Os males que 'la doce vita' faz



Após um final de semana ou feriado prolongado, você sente lassidão e preguiça... tem dificuldade de entrar na rotina e acha a Segunda-feira ou qualquer que seja o dia para iniciar a sua rotina, o pior dos dias. Pois saiba que é preciso abandonar alguns hábitos da "La doce vita" ou melhor, o pior de todos os hábitos: a vida regada a doces.

Se a proposta é abandonar os males provocados pelo açúcar refinado, além dos citados acima, vale lembrar de outros sintomas que no final do dia te assola: inchaço, dor nas pernas... varizes!

Na hora do banho constata: flacidez e celulite! Tudo isto faz sua auto estima cair no poço e você pensa: Com baixa estima adeus sexo! Ah, o açúcar! Doce prazer que lhe causa também impotência e frigidez!

Cruixxxx !!! Onde iremos chegar? Esses são apenas alguns achaques relacionados a este alimento que passamos a conhecer - e a nos viciar - logo nos primeiros meses de vida.

Alguns demolidores desse mito que começamos a idolatrar na mais tenra infância, são impiedosos e acham mesmo que a sacarose é coisa do demônio. É o caso da escritora Sonia Hirsch, que em seu livro "Sem açúcar, com afeto", radicaliza na metáfora e diz que o diabo criou o açúcar - com propósitos rasteiros - despeitado com a perfeição de Adão e Eva.

"Não há nenhum pecado em se comer um pão doce" - posso contemporizar, mas por outro lado, não posso deixar de assinalar que o exagero na ingestão do açúcar pode resultar em inúmeros problemas para o organismo: O açúcar estimula o pâncreas na secreção de insulina, que, por usa vez, vai remover não só o açúcar ingerido, mas o que estava circulação, o que diminui a taxa de glicose no sangue.

Fazendo coro ao Sugar Blues, o lado amargo do açúcar, livro de Willian Duft (Leia versão online) que alertou para a influência do açúcar na depressão - desaconselho a ingestão desta sacarose nos estados depressivos, porque na depressão há um estado de embotamento, que o açúcar vai agravar.

"Se o diagnóstico for de uma depressão, essa pessoa fatalmente entrará numa diabetes irreversível. Já a hipoglicemia pode ser facilmente revertida simplesmente através da alimentação balanceada. Nos últimos 20 anos de clínica, deparei-me com diversos pacientes neste estado que vinham indicados até por psiquiatras, para iniciarem a terapia eram medicados com antidepressivos. Pacientes que, infelizmente, permaneceram por muito tempo sem um diagnóstico preciso e já estavam diabéticos" (Marilena Teixeira Melo em Depressão Mascarada - Hipoglicemia)
Decálogo de Contraindicações:
  • O Açúcar branco fornece energia de imediato, mas essa energia se dissipa com o tempo, causando sensação de cansaço, desânimo e preguiça.
  • Pode agravar processos depressivos, ou mesmo provocá-los.
  • Provoca cáries.
  • Engorda.
  • É contra indicado em casos de impotência ou frigidez.
  • É contra indicado nos casos de excesso de lipídeos no sangue.
  • Ajuda no surgimento de celulite, induz a flacidez.
  • Por ser desmineralizante, seu uso deve ser restrito na fase de crescimento, na menopausa e na osteoporose.
  • Pode causar inchaço.
  • Provoca hipoglicemia (taxa de açúcar abaixo do normal), levando à necessidade de mais açúcar.
Para aqueles que temem uma vida amarga, o mel possui muitas propriedades interessantes e se usado com primeiro alimento - uma colher de chá em jejum - fornece energia e tem ação fluidificante de secreções, indicado para gripes e sinusites (quando há presença de catarro duro e espesso) e contraindicado nas corizas e rinites de repetição (uma vez que ele umedece, fluidifica.

O poder adoçante do mel é 170% superior ao do açúcar e somente 70% da quantidade ingerida são absorvidas pelo intestino, o que representa uma economia na ingestão de calorias, contribuindo menos para a aquisição de peso. É contraindicado para portadores de gases, azias e acidez estomacal, porque produz muita fermentação.

O açúcar mascavo, outra opção ao açúcar refinado, é rico em ferro e pode ser usado contra a anemia, mais de forma moderada. Deve-se evitar, mastigar as pedrinhas do mascavo, pois elas penetram na gengiva, tornando-se meio para a proliferação de bactérias - Essas pedrinhas também agridem a dentina, o esmalte dos dentes.

A Estévia, uma folhinha verde 300 vezes mais doce do que o açúcar, além de não fazer o mal que a sacarose faz, não tem calorias, o que constitui uma boa escolha para os perseguidores da boa forma.

Nossa cultura açucareira contribuiu para o gosto pelo açúcar, o que contrasta nossos doces extremamente doces - abóbora, coco, leite - com os doces dos países do Norte, bem mais suaves, mais finos - Isto explica o nosso paladar muito carregado para os doces.

*Estou enfrentando problemas de conexão e consequentemente não participando efetivamente de eventos que pessoalmente considero de extrema importância na melhora do estilo de vida das pessoas, seja como alerta, prevenção de doenças ou informações para aqueles que já possuem um problema já está instalado, como é o caso do Diabetes, uma doença silenciosa.

Dia 14 foi o Dia Mundial do Diabetes, dia em que várias organizações e profissionais da área de saúde participaram de ações conjuntas para chamar atenção dos portadores da doença, dos possíveis candidatos, dos envolvidos direta ou indiretamente nesse círculo.

Não existe Diabetes provocada por problemas emocionais, mas diante do que expus acima, a conclusão é que o aumento dos níveis glicêmicos ou açúcar no sangue é resposta a uma má administração da ingestão de açúcar, que desencadeia a depressão ou stress emocional que faz com que sejam liberados hormônios que possuem a capacidade de elevar a glicose.

Não tente afogar sua depressão em uma montanha de açúcar! Pois o que vai conseguir além de alimentar seu estresse, será afogar o seu organismo em pura química. Eu poderia te chocar com a notícia em que conta como é alcançado o "branquinho" do açúcar - leia pelo menos a introdução Do capítulo "Os Doces Bárbaros".

Que tal passarmos a encarar La Doce Vita com um olhar felliniano?

56 comentários :

  1. valeu o alerta Luma , mas eu quero ver é alguém largar a 'droga' ..difícil heim?
    beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma, doce é minha perdição , obrigada pela informação na postagem.
    Beijos, ótima semana a vc.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luma!
    Hj estava lendo uma postagem que me identifiquei que tinha uma frase assim: "A vida é curta então comece pela sobremesa".
    Eu sou uma formiguinha assumida e sei dos maleficios do açúcar em excesso.
    Apoio totalmente esta campanha, deixo uma outra frase que li uma certa vez e que desconheço o autor.

    O açúcar é o ópio da modernidade.

    bjkas e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Luminha!
    Grande post, grande alerta para os açucólatras de plantão e eu me incluo nessa, pois ultimamente só tenho olhos para doces. Mas, depois desta leitura, vou maneirar, prometo.
    beijinhos doces cariocas

    ResponderExcluir
  5. Anônimo01:11

    Muito bom alerta Luma. A maior parte das pessoas nao tem essa noçao.
    A procura por produtos integrais, farinhas e tudo mais ainda é baixa. Vejo isso todos os dias. Pessoas que pedem para ter arroz integral no cardapio por exemplo e depois esquecem e se empanturram. Dificil largar habitos, mais ainda,de largar vicios. Todas as vezes que abandonei o açucar fiquei muito mais feliz. A leitura do Sugar Blues é imperdivel para quem quer conhecer os maleficios do açucar na veia. O jornalista autor é muito claro na sua mensagem, que ainda por cima é pessoal. Bom, por digo, como Beto Guedes- a liçao ja sabemos de cor, so nos resta aprender. Mas sei que tem gente que precisa muito memso da informaçao ainda para chegar ou nao a conscientizaçao sobre habitos alimentares.
    Os livros da Sonia H. tb sao muito bacanas, cheios de receitas boas e animo para as pessoas.
    Te parabenizo sempre pelos temas que coloca aqui. E te parabenizo tb pelo seu aniversario que vem vindo ai. FELICIDADES QUERIDA!
    Bjos,
    Cam

    ResponderExcluir
  6. Bom, lá em casa a gente usa o demerara - meio termo entre mascavo e cristal. E compramos um potão de mel. Tentarei me lembrar dessa colher de chá em jejum. Problema mesmo é evitar meus potinhos de Danete. Ah... deixa, vai!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Luma, o importante é reduzir a quantidade de açúcar, ter a consciência de quanto pode ser um veneno para a saúde. Já corrigi a data viu? Amanhã, vc pode ver a homenagem pra vc. Big Beijos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:52

    Eu sou de consumir pouco açúcar, mas confesso que vez por outra exagero.

    ResponderExcluir
  9. Já fui mais viciado em açúcar. Hoje ainda como um docinho aqui outro ali; mas já não me empolgo tanto como antes. Sem culpas e sem motivos de saúde. Simplesmente porque não me encanta mais como antigamente.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom este alerta. Já tive amigos que tilveram grandes problemas devido ao açucar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Excelente o texto, li e reli pois sou uma que preciso diminuir o açucar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ai, ai ai... acho que estou condenado. Adoro açúcar, especialmente em forma de doces (torta de bolacha com chocolate, nhamnhamnham!). Mas, falando sério, muito oportuno o post. Para mim serviu como um alerta, mais um incentivo para uma providência que não deve mais ser adiada, qual seja a de administrar o consumo de açúcar. Valeu o toque, Luma.

    Beijo pra você.

    (tchan tchan tchan...é AMANHÃ! Yupi!!!)

    ResponderExcluir
  13. Oi Luma,
    Ótimo post sobre a ingestão de açúcar.
    Tenho alguns parentes com problema de diabetes e é importante que as pessoas estejam atentas, pois acontece desta doença passar muito tempo sem ser diagnosticada e causando danos.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Luma,

    Sabia que o açúcar era prejudicial a saúde, mas nao tinha noção do quanto - me parece ate pior que o sal.

    Eu não sou tão fã de doces, mas claro que consumo em em diversos alimentos. Refrigerantes eu evito, porém, quando no período menstrual, me sinto totalmente dependente de doces.

    um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Luma
    Eu não sou diabetica, mas estou com uma barriguinha danada.
    Mas e a preguiça de fazer exercicios?
    Preciso mas não quero!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  16. Grato pelos conselhos.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. uma tremenda postagem . Oportuna e necessária.

    ResponderExcluir
  18. Ui Lumita, sou viciada nessa droga! Já fui mais, viu? Mas valeu o alerta. Todos nós sabemos o quanto mal faz, mas é difícil largar do vício...beijos,

    ResponderExcluir
  19. Anônimo21:51

    Luma, querida uma excelente postagem!!!!

    Como sempre você dando banho de palavras e consciência...

    Eu não sou a mais fanática de doces do mundo, mas claro que amo um bom bolo com calda de chocolate, um delicioso diamante negro... mas sei os riscos dessa doce vita... rs

    Mamãe tem diabetes, então eu vivo com esse cuidado, rs....

    Beijos querida!!^^

    Linda semana

    ResponderExcluir
  20. Anônimo22:12

    Não é preciso drama!

    O açucar mascavo, o demerara e o mel podem ser utilizado em recietas de doces caseiros.

    Aliás, os doces que nossas avós faziam nem eram tão açucarados como os de hoje. (Minha vó dizia que ela sempre usou a rapadura - como ela chama o açucar mascavo mais rústico - pra fazer doces, isso nos dos de 1920...)


    E ale apena variar nos sabores!!

    Shisuii

    ResponderExcluir
  21. Anônimo01:16

    Adorei tudo, vc sabe sobre mim, a depressão, e tudo o mais. Então esse post foi um presente para mim.
    =-=-=
    Mas vim aqui para trazer todo o meu carinho todo o meu afeto por você e desejar toda a felicidade do mundo nesse dia do seu aniversário e em cada momento de todos os seus dias.
    receba meu beijo, de encantamento, de admiração, de agradecimento por fazer um mundo melhor pra nós todos que lhe devemos isso.
    Beijos
    Meg

    ResponderExcluir
  22. Oi Luma.
    Não consegui esperar o amanhecer. PARABÉNS PRA VOCÊ!!! Saúde, paz e muita felicidade. Continue sendo a mulher sensata, solidária, justa e combativa que você forjou nestes anos de vida.
    Brindo à você, Luma: vida longa e próspera. Salut!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Oi querida, hoje você vai comer muito doce, vai curtir um bolo legal com o seu amor, parentes e amigos próximos.

    Tudo que você tem direito, afinal de contas é o seu aniversário. Saúde, paz, amor, felicidades, alegrias mil, ternura, harmonia, equilíbrio e muito dinheiro.

    Felicidades para você e parabéns pelo seu doce aniversário.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  24. Luma,

    Tenho aqui apontado que hoje (17 Nov) é dia do seu aniversário. Espero não estar enganado.

    Muitos beijos por este seu aniversário. Que seja uma data feliz.

    António

    ResponderExcluir
  25. Anônimo09:37

    Não tenho compulsão por doces, mas por pão e massas sim. Apesar de ser gorduchinha, não tenho nenhum problema relacionado a isso. Alimento-me bem.

    Mudando de assunto;

    É HOJE!

    *゚¨゚゚・ ♫*:..。♡*゚¨゚゚・Feliz Aniversário!♫*:..。♡*゚¨゚゚・ ♫*:..。

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. É difícil largar os docinhos...Ando numa fase formiga que nem te conto! rsrs

    um beijo,lindas e importantes tuas colocações aqui!chica

    ResponderExcluir
  27. Oi Luma, post sensacional... Menina as minhas celulites andam me irritando bastante, nem como muito doce, mas a junção de uma vida sedentária com o hipotiroidismo acarreta em desespero quando as vejo aqui em meu corpinho, dá vontade de arrancá-las de mim e gritar com elas que esse corpo não as pertence... Aff! E aja creme disso e daquilo, mamma mia! (rsrs)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  28. Luma
    Parabéns pelo aniversário. Muitas alegrias, muita paz, muitos amigos (reais e virtuais), muito AMOR, cada dia mais criatividade e que a felicidade esteja sempre junto de você.
    Agora sobre o post: Obrigada pela excelente orientação. Já vi que preciso me cuidar mais. Sou formiga, mas prometo que vou tentar.
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Querida
    Soube do seu niver e vim lhe dar meu carinho.
    Desejo sucesso, amor e saúde hoje e em todos os seus dias.
    Em relação ao post, também fiz minhas colocações no dia mundial do diabetes, pois é uma doença crônica que exige muita atenção.

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro um chocolate!!!!! Açucar branco eu troquei por adoçante, pois meu pai tem diabetes.... By the way, hoje é seu aniversário não é?!! Parabéns amiga!!!!!!!!!!!!!! bjs

    ResponderExcluir
  31. Luminha, querida!
    Hoje é seu dia e nem faz post de aniversário?!
    Mas, tô aqui trazendo meu abraço e beijinhos, desejando que seu dia seja abençoado e que você continue sempre esta pessoa iluminada.
    Parabéns! Feliz Aniversário!
    milhões de beijos e abraço apertado.

    ResponderExcluir
  32. E eu quase lambi a tela (rs). estou aqui a comer sopa de batatas, legumes, caldo de legumes e tudo que seja leve e não obrigue meu corpo a qualquer tipo de trabalho.
    Eu estou bem, mas ainda me recupero da bendita intoxicação. Não pense que foi de comida, não foi. rs
    E ainda vou ficar um bom tempo sem comer chocolates. Minha vida não é a mesma. rs
    Eu não gosto do açúcar branco, não me adapto, sempre o achei amargo, sem graça. Gosto do açúcar mascavo e do açúcar de beterrabas. O Marco usa estévia e eu cheguei a experimentar, mas achei muito doce. kkkkkkkkkkkkkk
    Bem, vou-me porque o dia está pedindo passagem por aqui...


    Ps. carissima, que todos os dias da sua vida sejam motivos para receber parabéns e que a somatória dos anos sejam apenas uma singular conta matemática daquelas que fazem sentido e são uteis. Meu carinho a você não pelo dia em si, mas pela figura humana que chega até mim através de palavras...

    ResponderExcluir
  33. Seguindo a blogagem colectiva...

    ... vim dar a este sítio doce, doce...

    Beijo,
    António

    ResponderExcluir
  34. Lumita, hoje é seu niver? Parabéns amiga! Seja muito feliz e continue a iluminar a blogosfera nessa festa cheia de luz, informação, amizade que é o Luz. Obrigada por sua amizade, seu interesse por mim e nos brindar com um dos melhores blogs da blogosfera. Obrigada por tudo e muitos anos felizes ao lado dos teus! Beijos enorme! Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
  35. Luma
    minha florzinha
    que bacana, hoje é seu aniversário.
    Que o Papai do Ceu abençõe muito você neste dia.
    Um abraço enorme pra você.
    Ah! abraço sem açúcar
    ótima informação sobre o açucar, não parei de usar por falta de vergonha, ups.
    beijo

    ResponderExcluir
  36. Luminha juro que pensei hoje, constantando minha tristeza, em comer uma barra de chocolate. Ainda bem que fui fazer outras coisas e esqueci do doce. Estou evitando açucar e frituras, o máximo que posso. Não tenho tido mais enxaquecas e inchaço. Adorei o post de alerta. Bjs

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma,
    Tudo bem?

    Pelos comentários acima, entendi que o seu aniversário, ou é hoje ou é recente. Então meus parabéns!!

    Estava pensando em responder aqui o seu comentário no meu blog. Você acha uma idéia ruim? Estou pensando em usar como primeira opção a resposta por e-mail, mas não achei nenhum e-mail no seu profile. Se você achar que esta idéia é horrível, e estiver com vontade de jogar saquinhos de urina na minha cabeça, por favor me avise para que eu mude de estratégia :-)

    Minha dúvida é se as pessoas voltam para ler as respostas, até porque às vezes eu estava demorando para escrever as respostas no meu próprio blog. Mesmo no meu caso, com o aumento do número de blogs amigos, eu raramente tenho voltado para saber se tem uma resposta.

    Bem, com relação ao mole, eu confesso que não gostei. Deixei mais da metade no prato porque a mistura de sabores é muuito forte. Acho que é algo que nos acostumamos com o tempo. Dos quatro brasileiros que conheço e que provaram o mole, um gostou e o restante também não gostou. Ou seja, existe a possibilidade de você gostar.

    Quando estive fora, pensei muito sobre a questão do idioma. O Brasil é um país gigantesco, mas fica um tanto isolado culturamente do restante da América Latina pela questão do idioma. Não sei se você teve a mesma impressão ao visitar outros países, mas entre eles existe uma grande troca, sendo a música a mais evidente para mim.

    Mil desculpas por não falar sobre o tema do post. Novamente, se você achar que não foi pertinente, por favor me avise.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  38. Lumaaaa!
    eu ando perdida - esqueço que dia é, pago conta atrasada, enfim, vc. me conhece...rs!!!
    bolo pronto e vim te dar meu melhor abraço e desejar que a alegria te envolva...100pre!
    beijo

    ResponderExcluir
  39. Oi Luma,

    Ótimo post! Tenho diabéticos na família, então preciso ficar de olhos bem abertos.

    Bom, quanto a sua pergunta lá no meu post sobre gaiolas na decoração, pelo o que vi durante a minha pesquisa para o post, no mercado livre e outros sites de venda há essas gaiolas. Talvez vale a pena dar uma olhada, porém as que vi achei bem caras. =]

    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Não sou particularmente atraída por doces, sou do tipo «provar e largar», mas o meu marido é diabético e muito, muito guloso!
    Bj

    ResponderExcluir
  41. Luma, eu faz um tempo resolvi enganar meu estômago com coisinhas que se parecem com doces kkkkk Coisa mais triste, mas é a vida! A gente precisa se cuidar, né?
    Beijos!
    PS.. Feliz aniversário, bela!! Tudo de bom ;)

    ResponderExcluir
  42. Oi Luma!

    Parabens uwerida, muitas felicidades e muitos anos de vida.

    Desejo e espero que seus dias sejam csda dia mais repletos e felizes. Hsppy Birthday dearest!

    Um super beijo com todo carinho,

    ResponderExcluir
  43. Oi Luma, vim agradecer a visita
    Realmente o açúcar é um veneno pra saúde.
    Como terapeuta que sou sei que todas as doenças começam no emocional e em casos onde a pessoa nasce com certas deficiências os sintomas são tratados com regressões para se investigas um passado mais distante.
    Mas com certeza seguir dicas de saúde como as que postou são de grande importância.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  44. Parabéns querida!

    Muitos e muitos posts de vida!

    ResponderExcluir
  45. Anônimo22:39

    Você sabe Luma desde quando se ensinam isto sobre o açúcar?

    Faz muito, muito tempo.

    Feliz Aniversário!

    ResponderExcluir
  46. Oi Luma,
    Eu consumo mais Stévia do que açucar. Hj teve uma reportagem na Globo sobre o envelhecimento da pele provocada pelo consumo de açucar branco.
    Eu sou uma toupeira para música, deve ser por isto que não sei quem é o Gabriel, pois os sites que vc indicou são todos ligados à música.
    Bjkas e um ótimo dia para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  47. Pena...Uma pena...Infelizmente não posso pegar um enorme pedaço através desta tela(rs).Lamentavel, adoro doces.
    bjs

    ResponderExcluir
  48. Menina, aí eu choro: "meu doce açúcar, como vou te abandonar?" - sou formigona ...

    ResponderExcluir
  49. Post interessante, mas tudo em exagero acaba se tornando um maleficio...

    E parabéns pelo o teu aniversário Luna =P

    Fique com Deus, menina.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  50. Oi, Luma
    Parabéns pelo aniversário. Que você tenha sempre saúde, alegria e a familia para compartilhar tudo com você.
    Doce ilusão, o açucar. Mas será que dá para desistir dele? Eu acho que não. Nem açúcar, nem gordura, não dá para viver sem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  51. Oi Luma, muito bom este texto. Realmente a cultura não só do açúcar, como do excesso de sal, estão tão arraigadas nos brasileiros que nem percebemos. Minha mãe sempre cozinhou com pouco sal e seus doces não são exagerados (apesar de mais constantes do que deveriam), estranhei muito a casa do Vi (marido) por que minha sogra exagera em tudo! O Bê estranha, por que também não o habituo assim, mas os comerciais e o convívio social vão trazendo hábitos que não há como evitar, a não ser que a gente se mude para uma comunidade alternativa... Eu tenho tentado equilibrar. É duro, né? Beijos.

    ResponderExcluir
  52. Oi Luma
    delícia de pudim! pior que nunca conseguimos comer um pedacinho só rs
    precisamos mesmo de vez em quando ler algo assim que nos dá uma "chamada "pra
    nao abusarmos dos brigadeiros de panela rsrs
    que sou tão fã!

    estou em falta com voce, sobre o desenho do indicador pro Ladinho , agradeço a atenção mas resolvi colocando outro mais simples do blog "Varal de Idéias" que foi o criador dessa idéia e me autorizou usá-lo. Com tempo vou eu mesmo elaborar algo .
    E agora acertei o link.

    abraços Luma

    ResponderExcluir
  53. Luma, eu já fui muito viciada em doces, mas hoje em dia consegui cortar bastante e, na verdade, nem sinto muita falta mais. É claro, que de vez em quando, dá uma vontade, mas como um pouquinho e já enjoo e aí fico mais um tempao sem... Diabetes é coisa séria e que pode ser facilmente evitada e, em alguns casos, até controlada com a alimentacao balanceada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  54. Excelente, vou colocar o seu link no meu post ok?
    beijinho

    ResponderExcluir
  55. Nossa quantos males, Luma... boa matéria! Obrigada por indicar! ;]
    Posteriormente, vou procurar um médico para saber se aqueles exageros não me fizeram mal maior... abraços e tenha uma linda quinta-feira.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo08:10

    Céus, Luma, sei de tudo isso, mas acho que vou precisar de terapia...
    beijo, menina

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor