Em determinado momento do conto "
Der Mauerspringer" (
Os Saltadores do muro, 1982), de
Peter Schneider, o protagonista se dá conta de uma singular mudança de paradigma: - nos mapas de Berlim Ocidental, o Muro é assinalado por um tênue traço rosa que divide a cidade e, nos mapas da parte oriental, o mundo termina em uma faixa negra além da qual só existe o nada.
"Moro em uma cidade siamesa", diz ele, que passa os dias em busca da própria identidade no confronto com histórias do cotidiano em dois Estados jovens, nascidos depois da segunda guerra, mas ideologicamente opostos.
- "Mas quando todas a fronteiras possíveis caíram, de repente ficamos com medo e constatamos que somos uma sociedade de mentalidade estreita, que não quer impulsos de fora"
- ...a queda do Muro "levou uma multidão em direção à merda nacional": "O orgulho nacional reavivado e o desejo de ser alemão são cada vez mais consenso nacional"
- "[Na Moldávia], de fato, tudo está como antes, não temos uma democracia de verdade"
- "Antes era tudo proibido. Agora as pessoas pensam que democracia significa 'nós podemos fazer tudo', podemos até matar alguém. É uma interpretação muito estranha de democracia. E é assim, não só no meu país, como em diversas ex-nações soviéticas"
Opiniões de Jovens dramaturgos do Instituto Goethe de Londres, que apresentam festival com peças da Polônia, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Sérvia e Romênia, em busca da expressão artística para a queda do Muro e suas consequências. [leia matéria]
Muitos alemães dizem que o muro ainda é perceptível e outros, vão mais além, querendo-o de volta. O que você acha disso?
Oi, Luma.
ResponderExcluirÉ verdade: nada dura para sempre. Pena que esse "muro", apesar de derrubado, continua de pé em várias cidades do mundo, mas de uma forma mais triste ainda: é o muro da exclusão social que, de forma tão feia, divide as grandes cidades do mundo todo.
Bom fim de semana!
Bjs.
Oi, Luma!!
ResponderExcluirPrimeiro quero me desculpar por demorar a visitar seu blog... falta-me tempo, mesmo! Amai! Amei! Informação relevante e apresentada em linguagem simples, mas rica! Parabéns!!! Difícil encontrar um blog realmente informativo, educativo... São tão poucos!!!
Já tô te seguindo!!!
Beijins!!!
O Muro de Berlim foi uma atrocidade injustificável, mas, como disse a Dalva no comentário acima, ainda existem muitos muros a serem derrubados, evitando que continuemos a ser "another brick in the wall".
ResponderExcluirUm dia voce pode editar o que escreve. São texto culturais
ResponderExcluirCom carinho Monica
Acho que a queda do muro foi conveniente para os poderosos do mundo que o substituíram por outros muros invisíveis, que tornaram maior a distância entre ricos e pobres, cavaram um buraco enorme onde esconderam as oportunidades de campo de trabalho em grande parte do mundo enfim, sempre os poderosos oferecendo demagogias em nome da mentira que segura as coisa exatamente como querem.
ResponderExcluirObrigada.
Néctar da Flor faz a primeira Blogagem Coletiva onde o tema é: Um conto de amor com cheiro de Néctar da Flor. É com muita felicidade que convidamos todos a conhecer um mundo encantado que há dentro de cada um. Conte um conto, seja personagem da sua história e sinta cada palavra escrita na hora que for contar.
ResponderExcluirAs 10 melhores postagens com o tema levarão um layout personalizado ou uma página de scrapbooking digital. O restante das informações já estão incluídas na imagem acima e a inscrição já está aberta.
Basta colocar nessa postagem o seu nome, o nome do blog que irá concorrer e o email.
Faça parte dessa festa... que festa?
Aquela que se fantasia com emoção...
... VEM?
Obs: Quem for participar tem que levar esse selo abaixo e deixar visível para todos verem.
Eu gostaria de ter escrito isto. Quanta observação e conhecimento. Admirável. Um grande abraço Raquel.
ResponderExcluir