Recordar - Onde estão seus amigos?


Reencontrei uma amiga que não sabia onde estava desde a infância. O mundo deu voltas e o destino favoreceu reencontrar essa pessoa que já vivia apenas em minhas lembranças. Não bastava ter vontade de vê-la novamente. Eu não sabia seu sobrenome. Coisas de criança!

Como ainda vivemos distantes uma da outra, conversamos bastante sobre como era difícil a comunicação em outros tempos. Verdade é que, não importa onde estejam os nossos amigos no mundo ou quanto tempo passou desde que nos vimos pela última vez, contanto que os encontremos em nossas redes sociais? - Pensando bastante sobre as tais redes por dificilmente me encontrar nelas. 

Instituiu-se essa nova forma para sempre mantermos os contatos mas isso não quer dizer que não iremos mais "perder o contato". Seremos fadados a manter para sempre alguma rede social? Como ficam os amigos desligados, ocupados e avesso às mídias sociais? 

Particularmente não acesso com frequência as redes e elas se multiplicam. Para isso teria que viver online, mas tenho uma vida lá fora que ruge como um leão. Por outro lado, existe a comodidade de reunirmos todas as nossas tribos em um só lugar!
 

Os blogues também formam uma rede social e foi por causa do "Luz de Luma" que reencontrei minha amiga de infância - e foi assistindo um vídeo no youtube que estava linkado para cá. Olha que coisa boa. 

A Norma Emiliano nos convida para o aniversário de 12 anos do seu blogue "Pensando em Família". No Convite você pode postar de forma livre "um acontecimento significativo, dos últimos tempos, que trouxe ao seu coração um pouco de paz e/ou alegria com o título Recordar" - Veja na postagem Passar pelo Coração como participar.

Participem também!! Parabéns, Norma por todos esses 12 anos de blogosfera!! E não se esqueçam que amigo de verdade não é aquele que sempre te elogia, é aquele que mete o dedo na ferida :D 

82 comentários :

  1. Bom dia Luma!
    Que Belo reencontro neste recordar tempos felizes de nossas vidas. As redes me permitiram reencontrar amigos e colegas e tenho perfil em várias delas embora a frequência limitada. E através de uma delas tenho contato mais efetivo com amigos da blogosfera. É a comunicação que se bem usada tem seus frutos.
    Linda semana com leveza e parabéns para Norma com seu belo espaço que nos reúne.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Toninho! Até remédio se não bem dosado vira veneno :)

      Excluir
  2. Luyma, que coisa boa reencontrar amigos de outros tempos! Ficamos sempre felizes! E os blogues nos dão muitas alegrias ,basta saber por onde circular...Tão legal! Linda semana e parabéns à Norma!beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todas as redes sociais, os blogues são a que mais me identifico. Estou sentindo um certo rumor entre ex-blogueiros que deletaram seus blogues e agora estão no facebook, no sentido de voltarem aos blogues. É uma ótima notícia!!

      Excluir
  3. Excelente texto, Luma!
    Sinceramente, estou me cansando das redes sociais, até mesmo do Blogger que era o que mais gostava.
    Não é lá muito saudável mentalmente esta extensão dos nossos pensamentos. Antes a gente se encontrava, colocava o papo em dia, cada um seguia sua vida, não via cada passo do amigo, era só o lado bom em cada encontro, os desabafos e troca de novidades, se fosse urgente, telefonava.
    Nunca perdi totalmente o contato com a maioria dos amigos de infância, outros reencontrei nas redes, mas faço questão de não entrar nesta paranoia de estar ligado nos passos dos amigos nas redes sociais. A cobrança é algo que me incomoda muito nas redes sociais e interfere até na vida real também.
    Redes sociais...se não for leve, não vale a pena.
    A possibilidade de reencontrar pessoas de nossa vida é ótima, mas não podemos esquecer que o tempo muda a todos, nem sempre gostamos da nova versão e nem sempre gostam de nossa versão atualizada.
    Adorei a reflexão, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Dalva! Não diga isso do blogger :( Tire dias de folga. Eu não consigo blogar todos os dias, por causa do trabalho. Acho que isso me ajuda a não me cansar de blogar. Tudo que vira rotina, no sentido de obrigação, fica cansativo.

      Excluir
  4. Bom dia querida. Grata por sua participação sempre tão fluida de se ler e nos afetar. Reencontrar os amigos, para mim sempre bem-vindo. Aqui na blogosfera, neste tempo de pandemia, alguns retornaram, entre eles, você, que sempre tiver a alegria de acompanhar. As redes sociais nos favorecem em alguns pontos e no isolamento social me foi extremamente favorável.
    Palavras que deixo a todos os que estão participando da blogagem: Estar presente, ser presença e pertencer. Para mim, são as interações que dão sentido à vida. Vocês trouxeram e trazem alegrias, foram e são meu presente e os trago no meu coração.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Norma! Você sempre generosa e nos presenteando no dia do aniversário do Pensando em Família :)

      Excluir
  5. tive a alegria de acompanhar(correção acima)

    ResponderExcluir
  6. Que bom Luma, que você reencontrou sua amiga!
    Sei bem quanto é gratificante o reencontro com pessoas queridas.
    Que tenham dias felizes.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reencontrar pessoas que temos carinho será sempre bom. Ainda mais uma amiga de infância. Como senti saudades dela!

      Excluir
  7. É tão bom encontrar amizades perdidas no tempo!
    Tenho muita pena de ainda não ter conseguido encontrar uma que se esfumou...

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. As redes sociais têm essa vantagem.
    Reencontrar, ainda que virtualmente, pessoas que há muito tínhamos perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Pedro! O melhor é poder fazer o virtual se tornar real

      Excluir
  9. Que legal, Luma. Confesso que dos meus amigos de infância, tenho contato até hoje apenas com três. E é irônico mesmo perdemos contato mesmo tendo tantas redes sociais hoje em dia. Acho que tem muito do constrangimento de puxar um papo ou procurar. Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Sérgio... acho que esses 3 estão de bom tamanho. Tem quem não tenha nenhum amigo de verdade! :)

      Excluir
  10. É bom reencontrar o passado.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Luma,
    É muito gratificante encontrar amigos de outrora e as redes sociais nos ajudam.
    Mas sinceramente eu só tenho os blogues, porque como tão bem diz, eu também tenho outra vida lá fora.
    Não teria disponibilidade para estar on line constantemente.
    Mas surpresas como a que teve são maravilhosas.
    Bela participação na festa da Norma.
    Beijinhos para ambas.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é das minhas! Rede social em excesso é para quem não tem o que fazer :D

      Excluir
  12. Passei por aqui para deixar um obrigado e alegrar-me por ainda haver resistentes no mundo dos blogues!

    ResponderExcluir
  13. OI Luma,
    Que bom nos reencontrarmos novamente!
    Seu blog continua ótimo.
    Prazer em vir aqui novamente.
    Bjos,
    Lylia

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luma, passando para reler esse belo texto e te desejar uma ótima noite.

    Beijos, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  15. Fco tão feliz que tenha reencontrado sua amiga ♥
    Eu espero não reencontrar nenhum da minha infância rs, pois só tenho lembranças ruins. Mas a sensação deve ser maravilhosa =d

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como me diverti com seu comentário!! Realmente, existem pessoas que é melhor ficar no passado

      Excluir
  16. Oi Luma sou ruim de memoria, não lembro nomes e muitas vezes sei que conheço a pessoa de algum lugar, mas de onde? dia desses encontrei uma colega da escola (primeiro ano) , ela me reconheceu, sabia meu nome e tudo mais, eu olhando para ela sem graça, conhecendo e não conhecendo, é muito chato essas coisas, porque pra outra pessoa parece desdém. Também não sou muito dedicada as redes sociais, sou mais introvertida.
    Amei o texto, beijos, Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bate aqui porque sou igual, sem tirar nem por

      Excluir
  17. É sempre um momento marcante, quando reencontramos alguém de quem gostamos. Costumo dizer que nada acontece por acaso!
    Há momentos felizes.

    Feliz noche, Luma. Un beso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Tudo acontece por algum motivo!

      Excluir
  18. Como é bom quando isso acontece. Tenho vontade de reencontrar algumas pessoas que marcaram minha vida. Mas acredito que chegará o dia.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson!
      Se tem vontade, tente encontrá-los!

      Excluir
  19. Só ando ando em alguns blogues a que eu chamo "livros de bolso" e que gosto muito.
    Com respeito às outras redes que não frequento e nem tenho a minha irmã mais velha é fã incondicional e tem encontrado muita gente dos nossos tempos estudantis e não só. Mas, e há sempre um mas em tudo ela quando encontra a primeira pergunta que lhe fazem é: o que é feito da tua irmã Fatyly? Já lhe disse para lhes dar o meu e-mail e volta e meia surgem pessoas que foram colegas etc, etc que nada me dizem porque sinceramente não me lembro quem foram e são.
    Tenho amigos e amigas e não preciso de andar atrás delas todos os dias mas falamos qb.
    Tal como considero-te uma amiga virtual mas respeito muito as ausências porque todos temos uma vida fora deste mundo de cabos e que em mim fica sempre em primeiro lugar.
    Há poucos meses morreu uma amiga que tinha um blogue e depois conhecemo-nos pessoalmente. Um sofredora coragem que vivia com a mãe e tinha apenas um filho. Na última video-chamada vi que estava muito mal e ainda consegui fazer que ela sorrisse com disparates que eu disse:)) A sua ausência foi angustiante e recebi uma mensagem do filho que dois dias depois a mãe tinha partido em paz e serena.
    O meu grupo de café da manhã ainda permanece mas vejo-as todos os dias mas prefiro ar livre do que estar e, cafés:)))

    Beijos Luma e tudo de bom para ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pela sua perda, Fatyly! As pessoas amigas nem sempre podem estar presentes no dia a dia. Cada qual com sua vida. O encontro é sempre uma festa!

      Excluir
  20. Oi, Luma... A sua participação na festa da Norma/Pensando em Família ficou muito boa. Reencontrar amigos traz uma satisfação incrível.
    Pois é, as redes sociais aproximam pra chuchu, a questão é dosá-las com jeitinho.
    Boa quinta-feira. Um abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Anete! É preciso saber dosar!

      Excluir
  21. Estes reencontros inesperados têm o sabor de uma qualquer magia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que imaginamos, mas nem sempre assim acontece. Essa amiga sempre esteve em meus pensamentos, desde a sua partida para outra cidade. Nossos pais não foram preocupados o suficiente para colher contato. Tínhamos apenas 6 anos à época

      Excluir
  22. Que história incrível, como é bom reencontrar velhos amigos né?
    No meu caso eu não faço ideia de onde meus amigos de infância podem estar, perdi contato com todos e hoje em dia não tenho redes sociais.
    Deu até aquela saudade de quando eu tinha amigos sabe? Nos dias atuais eu vivo mais solitária do que nunca. hehe
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida pode nos afastar dos amigos, ainda mais quando a família solicita demais. Mas acho que todos nós devemos pensar no futuro, porque os amigos podem preencher lugares vazios deixados por alguém da família

      Excluir
  23. Oi, Luma! Passando para reler esse belo texto.
    É bem verdadeiro, esse ano estou descobrindo velhos amigos, a fonte de reencontro é as redes sociais.

    Boa noite e Feliz sexta-feira com saúde e Paz.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Fatyma! Confesso que não sou de ficar procurando.

      Excluir
  24. Estes reencontros são sempre maravilhosos quando existe uma boa recordação de infância. Chegam, inclusive, a ser comoventes.
    Gostei muito do seu blogue

    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  25. Encontrar velhos amigos, principalmente os da infância e os dos primeiros anos escolares, não é tarefa fácil já que, mesmo com as redes sociais, se não soubermos os apelidos, é quase como encontrar agulha o palheiro...
    Gostei da sua crónica. E de repente, fiquei a pensar em como encontrar 2 ou 3 amigos da infância que nunca mais os vi...
    Bom fim de semana, amiga Luma.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É! Eu sempre lembrava dessa amiga, mas somente do seu primeiro nome. Daí como procurar por uma tal Denise, com tantas Denises no mundo? :D

      Excluir
  26. Que bom seria termos os nossos amigos sempre à mão.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não, viu? Vai que eles pensassem igual... :) Estou brincando.
      Os verdadeiros amigos fazem falta

      Excluir
  27. Un post che condivido in parte, credo che i social ci abbiano distanziato, vero che ci posiiamo salutare spesso....vero anche che non ci vediamo più come una volta.
    Buon 15 Agosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Giancarlo!
      Capisco il tuo punto di vista. Forse non richiedendo il faccia a faccia, i social network hanno lasciato le relazioni più superficiali. È una buona cosa che non sono un normale a loro. preferisco occhio per occhio :)

      Excluir
  28. Olá,passando para te agradecer pela visita. É tão gratificante reencontrar amigos. Cada um que passa na nossa vida deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Feliz por ti. Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente, depois de uma amiga e comadre ter cortado sem mais nem menos e sem explicação nenhuma uma estreita relação de quarenta anos deixei de acreditar em amizade....

    Te abraço e desejo bem estar e saúde :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não procurou saber o motivo? Eu ficaria decepcionada com essa amiga, mas não com o restante dos amigos. Vai por mim!! Uma boa amizade sempre vale a pena!

      Excluir
  30. Olá, Luma,

    Amigos verdadeiros (que nem precisam ser do tipo 'devoto') são uma preciosidade e quem os tem deve mais é guardá-los ('Debaixo de sete chaves, dentro do coração'). Reencontrar um amigo assim é uma grande alegria, seja lá qual for o meio em que isso se dê. Mas, convenhamos, há também os conhecidos, pessoas que conviveram conosco numa certa época ou numa determinada circunstância que também é bom reencontrar, por causa das memórias comuns, rsrs.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas pessoas que passam por nossa vida, talvez pela falta de oportunidade não se tornaram amigos. A amizade é uma via de mão dupla.

      Excluir
  31. Oi, tudo bem?
    Às vezes também penso sobre isso sabe? No quão dependente estamos das redes sociais Que bom que reencontrou sua amiga, deve ter sido emocionante.
    E que legal você ter encontrado ela por meio do blog. eu sempre digo, os blogs são uma comunidade linda, que nunca vão morrer.
    abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ava, também espero que os blogues nunca morram :)

      Excluir
  32. Tão bom reencontrar uma amiga! Já me aconteceu e fiquei muito feliz. A amizade tem essa virtude: não se esfuma.
    Das redes sociais...quase tudo poderia ser dito.
    Fiquemos no blogger! Fiquei tão feliz com o teu regresso!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdadeira amizade não se desfaz por qualquer coisa. Se desfez é porque não era verdadeira

      Excluir
  33. É tão bom quando reencontramos os que mais amamos!
    Uma verdadeira amizade nunca se esquece!
    Um doce beijinho!
    Megy Maia🌹🌸🌷

    ResponderExcluir
  34. Não me canso de dizer que eu sigo a Bíblia, e pela Bíblia, fazemos amigos durante toda a vida, existem muitas pessoas de bom ânimo, e que em primeiro lugar está a conversa diária com Deus,depois aqueles que moram com você, e no mais, o dia a dia é muito melhor assim. Praticar é uma questão de inserção na rotina uma leitura de dez minutos diários da Bíblia, e ouvir Deus. Essas ideias podem parecer libertárias, mas valem muito, pois nem sempre há reencontros, porque Deus quer que sejamos bons para outras pessoas, e faz sentido. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz todo o sentido. A família deve estar sempre em primeiro plano, mas as amizades são um tempero para a vida

      Excluir
  35. Hello Luma,
    very nice thoughs indeed.
    Thanks for your comment on my blog.
    Many greetings from Italy!

    ResponderExcluir
  36. Luma,
    Os melhores amigos que fiz, são ainda dos tempos universitários, pois, nesta época, já estamos mais maduros para observar quem queremos ao nosso lado.
    Aquela máxima que diz, que amigos são melhores que muitos parentes, é a mais pura verdade, pois, parentes nascem na família, já os amigos podemos escolher.
    Agora, onde estão nossos amigos em tempos pandêmicos? Estamos todos entocados dentro de casa e presos nas telas dos “Smartphones com ceteza blogando” 😉
    Beijos e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blogando é melhor! :) Estou com a frase da Clarice Lispector que li no seu blogue colada na mente :D

      Excluir
  37. Luma, tão doce o reencontro, mas nem sempre. Recentemente reencontrei a minha amiga Gigi dos tempos de Faculdade. Foi através da irmã. Infelizmente, desoladamente, tristemente fiquei a saber que Gigi partiu. Muito, muito triste. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, vida!! Que triste!! Sinto muito por você. Pena que foi tão breve! :(

      Excluir
  38. Luma, não sei se amigo é o que mete o dedo na ferida. Sempre pensei que estes são os que nos odeiam, mas, estou refletindo sobre isto. Também reencontrei várias pessoas através da rede. Algumas são do tempo da escola. Nãõ sei se são amigas ou apenas conhecidas. Mas, admito que não encontro quem realmente desejo, talvez por estarem desconectadas. Nem tudo é um Big Brother, hehe.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      O dedo na ferida foi uma expressão que usei para dizer que amigo de verdade fala a verdade. Temos que ter muito cuidado com gente que apenas elogia :)

      Excluir
  39. Talvez por sorte,talvez porque sim. Nao encontrei amigos de escola no blogue mas durante os anos em
    que estou na blogosfera, tenho mais o lado positivo. O negativo não estou sequer nem aí.
    Na variedade esta a beleza . Certo é que tu es cas mais antigas amigas virtuais. So que nem sempre o tempo joga a nosso favor
    Grande beijinho, Luma


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu!! Você é um carinho que sempre aquece meu coração!! Estou contigo! Precisamos olhar o lado bom das coisas porque ja existe muitas pessoas valorizando o que não acrescenta.

      Excluir
  40. Olá Luma, penso que sou muito abençoado, tive oportunidade de reencontrar vários colegas de infância/escola.
    Gratidão pela passgem lá no blog.
    Cordial abraço, saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton!
      Abençoado em vários sentidos, né?
      Obrigada por ter vindo!!
      Beijus,

      Excluir
  41. Luma,
    Eu adoro o blogger, não posto mais por falta de tempo, mas sou blogueira das antigas. Eu acho mil vezes melhor o blog, do que qualquer rede social e já fiz bons amigos por ele. As redes sociais são muitos superficiais e pelos blogs me identifico com a pessoa. Besitos e boa semana

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor