Sobre uma certa teoria da mente e cérebros pandêmicos

Imagem: Alicia Vikander em "Ex Machina"
Teoria da Mente ou mentalização é a capacidade humana de compreender que outras pessoas têm crenças e desejos que podem ser diferentes de nossas próprias crenças e desejos. A visão atualmente predominante é que a ficção literária - muitas vezes descrita como narrativas que se concentram em retratos profundos dos sentimentos e pensamentos internos, podem ser vinculados aos processos da teoria da mente, especialmente aqueles que estão envolvidos na compreensão ou simulação das características afetivas. Vamos à leitura!

O processo mental da leitura nem sempre torna a pessoa emocionalmente envolvida, o que a psicologia explica porque a ficção é um ensaio para que essa capacidade de percepção do outro, como uma pessoa com crenças, ideais, sentimentos, afetos, intenções, ajuda a emocionalmente compreender o que o outro sente e para tanto, ter compaixão (empatia) para assim dialogar, reconhecer a forma de pensar do outro e na troca de informações, chegar a um denominador comum. 

Chegamos ao denominador daquela pessoa que consegue ter uma vida social benéfica para si mesma, ativa e com convivência interessante não somente para ela, mas para os que transitam em sua órbita. 

Pela intuição da nossa própria existência conseguimos através da introspecção que o ato de ler muitas vezes exige, momentos solitários de práticas individuais. Engraçado como viver bem consigo mesmo ajuda também a conviver bem com os demais. Porém o conviver consigo mesmo precisa de excelência e adição de boas práticas, como a oferta de bons momentos rodeados com tudo aquilo que mais gostamos. 

Nossa mente é uma armazenadora de sensações e nosso cérebro não reconhece o que é real do ilusório. 

Tive um choque quando soube dessa informação 👆. Compreender que uma lembrança é maleável e pode vir acrescentada de sentimentos bons ou ruins conforme relembramos, também nos faz entender que temos um limite até mesmo para mexer em nossa biblioteca mental. 

A cada dia construímos lembranças e informações. Selecionamos aquilo que deve ir para nossa biblioteca mental e várias vezes precisamos tirar a poeira com quem dessas lembranças participaram para não correr o perigo dessas lembranças serem enterradas dentro do nosso lixo mental.

Se podemos manipular nossas lembranças, que dirá o que faz uma boa leitura, quais sensações podem provocar, quais partes do nosso cérebro antes adormecidas serão despertadas e então instalar ali vivências, dores, prazeres que não são nossos, assim também acontece com os personagens dos filmes que de tão vivos em nossas retinas podem registrar em nosso cérebro uma vida que não é nossa.  

A pandemia de covid-19 é também um experimento cognitivo-comportamental, talvez o maior da história. Não falo somente pela infecção pelo coronavírus e suas sequelas, mas pelo estresse crônico provocado pela exposição prolongada às informações que remetem que não haverá um fim próximo da pandemia. Isso repetido várias vezes causa um estrago enorme em nossa mente.

A consequência é a liberação excessiva de cortisol, um hormônio que provoca muitos danos, como perda da massa do cérebro, dificultando aprendizado, causando perda da memória,  transtornos de humor e sentimentos de medo, como o de tomar decisões -  A mente desconfia do futuro e passa a usar as mesmas ferramentas quando enfrenta uma infecção. O Cérebro fica inflamado.

O cérebro é estimulado pelo novo, pelo diferente e deixa de prestar atenção quando existe uma rotina. Para alguns de nós, toda essa névoa mental será temporária, mas para outros não. 

Daqui para frente, falar sobre cérebros pandêmicos será um lugar comum, justo porque a melhor forma de combater sua instalação é alertar as pessoas sobre a sua existência. Se observe e observe as pessoas ao redor e, se possível, alerte-as sobre esse evento. 


Procure dormir bem, cuide da sua leitura, do que assiste na TV, por onde anda seu pensamento e com quem convive. O mundo está cheio de palavras zangadas. Se não tivermos cuidado, esse espírito furioso cheio de informações desnecessárias, invadirão nossas mentes.

Somos a soma de tudo o que percebemos ao nosso redor e muito mais.

63 comentários :

  1. Mais um texto teu que descreve o estado actual da humanidade consequente desta pandemia. Também gostei de ouvir os oradores do vídeo.
    Desde que chegou a Portugal e até hoje mantenho as rotinas diárias e de sempre excepto as reuniões familiares como Natal, aniversários etc. Mas nunca deixei ou deixamos o meu núcleo familiar a tal bolha que falam: filhas genros, netos e a minha mãe quando liberaram há pouco as medidas do Lar.
    Reparei que muitos vizinhos(as) isolaram-se completamente e o medo/pânico ficou instalado e pelo menos três ajudei a descontraírem mais e com resultado.
    A minha filha mais velha esteve sempre na linha da frente pela profissão que tem e sempre ligada a todos os seus pares espalhados pelo mundo. Tomaram-se medidas erradas (todos erramos) nisto que foi algo desconhecido e nunca tinha acontecido obter vacinas tão rápido. Na minha lógica de vida com grandes embates e com eles aprendi muito que a "proibição" é inimiga da "perfeição". Os negacionistas fazem uma "gritaria" num radicalismo que abomino mas quando o vírus lhes bate à porta...aqui D'El Rei.
    As medidas de Trump e do vosso e outros é caso para dizer que falam de barriga cheia e pobre do povo cuja maioria deve estar arrependido dos os terem elegido!.
    Todas as vacinas não são 100% eficazes e há que ter cautelas até se atingir a desejada imunidade de grupo. Como todas as que se tomam desde que se nasce. Esta pandemia irá tornar-se endémica e passará a ser integrada na vacina da gripe que tomei o ano passado pela primeira vez. Falam do comportamento dos jovens...mas quem não foi adolescente:) que atire a primeira pedra, mas muito mas muito pior é comportamento dos mais velhos e velha como já sou já perdi a conta de apelar pelo bom uso da máscara - tapam a boca e deixam o nariz de fora...ó valha-me Deus.
    Sempre e até hoje deito-me cedo e durmo 7/8h por noite e evito ler e ouvir notícias muitas vezes contraditórias e sobretudo não ando nas famosas redes sociais que dizem ser do piorio. Não sei!
    Choca-me ver os povos que estão apenas à sua mercê e os que deveriam selar por eles continuam sentados nas poltronas vermelhas indiferentes a tudo esquecendo-se que também irão morrer porque ninguém cá fica para semente.
    Para terminar digo que quando aterrei no Rio de Janeiro e fui para S.Paulo onde vivi três anos tive o cuidado de me inscrever e também a minha filha com 6 seis meses. à saída do avião deram a todos um comprimido contra a malária que assolava o país.
    Para terminar ando um pouco afastada dos livros por não ter tempo de "silêncio e descontração" para o fazer. Por vezes releio qualquer coisa mas gosto mais de vir aqui e a outros mas com a televisão desligada.
    Obrigada Luma por mais este momento e as palavras são como as cerejas vão num ápice. Desculpa se tiver algum erro ortográfico:)
    Aquele abraço sincero e verdadeiro do lado de cá do oceano.

    ResponderExcluir
  2. Um texto excelente Luma.
    Cá em casa confesso que deixamos de ver notícias sobre o vírus há mais de um ano. Procuramos ter cuidado, não recebemos nem fazemos visitas a não ser do filho e nora, porque tomamos conta das netas.
    Atualmente por motivos de saúde vários, que nada têm a ver com a pandemia, andamos um pouco preocupados.
    Também não tenho lido muito, primeiro porque as crianças, especialmente a Margarida que fez dois anos no passado dia 12, ocupam-me muito tempo e depois com o problema dos olhos, torna-se cada vez mais difícil a leitura. Depois os problemas de saúde da minha outra metade, tudo contribui para que ande em grande tensão sem ter que estar a pensar no COVID.
    Ontem foram mais uma quantidade de horas no hospital com outro pico de tensão arterial acima dos 20. Mas ontem quando me deram alta receitaram-me captopril 25mg para pôr debaixo da língua, quando a tensão voltar a subir.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão. Nem sempre consigo, mas tento o mais possível pensar positivo. A vida é tão curta, que se levarmos o tempo pensando em desgraças e naquilo que de mau pode acontecer, não vamos certamente viver bem o presente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Beleza de texto,Luma! A pandemia fez estragos em todos nós. Quanto às leituras, pra mim, cada vez menos, pois meus olhos andam "gritando" por pausas...Mas procuro pensar sempre positivamente e acreditar. Se prerdermos isso, estamos ralados,rs Lindo dia! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto, Luma, algo para se refletir com seriedade.
    Bem sabemos que tudo o que é visto, lido, sentido, é percebido de acordo com o que cada um tem armazenado como experiência anterior, por isso, o mesmo fato, será "lido , traduzido de "n" modos diferentes.
    E em se tratando destes tempos pandêmicos, extremamente estressantes, há de se existir um cuidadoso filtro, pois há pessoas mais ou menos impressionáveis e isso por certo, deixará marcas ou profundas cicatrizes.
    Isso é preocupante e eu cuido muito disso. Sou muito criteriosa em evitar me deixar contaminar com sentimentos e situações que sejam pesadas demais, não que eu seja insensível, claro que não, mas eu procuro me ligar em levezas, cultivar bons sentimentos, pensamentos e o otimismo, por hábito, para equilibrar-me.
    Bem querida, vim também para seguir seu Blog com este meu outro perfil, para não perder seus posts de jeito nenhum, beijinhos e bom dia!
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Um texto excelente. Acho que devemos ter muito cuidado com o que a nossa mente absorve. É preciso "abrir janelas" e arejar ideias.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do artigo! Obrigada pela partilha!
    .
    O sonho realizado ...
    .
    Beijos e um excelente dia, quer seja de férias ou de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Olá Luma,

    Seu texto propõe uma reflexão profunda do tempo que estamos presenciando. Cérebro pandêmico é um termo que eu eu ainda não havia lido a respeito.

    De fato os efeitos da pandemia são inegáveis, tantas perdas e tanto sofrimento que marcam nossas emoções e sentimentos.

    Encaro a introspecção como um convite à solitude, aprender a apreciar a própria companhia e compreender que esse pode ser um momento tão especial quanto compartilhar a companhia com outras pessoas.

    É importante aprender a viver com nós mesmos, claro, isso não quer dizer que vamos negar a presença do outro. O equilíbrio é essencial.

    Tenho evitado as notícias e não acompanho as redes sociais. Apenas os blogs me fazem companhia, pois tenho total controle do que desejo consumir e não me permito ser aprisionada pelos algoritmos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Luma.
    Li e reli parte do texto pois tenho lido muito sobre os efeitos da pandemia ao tempo que preocupo muito com a desinformação de uma grande parcela da população, parcela esta que em certo momento de visão, sofre menos que a outra parcela dita pensante. Uma pandemia num tempo de facilidade de comunicação e cheio de desinformações com o uso de todos os meios de comunicação existente.
    Precisamos de encontrar equilíbrio e blindagem da mente, pois que a carga vem em alta tensão.
    Muito bom o link com Mynews com a visão de cada um lá.
    Gostei.
    Grato pela partilha deste pensar no coletivo.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post, Luma; permita-me concordar em gênero, número e grau! Só quero acrescentar que essa pandemia, além de experimento cognitivo, está sendo um grande teste! Precisamos trilhar por esses caminhos que você indica, para preservar a nossa saúde mental! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Luma.
    Gostei. Uma reflexão oportuna e necessária. Em resumo, no dizer de J.Murphy, "a imaginação é a oficina da vida", assim que precisamos ter equilíbrio mental ou iremos todos enlouquecer. E para manter nosso equilíbrio e melhor enfrentar essa realidade doentia que já é parte de nosso contexto histórico, precisamos FILTRAR a avalanche brutal de notícias - verdades e mentiras - que nos chegam na velocidade da luz.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  12. E há gente que vive uma vida tão negra.
    Como é que conseguem??

    ResponderExcluir
  13. Que texto, Luma. Confesso que desconhecia essa teoria e achei incrivel. E parando pra pensar faz sentido mesmo. Também tenho medo de como agirei no pós-pandemia. Pq os pensamentos atuais vão de mal a pior. E quando vejo tanta gente pouco se lixando e aglomerada reflito se nao serei aquela exceção que ficará deslocada sempre. Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Desculpe se vou falar besteira, mas não é assim que trabalha os livros de auto ajuda? Eles martelam a ideia central a cada página, justo para romper os filtros. Assim também age a mídia marrom, tornando um narrativa, uma verdade, ao ponto de transformá-la em fato. As pessoas são manipuladas o tempo todo e o pior de tudo são pessoas esclarecidas do que é a verdade, deixando as menos esclarecidas ser em levadas pela mentira apenas para proveito próprio. É a psicopatia generalizada.

    ResponderExcluir
  15. Olá Luma,
    Excelente texto para reflexão.
    A própria comunidade científica, ainda continua exaustivamente fazendo estudos sobre o vírus. Há algumas certezas sim, mas ainda bastantes incógnitas. do meu ponto de vista, será prudente aguardar por conclusões mais definitivas!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ótimo texto para uma reflexão profunda, sobre tudo o que estamos passando agora.

    Beijos, Luma.

    ResponderExcluir
  17. Incrível texto! Parabéns!

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  18. Ótimo texto, gostei das suas observações. Procuro não me deter nos noticiários, me manter com os cuidados necessários e pautando na positividade pois, por vezes, o que está no entorno decepciona. Particio de grupo de leitura de poesias e faço poesia, o que tem dá um melhor rumo para os meus pensamentos. bjs

    ResponderExcluir
  19. Muito bom!
    Eu procuro ler sempre livros e revistas com muita qualidade. Quanto às memórias, ultimamente, sobretudo nos últimos dias, perante acontecimentos negativos, procuro não os reviver. Só serve para enraizar inutilmente memórias que não ajudam nada a viver melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Luma, há quanto tempo não venho aqui!
    Faz um bom tempo que não leio mais notícias e nem assisto TV aberta. Raramente assisto TV paga. E isso fez muita diferença pra mim.
    E sim, quanto mais ouvimos sobre algum assunto, mais esse assunto faz parte de nossa vida até se tornar rotina.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá Luma
    Ótima reflexão, precisamos encher a mente com as coisas de Deus, porque a vontade Dele é boa, perfeita e agradável. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  22. É o assunto do momento não é Luma? e todo o cuidado com o que vemos e lemos, é da maior importância para a saúde mental rs .
    Um texto cuidadoso como este, vale a pena ler e refletir.
    Penso que todos cansamos e nos estressamos com as noticias vinculados diariamente com todos aqueles dados de quantos isso, quantos aquilo_ realmente é muito desgastante. Raramente ligo a TV A internet é mais fácil escolhe as notícias que quero e ultimamente, tenho estado mais para amenidades. E,felizmente gosto de filmes e series, que descansa a mente.
    Obrigada pelas visitas e pelos elogios.
    meu abraço pra ti.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde minha querida Luma!
    Tenho uma mente que se recusa a ver programas com alto grau de agressividade!
    Prefiro ouvir uma boa música, ler poemas, pintar, brincar com as palavras!
    Sinto até que vivo um pouco noutro mundo.
    Um grande abracinho, recheado de gratidão!
    Megy Maia💙💝💙

    ResponderExcluir
  24. Oi, Luma! Muito interessante o texto.
    Muito obrigada pela visita!
    Abraços e bom final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Vim retribuir sua visita e me apaixonei pelo seu espaço, já me fiz seguidora sua e me maravilhei com este texto que diz tudo o que estamos vivendo neste contexto pandêmico.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  26. una entrada muy interesante la pandemia ha dejado muchas secuelas. Te mando un beso
    Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  27. Luma, fiquei chocada ao ler o seu texto e diante do conteúdo das informações aqui passadas porque é exatamente o que está acontecendo comigo: parece que meu cérebro entrou em um estado de "pausa" e medo latente do futuro.. :( Com certeza é o cérebro pandêmico!
    Meus projetos de vida foram cancelados, os sonhos paralisados..,
    A única maneira de manter o cérebro ativo é uma boa leitura e é devido aos livros, que devorei nesta pandemia, que não enlouqueci de uma vez por todas... Meu cérebro não é mais o mesmo...Uma aflição tomou conta de mim e não mais consigo processar como um dia poderia voltar ao normal, porque acho que jamais voltaremos ao "normal".
    Grata por trazer essas informações querida!
    Tenha um lindo final de semana, na medida do possível!!
    Beijos!! :))))

    ResponderExcluir
  28. SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.
    BLOG EXCEPCIONAL.
    VOLTAREI SEMPRE.
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  29. Oi Luma, excelente texto!
    A pandemia associada a conjunturas políticas/sociais deixam qualquer um com um mínimo de bom senso, ficar com o alerta ligado, mesmo que isso nos cause danos cerebrais.
    Quando mexemos em nossas lembranças, as interpretações delas também mudam porque mudamos ao passar do tempo, acho que é natural e até saudável, mexer nestas lembranças/feridas.
    Quando vejo crianças interpretando papéis com textos macabros ou dramáticos, mesmo que com todo cuidado e acompanhamento emocional, fico imaginando que efeitos isso não pode produzir no cérebro da criança.
    Podemos fugir dos fatos? Mentiras e verdades precisam ser baseadas em fatos e não narrativas criadas para induzir pessoas conforme suas necessidades.
    Não podemos fugir de questionar o prato que nos apresentam como verdades ou mentiras. O cérebro pandêmico não pode fingir, até porque os resultados seriam terríveis para o corpo.


    Adorei a leitura, abraço!

    ResponderExcluir
  30. Oi Luma, como sempre um texto de permanência. Super atual e prospectivo sobre os efeitos que a pandemia trouxe e está envolvendo as mentes do planeta. Muito bom.
    Passo também para te deixar um abraço e agradecer tua visita na Oficina.

    ResponderExcluir
  31. Muitos estão sentindo os efeitos desta pandemia de diferentes maneiras: seja econômica pois perderam emprego, seja porque tiveram covid e ficaram com sequelas, seja porque perderam um parente e estão de luto...não se sabe quando realmente voltaremos a vida normal...some aí o estado em que está o país com este governo canalha, os preços das coisas lá em cima... aí se realmente não cuidarmos adoeceremos, com certeza! Eu procuro não pensar muito no futuro, vivo um dia de cada vez e procuro informações importantes sobre a pandemia porque preciso estar bem informada. Graças a Deus, várias coisas continuam as mesmas como: os livros, os filmes, as músicas... e minha imaginação faz o resto! Beijos! 😘

    ResponderExcluir
  32. Luma, dá uma passadinha na Oficina. Tem um presente para você lá. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  33. este texto diz muito de como está a humanidade
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Olá Luma,
    Eu tenho evitado consumir muito conteúdo sobre Pandemia senão fico louca. Tomei a vacina e tenho tomado os cuidados necessários para evitar adoecer.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  35. Bom domingo, Luma.
    A vida é para ser bem vivida e precisamos fazer boas escolhas sempre. A pandemia foi uma surpresa muito desagradável e perigosa, todos de alguma forma fomos afetados. Desde o início procurei me proteger o máximo, também a mente/cérebro, compreendendo que faz parte de um equilíbrio para o organismo todo. A leitura, que me acompanha desde a adolescência, tem me ajudado demais, pois ela traz ferramentas extraordinárias para os tempos de “paz e guerra”. Estou a ler “Jane Eyre”/Charlotte Brontë”. A espiritualidade, sem dúvida, para mim é um alicerce e arma poderosa para caminhar consciente e me defender em cada fase da vida.
    Enfim, um excelente texto para refletir e se posicionar nos fatos tão presentes.
    O meu abraço

    ResponderExcluir
  36. Um excelente texto, Luma. Cheio de motivos de reflexão e de coisas a aprender. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  37. Olá Luma.
    Bons conselhos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Está explicado porque em alguns momentos tem me dado confusão mental e vontade de tomar uns drinks na beira da praia 😊

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Amei esse post, rico em detalhes e muita aprendizagem.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  40. adorei a reflexão!
    Pois acretido que somos forjados por tudo que percebemos não importa por qual via, no inicio da pandemia eu só conseguia ler artigos médicos, ciencia politica, ver lives de infectologistas e noticias do mundo, aos poucos passei a ver filmes de terror, precisava que a ficção se mostrasse pior que a realidade, somente após 6 meses do inicio da pandemia consegui ler um romance, seguido de outro e depois outro....até totalizar 10 livros em 2021. E passei a cuidar mais do emocional da minha mãe e minhas irmãs mesmo a distância, tenho feito longas ligações para ouvir e tentar ser "luz" em algo que as preocupe ou atormente nesse momento dificil.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  41. Olá
    A minha vida foi muito afectada pela pandemia! Tento que as notícias não me afectemn muito, mas tem dias que é muito difícil, o meu desejo é que todos nós recuperemos deste pesadelo o mais breve possível!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  42. Mais um bom e interessante texto que nos obriga a reflectir.

    Quem lê só obtém vantagens e uma é a de nunca estar só.Embora seja agradável , muitas vezes, estarmos sõ na nossa própria companhia.

    Abraço e tudo de bonito na sua vida :)

    ResponderExcluir
  43. Olá,
    Confesso que demorei um pouquinho pra entender toda a metodologia do post, mas achei bastante reflexivo. Realmente, todas as experiências que temos e o ambiente que vivemos de alguma forma nos influencia, e nem sempre será benéfico para o nosso cérebro.
    Gostei do post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  44. Great article. I followed your blog now. Thx

    ResponderExcluir
  45. Oi Luma cuidar da saúde mental é complicado, existe ainda muito preconceito sobre esse assunto.
    Gostei da informação, pior que a pandemia, são as informações falsas.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  46. Oi Luma,

    Seu texto me fez lembrar de Divertidamente, com relação as memórias. é interessante como nosso cérebro trabalha e como ele pode maquiar e modificar algumas lembranças. Seja por autopreservação, ou simplesmente para dar mais ênfase a algo que foi muito mais agradável.
    E com relação aos efeitos dessa pandemia, arrisco dizer que os efeitos dela começaram a se mostrar em pouco tempo. Muitas vezes não nos atentamos, mas as consequências de todo o isolamento, medo e excesso de informação, uma hora vai cobrar seu preço.
    Precisamos nos atentar a isso o quanto antes.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  47. Olá Luma. Uma excelente reflexão. Eu sou adepta da meditação e yoga. Assim como cuidamos do corpo,precisamos cuidar da alma e da mente. Quando eu ouço alguém, eu sempre faço os meus filtros. O cérebro não reconhece o ilusório do real,mas tua consciência sim. Adorei o texto. Bom fim de semana querida! Beijinhos

    ResponderExcluir
  48. E eu fiquei em choque com algumas afirmação que o seu excelente texto contém.
    Talvez o maior choque tenha sido ler que o nosso cérebro não distingue o real do ilusório. Confesso que não percebo, a menos que a afirmação se confine aos sonhos.
    O outro choque, mais pequeno, foi ler que a pandemia pode ter um impacto na massa cerebral através da libertação (ou fabrico) de cortisol em excesso.
    Mas, ainda que chocado, o seu texto é excelente.
    Bom fim de semana, amiga Luma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  49. Luma, perfeito texto para reflexão. Estamos atravessando aqui a pandemia um tanto alheios aos noticiários do dia-a-dia, principalmente da tv aberta. Procuramos ler o essencial, nos cuidar, ter fé, não deixar nos contaminar pelos horrores da pandemia que o mundo atravessa. Tem dado certo. Beijos

    ResponderExcluir
  50. Luma,passando para desejar uma ótima tarde e um ótimo inicio de semana.
    Bjos

    ResponderExcluir
  51. LUMA, CERTAMENTE VOCÊ DEVE ESTAR LEMBRADA, MAS NÃO CUSTA REGISTRAR QUE AMANHÃ (31 DE AGOSTO), É O "DIA INTERNACIONAL DO BLOG". TENHO CERTEZA DE QUE O "LUZ"- QUE FAZ PARTE DA ALTA NOBREZA DO BLOGS - VAI COMEMORAR A DATA. ABRAÇO

    ResponderExcluir
  52. Eu amei ler sua postagem, estava precisando de uma mensagem assim. Essa pandemia acabou comigo de uma forma horrorosa, percebi o quanto minha mente ficava pesada e isso atrapalhava meu aprendizado, meu ânimo e hoje voltando a rotina de estudos, senti a dificuldade que é ficar quase dois anos sem estudar. A gente tem que manter a mente sempre bem, "limpar a poeira" que fica na estante do pensamento, abrir mão dos sentimentos e lembranças ruins e preencher tudo com amor, alegria... mas digo para você que não é fácil, mas a prática leva à perfeição.
    Estou te seguindo de volta.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  53. Que post fantástico, cheio de informação! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  54. E o vigarismo de PT.

    Adoram queimar pneus. Hein? Nas rodovias.
    E junto vão venerando o diabo manquitola do PeTismo. E esse pobre Belzebu não deixa de ser útil algumas vezes para o PT.

    ResponderExcluir
  55. Fascinante Luma. Eu sempre penso sobre as consequências de tanto estresse e tanto pensamento negativo associado a pandemia. Que a gente possa sair são e salvo dessa. Um abraço!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  56. Our Lady of Lourdes, intercede for me and my family, cover us with your sacred mantle, I thank you in the name of the father of the child and the holy spirit amen 🙏

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor