Dou graças...

Luz de Luma, Yes party!
O mundo anda cada vez mais paranoico. O medo domina a todos, principalmente quando as guerras ameaçam trazer fome e doenças, fragilizando o homem e colocando em risco a sua sobrevivência. Parece que a guerra está lá longe e que não irá nos afetar, mas não é assim.

Quando soube que 50 mil crianças podem morrer de fome até o final desse ano e vi fotos horríveis da guerra do Sudão, meu coração se recolheu e me senti um nada. Dizem que o homem só será plenamente feliz quando, em nenhuma parte da terra, existir uma pessoa correndo risco de passar fome ou passar por qualquer privação. Talvez por isso o homem sinta-se oco e busque suprir suas carências através de coisas vazias e fáceis de conseguir.
Luz de Luma, Yes party!
As pessoas que se preocupam, sentem impotência diante dos acontecimentos e quem se engaja a abrir um caminho para que os civis da guerra sejam socorridos tem suas mãos atadas. Foi o que aconteceu com George Clooney e seu pai há dois anos, quando ambos se juntaram a um senador do Estado da Virgínia e Martin Luther King III para fazerem uma manifestação perto da embaixada do Sudão em Washington. Eles foram presos por desobediência e por pedirem que o governo do Sudão parasse de bloquear a chegada de ajudas humanitárias.

Antes de ser detido, ele dizia: "Estamos aqui para pedir duas coisas muito simples, antes que aconteça a pior crise humanitária do mundo. A Segunda coisa que queremos pedir é que o governo de Cartum, pare de matar homens, mulheres e crianças inocentes. Queremos que pare de abusar deles e que pare de os deixar morrer de fome. É tudo o que pedimos"(fonte)
Luz de Luma, Yes party!
Mesmo com a pobreza reinante no mundo, a tecnologia tem avançado - A notícia da hora no Brasil é a venda do smartphone mais caro do mundo, que muitos pagam e não fazem pressão para o preço abaixar - A boa é que nos países pobres da África, onde os governos não bloqueiam ajuda, organizações tem fornecido para a população, livros digitais através de smartphones de baixo custo. Os livros digitais estão chegando em lugares que historicamente o livro de papel sempre teve acesso dificultado.

O livro digital por si só não irá acabar com o flagelo do analfabetismo, mas a cultura da leitura, levará o homem a compreender mais, permitindo mudar sua realidade.
Luz de Luma, Yes party!
Neil Gaiman em uma de suas palestras disse: "Temos a obrigação de imaginar. É preciso ler e sonhar (...) a leitura por prazer é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. Eu vou fazer um apelo apaixonado para as pessoas entenderem o que as bibliotecas e os bibliotecários são, e para preservar ambas as coisas (...) nós navegamos pelo mundo com palavras e como o mundo tem deslizado pela web, temos de seguí-lo, para nos comunicar mais e compreender o que todos estão lendo. As pessoas que não conseguem entender um ao outro, não pode trocar ideias, não podem se comunicar e os programas de tradução estão indo longe...(...)

A alfabetização tem grande importância, neste mundo de texto e e-mail, um mundo de informações por escrito. Precisamos ler e escrever, precisamos de cidadãos globais que possam ler confortavelmente, compreender o que estão lendo, compreender as nuances, e fazer-se entender.

Bibliotecas são realmente as portas para o futuro. Por isso, é lamentável que, ao redor do mundo, observamos as autoridades locais aproveitando para fechar bibliotecas, como uma maneira fácil de poupar dinheiro, sem perceber que eles estão roubando o futuro. Eles estão fechando as portas que deveriam ser abertas" (Assista)
Luz de Luma, Yes party!
É o poder das coisas perdidas! Quando não se tem mais, dá-se o devido valor!

Estamos nesse mundo recolhendo pertences, acumulando-os e controlando quem vê o quê e quando. As pessoas são mesquinhas e guardam para si até mesmo o conhecimento.
Luz de Luma, Yes party!
Enfim, não sei onde iremos chegar, mas hoje quero agradecer à todos que participaram da 8ª Edição do BookCrossing Blogueiro, que fizeram o evento ser um sucesso e também aqueles que não participaram por algum motivo, mas que compreendem o seu sentido.

"Gratidão é... Olhar para a existência como uma série de aprendizados e experiências que constroem o caráter" - Sorria para ser feliz agora!

Obrigada, BookCrossing Brasil por destacar o BookCrossing Blogueiro no Dia Mundial do Livro

Imagens: Pó de Lua, que também deixou um rastro em mim... Bia!!

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

35 comentários :

  1. Lindo post e agradecimento e pó de lua diz tudo! Lindo demais! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:59

    Tem é muitos temas a serem comentados.
    1 - preocupante a situação das crianças quanto: fome, alfabetização, proteção, cuidado.
    2 - As mulheres também foram citadas em condições iguais às que encontram as crianças;
    3 - A frase: pare de matar homens, mulheres e crianças e de abusar deles, é ampla e se enquadra em Humanidade. Crime contra a humanidade está sendo cometido.

    E, as imagens que acompanham o texto, é outra dimensão do texto, e deve ser lido em comunhão com o texto, e em separado do texto, tem todo o sentido também.

    ResponderExcluir
  3. Luma, pensar, imaginar, ver ainda que por imagens gravadas a situação no Sudão, na Síria e infelizmente em tantos outros lugares nos faz mesmo sentir um nada.
    Querer fazer algo, acredito que muito de nós queremos, só que os caminhos são distantes muitas vezes.
    Gosto de vir aqui no seu blog porque além de reflexões, se houver uma maneira eficaz de fazer uma cesta básica lá tão longe você vai compartilhar conosco.
    Fica a reflexão, a tristeza por tantas crianças e por outro lado a alegria de ver lista tão extensa de participantes do BookCrossing Blogueiro. Está ao nosso alcance e estamos fazendo!

    Aqui em São Paulo fecharam todas as estações de leitura que ficavam nos trens e metrôs - "não dá retorno " , não teve patrocínio. Mas já se cogita abrir um espaço, uma prateleira em terminais de ônibus!
    Ganhando fôlego agora para nova participação em novembro! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. O medo domina as pessoas, mas a individualidade tb.
    Muita gente acha normal crianças passarem fome, pessoas revirarem lixos em busca de comida.
    Eu não acho.
    E acredito que a cada dia mais caminhamos em passos largos para desigualdade social.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Vida inteligente na net e que ainda trás informações. Bom estar de volta.
    Vou fazer post póstumo sobre os livros e colocar no link do evento. Er pra ter feito ontem mas não acho aquelas fotos e meu tempo sentada é pouco.
    No tablete não tenho.
    Parabéns Luma orgulho!

    ResponderExcluir
  6. Querida Luma
    Como o Mundo poderia ser bem melhor!
    Um belo texto com muitas vertentes para reflexão.
    O poder do saber!...entre outras1
    Parabéns pela forma como escreve e pelas ideias que veicula.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amiga Luma!!!
    Me sinto triste e contrariada com tanta ganância em todo o Planeta...
    Será que um dia tudo isso terá fim?
    Acho meio impossível...mas enfim, para Deus nada é impossível.
    Quanto ao saber, essa sim é nossa maior arma para o bem.
    Tenha uma noite abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  8. Quanta sabedoria, Luma.

    Adorei cada pensamento e reflexão.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras. Perfeito o entrosamento entre os vários momentos...

    Dói, dói muito, sobretudo a impotência de pouco se poder fazer para acabar com estas assimetrias gritantes, em pleno século XXI.

    Bjo, Luma

    ResponderExcluir
  10. Pensar é o que move o mundo, não o medo, portanto vamos nós continuar trabalhado pela leitura, não importa se em papel ou virtual. Para governos como o nosso, quanto menos esclarecido o povo melhor. Ganham votos e "economizam" em escolas. Não nos deixemos abater com isso. Parabéns pelo seu trabalho no BookCrossing. #tamojunto. rsrs Um grande abraço. superlinda.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa nem fala que ainda temos esta situação no mundo, um tristeza, que pena ,
    também fico muito triste com isso e com as maos atadas sem poder fazer nada,
    quanto ao medo concordo ele não pode mandar em mim.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que maneira bela de expor sentimentos. Adorei esta forma.
    Tipo vamos escrever pelos rodapés, muros, cercas, mas vamos espalhar a poesia com todas suas reflexões.
    Mas este do medo é fantástico Luma.O medo que mora em nosso coração, mas que não pode e nem deve ser nosso leme.
    Gostei da postagem.
    Carinhoso abraço amiga
    Beijo de paz e luz.

    ResponderExcluir
  13. "E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. ... em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Venci o medo... João 16 Sem medo de ser feliz... Quando se sonha sozinho pode ser apenas uma utopia, mas quando sonhamos juntos há grande possibilidade de se tornar uma realidade. Quem se sente honrado em participar do seu convite somos nos. Dou graças... e que venha o logo a 9 edição do BookCrossing Blogueiro.

    ResponderExcluir
  14. Luma uma postagem de se tirar o chapéu, como eu amei, parabéns, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  15. Adorei Lumaaaa tudinho :D , amei a frase de encerramento, beijosss flor!

    ResponderExcluir
  16. O mundo está mesmo bagunçado...tenho tanta pena!
    isso me fez lembrar que já enfrentei tratamento para síndrome do pânico, graças a Deus superei.
    bjsssss e belo dia!

    ResponderExcluir
  17. Luma, tem coisas nesse mundo que não compreendo e tb me entristeço! Espero que consigamos mudar um dedinho que seja de todas essas injustiças e diferenças! Lindo seu texto e como Pó de lua tem msgs bonitas! Ficaram perfeitas! bjs,

    ResponderExcluir
  18. Luma, essa sensação de impotência é verdadeira e a impotência diante de tudo isso também é verdadeira! E o que poderemos fazer que influa e modifique essas tristes realidades? Não sei. Mostrar para o mundo? Acho sinceramente que esse é um bom caminho, temos que começar de algum lugar. Mas faz tanto tempo que estamos no start! E tem tanta gente que fecha os olhos! Mas, enfim, vamos caminhando e tentando sensibilizar o coração dos poderosos. Ficar na inércia é que não dá.
    Bjs Marli
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  19. Anônimo14:00

    Oi Luma! Eu assisti o vídeo de Neil Gaiman, excelente. Temos sim que procurar uma mudança para melhor. E a biblioteca é um dos melhores lugares para desfrutarmos de novidades. Laura se delicia, e eu também, com cada ida à biblioteca. Volta cheia de curiosidades sobre a história. E aos cinco anos está ansiosa por saber ler. Habituada à leitura, vejo nela cada vez mais criatividade, imaginação e solidificação da linguagem. A leitura é um prazer para nós. Beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Oi Luma,
    Uma só frase: Muitos morreram para defender a etnia, a desigualdade social e, infelizmente estamos de mãos atadas, nos colocam cabrestos para olhar numa só direção: a vontade dos poderosos.Que nojo!.

    Já vi muito e, juro que não gostaria de ter nascido.
    "Depois eu peguei o livro"kkkk- É apenas uma boba poesia para descontrair.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  21. O texto é como uma pedrada no charco da nossa inercia. lembrei-me da avó Piedade que não gostava de nos ouvir dizer que tínhamos fome. E sempre dizia:
    "Vocês não têm vergonha de dizer quando não vos falta o pão na mesa. Que dirão aqueles que nada têm ? "
    E olhe que naquela altura muitas vezes comíamos pão com pão, pois não tínhamos mais nada para lhe juntar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. Luma,
    os acontecimentos que nos acabrunham são tantos que nos afastam do fio da esperança que seguramos bravamente todos os dias.A desumanidade esmagadora nos aniquila o espírito;talvez por isso tantos procurem em coisas vazias um sentido e vivem perseguindo fumaça,
    O esvaziamento de espaços de leitura só confirmam a cegueira reinante, mas não dominante, porque graças à vontade de muitos outros a chama do letramento/leitura não se apagará; haja visto a grande e vitoriosa adesão ao Bookcrossing Blogueiro.\0/
    Maravilhosa postagem.
    Um abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  23. Oi Luma,
    Lindas ilustrações e pensamentos do 'Pó de lua', adorei!
    E gostei sobremaneira do seu texto pertinente, como sempre.
    O mundo caminha de mal a pior, mas nem por isso devemos perder a esperança e muito menos ficarmos inertes.
    Pode parecer pouco, mas difundimos porções de cultura, quando deixamos um livro num local público, para ser lido por alguém!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma! O importante é que o balanço final do BookCrossing teve como sempre um saldo positivo Quanto ao texto deste post, o livro sempre encontrou obstáculos à sua popularização, principalmente nos dias atuais, onde o normal é anti-cultura dos "' fankeiros e rolezinhos". Quem dera um político criasse uma lei que obrigasse a fazer parte da "cesta básica", o livro (com conteúdo), assim como faz parte o preservativo. Lembro do tempo em que em todo o comércio no início do ano, distribuía gratuitamente o Almanaque, com excelentes informações para o ano todo. Para muitos, essa era a única fonte de informações! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Quando Jesus Cristo disse "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos", acho que pensava em mim. Dói-me habitar um mundo em que 50 mil crianças podem morrer de fome até o fim do ano :(
    E parece-me tão pouco o que posso fazer... o compartilhar da beleza, da arte, da leitura! Mas ainda que seja um trabalho de formiguinha... insisto. Se a educação e a arte não transformarem aos poucos o mundo, não sei o que o fará.´
    Amei o post!
    Abraço,
    Jussara - minasdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma
    Certamente os livros são ferramentas para um mundo mais civilizado e humano,
    e te admiro pelo entusiasmo e perseverança em mostrar registrar e influenciar para as boas ações e bons sentimentos,
    Infelizmente não pude participar em tempo hábil do evento Bookcrossing deste ano ,mas já estou tão conscientizada que a qualquer momento posso deixar meu livrinho solto em algum banco de jardim com um bilhete amigo.E graças a voce que incentiva e nos faz refletir dessa importância,
    Deixo um abraço e minha admiração

    ResponderExcluir
  27. Luminha querida,
    Enquanto a humanidade não entender a palavra" e o "gesto"
    solidariedade iremos nos arrastar invés de voar.
    Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas. (Augusto Cury‎)
    Beijos
    ps eu as vezes escrevo sobre outras coisas tbm, rss.

    ResponderExcluir
  28. Luma, toda vez que venho aqui fico tão tocada com a sua sensibilidade. Parte disso é porque me identifico com o que você escreve, com seus pensamentos e sentimentos acerca do que ocorre ao redor do mundo.
    Eu acabei de ler um livro que deixou meu coração apertadinho. O livro trata da realidade caótica vivida por moradores da favela Annawadi, que contrasta com hotéis de luxo e o aeroporto de Mumbai, na Índia. A favela, escondida da "elite", revela pessoas que lutam diariamente para sobreviver em meio ao esquecimento do governo, a extorsão, e aos próprios vizinhos que continuamente tentam levar vantagem nos que são um tanto mais sucedidos. Frutos de um sistema corrupto, poucos conseguem acreditar que a retidão os levará em algum lugar bom. É um livro difícil de ler, pela sua contundência, mas extremamente necessário para termos a oportunidade de sair da nossa zona de conforto.
    É lamentável saber que, faça o que façamos, sempre haverá pessoas passando por privações. Porque, mesmo que uns se unam em prol de um mundo melhor, sempre haverá quem não queira fazer parte do movimento e lute, a todo custo, para que essa ação do bem fracasse.
    Ainda assim, seguirei fazendo o melhor que puder. Não me importo com as forças contrárias. Sei da força que eu tenho de lutar e vencê-las.

    Adorei o seu post.
    E a Clarice, do Pó de Lua, é uma linda. Os seus "rabiscos" são cheios de sentimento, vida e poesia. Sou fã.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  29. Excelente teu post Luma,vc falou de situações sérias intercalando com os textos do Pó de Lua,que acho fofos,mas que também dizem grandes verdades.Se todos fizessem um pouco o mundo seria outro,sempre digo isso e procuro colocar em prática.

    ResponderExcluir
  30. Luma, um post maravilhoso. Mas a parte inicial, sobre o medo - "se eu o tenho eu o domino" eu nunca tinha pensado por esse ângulo! Os textos do Pó de Lua são fascinantes! Bjks e uma semana abençoada Tetê

    ResponderExcluir
  31. Oi, Luminha,

    Há muitos problemas no Sudão: matanças étnicas do tipo, povo de uma tribo (negros!) chacinando os de outra (negros também!), pobreza, crimes de governantes, como os mencionados (assassinato do povo, abuso e bloqueio da ajuda humanitária).
    Não há dúvida de que a alfabetização, a leitura e a educação são muito importantes num contexto desse.
    Os textos que ilustram o post também são bacaninhas, rsrs.

    Beijo, boa noite e uma linda semana pra você!

    ResponderExcluir
  32. Luma que post,adorei a parte dos mesquinhas de conhecimento rsss .
    E raça,mesquinha em tudo ,até de amor.

    ResponderExcluir
  33. Luma, seu post é maravilhoso! Também tenho me sentido um nada vendo tanta frieza e vazio no mundo afora. A gente sempre tenta se enganar achando que isso é lááááááá longe, mas perto da gente tb existe. Muito tem me entristecido jovens, adultos e crianças sendo literalmente crucificados por não negaram o cristianismo e se converterem ao religião mulsumana. Triste ver a humanidade se autodestruindo por intolerância generalizada. Fico triste, tenho medo do mundo que restará para as gerações futuras. Eu rezo, rezo muito por todos que eu conheço, mas pelo paz no mundo todo, e espero mesmo que minha oração sirva para alguma coisa. Tenho pensado muito sobre meus consumos e para que serve tudo isto, honestamente, acho que para nada. Não tenho comprado livros, porque tenho muito para ler. Já doei para uma biblioteca de nova e uma universidade mais de 300 livros meus, dar a chance a outros de ler, no mínimo pode ajuda-los a sonhar, imaginar e praticar um mundo mais humano.

    ResponderExcluir
  34. Desculpe meu erro de português no mulÇumano!!!!

    ResponderExcluir
  35. Lindo blog, um único texto nos faz refletir sobre diversos assuntos. Muito bom para ler, ver e pensar. Fico seguidora para vir aprender mais. Joana

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor