria Stuppendo aproveitou a matéria prima básica da casa e misturou os sorvetes de frutas com vodca ou vinho espumante atraindo uma clientela sempre cativa. Eu indico o Sorbetto de Limão ou o de Lichia.
Se eu der mais sugestões vocês aparecem? Pois em Campinas também tem a Caipirinha do Coronel, que mistura saquê com suco de laranja e mel, do Bar Coronel Mostarda. Existem vários bares, bairros cheios de bares, mas nem todos ficam na nossa memória gustativa.
Lembrei que prometi para a Denise uma caipirinha de lima da pérsia e vou cumprir a promessa pessoalmente. Enquanto isto não acontece, sugiro que a Denise prove no Rio, no Caroline Café; o "Acapulco", se é que gosta de rum. Ou no Mizu; o "Summer time" que combina tequila com guaraná Jesus, um refrigerante produzido no Maranhão.
...Depois sentir o arrepio do vento que a noite traz...
Gente eu não bebo, viu? Sou como passarinho, dou algumas bicadas para provar. Como sou boazinha, vou passar a receita de um drink sem álcool que adoro!
Abstêmia Luz de Luma: 3 morangos fatiados, 1 colher de sopa de framboesa (pode ser congelada), 1 colher de sopa de amora (pode ser congelada), 2 colheres de chá de açúcar, club soda para completar e 1 pau de canela ou folhas de hortelã para decorar. Em um copo macere dois morangos fatiados, as framboesas e amoras com o açúcar, acrescente o gelo e club soda. Decore as paredes do copo com fatias do outro morango, arrumando delicadamente entre a mistura e os cubos de gelo. Finalize decorando. ...E nos espaços serenos, sem ontem nem amanhã...
Boas doses de prazer e de pura delícia!
Bom fim de semana!
Beijus,
*Em negrito a música "Tarde em Itapoã" (Toquinho e Vinícius de Moraes)























Oi querida!
ResponderExcluirTem um meme pra ti lá no Toques, espero que goste.
http://monikabaumann.blogspot.com/2009/01/olha-que-blog-maneiro-1-meme-do-ano.html
Bjuuu e bom final de semana pra ti.
Luma , conheço a o Rest da Dada de Sampa e da Bahia, vey good , levei uns gringos lá eles alucinaram com o "rango" ..kkk Mariposo-R adora mojito ?!?!?! very good eu também :) Mojito Acho que é a bebida preferida de Sidney Sheldon e de Mariposo-R também , ja eu adoro carangujos moles na dada ... delicia !
ResponderExcluirLumaaa!
ResponderExcluirMinha estrelinha
querida da blogosfera!
Valeu a receita.
Querida amiga:
Estou com problemas de saúde.
Impossibilitada de teclar.
Estou brigando com uma "Tendinite"
mas eu brigo é para vencer.
Risos...
Breve estarei de volta.
Um abração carinhoso.
Hahahahah!!!! Logo de início fiquei pensando que diacho seria a sacanagem da Dadá. Pensei que fosse algum funkeiro com alguma nova-mega canção rs.
ResponderExcluirAhhh mas essa bebida, sem não ein, eu acho que encaro. Parece bom a beça.
Também fiquei curioso pra experimentar esse tal de Mojito por conta das folhas de Hortelã.
Eu adoro verão. Suor, sol, roupas leves. Inverno é bom pra namorar e dormir, mas se demorar muito fica chato.
Bjao e boa semana pra vc Luma.
Inté!!!
Luma, eu tb não bebo... nâo gosto mesmo; mas acho as bebidas lindas, coloridas e alegres. Com certeza, muita gente vai aproveitar bem este post, principalmente as receitas. :))))
ResponderExcluir