Introvertidos, pessoas que o silêncio não se faz incomodar.
Os introvertidos são geralmente vistos ora como tímidos e/ou anti-sociais e/ou desajeitados em suas interações diárias. Esta percepção é desafiada quando as pessoas tomam um maior conhecimento na compreensão pelas quais os introvertidos se comportam e evitariam muitos desajustes de convivência se houvesse maior compreensão, principalmente nos encontros de família e festas de final de ano.
O introvertido nem sempre é tímido; ele apenas aprecia os prazeres da vida tranquila. Você encontra por aí, muitos extrovertidos dizendo que são tímidos, principalmente os que lidam com o público. Um exemplo: Bill Gates é introvertido, mas não tímido: Ele é tranquilo, livresco e não se incomoda com o que as outras pessoas pensam dele. Timidez tem mais a ver com desconforto e ansiedade em situações que envolvem interação social. Da mesma forma, uma pessoa extrovertida pode procurar a companhia de outras pessoas, mas se sentir inseguro ou desconfortável em grupos.
O introvertido nem sempre é anti-social; ele muitas vezes gosta de recargar suas energias estando sozinho consigo mesmo, assim como qualquer um pode querer descansar dessa forma. O introvertido não é hostil, ele apenas procura mais significado nas relações interpessoais, devida a sua natureza circunspecta. De certa forma, os introvertidos absorvem com mais exatidão o que acontece ao redor, por serem bons ouvintes, sensíveis às vibrações e possírem melhor sintonia com as necessidades do outro.
Introversão não deve ser confundido com misantropia.
Como qualquer pessoa, o introvertido também quer ser amado e apreciado, mas por sua natureza reservada e não chamar a atenção sobre si, os encontros com o outro tornam-se um pouco mais dificultoso. Por outro lado, o extrovertido pode ser facilmente ludibriado nas relações, principalmente por ter o ego extravagante. O introvertido possui a tendência de antecipar as necessidades do outro e sublimar as próprias necessidades para atender as demandas alheias.
Os estereótipos enquadram pessoas comuns em diversas classificações que analisam apenas a superfície de uma população que compreende cerca de milhões de pessoas que freqüentemente são mal interpretadas. Existe uma revolução silenciosa dos introvertidos em um mundo em que as pessoas não param de falar, lançando uma luz sobre uma cultura com tendências a valorizar qualidades como assertividade e franqueza diante da solidão e contemplação silenciosa.
Viver uma vida tranquila em um mundo barulhento não é para os fracos e requer muita energia, principalmente para enfrentar aqueles que estão o tempo todo preocupados em dizer ao introvertido para "sair de sua concha" e com as falsas suposições feitas por essas pessoas que não conhecem o mundo da introspecção, associando esse aspecto comportamental à depressão ou personalidade negativa.
Existe uma boa chance de que nossas melhores idéias acontecem enquanto estamos mais reflexivos ou introvertidos 'mentalidade' e isso independe se a pessoa é introvertida ou não. A criatividade é que ocorre com mais frequência em um espaço de tempo introvertido. Você pode estar em um ambiente extrovertido mas ter lapsos mentais de introversão.
Então fique quieto e recupere a sua energia para uma segunda chance. O tempo está lá esperando para você se concentrar.
Aprendi e me diverti bastante lendo a página "Introvert Dear" (Querido Introvertido) - site em que também encontrei as fotos de Danny Schäfer. Se você se acha introvertido e/ou altamente sensível, se encontre por lá.
Leitura complementar: Introversão e Extroversão são reflexos da mesma pessoa?
Leve a minha pombinha da paz com você!
Desejo que ela te acompanhe em todos os dias de 2018. Ou melhor; que ela esteja para sempre com você! Que a paz nos faça ter paciência para prosseguir em nossos dias com mais coragem e que os desafios sejam vencidos, um de cada vez, na perfeição que encerra a nossa criação. Que Deus tire dos nossos dias tudo o que for desnecessário e que não seja de sua obra. Que nossos corações se movam pelo amor, deixando de lado qualquer discórdia ou conflito que crie pensamentos opressores.
A paz esteja com você!
Leitura complementar: Introversão e Extroversão são reflexos da mesma pessoa?
Leve a minha pombinha da paz com você!
Desejo que ela te acompanhe em todos os dias de 2018. Ou melhor; que ela esteja para sempre com você! Que a paz nos faça ter paciência para prosseguir em nossos dias com mais coragem e que os desafios sejam vencidos, um de cada vez, na perfeição que encerra a nossa criação. Que Deus tire dos nossos dias tudo o que for desnecessário e que não seja de sua obra. Que nossos corações se movam pelo amor, deixando de lado qualquer discórdia ou conflito que crie pensamentos opressores.
A paz esteja com você!
Deve mesmo ser bem interessante a leitura indicada. Os vários tipos estão sempre perto de nós: há os faladores, extrovertidos e os mais quietinhos... Eu sou bicho do mato e se me deixarem quieta, fico assim "na minha"...
ResponderExcluirFeliz Natal pra ti! beijos, tuuuuuuuuudo de bom em 2018! chica
Ameiiiii
ResponderExcluirHa aqueles que se fecham no seu mundo e não permite que nada nem ninguém os faça sair
ResponderExcluirVer novos horizontes e ha daqueles que se permitem ainda na sua timidez deixa ser levado numa passividade que não consegue ser ela mesmo. Bom é poder ser moderado. E poder ser ela mesmo e mostrar aos outros o que de melhor tem dentro de si pra oferecer. Boa reflexão querida. Bjs amo vc e.Deus ainda mais. Feliz Natal com muita paz e saúde tmb em 2018
Me juntei contigo no interesse sobre o assunto, Luma. Gostei imensamente do teu artigo e cheguei mesmo a colocar nomes de conhecidos(as) meus em muitas das definições.
ResponderExcluirFelizes Festas pra vc e toda família.
Bjo,
Calu
Preciso ler cada palavra novamente e a leitura indicada. Não fazia ideia das diferenças entre tímido e introvertido. Gosto de ficar quieta, fico bem feliz em casa, sempre fui considerada tímida e conversar é algo que me incomoda um pouco! rs Por outro lado, não tenho vergonha de falar em público e nas duas vezes que trabalhei em atendimento ao público foi tudo ótimo.
ResponderExcluirLembrei de quando era adolescente a a minha tia dizia que eu tinha que "sair do casulo", mas eu não queria sair.
Olá, querida Luma!
ResponderExcluirRealmente viver num mundo barulhento tem que requer muita energia mesmo, não é fácil nem para os extrovertidos.
Eu conheço muita gente que são introvertidos, acho eles
solitários e de mau humor. Cada um tem seu jeito, eu gosto das
diferenças.
Feliz Natal e um 2018 repleto de bençãos junto a sua família!
Beijinhos ♥
Oi, Luma, como vai?
ResponderExcluirInteressante texto.. sou introvertida a princípio, após período de observação me solto mais, mas permaneço mais "na minha", como disse a Chica, rsrsrs!
Ainda ontem assisti em um webnário a indicação da introspecção nesse período de passagem de ano como meio de analisar as experiências e potencializar os aprendizados para começar bem o próximo ano.
Desejo boas festas, que 2018 traga surpresas maravilhosas! Tudo de bom!
Que artigo maravilhoso Luma, você sempre nos traz questões muito importantes acerca do comportamento humano!! Muito obrigada!!
ResponderExcluirA introspecção muitas vezes não é compreendida pela maioria das pessoas.. Principalmente em um mundo em que tantos querem falar, mas pouquíssimos se dispõem a ouvir... O melhor é ficar atento e observar....Assim compreendemos o que o outro nos quer passar!!
Querida Luma, fiquei muito feliz com o seu retorno à blogosfera neste ano de 2017! Afinal seus textos me fizeram falta! Aqui se reflete e se pensa no futuro, na busca de um mundo mais humano. Gratidão por tudo!!
Feliz Natal e um ano de 2018 maravilhoso!
Beijos com carinho!! :)))
Boa noite Luma
ResponderExcluirMuito interessante o seu texto. Porque na vida e na convivência de modo geral vamos lidar com pessoas extrovertidos e introvertido. É não podemos julgar. Afinal cada qual tem seu modo de ser. O seu texto me fez lembrar de três anjinhos. Dois brincalhão e extrovertido e um tímido e até introvertido. Na nele. É todos comentam e a minha resposta é que felizes são quem procura conhecê-lo. É um anjinho lindo que eu amo demais. Não é por ele ter esse jeitinho que faz eu ama-lo menos. Pelo contrário eu o amo mais. Mas muitas pessoas gostam mas de pessoas extrovertidas. Eu respeito às diferencias. Estou levando a minha pobinha da paz. Obrigada. Todos nós precisamos de paz para vivermos melhor. Um lindo Natal estendido a toda sua família. Forte abraço.
Bom Natal!
ResponderExcluirBoas festas para você e familiares 😘🎄🎁🎍
ResponderExcluirAgradeço sua explicação e afirmação, quanto ao número limite de comentários num blogue. Desconhecia, completamente, todavia após os 200 ou 200 e muito poucos, aparece por baixo do post a frase: "carregar mais", o que para mim, não é a mesma coisa, que ver todos os comentários feitos seguidinhos. Isso é como nos blogs onde se escrevem quatro linhas, e depois aparece o "Read more" ou "Leia mais". Em minha opinião, há uma desmotivação natural, porque o que está perante nossos olhos, o que vemos, é o que nos preenche, mal ou bem, o que até nos influencia. O escondidinho leva à tal desmotivação, à tal preguiça de clicar no Read more. Eu prefiro o modo (Design) antigo, mas cada pessoa age como muito bem entende e faz do seu espaço aquilo que pretender.
ResponderExcluirSe houver mais imprecisões no meu blogue, quero que você "esteja de olho em mim". Eu, tal como você, também sou bastante observadora, mas não sei tudo, portanto, todos os dias estou aprendendo.
Boas Festas e Excelente Ano Novo.
ResponderExcluirCuriosa está tua postagem dd hoje . Confundem os introvertidos com os tristes ... Já me entristeci por esse motivo . Hoje sou como sou e ponto ! E estou de acordo com toda a tua narrativa
ResponderExcluirUm feliz Natal querida Luma
Que ele seja , cheio de calor e alegria !
Luma, postagem muito interessante. Fui um introvertido tímido que não abria a boca. Felizmente tive coragem suficiente para pedir a Nina em namoro. Mas, apesar de tudo, sempre gostei de "aparecer". Na minha posição atual, faço discursos de improviso perante prefeitos, deputados, autoridades, bons públicos, sempre de improviso e tenho plena consciência de que me saio bem e agrado, coisa que seria impensável no passado. No entanto, continuo tímido e introvertido. Não sei o que aconteceu. Talvez eu seja um caso de estudos para psicólogos, modéstia à parte.
ResponderExcluirAbração, boas festas para você e seus familiares.
Oi, Luma.
ResponderExcluirAcho que sou meio introvertido e tímido na maioria das vezes.
Mas há situações que precisamos nos expor e deixar nossa timidez de lado e com isso vamos aprendendo a se sentir confortável nessas situações.
Muita gente confunde as coisas mesmo e acha que a pessoa tem problemas de relacionamento com os outros, tem depressão entre outras coisas.
Abraços.
Diego || Diego Morais Viana
Acabei formando a minha concha com as circunstancias que a vida deu. E uso bastante energia para alguns momentos de "convivência extremamente pública"... e inconscientemente fui desenhando a minha vida para ter um dia-a-dia com uma cota bem considerável de instrospecção, quase isolamento.
ResponderExcluirOs blogs hoje são mais ferramentas de marketing digital do que espaços de "personificação escrita"... nós que fazemos isso desde o começo dos anos 2000 assistimos e participamos destas transições, vendo boa parte dos blogueiros se reencontrar nas mídias sociais que surgiram. Quem ainda está nessa cabe em várias gavetas, como você bem escreveu :)... boas festas, e que 2018 seja excelente pra ti! Beijos =)
Olá Luma
ResponderExcluirÓtima postagem, desejo um feliz Ano Novo cheio das ricas bênçãos de Deus,bjs.
Oi, Luma. Também sempre me digo tímido, mas parece que sou mesmo é introvertido. Falar em público é sempre difícil para mim, mas meus filhos até me acusam de falar muito, tudo explicadinho, o que para eles, que sabem tudo, é perda de tempo. A tendência é frases curtas, micro-blogs, etc. Conversar, dialogar, é mais que isso. E eu sou mais de ouvir. Mas posso conversar muito se me sinto à vontade com pessoas que gosto ou estão dispostas a ouvir. Feliz Ano Novo. Abraços.
ResponderExcluirExcelente leitura Luma, como sempre teus textos me absorvem a atenção, são muito bons, vim te agradecer a visita e te desejar um maravilhoso novo ano com muita alegria, fé e amor, bjos linda Luconi
ResponderExcluirJá fui tímida e hoje sou introvertida. Odeio compromissos sociais onde as pessoas se suportam e trocam sorrisinhos falsos. Estando em família e com amigos queridos me satisfaço. Essa é minha vida social. Não gosto de ser forçada a ficar em um ambiente com pessoas desconhecidas. Devo ser o último grau de introversão, mas os amigos sempre dizem que sou desinibida. Dois pesos, duas medidas - tudo depende com quem estou.
ResponderExcluirPassei para te desejar um feliz ano novo. Você merece ser muit feliz!
Oi Luma, boa passagem de ano.
ResponderExcluirAbraços.
Passando para lhe desejar um feliz ano novo. De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, que sejam 365 dias de saúde alegria paz e amor.
ResponderExcluirAbraço
Agradeço as suas mensagens e visitas ao longo do ano que passou.
ResponderExcluirVotos de um 2018 cheio de saúde e alegria!
Bjs
Oi Luma,
ResponderExcluirEu já fui muito introvertida quando era criança. Me escondia no quarto quando recebia visitas em casas. Hoje não sou mais assim e muitas vezes a melhor forma de quebrar o gelo quando não conhecemos as pessoas, basta sorrir. Abre portas e quando a gente menos espera já está puxando papo.
Feliz 2018!
Big Beijos,
LULU ON THE SKY
Só o sorriso pode atravessar essa bruma...
ResponderExcluirFeliz 2018, minha Luminha!
Oi Luma! Eu me considerava tímida, tinha dificuldade em relacionar-me com as pessoas, aos poucos fui aprendendo a me expor, a enfrentar as inseguranças. Penso que o mundo atual e real nos leva, ao contrário do virtual, a ficarmos mais introspectivos e pouco sociais, é bem mais tranquilo e seguro.
ResponderExcluirFeliz 2018 com alegrias e saúde! Abraço!
Luma amiga, venho deixar um cestinho de votos
ResponderExcluirde bom Ano Novo, com raminhos de paz, amor, amizade e muita alegria ao longo do ano,
feliz 2018 para ti, para os teus queridos familiares e amigos,
Angela
Gostei da dica das leituras, Em Jung encontramos bem explanada esta tipologia da personalidade humana que acaba sendo mal entendida. Que a paz reine entre nós/2018
ResponderExcluirBoa dica, eu sou extrovertida.
ResponderExcluirDesculpe a ausencia ando devagar quase parando.
Feliz 2018
Ótimo final de semana,com muita alegria.
Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijos coloridos!♥♥♥
Oi, Luma
ResponderExcluirFeliz 2018
Feliz domingo
Beijos,
Araan.
Luma querida que postagem maravilhosa, excelente, a leitura recomendada deve ser muito boa, gostei muito porque gosto de ter meu canto, se estiver entre amigos seja no aconchego, não sou do auê e posso dizer que tenho conhecidos mas sou amiga de todos, beijos linda
ResponderExcluirOi Luma, introvertido e tímido, eu também já me confundi, mas afinal parece que eu sou mesmo é tímida e não introvertida, rsrs. Mas conheço muitas pessoas que se encaixam no perfil introvertido. Um óptimo dia para ti. Beijinho
ResponderExcluirBelo post, Luma! Posso falar de cadeira sobre o assunto, pois há muito tempo me reconheço introvertido. E, cá pra nós, gosto de ser assim. ;) Boa semana, amiga!
ResponderExcluirOi Luma. Estou de volta aqui no Luz da Luma. Hoje venho te trazer um convite. Aceitei a sua sugestão de escrever sobre o plágio e o combate a ele lá no Verdades de um Ser. Gostaria que você desse uma olhada e, se achar que deve, divulgar.
ResponderExcluirVerdades de um Ser
Vim te fazer uma visita, deixar meu elogio
ResponderExcluira agradecer sua amizade, uma frase pra vc
A felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em nossa vida.
Clarice Lispector
Bjuss
Rita!!
Bom dia. Eu sou introvertido, sou tão tímido...
ResponderExcluir.
* Rascunhos poéticos, estados de alma, em livro fechado *
.
Votos de uma Feliz Sexta Feira.
Passando para te deixar um beijinho de saudades ❤️
ResponderExcluirLuma, obrigada pelo seu comentário e por este tão interessante texto. Eu sou muito timida e introvertida q.b.
ResponderExcluirBom fim de semana
Beijinhos
Oi Luma,, bt!
ResponderExcluirEu me considero um pouco introvertida e também um pouquinho ainda tímida. Já fui bem tímida, mas quando passei a dar aula p/novos funcionários no banco que eu trabalhava, aí amiga, era "ou a timidez ia embora ou ia eu" e foi assim deixei a minha timidez de lado kkk
Bjssssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs é o que desejo
¡Hola Luna!
ResponderExcluirNos dejas un magnifico texto, es verdad que la persona introvertida no expresa sus sentimientos. Esto es perjudicial para la salud del alma, que también se refleja en el cuerpo.
Expresar lo que sentimos, no es una falta de pudor! ni mucho menos.
Es desnudar el alma dejar salir el dolor es muy saludable nos ayuda a no enfermar.
Pero también debemos saber escoger un interlocutor que sepa escuchar.
Hoy día no hay muchas personas que sepan de este buen acto humano, que es saber escuchar.
Ha< sido un placer leerte. Gracias por tu buen hacer.
Te dejo mi inmensa gratitud por tu huella: y mi estima.
Un besito y se muy, muy feliz.
M e llevo la paloma de paz, Gracias.
Olá, vi o seu comentário no Vida & Plenitude, obrigada.
ResponderExcluirTexto muito bom! Os introvertidos muitas vezes veem a vida mais profundamente, já que são mais reflexivos e observadores.
Um abraço e MUITA PAZ.
E que a paz esteja com vc também!
ResponderExcluirEstou levando o mimo para publicar no próxima postagem, obrigada!
Achei muito reflexivo este texto, pois é comum achar que o tímido é introvertido...
Sempre achei que eu fosse tímida. Mas agora descobri que além de tímida, sou introvertida também. E lógico, muitas vezes rotulada como anti-social... Mas acho que já me acostumei, pois comecei a usar óculos com 10 anos e na época já era tida como "metida" pq não cumprimentava as pessoas. A questão é que eu não enxergava de longe rsrsrs. Tinha até uma frase na época do Orkut "Não sou metida, sou míope!" rsrs.
Hj em dia me aceito como sou. Interajo, mas não tenho tanta facilidade como a maioria.
Obrigada pelo carinho com minhas Caixinhas e pelas felicitações do meu niver.
Abraços esmagadores e feliz semana.
Oi Luma, adorei ler,estou mais para introvertida, me sinto mal quando vou conhecer ou estou com pessoas que não conheço, mas faço um esforço danada para me enquadrar, achava que era tímida, mas não ...quando me encontro com pessoas que já conheço a muito tempo sou bem extrovertida e alegre, e falo demais...dois extremos. kkkk
ResponderExcluirobrigada pela visita. vou levar a pomba, pois todos nós precisamos de muita paz!! bjsss
Eu sou introvertida... gosto de estar quieta, em casa, entre meus livros e bordados. Muitas vezes sou mal compreendida, pois é comum me considerarem mal humorada ou arrogante, impressão que se desfaz quando me conhecem de verdade. Amém para a paz! Abraço!
ResponderExcluirBom dia, Luma!
ResponderExcluirHoje publiquei esse lindo mimo que nos ofertou, obrigada!
Abraços esmagadores e feliz final de semana!
Visitando, vendo, lendo e gostando e elogiando as suas publicações. Voltarei em breve.
ResponderExcluir.
* Soneto escrito no escuro ... em versos de luz sombria *
.
Deixando um abraço poético.
Votos de um feliz fim-de-semana
Oi Luminha, tudo bem querida?
ResponderExcluirEstive um bom tempinho ausente do mundo da blogosfera. E vim fazer uma visitinha. Encontro uma reflexão que concordo com cada linha. Mas muitos não pensam assim e vão pelo que chamam de lógica.
Deixo, mesmo atrasadinha, os meus votos de um feliz 2018 para você Luma e sua família.
Um super beijo e abraço carinhoso.
Bom dia. Bom p refletir..
ResponderExcluirMeu blog está atualizado, de uma passadinha.
Oi, Luma,
ResponderExcluirQue bom que você atualizou a página também, gosto de "ver" você aqui! rsrs. Concordo com você, a gente estereotipa as pessoas pelo aspecto externo e este nem sempre a traduz. Eu mesma sou difícil de de definir: faladeira e de certo modo extrovertida, mas muito, muito mesmo, dada a um recolhimento, a apreciar as atividades que exigem ou implicam isolamento. Atualmente esta minha tendência chega a ser um pouco excêntrica, pois quando visito alguém, fico ansiando por voltar para casa, rsrs.
Um beijo
Me acho introspectivo e tímido e achei esse texto ótimo. Até gosto de sair com meus amigos, mas não toda hora... E costumamos ficar mais em silêncio mesmo. Ótima postagem.Tambem me identifiquei com a criatividade. E aceito essa pombinha com prazer. bjsss
ResponderExcluir
ResponderExcluir❤ Boa tarde mulher linda! Parabéns pelo seu dia, nosso dia❤ Não somente hoje, mas todos os dias, que sejamos reconhecidas e amadas. Um dia só é pouco pois és a mais elevada das criaturas, o mais sublime dos ideais, o coração que fabrica amor Todo dia é dia da mulher! Que nossos direitos sejam cobrados e que a sociedade seja justa, sem descriminação.
Feliz dia Internacional da mulher, extensivo a todas as mulheres da sua família!
Abraços da amiga Lourdes Duarte
Cada mulher que nasce é mais uma estrela que brilha na terra e ilumina o caminho da vida. Embora sendo homem nada me impede de homenagear poeticamente esse ser humano ímpar.
ResponderExcluirA sua publicação - Texto - é maravilhoso.
.
* (Poetizando e Encantando) MULHER ... O Equilíbrio da Vida *
.
Votos de um dia feliz
Excelente texto Luma,
ResponderExcluirGostei muito de ler sobre esse tipo de personalidade!
Procurar significado nas relações interpessoais
é o que todos deveriam fazer...e muitas vezes o introvertido
ainda é mal interpretado.
Excelente postagem como sempre!
Bjs!
Magnífico texto, gostei imenso.
ResponderExcluirBom fim de semana, amiga Luma.
Um abraço.
A felicidade cabe inteiramente no peito de quem agradece os milagres diários, de quem perdoa a si mesmo e ao próximo.
ResponderExcluirA felicidade é também agradecimento. BOM DIA!!
Vitor Ávila
Parabéns pela bela postagem
Bjusss
Rita!!
Querida Luma
ResponderExcluirQue a Paz esteja sempre presente em todos os dias da sua vida.
Quanto ao texto que escreveu, cada vez me convenço mais de que o certo, é respeitarmos todo o tipo de pessoas. Há quem diga que a introversão é um temperamento básico. eu entendo que um introvertido pode ter as mesmas qualidades de outra pessoa que o não seja, só as demonstra de modo diferente.
Como entendo que comentar não me dá o direito a filosofar e muito menos a alongar-me, vou felicitá-la por ter escolhido este tema.
Um beijinho
Beatriz
Depois do ponto final na palavra básico, queria ter começado a frase seguinte com letra maiúscula. Peço desculpa pelo erro cometido.
ResponderExcluirUm beijinho
Beatriz
Amiga, embora não tenha sido oficialmente legalizado, o dia 20 de março, desde 2004 que comemora-se como sendo o dia do Blogueiro ou da blogueira.
ResponderExcluirComo gosto de comemorar dadas em especial aquelas que acho bem merecidas, hoje, vim aqui parabenizar você por ser essa profissional da blogsfera competente, criativa e que com muita responsabilidade mantem o seu blog.
Parabéns por ser essa blogueira maravilhosa que nos encanta com suas postagens.
Abraços da amiga Lourdes.
Tem postagem e tem selinhos comemorativos nos meus blogs.
Cada pessoa tem seu jeito de ser e isso deve ser respeitado tanto pela própria como por quem a rodeia.
ResponderExcluirAbraço com saudades.
Oy Luma~! Tópico excelente. Mesmo trabalhando em uma biblioteca, interajo com muitos introvertidos e extrovertidos. É uma boa mistura de pessoas de todos os tipos e de todas as origens. Muitos estudantes internaitonais, professores e funcionários. Muitas pessoas parecem ter um equilíbrio introvertido-extrovertido, dependendo das circunstâncias, da proximidade dos amigos e da situação. Beijos
ResponderExcluirGostei do que li e cada um ao seu jeito deverá ser respeitado e entendido porque já dizia o outro...somos todos diferentes...mas tão iguais.
ResponderExcluirUm abraço
Luma querida que belas descrições para fazer mergulhar e buscar se posicionar entre estas situações e modo de viver. Um livro que por certo faz uma varredura linda nos sentimentos.
ResponderExcluirGrato pela indicação.
Que seu fim de semana seja leve e alegre.
Levo a pombinha.
Beijo amiga
Eu sou algo assim e lido muito bem como o silêncio, tanto que trabalho sozinha :)
ResponderExcluirBeijinhos
Oi Luma
ResponderExcluirMuito lindinha essa pombinha da Paz
Que ela permeie o ano com paz, alegria e felicidade para todos nós !
Creio que há muitas pessoas introspectivas. Acho bom isso, Pois tem muitos outros totalmente ao contrário que perturbam o mundo com suas insistências e ruídos . Conforme bem li no texto, os introspetivos ficam na sua. Analisam em silêncio e agem quando solicitados. Mas como no mundo existem os opostos , os extrovertidos estão a postos para digladiarem e não deixar a vida num marasmo. Bem assim.
O livro deve ser ótimo, assim como ser introspectivo deve ser também.
bjs
linda semana para você!
Luma...
ResponderExcluirJuro que me enterneci quando entrei aqui e vi que está na ativa, com a mesma qualidade do blog que eu lia...
Sou Ivan e você era leitora de meu antigo blog, chamado Vertentes de Mim e eu era leitora de seu, do qual eu lembro gostar muito!
Será que se lembra?
Eu estava revisitando o meu blog em resolvi clicar nos links de lá, e te achei aqui.
Se você lembrar e quiser me contatar:
Meu zap é 13 981177109.
Meu face pessoal é https://www.facebook.com/ivan.daluz.58
Também tenho uma fanpage: fb.me/MDRmemoriasdorock
postei seu blog no meu face.
ResponderExcluirOlá Luma,
ResponderExcluirAtravés do blog da Rudy, cheguei até o seu. Gostei de tudo, muito bom, vou salvar o link para visitar sempre!
Tenho um post que acredito que pode ser bastante útil para as suas leitoras, pois, qual a mulher que não gosta de estar sempre bela e com a autoestima elevada?
Como eu possuo uma pessoa aqui no escritório que costuma escrever uma introdução para agregar novos posts, fica fácil pra você, e para mim seria um prazer contribuir com seu site. Se tiver interesse, só me avisar e te mando, e gostaria que neste post o meu link estivesse nele, parecido com o seu post "Como cuidar do cabelo ondulado".
E em agradecimento, mencionaria você em meu post.
O meu post é super completo e fala sobre “Como Cuidar dos Cabelos: Guia Definitivo” e acho que pode te interessar bastante, e principalmente às suas leitoras: https://www.kyut.com.br/blog/como-cuidar-cabelos
Em breve teremos novos posts, que estão quase finalizados, faltam detalhes.
Podemos iniciar uma grande parceria.
Veja a parceria que fiz com a Rudy: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2018/04/divulgacao-alegre-e-amiga-06-kyut.html
Eu escrevi este post, ela adorou e não fez alterações, apenas postou.
Aguardo seu retorno.
Abraços,
Wagner
Um post muito interessante, com o qual aprendi muito.
ResponderExcluirAmiga, porque é que eu não recebo actualizações do Luma? Lá no Sexta a ultima publicação que tenho sua, data de há quatro meses. Entrei porque estive a deletar os links de pessoas que já não publicam nada há muito tempo.
Abraço
Oi Luma! Quanto tempo não passava por aqui. Aliás, nem em meus próprios blogs ando passando (risos). Oh vida corrida que a gente leva né? Mas hoje me dei um tempo e que bom que passei por aqui. Descobri que sou introspectiva! Bom demais ler um texto de nível e conteúdo. Obrigada e quando der, passo por aqui novamente. Esteja bem querida! Beijo n'alma
ResponderExcluirLuminhaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Eu nem preciso te dizer né... sou o oposto do introvertido. Até sou reservado em muitos momentos, mas socialmente falo até com uma planta se ela se mexer do meu lado. rsrsrs E timidez nem se fala; passei na fila não. rsrsrs Beijo, querida, e bom dia! Bom dia mesmo! Com minhas melhores energias pra você.
ResponderExcluirEu sou introvertida e a maioria das pessoas tem a mania de dizer que sou tímida. Mas pelo contrário em situações que precisam falar, eu me comunico muito bem, porém não vejo necessidade de jogar conversa fora a toa e muito menos com qualquer um. Excelente texto, Luma. Parabéns pela escrita!!
ResponderExcluirEu gosto de observar, escutar para pode falar, introversão ou timidez? Em todo caso prefiro mais me resguardar, esperar a hora de falar, diz o ditado antigo: quem uito fala muito erra. Paraéns pelo post, bem significativo.
ResponderExcluirGrata pela visita aomeu blog!
Bjs e bpoa semana!
Adorei o post! Muito interessante ;-)
ResponderExcluirMuito bom este post, muito esclarecedor :). Infelizmente, as pessoas ainda confundem estes conceitos, principalmente introversão com timidez, por isso é muito importante falar neste assunto. Temos que começar a mudar isto, fazer as pessoas perceber que ser introvertido não é um defeito, é apenas uma forma de estar.
ResponderExcluirTambém conheci esse blog há muito tempo, é muito bom.
Gostei muito do seu blog, parece-me ter conteúdo muito interessante :).
Beijinhos
Blog: Life of Cherry
Que postagem super interessante!
ResponderExcluirhttps://submersa-em-palavras.blogspot.com/
Putz Luma,essa questão de julgamentos está tão em alta hoje em dia né? Eu sou reservada mas tenho canal no youtube, e as pessoas acabam confundindo sabe, acho que por eu me expor na internet eu não tenho vergonha de nada. Enfim...
ResponderExcluirTimidez é algo que não sinto, e também não sou extravagante... o que sou ? (to pensativa agora) hahhahaha
Beijos Mona
www.dividindoexperiencias.com
Como sempre, um «post» de excepção!
ResponderExcluirSaudades.
Beijo
Beijo grande e especial para você Luma. Não esqueço a data. Não sei mais te achar. Happy New Year. Com carinho de sempre, Tina (17/11/2018) <3
ResponderExcluirNossa que intenso, realmente tem pessoas que se sobrepõe e algumas vezes se esconde pensando ser tímida quando não é. Magnifico!
ResponderExcluirBjoss
São tempos difíceis para os introvertidos, porque parece que nos dias de hoje, se você não for uma pessoa que conversa com todo mundo e vai para baladas, você tem algum problema. Eu adoro ser introvertida. E adoro ficar em casa lendo na paz e silêncio.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Incrível seu blog! Passando pra deixar um super Oi
ResponderExcluirAdorei o texto, me sinto como um cara Introvertido :)
Oi Luma, eu também faço parte dos introvertidos. Adoro estar comigo mesmo e tenho preferido falar menos e escutar mais. Sempre um prazer passar aqui e se deparar com textos tão ricos. bj grande
ResponderExcluirLuma, apreciei o seu óptimo texto, de resto, objecto de uma aturada investigação. Está excelente e bastante completo.
ResponderExcluirQuem inicialmente definiu o conceito de "Introvertido" foi o suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) que apontou para um indivíduo fechado em si e na sua vida interior. Já a brasileira Katia Mecler, ao considerar a personalidade como uma organização dinâmica, estruturada a partir de componentes de cariz biopsicossociais, vê o introvertido como um ser introspectivo, sensível e reflexivo, podendo ser ainda pessimista, rancoroso e solitário. Enfim, Melanie Klein (1882-1960) elucidou-nos sobre o psiquismo humano, através da posição "esquizo-paranóide-depressiva, cuja dinâmica equilibradora consegue compensar a generalidade dos temperamentos humanos, por via de oscilações de vai-vem auto-reguladores.
Não me leve a mal esta explanação, mas estes assuntos entusiasmam-me.
Parabéns pelo seu escrito e pela elucidação.
Bjs
Olá Luma,
ResponderExcluirSinto falta das suas postagens, sempre inteligentes e reflexivas. Me identifiquei com o post e compartilhei na minha página no face.
Bom feriadão!
Super abç
Aqui mais uma introvertida de carteirinha. Amei seu texto
ResponderExcluirOi, lindona!
ResponderExcluirVocê como sempre arrasando em seus posts e colocações, amei! Senti saudades e vim matar.
Beijo, beijo.
She
Oi Luma! Há quanto tempo não aparecia por aqui. E como é bom retornar e encontrar logo de cara um texto desses. Sou introvertida e preciso preservar minha solidão para me equilibrar e enfrentar esse mundão tão louco. Não sei se sabe, mas tenho um outro blog com textos de minha autoria.https://sacudindoasideias.wordpress.com/
ResponderExcluirPasse por lá quando der e quiser. Voltarei sempre por aqui. Beijos
Amei
ResponderExcluirAcredito que meus melhores textos escrevi em momentos de grande introspecção... E voltava n vezes para reler e tinha orgulho da compreensão que me abotoava em meu cérebro.
As vezes mesmo o silêncio é mal interpretado.. E é no silêncio que escuto os barulhos maravilhoso da vida.
BJs Luminha
Debby :)
Luma, tava com saudade dos seus textos inteligentes, interessantes e que nos fazem refletir. Pensei nos meus alunos introvertidos, aqueles que às vezes ficam esquecidos no meio de uma classe barulhenta e cheia. Vou tentar prestar um pouco mais de atenção neles.
ResponderExcluirBeijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ
Muito bom o texto, todos somos diferentes, que chato seria se fôssemos todos da mesma maneira. cada um de nós tem habilidades diferentes que precisam ser aprimoradas e qualidades que nem sempre são vistas.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Já há muito tempo que não vinha aqui porque tinhas feito uma pausa. Reparei que voltaste e adorei ler pausadamente este teu post recheado de muito aprendizado e o que agradeço.
ResponderExcluirBeijocas e um bom fim de semana
Abraços com carinho.
ResponderExcluirPuxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.
ResponderExcluirGir Leiteiro
De repente hoje me deu saudades de ler Luma. Sempre bom.
ResponderExcluirBom dia, Luma
ResponderExcluirJá aqui estive, ams quis voltar.
Aprendo muito consigo:obrigada.
Uma semana muito feliz é o que lhe desejo.
Um beijinho
Beatriz
Aprender a ser pessoa sem rótulo. Autenticidade
ResponderExcluirOlá, Luma
ResponderExcluirSó passei para deixar um beijinho.
Beatriz
Olá Luma,
ResponderExcluirJá fui uma introvertida de não abrir a boca em reuniões, festa de família e assim por diante, qdo resolvi comer livros e livros, fui me soltando e hoje me considero uma pessoa bem sociável.
Um ótimo post que tem muito a nos ensinar. Adorei!
bom fim de semana.]]Bjss
Oi Luma. Através de sua postagem, descobri que sou introvertida. Necessito de momentos comigo mesma. A solidão não me faz mal, pelo contrário. Penso, leio, reflito. Contudo, também gosto de viver socialmente. Tudo a seu tempo. Bom demais te ler. Beijos
ResponderExcluirOlá querida Luma.
ResponderExcluirIdentifiquei - me em vários parágrafos do notável texto.
Eu adoro ficar na minha solidão, escrevendo, lendo, pintando.
Mas, outra parte de mim adora gargalhar.
Introvertida, pincelada de extrovertida.
Abracinho de luz.🌼😀🌼
Megy Maia🌈