Quando o velho se veste de novo. Com que roupa iremos?
O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima
Não é muito simpático lembrar da expressão criada por Nelson Rodriguês para definir o trauma sofrido pelos amantes de futebol quando perdemos a Copa de 1950 em pleno Maracanã. Tudo bem, perdemos a Copa para o Uruguai e depois ganhamos nossa 1ª Copa no Uruguai depois de passados 8 anos do referido trauma. Mas parece que o tal "Complexo de Vira-latas" ainda persegue o brasileiro.
Digo isso porque agora você deve estar pensando... "Poxa, estamos na pior e a Luma vem cantar pedrinhas"... Meus caros, deem uma olhadinha no mundo lá fora. Estamos bem apesar dos muitos governos que sugaram o nosso sangue. Nos contentarmos com pouco é fruto do viralatismo?
A autoestima do brasileiro não está lá essas coisas, mas se olharmos para o passado, percebemos que ela foi construída tijolo a tijolo, principalmente nos últimos 20 anos, visto que em 2001, a visão de Arnaldo Jabor:
Fisiológicos seculares, patrimonialistas, teimosos, arrogantes, malandros, ignorantes, prepotentes, apenas nos resta pensar: o que nos falta desaprender para chegar a um ideal de país? Como faremos para chegar ao futuro de uma desilusão? Quantas décadas levaremos para desaprender toda a estupidez que cultivamos durante 400 anos?
Esse "viralatismo" tende a permanecer, se continuarmos a repetir os erros do passado, nisso inclui em quem já votamos. Quem fez, fez. Quem não fez, não faz mais. Vamos virar a página?
....
É hora de pensar grande?
O tamanho do nosso país, quase um continente, não pode definir fronteiras.
Pessoas nascem para crescer e conquistar territórios, estejam elas por perto dos locais mais desenvolvidos ou a centenas de quilômetros.
Hoje, falamos outras línguas com maior desenvoltura que algum tempo atrás, porque nos tornamos globais?
Veja quantas pessoas no mundo estão conectadas e falando, falando, falando... Competitivos e criativos, chamados "inovadores"
Somos uma nação que não estreita limites com acanhamentos.
Um dia tudo será passado dentro desse ciclo incessante de dias, meses e anos. Teremos bônus para gastar?
Independente do que queremos para o futuro, no hoje precisamos ser saudáveis no corpo e exuberantes nos pensamentos.
Temos um player do tamanho que merecemos e "oportunidades" tem a ver com vitalidade. Saúde para abrir novas janelas.
Simplifiquemos as regras para enxergar longe e explorar o novo. Ou ficaremos como qualquer cachorro, vira-latas ou de qualquer raça quando correm atrás do próprio rabo.
Errando se aprende? Hoje sabemos que não.
O Brasileiro está errando "bonito".
Brasil, país-irmão, que eu muito gostaria de um dia visitar.
ResponderExcluir.
Feliz fim de semana … abraços poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Luma, importante teu post e mensagem. A melhor roupa para ir e andar nesses tempos é a do respeito e consciência... Lindo fds e ótima eleição, que ocorra na maior PAZ, pois o que vemos nada dela lembra! beijos, chica
ResponderExcluirBoa reflexão, Luma!
ResponderExcluirForça aí!
Beijos.
Luma; quero agradecer muito sua visita e seu comentário, lá em casa. Passei muito tempo ausente. Mas os amigos jamais foram esquecidos; ainda mantenho o endereço de todos. Até o momento não sei se é um retorno, ou se apenas estou fazendo dele, meu psicanalista, colocando meus vídeos poemas, onde faço uma catarse sobre o falecimento do meu namorado.
ResponderExcluirSobre a sua postagem, concordo Luma. Estamos precisando aprender o respeito ao próximo, às suas opiniões. Que nenhuma divergência, seja lá do que for, não possa afetar as relações.
Gratidão querida! Fique com Deus, bjs
muito bom seu conteúdo , desejo sucesso com seu blog, gostei de seu conteúdo. deixamos o convite de nos visita se gostar do nosso conteúdo divulgue o nosso link ou banner e nos avise que colocaremos seu link também juntos somos mais fortes. https://mensagemzap.blogspot.com/
ResponderExcluirO Brasil está dividido ao meio.
ResponderExcluirÉ isso que se pode facilmente concluir depois desta eleição.
Desejo o melhor para o Brasil.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Muito interessante esta reflexão.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Aconteceu comigo... Troquei de plano de saúde e o psicólogo já não era o mesmo e qual não foi meu espanto ao deparar com ela,
ResponderExcluira mulher que daria continuidade aquele trabalho?
Um beijo e obrigado pelas palavras.
Bela a sua reflexão e bem na época pós primeiro turno das eleições.
ResponderExcluirBig beijos
www.luluonthesky.com
Ola Luma, ótima e importante reflexão, beijinhos
ResponderExcluirRealmente o brasileiro é muito pacífico. Sempre foi e piorou durante a ditadura petista. Não há no Brasil partidos independentes, estão todos alinhados em seus interesses. No povo reflete a falta de coragem de muitos, veja Ciro. Cantou de galo o tempo todo e agora patrulha como uma pomba. Se não quisermos votar a ditadura, só temos una rouba para vestir. Cansei já desse alinhamento "Eles contra nós ". Vide agora provocarem discórdia com os nordestinos. Muitos caíram nessa armadilha. Não somente eles, estamos o tempo todo procurando não cair em armadilhas. Precisamos de paz.
ResponderExcluirOnde está escrito patrulha = arrulha (corretor).
ResponderExcluirQue tudo de bom aconteça e que a esperança não esmoreça.
ResponderExcluirDá que pensar a sua reflexão. Gostei muito.
Brisas doces **
Nossa, Luma, importante demais seu post. Ainda mais depois do que vimos no dia 2 de outubro... Fácil não está nao, viu....
ResponderExcluirObrigada pelo comentário, acho que temos todos de ter respeito e viver na paz
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.com/
Precisamos romper o círculo vicioso em que vivemos, como a figura do cachorro correndo atrás do próprio rabo. Nada de polarizações ideológicas, nada de salvadores da pátria, nada de misturar política com religião; coisas que só servem aos politiqueiros e nada mais. Vamos fazer diferente.
ResponderExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Os brasileiros não têm auto-estima, Luma?! Eu nunca visitei o Brasil mas sinto uma enorme admiração pela vossa pátria, um país continental, lindo e generoso,um povo de sorriso luminoso na cara que parece que não tem nunca problemas, é tudo isso e muito mais me vem à cabeça quando penso no Brasil.
ResponderExcluirNão são os políticos, para mim eles não representam nada, muito menos justamente o povo, pelo contrário, são a desgraça do povo ( no geral, com raras excepções, e vocês têm uma das excepções), e também falo dos nossos, dos portugueses, que viram o disco e tocam o mesmo, do pior que há.
Desejo o maior sucesso para o grande Brasil. Força, Brasil!
Oi, querida Luma!
ResponderExcluirImportante sua reflexão, com a qual nem sempre estou de acordo.
Eu acho os brasileiros/as, o povo mais feliz do mundo e por algo banal fazem uma festa.
A vossa simpatia e ternura serão genuínas? Há muitos bandidos por aí e a insegurança é imensa.
No dia 30 de outubro, veremos que o país não está dividido ao meio, porque Lula, mesmo com seus erros do passado, vai ganhar.
Beijos e viva o futuro.
Luma,
ResponderExcluirRefletir é
sempre bom.
Adorei sua
publicação e vou refletir
a cerca da mesma.
Seu blog é sempre
oportuno e lindo.
Bjins
CatiaholAlc.
Luma, importante reflexão nos colocou aqui querida!!
ResponderExcluirMas será que repetiremos os erros do passado? Será que continuaremos nesta estigma de não se valorizar devidamente como merecemos? A história está aí para provar, não precisamos ir muito longe, basta revisitar o passado recente e saberemos a resposta!
Grata pelas palavras de sempre Luma, você é muito sagaz nas suas colocações!!
Um grande beijo e que tudo corra bem para todos os brasileiros!!
Conheces aquela história da roupa nova do rei? Pois é, tem gente que se veste assim! Bjs!
ResponderExcluirImportante reflexão.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Bwijoos ;*
Uma ótima reflexão, Luma. O brasileiro acredita em salvadores da pátria, seja eles políticos ou religiosos e se esquecem da força e do poder que existe dentro em cada um de nós. Isso sem falar numa autoestima tão baixa que acredita que nada aqui é bom.
ResponderExcluirBjus.
Boa tarde, Luma
ResponderExcluirQue o presidente eleito lute pelos princípios, valores e promova o bem da sociedade. Um forte abraço.
Nem sempre o erro serve de lição, mas apenas para repetir o que erramos anteriormente. Adorei o post. Uma reflexão e tanto!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Eu penso que quem quer, aprende sim com os erros, mas isso só acontece quando os registamos para não voltar a repetir mais do mesmo.
ResponderExcluirEu me orgulho de meus amigos brasileiros que expostos a tanta influência longe da pátria amada, mantêm sua cultura viva, absorvem o que interessa se abrindo ao mundo e muito receptivos à mudança para melhor.
Quanto à política e aos políticos, os quais votamos para nos representar, temos de cair na real e perceber que os mandatos duram pouco e eles farão o melhor sim, para eles mesmos e para seus comparsas, isto independentemente da sua cor política. Precisamos de gente empreendedora, independentes e criativos que façam a diferença em relação aos partidários e tragam mais valias à governação.
Kandandos de cá!
Oi,Luma! Uma reflexão importante e que cada um possa refletir a importância de suas escolhas para o bem comum. Quero aproveitar e agradecer pela visita carinhosa ao meu blog e por se disponibilizar a ouvir o meu primeiro disco. Uma ótima semana! beijos
ResponderExcluirwww.ludantasmusica.blogspot.com
Olá Luma, tudo bem? realmente as coisas não estão fáceis no Brasil, cabe ao povo avaliar se vale a pena continuar com a divisão, ou, passar a enxergar o que é importante para o país. Não seria a ideologia que nos divide e sim a necessidade de reerguer o país o que deveria nos unir, bjs
ResponderExcluirEu não me sinto nada bem Luma! Quando vou ao mercado me sinto pior, quando vou trabalhar então nem se fala. Já somo 16 anos em instituições públicas de ensino como docente e não sei o que digo aos meus alunos sobre perspectivas de futuro em um país que não investe nas Universidades, retira direitos trabalhistas, cria teto de gastos para saúde, tem um presidente que incentiva o armamentismo. Todo dia é uma luta diferente... e esses quatro anos foram terríveis. Acredito sim que o Brasil precisa superar muita coisa, somos o projeto colonizador mais bem sucedido da América Latina e como tal somos um povo que se perde em racismo, homofobia, machismo, xenofobia... doí no osso que me deu a vida e internamente causa-me arrepios. São dias funestos esses que vivemos!
ResponderExcluirAmei a reflexão, é um ótimo ponto dado o momento que passamos
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Olá Luma, espero que esteja tudo bem consigo.
ResponderExcluirUm texto muito importante, que nos faz refletir bastante sobre a maneira como encaramos as adversidades.
Gostei imenso.
Fique bem, beijinho!
Refletir é sempre bom e precisamos acabar com essa sindrome de vira latas, precisamos nos respeitar e nos valorizar.
ResponderExcluirParabéns pelo belo post.
Beijinhos
Penso que a situação atual do país é difícil e só desejo o melhor para ele. Oxalá a atual divisão, não leve o país para uma revolução militar que leve à repressão como tem acontecido com outros países.
ResponderExcluirAbraço e saúde
mas que boa reflexão.
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.com/
Boa reflexão!
ResponderExcluirBom fds
Nós também somos negativos em relação ao nosso país. Mas se alguém disser mal, defendemo-nos com unhas e dentes...
ResponderExcluirO Brasil é grande, muito grande. E não falo dos milhares de km2 que tem, falo de outras grandezas (cultural, desportiva, etc., etc.). Pena é que não tenha alguém ao leme que saiba o que faz.
Gostei da sua reflexão.
Bom fim de semana, amiga Luma.
Um beijo.
Excelente reflexão. Desejo o melhor para o povo brasileiro.
ResponderExcluirBom fim de semana
Beijinhos
Vivemos tempos complicados...o essencial é não perder o respeito...
ResponderExcluirInteressante a reflexão, obrigada pela visita e pelo comentário...
Beijos e abraços
Marta
Boa reflexão, sofremos mas não gostamos que dedos estrangeiros nos sejam apontados.Novas roupas, penso que esperancas conscientes. Fazer a nossa melhor roupa. Bjsss Bom final de semana
ResponderExcluirOlá Luma! Não posso dizer muito porque não conheço bem a política ou a história do Brasil. No entanto, eu penso que o Brasil tem muito de que se orgulhar. É um país enorme, lindo e rico em diversidade.
ResponderExcluirBeijos
Vamos acreditar em dias melhores para todos nós!
ResponderExcluirSomos um povo de AMOR!
www.elyanelacerdda.com
Gostei da mensagem.
ResponderExcluirUm abraço e bom Domingo.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Eu penso que talvez nos falte mesmo alguma motivação, alguma força interior. Porém, quando analisamos a nossa história em detalhes, podemos ver a ingerência de outros países e uma espécie de conluio entre os que se acham mais merecedores. O resultado é o que estamos vendo.
ResponderExcluirBeijo
Olá Luma!
ResponderExcluirExcelente texto de reflexão aqui partilhas. Não sendo brasileiro, mas português, concordo plenamente contigo.
Parabéns, pelo brilhante texto!
Agradecido, pela visita e gentil comentário no meu cantinho, que muito gostei.
Votos de uma excelente semana!
Beijinhos.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Boa tarde Luma,
ResponderExcluirUma excelente reflexão.
Que, depois desta eleição, haja paz e harmonia no Brasil, porque o povo bem merece o melhor!
Beijinhos,
Ailime
Todos se queixam que tudo vai mal
ResponderExcluirMas se alheiam de tudo á sua volta
Mas só se pode sair de um lamaçal
Quando dentro si começar a revolta!
Tudo está em nossas mãos! Nunca devemos delegar em ninguém aquilo que é da nossa responsabilidade!
Beijaflor
Olá Luma!
ResponderExcluirInfelizmente a pobreza de espirito não constrói uma grande nação.
Tenha uma semana repleta de luz
Abraços Loiva
Honra e glória para o Brasil. SEMPRE! 💚💙💛
ResponderExcluirEm jeito de pacificação, tenho no A Vivenciar,
literatura brasileira... Vai gostar...
Feliz primavera! Tudo pelo melhor. Abraços.
~~~~~~~~
Bela reflexão!!!
ResponderExcluirBrasil é um aprendiz de si mesmo. Sem cuidarmos da educação e um legislativo a olhar para o próprio umbigo a cada legislatura não sairemos de onde estamos, Luma. Só ilusões...
ResponderExcluirBeijo,
Olá, Luma, pois é, temos muito para pensar. E arrumar muito essa 'casa'.
ResponderExcluirEnquanto não tivermos governos e Instituições fortes a coisa fica muito difícil.
O povo não pode ficar largado e desprotegido, porém, tem de haver uma justiça
que funcione, que dê exemplo. Educação. Caso contrário, vira um caos.
Sem dúvida, o Brasil é um grande país, seu povo é bravo. Mas se perdeu na política, megulhou na corrupção, nas escolhas equivocadas. E não vai se arrumar a curto prazo.
Que o Brasil volte a ter seus heróis, que abracem esse país de verdade.
Uma boa semana, Luma!
Beijo
O Brasil é, de facto, um país muito controverso.
ResponderExcluirVeja-se o recente caso das eleições.
Não faltam problemas para resolver. Espero que os possam ultrapassar para o bem de todos.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes
Boa tarde! Com certeza muito pouco se andará adiante se não tivermos autoestima nem fraternidade, respeito pelas diferenças e muita vontade de sermos sempre melhores. Abraços!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAmei a reflexão.Precisamos muito treinar a autoestima porque tudo é treinamento e vontade de estar bem.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Olá, Luma. Esse é um tema que dá pano prá manga, como se fala aqui pelos lados de Curitiba.
ResponderExcluirConcordo, e muito, com você. Aprender com os erros até se aprende, mas o problema é, mesmo tendo aprendido algo, retornar ao erro. E muito mais do que o complexo de vira-latas, é a displasia que acomete todo um grupo, e se alastra em forma de ideias e ideais rotos e sem fundamento.
Muitos parecem não ligar para nada, como se fossem alienados, mas não são. É puro acômodo, deixando que os outros façam (pensem e falem) por eles. O problema é que se isentam de protestar e, o que é pior, de querer algo melhor. E depois quando tudo dá errado, saem espalhando impropérios aos quatro ventos, como se a culpa não fosse deles também.
Para piorar, tem aquela história. Mesmo diante da maior tragédia, basta chegar o carnaval e tudo se esquece. Neste caso, basta começar a Copa do Mundo! "E assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade". Lulu Santos está cheio de razão.
Excelente crônica, Luma. Abraços.
Marcio
Oi, Luma, passando para saber se já tinhas atualizado teu blog. Fico aguardando.
ResponderExcluirBeijos.
É sempre um prazer ler-te Una belio crónica
ResponderExcluirBom dia, Luma
ResponderExcluirO meu blog continua em modo de “pausa” e penso que assim continuará por mais algum tempo.
Os meus planos de mudança de casa sofreram algumas alterações que levaram ao atraso da sua realização. Nem sempre as coisas são tão fáceis como inicialmente parecem, e, como tenho a actual casa “de pernas para o ar”, abrigando familiares que tinham as suas próprias casas… o ambiente e consequente disposição para alimentar o blogue não são os ideais.
Mas não percamos a esperança. Tudo se resolverá a contento, e a normalidade surgirá (não há quem ainda espere pelo regresso de D. Sebastião ?😊)
Entretanto… irei aparecendo sempre que possível – para mostrar que não vos esqueci, mas principalmente para que não me esqueçam 😉
Um saudoso abraço e até sempre.
Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Hay que vestirse de respeto, de solidaridad y de comprensión. De esa manera el mundo iría bastante mejor.
ResponderExcluirGostei muito do teu esclarecido texto, que revela que dás grande atenção a tudo quanto se passa no Brasil, um país imenso, com múltiplos e graves problemas para resolver. E todos sabemos, que quanto maior é o país, mais complicado se torna encontrar soluções. Não conheço profundamente todos os problemas que afetam o Brasil, por isso, não tenho fundamentos para emitir uma opinião válida, além de saber que as noticias que vamos lendo, nem sempre são isentas e muitas vezes são, até, propositadamente distorcidas. Mas já poderei dizer, que não é apenas o Brasil que se debate com toda a ordem de problemas, sejam eles de carácter político, económico ou social.
ResponderExcluirOlhemos para o mundo. Para a sociedade. Julgo poder afirmar que a Humanidade se encontra num verdadeiro caos. Todos conhecemos os problemas, desde a guerra, a pobreza, as alterações climáticas, a ameaça nuclear... e muito mais que poderia citar, para dizer que há muito tempo seguimos num caminho que nos conduzirá inapelavelmente para o abismo.
A grande pergunta que hoje se coloca é:
Será que ainda vamos a tempo de corrigir o caminho ??
Eu tenho as maiores dúvidas!
Desculpa a extensão do comentário Luma.
Agradeçoa tua visita ao Polyedro:
Um grande abraço e bom fim de semana!
Boa tarde Luma
ResponderExcluirGostei do que li.
Reflexivo e assertivo.
Obrigada pela visita ao meu Maresias.
Bom fim-de-semana,
Beijinhos
:)
A internet, caiu no meio do comentário, foi a chuva, desculpe. Um abraço, Yayá.
ResponderExcluirEl hombre es el único ser que tropieza un sin fin de veces con la misma piedra. Te mando un beso.
ResponderExcluirBuena reflexion. El hombre es un ser que tropieza dos o mas veces con la misma piedra. Te mando un beso.
ResponderExcluirBuena reflexion. El hombre es un ser que tropieza dos o mas veces con la misma piedra. Te mando un beso.
ResponderExcluirOra aqui está uma boa reflexão!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
passando para desejar um linda e feliz semana bjs saude obrigada pelo carinho
ResponderExcluirBoa tarde Luma
ResponderExcluirVenho desejar uma boa semana cheia de saúde.
Beijinhos
:)
Acontece que você está tão interessado em escrever sobre a história do futebol mundial. Boa sorte para o futuro
ResponderExcluirUma boa e oportuna reflexão.
ResponderExcluirBeijinhos
Coisas de Feltro
Olá, Luma!
ResponderExcluirVotos de um Feliz Natal com tudo o que mais necessitardes!
Querida Luma,
ResponderExcluirAchei brilhante o seu texto, no Brasil parece que estamos retrocedendo anos luz em preconceitos, hipocrisia, civilidade, honestidade e união. Estamos voltando ao tempo das cavernas com tanta violência e discurso de ódio, espero que um dia possamos conviver em paz mesmo tendo opiniões diferentes e que o amor seja mais forte que as divergências.
Eu também quero aproveitar para te desejar um Feliz Natal e um ano novo repleto de muita paz e amor!
Um beijo
Gostei da reflexão que você trouxe.
ResponderExcluirDesejo um Feliz Natal e um abençoado 2023.
Aproveito a oportunidade para te convidar a conhecer o projeto de publicação do meu primeiro livro infantil. É um projeto de financiamento coletivo. Segue o link abaixo. Abraço.
https://www.catarse.me/maressa_e_os_biscoitos_da_alegria_b82b?ref=project_link
Belíssimas reflexões.
ResponderExcluirVocê conhece alguém que queira seguir o blog de uma garota não muito certinha e não maluquinha de tudo? Se conhece manda pra mim que eu estou precisando. Falta um só para bater minha cota.
ResponderExcluirObrigado pela visita, valeu, mesmo!!!
Belíssima reflexão. Bjins com carinho
ResponderExcluir