Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?

Luz de Luma, Yes party!
Sei que o Luz de Luma é frequentado por muitos blogueiros talentosos, escritores, poetas, ensaístas, redatores, revisores... enfim, o assunto hoje não é novidade para muita gente, mas para mim, falar sobre o amor é assunto sem fim, assim como falar sobre escrever :) 

Escrever não é apenas uma questão de colocar todas as vírgulas e outras coisas nos lugares certos. Sim, você precisa saber sobre gramática e pontuação, como também sobre a escolha das palavras, formulação de uma frase, ritmo, imaginação, diálogo, personalidade e descrição. Você ainda precisa ser "acessível" ao leitor e possuir uma ampla gama de ferramentas retóricas :)

Mas nenhuma dessas habilidades técnicas importa se você não for um pensador claro. Vejo escritores novatos escrevendo tão difícil, como se isso fosse valorizar sua escrita... 

O bom escritor é aquele que se faz entender. Escrever é pensar, e se você não pensar com clareza sobre o que você quer dizer, qual a história que você quer contar, você nunca vai escrever com clareza.

Clareza - de pensamento, de propósito, de expressão - é a virtude cardeal da boa escrita.

Escrever não é apenas o que acontece em uma mesa. Escrever acontece em todos os lugares e sempre que sua mente encontra um pensamento que quer transformar em palavras.

Não relaxe o pensamento se quer escrever com acuidade. Pense como se estivesse escrevendo, para que os leitores não tenham nenhum trabalho para entendê-lo(a). Caminhe escrevendo e anote suas inspirações.

Se você fosse James Joyce ou qualquer outro escritor ricamente abençoado com dons de prestidigitação linguística, seria possível presumir de antemão o trabalho pesado que seria exigido - não para ler, mas para refletir a escrita - Aquela que é carregada consigo, em que você tem que "gestar" e depois "parir" as palavras!

A maioria de nós, no entanto - e todos nós nos reinos da não-ficção, blogueiros e jornalistas - não podemos presumir isso, já que na internet é tudo tão rápido. Cabe-nos fazer o trabalho em primeiro lugar, de modo que nada seja exigido de quem nos lê. 

Pensamento claro limpa a escrita, o que conduz, a limpar a compreensão. "Seja claro sem ser banal" - é o objetivo ilusório da boa escrita, tal como foi definido por Aristóteles em sua obra "Poética".

Me conte como é a escrita para você e suas inspirações... Se quiser, faça um texto sobre esse assunto e venha avisar. Vou adorar linkar seu texto aqui na postagem.
"Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave?" - Carlos Drummond de Andrade

62 comentários :

  1. Este teu espaço sempre foi pautado pela qualidade, clareza e harmonia na escrita que me enche a alma. Adorei este teu texto e sim há escritores bem difíceis de serem entendidos embora eu diga o que o meu professor de Literatura de então nos dizia: algo escrito por uma pessoa tem um sentido/significado, mas lido por dez pode suscitar dez completamente diferentes.
    Eu "escrevinho":) e se quiseres algum texto do meu espaço pesca-o para aqui:))))
    Um enorme abraço deste lado do oceano e tudo de bom
    Beijocas sinceras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Fatyly!
      Seu professor disse toda a verdade. Muitas vezes o que escrevemos pode ser interpretado de várias formas e nem sempre da forma que pretendemos. Mas se for a menor porcentagem, já está valendo! :)

      Excluir
  2. Muito pertinente sue texto, Luma! Penso como você, o que se escreve precisa ser entendido por quem vai ler.

    Me lembro quando comecei o meu Doce Filosofia(no momento não está em modo público) um comentarista me criticou dizendo que eu escrevia de modo muito simples, como se eu estivesse tendo uma conversa informal na minha sala de estar e eu lhe respondi, que sim, era verdade e que era esse o meu objetivo, pois, eu queria que quem me lesse, fosse letrado ou uma pessoa sem tanto estudo, conseguisse me entender.

    E assim sou, brinco de escrever, sem pretensão, não só neste Blog, que é mais livre, mas no meu outro Blog(DolceAlgodão) que tento fazer algo poético, sou a mais simples possível e tenho me exercitado e me esforçado em me manter nessa simplicidade cada vez mais, é como me sinto e sou.

    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse comentarista estava com dores no cotovelo (rs*)

      Excluir
  3. Oi,Luma! Tu escreves muito bem e nos faz tudo entender,sem complicações.
    Por isso, sempr que posso,aqui estou pra ver novidades.
    Quanto a mim, escrevo(???) mais pra brincar , pra me manter com o tico e teco operantes, já que com 72 na "cacunda", não quero facilitar os caminhos para o Dr.Alemão,rs...
    Assim, deixo o meu coração falar e os dedos acompanham ao teclar...Só isso! Não escrevo, brinco de escrever!
    beijos, lindo dia e semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chica!
      Pra mim você é perfeita! :)

      Excluir
  4. É sempre bom ler bons textos, tal como, serem de compreensão fácil. Adoro o que escreve!:))
    --
    Sopra a brisa sobre o vazio da melancolia ...
    -
    Beijo e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que você escreveu, Luma. É estreita a vinculação entre o conhecimento, o pensamento e a linguagem. E para a clareza da escrita é preciso que haja harmonia entre os três. No meu caso, adoro ler e escrever, mas, daí a saber externar meu pensamento com objetividade a ponto de me fazer entender e ser aceita ou contestada por quem está lendo, é outra história, mas garanto que estou sempre tentando aprimorar minha escrita e entender melhor as sutilezas da linguagem, até porque, assim como a nossa amiga Chica, nos meus 72 não posso dar chance pros dois "espertinhos" (Al e Zheimer se encontrarem na minha cabeça) rs.

    Tem uma coisa que pensei agora: às vezes a linguagem é truncada por ignorância e desconhecimento gramatical, mas tem outras vezes em que a linguagem é truncada, precisamente porque a falta de objetividade facilita a manipulação do pensamento. Precisamos prestar atenção aos detalhes, "olho vivo e pé ligeiro" como dizia minha avó.

    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço pessoas que escrevem bem e conseguem passar a mensagem sem que nunca tenham se preocupado com a parte técnica, apenas por intuição.

      Excluir
  6. Texto muito bom, Luma! Tem compreensão muito fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo, Luma. E escrever é bem difícil, principalmente quando se começa um texto. Mas quando voce finaliza dá uma sensação muito boa de dever cumprido. Mas manter um blog não é uma tarefa simples. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tarefa fácil quando se leva à sério. Seu blogue é super bem estruturado. Um orgulho!

      Excluir
  8. Em tudo na vida, a simplicidade é sempre boa conselheira.

    ResponderExcluir
  9. Sim, o escritor tem que - antes de qualquer outra coisa - se comunicar, sendo a clareza fundamental. E é fato que raciocínios claros geralmente se expressam em textos compreensíveis.
    Mas... dito isso, há um aspecto da relação escritor-leitor que tem me levado a frequentes reflexões, nesses últimos tempos. Este aspecto diz respeito ao preparo do leitor - ou melhor, no caso a que me refiro -, ao despreparo, para a compreensão do que lê.
    Infelizmente tenho visto muito leitores que não conseguem interpretar textos simples. Acho que este é um grande problema e um grande desafio que temos de encarar.


    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto, Marly! Se quisermos alcançar um número maior de leitores, precisamos escrever de modo a facilitar a compreensão. Garanto que escrever de forma simples é um tanto difícil :)

      Excluir
  10. Oi Luma, texto muito bem escrito como sempre!
    Penso que escrever tem que ser um prazer antes de tudo, seja profissionalmente ou não. Quem é profissional certamente deve ser mais cuidadoso em todos sentidos, mas em uma leitura muito "mastigada" não vejo muito desafio, dá a impressão de que o leitor não sabe imaginar recriando a partir de sua própria leitura.
    Tudo nessa vida passa pelo equilíbrio ou se corre o risco de agradar público X e perder o Z.
    Sou completamente a favor de interpretações livres, concorde eu com ela ou não.
    Penso que há gosto para tudo e não há obrigatoriedade na escrita pessoal e íntima, nem na sua leitura.
    Abraço!


    ResponderExcluir
  11. Grande Drummond, tinha a chave preciosa da escrita simples e clara sem banalidades. Bem sabido também o Manoel de Barros a fazer encantamentos nas palavras-poema a acender os sentidos. Tantos mestres desta arte encantam a nós, admiradores da boa escrita, calouros da persistência, ousados e pretensos escrevinhadores dos espaços permitidos.
    È, sem dúvida, uma paixão que nos alavanca da comodidade de, apenas sermos leitores. È uma mola propulsora para aventuras na folha em branco. È um dizer/sentir nas palavras que dançam na mente e nem sempre alcançam os dedos. Enfim, é um reinventar-se por força da vontade de ler e ser lido(a).
    Me excedi em tua proposta estimulante, Luma, mas é com satisfação que faço as constatações aqui deixadas.
    Bjnhs,
    Calu

    ResponderExcluir
  12. Luma, apaixonei-me pelos seus escritos a primeira vez que entrei em seu blog! Adorava compreender cada parágrafo, pois você sempre escreveu de uma forma brilhante, de entendimento que nos fazia pensar em várias circunstâncias. E é aí que está o grande segredo!!

    Escrita rebuscada é entediante! O simples é que é bonito!!
    E hoje colocou-me a raciocinar novamente, de maneira suave...Pois escrever um texto é pensar, e muito!!
    E manter um cantinho de escrita, por tantos anos, é quase uma tarefa hercúlea Luma e você o faz com muito esmero!!

    Quanto a mim, atualmente a minha escrita voltou-se para o mundo da música onde comecei a pesquisar os vários gêneros musicais e os intérpretes para poder engendrar uma boa edição de vídeo. Creio que atualmente as palavras para mim soam melhores em forma de vídeo: foi lá que me redescobri!!

    Beijinhos e um restante de semana lindo!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que carinho, Adriana!! Fico lisonjeada com suas palavras! Seus posts também são primorosos, sempre com um cuidado especial com o leitor. Adoro!!

      Excluir
  13. Gostei muito do seu texto e concordo plenamente.
    Por vezes lemos textos ou poemas em que fico a pensar se quem escreveu entende alguma coisa daquilo, quanto mais que lê.
    E cada pessoa que lê pode fazer a sua interpretação, mas as ideias base do que se pretende transmitir têm que estar lá.

    Quando escrevo um texto, mais ou menos literário, muitas vezes gosto de pôr lá pelos menos duas ideias e que as palavras direccionem para um sentido literal e outro metafórico, para deixar os leitores a pensar...
    :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi isso, Fá!! Você é muito esperta com as palavras!

      Excluir
  14. Texto incrível. Como é ótimo escrever e tocar muitos corações, não é mesmo?

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o ideal, mas nem sempre conseguido :)

      Excluir
  15. http://mineirinho-passaredo.blogspot.com/2021/07/a-criacao.html

    Bom dia Luma!
    Crônica perfeita para falar do poder da criação, do poetizar e se fazer entender. Se se consegue fazer com que o leitor adentre à criação é o que espera o escritor, mas nunca esquecer que alí é o sentimento do mundo do autor e outras o se colocar no lugar de um personagem e viver esta vida. Assim como Chico Buarque se faz feminino e nos encanta.
    Gostei amiga e deixei um link de uma situação da criação.
    Beijo amiga e cuide-se.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do seu texto, você é sempre bem clara no que escreve e concordo com o qie menciona sobre a clareza do pensamento, do propósito e de expressão.
    Gosto de escrever sem rebuscar, deixo fluir do pensamento ao coração, principalmente em poesias. Minha inspiração vem da contemplação, do viver, enfim de tudo ao meu redor.
    Fiz um texto sobre criação me reportando a um ensaio sobre Lou Andreas Salomé: a paixão viva.
    Ouso, escrevendo e compartilhando. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Norma! A sua opinião é sempre muito bem-vinda!!

      Excluir
  17. Olá Luma
    Não escrevo. Rabisco o que me vai no coração.
    Adorei o seu texto.
    Agradeço a gentil visitinha.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, você!
      Escrever com o coração é a melhor forma de expressão!
      :)

      Excluir
  18. Que bom ler você, Luma. Penso igual. A escrita tem que ser o mais "limpa" possível, mesmo porque nossos jovens não sabem interpretar bem um texto. E ler para ficar tentando entender o que o autor disse, convenhamos, é desanimador. Fico com um texto prontinho na cabeça, mas tenho preguiça de escrevê-lo e postar. As pessoas andam tão chatas...rsrs Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Sempre estruturada e com «postagens» que não descuram a forma e são de grande consistência no conteúdo.

    Bj

    ResponderExcluir
  20. Mais uma vez foi delicioso vir aqui!

    Concordo com a nossa querida amiga Ana Tapadas.

    Te abraço

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Luma. Impossível viver sem a sua, sem a sua companhia. Boas companhias nos levam mas longe. Bom mês de agosto e com muita saúde.

    ResponderExcluir
  22. Escrevo quase nada, mas adoro ler.
    Leio muito. E é muito bom um texto ou um livro que quando começamos queremos seguir até o fim. Gostar do que lê é essencial para que não escreve mas adora ler.
    E sempre repito aqui que seus textos são ótimos, inteligentes, coerentes e de fácil entendimento sem ser banal, ou seja nunca monótono.
    Tenha uma semana produtiva e um inverno assim meio europeu_ o que amo muito.
    abraço Luma

    ResponderExcluir
  23. Excelente o teu texto Luma!
    Vou deixar um poema que escrevi há algum tempo.

    ****
    Eu escrevo mas não vivo no poema…
    Talvez eu exista onde jamais vivi.
    Talvez eu seja o nada que há em tudo.
    Talvez meu corpo esteja fora dos contornos,
    como uma noite que não coube nos meus braços.

    Talvez eu seja um grito nas margens do silêncio,
    ou um barco que a brisa ergue nos meus olhos
    e faz singrar nas ondas do teu corpo.
    Talvez eu me tenha detido de assombro
    no reflexo ímpar das tuas retinas e
    me demorasse a sorver a beleza dessa hora.

    Quero olhar-te para além do reflexo do poema,
    antes que venham os sonhos brancos da madrugada
    que vestem as folhas de geada.

    Um abraço Luma!

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma
    Você tem talento e habilidade para escrever com elegância e charme sem nenhuma complicação para os amantes da boa leitura
    Eu escrevo inspirada em meu coração. Minha poesia é leve e como já disseram muitos é singela. Eu prefiro o estilo simples, leve. Palavras rebuscadas pede uma leitura mais profunda e eu prefiro agraciar os meus leitores com a leveza de meus pensamentos
    Um feliz agosto para você
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. muito bom ler aqui um feliz semana bjs saude

    ResponderExcluir
  26. Um texto interessante, muito esclarecedor didático. Adorei. Obrigada
    .
    Terás firmeza, que a enfrentarás no tempo
    .
    Beijo e um excelente semana.
    Boas férias para quem for o caso.

    ResponderExcluir
  27. Uma reflexão interessante!
    Aproveito para desejar uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  28. Luma, eu escrevo com a pena da minha alma!
    E sinto muito carinho por parte dos meus leitores!
    Continue sempre ... a sua escrita é linda!
    Um abracinho afetuoso!
    Megy Maia💝💙💝

    ResponderExcluir
  29. Luma, é um hábito escrever, como um cafezinho. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  30. Oi Luma, tudo bem?
    Que texto maravilhoso. E escrever pra mim é algo tão necessário, é aquele habito que eu preciso manter. Concordo com você, Às vezes achamos que a qualidade do texto está no fato de escrevermos com palavras difíceis, mas a verdade é que não. A clareza da mensagem, sem ser banal, como bem disse Aristóteles faz toda a diferença.
    Obrigada por mais um texto incrível.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá, Luma, belo e verdadeiro seu texto, gostei muitíssimo!
    "O bom escritor é aquele que se faz entender".
    E também aquele que tem ideias para passar sem complicar, é aquele que sabe criar. É aquele que não adjetiva demais seu texto, aquele que usa metáforas com cautela.
    É difícil escrever fácil!
    Um beijo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  32. Luma,
    Prazer em conhecer o teu espaço na Web.
    Eu acredito que o bom escritor sempre será o bom leitor.
    Escrever é bem mais que um verbo transitivo direto, é conseguir transpor o simples e imaginável, é eclodir sentimentos.
    Nós escritores temos um dom... Mas, quem somos nós escritores? Somos todos que sabemos acalmar os outros sem precisar de verbalizar, de estar olhando dentro dos olhos de alguém.
    Escritores gostam da magia das palavras simples, mas, também, das “palavras engravatadas”, pois, ser loquaz, é algo magnífico!
    Nós escritores temos com certeza, o dom de criar o lúdico dentro do mundo de todos.
    Beijos e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  33. Gostei à beça do seu texto, Luma. Escrever é expressar o que está na alma. Gosto sempre do que escreve.
    Falou de James Joyce e lembrei logo de quando li Ulisses, eita, aprendizado incrível, mas prefiro uma linguagem mais clara e evidente, rssss.
    Gosto de escrever frases e parágrafos com conteúdo e compartilhando sempre algo do meu dia a dia que sirva de estímulo a uma vida feliz.
    Meu carinho nesta quinta.

    ResponderExcluir
  34. Concordo plenamente, para que um texto cative a atenção do leitor, para além de todo o interesse que o tema tenha, a escrita tem de ser clara para poder chegar a todos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi Luma,
    A internet nos dá a chance de sermos lidos, assim como nos rouba a esontaneidade, pois quando o blog começou a crescer e ser realmente lido, a internet começou a me cobrar quantidade de palavras por post bem como palavras chaves. Para não perder muito a essencia do que escrevo, primeiro escrevo sem pensar em algoritmos, depois reviso o texto em SEO.
    Acho que grandes escritores como James Joyce, se desligam completamente quando estão inspirados e depois revisam para dar forma, pois não dá para acreditar que Ulisses tenha sido escrito só com emoção.
    Adorei o texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez antes da primeira revisão seja a emoção que impere, já que a inspiração é um alumbramento, um sopro do espírito :) Ulisses demorou 7 anos para ser escrito (rs*)

      Excluir
  36. Olá Luma,
    Penso que a escrita é uma arte e a melhor forma de exercer essa arte é escrevendo. Quanto mais você escreve, mais exercita e é fundamental também, ter uma boa leitura que ajuda enriquecer o vocabulário na escrita.
    big beijos

    ResponderExcluir
  37. Luma, eu estou aprendendo a escrever e me expressar melhor, preciso melhorar muito. Gostei do post pelas dicas que vc escreveu, muito boas!
    Beijos!
    😊😘

    ResponderExcluir
  38. Lógica! Para mim é a ferramenta imprescindível. É bom humor. Bom domingo

    ResponderExcluir
  39. Lógica! Para mim é a ferramenta imprescindível. É bom humor. Bom domingo

    ResponderExcluir
  40. Boa, aqui temos um tratado que aparentemente é tão dos nossos dias e de que maneira se pode converter em tão complexo. Isto dito por filho de pescador. Porque o peixe só pode viver na água fria, e se é quente passa a ser peixe cozido.
    Abraço de vida

    ResponderExcluir
  41. LUZ DE LUMA. Ah quanto tempo! Que bom ter você aqui mais uma vez. Obrigado!

    A escrita pra mim é derramar no papel aquilo que estamos sentindo em nosso coração. Aqui quero aproveitar e compartilhar uma passagem onde Jesus confirma essa tese. "A boca fala do que está cheio o coração", Podemos dizer escreve também.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor