Vem aí a 7ª Edição do BookCrossing Blogueiro

De 08 a 16 de Novembro 
Bookcrossing "Luz de Luma, yes party!"
Alguém (Quem?) disse-me ter ganho a reputação de lenta quando se juntou a um círculo de leitura e que havia uma taxa $ mínima de leitura do livro que sempre se renovava. Essa taxa já estava quase lhe custando o valor do livro se ela o tivesse comprado normalmente em uma livraria. 

Não é esse o intuito dos círculos de leitura, onde a taxa cobrada de cada um dos integrantes serve também para comprar novos livros para nutrir o projeto? Você pode questionar, porque apenas não trocam os livros ou doam os próprios livros para o círculo? Eles fazem isso também, mas acho que a graça está em contribuir para sentir-se integrado à um grupo, não importa de que maneira.

Veja os bookcrossers por exemplo: Eles poderiam simplesmente libertar os livros da clausura das estantes em locais públicos de grande trânsito humano e pronto! Porém muitos preferem se cadastrar na página oficial do  BookCrossing, pegar um número de libertação (cadastro do livro) para colar no livro e seguir a trajetória desse livro on-line.

Eu praticava o bookcrossing da forma tradicional, mas agora somente deixo um recado dentro do livro avisando que ele não está perdido. Desse modo, antes de o libertar já exerci o desapego. Não me importa mais com quem ele está e sim que esteja sendo lido por alguém.

Qual a finalidade do BookCrossing Blogueiro? 

Da mesma forma que existem as blogagens coletivas onde os blogueiros se juntam para desenvolver um tema, o bookcrossing dentro da blogosfera serve para difundir sua prática entre os blogueiros amantes da leitura e com altruísmo suficiente para querer expandir esse gosto para mais pessoas. De quebra, ao libertarmos os livros, divulgamos o ato em posts que tanto podem ser em blogues como em qualquer outro meio digital.

Nos posts participativos contamos como aconteceu a libertação do livro e o prazer que foi a sua leitura nos proporcionou ou comentar sobre uma passagem marcante desse livro e/ou quem é mais aplicado, pode também fazer uma resenha que servirá para que outros blogueiros ou quem procura por informação na web sobre o livro, sejam incentivados à lê-lo. Alguns blogueiros gostam de fotografar a libertação, mas isso não precisa ser obrigatoriamente realizado. Faz quem quer ou que tenha disponibilidade para isso. Pura adrenalina!

Comecei a ler um livro totalmente sem graça e consegui chegar até a página 30 de 192 esperando uma reviravolta. Um livro pequeno que carreguei em minha bolsa, na vã esperança de ler em uma sala de espera, mas ao invés de pegar o livro para ler, esperei pacientemente a minha vez de ser atendida olhando o teto, o chão...

O livro era realmente chato e cheguei a duvidar do editor, pois produziu uma capa bonitinha, papel belezinha, apresentações em colunas de outros escritores, em jornais e revistas... muita publicidade. Uma coisa de louco!

Estou bem tentada a contar sobre esse livro, mas com peso na consciência pois ele foi um tiro no pé de uma escritora que realmente gosto e que li os demais livros, adorando todos os outros. Conto ou não conto? Na dúvida não conto, pois a autora é brasileira e vai dar a volta por cima. Aliás, já deu! Rapidinho lançou outro livro, para o anterior ser esquecido. Não se fala mais do ex.

Mas lembro-me desse insucesso toda hora, pois o nome da autora aparece com frequência por onde costumo pregar os olhos. Algumas amigas blogueiras gostaram, daí fiquei na dúvida se era publieditorial ou não. Enfim... isso foi para lhes contar que não tive coragem de praticar o bookcrossing com esse livro. Seria um desestímulo da leitura para quem o resgatasse, já que o Bookcrossing serve também para dar a chance aquele que não tem condições de comprar um livro, apreciar a leitura e sentir vontade de fazer mais leituras.

Você também vai pensar: "A Luma não gostou do livro, mas outra pessoa pode gostar!". Pode ser, mas para quê arriscar? Mesmo assim, esse livro merecia ficar preso na estante? A saída foi ligar para uma amiga que ama a autora e perguntar se ela já o havia lido. Ela disse que ainda não. E eu: - Quer ler? Impasse resolvido. Se ela se decepcionar, ficará com a mesma impressão que tive e será complacente, afinal, a autora estava passando pela fase difícil da separação e resolveu fazer algo "diferente" e fugiu da temática que normalmente desenvolve em seus livros.

Eu sei que a essa altura, quem é fã da autora, já sabe de que livro estou falando. Ainda não recebi nenhum comentário sobre o livro da pessoa que o repassei... Será que ela não quer ser indelicada comigo?

O bom de divulgar o bookcrossing, é que esse pode ser agregado às outras ações de incentivo à leitura que já existem. O que seria muito justo, já que a maioria dos projetos on-line que tomo consciência, tiveram uma influência grande do Bookcrossing, que é um movimento de vanguarda fundado em 2001 por Ron Hornbaker, Heather Mehra-Pedersen, e Bruce Pedersen.

Acredito que as grandes e inovadoras ideias podem mudar a forma como olhamos para as coisas, para as pessoas e os processos que giram em torno de nós; O que a primeira vista parece estranho, depois tornam-se inspirador, empurrando-nos para mais inovações.

Por exemplo, nesse círculo de leitura que citei inicialmente, perguntei o que faziam com os livros depois que todos os membros do círculo liam os livros. Como o círculo é pequeno, depois de lidos, os livros são sorteados e a pessoa que fica com o livro, faz com ele o que bem quer, mas em geral, passa para a frente. Então, porque não praticar o Bookcrossing?

Sei que na blogosfera existem clubes de leituras que também podem adotar o bookcrossing quando um livro fica estagnado na roda. O que devemos fazer é não deixar um livro parado. Livro não é enfeite, para isso existem os livros decorativos de arte, viagens, fotografias...

Todas as ações recaem no BookCrossing, que é simplesmente o ato de ler um livro depois que você comprou e, em vez de lançá-lo em uma prateleira para acumular poeira, você liberta-o deixando em um café, quarto de hotel, transporte público, em qualquer lugar que outro alguém possa apreciá-lo. É uma mistura de serendipidade, altruísmo e do ser fanático por livros. Alguém duvida?

Quem ama os livros, não os deixam enclausurados! Um livro fechado tem o mesmo valor de páginas em branco. Tenho dito!

O BookCrossing Blogueiro é um evento público e de todos os participantes.
Os livros não podem ser escravos da cultura, vamos libertá-los?

Dia 08 de Novembro é um dia feliz e também o dia que começa a 7ª Edição do BookCrossing Blogueiro. Teremos até o dia 16 para trocarmos experiências e resenhas dos livros libertados aqui na blogosfera e nas redes sociais. Mas você pode praticar esse ato a qualquer tempo! 

Se não tiver um blogue, compartilhe sua experiência na página do evento no facebook ou em sua própria página de qualquer ferramenta de publicação e venha deixar seu link para que outros participantes possam interagir. Farei uma lista com os participantes a partir do dia 08 de Novembro.

Se fez libertações depois da 6ª edição, também estão valendo!! Venha dividir suas experiências. Se conhece algum outro movimento que incentive a leitura, conte-nos.

Precisamos de pessoas interessadas em tornar o mundo melhor.

Ajude-nos a também divulgar o BookCrossing Blogueiro.
Veja abaixo a supresa desse ano:
1º Bookcrossing Blogueiro Kids - Evento proposto pela Trícia Ferreira para acontecer em paralelo ao BookCrossing Blogueiro, assim quem tem filhos poderá levá-los a entender que o conhecimento deve ser compartilhado. Assim como tudo na vida, nem tatu vive sozinho!

Liberte seus livros da clausura das estantes! Livros fechados tem o mesmo valor de páginas em branco.

O post "Vem aí a 7ª Edição do BookCrossing Blogueiro" apareceu primeiro em "Luz de Luma, yes party!".

140 comentários :

  1. Outro modo de incentivar a leitura este que você conta hoje no post Luma.Tantas vezes lemos algo que para nós não é cativante,estimulante,mas conhecendo mais o gosto de leitura de um parente e/ou amigo,aquele livro pode ser um bom sugerimento para partilha.Incentivemos a leitura sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bergilde!
      Antes de praticar o bookcrossing, pergunto em casa e aos amigos se querem ler o livro. Somente depois é que liberto!
      Sabe que a biblioteca pública da minha cidade está sem pessoal para cadastrar livros doados e por isso eles não estão recebendo doação. Isso desde a outra administração. A pessoa que me atendeu, disse que isso acontece quase que no Brasil todo e que algumas bibliotecas públicas estão fechando por falta de pessoas para trabalhar.
      Boa semana!!
      Beijus,

      Excluir
  2. Mais um delicioso convite. Esse é um projeto tão lindo e maravilhoso que o 'esquecer' é um grande prazer.

    Muito bom participar dessa blogagem.

    Beijos Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!!
      É um grande prazer contar com a sua participação mais uma vez!!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  3. Querida Luma
    Isso é uma defesa,um incentivo à leitura!
    Meu irmão vai publicar o seu primeiro romance histórico.Será que poderia enviar-lhe a foto da capa e a sinopse para a minha amiga publicitar no seu blog?
    Ele também tem um blog.Poderá ler o que ele escreve,para ver se vale a pena...
    O blog chama.se ANGULUS RIDET
    http://maranduvaline.blogspot.com
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz!!
      Que boa notícia você me traz! Pode me enviar que ficarei feliz em publicar aqui no blogue! Também vou lá conhecer o seu blogue!!
      Beijus,

      Excluir
    2. De volta... fiquei na dúvida quem era o seu irmão; Manuel Bragança dos Santos ou Humberto Maranduva. Ou são a mesma pessoa?
      + Beijus,

      Excluir
  4. Oi Luma! Mais uma vez vamos nos desapegar. Quando você fala de quebrar a cara quando se compra um livro e se decepciona, fica mesmo difícil até emprestá-lo a um amigo. Já passei por isso várias vezes. Agora mesmo, acabei de comprar via internet, dois livros: As miniaturas - recomendado no programa Metrópolis da TV Cultura e Felicidade demais da recém premiada com o Nobel de Literatura 2013 , Alice Munro.
    Espero que os Correios não atrasem e os livros sejam bons..
    Estou pronto para participar do BookCrossing. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitorio!
      Fica estranho, mas eu empresto avisando sobre o que achei do livro. O que também não é bom, porque a pessoa já lê com uma opinião induzida. Por exemplo, se informamos que um filme é ruim, quem vai querer assistir? Mas gosto não se discute! Eu assisti "Árvore da vida" e achei muito monótono e sei de pessoas que adoraram... rs.
      O Jornal "O Globo" trouxe um capítulo desse romance da Alice Munro e tive uma boa impressão. Fiquei tentada a também ler o livro!
      Seja bem-vindo mais uma vez ao BookCrossing Blogueiro!!
      Beijus,

      Excluir
  5. Obaaaaaaa!!! Adorooooo!! Claro que vou participar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaaaaaaaa!!
      Obrigada, Queridona!!
      Beijus,

      Excluir
  6. Luma,
    Eu gosto de libertar os livros que sei que não vou ler mais. Porque tenho uns xodós que já li várias vezes e esses eu não consigo me desapegar de jeito nenhum. Outros eu consigo dar e/ou emprestar. E vou tentar pegar vários livros que sei que não vou ler mais e deixar por aí!
    E olha, até que eu tentei descobrir quem era essa autora do livro que você não gostou e não consegui. Também, não lembro de ter lido nos últimos tempos algo de uma escritora brasileira. Me deixou curiosa! :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu caso: compro livros que gosto. É raro ter um que eu não queira na estante.

      Excluir
    2. Oi, Adriana!!
      Eu tenho os meus xodós também, mas outros livros não tem porque guardar. Meus xodós ficam do lado da minha cama ou no escritório e eu estou sempre relendo alguma parte.
      Fico feliz que você vai tentar... rs.
      Quem sabe eu conte em um post futuro?
      Beijus,
      ..........
      Oi, Su!
      Mas esse também é o intuito do BookCrossing Blogueiro, o de exercitar o desapego!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  7. Noooooooossa, já passou um ano? Credo!!

    Vim agradecer o carinho pelo niver do neno! beijso,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha não Chica!! Foram seis meses...
      Neno merece todo carinho do mundo!!
      Beijus,

      Excluir
  8. OI Luma,
    Acho o máximo essa iniciativa e esse ano, como das vezes anteriores, participarei sim.Bom você ter me lembrado.A gente pensa que está longe, mas quando percebe já chegou o dia.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lylia!!
      Obrigada por mais uma vez participar! O tempo passa correndo e eu também me assusto com essa pressa!
      :)
      Boa semana!!
      Beijus,

      Excluir
  9. Anônimo16:25

    Oi, Luma
    Nunca acompanhei os livros que desapeguei, embora tenha curiosidade de saber para onde eles vão, hehe. Estarei presente em mais esta edição. E já vou compartilhar!
    beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Eu tinha bastante curiosidade e atualmente bem menos. Só vigio um pouquinho quando deixo o livro em algum lugar. Confesso que tenho sorte, rapidinho eles são resgatados!!
      Obrigada por participar mais uma vez!
      Beijus,

      Excluir
  10. Luma, lendo e começando a pensar: Onde deixarei os livros? Este ano comprei bastante livros, então com enorme sacrifício vou me desapegar de alguns queridinhos...
    Como sempre, já estou dentro! Este é um projeto que me dar muito prazer em participar.

    Tenha um fim de semana maravilhoso!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!
      Acho que você pode fazer um sarau literário na Jubiart. Que tal? Seus clientes, amigos e colaboradores vão adorar!
      ;)
      Beijus,

      Excluir
  11. Anônimo17:30

    Oi Luma! Eu já me programei! Agora vou escolher o livro a ser libertado!! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!
      Feliz com sua presença!!
      Beijus,

      Excluir
  12. Nossa nem acredito que já vou participar pela terceira vez... lindo projeto, Luma. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O tempo passa voando... rs. Beijus,

      Excluir
  13. Oi Luma,
    Obrigada pela visita!
    Deixei lá um recadinho pra você. Se precisar de um pitaco na cozinha, me chama!
    Beijos,
    Telma (www.ambienteseideias.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Telma!!
      Obrigada!! Vou lá agora!!
      Beijus,

      Excluir
  14. Fiquei me mordendo de curiosidade pra saber de quem você falava... Queria saber (caso não se importe em responder...). Ah, sim, a ideia de libertar um livro é muito boa. Só tem um porém pra mim: eu sou muito apegada as minhas coisas. Isso inclui livros. Vou lê-los apenas uma vez? Não sei. Posso dá-los,então? Claro. Mas não quero u___u. Principalmente se for de um autor cuja escrita eu adore.
    {A Fake Blog}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Su!
      Hehehe talvez eu conte! Já me pediram para não contar para não perder a graça de ler o livro. Ao mesmo tempo dá dó :P
      Você relê todos os livros? Decerto algum você deixará mofando na estante... que dó [2]
      Hahaha olha que já consegui convencer pessoas muito, muito apegadas aos bens materiais. Pense com a alma, Su! Assim você não vai para o céu! kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  15. Olá, Luma..:)
    Tudo que a gente guarda, e não usa, é mesmo que não ter..:)
    Tem um ditado japonês que diz assim: Takara no mochigussare", Takara=Tesouro , Mochigussare=tudo que temos, mas, que não é utilizado e acaba ficando inútil com o passar do tempo..:)
    Ótimo final de semana!
    A Big Hug and Tchauzinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que bacana!!
      Gostei, Elena!!
      Poxa, hoje não me deixou nada?
      Estou mal acostumada! :)
      Beijus,

      Excluir
  16. Minha querida

    Uma boa iniciativa para as pessoas lerem mais, porque por vezes os livros são muito caros e assim é uma troca.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosamaria!
      O que mais nos motiva no bookcrossing é justamente dar oportunidade aos que não tem oportunidade de ler um livro!
      Beijus,

      Excluir
  17. Luma vou participar pela primeira vez. Acho este projeto dos mais interessantes que passam pela blogsfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!!
      Mais uma agregada e estou muito feliz com a sua chegada ao BookCrossing Blogueiro!!
      Obrigada!! Ele só se torna interessante por causa dos participantes!!
      Beijus,

      Excluir
  18. Querida Luma,
    Uma ideia genial. E devo dizer.te que a não ser livros autografados, ou "de mesa de cabeceira" ( aprendo sempre em cada nova leitura com - "O Poder do Agora" de E. Tolle) ou obras completas, empresto ou dou um livro com imenso gosto. Mas não tenho tempo para participar devidamente neste crossing. Além disso seria mais viável com pessoas daqui, não é?
    Bom fim de semana
    beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manuela!
      Também tenho os meus livros de cabeceira, os autografados e principalmente dos amigos blogueiros que não desfaço de modo algum.
      Vou guardar esse título como sugestão de leitura, pois se você o tem na cabeceira da cama, é porque é muito bom!!
      Você pode participar aí! Tem tantas formas de participar que o tempo é apenas um detalhe!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  19. Uma ótima iniciativa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Luma, eu nunca participei, e também nunca havia lido algo mais esclarecedor e motivador sobre o BookCrossing.
    Te confesso (com vergonha) que tenho uma biblioteca, com um monte de livros presos. Vou rever isto, e começar a desapegar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!
      Que ótimo que achou o texto esclarecedor e motivador. Também vou adorar que liberte seus livros. Vai devagar para não sentir muita falta! ;)
      Beijus,

      Excluir
  21. Luma e suas super ideias...
    Luma, tu é otima!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por esta ideia , que já vai na sétima edição...e que prossiga por muitos anos.

    Eu, por vezes, deixo livro(s)no avião, no quarto de hotel, ...

    Bom final de semana e excelente Dia da Criança por aí nesse lindo brasil, rrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, São!
      Você é uma praticante nata do bookcrossing!
      Obrigada pelos votos!
      Beijus,

      Excluir
  23. Vou participar com certeza!
    Aliás, vou fazer junto com minha filha.
    Eu sempre dou livro que não quero reler, para uma Ong, que uma amiga faz parte, e sendo assim será um prazer libertar mais livros por aí.
    Vou colocar o banner lá no blog e divulgar para as amigas blogueiras.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!
      Viu que a Trícia está em paralelo ao BookCrossing Blogueiro organizando a versão kids?
      Obrigada por ajudar a divulgar!
      Beijus,

      Excluir
  24. Bacana. Vou tentar participar falando sobre algum livro, mas não posso garantir.
    Sobre falar de livro que gosta ou não, pode agradar e desagradar as pessoas, mas cada uma tem gostos diferentes e issod eve ser respeitado.
    Eu sou super antipática com livros, as vezes até consigo ir até o fim de um livro esperando uma reviravolta, mas vezes há livros que não dá pé mesmo.
    Bjks e bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeeeeeeeeeeeba!!
      Os gostos são diferentes e você pode libertar um livro que acha bacana e quem achar não gostar. Por isso a necessidade de colocar um bilhete avisando para libertar o livro novamente.
      Beijus,

      Excluir
  25. Agora voltei para ler o post completo e fiquei pensando exatamente isso: A Luma não gostou, mas outra pessoa pode gostar!! Isso acontece bastante com livros e filmes. Temos os nossos autores preferidos, sabemos o quanto são bons, mas de vez em quando produzem coisas chatas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe Nem tudo é perfeito! Até mesmo nossos autores preferidos estão passíveis de erro.
      Imagina um crossing de filmes? Veja como é diferenciado o conceito - um livro chama muito mais a atenção e os filmes podem ser ignorados, pois para ler precisamos apenas dos olhos, já para assistir um filme...
      Beijus,

      Excluir
  26. Luma, lembro-me de ter conhecido o projeto pela primeira vez por aqui e amado! Participo sim, mesmo que alguns achem um desperdício deixá-lo sem saber quem o irá resgatá-lo... o importante é o gesto do desapego e do estímulo à leitura, não quem irá encontrá-lo. Também gosto de deixar um bilhete explicando o projeto, e pedindo para que deixem o livro para outra pessoa caso não estejam interessados em lê-lo. E bem lembrado, não me sinto bem em doar um livro que não gostei, além de tentar escolher um gênero que agrade a todos.
    Já estou dentro, levando o banner para o Revolta e pensando qual será o próximo livro a ser libertado. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!
      Sinto o maior prazer com a sua presença! E não consigo entender quem acha desperdício, afinal, fechado em casa, sem que alguém manuseio terá o mesmo valor se não manuseado em outro lugar.
      A colocação do bilhete dentro do livro é fundamental, pois quem não conhece o Bookcrossing, poderá tomar conhecimento do que se trata e não que o livro esteja perdido.
      Vamos nessa!!
      Beijus,

      Excluir
  27. Ai Luma! Cada vez que vejo o anúncio sinto-me um tanto quanto apegadíssima aos livros. Depois da mudança fiquei com uma caixa de livros da academia ( filosofia ) e ainda não dei jeito de doar; já que não pretendo trabalhar na área que me formei. :(

    Quando eu crescer quero ser como você. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iza!
      Para quem ainda não está psicologicamente preparado para desapegar dos livros, pode participar do bookcrossing comprando livros em sebos que são baratinhos. Esse ato é também incentivador, pois muitas pessoas não sabem que podem encontrar livros em sebos ou (pasme) se envergonham de entrar no lugar.
      Você é muito boazinha comigo...
      Beijus,

      Excluir
  28. OI LUMA!
    UM LIVRO COMO UM FILME, PODE AGRADAR A ALGUNS E DESAGRADAR A OUTROS, FIZESTE BEM EM NÃO FALAR, POIS QUEM NÃO GOSTAR FARÁ COMO TU, PARARÁ DE LER, E QUEM GOSTAR IRÁ ATÉ O FIM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilani!
      Além dessa questão que levantou, não acho legal falar negativamente de uma escritora que tem uma coleção de livros bons. Eu não gostei, mas outras pessoas podem gostar!
      Beijus,

      Excluir
  29. Luma, querida, esta edição não perco por nada!
    Ler é uma paixão e ter a oportunidade de propagar essa paixão é um prazer!
    Especialmente sendo em forma de contribuição para que outras pessoas também tenham acesso à leitura!

    Bjs e feliz semana!!!
    Karin Filgueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karin!
      Seja bem-vinda!
      Você entendeu direitinho os princípios do bookcrossing!!
      Beijus,

      Excluir
  30. Anônimo23:56

    Olá Luma! Apesar dos gostos serem particulares a cada um de nós, eu jamais doaria um livro que não gostei! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode levar para uma biblioteca ou para um lugar em que o assunto exposto no livro seja de interesse. Na semana passada, libertei um livro vampiresco em frente a uma loja de instrumentos musicais que tinha um cartaz grande do Ozzy Osborne - coloquei ao lado do cartaz e parecia parte da vitrine, só que do lado de fora. Rapidinho foi resgatado!
      Beijus,

      Excluir
  31. Confesso que preciso me desapegar porque não consigo fazer isso. Me apego aos meus livros e não costumo doá-los mas admiro quem consegue. Eu tenho esse defeito. Porém, essa medida é fantástica e eu já conhecia. Tomara que continue se alastrando cada vez mais. E o livro que vc não gostou poderá desagradar outras pessoas também, assim como pode agradar, vai saber. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!
      Você tem cura! Eu também era assim...
      :)
      Beijus,

      Excluir
  32. Luma eliminei um comentário anterior a esse
    achei que não tinha nada como o assunto publicado no seu blog.
    E deixo um abraço obrigada pela sua amizade infelizmente não consigo fazer comentarios em todos os blogs.
    Deixe aqui meu carinho e minha amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evanir!
      Pena que deletou... eu gosto de todos os seus comentários! São de uma delicadeza ímpar! Eu não sou turrona como algumas blogueiras que implicam com comentários fora do contexto!
      Fique à vontade, tá?
      Beijus,

      Excluir
  33. Oi Luma, mt legal esse projeto! E gosto não se discute, não é msm?! Se eu não gostei de um livro, outra pessoa pode gostar e vice-versa! E vc sabe que eu tenho mania de guardar livros para posteriormente folheá-los na tentativa de relembrar uma frase ou um texto que gostei? Aqui em casa tenho mts e mts livros, mas a maior parte deles são de culinária (novidade! rs), estes não dou, não empresto e nem vendo, hahaha. Apegada, eu?? Nem um pouco, né?! rsrs
    Bjs querida e um lindo dia pra vc! ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silene!
      Você pode abrir um blogue e deixá-lo privado para anotar trechos de livros ou quem sabe, não deixá-lo privado. Eu conheço um tumblr que tem esse propósito. Ele é atualizado conforme a pessoa lê os livros. Existem também comentários curtos e alguns desabafos.
      Também tenho alguns livros de culinária que jamais irei viver sem eles, mas ao contrário dos livros que participam do bookcrossing, eles não têm chance de ficarem trancados na estante!
      Beijus,

      Excluir
  34. Eu desapego-me aos meus livros, após a sua leitura, vou entregá-los à
    Biblioteca Local e assim muitas pessoas poderão também os vir a ler.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene!
      Desse modo você contribui para o desenvolvimento das mentalidades na comuinidade em que mora. Louvável a sua iniciativa!!
      Beijus,

      Excluir
  35. Olá, Luma!
    Já venho acompanhando a gostosa iniciativa. Aqui no interior a questão das bibliotecas públicas é complicada... em minha cidade, com mais de 80.000 habitantes, só há uma.
    Aqui, costumamos fazer empréstimos entre conhecidos, e muitas vezes não voltam... só fico chateada quando a pessoa leva e não lê, deixa jogado num canto indefinidamente.
    Também tenho estado fascinada pelos e-books, tão práticos e compactos... será que há uma forma de libertá-los para além de seus sites originais? Não conheço nenhum blog que ofereça-os, contudo seria maravilhoso encontrá-los com mais frequência e facilidade!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!
      Você tocou em um ponto que ainda não tinha pensado. Não sei como seria a doação de e-books ou se há a possibilidade de repassá-los.
      Que tal uma biblioteca comunitária em um ponto comercial? Basta um cantinho para colocar prateleiras, em geral perto de mesas de degustação ou bancos de espera. Poderá chamar as pessoas para participar como doadores e também beneficiários.
      Beijus,

      Excluir
  36. Bem eu já comentei num post que prefiro dar livro a quem manifeste a vontade de lê-lo então já que vc disse que dá pra liberar pelo correio eu vou por uns dois ou três lá no meu blog e a turma que se interessar por algum tem a oportunidade de ganhar num sorteio... ainda estou na dúvida dos quais livros libertar, mas tem um que eu acho que vai agradar a turma que gosta de saber de...livros! '1001 Livros Para Ler Antes de Morrer' . Eu particularmente gostei muito do livro, me fez conhecer um pouquinho mais de algumas obras que eu só tinha ouvido falar e também fiquei com vontade de ler alguns livros que nunca tinha ouvida comentar. Sem contar que o livro tem ilustrações belíssimas sobre obras ou autores ou relacionada a época das mesmas. Eu tive a oportunidade de comprar mais de um numa promoção do Submarino (é, porque é o tipo de livro que se eu tivesse só um exemplar, confesso.. não libertaria.... até porque ainda tem muito livro pra descobrir dentro dele :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lua!
      Cada um liberta os livros da maneira que achar confortável. Como você não gosta de doar para estranhos, porque não doá-los para amigos e/ou frequentadores do blogue?
      Até eu me interessei por esse título :)
      Beijus,

      Excluir
  37. Ano passado bobeei, esse ano vou ficar atenta para participar.
    Não conta não quem é a autora do livro ,deixa em suspense, rs
    eu tenho um livro chato que estou tentando ler, ele circula entre algumas blogueiras, e estou fazendo esforço para ler e repassar. Tem um tema que nao aprecio, mas vou lê-lo!
    Falando em poeira de livros nas estantes, eu lembro que certa vez marido morou em um apart hotel, Quando mudou de lá para nosso apartamento, fui ajudar a fazer as malas, mas trouxe comigo um Novo testamento que ficava na gaveta. Me senti a dona do próprio. Passado muitos anos, fui lá devolver. Não conseguia ficar com ele, não me pertencia,Pertencia aos hóspedes que talvez o lessem. Aqui só ficava na poeirinha e a vista da minha culpa.
    bjos
    zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zizi!
      Bora colocar na agenda para não dar bobeira!
      Se tiver incomodando e não puder mais voltar ao apart, faça o bookcrossing blogueiro com ele. Muitas pessoas se sentiriam felizes em receber o Novo Testamento. Só que não dá para colocar o bilhetinho de livro perdido e sim para que cuidem com muito carinho :)
      Beijus,

      Excluir
  38. Luma,

    Eu também não libertaria um livro que não gostasse da leitura.
    Como já comentei por aqui, conheci um grupo que comercializa livros aqui na NZ. O sistema é tipo "sebo", Os preços são altos. Até entendo que estamos longe..o custo etc,. Mas, não é motivo pra ser tão caro. Nesse caso, não incentiva muito a leitura. Eu poderia comercializar meus livros lá, e ganharia uma boa parte. Só que não é essa minha intenção. Prefiro doar para bibliotecas.
    Tentei passar livros para os poucos brasileiros que conheço, mas já percebi que não estão muito interessados. Sendo assim, resolvi guardar os livros em Português, até que conheça alguém que se interesse.
    Nessa edição, vou libertar livros em Inglês, já que o povo daqui ama ler.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucinha!
      Não posso dizer que seja mesquinharia ou se os brasileiros que moram aí precisam desse dinheiro. A melhor coisa para você é ler em inglês pois assim também exercitar a língua. Os livros em português, se os brasileiros que conhece não estão interessados, fica difícil repassar. Como fazer?
      Tenho visto muitas iniciativas por aí de incentivo a leitura. Aqui no Brasil aconteceu recentemente um evento em Curitivba por conta do Dia do Pão, unindo o útil ao agradável! Um livro era trocado por seis pães e os livros trocados, serão doados para a Tuboteca, uma mini-biblioteca instalada nos pontos de ônibus.
      Beijus,

      Excluir
  39. Oi, Luminha,

    Estou dentro do projeto bookcrossing neste ano também, rsrs. E nem sei bem quantos livros doarei, porque são muitos! rsrs. É que meu marido transferiu uma parte dos livros que ainda estavam encaixados para uma estante, que fica numa espécie de depósito da casa, e isso eu não posso aceitar, rsrs. Essa coisa da taxa do clube de leitura, me lembrou das taxas pagas por mim, por atraso, nas devoluções dos livros, em bibliotecas públicas, na época em que eu era estudante. Elas eram muito altas (e ainda são, pelo que vi poucos meses atrás). Então eu acho que as bibliotecas deviam repensar os valores cobrados, pois muitos estudantes não podem arcar com custos altos assim.

    Um beijo e bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!
      Que boa notícia!! Esses livros podem entrar em uma triagem para não chatear muito o seu marido, pois vai que ele não concorde em doar?
      As bibliotecas públicas não deveriam cobrar taxa, afinal, já pagamos imposto! É preciso repensar esse modelo!
      Fiquei feliz com a sua participação!!
      Beijus,

      Excluir
  40. Acho MARA essas inciativas... só me falta tomar #vergonhanacara e participar... hehe! E McFlurry foi óooooteeemoooooooooooo! Bjs, Luminha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred!
      Então tome vergonha na cara!! :D
      Hehehe com M&M...
      Beijus,

      Excluir
  41. Uma iniciativa de peso entre os blogueiros que gostam de ler, eu só não participo por que não sou um escritor e não tenho livros publicados.
    Mais a força eu posso dar com certeza.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Tem algum problema aí de interpretação do evento... os livros doados não precisam ser vindos de quem os escreve, mas aqueles que você prende na sua estante sem te a intenção de voltar a ler.
      Agradeço desde já se puder divulgar!
      Beijus,

      Excluir
  42. Oi Luma \o/
    (Tenho seu blog na minha lista de sites favoritos,sempre passo por aqui e nem me dei conta que ainda não era seguidora do seu blog.
    Hoje te vendo entre meus amigos/seguidores me dei conta disso.)
    Achei muito inteligente e criativa essa ideia de ler e libertar um livro.
    Tomara que quem o encontrar tenha gosto pela leitura também.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clau!
      Por causa do fim do reader, estou revendo outros meios de atualizar a leitura. O atual que uso - o feedly, não coloca as últimas atualizações em primeiro lugar, coisa que o nosso blogger querido faz :D por isso estou dando preferência ao friend connect.
      Você não vai participar?
      Beijus,

      Excluir
  43. Super legal esse "desapego" dos livros =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  44. Faço isso a mais é um ano onde eu trabalho é tudo de bom....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Lisette!!
      É recompensador!!
      Beijus,

      Excluir
  45. Voltei, Luminha! Mas volto devagar, ainda cansada das pelejas da viagem. Muito bom te reencontrar sempre envolvida nesses incríveis projetos literários. Parabéns, querida! Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanuza!
      Vem se envolver com a gente!!
      :)
      Seja bem-vinda!!
      Beijus,

      Excluir
  46. Sempre atenta e interventiva! Aprecio a tua postura na vida.

    Beijinho grande

    (Régio é um poeta do 2.º Modernismo português)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Hahahaha eu não fugi da escola! É que na cabecinha não cabe tudo!! Vou ter que rever minhas aulas de literatura portuguesa!
      Obrigada pelo carinho!!
      Beijus,

      Excluir
  47. Olá amiga Luma.

    A ver se consigo participar desta iniciativa. Tenho de ver o que tenho na minha estante.

    Óptima iniciativa.

    Beijos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      Participa sim!! :) Veja lá e encontrará um livro bem triste, largado fechado a muito tempo. Liberte-o!!
      Beijus,

      Excluir
  48. Sumi, mas certamente participarei ;)

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  49. Luma, eu demorei um pouco a entender que o melhor era libertar livros dos quais eu tinha gostado, afinal passar pra frente os que não gostei era fácil! Participo este ano com ainda mais vontade, espaço físico é uma coisa que me falta, e acho que com o tempo - e a cada nova edição do Bookcrossing - fica mais simples o ato de desapegar.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      Você está conosco desde a primeira edição e eu fico feliz por você a cada edição ter mais vontade de participar e achar mais simples! A Pandora que o diga... :)
      Beijus,

      Excluir
  50. Amanhã, dia 19, vai ser levada cabo a iniciativa de libertar um livro...Eu escolhi um de poesia, uma das Antologias em que participo...

    BJUZZ, Luma :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Odete!
      Estou sabendo do "Ataque Literário", mas pensava que fosse somente aqui no Brasil :) Não importa realmente! O que importa é que todos participem!!
      Boa libertação!!
      Beijus,

      Excluir
  51. Oi Luma,
    me identifiquei com tuas considerações sobre o desagrado com o livro que não incentivou a tua leitura.Já tivemos alguns neste patamar e não serão os únicos, mas me lanço na tua premissa: pode ser que alguém goste!
    A multiplicidade de interesses se encarrega de ajustar os pares: livro e leitor.
    Estaremos juntas em mais esta animada edição do boockrossing, viu?

    Um abraço e ótimo domingo.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      Tenho percebido que o rigor de outrora para publicação de livros tem amolecido. Muita coisa ruim sendo publicada. Aquele lance, basta ter dinheiro e pronto, você compra um editor e uma bela campanha de publicidade! Por outro lado, se o editor publica é sinal que alguém lê.
      Oba! Seja bem-vinda a mais nova edição do BookCrossing Blogueiro!!
      Ótimo domingo para você também!
      Beijus,

      Excluir
  52. Estou dentro SEMPRE! Passo o ano "esquecendo livros!
    " por aí, e fico feliz nesta época que sei que tem muita gente com o mesmo pensamento. Adoro participar!!!! Conte comigo Luma!!! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilberta!
      Muito bom contar com você mais uma vez!!
      Obrigada!!
      Beijus,

      Excluir
  53. Oi Lumaaaaa
    Já estou na divulgação kkkk e vou fazer de tudo para participar inclusive do kids.
    Muito legal, adorei.

    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debby!!
      E eu já não fui no seu blogue? Acho que eu estava lá e você estava aqui!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  54. OI Luma, vou participar com certeza. Já vou separar aqui alguns livros para liberá-los.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Oba!!
      Obrigada por participar!!
      Beijus,

      Excluir
  55. Luma,
    hoje moro na Alemanha e como ainda tenho dificuldade com a língua, leio mui lentamente cada livro e nao desapego ainda, posto que me servem de aula de alemao. Mas gostaria de contar que comecei lendo Friedrich Christian Delius, pois havia lido em portugues uma obra sua chamada As Peras de Ribbeck. A linguagem é simples, mas a obra é pesada. Adorei e encontrei aqui, mais de vinte outros títulos dele, maravilhosos. Hoje, eles me servem para aprimorar a escrita e a fala...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helenice?
      Você é amiga da Raquel?
      De Friedrich Christian Delius li "Retrato da mãe quando jovem" que pensava fosse o primeiro livro dele traduzido para o português. Vou procurar pel"As Peras de Ribbeck" ;)
      Recentemente na Feira de Frankfurt teve um encontro de escritores brasileiros residentes na Alemanha, onde trocaram livros em alemão. Todos eles, lógico, aprendendo a língua!
      Obrigada pela visita! Seja bem-vinda!!

      Excluir
  56. Ôba, vai começar de novo! Adoro participar.
    Mas estou sempre deixando um livro por aí, sinto um prazer enorme de saber que alguém vai ler e passar adiante ..................(costumo fotografar, mas às vezes, esqueço).
    Já arrumei minha estante ontem e separei uns 15 livros.
    Teve um que uma amiga pediu para ela e eu dei rsrrsr
    E vamos lá!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô!
      Também tenho o hábito de libertar livros fora do bookcrossing blogueiro, mas sempre reservo um exemplar para essa ocasião. Não gosto de abandonar muitos livros de uma vez no bookcrossing blogueiro, para não desestimular ou inibir quem ainda tem apego pelos livros e está iniciando o bookcrossing.
      Não precisa necessariamente fotografar, mas é legal que venha contar aqui, ou na página do evento, ou no blogue, ou em qualquer rede social... twitter, instagram, facebook... muitos lugares para incentivar outras pessoas a também participarem desse movimento em prol da leitura!
      Obrigada por participar!!
      Vamos que vamos!!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  57. Luma querida, estou mais que preparada para participar do 7º Bookcrossing!!! Meu livro está bem guardado, esperando o momento de ser libertado *______*
    Eu fico muito feliz em ver você agitar a blogosfera com essa iniciativa, pois lugar de livro é na mão do leitor, e não mofando nas prateleiras!!!
    bjsss e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaaaaaaaaaa!!
      Dayse, não sabe como fico feliz em perceber que as pessoas amigas estão apoiando e encarando de forma mais altruísta a sua relação com livros e pessoas que expande para outras atitudes do dia a dia, contribuindo para enxergarmos o que é essencial para mantermos equilíbrio de consumo.
      Boa semana para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  58. Luma, dou meu maior 'rapoio' nessa empreitada e adoro ver sua movimentação na organização e incentivo desses eventos. Conte sempre com minha colaboração.
    Infelizmente não tenho a mesma mobilidade de anos atrás e as proximidades de minha casa não se prestam a esse tipo de ação. E depois que desviaram a linha de ônibus da minha rua, o movimento de pessoas por aqui diminuiu muito. Caio na dúvida da Bia Jubiart: onde deixar o livro?
    Pelo menos, continuo com as promoções Sortesco e SorteFCo pra fazer o rodízio de livros pelas estantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tesco!
      Eu sei do seu trabalho de incentivo à leitura. Quanto ao bookcrossing, você não precisa necessariamente praticar na época do BookCrossing Blogueiro, mas em qualquer ocasião. Você já o pratica o ano todo através dos sorteios no blogue, não é mesmo?
      Beijus,

      Excluir
  59. Anônimo09:41

    Luma, li e reli seu texto e fiquei com uma dúvida: Qual a diferença entre o velho e tradicional BookCrossing e este BookCrossing Blogueiro? O segundo é com livros digitais? Não pode ser, pois o intuito é libera-los das estantes. Então qual a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo!
      O BookCrossing Blogueiro, surgiu inspirado no BookCrossing quando ainda não eram populares as redes sociais e os e-books. Foi criado apenas para difundir o Bookcrossing entre os blogueiros... mas agora que muitos blogueiros não blogam mais ou que outras pessoas se interessam em participar, deixou de ser apenas "blogueiro" e pela força da circunstância, a nomenclatura permaneceu :D
      A diferença na prática é que não precisamos cadastrar os livros na página oficial do Bookcrossing, pois se é para desapegar, que seja de vez! Todo o resto do processo permanece o mesmo, incluindo colocar dentro do livro um bilhete avisando que o livro não está perdido!
      Boa semana!!
      Beijus,

      Excluir
  60. É claro que estarei participando mas uma vez, obrigada Luma pelo convite
    Bjs

    ResponderExcluir
  61. Participando :) http://vemcaluisa.blogspot.com.br/2013/11/bookcrossing-blogueiro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vanessa!
      Já adicionei o seu link a lista de participantes!!
      Obrigada!!
      Beijus,

      Excluir
  62. Lá vamos nós de novo. Comecei em Brasília, agora em Fortaleza, o BookCrossing Blogueiro é que me acompanha. hahaha. Ainda fuçando para colocar o selo no Braços Abertos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiano!
      Fico bastante feliz em ver que você virou um verdadeiro bookcrosser!! :)
      Obrigada!!
      Beijus,

      Excluir
  63. Anônimo08:46

    Vou libertar mais uma vez alguns livros por aí.

    ResponderExcluir
  64. Luma, respondendo a sua pergunta lá no blog:

    o link do BookCrossing Brasil está no post, em vermelho... não sei se no site em questão acontece esse mês, a referência 'esse mês' tem a ver com o que vc está divulgando e..acontece esse mês...e é no Brasil). Também tem link do seu post sobre o assunto, em vermelho, onde está o seu nome. Citar o site do BookCrossing Brasil foi pra mostrar que é um movimento grande...além de que lá tem informações sobre como liberar o livro, etiquetas pra por nos livros, etc e tal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Eu vi os links e conheço bem o site do BookCrossing no Brasil.
      Mas o BookCrossing Brasil não um evento e sim a representação no Brasil. Se fóssemos classificar como evento seria difícil pois ele acontece não somente em um mês, acontece em todos os meses do ano, todos os dias... Afinal, o "BookCrossing" é um movimento para ser praticado sempre que houver disposição do Bookcrosser. Já o BookCrossing Blogueiro é um evento que acontece duas vezes no ano. Por isso que não entendi. BookCrossing Brasil não é evento e como escrevi acima, uma representação do BookCrossing no Brasil. Entendeu a minha pergunta agora?

      Excluir
  65. Oi Luma!
    Vou participar sim este ano!! Sabe o engraçado? Meu filho esta semana me perguntou se eu não iria fazer de novo aquele negócio de "esquecer" um livro!!! Acho que foi transmissão de pensamento!!! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha que barato!! Seu filho é intuitivo!! :D
      Obrigada por participar novamente!!
      Beijus,

      Excluir
  66. Luma, eu me antecipei um pouquinho à data e já fiz a minha postagem com o livro liberto!
    Beijo

    http://ladodeforadocoracao.blogspot.com.br/2013/11/livros-achados.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!
      Não tem problemas! Outras pessoas também se anteciparam!!
      Obirgada pela participação!!
      Beijus,

      Excluir
  67. Sempre participo!
    http://cantinhodoneno.blogspot.com.br/2013/11/bookcrossing-2013.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neno!!
      Obrigada por participar mais uma vez!!
      Beijus,

      Excluir
  68. Anônimo18:47

    Oi Luma!
    Vou participar sim do 7º BookCrossing!
    Farei uma revisão no texto que seria para o do ano passado (Que ficou guardado.) para aproveitá-lo para esse. Até serão os mesmos livros. Levando o banner desse de agora.

    E contei lá sobre a demora no meu retorno, assim como o que perguntaste sobre a tal tela com velcro.

    Bom final de semana!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai!!
      Fui lá e não li sobre a tela. Vou voltar! Acho que li outro post!
      Beijus,

      Excluir
  69. oi Luma minha flor! vou tirar a playlist só entrei hoje no blog ,mas amanhã já irei libertar um novo livro,beijos flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!!
      Vou lá! Obrigada por avisar!!
      Beijus,

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor