As Cores de Picasso
25 de outubro é comemorado o 125º aniversário do nascimento de Picasso. Neste dia será lançado «Textos espanhóis (1894 e 1968)», contendo 39 poemas do artista.
Pintor, escultor, artista gráfico, ceramista e poeta!! Diferentemente de muitos outros artistas, ele foi reconhecido desde cedo. Com 15 anos já tinha o seu ateliê. Pintava conforme a mudança de seu estado de espírito. Passou da Fase Azul melancólica para a Fase Rosa, alegre e delicada. Libertou-se e criou o cubismo, desconstruindo o mundo visível em formas geométricas. Aborrecido, voltou ao estilo convencional. Com problemas pessoais, pintava figuras deformadas e com grande expressividade.
Ele não entrou em colapso, mas o mundo a sua volta sim! Estourava a Guerra Civil Espanhola e aviões nazistas, enviados por Hitler em apoio ao General Franco, bombardearam e arrasaram a cidade de Guernica. Imediatamente se dispôs a pintar um grande mural para o pavilhão espanhol na Exposição Internacional de 1937, em Paris. Nasceu assim a sua obra mais famosa "Guernica" como expressão máxima do sofrimento espanhol.
Fiquei sabendo que por esses dias, o milionário americano Steve Wynn, ao exibir para os seus amigos a obra "O Sonho" deu-lhe uma cotovelada e furou o quadro. O quadro ia ser vendido e passaria a ser a obra mais valiosa de sempre! 111 milhões de euros, os olhos da cara!
O Anfitrião sofre de retinite pigmentária, doença ocular que afeta a visão periférica.
Nem tanto! Mer...é um "sinal do destino" e ficou assim, por enquanto tudo azul!
Fiquei imaginando se pudessemos mudar a cor da pele conforme o nosso sentimento.
Não precisaríamos advinhar quando alguém estivesse vermelho de raiva, preto de tristeza, roxo de vergonha, amarelo de desânimo, branco de medo ou mesmo, rosa docinho, docinho.
Deus estava certo quando resolveu investir somente em melanina, caroteno e hemoglobina. Evitou muitos constrangimentos. Eu detestaria estar transparente! Só morta!
Em contrapartida os sentimentos têm cores. Os esotéricos chamam aura. Esotéricos me salvem, aura é isso?
Depois beijou-o, apalpou-o entre as pernas, lambeu-lhe o pescoço
e trincou-lhe uma orelha.
Picasso, melancólico e desesperado, afastou Fernande e disse-lhe:
- Hoje não, estou com o período azul
Mer...capitalizar as cores é, no mínimo, um ato tão curioso quanto revelador.
Aproveitem porque hoje estou docinho, docinho...
Beijus
Genial Luma. Obrigada por me passar o link. Vou agregá-lo no post. Qual a cor do insosso? Pois o meu post de Picasso está dessa cor. rsrsr
ResponderExcluirGirassóis nos seus dias. Beijos.