Contradições

Ela não vê a hora de tudo voltar ao normal, assim como eu, você, Deus e o mundo. Mas voltar para onde mesmo? 

Voltar a estar à vontade com quem se ama, dar aquele abraço gostoso na avó; ir na casa da mãe, nem que seja para ouvir que está magra demais, trabalhando demais, solteira demais. Daí lembra que, em tempos distantes, demorava-se para viajar para vê-las. 

Quanta perda de tempo, principalmente respondendo e-mails noturnos de trabalho. 

Também se lembra de quantas vezes ouviu reclamações de amigos - que chegavam em casa cansados e ainda tinham de colocar o filho para dormir, algo que agora é visto com mais alegria; 

O isolamento que tanto fez para valorizarmos mais as pequenas coisas e que nos deixou mais sensíveis, saudosistas e lembrando atitudes nada ortodoxas, pois quantas vezes antes se pegou, no meio do expediente, acessando aquele site de passagens aéreas, sonhando com uma tequila no Caribe; de quantos almoços teve que trocar por um sanduíche na mesa do trabalho. 

Quantas vezes quis assumir uma identidade secreta e recomeçar tudo de novo num vilarejo no interior do interior do interior de um país distante, onde a vida deveria ser mais simples e descomplicada. Mas revê essa contradição: em qualquer lugar, existem normais e normais. 

Ora, voltar a um tempo que as pessoas não passavam fome (?) e tinham como tirar o próprio sustento, as crianças frequentavam a escola, e se podia caminhar pelas ruas sem paranoia. Daí se pergunta, ué, será que esse tempo sequer existiu? Pois 13,5 milhões de brasileiros viviam antes do coronavírus com 1,90 dólar por dia (hoje são bem mais); milhares de crianças volta e meia tinham que se agachar em suas salas de aula porque um tiroteio começou (crianças que hoje estão entre os 40 milhões de brasileiros sem acesso digital, ou seja, não têm aula remota); e, se ela se distraísse muito, não parava no sinal sem um revólver apontado para a cabeça. 

Onde mesmo ela estava enquanto esse normal se proliferava, descambando para o drama ainda maior desta pandemia? 

Como otimista nata, fico cada vez mais animada com boas notícias - O número de mortos por Covid-19 cai pelo 2º mês seguido - a vacinação avança aos trancos e barrancos, aliado ao fato que as pessoas estão mais conscientes. Independente de governos, a população sabe como cumprir o seu papel. Aquelas pessoas que não sabem - estando próximas de nós - tentamos esclarecer, senão, entregamos para os céus. O que há de se fazer quando é da natureza humana contradizer até sua existência? 

Mas voltando ao meu lugar no mundo... A vida é mesmo uma loucura. O lugar para onde queremos voltar é, muitas vezes, aquele do qual sonhávamos escapar. Tomara que os novos tempos, que todo mundo diz que o futuro nos guarda, não sejam só feitos de máscaras e álcool gel. Mas de verdadeiras revoluções - íntimas e grandiosas - levadas por pessoas que não querem voltar para lugar nenhum, mas apenas seguir em frente.

71 comentários :

  1. É mesmo uma loucura,Luma! E a pandemis mexeu com cada um de n´´os. Agora temos que continuar a nos cuidar, já nos liberando um pouquinho, mas torcendo pra cada vez menos casos ter notícias...Esperemos o melhor, mas,na real, não sabemos ainda muita coisa. Só sei que eu, que já era bicho do mato, pior fiquei,rs... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Diz o ditado que "a água não passa duas vezes debaixo da mesma ponte" (qualquer coisa assim. Quando a pandemia acabar (ou se transformar no "novo normal")a nossa vida será outra coisa qualquer. E nós com ela. :)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Luma!
    Talvez parafrasear Bandeira e lá encontrar mais amores e menos horrores que a pandemia nos apresentou, pela ignorância e ou falta de conhecimento do que seja uma pandemia. Queremos voltar ao tal de normal, que nos assustava em cada esquina, em cada boleto, em cada fatura de consumo de energia e agua. Somos sonhadores e ao mesmo tempo teimosos na profissão esperança. É assim, que vamos esperar pelo novo normal de pessoas melhores em meio à desordem social.
    E vacinados vamos nos cuidando Luma para um novo dia.
    Paz e alegria no coração.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Todos vivemos uma outra realidade bem diferente! Gostei de a ler... Voltarei!

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Luma!
    Nós, seres humanos, somos um mar de ambiguidades, conflitos e contradições. E só valorizamos as coisas quando as perdemos, infelizmente. Assim, a pandemia nos fez perder muitas coisas, -que tínhamos como certas e inarredáveis- e tivemos que refletir e acertar os ponteiros do relógio nessa "normalidade pandêmica" que suportamos dia a dia, para preservar nossas vidas. Penso que a saudade que sentimos de coisas pontuais, de coisas que nem gostávamos, na realidade é reflexo da falta de liberdade que estamos tendo que enfrentar, a fim de evitar o contágio. É uma "prisão" que nos oprime e nos põe a sonhar com a "antiga" normalidade, com os beijos e abraços sem máscaras e álcool gel. Sem horizontes definidos, acabamos querendo de volta o que antes da pandemia não queríamos nem saber. Sei lá, o fato é que estamos todos cansados e atordoados com tantas informações desconexas. E doloridos com tantas perdas sofridas. Mas a luz no túnel já apareceu, e tem nome: chama-se vacina e está lutando a nosso favor. Talvez possamos recuperar nossa "liberdade", e digo talvez, porque o que virá depois, não sabemos e nem temos referências que nos ajudem a imaginar. Adorei o texto.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  6. Adorei a reflexão. Eu só quero que o futuro seja melhor em todos os aspectos que o presente e o passado.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luma,
    Fiquei refletindo sobre querermos voltar para o lugar do qual sonhávamos escapar. Nunca há um normal. Sempre ansiamos por mudanças. Que o futuro seja ameno.
    Saúde e paz para ti!
    beijo, menina
    denise rangel

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito e retratas bem a "loucura" em que vivemos, uns países mais que outros e por aí Luma esse "cara que governa" é mesmo um ...nem digo por respeito a este teu espaço.

    Abraço e força que melhores dias virão

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Lima!
    Bom constatar que você trata com respeito posicionamentos diferentes. Se fosse em outro sítio, estaria colocando a culpa no governo pelos males que estamos passando. Se existe essa culpa é daquele governo que tinha conhecimento do vírus e deixou que ele se espalhasse. Nosso governo tomou a primeira atitude de proibir o carnaval mas depois entregou para Deus. Convenhamos que nunca antes havíamos lidado com tal vírus e foi passível de perdão muitas falas erradas, incluindo autoridades da saúde. Por outro lado, como cristã digo que tudo o que acontece, só acontece porque tem que acontecer. Se não esse vírus, seria uma outra calamidade. É bíblico... sinal dos tempos. O recolhimento serve para nos aproximar mais de Deus, se não for por orações, será pela busca interior independente de qualquer religião. Mas o povo ocioso está usando esse tempo para brigar.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do seu reflexivo texto, Luma.
    Espero, em breve, podermos sair sem medo e que a vida volte ao normal.
    Por hora temos que nos cuidar e aguardar.
    Tenha um excelente fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  11. Luma, seus textos são sempre atualíssimos, falando do agora, do nosso momento tão esquisito... Creio que não voltaremos ao normal, pois como você muito bem se expressou, antes não vivíamos de forma normal... :(

    Mas querida, pode ter certeza que quando eu for dar aquele abraço na minha vozinha de 98 aninhos ) já tem quase dois anos que não a vejo) ela me dirá que estou bem gordinha...rsrs Nesta pandemia acumulei gorduras e ansiedade! Agora estou precisando retomar a atividade física externa, tanto tempo paralisada!!

    Adorei!! Lindo final de semana querida!!
    Beijos!!! :))))

    ResponderExcluir
  12. Sim, como disse o Caetano Veloso, de perto, ninguém (nem coisa alguma!) é normal ou não é tão normal (ou seja, de acordo com o que se espera!).
    No entanto, eu não consigo ver as coisas exatemente como expressas no texto. Para mim, não se trata de termos tido um normal problemático, no passado, e estarmos tendo um normal também problemático, no presente. Acho que todas as crises servem para nos mostrar o que deu errado, o que deve ser superado. Ou queremos que o nosso 'normal' seja sempre muito distante daquilo que idealizamos? No que me diz respeito, parece óbvio que o que tem acontecido, nos últimos anos, só vem confirmar o que tem sido dito - por séculos - sobre a elite do Brasil: que é uma elite descompromissada com o progresso real do país e do povo; que se coloca acima de tudo. Não que eu ache que buscar esse progresso seja fácil e simples (já que sempre teve a ver com várias pendengas, incluindo a geopolítica).
    Mas, enfim, os problemas sociais somados à pandemia têm sido uma dura prova para todos nós. Contudo, ainda assim, eu sou otimista. Acredito no espírito humano e no desejo de todos de que as coisas melhorem. Então eu acho que haverão de melhorar!
    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Achei o seu texto incrível. Infelizmente tenho a sensação de que nunca será normal. Mas torço para que quando as coisas chegarem a um nível de relativa tranquilidade, a gente não se esqueça que os problemas não acabaram, mas que ainda há muita coisa que precisa ser cuidada.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luma. Texto bem verdadeiro! O pior, ao menos para mim, é que não vejo a luz do fim do túnel. Estou até imaginando que as máscaras vieram para sempre.
    Abração.

    ResponderExcluir
  15. Será por certo um novo normal.
    Bfds

    ResponderExcluir
  16. Olá Luma!
    Obrigada pela visita ao Pétalas.
    Hoje apenas passei, outro dia voltarei para ler com calma este e outros textos escritos pela «otimista nata». Há muita coisa boa por aqui!!
    Beijo, feliz domingo, saúde.

    ResponderExcluir
  17. As desigualdades foram muito agravads pelo vírus.

    Voltar ao normal? E que é o normal?...


    Beijinho e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  18. "...apenas seguir em frente!"
    Luma,
    como sempre, coloca aqui um excelente e refletivo texto.
    Gostava de ser otimista, mas confesso que cada dia que passa, fico mais apreensiva com o futuro da humanidade.
    Acho que a pandemia é só o principio de muitos desafios que aí vêm...
    Mas, pode ser que esteja errada, assim espero !

    Grande beijinho

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma!
    Excelente texto, Luma!
    Sempre haverá que se lutar por mais dignidade, como sempre aconteceu, mesmo que muitos não queiram. Agora com essa doença e as questões políticas dicou tudo mais complicado.
    Eu queria ter força física para poder pelo menos com meu grito mascarado estar nas ruas lutando contra os que estão destruindo, contra a omissão e escárnio, mas enfim...
    Penso que no fundo todos querem é seguir adiante, cada um em sua realidade, mesmo com as sequelas que muitos tiveram seja financeira ou emocional.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Luma. Temos que ter a esperança que dias melhores virão e que tudo isso ficará no passado.

    ResponderExcluir
  21. às vezes encontramos o nosso caminho no esforço que fizemos para o evitar. Que texto reflexivo!
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Enquanto as horas emagrecem, vejo gente estrangulada de desejos onde a dureza dos tempos esculpiu rostos de máscara, gélidos olhares e gestos distantes. Tudo é árido, de cores negras. Na intransponível forma que a vida nos dá, somos cada vez mais uma sombra silenciosa que compreendeu finalmente a intangível, frágil e perfeita arquitectura da vida, sabendo que a morte é o mais privado de todos os encontros.
    Esperemos que venha um sol com um novo lume, que dissipe as sombras negras e volte a colocar o sorriso nos nossos lábios!

    Uma boa semana, com muita saúde.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Não devemos perder a Esperança, mas... que o mundo está negro, está!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Que texto maravilhoso. E eu nao vejo a hora que tudo acabe, mas ao mesmo tempo tenho medo de como vou encarar tudo. Acho que criei um ranço tão grande de gente aglomerada em festa que acho que nunca mais me sentirei bem em ambientes assim. É estranho demais.

    ResponderExcluir
  25. Excelente seu reflexivo texto!
    Eis aí o que se denomina ser humano! Mais contraditório, impossível!
    Cada um quer voltar sim para sua própria zona de conforto, porque mudar a si mesmo, poucos querem e se propõe a fazer, infelizmente.
    Quando a pandemia começou achávamos que todos sairiam pessoas mais conscientes, solidárias, melhores, confesso que sempre duvidei disso e penso que as pessoas querem suas vidinhas de volta, mesmo que voltem a reclamar tudo outra vez.
    Mas ainda que eu perceba o cenário desta forma, quero crer que algumas boas mudanças virão. Assim espero.
    Grata por sua companhia lá no meu Blog, sigo o seu também. Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  26. Não podemos perder a esperança de um mundo melhor, mesmo que seja em um novo normal.

    Agradecida por sua companhia no meu blog, cá estou, te seguindo também.
    Beijos, saúde e paz

    ResponderExcluir
  27. É mesmo uma loucura!Mas parece-me que estamos no bom caminho (graças às vacinas).
    Tudo de bom para si, Luma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Luma
    verdade que estamos todos anormais _ tudo que queríamos agora tivemos _ muito tempo em casa , com as crianças ou sozinhos numa boa e pedimos pressa para reverter isso e voltar a correria. Aprendemos cozinhar, paramos de gastar com restaurantes, aprendemos a limpar as coisa que compramos nos supermercados ( sempre estiveram sujos e nem ligávamos ) rs, aprendemos tanto com lavar as mãos , limpar os sapatos para entrar em casa kkk tantos detalhes e tanto aprendizado bom e ainda falta muito para aprendermos .Fora as contradições o que fica de triste é perdermos os nossos queridos _que as vacinas consigam frear o contágio e as gripes continuem brandas como sempre foram. E a vida volte à normalidade anormal, de sempre.
    Grande abraço., Luma ótimo seu texto.

    ResponderExcluir
  29. vamos que ter fé e acreditar que tudo vai passar um lindo texto bravo bjs saude

    ResponderExcluir
  30. Oi
    Eu já estou vacinada, mas continuo com todos os cuidados, quem me dera ter a minha vida de volta, aquela que todos nós tinhamos e não esta tão castradora das nossas liberdades!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  31. Soube hoje que a pandemia,na Europa,continua a fazer estragos, e estou começando a pensar que a máscara e o álcool é que são o novo normal. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  32. Excelente e pertinente reflexão.
    Muitas vezes não damos valor aquilo que temos e só quando a realidade muda, é que compreendemos como era realmente importante.
    Vamos acreditar que tempos melhores virão, mas será certamente um novo e diferente "normal".
    Obrigado pela sua visita e presença no meu cantinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. A pandemia afetou a todos, uns mais outros menos, mas todos tiveram que se adaptar, quer dizer, tem gente que até hoje não se adaptou e pelo jeito nunca vai se adaptar. Antes diziam que iríamos sair melhores pessoas depois que a pandemia acabasse, hoje não acredito mais nisso, acredito que pessoas boas se tornaram melhores apesar de tudo, mas pessoas ruins ficaram piores...
    Deus nos ajude e vacina para todos!

    ResponderExcluir
  34. Texto para uma reflexão.

    Bom final de semana.
    Beijos, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  35. Olá Luma
    Excelente texto. Dias melhores virão, bjs querida.

    ResponderExcluir
  36. Oi, Luma. Há dias que desejei visitar o seu blog, mas como não vinha no PC, não podia ler e comentar. No celular não é possível abrir o post, né? Daí, cheguei hoje por aqui.
    Um texto excelente. A pandemia trouxe mesmo "um novo tempo", com despertares, sensações novíssimas e ansiedades tremendas. Estamos convivendo com contradições gigantes, porém, queremos o gostinho de liberdade, leveza e de vivências que tínhamos antes. Quantas adaptações fizemos, hein, UAaauuu!
    Bjs e BOM SÁBADO.

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma, boa tarde!
    às vezes eu me pego pensando em como era mesmo o "normal" antes da pandemia e chego a conclusão de que era um "normal tão anormal", o que no início da pandemia me encheu de esperança de que o "novo normal" poderia ser bem mais "normal", mas confesso que hoje em dia quando vejo as festas clandestinas, a falta de empatia das pessoas, os que acham que vacina não presta p/nada, os que acham que vão virar jacaré se se vacinarem, aí eu fico pensando o que será mais normal depois da pandemia, o "normal anormal" de antes ou o "novo normal" que tanto esperamos?
    Que dúvida!
    Que vcs tenham um lindo FDS é o que eu desejo!
    Bjssss querida

    ResponderExcluir
  38. Vamos acreditar que tudo vai mudar para melhor.

    Boa noite, feliz domingo

    Bjos, saúde e paz

    ResponderExcluir
  39. Pois não é que queremos aquele normal novamente? Que coisa terrível dizermos que queremos a nossa vidinha, que éramos felizes e não sabíamos!! Que felicidade se amaldiçoei aquela vida, e essa, e direi amanha a mesma coisa! Luma, estamos tão perdidos que já estamos achando que o mundo mudará, que seremos pessoas melhores etc e tal. Se estamos em plena pandemia, os crimes estão nossas portas, o que esperar para o futuro? Vejo tantos absurdos, tanta corrupção em plena pandemia que ando com medo de perder a razão!
    É uma enorme contradição que estamos vivendo, sim.
    E o que será o novo normal, amiga? Procurei, não consigo entender.
    Gostei do teu texto, muito.
    Um bom domingo,
    beijinho!!

    ResponderExcluir
  40. Um belíssimo post, Luma. Penso que não existe um normal, porque o ser humano é único e o meu normal é muito diferente do normal do meu vizinho. Não acredito que a pandemia faça com que o mundo fique melhor depois dela. Ficará na mesma se não pior, porque pelo que me tem sido dado observar, as pessoas estão cada dia mais isoladas dentro do seu próprio egoísmo.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderExcluir
  41. Em Março de 2020 comprei um apartamento junto ao Douro.
    Ainda não tive oportunidade de o utilizar.
    E nem sei quando o poderei fazer.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  42. Oi Luma,
    Também sou otimista nato e torço para que tudo isso passe. Vai ser um mundo novo, mas quem disse que recomeçar é ruim?
    Beijoca

    ResponderExcluir
  43. Olá Luma. Por aqui de novo. Venho muitas vezes, mas nem sempre comento. Já te falei que o "Luz de Luma" é meu guia no mundo dos blogs. Agora mesmo vou colocar no meu blog o banner da campanha contra os "blogueiros parasitas". Achei ótima a campanha.
    A propósito, obrigadão pelas visitas e comentários. É sempre uma honra ter você navegando por lá. Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Olá Luma,
    Que texto brilhante. Temos que ter esperança que após a pandemia, as pessoas valorizem mais as relações interpessoais e aprenda a ser mais empáticos com o próximo. Tenho fé que com a vacina, a tendência é cair cada vez mais essas mortes por Covid.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  45. Fiquei sem saber o que comentar, só amei o texto e você conseguiu expressar aí muitos sentimentos, emoções que juntos se tornam um turbilhão.
    Amei demais e sim, espero que a cada dia mais as pessoas deêm valor as pequenas coisas.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  46. Oi Luma seu texto me levou a pensar como o ser humano nunca sabe o que deseja, vive buscando ser feliz, achando que a grama do vizinho é mais verdinha, mas quando se depara com uma praga que destrói seu gramado, que até então não valorizava, se lamenta com saudade daquele verdinho tão vistoso.
    Precisamos viver o hoje e valorizar oque temos hoje.
    Boa semana, beijos, Vi

    ResponderExcluir
  47. Oi Luma,
    Ando sonhando com um pouco de normalidade, mesmo que a normalidade que vivíamos antes não fosse tão normal assim, mas não acredito que as pessoas vão mudar para a melhor depois da pandemia, pois o mundo enfrentou a peste negra e não mudou, enfrentou a gripe espanhola e não mudou, não vai ser o covid 19 que vai fazer as pessoas mudarem para melhor, infelizmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Realmente a vida não se compadece com esperas, nem com perdas de tempo.
    Mas a situação pandémica que vivemos também não se compadece com a nossa necessidade de seguir em frente.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  49. Oi Lumaaaaaaaa
    Que delicia esse texto.
    Maravilhos, saudade de te ler.
    Bjs
    Debby ;-)

    ResponderExcluir
  50. Amei demais.....
    Bjs com carinho de Araan

    ResponderExcluir
  51. Os tempos são mesmo propícios a contradições.
    Mas, como diz, a única saída é seguir em frente e construir um mundo melhor no futuro.
    Excelente crónica, para ler e refletir.
    Bom fim de semana, amiga Luma.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  52. Não sou uma pessoa muito otimista, então não espero nada de bom para amanhã eu me pego me fixando fortemente no hoje, desisti de fazer projeções. Não acho que as pessoas estão conscientes da situação e mesmo quando sinto saudades do meu cotidiano sei que as coisas não estavam boas nele... sei lá... parece que estamos vivendo uma Era de Fim de Tempos, os cavaleiros do Apocalipse cavalgam pela Terra com furor e sabe-se lá quem e o que vai ficar depois disso tudo nesse país cada vez mais arruinado que se chama Brasil.

    ResponderExcluir
  53. Bjss amiga e que o domingo por aí seja de paz e alegrias é o que eu desejo

    ResponderExcluir
  54. Um domingo de paz!
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  55. Luz de luma, é a luma dos tempos do blogger? É um prazer imenso te encontrar Twitter. Quanto tempo se passou desde quando frequentavámos nossos blogs. O meu era o Chega Mais... (assim mesmo com três pontinhos. Até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro muito bem, Dácio!! Saudades de você! :=)))

      Excluir
  56. Boa noite, Luma!
    Uma ótima reflexão.

    Desejando uma feliz nova semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Ola Luma,
    Voce como sempre mandando muito bem.
    Eu penso que nada será como antes,
    mas o mundo pode ser melhor.
    Nos podemos ser melhores.
    Que possamos mesmo seguir em frente
    com mais amor, delicadezas e luz.
    Feliz semana
    bjs

    ResponderExcluir
  58. Verdade, Luma! E existem perguntas difíceis de calar: será que algum dia tudo voltará a ser normal? Ou como será o novo normal, depois da pandemia? Excelente post, amiga! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  59. Esta pandemia é pior k o Toyota.... Xiça... 😂🤣🤪🤪

    ResponderExcluir
  60. Um texto bem reflexivo. Somos contraditórios e a pandemia trouxe um grande sentido de perda e incertezas. Não me pergunto mais pelo normal, mas sim como, a cada dia, vou retomando o que for possível, priorizando, dentro da minha escala, como seguir em frente sem grandes riscos do contágio. bjs

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor