Benção da Dúvida
É fundamental que você tenha o benção da dúvida. Isso representa humildade, porém, como bem pensou Dante Alighieri:
“No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise.”
Todos os dias fazemos escolhas. Que não queiram nos tirar esse direito.
Essa é uma boa hora para excluirmos os politiqueiros e reconhecermos as verdadeiras pessoas públicas. Até o capeta quer levar um troco dessa pandemia. SARS-CoV-2, novo coronavírus, Covid 19... sabe lá que nomes ainda darão para essa peste, mas o FLA X FLU precisa acabar.
Uma reflexão vem do professor Yuval Noah Harari, no Financial Times, sobre o mundo após o coronavírus:
“Iremos percorrer o caminho da desunião ou adotaremos o caminho da solidariedade global?”
Essa é uma boa hora para excluirmos os politiqueiros e reconhecermos as verdadeiras pessoas públicas. Até o capeta quer levar um troco dessa pandemia. SARS-CoV-2, novo coronavírus, Covid 19... sabe lá que nomes ainda darão para essa peste, mas o FLA X FLU precisa acabar.
Uma reflexão vem do professor Yuval Noah Harari, no Financial Times, sobre o mundo após o coronavírus:
“Iremos percorrer o caminho da desunião ou adotaremos o caminho da solidariedade global?”
Bom dia Luma. Não sabia que tinha voltado ao blog. Tenho muitas saudades, das suas postagens que tanto me ensinaram.
ResponderExcluirO mundo precisa refletir e unir.se em prol do bem comum e do planeta.
Nada acontece por acaso, nós estávamos a caminhar rapidamente para a autodestruição. Este vírus é um aviso. Se não arrepiar-mos caminho o próximo pode fazer connosco o que o meteorito fez há milhões de anos com os dinossauros.
Abraço e bom tríduo pascal
Oi Luma, bom dia!
ResponderExcluirEu também fico na dúvida se o comportamento do povo vai ser de somar mais mais ou dividir mais depois do vírus. É impressionante como a política vem sempre em primeiro lugar. Mesmo depois de tantas mortes, ainda prevalece entre os políticos o "farinha pouca meu pirão primeiro" e os que brigam por eles.
Aproveito p/me desculpar pela ausência e agradecer pela visitinha. Bjssss e um dia muito abençoado é o que desejo pvcs
Vamos precisar de muita união e solidariedade...
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Luma, que bom te ver.Fazia um tempão! E nesses tempos, o reencontro! Creio e espero que após esses dias de corona ,tenhamos aprendido o nosso real tamanho! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirComo sempre, uma ótima reflexão!
ResponderExcluirSinceramente duvido que as pessoas, passada este crise, sejam melhores no seu comportamento, ou seja, na base da solidariedade e humildade. No Natal - sei que não é a mesma coisa - também é assim. A solidariedade dura 15 dias.
ResponderExcluirSeria bom que as pessoas parassem para pensar. Seria bom que as pessoas se unissem e se respeitassem umas às outras. Agora, nota-se uma falta de respeito enorme de muita gente que, pensa que o covid-19 só ataca os outros. Esquecem-se que também eles fazem parte dos ... outros
Que Deus ilumine as mentes que continuam a querer viver nas trevas
.
Tenha uma Páscoa abençoada
Sábias palavras Luma. Penso que temos que ser mais solidários uns com os outros e uma pandemia como essa está mostrando isso.
ResponderExcluirNinguém é melhor do que ninguém, somos humanos e temos que nos ajudar.
Amei a sua volta.
Big Beijos
Olá, Luma!!! Que surpresa boa encontrá-la no Fragmentos Poéticos...
ResponderExcluirÉ tempo de reflexão mais do nunca, UAU... Gostei de ler o seu post, sempre criativo e diferenciado. Amar sempre, nos momentos críticos e também nos de paz. O AMOR deve ser sempre firme e verdadeiro, expressivo...
Seja bem-vinda na blogosfera. O meu abraço...
Que bom lhe ver nas atualizações Luma.
ResponderExcluirAqui estamos em mais uma reflexão sem dor, sobre que rumos tomará a humanidade. A gente quer apostar nesta revolução do homem, neste despertar naquela nova manhã de que nos fala a fé cristã, mas a gente bem saber, que muitos desdenharão e continuarão como são, de olhos vedados para a solidariedade, para as mazelas do mundo, para a dor e fome na Africa, para o desprezo aos países subdesenvolvidos. Que no final possamos encontrar um novo homem Luma, mas quanto custa levar esta crença.
Bom lhe ver com sua lucidez na partilha deste momento, com esta bela partilha do link. A visão é crua amiga.
Mas se o amor entrar em cena com todo seu poder, então sonharemos como uma virada.
Carinhoso abraço e Feliz Páscoa amiga.
Beijo no coração.
Pois não sei se o mundo irá voltar a ser o mesmo... se as pessoas melhorarão os seus comportamentos, mas acho que pagaremos bem caro para ver.
ResponderExcluirTenha uma Santa Páscoa!
Beijos.
Oi querida,
ResponderExcluirFelicidade é um estado de espírito.
Ninguém é totalmente feliz devido aos percalços da vida.
Beijos no coração
Lua Singular
"Vigemaria"! É Luz da Luma que começou o Blog faz muitos anos, como eu?
ResponderExcluirDeve ser. Vi nos comentários alguém comemorando sua volta.
E não tenho noção por quanto tempo parou.
Muito bom lhe receber aqui.
E as máscaras, vou continuar fazendo.
Dividindo o tempo entre leituras, limpeza da casa, cozinhar e costurar.
As próximas máscaras sairão melhores (espero).
Bjs,
Olá Luma.
ResponderExcluirQue a luz divina nos ilumine.
E que tudo ao nosso redor se transforme.
Um sorriso colorido.
Megy Maia🌈
Independentemente de ler o texto/poema, aqui inserto, passo a fim de desejar uma PÁSCOA muito feliz, extensível a tua a sua família, independentemente dos condicionalismos inerentes, e impostos, pelo afastamento social e quarentena que, todos nós estamos a viver e a sofrer.
ResponderExcluir.
Abraço virtual.
Boa tarde. Que bom vc de volta. Uma boa reflexão que tenho também feito ultimamente. Grata por sua visita. Que possamos vencer este inimigo com força e esperanças. Que sua Páscoa Feliz. Bjsss
ResponderExcluirOi Luma! Temos que fazer escolhas, sempre, mas temos que ter bom senso para analisar o resultado de nossas escolhas, mesmo quando elas doem. São os políticos que ditam as regras neste planeta, se não abrimos os olhos...sem paixões, claro! Nem no futebol deveria ter.
ResponderExcluirBom retorno, só temos a ganhar com isso!
Abraço!
Bom dia Luma e já tinha tantas saudades de te ler.
ResponderExcluirTemos mesmo de reflectir e para mim só há esses dois caminhos. Encontro-me no primeiro...mas será que a maioria dos povos irão votar nos crápulas que governam e que nesta pandemia mostram o que são?
Bom domingo de Páscoa e obrigado pelo que escreves
Abraços sinceros
Bom dia Luma, seja bem vinda amiga, que volta triunfal menina"
ResponderExcluirMuita reflexão em suas palavras e tb nas citações, fazer escolhas, sempre vamos fazer, dúvidas sempre vamos ter, qual político pe confiável?, o que será que a humanidade vai tirar de proveito dessa Pandemia, melhorar ou piorar? Eis a questão!
Parabéns pelo texto muito bom de se ler e refletir.
Tenha um abençoado domingo de Pàscoa.
Bjs
Luma, ess a história da nossa vida. Fazer escolhas, o livre arbítrio, tão importantes nos tempos conturbados que vivemos. Escolha bem. Proteja-se. Fique em casa. Um beijo
ResponderExcluirOlá, bom dia, Luma,
ResponderExcluirSim, quem tem caráter não se mostra isento em situações de crise, é preciso dar a cara "a tapa".
Mas as crises, como sabemos, sempre oferecem muitas oportunidades de aprendizado e de renovação. Então eu acho que a gente tem que ficar atentos às lições que a atual crise nos traz.
Quanto à pergunta do Yuval Noah Harari, a resposta só poderá ser construtiva no dia em que nós decidirmos criar um mundo melhor. Veja que o próprio Yuval Noah Harari diz (em seu livro Vinte lições para o século 21) que no início do século passado o mundo estava caminhando para um progresso mais igualitário. E aí, os homens resolveram se ampararem e facilitarem o desenvolvimento uns dos outros? Não, partiram para as guerras!
Beijo e boa semana
OLá querida Luma,
ResponderExcluirRealmente, nos tempos atuais devemos ter mais atitude do que passividade. Somos responsaveis pelo presente e futuro.
Atitude em gestos como a compaixao, que é muito importante.
Abracao virtual.
Bjs da Fada
Querida Luma
ResponderExcluirBelo texto nos apresenta!
Entendo que o Mundo nunca mais será igual, mas com todos os cuidados, devemos, tal como agora o estou a vivenciar, ser o mais solidários possível E acho que é isso o que vai acontecer.Isto foi um «abanão», uma «bofetada psicológica», ou devia ter sido, para muitos.É que o Planeta sobreviverá SEMPRE, connosco ou não; mas nós, não sobreviveremos sem ele. Tudo estava a precipitar-se depressa demais. Oxalá que o que estamos a viver no presente, nos faça ser mais responsáveis, no futuro.
Um beijinho
Beatriz
Luma querida, tão bom ver você novamente no meu (nosso) cantinho. E saber que os nossos blogs estão de volta, com os amigos de sempre, tão queridos. E que a "blogosfera" continua atuante e viva, participando ativamente das acontecências do nosso castigado planeta Terra.
ResponderExcluirGostei de sua participação, gostei do seu texto e espero, ardentemente que esta pandemia nos deixe não só uma imunidade da nossa saúde, mas também uma imunidade à falta de solidariedade. .. não somos uma ilha, precisamos ter esta consciência.
Enfim, alguma melhoria precisa surgir após tantos sacrificados, pelo menos por solidariedade a estas pessoas que estão na linha de frente nesta batalha que não pedimos porém é de todos nós.
Otima reflexão, lembro que algum tempo atrás li um artigo sobre o colapso do capitalismo acontecer em 2021, era uma análise de um economista muito bem embasada e fundamentada, confesso que "eu" não conseguia conceber a possibilidade disso acontecer tão rápido, mas agora vivendo essa reviravolta global, começo a concordar com ele, o mundo não será mais o que era, o consumismo terá que dar uma pausa, ou muitas vidas se extinguirão.
ResponderExcluirEstou sendo otimista.
Muita Luz e Paz!
Abraços
Oi Luma,
ResponderExcluirQue coisa boa encontrar vc por aqui. Vim várias vezes , mas estava parado, então desisti. Fiquei feliz em ver que tem uma cabeça pensante na blogosfera atuando!
Eu estou cansada, entediada, mas #euficoemcasa pois este virus não tem partido e é melhor pagar um mico por excesso de zelo do que ficar num respiradoro artificial.
Beijos
LUMA! Minha querida amiga
ResponderExcluirQue bom estar de volta. Que bom!
Pois...o nim não interessa a ninguém . Mais vale um amigo declarado...
Mas este "senhor", vindo dos quintos...está a querer dar a volta
Mas temos que ter força e sair por cima, ou melhor...não sair para já!
Interessa é ânimo e boa disposição em união
Grande e carinhoso beijinho!
Oi Luminha, faz tempo mesmo. Que não te via por aqui.. bem vinda querida. dias melhores virão. Deus conosco sempre. Bjs querida
ResponderExcluirOi Luma,
ResponderExcluirquanto tempo que não passo por aqui. Que saudade!
Vamos escolher o caminho da solidariedade, eu espero do fundo do coração. Aliás, acho que esse é o unico caminho para sairmos bem e o mais rápido possível dessa.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Boa tarde tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. Eu também posso te seguir. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1
ResponderExcluirSe você me seguir pode enviar o link para o meu blog que eu te sigo de volta.
Oi Luma! Saudades de você!
ResponderExcluirVocê continua sempre com os seus ótimos textos! Solidariedade nestes tempos tão difíceis!
Obrigada pelo comentário! A Pitangueira é do jardim de casa lá na Enseada Azul onde eu morava. Agora estou morando em Avaré.
Uma notícia muito triste, Luma. O Carlos, meu marido faleceu em 18/8/2018. Muito sofrimento...íamos fazer 47 anos de casamento. E a cada dia sinto mais a falta dele...
Nem sei mais se vou continuar com o blog, pois a maioria das fotos eram dele e ele era o meu colaborador e incentivador.
Fiz uma homenagem a ele. Link:
https://leavesgrass.blogspot.com/2018/12/farewell-despedida.html
Beijos para você e tudo de bom!
Olá, amiga!
ResponderExcluirO que digo é que este tempo é difícil!
Mas há-de passar!
Saudações poéticas!
Tantas saudades tuas! Do teu pensamento centrado e fundamentado, das tuas ideias claras e reflexivas!
ResponderExcluirObrigada também pela partilha do artigo.
Beijo
Impressionante como até em meio a uma pandemia as pessoas se separam ao invés de se unirem. Mas se unirem com DISTANCIAMENTO SOCIAL. ótimo texto. Bjssss
ResponderExcluirOi Luma
ResponderExcluirPenso que esta dúvida iremos carregar até o fim desta pandemia
Hoje vemos pessoas solidárias mas ... tenho minhas dúvidas de suas reais intenções. Então resta-nos esperar para ver mas sem criar falsas expectativas
Gosto de te ler e refletir sobre as suas dissertações sempre tão assertivas
Um ótimo final de semana
Beijinhos
Olá Luma
ResponderExcluirSaudades das suas postagens. Neste momento a solidariedade precisa atuar. Obrigada pela visita no meu blog, gostei muito. Bjs querida.
Olá.
ResponderExcluirBem-vinda! Já faz tempo que não a via pela blogosfera.
Bom domingo.
Beijinhos
Olá, amiga, como está, neste tempo de incertezas?
ResponderExcluirPassei para lhe desejar um bom resto de Domingo.
Bjs!
Luma querida...quanta saudades de vc e de seu blog...Já fazia um tempo que não estava por aqui.Mas a quarentena nos faz trazer algumas coisas que deixamos de lado.Mas tem aquelas palavrinhas que minha filha de 18(que passou por uma depressão) e detesta: "Tudo passa!"Estamos vivendo uma loucura.Beijos
ResponderExcluirOi Luma
ResponderExcluirLendo aqui que todos estavam com saudade.Eu também!
Fazes falta, aqui.
Estamos sim vivendo dias delicados e creio que todas as coisas cooperam para nova postura diante da vida.Que assim seja!
Obrigada por lembrar de passar por mim nessa sua volta.
E seja muito bem-vinda! Fica bem ok?
fica meu abraço
A pergunta do professor Yuval é bem complexa. E acho que ninguém sabe ao certo como será a sociedade pós covid-19. Principalmente porque a economia mundial está em descalabro quase total e ninguém sabe como e quando se dará uma recuperação satisfatória. Porque pode acontecer um retrocesso de várias décadas no nível de vida médio da humanidade.
ResponderExcluirLuma, tenha um bom fim de semana.
Beijo.
O momento de agora pede muitas reflexões de cada um sobre várias coisas que rodeiam nossa vida e que antes ficavam "esquecidas" pela correria do dia a dia.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Olá, que bom te ler novamente;
ResponderExcluirDe tanta agressão a natureza só esta dando um pequeno
troco k; e por final fazendo uma pequena seleção k;
Apesar de ter Alecrim nunca fiz chá... acredita?
Se quiser escrever sobre o chá de Alecrim lá na casa seria bem interessante;
Abraços para ti e para os teus.
Obrigada pela visita.
E se cuidem!
Verdade, Luma: enquanto, na maioria das nações, as pessoas se unem no combate à praga, aqui o Fla x Flu político continua. Isto mostra, no mínimo, que nenhuma das duas facções merece o poder! Muito bom ver você de volta, amiga; meu abraço, boa semana.
ResponderExcluirFico feliz que tenha retomado o blog, Luma! Acho o Fla X Flu vergonhoso diante da praga que corre pelo mundo... Abraço!
ResponderExcluirBoa tarde tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. Eu também posso te seguir.
ResponderExcluirhttps://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1
Oi Luma querida, bom tê-la de volta. Acredito que toda essa crise mundial seja para refletirmos de que lado queremos ficar. Eu já fiz minha escolha: ser um ser humano melhor. Infelizmente nem todos optarão por esse caminho mas eu, faço minha parte. Fique bem. Beijos
ResponderExcluirOi Luma!Quer dizer que vc voltou a blogar? Eu também tô tentando voltar..Nesta pandemia a união seria muito importante,todos em prol de um objetivo,pra que esta fase termine logo e da melhor maneira possivel.Infelizmente não é isso que está acontecendo...
ResponderExcluirPois, vamos ver como estaremos no final disto tudo!
ResponderExcluirAté lá, muita cautela!
Beijinhos :)
Uma opinião bem sincera em tempos líquidos. Eu acho que a população tem se perdido um pouco sobre o certo e errado. Quando leio o jornal ou assisto a TV sinto um desânimo tão imenso e intenso. É horrível, e diante dessa aflição prefiro nem imaginar como vai ser daqui pra frente. Beijos Monalise Nogueira (Vem assistir meu novo vídeo do canal) https://youtu.be/ZEIgbCxa0Ik
ResponderExcluirOi Luma, como vc está?!
ResponderExcluirAdorei sua postagem, como sempre, um texto interessante, inteligente,e que nos leva à reflexão...
Que tenhamos sim bom senso e sabedoria para
identificarmos quem deseja nosso bem, em meio a essa pandemia...
Que prevaleça a solidariedade!
Que sejamos melhores...
Bjs \o/
Passando a fim de desejar que tenha um dia abençoado
ResponderExcluirPara quando nova publicação?
Cumprimentos
Olá, querida Luma!
ResponderExcluirJá tinha saudades de suas belas e sábias postagens!
Lidar com a mente humana não é fácil, infelizmente em tudo alguns tiram proveitos e neste tempo ao qual todos estamos vivendo estamos vendo muitos oportunistas.
Cuida-se, fique com Deus!
Beijos no seu 3
Que bom que o teu blog voltou! Adorei! Só vi agora, pois fiquei um tempo sem Internet, depois estava com muito trabalho, mas enfim, agora virei com tempo para ler todos os detalhes.
ResponderExcluirEstamos aprendendo muito. Acredito que vamos melhorar, mas não acredito tanto em uma sociedade mais justa.
Oi, Luma. Que bom vê-la ativa. Bonito texto. Solidariedade é artigo que anda em falta.
ResponderExcluirBelissimo texto Luma!
ResponderExcluirNos momentos difíceis, precisamos dar as mãos e ter muita confiança!
Precisamos sobretudo confiar em nós próprios.
Independentemente de tudo quanto possa estar a condicionar o normal devir dos dias, devido à pandemia, devemos sempre acreditar duvidando, ou não fosse essa postura o ponto de partida para a reflexão mais ou menos profunda que se impõe a todos neste momento.
ResponderExcluirUm abraço.
Sábias palavras, seu blog é incrivel e de um charme que só, parabéns!
ResponderExcluirOi Luma! Saudades de "falar" contigo... a dúvida sempre me pareceu válida no senso de que muita certeza por vezes nos ensoberba demais... Estou aos poucos retomando meu cantinho, estás mais que convidada! Bjokas MilaResendes.blogspot.com
ResponderExcluir(Perdoe-me, estava ligada no perfil do N.)
Obrigado por acordar mais esse dia, Sr dos milagres nós ensine amar e ajudar os nossos irmãos.
ResponderExcluirPeço pela minha saúde.
8
Que alegria ter sua Luz novamente aqui! Seus textos me fazem refletir constantemente. Agradeço e festejo sua volta!
ResponderExcluir