Para pensar e analisar as notícias que a "mídia" intoxica o nosso cotidiano

Ter coragem não é "não ter medo",
é ir em frente "apesar do medo"
(Joanna D'Arc)

Ando sem tempo para ler livros. Minto. Quando tenho tempo estou preferindo ler blogues. E os livros vão se acumulando por todo canto. Tenho compulsão em comprar livros e algumas pessoas têm compulsão em dar-me livros de presente. E toda noite olho aqueles livros enfileirados, fazendo parte da decoração e igualmente olho outras coisinhas que vão se acumulando e ocupando espaços sem que tomemos consciência disso.
Pry, segui o conselho que lhe dei e dei uma faxina nas gavetas e prateleiras contendo cremes, maquiagens e perfumes. Não sei porque compro essas coisas sem que tenho tempo (paciência), pelo menos com os cremes, de ficar passa, tira, passa, tira...

E ontem peguei um livro que estava na estante desde o natal. Acho demais as coincidências que acontecem comigo...

E acabou mostrando-se divertida essa leitura, uma obra de ficção, uma farsa erudita, passada entre 1152 e 1204. Baudolino, o personagem título do livro, é uma máquina de produzir relatos, cartas, pergaminhos, tudo falso! Faz tráfico de relíquias falsas e produz planos e acordos baseados em inverdades. Essas transformadas em mentiras coletiva e por conseguinte, tornando-se a própria história de um tempo. Todos passam a acreditar que a história contada inicialmente como uma grande mentira passa a ser a história verdadeira.

Estamos vivendo a época dos grandes mentirosos. Vence aquele que contar a melhor mentira. Quem dar a melhor "passada de perna" no próximo. Antes associávamos o grande mentiroso à figura do político, agora nem sabemos mais em quem confiar. A literatura presente é a maior mentira. Distorcem até a vida de Cristo e o povo acredita! Judas agora é bonzinho. Estou dando o exemplo de Cristo, porque até que começassem a julgá-lo ele era o homem mais santo da terra. "Código da Vinci" virou a Bíblia de muitos.

"Porque é verdade. Mas não penses que te censuro. Se queres transformar-te num homem de letras, e quem sabe um dia escrever Histórias, deves também mentir, e inventar histórias, pois senão a tua História ficaria monótona. Mas terás que fazê-lo com moderação. O mundo condena os mentirosos que só sabem mentir, até mesmo sobre coisas mínimas, e premia os poetas que mentem apenas sobre coisas grandiosas." (Humberto Eco in Baudolino)

Parece que a escola de mentirosos existe desde a idade média!

Beijus

* E para aqueles que amaram o "Código da Vinci" e gostam de um joguinho - Rota do Código Da Vinci Sony Ericsson: é um jogo composto de uma série de quebra-cabeças para resolver. Quem estiver interessado e fizer os jogos em menos tempo, pode ser escolhido como concorrente para o Sony Ericsson Da Vinci Code Trail que se realizará ao vivo, este Verão em Paris. Inscrevam-se!

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor