Carnaval, alegria que tem fim...
E a colombina só quer um amor
Que não encontra num braço qualquer
Essa menina não quer mais saber de mal-me-quer
(...)
E o pierrot só queria amar
E dar um basta a esta dor já sem fim
Mas colombina trocou seu amor por arlequim
Trechos da música "Pierrot" de Los Hermanos
Quem nunca ouviu falar desses personagens, tome emprestado da literatura brasileira: "Dona Flor e seus dois maridos", de Jorge Amado. Vadinho é o Arlequim: dançarino, boêmio, brigão, sedutor, brejeiro, jogador, vivendo aleatoriamente o prazer do presente. Morre dançando no carnaval e fantasiado de mulher. Já Teodoro é o Pierrô: com personalidade contrária a Vadinho; é ordeiro, tem horário certo, burocrata no sexo e nos negócios. Dona Flor, a nossa Colombina se vê envolvida por esses dois amores contraditórios, resolve imaginariamente o seu conflito ao contrário do que fez Colombina; ela fica com os dois.
As criaturas humanas são elas e suas contradições.
Minha avó já contava as histórias dos amores de carnavais; do Saci que pulava no meio salão junto com as crianças nas matinês; do lança-perfume que era espirrado nos olhos das moças; do busca-pé que fazia o povo pular daqui e dali...
Tantas histórias que poluíam a cabeça de uma criança de 4 anos, que ao invés de sentir atração pelo carnaval, acabei tomando pavor. Foi difícil minha mãe convencer-me a colocar uma fantasia no dia da matinê. E na chegada do clube, quando cruzei a calçada fui batizada com um busca-pé, isso bastou para que não quisesse participar do carnaval. Fiz birra e quis ir embora. Mamãe bateu pé e lá dentro pude usufruir da minha primeira matinê. E foi como cirandar.
O mistério do carnaval começava a ser desmistificado.
Assim o samba saúda o passado, reinventando o passado numa dialética entre o cotidiano e a utopia, o mundo para e o tempo fica lá fora (vale o trocadilho) e temos a ilusão de eternidade. O sambista faz da quadra o seu quintal e como uma criança brinca de samba numa roda de ciranda.
Mas hoje, o carnaval que quero, o que desejo a vocês e que espero para mim é esse aqui.
Espero que estejam vivos na Quarta-feira de cinzas...
Cuidem do "Luz" pra mim!
Imagens: Coco Rocha fotografada por Sølve Sundsbø ♥
Espero que estejam vivos na Quarta-feira de cinzas...
Cuidem do "Luz" pra mim!
Imagens: Coco Rocha fotografada por Sølve Sundsbø ♥
Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook
Muito boa a releitura de D Flor com as personagens carnavalescas. Interessante notar que vez por outra personagens antigos voltam em versões atuais nas novelas da televisão, como é o caso de Romeu e Julieta e A megera domada. E quase sempre não nos apercebemos disso. Bom carnaval, Luma. Abraços.
ResponderExcluirOi Luma! Está de arrepiar a violência humana, principalmente na época de carnaval. Moro em uma cidade pequena, e mesmo assim já foram registrados dois assassinatos por aqui, um horror. Escolha o Carnaval Espiritual também. E para a Laura, hoje palhacinha na folia do colégio, muita alegria! Pois no colégio a festa vale a pena! Beijo! Renata
ResponderExcluirLuma...curiosamente não gosto desta festividade provavelmente ganhei medo das máscaras em criança!
ResponderExcluirE hoje em especial...toda a SORTE do mundo!!!
Luma, não gosto nada do Carnaval.Gostava antigamente(é, sou jurássica,rs) dos desfiles de fantasias ,quesito ORIGINALIDADE. As de luxo nunca me atrairam).
ResponderExcluirHoje, nem vejo nada do Carnaval. Ficamos bem longe dele e dos sons dele! bjs, chica e tomara todos saibam brincar, se divertir nas ruas, salões, trânsito sem perder as vidas! chica
Eu gosto do feriado, mas de festejar não.
ResponderExcluirAcho que mudo do carnaval foi perdido, gastam-se milhões, dinheiro esse que poderia ser aplicado de forma mais sábia.
Mas pra quem gosta é um show de luxo.
bjokas e um feliz carnaval =)
Oi Luma!
ResponderExcluirAntigamente eu gostava do carnaval. Das matinês onde iamos realmente brincar, dançar, pular. Hoje...carnaval é o momento de ficar em casa com a família, curtir os amigos como num feriado prolongado qualquer.
Sabe quando as coisas vão perdendo o sentido? Pois é...meus filhos nem imaginam o que é pular carnaval.
Bom feriado.
Um beijo
Quando pequena, eu adorava o carnaval, as cores e a música animada. Com a adolescência, passei a odiar o carnaval por causa do tumulto e da musica repetitiva. Hoje em dia não odeio o carnaval, mas também não morro de amores por ele. Não assisto o desfile e só vou a blocos na minha rua, com o unico objetivo de fotografar, fora isso algumas festas alternativas que fogem do carnaval. A música ainda acho dificil de aturar. Algumas marchinhas clássicas são bonitas, e a Bossa Nova é genial. Fora isso essas duas excessões, qualquer tico-tico é o fim pra mim.
ResponderExcluirJá participei de muitas rodas de samba quando criança, época em que eu gostava da musica e de sambar.
A história da Colombina é uma das minhas favoritas. Já conhecia o paralelo com a Dona Flor, apesar de achar sinceramente que a peça quebra um pouco do encanto da história original, romântica e trágica. <3
Não aprecio o Carnaval, nem nunca gostei de me mascarar. Sabemos a razão destes festejos e entendo-os. Hoje em dia é mais uma oportunidade de dinamizar a economia de algumas localidades, pelo menos por cá.
ResponderExcluirCliquei e li o que escreve Frei Betto , Carnaval Espiritual". Deste gosto!
Em todo o caso, bom Carnaval!
Bjuzz, Luma :)
Luma Hey, uau, é da época e do tempo. A primeira parte do seu post me faz lembrar de "Jules et Jim ', eo segundo, de Mardi Gras com a adição de bônus de samba. Logo, terça-feira gorda, quarta-feira, o Ano Novo Chinês ~ ~ beijos felicitações!
ResponderExcluirLuma,
ResponderExcluirMuito interessante a maneira com que vc se referiu aos personagens criados po Jorge Amado. Li e vi o filme, Dona Flor e seus dois maridos. Adorei!!!
Gostei muito da sua postagem e tbm o texto de Frei Betto.
Pulei muito Carnaval na minha fase jovem. E amava!!! Pois nos divirtiamos de uma forma sadia e alegre. Hoje em dia, nao me agrada mais!!! Que Deus proteja os carnavalescos! Bjs e um lindo dia!!!
Oi Luma
ResponderExcluirEu não gosto de carnaval e com certeza ficarei em casa comendo pipoca e assistindo a uns bons
filmes ,eu conehcia os personagens mas não a história .
beijinhos e bom fim de semana/feriado.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Luma querida,
ResponderExcluireu gosto de carnaval do interior principalmente no clubes.
Quando o meu filho era criança eu adova fantasiá-lo p/ levá-lo nas
matinés.
Me casei cedo e nunca tive um amor de carnaval, rsrs.
Esse ano quero descanso, vamos viajar ficar os quatro dias longe do barulho, quero curtir a natureza.
Desejo a vc e a sua família um Feliz Carnaval!
Bjs ♥
no minimo 5 entre 10 x que escrevi pra ti sobre isso falei que era um feriado longo no qual eu ficava mais em casa do que fora, e a saga se repete... a diferença é que será metade do tempo ocupado com alguma outra coisa e metade trabalhando [nos nosso 3ºs turnos], assim como a primeira dama... mas o carnaval tem toda essa magia e alegria e não a desprezo. Apenas não tive a oportunidade de vivê-las como a maioria das pessoas...
ResponderExcluirbjos!
ExcluirOi Luma, a paixão do carnaval não é para todos. Eu tinha minhas farras de juventude e infância, mas paixão nunca.
ResponderExcluirHoje muito menos. Prefiro agora a tranquilidade e olhe lá ver alguma coisa na tv... Acho que não!
E console-se! Eu também morria de medo do buscapé! Ainda bem que ele nunca foi atrás de mim.
Me alegro (como qualquer coisa de mãe), quando via Maria fantasiada na escola.
Mas acho quem gosta mesmo e faz da quadra seu quintal, admiro e respeito!
Feliz carnaval ao seu modo! E volte na quarta-feira! Estarei aqui!
Beijos!
Ah.. e adorei sua escolha pra esse carnaval! :)
ResponderExcluirOi Luma
ResponderExcluirO glamour da festa carnavalesca não me atrai e nunca me atraiu.
Prefiro me refugiar num cantinho bem tranquilo tendo por companhia um bom livro e uma boa música clássica
Você arrasou na escolha querida. Então um bom recesso para você
Beijinhos no coração
Oi Luma! Confesso que quando menina , gostava de bailes de carnaval .Hoje não gosto mais.Ótimo texto.Bjs
ResponderExcluirLuma, eu sinto pânico em qualquer lugar com muita gente... daí você já sabe que meu carnaval é sempre silencioso e espiritual como o do Frei Betto, rs.
ResponderExcluirGostei muito da ligação que você estabeleceu dos personagens carnavalescos com os de Jorge Amado... e as imagens escolhidas são lindas!
Adorei que você tenha compartilhado lá no "Minas" sua experiência de viagem à África! Também pesquisei o nome do missionário e não encontrei nada. O texto deve ser mesmo o que os "pregadores" chamam de "ilustração" ;)
Bom feriado!
Luma,
ResponderExcluirApesar de ser carioca da gema, nunca gostei de pular carnaval.
Acho uma festa bonita, mas só para apreciar pela TV ou internet.
Aqui, não temos carnaval. Ainda bem. Sinto-me mais segura.Rs
Bom feriadão de carnaval. Beijos
Luma, lendo seu texto, foi que percebi que é carnaval rsrsrsrs, para variar delícia de texto, pena que também tem fim.
ResponderExcluirPara vc e família um bom descanso, com alegria, cor e luz!
Bjõessssss
Luma bom dia, não sou muito fã do carnaval, passando pra desejar um bom final de semana beijos.
ResponderExcluirBom feriadão, Luma!
ResponderExcluirUma festa que não me atrai... Muita violência e gastos desnecessários... Uma alegria sem graça verdadeira...
Abraços
Aproveita tudo minha amiga. Paz e sorrisos, cuidaremos de tudo para ti e se puder e der aparece na Ilha porque tem um presentinho para ti. Beijos no coração.
ResponderExcluirhttp://festa-na-ilha2.blogspot.com.br/p/aniversario-2015-festa.html
Olá Luma,
ResponderExcluireu pulava carnaval quando era criança, depois de ver as pessoas bêbadas, suadas invadindo o local das matinês peguei verdadeiro pavor.
Quero paz e sossego. Ontem fiz até um roteiro para quem não curte a folia e quer aproveitar melhor SP.
Big beijos
Oi Luma, eu tbm não pulo carnaval, aproveito só para descansar, já pulei em timbaladas, carnavais fora de época em um tempo de juventude que eu adorava namorar muito hehe, hoje vejo o carnaval como um tempo em que as pessoas, aproveitam apenas para se divertir, mas não se cuidam, bebem, exageram e por isso acontece tantos acidentes. que neste se conscientizem. Amei o texto e aproveito a lhe convidar a ler o meu sobre fantasia. bjs
ResponderExcluirCresci, ouvindo que carnaval era pecado. Nem espiar podíamos ao grotesco e caipira da vilazinha. Além do que não combina com meu jeito romântico de ser, achei ridículo quando tentei. Não combina. Mas sempre acompanhei meus filhos na matinê, só olhando-os, nada de ficar rebolando. Quando cresceram frequentavam pra valer! Haja paciência para ver na TV. Não gosto! Achei bacana seu post, com tantas explicações, isso sim é importante: o conhecimento! Beijos!
ResponderExcluirOi Luma!
ResponderExcluirSou carioca e já curti muito as escolas de samba. Conheço quase todas as quadras delas, mas hoje o que eu quero mesmo é descansar kkk
Bjsssss querida e seja qual for a tua escolha, desejo um ótimo carnaval p/vcs
Carnaval? Relembrei lá na Lia meus carnavais do início da década de 60, com meus 6 - 7 anos... fantasia caprichada, sacolinha de confete, tudo de serpentina, ia com minha avó para a Rio Branco (centro do Rio) ver o desfile de carros enfeitados. Era tão bonito, tão gostoso... antes de voltar pra casa, tomávamos caldo de cana... Na adolescência, o carnaval de rua era palco de tanta violência... e os bailes de clube nunca me atraíram. Agora, visto minha fantasia de Bat Girl e fico na Bat Caverna até a quarta de cinzas! rs...rs...rs... Bom retiro pra você! Bjks Tetê
ResponderExcluirTambém quero este carnaval que vc citou no link...No geral não gosto da festa mais achei algumas coisas boas que dar pra aproveitar...
ResponderExcluirBeijos nas bochechas!
Luma, querida, eu sumo mas sempre volto.
ResponderExcluirLindo post, todos nós já fomos colombina, já fomos pierrot e já fomos arlequins nos bailes da vida.
E essa música dos los hermanos é divina demais. amooooo
Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ
Luminha, nunca achei muita graça ao Carnaval, sou demasiado tímida e auto-crítica para esse tipo de coisas! Por cá não é como no Brasil: por exemplo, aqui está frio, embora as bailarinas dos desfiles de Carnaval se vistam como se estivesse 40 ºC!
ResponderExcluirBeijinhos, bom domingo!
Não suporto carnaval Luma, mas fizestes um lindo post como sempre! E mesmo gostando ou não de carnaval, que ele seja feliz para quem gosta, e de descanso e paz para quem não curte!
ResponderExcluirBjkas mil
http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/
Alegre Carnaval, Luma !
ResponderExcluirBeijinhossss
Bom Carnaval Luma.
ResponderExcluirUm abraço
Pra mim, Carnaval é sinônimo de descanso.
ResponderExcluirÓtimo Carnaval pra ti!
Bjinhos
Oi Luma, lendo sua postagem lembrei do quanto nos meus tempos de menina (nasci em 62) o carnaval estava associado a coisas mundanas, ainda mais que minha avó era adventista, Carnaval para mim era brincar com xiringa plástica cheia de água e era fantástico. Depois de moça fui uma vez a um baile de aleluia e uma vez a um desfile de escola de grupo inferior...Sobrevivi, acho que ficou de bom tamanho rsrs
ResponderExcluirEspero que esteja se divertindo, beijos!
Oi Luma
ResponderExcluirComo sempre ótimo post! Uma aula de história que nos prende do começo ao fim, e concordo plenamente contigo, também não curto carnaval, fiz um post sobre isso, mas não tenho sua cultura nem sua classe kkkkk.
Bjos.
Carnaval é uma época em que as ilusões podem transparecer, nada parece mal e o folião diverte-se.
ResponderExcluirHouve uma altura da minha vida em que participei com gosto agora não tenho essa alegria e disposição
beijinho e bom Carnaval Espiritual !
Fê
Olá Luma,
ResponderExcluirA partir da linda homenagem que a amiga comum Lindalva te fez, no âmbito dos festejos do 5º aniversário do renascimento da sua Ilha, vim conhecer o teu blog. Gostei bastante do que vi e li e vou inscrever-me como seguidora, na certeza de que muitas mais vezes aqui virei.
Este post sobre o Carnaval está muito bom na medida em que nos dá a conhecer um pouco mais desse célebre triângulo amoroso: Pierrot, Columbina e Arlequim. Também adorei o texto de Frei Betto para o qual nos remetes.
Não gosto do Carnaval, é uma festividade que nada me diz. No entanto, talvez por ser portuguesa e aqui o Carnaval ser bem diferente, gostaría de um dia poder conhecer o Carnaval do Brasil, sobretudo o do Rio que é o mais divulgado aqui em Portugal.
Seria para mim um prazer que passasses pelo Farol, blog que partilho com dois amigos.
Beijinhos
Tuas líricas lembranças povoam o imaginário de multidões resistindo a espetacularização com o estandarte da poesia presente nos personagens míticos e nas autênticas rodas de samba.Os antigos costumes carnavalescos deixam saudade.
ResponderExcluirAcho que nasci na época errada:)
Bjkas, Luma.
Calu
Amores de carnaval? Carnaval pra mim de bom só tem o feriado. As imagens estão lindas! Beijos, Luma.
ResponderExcluirEis uma coisa que sinto falta, Luma: daquele carnaval nos clubes. Mas o texto está ótimo... como sempre. Boa semana!
ResponderExcluirGuardo boas lembranças e fotografias dos bailinhos infantis num clube de bairro que participei quando menina,mas da agitação dos tempos atuais também estou fora.Onde moro, você sabe, é tudo muito diferente e o tema Carnaval tem estado menos evidente ao menos pelos meios de comunicação, A história desse grande evento popular,entretanto,como bem sintetizou é fantástica!
ResponderExcluirGrande abraço, aguardando o próximo post!
Adoro carnaval, conheci meu marido em um salão com aquelas marchinhas a todo vapor, bons tempos, delicia!!
ResponderExcluirbjs
Oi, Luma.
ResponderExcluirCongratulações por mais essa excelente postagens.
Vamos ver se agora o ano realmente começa no Brasil. A propósito, minha postagem de hoje lá no blog traz extensas considerações sobre o assunto.
Um grande abraço e até mais ler.
Oi Luma:)
ResponderExcluirQuando era criança gostava muito do Carnaval agora não ligo nada.
Adorei o post:)
Beijinhos
O Carnaval, por aqui, é essencialmente satírico.
ResponderExcluirMas é muito fraquinho quando comparado com o do Brasil.
Não tenho a certeza, mas penso que terão sido os portugueses a exportá-lo para essas paragens...
Não aprecio muito o Carnaval, principalmente porque ele é "praticado" o ano inteiro, nomeadamente pelos políticos...
Bom resto de semana, querida amiga Luma.
Beijo.
Oi Luma
ResponderExcluirGosto do carnaval que mostra a alegria, dos brilhos das fantasias, do canto que saí forte do peito. Porém, este pouco já encontramos, pois há tanta bebida que a alegria se transmuta em loucuras. Em recorte de alegria, falo do carnaval saudoso que prefiro guardar na memória.
Muito boa a explanação sobre a trilogia carnavalesca. bjs
O seu carnaval com certeza é muito melhor - adorei as palavras do Frei Betto.
ResponderExcluirNunca conheci o carnaval de salão, mas tb nunca gostei desse carnaval. Sinceramente, parece até besteira ficar falando que enqto o povo samba o país desmorona, mas é realmente assim que vejo. Enquanto rola o carnaval e o futebol, o povo se embriaga com mesquinharias, deixando os governantes destruírem essa nação.
Nunca gostei e nunca gostarei de carnaval.
Abração Luma e ótimo final de semana.
Eu não sou grande apreciadora dessa festa, mas reconheço que o Carnaval é sinónimo de alegria.
ResponderExcluirUm beijo grande
Querida amiga
ResponderExcluirAlém de recolher a inspiração
deste maravilhoso espaço
de sentimentos e amizade,
aproveito a visita para convidá-la
a partilhar a alegria,
de ouvir um poema de minha autoria
musicado em Minas Gerais.
O mesmo se encontra no meu blog
www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com.br
e para mim,
ter este poema
escutado por pessoas
que fazem do mundo virtual,
um mundo melhor,
será um tributo a felicidade.
Confesso que não sei quase nada de carnaval, Luma e achei bem interessante saber um pouco mais, mas daí frequentar... Acho tudo muito exagerado.
ResponderExcluirBeijinho.
Já adorei o Carnaval. Brincava nos clubes aqui do bairro. Minha mãe nos fantasiava quando crianças ( três irmãs) e brincávamos nas matinês. Depois, comecei a brincar à noite além das matinês, rs. Mas era outro Carnaval, rs. E também gostava de ver os blocos desfilarem pelas ruas do bairro, muitos clóvis, carrascos a brincar com a gente.. Depois, já adulta, perdi um primo assassinado em pleno Carnaval. Tudo foi sendo modificado e perdi o gosto por esta festa. Agora... descanso...nem vejo que há Carnaval...
ResponderExcluirBjs