Por que você deve abraçar seus pensamentos negativos e aprender com eles
Sempre nos dizem para pensar positivamente e rejeitar os pensamentos negativos. Mas a realidade é que os pensamentos negativos possuem um valor oculto que não devem ser descartados. Se vamos olhar profundamente para os pensamentos negativos, devemos questionar sua validade: Queremos que façam parte de nossa vida para sempre? Se a resposta é positiva, devemos abraçá-los e aprender com eles. Se você aprender a redefinir esses pensamentos, eles serão oportunidades para mudar sua percepção de como funciona uma situação dentro da sua mente. Se você souber lidar com eles, eles se transformarão em presentes.
Por exemplo o Natal (Eeeeeee... passou! - Mas ele logo volta 😄). Ele é positivo ou negativo para você? Se é os dois ao mesmo tempo, qual a porcentagem de benefícios ou malefícios que ele lhe causa? Passado o evento, a sua impressão continuou a mesma? Sobreviveu; foi pior do que pensou; não foi tão mal assim; se a culpa não é do Natal, o sentimento é o mesmo em todas as outras comemorações familiares? Ou com o Natal o sentimento que permanece é a de que a família possui defeitos, mas ainda é a melhor do mundo?
Eu não poderia concordar mais. Estamos fadados a colocar defeitos em situações que podem nos trazer (des)conforto. Seria medo da felicidade ou todas as baboseiras que o marketing coloca em nossas cabeças? São afinal, parte de quem somos. Não podemos esculpir fora da mente peças de identidade para nossos pensamentos.
Nada disso é uma definição. Não é nada do que penso ou do que você pensa. São transitoriedades que fazem parte da nossa construção plena. Estar confortável imaginando situações é aprender com esses insights, como se fossem janelas de alternativas para crescermos capazes e saudáveis mentalmente.
Escolhas (in)conscientes, só prosperam o crescimento e você só terá certeza disso se ultrapassar o negativismo mental ou uma situação real negativa. Queira ou não, depois dessa passagem, os polos se invertem.
Isto é como fisioterapia. Após as feridas, vem a purificação, pele alinhavada e curada. Um pouco de tensão é necessária para ajudar a fortalecer os tecidos. Se apressar a cicatrização, ferida sobre ferida não prosperarão.
Muitos animais pensam, mas os seres humanos são os únicos que podem ter pensamentos sobre pensamentos. Podemos nos sentir contentes por nos sentir felizes. Ou podemos nos sentir desapontados por estarmos deprimidos. Desenvolvemos essa habilidade porque a maior parte da nossa solução de problemas começa com o pensamento. Nós criamos estratégias, avaliamos e ruminamos. Então, é natural supor que qualquer mau humor possa ser resolvido com alguma boa estratégia mental, certo?
Os humanos são programados para serem grandes pensadores, mas nós não evoluímos para sermos felizes a cada segundo de cada dia. No entanto, a cultura afirma que merecemos a felicidade, que é um direito humano básico e que devemos otimizar nossa felicidade tanto quanto pudermos, lendo os livros certos, indo à terapia e criando planos que revisem nosso estilo de vida.
Nossa cultura focada na felicidade está em contraste direto com a realidade de que as pessoas que pensam mais sobre sua infelicidade e a consertam têm maior probabilidade de sofrer de depressão. Se você é uma personalidade do tipo A que gosta de resolver problemas e superar, então você pode facilmente se tornar agravado quando não chegar a uma solução para o seu humor. Esse agravamento, por sua vez, pode aumentar os sintomas depressivos e levar a problemas de saúde mental mais sérios e de longo prazo.
Essa realidade desafia o mito de que todas as pessoas que estão deprimidas são simplesmente desmotivadas. Muitas vezes elas são incrivelmente motivadas, mas também são muito duras quando seus objetivos não estão funcionando ou suas expectativas não são atendidas. Somos ensinados a esperar que seguir os passos certos nos trará felicidade. Então, quando não conseguimos chegar lá, damos alguns passos para trás. Nós nos tornamos infelizes ao definir a felicidade como o objetivo final.
Então, qual deve ser o objetivo final? Ninguém quer se sentir mal-humorado, ansioso ou triste. Mas essas emoções são parte do pacote humano. Ser capaz de perceber emoções negativas e aceitá-las como parte de nossa humanidade é uma habilidade poderosa. Quando pudermos ver essas emoções como parte da condição humana, sentiremos menos a culpa e a negatividade que podem transformar um mau humor em algo mais sério, como a depressão. Nossos cérebros podem mudar para um estado de espírito mais leve e não parar (rs*)
Isso não significa que não haja soluções para um humor deprimido. Certamente, aqueles que sofrem de depressão devem procurar ajuda e ter esperança. Significa apenas que podemos tentar nos acalmar quando somos tentados a "pensar fora" ou racionalizar um mau humor em um mais feliz.
Frequentemente, os exercícios que funcionam melhor são aqueles que nos ensinam a ficar curiosos sobre nossos pensamentos e sentimentos negativos, em vez de tentar destruí-los pela pura força de vontade. Algumas dessas técnicas podem ser encontradas na terapia cognitivo-comportamental ou nas atividades de atenção plena.
Para os solucionadores de problemas, aqui está uma mudança que você pode começar a fazer hoje. É um exercício para observar um humor negativo. Vale a pena tentar! À princípio parece bobo, mas essa é a intenção. Então relaxe (rs*). Primeiro, encontre um lugar confortável para se sentar de forma ereta. Certifique-se de que seus pés estão bem apoiados no chão. Sente-se em silêncio por um tempo, prestando atenção à sua respiração por alguns minutos. Observe quais pensamentos e reações estão flutuando em sua mente. Pense neles como pequenos barcos boiando no rio. Não tente parar os pensamentos ou removê-los, apenas sente-se na margem e observe-os. Talvez barcaças de preocupações que passam ou jangadas repletas de autocrítica.
Quanto mais você notar o tráfego do rio em sua mente sem julgar ou forçar-se a ser mais positivo, menos esses pensamentos e emoções irão afetá-lo ao longo do tempo. Você pode aceitar que você não está feliz no momento e por não ruminar sobre esta realidade, você está se preparando para um melhor humor a longo prazo.
Quanto mais confortável pudermos estar com esses momentos, mais nosso humor é confortável, mais nós abraçamos nossa humanidade. A autocompaixão durante os humores baixos não é fácil, mas é mais eficaz do que se bater por não ser feliz. Você nunca vai ganhar uma briga com você mesmo, certo? Então comece a prestar atenção, comece a ser gentil consigo mesmo e deixe a felicidade encontrá-lo ao longo do caminho.
O Natal não precisa ser feliz. Ele pode ser triste. Vai continuar sendo natal. As coisas, as pessoas, as situações, apenas são o que são.
Luma, sempre bom te ler e ver chegando...
ResponderExcluirEm tudo na vida podemos tirar alguma lição e até nos pensamentos negativos que devem nos fazer repensar... A felicidade não pode ser aquela mostrada nos comerciais de tv, nos filmes de Natal tão lindos e exibidos nessa época. Ela deve vir de dentro e está em pequenos momentos até do Natal. Estar em família é bom, ótimo mesmo. Mas o outro lado é que tudo, até esse encontro deve ser feito com cuidados, quando as famílias englobam cabeças diferentes e pensamentos diferentes... Bom mesmo é ficar com a simplicidade do Natal no coração e ali ele deve ficar o ano todo...
Ótimo e feliz Natal pra ti e teus! beijos, chica
Um belo e interessante texto que muito gostei de ler. As lições da vida ensinam-nos e muito, sejam essas positivas ou negativas.
ResponderExcluir.
FELIZ NATAL … BOAS FESTAS
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Excelente texto. Muito oportuno, que merece uma cuidada reflexão!
ResponderExcluirEu vou exprimir o meu comentário com a deliciosa frase com que terminas o teu brilhante texto:
"O Natal não precisa ser feliz. Ele pode ser triste. Vai continuar sendo Natal."
Votos de um Feliz Natal, pleno de Paz, Saúde e Amor!
Um abraço!
Importa refletir sobre isso mesmo!
ResponderExcluirBom fim-de-semana 😘
Buena reflexion uno puede sentir melancolía de la navidad. Hasta estrés la navidad no debe ser perfecta nada lo es. Pero si puede ser tranquila. Te mando un beso.
ResponderExcluirUma Reflexão altamente positiva. O Natal será sempre Natal.
ResponderExcluirDe Pensamentos, como de aves a poisar, não podemos evitar que cheguem, mas podemos impedir que permaneçam (Da Bíblia).
Muito bem, Luma. Parabéns.
Beijo
SOL da Esteva
agree with your text....interesting...
ResponderExcluirHappy December
Bom dia minha querida amiga Luma. Obrigado pela maravilhosa reflexão. Bom início de semana com muita paz e saúde.
ResponderExcluirDois doentes com Covid no meu gabinete.
ResponderExcluirPrecisamente os dois que mais se preocupavam com isso.
Pensamentos negativos dão nisto.
Boa semana
Oi Luma,
ResponderExcluirQue reflexão maravilhosa, parece que foi escrita para mim neste momento em que me encontro.
Obrigada por me ajudar mesmo sem saber.
Tenha um lindo Natal com muita paz e harmonia.
Beijos querida ❤
Oi Luma! Pensamentos ruins vão aparecer sempre mas podemos mudar o que iremos fazer com eles, como lidamos com eles. Interessante é que a maioria é ruim, pode isso? Tento deixar eles passarem, só passarem no rio, mas ainda não cheguei num nivel bom, as vezes eu pego um deles e fico remoendo... Mas eu chego lá! Boas festas com um natal feliz, ou o que for possivel.
ResponderExcluirBuon Natale a te e a tutti coloro che porti nel cuore.
ResponderExcluirQuerida Luma
ResponderExcluirNatal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
Que esse Natal seja uma fonte de luz, fé e prosperidade em sua vida!
Feliz Natal!
Beijos
Feliz Ano Novo.
ResponderExcluirOlá Luma
ResponderExcluirNatal é Deus conosco, o nascimento de Jesus é uma boa notícia para nós, Ele veio trazer salvação. Desejo um Feliz Ano Novo, cheio das bênçãos de Deus, um forte abraço!
Um ótimo texto, bem reflexivo. Em tudo podemos aprender, ter paciência, aceitar os desafios que surgem e que podem precipar ansiedades. Como é bom perceber que se deixou experienciar e perceber que nada foi tão dificil e, assim, os resultados nos fortalecem. Desejo-lhe um Novo ano de realizações e alegrias. bjsss
ResponderExcluirLuma, eu queria ter sido ensinada tão antes a não fugir, mascarar o difícil. Demorei muito mas já consigo estar, permanecer, olhar nos olhos das coisas difíceis e apenas ficar ali por um tempo. ficou mais fácil para mim.
ResponderExcluirPassando para deixar meu abraço para um novo ano!
Bela reflexão pois temos muito que aprender conosco mesmo seja negativo ou positivo. Parabéns pelo texto!!
ResponderExcluirFeliz Ano Novo!
beijinhos
Pasaba a desearte un feliz año. Te mando un beso.
ResponderExcluirA felicidade não é algo que se encontra logo ao virar da esquina!
ResponderExcluirÀ que acreditar em dias melhores! Um doce e suave abracinho, Luma!
Megy Maia😘🕊️💙
Um
Que reflexão maravilhosa, dias melhores estão por vir
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi Luma, eu acho que existe um lado bom tanto no pensamento positivo quanto no pensamento negativo. Eu já fui BEM mais negativa, mas acho que era um mecanismo de defesa, uma espécie de proteção ~ e não tem nada de errado nisso, contanto que você consiga ver o lado bom das coisas também. Beijos, beijos :*
ResponderExcluirNão Me Mande Flores ♥
Beautiful blog
ResponderExcluirPlease read my post
ResponderExcluirMuito bom, Luma! Eu nunca havia pensado sobre esse assunto. Esta, aliás, é uma das razões pelas quais gosto do seu blog: ele sempre me alerta para outros pontos de vista! Meu abraço, amiga; boa semana.
ResponderExcluirOlá...
ResponderExcluirPausa para férias e descansar? Cansaço do blogue?
Falta de inspiração para publicar?
Está doente? Se for o caso, rápidas melhoras.
Dê notícias
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Reli o seu texto e tocou - me " As pessoas são o que são"
ResponderExcluirContinuação de uma tarde abençoada!
Beijinhos!
💙💙💙 Megy Maia
Olá, gostei de ler. De facto, é bom observarmo-nos curiosamente sem tentar logo mudar e fugir da situação, eu gosto mais de trabalhar com a atenção plena. :) Beijinhos
ResponderExcluirUn'ottima riflessione, interessante.
ResponderExcluirCordialità!
Olá. Estranhando a sua ausência.
ResponderExcluirPausa para férias e descansar? Cansaço do blogue?
Falta de inspiração para escrever e publicar?
Está doente? Se for o caso, rápidas melhoras.
Dê notícias
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Do seu antigo seguidor: Excelente!!!
ResponderExcluirE agora se me permite:
Prostitutas de “COMO ANTES”, nova publicação do nosso blog ‘HUMOR EM TEXTOS’ quer reverenciar a mais antigas das profissões e sem constrangimentos, pudor ou hipócritas valorações éticas ou morais, escancarar a vivência de gerações passadas. Todos avançavam rumo as lascivas e prazeres de mulheres cujo trabalho era muito intenso e profundamente honesto.”COMO ANTES” rasga as cortinas do silencio conveniente e sem constrangimentos trás as histórias de muitas gerações, diferentes das de hoje que, isoladas na pornografia dos vídeos e assistindo aos BBB’S da vida sem odor e muito menos sons e cores que possam ser comparados: “ COMO ANTES”!
Confira e um abração carioca.
Querida Luma,
ResponderExcluirA nossa mente é povoada de todo tipo de sentimento, bons, ruins, amor, ódio, paz, guerra, tudo ao mesmo tempo girando em nossa cabeça, mas com todos esses sentimentos devemos aprender e nos apegar ao que seja melhor para a gente. Nem sempre teremos dias felizes, momentos felizes, então temos que aceitar pensamentos negativos e superar as adversidades, não é fácil, mas é um caminho para ser feliz. Gostei bastante do seu texto, parabéns!
Um beijo
Passando, vendo, relendo, elogiando e, deixando cumprimentos poéticos, bem como,
ResponderExcluir.
“” votos de um feliz domingo de Páscoa extensivo à sua família ””…
Olá Luma! Faz tempo que não comento aqui no Luz. Pura preguiça. Tenho me concentrado em mim mesmo e às vezes a gente não prioriza os prazeres de visitar e falar com amigos que gostamos. Mas nunca deixo de lhe "ver" todos os dias, pois você está no topo da minha lista de "blogs e sites que indico para visitar" que mantenho na aba lateral da Oficina de Gerência. Grande abraço deste fã incondicional do melhor blog que conheço (sem favor).
ResponderExcluirPor vezes penso que não sou capaz de pensar nas coisas desagradáveis. Outras vezes penso que, muito simplesmente, não penso: vou andando. Beijus.
ResponderExcluirAmei essa reflexão e concordo com você. Precisamos sentir nossos pensamentos para poder curar o que sentimos, curar o que pensamos e também aprender a aceitar que podemos sentir.
ResponderExcluirAmei demais.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
E aí, queridona? Euzinha aqui sempre sumindo e aparecendo na blogosfera, perdemos algumas queridas daquela nossa época nos últimos dias e me deu uma saudade danada, aí ressurgi rsrs Quanto ao seu texto eu achei a pauta simplesmente perfeita. Adorei como você desenvolveu e os caminhos que você foi costurando e nos provocando reflexões. Show! Saudade! Beijo, beijo!
ResponderExcluirThanks for your sharing
ResponderExcluirMuito interessante seu texto. Alguns assuntos fazem todo o sentido para determinados momentos da vida. Nos faz refletir mesmo.
ResponderExcluirLer, escrever, ouvir música e compartilhar através dos blogs faz um bem geral.
Ótimo texto, sempre temos para aprender. Uma bela costura para reflexões significativas . Boa noite
ResponderExcluirOi Luna
ResponderExcluirPerdi seu link e hoje a encontrei em um dos blogs dos amigos em comum. Seus textos saõ aaprendizados e sou fã de boa leitura.
Prefiro pensar em coisas agradáveis Luna e sobretudo amenindades porque a vida é curta e melhor adiar o que não interessa e nos faça mal.
Um abraço e tenha bons dias.
Há muito que não vinha a este teu espaço e logo pela manhã li este magnífico texto que subscrevo na integra.
ResponderExcluirTenhos momentos bons e maus mas como sempre fui muito positiva, moldo os negativos e dando a volta aos mesmos, continuo a ser o que sempre fui:)
Beijos e um bom domingo
Latihan mengamati suasana hati? Wah, ini patut dicoba. Terima kasih telah berbagi informasi.
ResponderExcluirYour article was excellent! I learned a lot from him. I'll keep it in my favorites to refer to whenever I need it.
ResponderExcluirblog sobre apps para ios
Ótima reflexão, tudo seria mais simples sem tantos pensamentos e com o coração aberto para os sentimentos reconhecendo que todos somos únicos e que as subjetividades ao se encontrarem podem se choacar se não olharmos o outro sem julgamentos. A vida é de alegrias e tristezas que saibamos tirar o melhor aprendendo. bjsss
ResponderExcluirOi Luma. Faz um tempinho que não venho aqui. Bom ter vindo. Sempre temos uma lição pra refletir. Parabéns por compartilhar. ABS querida. NalPontes
ResponderExcluirExcelente texto! Digno da maior reflexão:
ResponderExcluirVotos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Boa tarde, Luma
ResponderExcluirInteressante e reflexivo o seu texto.
Obrigada pela gentil visitinha.
Gostei de te ver por lá.
Um carinhoso abraço
Verena
Luma, Luma que bom voltar aqui e encontrar esta maravilha de reflexão sobre nossos sentimentos. Mergulhar na essência, surfar pelas inquietações do dia a dia no que nos faz mais felizes e ou nos leva a buscar a tradução da tal felicidade, que julgamos muitas vezes inalcançável tal a sua mutação com o nosso humor. Somos os nossos pensamentos e equilibramos sobre os positivos temendo os negativos, esquecemos dos movimentos de nossa senoide emocional que mistura risos, lagrimas e outras tantas emoções, mas nos levam à crista da onda, onde cremos reside a felicidade, o conforto. Mas é certo, que tão logo ela desce e passa pelo quadrante negativo. É lição amiga e vamos neste sobe e desce nesta travessia.
ResponderExcluirBom lhe ver e ler.
Feliz dias amiga.
Bjs e paz no coração.
Hello, girl, welcome back!
ResponderExcluirO tema do post abre a possibilidade de uma conversa com várias ramificações (para mim, pelo menos, sou dessas, rsrs). Entendi exatamente o seu ponto e o seu objetivo. Porém, fui lendo o texto e pensando em coisas como a depressão resultante de algum desiquilíbrio químico, no cérebro. E no mal estar emocional que eu mesma tenho sentido, nos últimos anos, que é resultante da percepção das injustiças, incongruências, ignorância, violências e etc. presentes em notícias, posts e comentários com os quais tenho me deparado.
Nesse caso particular, sei que a solução poderia vir da decisão de me abster dessas publicações, e até de me afastar dos canais que propagam todas elas.
Mas eu não consigo, mesmo porque vejo tudo isso como uma espécie de testemunho da realidade ferina que nos cerca. E me ocorre que talvez seja bom que essas coisas estejam sendo expostas, para que possamos combatê-las apropriadamente.
Pessoalmente, acho que um jeito de aliviar essa angústia seria a meditação, citada, aliás, por você no texto.
Vou parar por aqui, senão isso resultará num livreto, rsrs.
Beijo e votos de que você seja sempre feliz, mesmo que o entorno esteja sombrio!
Luma, voltei aqui 3 meses depois do Natal, mas esse texto parece escrito pra mim. Esse tipo de pensamento eu sempre tive e nao só no Natal. Foi mt bom te ler.
ResponderExcluirÉ um texto excelente que nos conduz para uma reflexão muito interessante e inequivocamente, para uma verdade irrefutável.
ResponderExcluirGostei da leitura. Também agradeço o comentário que deixou
no meu Convívio de Poetas.
Ando temporariamente afastada dos blogues, por motivo de doença...
Como fala do Natal, suponho que é cristã, então, votos de uma
Páscoa abençoada. Dias felizes... Um abraço
~~~~~~~
Oi, minha queridona!
ResponderExcluirSimplesmente perfeito seu texto, bela reflexão que nos traz insights e também nos provoca análise. Como sempre é uma delícia te ler.
Beijo, beijo e ótimo domingo.
She
Edificantes lições no seu belo texto. Um grande abraço querida .
ResponderExcluirTenho um novo poema. Vai gostar.
ResponderExcluirDias bons e lindos.
Sucessos e felicidades. Beijos
~~~~
Estimada amiga, venho despedir-me...
ResponderExcluirDeixei-lhe uma mensagem no 'Encontro de Amigos' .
Um abraço grande. Até o meu regresso. 💐
~~~~
É bom sentirmo-nos menos sozinhos no mundo, quando lemos passagens assim.
ResponderExcluirUm texto para pensar.
ResponderExcluirMas concordo com a Luma. Écom os erros que se aprende, por isso...
Boa semana querida amiga.
Beijo.
Maravilhosa reflexão.
ResponderExcluirParabéns!
www.aldainacio.com.br
~~Convite~~
ResponderExcluirQuerida Luma, venha celebrar a Amizade comigo no blogue de minha poesia...
https://refugiodospoetass.blogspot.com/
Saudades. Muitas...
O meu abraço grande.
Majo
~~~~
Cómo me curé
ResponderExcluirMi nombre es Ximena Jimena de Cuba. Quiero compartir mi increíble historia de curación del herpes y el VIH gracias al Dr. Jekawo. Después de dar positivo en la prueba en 2014, toda esperanza parecía perdida hasta que descubrí la cura gracias al Dr. Jekawo. Después de su tratamiento, los resultados de la prueba resultaron negativos y estaré eternamente agradecida por esta ayuda. La experiencia del Dr. Jekawo también se extendió a la curación de diversas afecciones de salud, como el VPH, la diabetes, la epilepsia y más. También doy fe del éxito del Dr. Jekawo al curar la diabetes y el VPH de mi cuñado, brindando esperanza a otras personas que pueden estar luchando con afecciones similares. También cura
el VPH
el VIH/SIDA
la epilepsia
la anemia de células falciformes
la diabetes
el herpes
la EPOC
la esterilidad
el cáncer
las verrugas
la psoriasis
la pitiriasis rosada, etc.
Correo electrónico: drjekawo@gmail.com
El Dr. Jekawo también curó por completo la diabetes y el VPH de mi cuñado.
Excelente reflexão! Muito obrigada pela partilha!
ResponderExcluirQue saudadeeeeee de ler toda essa sua intensidade...
ResponderExcluirLumaaaaaaaaaaa
Texto maravilhoso, aliás, sou super suspeita para elogiar seus textos
Bjs azuisss em sua alma linda
Debby ;-)