Recordar - Onde estão seus amigos?
Reencontrei uma amiga que não sabia onde estava desde a infância. O mundo deu voltas e o destino favoreceu reencontrar essa pessoa que já vivia apenas em minhas lembranças. Não bastava ter vontade de vê-la novamente. Eu não sabia seu sobrenome. Coisas de criança!
Como ainda vivemos distantes uma da outra, conversamos bastante sobre como era difícil a comunicação em outros tempos. Verdade é que, não importa onde estejam os nossos amigos no mundo ou quanto tempo passou desde que nos vimos pela última vez, contanto que os encontremos em nossas redes sociais? - Pensando bastante sobre as tais redes por dificilmente me encontrar nelas.
Instituiu-se essa nova forma para sempre mantermos os contatos mas isso não quer dizer que não iremos mais "perder o contato". Seremos fadados a manter para sempre alguma rede social? Como ficam os amigos desligados, ocupados e avesso às mídias sociais?
Particularmente não acesso com frequência as redes e elas se multiplicam. Para isso teria que viver online, mas tenho uma vida lá fora que ruge como um leão. Por outro lado, existe a comodidade de reunirmos todas as nossas tribos em um só lugar!
Bom dia Luma!
ResponderExcluirQue Belo reencontro neste recordar tempos felizes de nossas vidas. As redes me permitiram reencontrar amigos e colegas e tenho perfil em várias delas embora a frequência limitada. E através de uma delas tenho contato mais efetivo com amigos da blogosfera. É a comunicação que se bem usada tem seus frutos.
Linda semana com leveza e parabéns para Norma com seu belo espaço que nos reúne.
Beijo de paz amiga.
Certamente, Toninho! Até remédio se não bem dosado vira veneno :)
ExcluirLuyma, que coisa boa reencontrar amigos de outros tempos! Ficamos sempre felizes! E os blogues nos dão muitas alegrias ,basta saber por onde circular...Tão legal! Linda semana e parabéns à Norma!beijos às duas,chica
ResponderExcluirDe todas as redes sociais, os blogues são a que mais me identifico. Estou sentindo um certo rumor entre ex-blogueiros que deletaram seus blogues e agora estão no facebook, no sentido de voltarem aos blogues. É uma ótima notícia!!
ExcluirExcelente texto, Luma!
ResponderExcluirSinceramente, estou me cansando das redes sociais, até mesmo do Blogger que era o que mais gostava.
Não é lá muito saudável mentalmente esta extensão dos nossos pensamentos. Antes a gente se encontrava, colocava o papo em dia, cada um seguia sua vida, não via cada passo do amigo, era só o lado bom em cada encontro, os desabafos e troca de novidades, se fosse urgente, telefonava.
Nunca perdi totalmente o contato com a maioria dos amigos de infância, outros reencontrei nas redes, mas faço questão de não entrar nesta paranoia de estar ligado nos passos dos amigos nas redes sociais. A cobrança é algo que me incomoda muito nas redes sociais e interfere até na vida real também.
Redes sociais...se não for leve, não vale a pena.
A possibilidade de reencontrar pessoas de nossa vida é ótima, mas não podemos esquecer que o tempo muda a todos, nem sempre gostamos da nova versão e nem sempre gostam de nossa versão atualizada.
Adorei a reflexão, abraço!
Poxa, Dalva! Não diga isso do blogger :( Tire dias de folga. Eu não consigo blogar todos os dias, por causa do trabalho. Acho que isso me ajuda a não me cansar de blogar. Tudo que vira rotina, no sentido de obrigação, fica cansativo.
ExcluirBom dia querida. Grata por sua participação sempre tão fluida de se ler e nos afetar. Reencontrar os amigos, para mim sempre bem-vindo. Aqui na blogosfera, neste tempo de pandemia, alguns retornaram, entre eles, você, que sempre tiver a alegria de acompanhar. As redes sociais nos favorecem em alguns pontos e no isolamento social me foi extremamente favorável.
ResponderExcluirPalavras que deixo a todos os que estão participando da blogagem: Estar presente, ser presença e pertencer. Para mim, são as interações que dão sentido à vida. Vocês trouxeram e trazem alegrias, foram e são meu presente e os trago no meu coração.bjs
Obrigada, Norma! Você sempre generosa e nos presenteando no dia do aniversário do Pensando em Família :)
Excluirtive a alegria de acompanhar(correção acima)
ResponderExcluirQue bom Luma, que você reencontrou sua amiga!
ResponderExcluirSei bem quanto é gratificante o reencontro com pessoas queridas.
Que tenham dias felizes.
Beijinho
Reencontrar pessoas que temos carinho será sempre bom. Ainda mais uma amiga de infância. Como senti saudades dela!
ExcluirÉ tão bom encontrar amizades perdidas no tempo!
ResponderExcluirTenho muita pena de ainda não ter conseguido encontrar uma que se esfumou...
Beijinhos e boa semana!
Quem sabe ainda a encontre?
ExcluirAs redes sociais têm essa vantagem.
ResponderExcluirReencontrar, ainda que virtualmente, pessoas que há muito tínhamos perdido.
Verdade, Pedro! O melhor é poder fazer o virtual se tornar real
ExcluirQue legal, Luma. Confesso que dos meus amigos de infância, tenho contato até hoje apenas com três. E é irônico mesmo perdemos contato mesmo tendo tantas redes sociais hoje em dia. Acho que tem muito do constrangimento de puxar um papo ou procurar. Bjsssss
ResponderExcluirMas Sérgio... acho que esses 3 estão de bom tamanho. Tem quem não tenha nenhum amigo de verdade! :)
ExcluirÉ bom reencontrar o passado.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Só quando nos traz felicidade!
ExcluirBom dia Luma,
ResponderExcluirÉ muito gratificante encontrar amigos de outrora e as redes sociais nos ajudam.
Mas sinceramente eu só tenho os blogues, porque como tão bem diz, eu também tenho outra vida lá fora.
Não teria disponibilidade para estar on line constantemente.
Mas surpresas como a que teve são maravilhosas.
Bela participação na festa da Norma.
Beijinhos para ambas.
Ailime
Você é das minhas! Rede social em excesso é para quem não tem o que fazer :D
ExcluirPassei por aqui para deixar um obrigado e alegrar-me por ainda haver resistentes no mundo dos blogues!
ResponderExcluirFeliz por você também persistir!!
ExcluirOI Luma,
ResponderExcluirQue bom nos reencontrarmos novamente!
Seu blog continua ótimo.
Prazer em vir aqui novamente.
Bjos,
Lylia
Lylia, não me esqueço dos amigos!
ExcluirOlá, Luma, passando para reler esse belo texto e te desejar uma ótima noite.
ResponderExcluirBeijos, saúde e paz.
Obrigada, Fatyma!! Pra você também!
ExcluirFco tão feliz que tenha reencontrado sua amiga ♥
ResponderExcluirEu espero não reencontrar nenhum da minha infância rs, pois só tenho lembranças ruins. Mas a sensação deve ser maravilhosa =d
Sai da Minha Lente
Como me diverti com seu comentário!! Realmente, existem pessoas que é melhor ficar no passado
ExcluirOi Luma sou ruim de memoria, não lembro nomes e muitas vezes sei que conheço a pessoa de algum lugar, mas de onde? dia desses encontrei uma colega da escola (primeiro ano) , ela me reconheceu, sabia meu nome e tudo mais, eu olhando para ela sem graça, conhecendo e não conhecendo, é muito chato essas coisas, porque pra outra pessoa parece desdém. Também não sou muito dedicada as redes sociais, sou mais introvertida.
ResponderExcluirAmei o texto, beijos, Vi
Bate aqui porque sou igual, sem tirar nem por
ExcluirÉ sempre um momento marcante, quando reencontramos alguém de quem gostamos. Costumo dizer que nada acontece por acaso!
ResponderExcluirHá momentos felizes.
Feliz noche, Luma. Un beso!
Verdade! Tudo acontece por algum motivo!
ExcluirComo é bom quando isso acontece. Tenho vontade de reencontrar algumas pessoas que marcaram minha vida. Mas acredito que chegará o dia.
ResponderExcluirBoa semana!
O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi, Emerson!
ExcluirSe tem vontade, tente encontrá-los!
Só ando ando em alguns blogues a que eu chamo "livros de bolso" e que gosto muito.
ResponderExcluirCom respeito às outras redes que não frequento e nem tenho a minha irmã mais velha é fã incondicional e tem encontrado muita gente dos nossos tempos estudantis e não só. Mas, e há sempre um mas em tudo ela quando encontra a primeira pergunta que lhe fazem é: o que é feito da tua irmã Fatyly? Já lhe disse para lhes dar o meu e-mail e volta e meia surgem pessoas que foram colegas etc, etc que nada me dizem porque sinceramente não me lembro quem foram e são.
Tenho amigos e amigas e não preciso de andar atrás delas todos os dias mas falamos qb.
Tal como considero-te uma amiga virtual mas respeito muito as ausências porque todos temos uma vida fora deste mundo de cabos e que em mim fica sempre em primeiro lugar.
Há poucos meses morreu uma amiga que tinha um blogue e depois conhecemo-nos pessoalmente. Um sofredora coragem que vivia com a mãe e tinha apenas um filho. Na última video-chamada vi que estava muito mal e ainda consegui fazer que ela sorrisse com disparates que eu disse:)) A sua ausência foi angustiante e recebi uma mensagem do filho que dois dias depois a mãe tinha partido em paz e serena.
O meu grupo de café da manhã ainda permanece mas vejo-as todos os dias mas prefiro ar livre do que estar e, cafés:)))
Beijos Luma e tudo de bom para ti
Sinto muito pela sua perda, Fatyly! As pessoas amigas nem sempre podem estar presentes no dia a dia. Cada qual com sua vida. O encontro é sempre uma festa!
ExcluirOi, Luma... A sua participação na festa da Norma/Pensando em Família ficou muito boa. Reencontrar amigos traz uma satisfação incrível.
ResponderExcluirPois é, as redes sociais aproximam pra chuchu, a questão é dosá-las com jeitinho.
Boa quinta-feira. Um abç
Verdade, Anete! É preciso saber dosar!
ExcluirEstes reencontros inesperados têm o sabor de uma qualquer magia!
ResponderExcluirÉ o que imaginamos, mas nem sempre assim acontece. Essa amiga sempre esteve em meus pensamentos, desde a sua partida para outra cidade. Nossos pais não foram preocupados o suficiente para colher contato. Tínhamos apenas 6 anos à época
ExcluirQue história incrível, como é bom reencontrar velhos amigos né?
ResponderExcluirNo meu caso eu não faço ideia de onde meus amigos de infância podem estar, perdi contato com todos e hoje em dia não tenho redes sociais.
Deu até aquela saudade de quando eu tinha amigos sabe? Nos dias atuais eu vivo mais solitária do que nunca. hehe
Beijos.
Diário da Lady
A vida pode nos afastar dos amigos, ainda mais quando a família solicita demais. Mas acho que todos nós devemos pensar no futuro, porque os amigos podem preencher lugares vazios deixados por alguém da família
ExcluirOi, Luma! Passando para reler esse belo texto.
ResponderExcluirÉ bem verdadeiro, esse ano estou descobrindo velhos amigos, a fonte de reencontro é as redes sociais.
Boa noite e Feliz sexta-feira com saúde e Paz.
Beijos
Que ótimo, Fatyma! Confesso que não sou de ficar procurando.
ExcluirEstes reencontros são sempre maravilhosos quando existe uma boa recordação de infância. Chegam, inclusive, a ser comoventes.
ResponderExcluirGostei muito do seu blogue
.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Obrigada, Ricardo!
ExcluirEncontrar velhos amigos, principalmente os da infância e os dos primeiros anos escolares, não é tarefa fácil já que, mesmo com as redes sociais, se não soubermos os apelidos, é quase como encontrar agulha o palheiro...
ResponderExcluirGostei da sua crónica. E de repente, fiquei a pensar em como encontrar 2 ou 3 amigos da infância que nunca mais os vi...
Bom fim de semana, amiga Luma.
Beijo.
É! Eu sempre lembrava dessa amiga, mas somente do seu primeiro nome. Daí como procurar por uma tal Denise, com tantas Denises no mundo? :D
ExcluirQue bom seria termos os nossos amigos sempre à mão.
ResponderExcluirAbraço amigo.
Juvenal Nunes
Sei não, viu? Vai que eles pensassem igual... :) Estou brincando.
ExcluirOs verdadeiros amigos fazem falta
Un post che condivido in parte, credo che i social ci abbiano distanziato, vero che ci posiiamo salutare spesso....vero anche che non ci vediamo più come una volta.
ResponderExcluirBuon 15 Agosto.
Ciao Giancarlo!
ExcluirCapisco il tuo punto di vista. Forse non richiedendo il faccia a faccia, i social network hanno lasciato le relazioni più superficiali. È una buona cosa che non sono un normale a loro. preferisco occhio per occhio :)
É a vantagem das redes sociais.
ResponderExcluirUm abraço e bom Domingo.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Obrigada, Francisco
ExcluirOlá,passando para te agradecer pela visita. É tão gratificante reencontrar amigos. Cada um que passa na nossa vida deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Feliz por ti. Bom Domingo!
ResponderExcluirAssim deve ser!! :=))
ExcluirInfelizmente, depois de uma amiga e comadre ter cortado sem mais nem menos e sem explicação nenhuma uma estreita relação de quarenta anos deixei de acreditar em amizade....
ResponderExcluirTe abraço e desejo bem estar e saúde :)
Você não procurou saber o motivo? Eu ficaria decepcionada com essa amiga, mas não com o restante dos amigos. Vai por mim!! Uma boa amizade sempre vale a pena!
ExcluirOlá, Luma,
ResponderExcluirAmigos verdadeiros (que nem precisam ser do tipo 'devoto') são uma preciosidade e quem os tem deve mais é guardá-los ('Debaixo de sete chaves, dentro do coração'). Reencontrar um amigo assim é uma grande alegria, seja lá qual for o meio em que isso se dê. Mas, convenhamos, há também os conhecidos, pessoas que conviveram conosco numa certa época ou numa determinada circunstância que também é bom reencontrar, por causa das memórias comuns, rsrs.
Beijo e boa semana
Essas pessoas que passam por nossa vida, talvez pela falta de oportunidade não se tornaram amigos. A amizade é uma via de mão dupla.
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirÀs vezes também penso sobre isso sabe? No quão dependente estamos das redes sociais Que bom que reencontrou sua amiga, deve ter sido emocionante.
E que legal você ter encontrado ela por meio do blog. eu sempre digo, os blogs são uma comunidade linda, que nunca vão morrer.
abraços,
AVA
https://apenasava.com/
Ava, também espero que os blogues nunca morram :)
ExcluirTão bom reencontrar uma amiga! Já me aconteceu e fiquei muito feliz. A amizade tem essa virtude: não se esfuma.
ResponderExcluirDas redes sociais...quase tudo poderia ser dito.
Fiquemos no blogger! Fiquei tão feliz com o teu regresso!
Beijinho
A verdadeira amizade não se desfaz por qualquer coisa. Se desfez é porque não era verdadeira
ExcluirÉ tão bom quando reencontramos os que mais amamos!
ResponderExcluirUma verdadeira amizade nunca se esquece!
Um doce beijinho!
Megy Maia🌹🌸🌷
Verdade, Megy!
ExcluirNão me canso de dizer que eu sigo a Bíblia, e pela Bíblia, fazemos amigos durante toda a vida, existem muitas pessoas de bom ânimo, e que em primeiro lugar está a conversa diária com Deus,depois aqueles que moram com você, e no mais, o dia a dia é muito melhor assim. Praticar é uma questão de inserção na rotina uma leitura de dez minutos diários da Bíblia, e ouvir Deus. Essas ideias podem parecer libertárias, mas valem muito, pois nem sempre há reencontros, porque Deus quer que sejamos bons para outras pessoas, e faz sentido. Um abraço, Yayá.
ResponderExcluirFaz todo o sentido. A família deve estar sempre em primeiro plano, mas as amizades são um tempero para a vida
ExcluirHello Luma,
ResponderExcluirvery nice thoughs indeed.
Thanks for your comment on my blog.
Many greetings from Italy!
Grazie per la visita, Pietro
ExcluirLuma,
ResponderExcluirOs melhores amigos que fiz, são ainda dos tempos universitários, pois, nesta época, já estamos mais maduros para observar quem queremos ao nosso lado.
Aquela máxima que diz, que amigos são melhores que muitos parentes, é a mais pura verdade, pois, parentes nascem na família, já os amigos podemos escolher.
Agora, onde estão nossos amigos em tempos pandêmicos? Estamos todos entocados dentro de casa e presos nas telas dos “Smartphones com ceteza blogando” 😉
Beijos e cuide-se!!!
Blogando é melhor! :) Estou com a frase da Clarice Lispector que li no seu blogue colada na mente :D
ExcluirLuma, tão doce o reencontro, mas nem sempre. Recentemente reencontrei a minha amiga Gigi dos tempos de Faculdade. Foi através da irmã. Infelizmente, desoladamente, tristemente fiquei a saber que Gigi partiu. Muito, muito triste. Um beijo
ResponderExcluirPoxa, vida!! Que triste!! Sinto muito por você. Pena que foi tão breve! :(
ExcluirLuma, não sei se amigo é o que mete o dedo na ferida. Sempre pensei que estes são os que nos odeiam, mas, estou refletindo sobre isto. Também reencontrei várias pessoas através da rede. Algumas são do tempo da escola. Nãõ sei se são amigas ou apenas conhecidas. Mas, admito que não encontro quem realmente desejo, talvez por estarem desconectadas. Nem tudo é um Big Brother, hehe.
ResponderExcluirBeijo, menina
Oi, Denise!
ExcluirO dedo na ferida foi uma expressão que usei para dizer que amigo de verdade fala a verdade. Temos que ter muito cuidado com gente que apenas elogia :)
Talvez por sorte,talvez porque sim. Nao encontrei amigos de escola no blogue mas durante os anos em
ResponderExcluirque estou na blogosfera, tenho mais o lado positivo. O negativo não estou sequer nem aí.
Na variedade esta a beleza . Certo é que tu es cas mais antigas amigas virtuais. So que nem sempre o tempo joga a nosso favor
Grande beijinho, Luma
Oi, Manu!! Você é um carinho que sempre aquece meu coração!! Estou contigo! Precisamos olhar o lado bom das coisas porque ja existe muitas pessoas valorizando o que não acrescenta.
ExcluirOlá Luma, penso que sou muito abençoado, tive oportunidade de reencontrar vários colegas de infância/escola.
ResponderExcluirGratidão pela passgem lá no blog.
Cordial abraço, saúde e paz!
Oi, Milton!
ExcluirAbençoado em vários sentidos, né?
Obrigada por ter vindo!!
Beijus,
Luma,
ResponderExcluirEu adoro o blogger, não posto mais por falta de tempo, mas sou blogueira das antigas. Eu acho mil vezes melhor o blog, do que qualquer rede social e já fiz bons amigos por ele. As redes sociais são muitos superficiais e pelos blogs me identifico com a pessoa. Besitos e boa semana