Par de chifres

par de chifres

De onde vem a expressão?

Ao que parece, a expressão é muito antiga. Os estudos etimológicos levam à cidade de Éfeso, no século II, onde o grego Artemidoro citou o termo kérata poiein, que significa "fazer corno a, enganar um marido".

Quer dizer, os gregos já eram cornos há centenas de milhares de anos...

"A ligação entre chifres e maridos traídos é tão antiga que não se tem referência exata da sua origem", diz o dicionarista Paulo Geiger.

O mais provável é que a expressão tenha aparecido por analogia. As fêmeas de animais chifrudos (carneiro, touro, bode) vivem ao redor de um macho único, o líder. Quando esse macho perde a fidelidade de uma delas, ele se torna brigão e ciumento e coloca os chifres em posição de ataque, partindo para cima de tudo e todos. É o mundo animal explicando a natureza humana...

Não concordo nada com a analogia, pois na sua maioria são até bastante mansos...

Ooooops, estou brincando! Bem-vindos ao futuro!

Se antigamente diziam que no ano 2000 andaríamos em carros semelhantes a naves espaciais e faríamos excursões de férias à Lua, o futuro não chegou. E se formos pensar em termos de relacionamento humano, tudo desanda!

Vejo situações inquietantes de traição dentro de 'lares' - um lugar que deveria, principalmente hoje em dia, devido à liberdade que os casais possuem de fazerem suas escolhas, serem espontâneos e colocar em prática o verdadeiro motivo que os uniu, o que vemos?

A gente acha que viu tudo na vida, que essas coisas só acontecem em novelas ou na vida dos outros, engano! Cobras existem para todos os lados e ser fiel e honesto, passou a ser coisa rara em um mundo em que se valoriza em primeiro lugar o sexo. Ok, você vai-me dizer: "Traição é coisa antiga!" E eu vou-lhe dizer: "Sim, para os dias de hoje é um comportamento antiquado!"

Hoje em dia nada justifica uma traição! Nada, nada! Pense, para cada historinha triste contada (de ambos os lados), existe uma boa solução. Ninguém é obrigado a ficar com alguém - até porque só se vive uma vez! E desculpas são formas de desonestidade.

Posso ser ingênua, mas não deixo de ser romântica, de acreditar que pessoas especiais conseguem encontrar a sua cara-metade e viver com ela toda a vida e, se possível - se houver outras vidas, vivê-las plenamente! Por isso também, amei o livro da Neiva Dias "Amor de Almas"

"Os homens são como árvores, ao se casarem dão flores, ao terem seus filhos dão frutos, e cabe a ele cuidar dos frutos para ficarem doces e não azedos e o seu grande fertilizante dever ser o amor" de Luiz Gustavo Cardoso, lido no blogue da Gisa.

Quem trai um amor, trai um amigo, trai qualquer pessoa, porque a traição está dentro dele mesmo. Traição é guerra interna, é trair a si mesmo, é medo de se entregar aquilo que é verdadeiro ou porque está incompleto; por deixar pedacinhos de si espalhados por aí, a incapacidade de entrega vai se reforçando.

Por outro lado, se pensarmos que a vida começa a cobrar responsabilidades, trair quem te conhece a fundo é fuga! Uma forma de fugir à própria realidade, acreditar que pode ser outra pessoa, aquela que você se mostra para quem não te conhece a fundo. Se relacionar superficialmente é um risco, pois como qualquer relacionamento, pode evoluir e o jogo virar!

"É um sonho esta vida,
mas um sonho febril de um instante único.
Quando dele se acorda,
vê-se que tudo é só vaidade e fumo...
Oxalá fosse um sonho bem profundo e bem longo,
um sonho que durasse até á morte!...
Eu sonharia com o meu e teu amor"
Gustavo Adolfo Bécquer

Nesta tarde estava assistindo "Escafandro e a Borboleta", filme de 2007, premiado e bastante comentado na web. Para dar um resfresh... Ele foi baseado em um livro, que narra a história verídica de Jean-Dominique Bauby, chefe de redação da Revista Elle francesa, que aos 43 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral, é desencadeada uma doença rara "síndrome do encarceramento", que o faz ficar totalmente paralisado com exceção do seu olho esquerdo.

Para as pessoas que olham, ele é um homem morto, mas para ele que consegue "sentir na pele" sua situação, passa a reviver sua vida, relembrando os fatos do passado e usando da imaginação para melhorar o seu dia a dia, resolve colocar em prática um antigo sonho: Escrever um livro. Se para as pessoas normais esta é uma tarefa de grande esforço, imagina para alguém debilitado como Jean Do? Ele consegue com a ajuda de sua terapeuta e de seu olho esquerdo, única parte funcional do seu corpo. Um piscadela "sim", duas piscadelas "não"! E assim, letra por letra, palavras iam se formando, frases conjugando e um sonho realizando! Morreu 10 dias após concretizar esse sonho, deixando um testemunho bem escrito, do que é ter um corpo morto com intelecto bastante vivo.

Imagina quanto sofrimento, estando lúcido, analisar sua vida, enxergar seus erros e não poder retornar àquilo que vivia.

Dentro das lembranças de Jean Do, estavam as conversas cúmplices com seu pai, ambos colecionadores de amores - Casanovas! O pai se gabava de ter um casamento duradouro, porto seguro de suas traições; Refúgio para onde voltava após se perder em outras carnes - O casamento visto como a cura de todas as traições.

Existem várias temáticas dentro do livro/filme para se discutir. Mas, dentro de toda a discussão é inegável, que se temos vontade própria e somos saudáveis, temos o desejo imenso por liberdade.

liberdade

31 comentários :

  1. Oi, Luma!

    As pessoas traem porque o amor acabou, e não têm coragem de encarar esta realidade! Em suas mentes existe a idéia de que o amor é para sempre... E eu acho que é, mesmo! Se acabou, é porque não era amor, pois amor verdadeiro é prá sempre, é mais forte do que a morte, sim.

    Também vi hoje a tarde o Escafandro... confesso que foi um desafio. Gostei do toque bem humorado que existe apesar da condição delicada e triste. Prá mim foi algo novo, e ao mesmo tempo singelo ...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É Luminha, queria poder mostrar este texto para cada ex namorado que me traiu, traiu minha confiança. Queria ainda como você acreditar em amor verdadeiro e almas gêmeas. Infelizmente, abandonei meu romantismo em um canto qualquer pelo qual passei durante minha caminhada pela vida. Amei o artigo. Como sempre, tudo o que você escreve é de muito bom gosto. Beijos saudosos!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que amores não são para sempre. Acho mesmo, embora não mude de amor. Acho antinatural se ficar com um mesmo homem ou uma mesma mulher a vida toda! Agora, na maturidade penso assim. Não me acho capaz de trair e se me soubesse traída, ficaria triste, mas entenderia. Pareço louca? Não só pareço, como sou...casada com o mesmo homem há 32 anos e mais ou menos feliz, como todo mundo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Algumas pessoas traem por esporte, maldade, covardia e pelo simples prazer de fazer o outro sofrer.
    Mas cada caso é um caso. A traição nunca é via dupla... Tipo quem já foi traído já se perguntou qual o motivo? Algumas vezes o traído joga contra si mesmo, e as coisas acabam acontecendo. Sou da teoria que somos responsáveis pelo que cativamos (algum escritor já falou isso e não lembro o nome kkk)
    Penso que quem trai é burro de não acabar a relação quando existe chance, mas burro também é quem se deixa trair e não vê o que acontece muitas vezes embaixo do seu nariz.
    Não estou querendo simplificar a traição, mas é tecla já batida isso que vou escrever... "quando um relacionamento dá certo, os dois são "culpados" quando dá errado, existe só um culpado."


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. talvez minha opinião seja dissonante, mas acho q o mito do amor romântico e o complexo de Cinderela deveriam ser abolidos com urgência...
    enquanto as mulheres são educadas p fidelidade, os homens são impelidos a serem garanhões... as mulheres são reprimidas e julgadas no sexo, os homens o são no amor... ora, isso só pode resultar em hipocrisia e desencontro e em tantos transtornos e desgaste inútil...
    Sou a favor do fim da monogamia, e isso não é o fim do mundo não... há sociedades q se organizam mto bem sem o casamento, e as crianças nascem acolhidas nos seus clãs e crescem saudáveis...
    Pior é tanta hipocrisia e violência nos lares... mas quem quer abrir mão da ilusão de viver o tal do grande amor felizes pra sempre? o armamento p nos manter nessa espera é pesado...

    tbm os "terroristas" jovens matam pessoas na ilusão de receber no céu 20 virgens lindas cada um...
    (como se Deus fosse ca***ão...)

    a diferença é q os bombistas morrem, só sabendo depois da morte q estavam enganados... ao passo q os românticos mesmo estemunhando cotidianamente o embuste da fantasia, continuam à espera...

    Não sou capaz de prometer fidelidade, ela pode acontecer... tbm não vou jogar fora um bom relacionamento por causa de uma puladinha de cerca... amor não empata amor... já vivi relações abertas e felizmente já há pessoas a se permitir o diferente (e não falo de relações efêmeras, e sim de famílias felizes...)

    bjos...

    ResponderExcluir
  6. Luma

    A traicao, pode ser evitada sim, nada comeca e finaliza da noite para o dia.

    O casal nao esta bem, mas, ate o outro ir la e partir para uma pulada de cerca, toma-se um tempinho ... tempo suficiente para pensar, repensar, recuar ou chutar o balde.

    Nao creio que a traicao eh porque o amor acabou, ha varias fases em nossas vidas ... paixao, carinho, maturidade, amor, companheirismo, as vezes, muitos conflitos, mas o que nao se pode perder e o respeito pelo outro que viveu, compartilhou, dividiu uma vida com voce.

    Acredito nao ser tao matematico, chegar para o outro e dizer nao te amo mais, mas o que nao pode acontecer e usar, banalizar, expor o outro a situacoes vexatorias e magoar a pessoa que viveu a seu lado, eh doloroso demais.

    O sr humano e bizarro, egoista, mas, tudo que fazemos, volta, e a lei do equilibrio.

    Muito bom seu texto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. As pessoas acham "normal" a traição vista de fora, as mentiras, a hipocrisia... por isso @ traíd@ é sempre o último a saber...

    Mas abominavam qdo um de nós ia sair com outro amor, sem mentiras...

    Estamos tão acostumados com a hipocrisia, q a verdade parece surreal...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo01:02

    Noooossaaaa, quanta verdade tem ai. Posso copiar seu post e colar no meu blog? Coloco seus direitos autorais, logico. Será que é so passar o cursor por cima?
    Beijos e muitas felicidades para voce e seu fiel escudeiro!!!
    ( Ah, a Tina me ligou hoje! Legal demais ne?)
    Cam

    ResponderExcluir
  9. Anônimo01:08

    Oi querida,
    Nao estou conseguindo copiar nao. Voce deve ter colocado um mecanismo ai contra os plagios ne? O que fez muito bem por que voce é muito copiada e copiavel. Voce pode me enviar o texto por e-mail? Preciso colocar esse texto para ser lido por umas pessoas que todos os dias entram no meu blog para dar uma olhadinha na minha vida sabe? Vai superrr bom ter esse texto la. Bjos e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  10. Vixe, Luma... Sem palavras. Muito emocionante! Caraca, caprichadíssimo! Uma dose de sentimentos tão forte que deixa os leitores tontos. Grande exposição teórica da liberdade necessária mesmo estando num par.

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  11. Luma
    TRaição deve ser muito doloroso, para ambos.
    E acaba que a familia inteira participa e fica a desilusão geral.
    Com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11:40

    Luma, brilhante seu texto!

    Nada justifica uma traição. A traição começa qdo o amor não é mais o mesmo. Seria muito mais prático a pessoa terminar o relacionamento antes de iniciar uma aventura que depois vai magoar alguém qdo ela for descoberta.

    Big Beijos

    ResponderExcluir
  13. Interessante, mas as vezes o que mais traimos somos os nossos próprios ideiais, pois achamos que amamos quando simplesmente temos a posse em si...

    Fique com Deus, menina Luma de Luz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oi obrigada. Mas ai que tá...eu não mexi!!! Não tentei mudar o template. fiz um post e quando publiquei tinha acontecido a locura toda.Quem fez o template foi a Sandrinha e eu não me lembro se salvei ou não heheheh

    ResponderExcluir
  15. Vou ver se consigo comentar.Obrigada Luma pela tua visita.Ainda n comecei o blog a sério...é só teste.
    Qt a traições:
    1-Tds somos diferentes e vemos nos comentários quão diversas as opiniões...e ainda bem!!
    2-Bom seria se no início de cd relacionamento fossemos tds transparentes e leais aos nossos principios ,dizendo tudo o que pensamos e combinando tudo com o outro.
    3-Nunca tive uma relação como se diz "aberta" pq eu mesma sou muito possessiva ainda.. com 1 homem de cada vez.. e não imagino possibilidade de ter mais do q um amor de cada vez!Mas eu fui traída SEMPRE!E do ultimo casamento ainda pior pois tudo o que ele fazia era na net e assim ele sp podia dizer e pensar que era virtual e portanto não real...mas eu via o que ele escrevia escondido a uma e outra....Tudo o que é mentira...tudo o que não é dito e assumido é traição...fui traída anos a fio...e sempre terminei os casamentos principalmente por essa razão...fui casada 5 vezes e estou me divorciando pela 5 ª vez!O erro ?É eu ter a mania que há um homem leal e verdadeiro-NÃO HÁ!
    -Agora não quero mais me apaixonar nunquinhaaaaaaaa...nem ter casos,nem namorar....sim,estou traumatizada pq n sei me relacionar compartilhando o meu companheiro.Nem quero saber,isso para mim é amizade,ou sexo,mas não o que eu sinto como AMOR .Grande tema LUMA!

    ResponderExcluir
  16. Luma:
    Este é um assunto que se alguém já enfrentou sabe que é muito ruim. Podemos até imaginar como foi a situação. Culpar ou responsabilizar um dos envolvidos.
    Mas fala sério! Um relacionamento é construído a dois. E existem regras, mesmo não ditas. E entre duas pessoas que resolvem ficar juntas, casadas ou não, está immplicito o rspeito acima de tudo. Traição é ausência dele. E muito triste precisar de uma traição para demostrar isto.
    Bom, então o melhor mesmo é a separação.
    Mas será que isto é uma questão de princípios?
    Acho que sim. Você trai seu amigo? Então vai fazer o mesmo com o marido. Pode ser isto também.
    E ficamos assim, traição é tudo que ninguém quer sofrer. É possível evitar?
    Ah, ninguém tem bola de cristal, né?
    E é melhor parar aqui.
    Beijos.
    Anny,

    ResponderExcluir
  17. Acho que eu não tenho mta moral para comentar esse post.
    Mas que uma coisa é verdade, todos precisamos de liberdade, bem como usa-la da melhor forma sem ferir os outros.
    Beijos saltitantes
    Bom restinho de semana

    ResponderExcluir
  18. Ixi, Luma, eu ja "cresci" nesse aspecto, apesar de nao saber se ser adulto nesse sentido me ajuda ou prejudica. Nao acredito em cara metade. Um dia dizem "te amo pra sempre" e no outro o "pra sempre acaba". Sim, podemos ter filhos com uma pessoa e mesmo assim perde-la e ainda isso ser uma coisa otima ate para os filhos (falo nao por experiencia direta, mas indireta). Nao acredito em amor eterno, mas SEI que tesao eterno nao existe. Tem dias que voce tem tesao por X e outros por Y, nao so sexualmente falando. E nao acho que hoje em dia a questao da traicao e sanada, muito pelo contrario, o TABU da traicao foi majoritariamente sanado, ja que "trair" em si e menos necessario se tivermos relacionamentos abertos, mas a necessidade de trair jamais se apaziguou. E nao falo isso porque traio ou porque fui traido, e sim porque nao acredito mais em contos de fadas e prefiro aceitar o mundo como e.a

    bjx

    RF

    ResponderExcluir
  19. Podemos falar poeticamente para um chifrudo assim:
    "Você se parece com este galho de acácias repleto de sóis."
    *Eolo Yberê Libera*

    Então podia ter a resposta:
    "Se o Diabo entendesse de mulher, não tinha rabo nem chifre."
    *Stanislaw Ponte Preta*


    Na lendas sobre a Deusa Mae, havia o Senhor das Sementes, ou o Deus Galhudo... eta coisa antiga e com tantos sentidos! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Luma,

    Também acredito na cara-metade, no amor perfeito, ou seja lá como o chamem. Claro que não espero encontrá-lo como nos filmes da Meg Ryan, mas deve estar por aí. E a traição, esta praga já me desfez muitas amizades, e, sempre, com duras mágoas.

    Adorei o post, me fez pensar a vida nestes dias tão tensos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o texto!
    Traição é um veneno que vai corroendo a própria pessoa.
    E deixa sequelas nas vitimas.
    O chifre é o mais comum.
    Mas outras traições tb doem demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Luma,

    Vi lá o link do blog da criatura que retirou o nosso nome do selo e mostrei pra Lelinha também. Lelinha e eu fomos lá e pedimos pra ser retirado, até porque o trabalho da montagem toda foi feito pela Fábrica. Bora ver no que dá...

    E sabe, sabe mesmo? São em momentos assim que sinto o quanto você nos quer bem, viu?! Coisa linda, essa menina.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  23. Luma, obrigada por sua visita ao Sesto Senso. Gostei desta viagem em torno da fidelidade x sonhos /liberdade, leveza de borboletas para alimentar o viver. Continuemos nossos pensares em harmonia com nosso Ser. Forte abraço, amiga!

    ResponderExcluir
  24. A traição é a desgraça que o sentimento verdadeiro não quer conhecer.... nem eu...ahahaha

    Outro beijo, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Retribuindo sua visitinha encontro esse texto sobre traição. Acredito que quando uma traição acontece as coisas já não vão bem há algum tempo.
    Quanto ao amor romântico e duradouro estou casada há 28 anos e posso afirmar que um dos segredos de um relacionamento longo é o respeito pelo espaço do outro e a liberdade de cada um exercer o seu eu sem transformar duas personalidades em uma só.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo10:04

    Triste a situação dos dias de hoje. Trair é coisa comum. Basta a vontade, simplesmente.
    Eu, homem, sou contra todo tipo de traição e posso dizer que nunca pratiquei (também nunca fui vítima, rs).
    Eu estava lendo sobre e se o homem ou a mulher soubessem o quanto uma traição prejudica, destrói o emocional, nunca praticariam.

    ;*

    ResponderExcluir
  27. traição não se resume a amantes, maridos, mulheres...
    traição é ampla, geral e irrestrita!
    e ai tem o neguinho que diz que prefere não trair a si próprio e assim aplaca a sua consciencia qdo "trai" regras de conduta, valores morais, sentimentos alheios.
    traição é um tratado universal, Luma!
    e como diria Falcão, chifre é algo que botaram na sua cabeça...rs!!!
    beijo-lhe!

    ResponderExcluir
  28. Chifre nasceu pro homem, o boi usa de enxerido! Vou posicionar seu link num lugar melhor nos meus blogs, pois eu nunca mais tinha vindo aqui e estava perdendo muita coisa boa. Sobre o comentário que fizestes no artesanato mineral, o que eu acho é que a lei que trata sobre o comércio de fósseis deveria ser mudada, pois muitos fósseis estão sendo destruídos, virando cimento, e os que a polícia federal apreende estão jogados e esquecidos numa sala do museu. Poderiam estar gerando renda prá população carente. Virei aqui com mais frequência. Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi florzinha, amei ter lembrado da frase que mencionei do Luiz Cardoso, foi um achado. rs

    .. ah sou romantica sim viu !! espero que meu relacionamento dure o tempo que o amor durar, e se possivel sem traições.

    Adoro seus textos.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Luma, eu vou dar o meu pitaco.


    Traicao nao é algo assim tao simples QUANTO SE FALAM, JULGAM, ANALISAM E PENSAM, REPENSAM.
    Nao acho que um homem que traia a esposa, vá trair o amigo.
    sao situacoes totalmente diferentes.
    Nao há, na relacao a dois, um santo e um demonio. Nao há!
    A nao ser quando o cara ou a mulher é, puramente, safado)a) e vive movido a um sexo que se banaliza.
    Muitas vezes, LUma, o casal vive momentos diferentes. O casal viveu anos, juntos e um nao acompanhou o outro.

    HÁ QUE SE ANALISAR A SITUACAO SOB VÁRIAS ÓTICAS E MEANDROS.

    Há casos em que o amor permanece mas o sexo, o calor de se sentir vivo, morreu em UM. E AI? VC VAI FAZER O QUË? VAI LARGAR O COMPANHEIRO?VAI ARRUMAR AS TROUXAS E SAIR CORRENDO DO CASAMENTO? Em troca do quë e para quê?
    Luma, LUma...há casos e casos onde o marido abre o jogo, fala para a esposa que precisam mudar, renovar e a esposa insiste naquela: SOMOS CASADOS, TEMOS NETOS E ISSO BASTA!

    E nao BASTA! A vida nao é feita, tao-somente de lembrancas antigas.

    Por quë eu falo isso? Por que eu tenhio um amigo, casado há 29 anos e que, há 3 , a esposa, depressiva, falou: NAO QUERO MAIS SABER DE SEXO!
    E ele diz que a ama e muito. Mas, precisa de intimidade. E dai, LUma? Ele vai sair de casa? Acho que JULGAR, baseado em literatura nao é lá muita coisa, nao.

    Há casos e casos.
    Há casos em que maridos traem as esposas, humilhando-as..:Sou contra.Discordo!Nao aceito!


    Mas, eu, HONESTAMENTE FALANDO, NAO SOU HIPOCRITA E VOU SER SINCERA, DE PUBLICO: se meu marido disser que nao quer mais sexo, nao quer mais vida conjugal, eu sinto muito: NAO LARGAREI MEU MARIDO. Mas nao vou dizer , aqui, com véu de santa, que vou ficar naquela de
    AH, MINHA VIDA ACABOU!!!!VAMOS DORMIR JUNTINHOS, COMO DOIS IRMAOS....



    Vc sabe que, HIPOCRISIA NUNCA FOI MEU FORTE!

    Já acabei casamento por desconfiar de traicao. Mas, hoje, depois de viver cosias bem piores, nao dou o mesmo valor.

    Simplesmente, eu estou falando por mim. DE FORMA HONESTA, SICNERA E REAL.

    ResponderExcluir
  31. Em algum momento da vida a dois, O CASAL, AMBOS - MARIDO E MULHER - SAO CULPADOS.
    NAO HÁ SANTOS OU DEMONIIOS!

    E tem mais outra coisa: Nunca deixei que um trauma me abalasse a tal ponto de me ver, o tempo todo, mirando-me no espelho de caoss passados.
    A vida é curta. E o Mundo precisa de cada um de nós. De maneiras diferentes, mas, precisa!!!
    Para quë perder tempo com traicao?

    bjs e dias felzies
    graceolsson.com/blog

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor