Para não esquecer... Vai ter blog sim!

Todos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham de noite, nos recessos poeirentos das suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordados, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornando-os possíveis. — T.E. Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria.

Gestos de generosidade também nos fazem generosos!


Agradeço à todos que enviaram comentários e mensagens enquanto estive ausente. A bondade alheia sempre nos ajuda a ver que não existe momento difícil que não possa ser superado. Nesse tempo, pude descansar, ser mimada e amada ♥

Sinto-me extremamente honrada por vocês acompanharem a trajetória do "Luz", alguns desde a sua criação - Tenho amigos que estão comigo por mais de 15 anos de blogagem, sendo que os dez últimos anos foram à frente do "Luz De Luma". Me coloco no lugar dos que me acompanham e imagino o que é ler esse blogue por 10 anos... rs.

Para quem está chegando, digo-lhes que a cada postagem é uma estreia, pois nunca sei como será a receptividade e, por outro lado, por detrás de cada postagem me sinto incrivelmente bem pelo fato de estar me comunicando e convivendo com tantas pessoas criativas, cheias de opiniões e sentimentos.

Se os blogues estão morrendo... Oras, por detrás dos blogues existem pessoas que são corajosas o bastante para se exporem e passarem pelo crivo da aceitação. Por causa desses dois ingredientes e alguns outros, muitos deixaram de blogar. Os ex-blogueiros que se refugiaram nas mídias sociais, acredito que estão em "Período de Hibernação". Afinal, uma vez blogueiro sempre blogueiro.

Mas não basta ter um blogue para ser blogueiro. Vamos dizer que estamos em uma universidade e se o seu blogue passou pelas intempéries normais a que todos passam por pelo menos doces quatro anos; seu blogue foi diplomado e você ganhou o título de blogueiro. Esse exemplo é apenas ilustrativo, pois algumas pessoas com pouco tempo de blogagem já encarnam o espírito blogueiro.

E esse povo que nunca blogou, vem encher o saco dos blogueiros... Quando não são os Vloggers, são alguns que trabalham na promoção das mídias sociais e que a todo momento, colocam a mesma música para tocar: "O que aconteceu com a blogosfera brasileira?". Sim, querem matar os blogues...

Mas quem disse que blogue não é uma mídia social? Aqui socializamos muito mais... Quem disse que "likes" e "retweets" são conversações, se esquece que as pontas dos dedos são também veículo para o desenvolvimento de muito mais que "cliques" e que o olho se torna passivo quando podado de se comunicar com os outros sentidos.

As redes sociais como mídias sociais cumprem seu papel em nada interferindo no desenvolvimento das publicações editoriais independentes. Para os blogues, as redes sociais servem para otimização no processo de distribuir melhor o conteúdo, mas isso nem sempre necessário para o blogueiro que quer manter o seu blogue como diário virtual e mesmo assim tem a fidelidade de um certo número de leitores.

As redes sociais são mais interessantes para os blogueiros que querem gerar negócios. Ou não, muitos blogueiros possuem página no facebook, por exemplo, sem pensar em "negócios" e apenas fazem uso como uma "vitrine" para os que curtem o blogue possam entrar para além da antessala.

Aqui está algo que não gosto do facebook: As pessoas olham a vitrine, curtem e não entram, não acessam o blogue. Seu texto virou um link que só chamará atenção se vier acompanhado de uma bela imagem. Não à toa, cada vez mais blogueiros estão odiando o facebook.

Como sou da paz, quero que o facebook se exploda!! :=)) Brincadeirinha...
Crescimento, mudanças e tentar coisas novas... É tudo que queremos! 
  • Não há problema em experimentar e tentar um monte de coisas novas.
  • Também é bom quando falhar, tentar novamente. Confie em si mesmo e no que sabe.
  • Novo começo pode ser a melhor coisa do que bater sempre na mesma tecla
  • Se você é apaixonado por alguma coisa, tome a iniciativa de estudar mais e aprender para ficar melhor.
  • Existe um equilíbrio entre a qualidade e quantidade, e é possível encontrá-lo.
  • Nunca se desculpe por ser quem você é. Se as pessoas não gostam de você, isso é problema delas.
  • Trabalhe duro, e quando você pensar que já trabalhou bastante, trabalhe um pouco mais.
  • Mantenha um caderno acessível para todos os momentos e anote cada nova ideia.
  • Mudar, e mudar outra vez, até que você esteja 100% feliz com quem você é. As tentativas muitas vezes ensinam mais que os resultados favoráveis.
  • Criar amizades verdadeiras com as pessoas que leem o seu blog é importante e uma das melhores partes de toda essa experiência.
  • Não há problema em ser vulnerável e honesto.
  • Se você pode olhar para trás e rir de si mesma, você está fazendo tudo certo. :)
  • Você vai fazer o seu melhor trabalho quando você faz o que ama. Largue as coisas que não te inspiram e se concentre no que te faz feliz.
  • Às vezes, tudo que você precisa é uma nova perspectiva. Comunique-se.
  • Mate as pessoas com bondade...
  • Para descobrir quem você é, invariavelmente você tem que exceder (sair da linha/Zona de Conforto)
  • Algumas coisas não precisam ser compartilhadas nas mídias sociais. Mantenha alguns momentos para você mesma.
  • Lembre-se de manter seus olhos em seu caminho, você não precisa se comparar aos outros.
Para não esquecer de Lawrence da Arábia... Sonhe de olhos abertos!

Vai ter Blog Sim! é um dos temas propostos pelo Grupo Rotaroots para este mês. O Grupo foi criado no intuito de resgatar o espírito da blogosfera old school...

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

67 comentários :

  1. Ótimo texto pra marcar sua volta, Luma. E novamente parabéns pelo blog e o motivo para essa festa é maravilhoso. Presente merecido. E blogar virou um vício pra mim que faço com muito gosto. Espero que os blogues não acabem nunca porque eu também odeio o Facebook e preferia mil vezes o finado Orkut. Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Luma,

    O Luz merece essa homenagem. Conheci o blog da Lindaval, há pouco tempo, e estou gostando muito.
    Não trocaria a blogosfera por nenhum Facebook da vida. Aliás, não gosto, e não deleto minha conta porque moro longe da família e amigos.
    Aos poucos, estou voltando, e muito feliz por estar novamente interagindo com os amigos dos blogues.
    Gostei muito de tudo que você relacionou.
    Vai miora devagarim. Ah se vai! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso , post assim tambném,Luma! Mereces todos os carinhos, és demais mesmo!

    E quanto aos blogues? Tomara possa estar com e neles por muito tempo ainda! Gosto e não pretendo me afastar da blogosfera tão cedo! Posso até acabar com alguns deles, mas enquanto der, sigo assim! bjs e vamos que vamos firmes na paçoca,rs chica

    ResponderExcluir
  4. Oi lumaaaa que bom te ler novamente, ainda estou em meu período do hibernação. em breve estarei compartilhando alguns posts.
    perfeito seu post
    amei
    bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Luma!
    Menina, literalmente vc é uma luz presente! E merece todo esse carinho.
    Esses dias me peguei pensando sobre blog versus Face, blogueiros que recebiam dezenas de comentários, caíram muito... Outros blogueiros sumiram, os meus amigos fiéis do Face, são na maioria blogueiros, as vejo o Face como uma manada de elefantes, quando tem o assunto da vez, falam, criticam até exaurir... Se não soubermos selecionar o conteúdo fica muito a desejar...
    Luma, sou uma cabeça de vento, meu blog faz niver agora em março, estou em dúvida se é quatro ou cinco anos... Vou dar uma espiada rsrsrs.
    Amei o texto!
    Tenha um fim de semana luz!
    Bjosssssss

    ResponderExcluir
  6. LINDO!!!! "Cada blogagem é uma estréia" sim o blog é o seu palco. "por trás das blogagens existem pessoas corajosas" com coragem de se expor. "Criar amizades com as pessoas que leem o seu blog" é o melhor de tudo isso. Te ler é sempre um up para o meu ânimo. "também é bom quando falha" é a chance de tentar um monte de coisas novas. Beijos minha querida. Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
  7. De certa forma os blogs são sonhos virtuais, lugares perfeitos onde podemos lançar nossas expectativas em relação ao mundo. Como todo sonho agora eles estão nas nuvens literalmente... Comparo os blogs a livros; cujos autores (milhões) deixam passar traços ou não de suas personalidades. No Brasil, no entanto ser blogueiro não é fácil; muitos de nós, ainda não dominamos completamente os recursos eletrônicos oferecidos ou mesmo não lemos todos os itens para o melhor aproveitarmos do espaço da página virtual. Muitos blogs morrerem por falta de incentivo, outros por falta de postagens e etc, Mas alguns se tornam sites e passam a serem mais competitivos. Já que os sonhos ou os pesadelos podem durar apenas uma noite, alguns sobreviverão a dura realidade pois, seus autores são aquelas pessoas que insistem em continuarem sonhando acordadas...

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso Luma!!! Por isso é bom estar aqui!

    Tenho que concordar que o face é feito disso: uma boa frase e uma boa imagem. São mínimos os cliques para chegar até nosso blog... é de odiar mesmo.. (brincadeirinha tb rs)

    Por isso quando coloco uma postagem ja digo: clique na imagem e se direcione ao blog. Sabe que muitos não sabem fazer isso? Ah é!!

    Também acho meio cansativo toda hora quererem matar os blogues..
    Sou feliz com o meu.. quero escrever cada vez mais e ler cada vez mais blogues...

    Interação é o principio de tudo. Estou em alguns grupos de blogueiros pra saber de novidades e muitos perguntam: o que fazer para ser lido! E eu digo sempre: leia também,visite também! Um blogueiro não é nada sem o outro... Apenas um diário pra ele mesmo.. E a gente quer mais é soltar as palavras e compartilha´-las!

    Amei amei o post... Esses itens abaixo deveriam ser uma imagem pra compartilhar também..hihi
    Claro, com o Luma Rosa assinado. ;)

    Ah e falando em interação.. Convido você a conhecer um pouco mais dessa blogueira e amiga que vos escreve....
    Uma abordagem bem rapida da minha pessoa no Diario da Mãe e da Filha das amigas Lilia e Ingrid!
    Será um prazer sua visita querida Luma!
    Olha o link: http://zip.net/bxqQG9

    Obrigada desde já. Que bom que voltou! Vou voltar aqui e ler de novo porque são palavras que nutrem nossa alma.. ♥

    ResponderExcluir
  9. Lindo seu post, ando meio emotiva demais.
    Desculpe a ausência , estive em férias no carnaval e já de volta.
    Ótimo final semana para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos em 2015!!!♥♥♥
    http://www.unhassemprecoloridas.blogspot.com.br/ ( não tenho hábito de colocar endereço, mas me informaram que meu perfil está dando erro, me desculpe isto é para facilitar)

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma, também detesto o facebook, tanto que nem tenho.
    Uma vitrine onde se estimula o narcisismo e a superficialidade.
    Viva os blogs! Tem muita gente blogando e curtindo os posts, não vamos desanimar.
    Parabéns pelo presente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Luma...eu não gosto do FACE e não tenho!
    O meu blog é uma forma de eu me manter ativa com a leitura e a escrita...e como adoro fotografia...está tudo em sintonia!
    Bom regresso e Um bom fim de semana e bj

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso o seu texto!!! E que retorno!!!
    Luma, tenho Face, Instagran, vários blogs. E amo todos! Não tenho a preocupação com likes e comentários, se os fazem fico muito feliz! Os blogs me distraem, me relaxam . fiz gostosas amizades através deles e espero que essa interatividade continue. Não pretendo acabar com nenhum deles, pois me sinto muito bem postando o que quero e sem grandes compromissos. Beijo grande pra vc e um ótimo sábado!

    ResponderExcluir
  13. Ah! Lindo presente que vc recebeu da Lindalva!!! Parabéns!!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seu texto, gostoso de ler.
    Meu blogue é uma distração, tenho muitos seguidores naquele quadro , mas as de fé são apenas 30 + ou - e adoro todas, me sinto bem assim, demoro para postar, as vezes nem tenho assunto , mas não quero excluir nem abandonar....me sinto bem postando qdo quero.Gosto do FB também, mas vou cada vez menos, apenas para me comunicar com amigas que deixaram os blogues, espero que algumas delas voltem.... kkkkk
    Agora no verão fico muito lá na casa do mato , por isso fica difícil de estar mais presente!

    Um beijão

    ResponderExcluir
  15. Luma, prêmio mais que merecido, você é uma querida e seu blog é ótimo. Estou por aqui a 10 anos, eu acho. Esse ano completo 10 anos de blogspot e já esbocei o post para a ocasião. Blogar é terapeutico.

    Eu até gosto do face, mas não falo que tenho blog por lá, nem coloco link nem nada, pois mtos q estão no meu face não quero que saibam q tenho blog, que é mto pessoal, minha vida, meus sentimentos. Apesar do blog ser aberto, tem pessoas q não quero q saiba da minha vida em particular, não sei explicar, sei q soa meio louco. hahahahha

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  16. Luma, bom retorno,querida!
    Lindo texto!
    Não estava conseguindo comentar porque minha internet estava lerda, mas agora melhorou, não abria todo o blog e não aparecia onde fazer os comentários, é Brasil!!!!!
    Gosto muito de blogar, amo meu blog e amo os amigos blogueiros, que estão sempre nos prestigiando com seus comentários, o face uso só para postar profissionalmente também, não gosto de expor minha vida no face!
    Bjus e ótimo domingo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  17. legal o texto e as "dicas" para manter a higidez mental...nao sou blogueira, mas abro, leio e acompanho vários blogues, inclusive dando "pitacos" quando o tema me é interessante, mas confesso que por várias vezes(alguns raros dias), sequer abro meus mails e faco o mesmo com facebook, jornais e companhias limitadas...parabenizo a todos os blogueiros, pela criatividade, persistencia e diplomacia, nao sei se eu teria tanta competencia...

    ResponderExcluir
  18. Luma, aprendo com você muitas coisas! É sempre bom quando você está por aqui! Espero que esteja bem.

    Quanto à pergunta que eu mesma já fiz em tom de angústia, se os blogs estariam morrendo e o teu comentário foi um sopro inspirador!
    Ficam os que realmente gostam, ou mesmo depois de se aventurarem por outras terras virtuais retornam. Cada uma com seu jeito, para a escrita, ainda acho melhor aqui e também considero uma rede social os blogs com muito mais interação do que simplesmente o curtir. Aventurei-me pelo instagram e em pouco tempo comprovei que não adianta chamar por lá que as pessoas não acessam o seu blog. Sinto que estamos tendo um renascimento por aqui, um novo fôlego, pessoas voltando, outras iniciando, dando continuidade.
    Um post que certamente voltarei para reler!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. O filme de que fala, é realmente para não esquecer!

    Os meus melhores cumprimentos!

    ResponderExcluir
  20. Luma, que texto gostoso de ler. Estou chegando aos quatro anos em agosto, estou perto de ser diplomada, hahaha. Admiro quem está por aqui há anos, como você, com tantos que vão desistindo pelo caminho, por variados motivos. Embora tenha vontade de visitar mais os colegas, aprendi o valor de visitar menos, mas ler e comentar com mais qualidade. Quem é blogueiro de verdade sabe que qualidade vale muito mais que quantidade, por oportunizar laços e conhecimento.
    Minha paciência para redes sociais está cada vez menor, hahaha, pois virou um espaço de lavação de roupa suja. Sou fiel ao Instagram (você tem?), por ser apaixonada por fotos e economizar palavras.
    Gostei demais das suas dicas.São geniais, mas a que preciso definitivamente aprender é "nunca se desculpe por quem você é. Se as pessoas não gostam de você, isso é problema delas". Bingo! Um dia eu aprendo, rsrsrs.
    Que as mudanças que está enfrentando sejam as que oportunizem maior felicidade.
    Linda semana, se cuide!

    ResponderExcluir
  21. Luma, querida, falando em não se esquecer...

    Embora eu tenha visto amigos no G+ e por la compartilhado, mesmo assim sinto saudades suas e de muitos amigos blogueiros.
    Tenho visitado raramente, comentado pouco, mas porque há 2 anos fico brigando com a OI Velox sobre a velocidade de minha internet. Moro numa ilha e não tenho opções para mudar e melhorar. Comecei a colocar no Twitter e Facebook a velocidade testada em programa oficial que recebo. Navego e escrevo com dificuldades, levo horas para fazer um postizinho a toa. Não se esqueça de mim, porque nos ultimos anos a companhia de voces amigos blogueiros tem sido um balsamo na minha vida.

    Obrigada,

    Fada Sissym
    (neste caso, não consigo fazer magicas)

    ResponderExcluir
  22. Viva aos blogs e seus insistentes blogueiros... a tarefa é árdua...
    boa semana

    ResponderExcluir
  23. Já vi muitos blogs bons estarem abandonados. Pelo menos não excluíram, o que pode significar que estão realmente hibernando.
    Eu gosto de blogar. Acho que é uma casa da gente, onde permitimos que entrem e fucem o que permitimos. E o carinho é imenso, sempre.
    Gosto do facebook tbm, mas tem horas que fico estressada. Prefiro me divertir por lá e ser séria e desabrochar no blog.
    Não é fácil. No meu caso então, só pra quem realmente gosta. A leitura de textos, de contos, anda escassa atualmente, e como escrevo contos, nem sempre as visualizações são de acordo com o que espero. Mas sou muito grata por cada visitante e por cada comentário. São todos muito especiais.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Luma!
    Seu blog já tem doutorado e é realmente um diamante, um de meus maiores locais de querência na net. E seus comentários, então? Aprendo demais!
    Nunca tive rede social (só google +, que não uso) e o blog me cumpre este papel satisfatoriamente.
    Gostei das dicas, estou anotando algumas para tentar colocar em prática e um dia virar uma blogueira (meu blog é uma carrocinha bamba) de verdade!
    Fico arrasada quando um blog que sigo se fecha de repente, ou a pessoa some sem avisar. É como o sumiço de uma amiga real, deixa um abismo, uma interrogação.

    Ah, escrevi sobre o tomate...

    Abreijos

    ResponderExcluir
  25. É raro não me identificar com o que escreves, Luma. Mas esta postagem eu a subscrevo em toda a linha. Penso exatamente assim. Para mim o FB serve-me essencialmente de divulgação; outras páginas, para discussão e estar a par de muita coisas que se vai partilhando (mas leio sempre antes de clicar no gosto).
    Quanto ao blogue, só o abandonarei se eu própria deixar de me fazer sentido :) :)
    É o meu espaço, o meu roteiro memorial... Tomara eu ter mais tempo para visitar mais espaços...
    BJUZZ, querida Luma :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma... retribuindo a visita e desejando uma boa semana... gostei do seu "cantinho"...bj!

    ResponderExcluir
  27. Uma linda postagem minha querida Luma.
    Diria meu velho pai: um chute na bunda de quem dorme.
    Os pontos finais são de uma sabedoria infinita que devem ser absorvidos por todos nós em cada dia. Eu sonho e por sonhar me sinto estimulado a cada dia prosseguir e conseguir a qualidade sem stress.
    Você sempre feliz nas suas colocações e analises criticas sem medo das palavras e com o devido domínio, como se dever.
    Parabéns sempre amiga.
    Uma linda semana de paz e muita alegria neste coração.
    Meu carinhoso abraço mineiro de flor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. É sempre muito bom passar por aqui.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  29. Querida Luma
    Sábias palavras e largos ensinamentos principalmente para quem ainda está engatinhando nesse mundo virtual.
    Todas as midias tem os seus revezes e cabe a cada um saber filtrar o que é bom e deletar o que não presta.
    Dissabores... teremos sempre!
    Mas as alegrias que a interação com os leitores amigos é imensurável
    Beijos com carinho querida

    ResponderExcluir
  30. Ah, que delícia que é vir aqui ao seu blog, Luma. E eu acho que já te disse isso, hein?
    Mas é essa a sensação que tenho sempre que venho aqui: a de leveza, de ter lido algo sábio e que some uma coisa boa em minha vida.
    Em Abril, faz nove anos que eu tenho o meu blog. Foi uma das melhores coisas que já fiz na vida. Parando para pensar nisso, acho que foi através da blogosfera que conheci os meus melhores amigos virtuais. A blogosfera é uma rede social "mais humana", na qual a interação se dá de forma menos interesseira ou egoísta. As pessoas trocam ideias, opiniões e passam a admirar umas às outras. É um portal de conhecimento, de troca de informações e sentimentos. É uma das muitas formas de se evoluir não só como blogueiro, mas como pessoa, principalmente como pessoa.
    Eu acho que a blogosfera me transformou e me deu coragem de me abrir mais ao mundo. Através desse mundo blogueiro, desabrochei para várias atividades e me senti mais plena e pronta para viver no "mundo real".
    A blogosfera nunca morrerá, porque blogueiros como eu e você sempre hão de existir.

    Um abraço!

    Blog || FanPage

    ResponderExcluir
  31. Oi, Luma querida,

    Lendo sua postagem, parei e ...concordei com você.

    Nossa, quantas blogueiras que já desistiram dos blogs.

    Um exemplo é o que aconteceu no meu grupo de 7 "amicats", somente eu e mais uma amiga querida que fazemos postagens.

    Sabe, eu não tenho muita paciência com, face, instagram...eu simplesmente prefiro a vida fora da tela do computador...não consigo ficar horas e horas sentada, apenas vivendo de imagens do computador...afff....

    Entro duas ou três vezes por semana nessas redes sociais...é quase tudo igual...quase todos postam as mesmas alegrias e tragédias...kkkk

    Faço poucas postagens no meu blog e adoro visitar os blogs amigos.

    Procuro estabelecer uma rotina de visitas de 8 a 10 blogs diários, mas, nada de obrigações...tudo com prazer e alegria!!!

    Ai, detesto ficar falando sozinha...kkkkk...

    O que mais me encanta nesse mundo virtual é a troca de ideias, posturas, conhecimentos, compartilhamento de ideais, e, se a pessoa não vem no blog, nada acontece...tudo fica no ar...perdido...ai eu sumo do blog da colega (sou ruim)...kkkkk!!

    Eu tenho poucas seguidoras, mas, não me preocupo com isso...fico feliz com a qualidade das trocas!!

    Acompanhei um blog que abriu anos depois do meu e rapidamente chegou nos 1.000 seguidoras... a dona fazia sorteios atrás dos sorteios e pedia divulgação nas redes sociais...rsrsrsr....

    Acho que essa pessoa é muito vaidosa, querendo números, números...

    Outro dia entrei em um blog com mais de 2.000 seguidoras e ninguém nos comentários....ué ???...e olha que os trabalhos da artesão eram lindos!!

    Bem...

    Adorei suas palavras de otimismo...adorei...principalmente: "Mate as pessoas com a bondade"!!!

    Lindo!

    Querida, tenha uma bonita semana,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  32. Anônimo09:37

    Oi Luma! Viva os blogues! Viva o Luz de Luma! Quase não me lembro dos sonhos que tenho dormindo, muito raro. Acho que sonho mais acordada, ainda bem!! Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  33. Oi luma
    Sonhar acordado é mais facil , lindo seu mimo,
    uma brilho só para seu cantinho que já tem brilho próprio.

    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Luma, a contação ontem foi um sucesso. Obrigada( referente o seu comentário no meu blog).

    Ultimamente, eu tenho andado tão cansada, que deito e durmo na minha cama, que o sonho fica pra escanteio, rsrrs.......;
    Amei seu mimo. Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  35. Oi Luma,
    Fico vários dias sem aparecer no face, mas a blogosfera sempre me atrai.
    Acompanho blogs maravilhosos e poder deixar minha opinião sobre algo,
    me deixa satisfeita.
    As suas dicas são muito boas, gostei.
    E a frase no início do post, simplesmente demais!
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  36. Oi Luma! Um texto lindo e muito edificante! Estou num periodo de hibernação com os blogs,como vc disse tão bem: uma vez blogueiro sempre blogueiro. O Face é apenas para manter o contato com as amigas blogueiras, enquanto não volto. Sabe Luma, de vez em quando eu preciso me dedicar mais a família, estava muito obsecada e o Face é uma coisa superflua, não exige tanto da gente, porisso estou só por lá por enquanto, mas voltarei um dia. Bjs e uma ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma vc falou tudo nesse texto viu. Por que é assim mesmo. Tem gente que só visita blogue por causa de promoções e sorteios. E o face funciona mesmo como uma vitrine, eu mesma já tive que colocar uma imagem bem chamativa para anunciar uma postagem. É uma tristeza isso e pior que só está aumentando. Parabéns pelo seu premio que com certeza foi muito merecido. Bjos e uma semana edificante.

    ResponderExcluir
  38. Bem eu gosto do face, pois é lá que divulgo os meus posts, mais eu noto mesmo divulgando no face não rende muito, prefiro visitar os meus leitores nos blogs mesmo, Luma beijos.

    ResponderExcluir
  39. Luma, saudade de você!
    Você me fez rir hoje :)
    E me encontrei aqui, principalmente nas últimas linhas <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Oi Luma!
    É vdd, parece que os blogs estão morrendo. É triste, mas o que vejo é que muitos seguidores, só visavam mesmo os sorteios oferecidos pelos blogs e quando os sorteios foram proibidos, diminuiram tb as visitas e comentários.
    Acho estranho pq "BLOG" tem um foco (tema) e face é mais a intimidade da pessoa.
    Parabéns p/quem fica kkkk
    Bjsssss querida e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  41. Anônimo16:11

    É isso mesmo Piteis da Vinha...
    Continuo postando mas noto que o pessoal começa a cansar.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com - Algarve

    ResponderExcluir
  42. Anônimo16:21

    Eu concordo muito com você Luma. Acho que os blogs estão mesmo morrendo... E quanto as mídias sociais, tenho meu Facebook do blog, e no meu pessoal não chego nem a cinquenta pessoas, só parentes ou amigos íntimos mesmo...
    Bjus e ótimo post como sempre. Você é uma das pessoas por quem os blogs não podem acabar!!!.....

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo presente.
    Não conheço o blogue citado, mas fiquei curiosa.
    Quanto ao Facebook, não tem nada a ver com os blogues. Serve para saber notícias da família e amigos e nada mais.
    Acredito que com o tempo os blogueiros que para lá foram, voltarão aos blogues.
    Fico contente que tenha voltado. Eu ando um pouco ausente, porque não estou totalmente bem de saúde, e também estou em aulas.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  44. Um post bem sincero, Luma. Sonhar é maravilhoso, mas com os olhos abertos e pés no chão fica muito melhor/real...
    Sou mais o blog... Gostei das dicas... Cada um oferece o que sabe, valoriza ou cativa dentro de si... É um aprendizado construtivo e divertido!
    Parabéns pelo carinho que recebeu, mimo!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  45. Parabéns amiga Luma, mais um post com excelente qualidade.
    Ser blogueiro é um estado de alma, nada se compara a esta interacção que criamos entre nós.
    Aqui expomos ideias, aprendemos, comunicamos e sobretudo criamos elos de amizade.


    beijinho com carinho e boa semana


    ResponderExcluir
  46. Oi Luma,
    a blogosfera sem você não tem a mínima graça. O grupo Rotaroots é ótimo justamente para resgatar essa blogosfera oldschool que anda esquecida em tantos blogs por aí.
    Convido vc para participar da nossa pesquisa de público no blog e ajudar melhorá-lo cada vez mais.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  47. Oi Luma!

    Sempre bom aprender mais com você. Já quase desisti, mas continuo com a minha Lua Azul e o tempo vai passando. É addiction que gosto de manter, mesmo que seja uma vez por semana, mesmo que não tenha mais leitores. Eu publico meus posts por gostar, embora creia que o tempo dos Blogues está meio em baixa - e assumo - não tenho visitado tantos como antigamente. As mídias sociais não me atraem tanto quanto os Blogues, e não participo tão ativamente quanto antes. Coisas da vida. Eu não desisti, foi somente um vento que "passou" em minha vida... vamos levando, enquanto a Lua brilhar.

    Excelente post, parabéns mais uma vez.

    beijo grande, take care !

    ResponderExcluir
  48. Linda homenagem e muito merecida, parabéns!!!

    Já pensei várias vezes em desistir do blog mas não consigo, rsrs ... Mesmo que atualizando com pouca frequência, é uma terapia para mim, e um meio de fazer amizades.

    Tenha uma ótima semana!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  49. Excelente texto e reflexão! Escrever é uma arte,ou melhor,necessidade e aqui a gente tem a oportunidade de interagir e conhecer pessoas interessantes de diferentes pontos de vista porém com afinidades também.Por isso,vale a pena sim blogar ainda que não pelo dever ou com a mesma frequência de muitos,mas pelo gosto de expor as próprias idéias e partilhar conteúdos.Abraço fraterno com simpatia e estima de que te lê!

    ResponderExcluir
  50. Preciosa pausa pra matar-se a sede nesta fonte tão fértil e fresca que é o Luz, Luma.Olho contigo na mesma direção que apontas; há espaço para todos os gostos na avenida virtual, porém ainda elejo os blogues como templo acolhedor das melhores interações, promotor de enormes e alegres amizades.
    Já não posto tanto quanto gostaria,mas não penso em me ausentar desta blogosfera querida.Vou contornando o tempo como posso.
    A saudável partilha que aqui acontece é alimento nutritivo para alma.
    Bjkas cara blogueira.
    Calu

    ResponderExcluir
  51. Luma...relativamente ao pudim de laranja...antigamente eram feitos em banho maria...isto é...escolhe-se um tacho bem largo...põe-se um pouco de água...coloca-se a forma de pudim lá dentro (a água tem de bater a meio da forma do pudim)...e vai a cozer uns 45 minutos!
    Com a panela de pressão (convém que já esteja habituada a usá-la)...faz-se o mesmo...mas pode ser menos água...e bastam 15 minutos no mínimo e depois deixa-se arrefecer antes de retirar a tampa!
    Bj e bons pudins

    ResponderExcluir
  52. Olá Luma!

    Que lindo, quanto tempo já estás no mundo dos blogs.
    Eu realmente amo estar entre blogs tão bonitos, faz quatro anos que tenho o meu e não penso mais em me desfazer.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  53. Eiii Luma! Então tô diplomada? Coincidência ou não falei um pouco desse mesmo tema em minha última postagem. Sinto saudade sim dos blogueiros, que se tornaram amigos, de uns anos atrás. Da convivência diária, risadas, lágrimas, torcida e todos os sentimentos suscitados a cada postagem.Não creio que os blogues morrerão, mas que não são mais os mesmos é inegável. Você, do meu círculo de amizades feito por aqui, é a mais antiga e merece não só o meu respeito e admiração, mas minha amorosidade. Beijuuss e vida loooonga. Quinze anos são bodas de cristal!rsrs

    ResponderExcluir
  54. Blogs morrendo?
    Isso é piada?
    Você está vivíssima, eu também, muitos amigos que acabei de visitar estão mais ainda e muito atuantes. Boatos, apenas boatos...que interesses se escondem por trás de tais boatos? [acho que nem quero saber]
    Luminha, abraço forte e gostoso!!!

    ResponderExcluir
  55. Luma, como sempre teu texto e tuas colocações estão fantásticas e refletem muito o que penso também. Fiquei feliz em ver que eu também me enquadro no "ser blogueira" depois de 8 anos na ativa por hobbie, por gostar de uma variedade de assuntos e nunca ter me interessado em comercializar meu blog por não sentir, muitas vezes, identificação nenhuma com as propostas ou por não querer me aprisionar em algo que gosto de ter a liberdade de vir quando quero, apesar de postar diariamente, tendo apenas duas interrupções um pouco mais prolongada por projetos pessoais e de trabalho que me impediram a dedicação costumeira e gratuita que tenho pelo prazer de blogar.Também fiz um post cujo título é Por Que Tenho Um Blog? que fala muito sobre todas estas questões e que logo colocarei no ar.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  56. Luma minha querida,
    dei uma pausa no período do carnaval voltei a blogar ontem.
    Sou blogueira há 4 anos não desisto do meu blog de jeito nenhum
    através dele conheci muitas amizades que se tornaram reais.
    Independente do blog, quem é amigo de verdade sempre aparece.
    Eu amo suas postagens, através dos seus textos aprendo muito.
    Saiba que tenho o maior carinho, admiração e respeito por ti!

    Um grande beijo,
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
  57. Sucessos sempre minha querida, vc merece tudo de bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  58. Por acaso tenho medo.

    Como em tudo, há ciclos e modas.

    Eu continuo a preferir o Blog.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  59. Ahhh Lu, o seu blog é um livro cabeceira, sabe?! É sempre um eterno aprendizado. Concordo contigo quando diz que alguns blogueiros quando encerram seus blogs está em período de hibernação. Eu tive esse período e, confesso, não sei viver mais sem o Entre Marés.

    Entre idas e vindas: Palavras Intimistas, Pequenos Fragmentos e A Menina de Asas o Entre Marés sempre será meu Porto Seguro. rs... Acho que posso pegar meu diploma de blogueiro, né?! hahaha.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  60. Luma..
    Li sua postagem acredite é na ausência que muitas vezes conhecemos uma amizade verdadeira.
    Eu tenho andado muito ausente mais sei que minha amiga entende o meu velho porque , que ainda ando na velha luta na esperança de vencer essa batalha.
    Fico feliz em ler uma postagem linda e muito positiva nos seus dizeres
    dos quais concordo plenamente.
    Obrigada ..obrigada mesmo de todo coração
    por conhecer a bondade do seu doce coração.
    Beijos e carinhos na alma.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  61. Oi Luma, estava pensando sobre isso esses dias, tudo é muito cíclico, as pessoas são cíclicas; nesse redemoinho as relações e interações vão mudando.
    Não sou nem nunca pretendi ser blogueira, mas gosto do universo blog, é uma plataforma mais íntima, se garimpar encontra coisas boas e acho que tem menos mimimi como na Facebook onde geralmente se curte e compartilha sem sequer uma reflexão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  62. Vou raramente ao Facebook... Até por conta disso eu essa semana decidi colocar meus textos do blogue pessoal indo direto para o meu perfil e não mais para a página que criei para ele. Precisando ir lá e dizer nela em consideração aos que a adicionaram. Quanto à página do outro blog, e até por ele ser coletivo, vai continuar.

    No Wordpress tem como habilitar que as postagens no blog vão automaticamente para lá. E de lá para os perfis no Facebook.

    Embora não gere comentários no blog, e nem na página para ele no Facebook, atrai bastante visitantes. Há vários filmes postados no "Cinema é a minha praia!" que me deixa feliz pelo número de visitantes vindos do Facebook. Mas deixa uma ponta de tristeza porque quase sempre nenhuma delas comentam no blog.

    Para se ter uma ideia, o Documentário Léo e Bia atrai lá do Facebook quase 300 visitantes:
    http://cinemaeaminhapraia.com.br/2012/11/04/leo-e-bia-2010-a-radiografia-de-uma-epoca/
    O seu texto do Curta Lila também atraiu muitos, 224.
    http://cinemaeaminhapraia.com.br/2012/11/04/leo-e-bia-2010-a-radiografia-de-uma-epoca/
    Mas comentários mesmo, nenhum.

    Bem, eu não sei se o Blogger já tem esse mecanismo que o Wordpress possui, de nem precisar entrar no Facebook. O post vai no automático.

    Ambos os blogues até podem passar uns dias sem postagens, mas com certeza continuarão. Até porque para mim é uma terapia.

    Bom Final de Semana!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lella!
      O blogger não tem esse recurso de enviar automaticamente, mas eu uso o networkedblog que faz esse trabalho, além de ser um agregador de feeds, onde também atualizo a minha leitura.
      O uso correto do facebook ajuda a promover as postagens, só não é producente quando você o usa para procrastinar. Nesse quesito, o facebook emburrece as pessoas. O fato de comentar em blogues, segue a sequência de que você tem de ler, refletir, colocar as ideias em ordem para depois comentar. Esse é um dos motivos pq prefiro os blogues.

      Excluir
  63. Lumita, você já está 15 anos blogando e que vitalidade ainda, parabéns!
    Pois eu estou lá, naquela rede social que muitos abominam, mas ficam, alguns só pra botar o link do seu blog e não dizer mais nada,pois não é isso o que as pessoas procuram naquela rede.
    Estou lá, primeiro porque quero, segundo porque me interessa o debate político e ele está num momento de muita ebulição, tomada de consciência e análises, e terceiro porque lá também se dissemina muita poesia e eu adoro.
    Mas, os blogs são minha paixão, visito sempre os amigos, mesmo que eu demore ou me atrase, mas sou fiel e tenho também amigos fiéis que me acompanham nestes 8 anos que estou comemorando hoje.
    É bem verdade que tentam desmerecer os blogs, aqueles que lá encontraram um público imediatista que comenta e enche de abobrinhas seus posts, mas aqui não, aqui é lugar para ler, refletir e deixar um comentário mais detalhado, sem pressa.
    E vamos continuar com nossos blogs e esta amizade virtual que muito enriquece a todos!
    um super abraço carioca

    ResponderExcluir
  64. Um texto que veio para um bom momento da semana, pra literalmente jogar luz e fazer um ventinho na nuvem negra que tem rondado meus dias, rs... diria que a generosidade é algo relativamente dificil de aprender, pois quando recebemos algo nem sempre nos preocupamos em ser reciprocos, e na maioria das vezes acreditamos que as pessoas não estão fazendo mais do que a obrigação em "nos servir" de alguma forma.

    Os blogues, bem dizer, foram a primeira rede e a segunda mídia social da internet [driria que os blgos fotográficos, estilo flogão e fotolog, nasceram com um modelo / jeitão comercial mais pronto para serem mídias], seja pelos comentários, seja pela classica "lista de links" que eram disputadas a tapa e a base de muito "coloca o meu link no seu site que eu coloco no meu", criando para alguns até aquele friozinho na barriga / expectativa de "será que tá lá?", heheh... se interessasse ao facebook qualificar o serviço de notas de cada perfil, praticamente como uma "página dentro do perfil", os serviços de blogs começariam a perder mais gente. Mas quanto mais opções, melhor :)...

    beijo!

    ResponderExcluir
  65. Anônimo19:00

    Não sabia que você andou sumidinha, talvez por que eu também. Vou ler a postagem anterior a esta, para entender. Acabei de descobrir aqui que não sou blogueira: ainda faltam 5 meses para meu blog completar 4 anos. Hmmmm. Chegarei lá? Sim, Facebook é uma vitrine. Só. Aderi a ele pelos grupos de amigas blogueiras de culinária. É o único atrativo. Nada se compara a um blog e a um comentário escrito em nosso blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  66. Querida Luma
    Tantos e tão bons conselhos!
    Tantas ideias tão bem concebidas!
    É um prazer vir aqui ler o que escreve.
    Tenho andado muito atarefada e também me desliguei um pouco do meu blog.
    Assim que puder retomarei tudo ,incluindo as visitas e comentários.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor