Benção da Dúvida

É fundamental que você tenha o benção da dúvida. Isso representa humildade, porém, como bem pensou Dante Alighieri:

“No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise.”

Todos os dias fazemos escolhas. Que não queiram nos tirar esse direito.

Essa é uma boa hora para excluirmos os politiqueiros e reconhecermos as verdadeiras pessoas públicas. Até o capeta quer levar um troco dessa pandemia. SARS-CoV-2, novo coronavírus, Covid 19... sabe lá que nomes ainda darão para essa peste, mas o FLA X FLU precisa acabar.

Uma reflexão vem do professor Yuval Noah Harari, no Financial Times, sobre o mundo após o coronavírus:

“Iremos percorrer o caminho da desunião ou adotaremos o caminho da solidariedade global?”

60 comentários :

  1. Bom dia Luma. Não sabia que tinha voltado ao blog. Tenho muitas saudades, das suas postagens que tanto me ensinaram.
    O mundo precisa refletir e unir.se em prol do bem comum e do planeta.
    Nada acontece por acaso, nós estávamos a caminhar rapidamente para a autodestruição. Este vírus é um aviso. Se não arrepiar-mos caminho o próximo pode fazer connosco o que o meteorito fez há milhões de anos com os dinossauros.
    Abraço e bom tríduo pascal

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma, bom dia!
    Eu também fico na dúvida se o comportamento do povo vai ser de somar mais mais ou dividir mais depois do vírus. É impressionante como a política vem sempre em primeiro lugar. Mesmo depois de tantas mortes, ainda prevalece entre os políticos o "farinha pouca meu pirão primeiro" e os que brigam por eles.
    Aproveito p/me desculpar pela ausência e agradecer pela visitinha. Bjssss e um dia muito abençoado é o que desejo pvcs

    ResponderExcluir
  3. Vamos precisar de muita união e solidariedade...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  4. Luma, que bom te ver.Fazia um tempão! E nesses tempos, o reencontro! Creio e espero que após esses dias de corona ,tenhamos aprendido o nosso real tamanho! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:09

    Como sempre, uma ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente duvido que as pessoas, passada este crise, sejam melhores no seu comportamento, ou seja, na base da solidariedade e humildade. No Natal - sei que não é a mesma coisa - também é assim. A solidariedade dura 15 dias.

    Seria bom que as pessoas parassem para pensar. Seria bom que as pessoas se unissem e se respeitassem umas às outras. Agora, nota-se uma falta de respeito enorme de muita gente que, pensa que o covid-19 só ataca os outros. Esquecem-se que também eles fazem parte dos ... outros

    Que Deus ilumine as mentes que continuam a querer viver nas trevas
    .
    Tenha uma Páscoa abençoada

    ResponderExcluir
  7. Sábias palavras Luma. Penso que temos que ser mais solidários uns com os outros e uma pandemia como essa está mostrando isso.
    Ninguém é melhor do que ninguém, somos humanos e temos que nos ajudar.
    Amei a sua volta.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luma!!! Que surpresa boa encontrá-la no Fragmentos Poéticos...
    É tempo de reflexão mais do nunca, UAU... Gostei de ler o seu post, sempre criativo e diferenciado. Amar sempre, nos momentos críticos e também nos de paz. O AMOR deve ser sempre firme e verdadeiro, expressivo...
    Seja bem-vinda na blogosfera. O meu abraço...

    ResponderExcluir
  9. Que bom lhe ver nas atualizações Luma.
    Aqui estamos em mais uma reflexão sem dor, sobre que rumos tomará a humanidade. A gente quer apostar nesta revolução do homem, neste despertar naquela nova manhã de que nos fala a fé cristã, mas a gente bem saber, que muitos desdenharão e continuarão como são, de olhos vedados para a solidariedade, para as mazelas do mundo, para a dor e fome na Africa, para o desprezo aos países subdesenvolvidos. Que no final possamos encontrar um novo homem Luma, mas quanto custa levar esta crença.
    Bom lhe ver com sua lucidez na partilha deste momento, com esta bela partilha do link. A visão é crua amiga.
    Mas se o amor entrar em cena com todo seu poder, então sonharemos como uma virada.
    Carinhoso abraço e Feliz Páscoa amiga.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  10. Pois não sei se o mundo irá voltar a ser o mesmo... se as pessoas melhorarão os seus comportamentos, mas acho que pagaremos bem caro para ver.

    Tenha uma Santa Páscoa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida,
    Felicidade é um estado de espírito.
    Ninguém é totalmente feliz devido aos percalços da vida.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  12. "Vigemaria"! É Luz da Luma que começou o Blog faz muitos anos, como eu?
    Deve ser. Vi nos comentários alguém comemorando sua volta.
    E não tenho noção por quanto tempo parou.
    Muito bom lhe receber aqui.
    E as máscaras, vou continuar fazendo.
    Dividindo o tempo entre leituras, limpeza da casa, cozinhar e costurar.
    As próximas máscaras sairão melhores (espero).
    Bjs,

    ResponderExcluir
  13. Olá Luma.
    Que a luz divina nos ilumine.
    E que tudo ao nosso redor se transforme.
    Um sorriso colorido.
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  14. Independentemente de ler o texto/poema, aqui inserto, passo a fim de desejar uma PÁSCOA muito feliz, extensível a tua a sua família, independentemente dos condicionalismos inerentes, e impostos, pelo afastamento social e quarentena que, todos nós estamos a viver e a sofrer.
    .
    Abraço virtual.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Que bom vc de volta. Uma boa reflexão que tenho também feito ultimamente. Grata por sua visita. Que possamos vencer este inimigo com força e esperanças. Que sua Páscoa Feliz. Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma! Temos que fazer escolhas, sempre, mas temos que ter bom senso para analisar o resultado de nossas escolhas, mesmo quando elas doem. São os políticos que ditam as regras neste planeta, se não abrimos os olhos...sem paixões, claro! Nem no futebol deveria ter.
    Bom retorno, só temos a ganhar com isso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Luma e já tinha tantas saudades de te ler.

    Temos mesmo de reflectir e para mim só há esses dois caminhos. Encontro-me no primeiro...mas será que a maioria dos povos irão votar nos crápulas que governam e que nesta pandemia mostram o que são?

    Bom domingo de Páscoa e obrigado pelo que escreves

    Abraços sinceros

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Luma, seja bem vinda amiga, que volta triunfal menina"
    Muita reflexão em suas palavras e tb nas citações, fazer escolhas, sempre vamos fazer, dúvidas sempre vamos ter, qual político pe confiável?, o que será que a humanidade vai tirar de proveito dessa Pandemia, melhorar ou piorar? Eis a questão!

    Parabéns pelo texto muito bom de se ler e refletir.

    Tenha um abençoado domingo de Pàscoa.


    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Luma, ess a história da nossa vida. Fazer escolhas, o livre arbítrio, tão importantes nos tempos conturbados que vivemos. Escolha bem. Proteja-se. Fique em casa. Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá, bom dia, Luma,

    Sim, quem tem caráter não se mostra isento em situações de crise, é preciso dar a cara "a tapa".
    Mas as crises, como sabemos, sempre oferecem muitas oportunidades de aprendizado e de renovação. Então eu acho que a gente tem que ficar atentos às lições que a atual crise nos traz.
    Quanto à pergunta do Yuval Noah Harari, a resposta só poderá ser construtiva no dia em que nós decidirmos criar um mundo melhor. Veja que o próprio Yuval Noah Harari diz (em seu livro Vinte lições para o século 21) que no início do século passado o mundo estava caminhando para um progresso mais igualitário. E aí, os homens resolveram se ampararem e facilitarem o desenvolvimento uns dos outros? Não, partiram para as guerras!

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  21. OLá querida Luma,
    Realmente, nos tempos atuais devemos ter mais atitude do que passividade. Somos responsaveis pelo presente e futuro.
    Atitude em gestos como a compaixao, que é muito importante.

    Abracao virtual.
    Bjs da Fada

    ResponderExcluir
  22. Querida Luma
    Belo texto nos apresenta!
    Entendo que o Mundo nunca mais será igual, mas com todos os cuidados, devemos, tal como agora o estou a vivenciar, ser o mais solidários possível E acho que é isso o que vai acontecer.Isto foi um «abanão», uma «bofetada psicológica», ou devia ter sido, para muitos.É que o Planeta sobreviverá SEMPRE, connosco ou não; mas nós, não sobreviveremos sem ele. Tudo estava a precipitar-se depressa demais. Oxalá que o que estamos a viver no presente, nos faça ser mais responsáveis, no futuro.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  23. Luma querida, tão bom ver você novamente no meu (nosso) cantinho. E saber que os nossos blogs estão de volta, com os amigos de sempre, tão queridos. E que a "blogosfera" continua atuante e viva, participando ativamente das acontecências do nosso castigado planeta Terra.
    Gostei de sua participação, gostei do seu texto e espero, ardentemente que esta pandemia nos deixe não só uma imunidade da nossa saúde, mas também uma imunidade à falta de solidariedade. .. não somos uma ilha, precisamos ter esta consciência.
    Enfim, alguma melhoria precisa surgir após tantos sacrificados, pelo menos por solidariedade a estas pessoas que estão na linha de frente nesta batalha que não pedimos porém é de todos nós.

    ResponderExcluir
  24. Otima reflexão, lembro que algum tempo atrás li um artigo sobre o colapso do capitalismo acontecer em 2021, era uma análise de um economista muito bem embasada e fundamentada, confesso que "eu" não conseguia conceber a possibilidade disso acontecer tão rápido, mas agora vivendo essa reviravolta global, começo a concordar com ele, o mundo não será mais o que era, o consumismo terá que dar uma pausa, ou muitas vidas se extinguirão.
    Estou sendo otimista.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma,
    Que coisa boa encontrar vc por aqui. Vim várias vezes , mas estava parado, então desisti. Fiquei feliz em ver que tem uma cabeça pensante na blogosfera atuando!
    Eu estou cansada, entediada, mas #euficoemcasa pois este virus não tem partido e é melhor pagar um mico por excesso de zelo do que ficar num respiradoro artificial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. LUMA! Minha querida amiga
    Que bom estar de volta. Que bom!
    Pois...o nim não interessa a ninguém . Mais vale um amigo declarado...
    Mas este "senhor", vindo dos quintos...está a querer dar a volta
    Mas temos que ter força e sair por cima, ou melhor...não sair para já!
    Interessa é ânimo e boa disposição em união
    Grande e carinhoso beijinho!

    ResponderExcluir
  27. Oi Luminha, faz tempo mesmo. Que não te via por aqui.. bem vinda querida. dias melhores virão. Deus conosco sempre. Bjs querida

    ResponderExcluir
  28. Oi Luma,
    quanto tempo que não passo por aqui. Que saudade!
    Vamos escolher o caminho da solidariedade, eu espero do fundo do coração. Aliás, acho que esse é o unico caminho para sairmos bem e o mais rápido possível dessa.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  29. Boa tarde tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. Eu também posso te seguir. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    Se você me seguir pode enviar o link para o meu blog que eu te sigo de volta.

    ResponderExcluir
  30. Oi Luma! Saudades de você!
    Você continua sempre com os seus ótimos textos! Solidariedade nestes tempos tão difíceis!

    Obrigada pelo comentário! A Pitangueira é do jardim de casa lá na Enseada Azul onde eu morava. Agora estou morando em Avaré.
    Uma notícia muito triste, Luma. O Carlos, meu marido faleceu em 18/8/2018. Muito sofrimento...íamos fazer 47 anos de casamento. E a cada dia sinto mais a falta dele...
    Nem sei mais se vou continuar com o blog, pois a maioria das fotos eram dele e ele era o meu colaborador e incentivador.
    Fiz uma homenagem a ele. Link:
    https://leavesgrass.blogspot.com/2018/12/farewell-despedida.html

    Beijos para você e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga!

    O que digo é que este tempo é difícil!

    Mas há-de passar!

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  32. Tantas saudades tuas! Do teu pensamento centrado e fundamentado, das tuas ideias claras e reflexivas!
    Obrigada também pela partilha do artigo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  33. Impressionante como até em meio a uma pandemia as pessoas se separam ao invés de se unirem. Mas se unirem com DISTANCIAMENTO SOCIAL. ótimo texto. Bjssss

    ResponderExcluir
  34. Oi Luma
    Penso que esta dúvida iremos carregar até o fim desta pandemia
    Hoje vemos pessoas solidárias mas ... tenho minhas dúvidas de suas reais intenções. Então resta-nos esperar para ver mas sem criar falsas expectativas
    Gosto de te ler e refletir sobre as suas dissertações sempre tão assertivas
    Um ótimo final de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Olá Luma
    Saudades das suas postagens. Neste momento a solidariedade precisa atuar. Obrigada pela visita no meu blog, gostei muito. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  36. Olá.
    Bem-vinda! Já faz tempo que não a via pela blogosfera.
    Bom domingo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Olá, amiga, como está, neste tempo de incertezas?

    Passei para lhe desejar um bom resto de Domingo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Luma querida...quanta saudades de vc e de seu blog...Já fazia um tempo que não estava por aqui.Mas a quarentena nos faz trazer algumas coisas que deixamos de lado.Mas tem aquelas palavrinhas que minha filha de 18(que passou por uma depressão) e detesta: "Tudo passa!"Estamos vivendo uma loucura.Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi Luma
    Lendo aqui que todos estavam com saudade.Eu também!
    Fazes falta, aqui.
    Estamos sim vivendo dias delicados e creio que todas as coisas cooperam para nova postura diante da vida.Que assim seja!
    Obrigada por lembrar de passar por mim nessa sua volta.
    E seja muito bem-vinda! Fica bem ok?
    fica meu abraço

    ResponderExcluir
  40. A pergunta do professor Yuval é bem complexa. E acho que ninguém sabe ao certo como será a sociedade pós covid-19. Principalmente porque a economia mundial está em descalabro quase total e ninguém sabe como e quando se dará uma recuperação satisfatória. Porque pode acontecer um retrocesso de várias décadas no nível de vida médio da humanidade.
    Luma, tenha um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  41. O momento de agora pede muitas reflexões de cada um sobre várias coisas que rodeiam nossa vida e que antes ficavam "esquecidas" pela correria do dia a dia.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  42. Olá, que bom te ler novamente;
    De tanta agressão a natureza só esta dando um pequeno
    troco k; e por final fazendo uma pequena seleção k;

    Apesar de ter Alecrim nunca fiz chá... acredita?
    Se quiser escrever sobre o chá de Alecrim lá na casa seria bem interessante;
    Abraços para ti e para os teus.
    Obrigada pela visita.
    E se cuidem!

    ResponderExcluir
  43. Verdade, Luma: enquanto, na maioria das nações, as pessoas se unem no combate à praga, aqui o Fla x Flu político continua. Isto mostra, no mínimo, que nenhuma das duas facções merece o poder! Muito bom ver você de volta, amiga; meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  44. Fico feliz que tenha retomado o blog, Luma! Acho o Fla X Flu vergonhoso diante da praga que corre pelo mundo... Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. Eu também posso te seguir.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  46. Oi Luma querida, bom tê-la de volta. Acredito que toda essa crise mundial seja para refletirmos de que lado queremos ficar. Eu já fiz minha escolha: ser um ser humano melhor. Infelizmente nem todos optarão por esse caminho mas eu, faço minha parte. Fique bem. Beijos

    ResponderExcluir
  47. Oi Luma!Quer dizer que vc voltou a blogar? Eu também tô tentando voltar..Nesta pandemia a união seria muito importante,todos em prol de um objetivo,pra que esta fase termine logo e da melhor maneira possivel.Infelizmente não é isso que está acontecendo...

    ResponderExcluir
  48. Pois, vamos ver como estaremos no final disto tudo!
    Até lá, muita cautela!
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  49. Uma opinião bem sincera em tempos líquidos. Eu acho que a população tem se perdido um pouco sobre o certo e errado. Quando leio o jornal ou assisto a TV sinto um desânimo tão imenso e intenso. É horrível, e diante dessa aflição prefiro nem imaginar como vai ser daqui pra frente. Beijos Monalise Nogueira (Vem assistir meu novo vídeo do canal) https://youtu.be/ZEIgbCxa0Ik

    ResponderExcluir
  50. Oi Luma, como vc está?!
    Adorei sua postagem, como sempre, um texto interessante, inteligente,e que nos leva à reflexão...
    Que tenhamos sim bom senso e sabedoria para
    identificarmos quem deseja nosso bem, em meio a essa pandemia...
    Que prevaleça a solidariedade!
    Que sejamos melhores...
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  51. Passando a fim de desejar que tenha um dia abençoado
    Para quando nova publicação?

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  52. Olá, querida Luma!
    Já tinha saudades de suas belas e sábias postagens!
    Lidar com a mente humana não é fácil, infelizmente em tudo alguns tiram proveitos e neste tempo ao qual todos estamos vivendo estamos vendo muitos oportunistas.

    Cuida-se, fique com Deus!
    Beijos no seu 3

    ResponderExcluir
  53. Que bom que o teu blog voltou! Adorei! Só vi agora, pois fiquei um tempo sem Internet, depois estava com muito trabalho, mas enfim, agora virei com tempo para ler todos os detalhes.
    Estamos aprendendo muito. Acredito que vamos melhorar, mas não acredito tanto em uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  54. Oi, Luma. Que bom vê-la ativa. Bonito texto. Solidariedade é artigo que anda em falta.

    ResponderExcluir
  55. Belissimo texto Luma!
    Nos momentos difíceis, precisamos dar as mãos e ter muita confiança!
    Precisamos sobretudo confiar em nós próprios.

    ResponderExcluir
  56. Independentemente de tudo quanto possa estar a condicionar o normal devir dos dias, devido à pandemia, devemos sempre acreditar duvidando, ou não fosse essa postura o ponto de partida para a reflexão mais ou menos profunda que se impõe a todos neste momento.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  57. Sábias palavras, seu blog é incrivel e de um charme que só, parabéns!

    ResponderExcluir
  58. Oi Luma! Saudades de "falar" contigo... a dúvida sempre me pareceu válida no senso de que muita certeza por vezes nos ensoberba demais... Estou aos poucos retomando meu cantinho, estás mais que convidada! Bjokas MilaResendes.blogspot.com
    (Perdoe-me, estava ligada no perfil do N.)




    ResponderExcluir
  59. Obrigado por acordar mais esse dia, Sr dos milagres nós ensine amar e ajudar os nossos irmãos.
    Peço pela minha saúde.

    8

    ResponderExcluir
  60. Que alegria ter sua Luz novamente aqui! Seus textos me fazem refletir constantemente. Agradeço e festejo sua volta!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor