Meu adorável amor platônico

Luz de Luma, yes party!
Todos os dias, estranhos cruzam olhares e sorrisos. As mensagens que trocam têm menos tempo de vida de uma borboleta. Um pequeno toque involuntário em um cotidiano em meio a mundanidade. Um suspiro eventualmente pode acontecer, o que inspira a querer ver novamente essa pessoa, transformando a estética do momento em algo cheio de charme e leveza. Pode acontecer, como também pode esse momento se perder, assim como surgiu.
Luz de Luma, yes party!
Simplicidade e deslumbre infantil que poderosamente comove o imaginário, reservando uma engenharia reversa - Serendipidade -  Talvez tardiamente você se lembre desse momento ou do contrário, deixa-o definhar e cair completamente no esquecimento naturalmente.
Luz de Luma, yes party!
Missed Connections (Conexões Perdidas) de Sophie Blackall é um projeto de ilustração que se transformou em livro, inspirado nos classificados pessoais das páginas do Craigslist de Nova Iorque - onde você posta pequenos recados para alguém que você encontrou na multidão, mas nada sabe dessa pessoa.
Luz de Luma, yes party!
Pessoas e instituições, usam de variadas formas para promover seus produtos usando o romance, como a Nokia na peça publicitária "Perdi meu amor na balada" e o mais recente  "I Wish I Said Hello", que dispõe adesivos confeccionados manualmente na forma de balão para serem colados no local do encontro -, assim como o Craigslist, também de Nova Iorque, com o mesmo princípio do "reencontro". Como reencontrar alguém que você não sabe nem mesmo o nome?
Luz de Luma, yes party!
Enquanto o livro de Sophie Blackall ainda não era um projeto e se mantinha em seu site, inspirou muitos casais que lhe enviavam e-mails, agradecendo o reencontro. Seis deles pediram-lhe que ilustrasse seus convites de casamento.
Luz de Luma, yes party!
Agradeço a Raquel Arellano por ter-me apresentado o trabalho de Sophie Blackall alguns anos atrás. De lá para cá, conheci um pouco da história dessa australiana, moradora de Nova Iorque, cuja técnica foi desenvolvida pela insistência desde criança, quando desenhava com pedaços de madeira na areia da praia. 

Sophie não acredita que as pessoas nasçam com dom e que qualquer pessoa pode seguir a profissão que definir certa para si, basta ter força de vontade para se desenvolver. Ela desenha para adultos e crianças, faz ilustrações editoriais e trabalhos para grandes jornais e revistas. Adepta da arte lapis-pincel-papel, uma técnica que admiro; ela não usa photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagem, justamente para dar aspecto "real" ao trabalho artístico.
Luz de Luma, yes party!
A Revista Piauí traduziu alguns trabalhos de Sophie Blackall, veja acima.
Para comprar pôster em tamanho 8,5 x 11 em reprodução assinada.
Mais de Sophie em seu  facebook.
Luz de Luma, yes party!
Tem quem use a internet para encontrar amores, como o apaixonado que criou um site para encontrar uma moça que viu no metrô. A Revista "BlackBook", gostou tanto da história que lançou um concurso para eleger a "Próxima Garota do Metrô"
Luz de Luma, yes party!
Se o casal está junto até hoje, não sabemos! Mas quem se apaixona tem que correr atrás da sua sorte, não acha? Senão fica aquele gostinho do não vivido...

*No Brasil fizeram um site no estilo Craigslist, mas não pegou.

67 comentários :

  1. Um dos post mais bem escrito que eu vi kkkkkkkkk adorei

    Beijosss!!!

    ==> Blog Mundinho da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Amei as ilustrações, muito romanticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!
      São românticas, as pessoas são românticas... só precisam demonstrar mais esse romantismo :)

      Excluir
  3. Anônimo19:17

    Oi Luma! O seu jeito de escrever buscando informações em obras de arte nos desperta sempre o gosto pela leitura. Não um gosto platônico. Mas um sabor físico. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Renata!!
      O platônico faz essa exigência para poder tornar-se real!
      Beijus,

      Excluir
  4. Que interessante, não conhecia. As ilustrações são lindas e a ideia genial.
    Grata por compartilhar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Norma!
      Retratar o momento em que o amor desperta é um convite para que ele se multiplique!!
      Beijus,

      Excluir
  5. Mais um projeto cultural que nasce no universo digital e migra para o mundo de papel. Interessantíssima e atualíssima a arte de Sofia Blackall, que reflete uma faceta das relações pessoais no nosso tempo virtual. Valeu, Luma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jebs!!
      Acho que esse projeto começou mesmo foi nas areias das praias da Austrália, quando Sophie usava de um pedaço de madeira para desenhar o que via ao seu redor.
      Valeu!!

      Excluir
  6. Luma, tenho um post que está em rascunho sobre serendipidade!
    Amei as ilustrações, as definições.
    Queria acreditar que as pessoas não nascem com dom... eu me esforçaria para desenhar.
    Acredito sim que é possível fazer o seu melhor, mas há coisas que estão distantes, pelo menos de mim. O desenho é uma delas!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!
      Fiquei curiosa! Quando postar, avisa!
      Acho que as pessoas criam barreiras, imaginando que não dão para alguma coisa, antes de testar se realmente tem afinidade com aquilo que admiram. A admiração já é um despertar!
      Existem muitas técnicas de desenho e nem sempre o usual é o correto. Quem sabe uma nova técnica surja por suas mãos? Tente...
      Beijus,

      Excluir
  7. É bacana ver as pessoas interagindo de todas as formas possíveis e imagináveis. e descobrindo na arte de desenhar uma gama de possibilidades.
    Gostei muito,não conhecia_ obrigada por apresentar um trqabalho tão lindo!
    abraços Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lis!!
      A iniciativa é a prova de que temos a vontade. Mas tem quem guarde a vontade à sete chaves e nunca tenta realizar um desejo.
      Beijus,

      Excluir
  8. Luma querida perdoe-me por não estar mais passeando pelos blogs inclusive o seu tah. Mas estava como cuidadora de Mamãe e alguns problemas de saúde me afastaram um pk dos blogs.Sobrando tempo apenas para o face mesmo. mas agora mtas coisas estão mudando não estou mais como cuidadora de Mamãe e espero voltar a estar mais ativa nos blogs!
    * Exclui aquela postagem onde a pessoa fala sobre o inferno viu amiga, eu entendi perfeitamente as colocações e os motivos da pessoa que o escreveu, mas de fato estava causando polêmicas via e-mail por mtos não compreenderem.Estou te avisando porque acho que se voltar lá n terá mais seu comentário amiga. bju. Vc é especial para mim! Deus a ilumine e abençoe sempre!!
    AMEI SUA POSTAGEM,MAS AINDA PRECISO APRENDER MUITO PARA CHEGAR PERTO HEHEHE BJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu não esqueci por tudo que passou e tem passado. Não precisa se desculpar!
      O sentido daquela postagem não estava muito claro e o objetivo alcançado poderia ser interpretado de forma errada. Fez bem em deletar. Quem sou eu para julgar? Apenas fui-lhe sincera. Te quero muito bem!
      Beijus,

      Excluir
  9. Olá Luma,
    Nem preciso dizer que amei, porque acho que já escrevi isso até demais, mas de coração seus posts me encantam não conhecia o trabalho desta autora e pintora, que legal que nos apresentasse vou ver com mais atenção os links. Parabéns pela linda postagem.
    Quanto ao BC, o Christian me pediu mais uns dias e então resolvi estender até o dia 04 de agosto, se quiser participar da uma passada neste post: http://eternamentevv.blogspot.com.br/2013/07/um-convite-e-presentes_24.html
    Que explica direitinho como participar, só o dia que será até dia 04 e dia 05 terá o sorteio de dois livros.
    Os comentaristas que não participarem da blogagem vão participar de um sorteio surpresa. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verinha!! Pode dizer quantas vezes quiser! :) Obrigada pelo carinho! Vou lá saber direitinho dos detalhes! Beijus,

      Excluir
  10. Querida Luma
    Muito lindo e interessante esse projeto. Fiquei imaginando como seriam emocionantes esses reencontros!
    Adorei as ilustrações.
    Post muito romântico que trouxe-me belas recordações...
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léia!
      Também fiquei imaginando... pensa na alegria do reencontro. Pensei também que tem que haver duplicidade de vontade, não é mesmo?
      Beijus,

      Excluir
  11. Muito legal,Luma e adorei as imagens! Bem interessante isso! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  12. Pois é Luma, e o pior é que além de nos prender ao passado, ocupam o lugar onde coisas "novas" poderiam estar.

    Bjo queridíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grã!
      Por coincidência, hoje ouvi a música "Sorri" (Smile), versão de Braguinha para a música de Charles Chaplin, que diz a letra justamente do sentimento que escondemos para que as pessoas não fiquem incomodadas com a nossa tristeza.
      "Sorri vai mentindo a sua dor
      E ao notar que tu sorris
      Todo mundo irá supor
      Que és feliz"
      Beijus,
      Beijus,

      Excluir
  13. Não sabia nada disso que pena que o site não deu certo...adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia!
      Acho que agora que todos estão mais familiarizados com a internet, o site deveria ser turbinado. Que acha?
      Beijus,

      Excluir
  14. Anônimo15:13

    Luma querida, estou retornando as atividades!
    Que projeto lindo e apaixonante, amei...

    Beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes party!!
      Seja bem-vinda novamente!!
      Que ótimo que gostou!!
      Beijus,

      Excluir
  15. Luma
    Me lembrei da minha adolescencia! com amizade Monica
    com o mesmo carinho de sempre sua amiga MonicA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica!
      Que gostoso lembrar de um tempo bom!!
      Beijus,

      Excluir
  16. Oi Luma,
    Acho tão bonito coisas envolvendo desenho,gosto de observar os traços e a verdade que eles passam e esse projeto é incrível.Não sabia desses recados lá em Nova York e adorei.
    Abraço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!!
      Desenhos simples que encantam por também tratar as relações humanas com simplicidade!
      Beijus,

      Excluir
  17. Oi, Luma! Ler esse tipo de post me faz suspirar longamente...me fez lembrar o comentário da Ana Paula no meu último post...certamente ainda mora uma princesa aqui.
    Amores são sempre amores, sejam de um encontro só ou de uma vida inteira, sempre deixam um pouco de si com o outro e isso o torna tão especial.
    Lindas ilustrações...trazem aos temas uma atmosfera de sonho. Interessante também as iniciativas acerca do amor...para ele, nada é impossível. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!
      Ah, mesmo? Vou lá ler o comentário da Ana Paula! O amor tem a capacidade de manifestar em nós reações impulsivas que quando represadas, incomodam a vida toda!
      As pessoas querem meios de encontrar o amor, já que o desamor anda por todos os lados querendo nos contaminar!
      Beijus,

      Excluir
  18. q lindo...já to seguindo no face. adorei.
    saudade daqui, de vc...ando um pouco sumida do blog, mas de vez em qdo apareço.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micha!!
      Te vi na página... :)
      Compreendo o sumiço!! De vez em quando também desapareço!
      Bom fim de semana!!
      Beijus,

      Excluir
  19. Essa seleção que você fez aqui está maravilhosa..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  20. Luna que post mais lindo, adorei seu cantinho e ja virei seguidora.
    Beijos Luci/Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luci!
      Seja bem-vinda!!
      Daqui a pouco vou lá conhecer o seu cantinho!!
      Beijus,

      Excluir
  21. Luma, me apaixonei pelo trabalho de Sophie! Penso que nem ela sobre "dom" (apesar de ser uma romântica), não é somente a leveza e delicadeza do desenho, mas a força de sentimentos que vem com ele... Obrigada por apresenta-me, vou pesquisar mais sobre ela, será que o seu livro tem traduzido em nossa terrinha?

    Bella, tenha uma ótima quinta-feira!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!
      Também estou apaixonada e para entender como ela pensa, basta ver que alguém de uma família, desenvolve uma atividade que nada tem a ver com 'dom', pois se 'dom' é nato, deveria ser genético. Não acha?
      Estou procurando pelo livro, mas acho que a Revista Piauí apenas traduziu os impressos. Tenho o livro em inglês e se traduzirem, também vou querer ter.
      Ótimo finalzinho de quinta para você!
      Beijus,

      Excluir
  22. Seu post me fez lembrar aquele filme do John Cusack, Escrito nas Estrelas que fala exatamente sobre isso.
    Obrigada por votar em mim.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lulu!
      Tem a ver mesmo. O Título do filme em inglês é "Serendipity". Esse tipo de enredo agrada demais e não à toa o orçamento de "Escrito nas Estrelas" foi de US$ 28 milhões e o filme arrecadou cerca de US$ 50 milhões apenas nas bilheterias norte-americanas. Sucesso!
      Muito bem lembrado!
      Big beijus,

      Excluir
  23. Coisas de Luma!!! Ou Lumices... hehehe! Adoooooooooooro! E que lindas as ilustrações!!! Beijocas, gatíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred!!
      Sim, Lumices... alguém já me disse isso!! Gosto demais de alimentar o belo :)
      Beijus,

      Excluir
  24. Adorei, Luma, as ilustrações.
    Alem de que voce é uma excelente divulgadora cultural!
    Valeu!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha obrigada, Sussym! Vou pensar sobre isso... rs. Beijus,

      Excluir
  25. Muito simpáticas as ilustrações. Eu havia visto na piauí.
    Bom teres lembrado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zé Alfredo!
      Também vi na Piauí e fui logo pegando o meu livro. Não muito longe, ele estava bem ao meu alcance. Tentei procurar na web o autor das traduções e não achei. Imagino que a Revista tenha usado algum funcionário para tal.
      Beijus,

      Excluir
  26. Luminha, o romantismo está no ar. Quem reclama que está sozinho, não olhou para os lados. Viu que estão fazendo o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Love!!
      Assim quero!! O romantismo pode vir e se instalar que não acharei ruim :)
      Quanto ao filme, ele já está pronto!
      http://missedconnectionsthemovie.com/
      Beijus,

      Excluir
  27. Vou entrar no coro... adorei seu post!!!! Claro, já virou vício...
    Lumices!!!! disse o seu amigo Fred!!!!
    Irei explorar todos os links e já sei de antemão que são excelentes indicações.
    Olhe... os desenhos eu amei!
    Muito bom começar o dia com esta energia!!!
    Beijos minha querida... bom dia!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Astrid!!
      Ah, você chegou trazendo alegria!! \o/
      Eu e minhas Lumices!! Uma delas é você!! <3
      Bom dia!!
      Beijus,

      Excluir
  28. Luma, começando pelas ilustrações belíssimas, o texto é totalmente compatível com a curiosa despertada em minha cabeça.
    Xeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Karla!!
      Bom que sua curiosidade tenha sido despertada!!
      É a curiosidade que nos mantém firmes. Quem não explora, faz a vida um tédio!! Salve o romance!!
      Beijus,

      Excluir
  29. Nossa,que beleza de trabalho!Bem criativa a ideia e as imagens!Adorei conhecer.bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne!!
      Ideia maravilhosa, aliar traços simples à sentimentos revigorantes! :)
      Beijus,

      Excluir
  30. Olá Luma! encantadora a sua postagem. Nem dá pra acreditar que os seres vivos sejam: os animais, as plantas e os seres humanos precisam simplesmente e tão simplesmente de um toque, ou abraço, ou um olhar, ou um sorriso. Assim defino o que acredito e vejo aqui na sua postagem maravilhosa! grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!!
      Todos os seres da terra precisam de afeto, até mesmo a própria terra. E podemos criar situações para aflorar o romance... colocando um adubo aqui, uma aguinha acolá... rs.
      Obrigada pelo elogio!!
      Beijus,

      Excluir
  31. O amor deve ser assim: Não enxerga defeitos, nem exige nada, ama apenas
    Parabéns pelo Post Luma. Tem muito bom gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jota!
      O amor até pode enxergar os defeitos, mas acha que sempre haverá um jeito!! Quem ama tem esperança!! Beijus,

      Excluir
  32. Eu adorei a dica, com certeza irei comprar esse livro.

    Adoro ilustrações e o tema é muito interessante!

    Gostei muito dessa postagem.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, só estou esperando a tradução em português para poder repassar o outro no Bookcrossing. Ele é de uma lindeza ímpar!!
      Beijus,

      Excluir
  33. ainda fantasio bastante, no sentido ludico [e não no sexual], com alguns rostos e corpos que vejo quando pego onibus, seja no cotidiano do trabalho, sejam em outras oportunidades... e acho a serendipidade uma das "mágicas" mais interessantes das relações humanas. Fantásticas as ilustrações da Sohpie... beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony!
      Também sou bastante observadora e imagino o que há por detrás de uma feição, o que a pessoa pensa... se os olhos se cruzam e acontece a "química"... vamos dizer que foi inevitável? Outras pessoas diriam que a química só acontece para quem procura. Oras, estamos no mundo e o que tiver que acontecer irá acontecer!
      Eu amei o trabalho de sophie e por isso trouxe-o para o blogue. Uma delícia... eu queria uma dessas no meu quarto!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  34. Oi Luma! A introdução da postagem me fez lembrar de uns tempos...olhares trocados rapidamente em tardes lindas de outono...e outras estações...Fazia-me tão bem mesmo não passando disso e acho que para ele de certa forma também, ou não permitiria esse encontro único de olhares em meio a multidão.
    Não sei se está passando por aqui, mas saudade de suas postagens tão inteligentes, espero que esteja bem!
    Abração!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor