Bonequinha Marqueteira, qual xampu você usa?

O xampu (português brasileiro), champô (português europeu) ou shampoo (em inglês), como também é conhecido e como geralmente se vê nas embalagens tem a finalidade de cuidar do cabelo, e consiste em um produto utilizado principalmente para remover óleo do cabelo, sujeira, pele morta do couro cabeludo que se agregam ao cabelo com o tempo.
A palavra xampu data de 1877, e sua origem acredita-se vir da palavra Hindi (idioma indiano) "chhamna", que significa apertar, amassar, fazer massagem. Durante os estágios iniciais de concepção do xampu, cabeleireiros ingleses aqueceram sabão em água com bicarbonato de sódio e adicionaram ervas para darem ao cabelo saúde e aroma. (fonte: wikipédia)

A definição continua, mas é um encher de linguiça, como muito que há por aí - nem tudo nos interessa, a não ser como fonte de curiosidade, porém além do excesso de supérfluos que enchem o nosso dia a dia, pesquisas revelam que formulações de xampus carecem de base científica.

Desconfie... Aprenda a ler bulas e rótulos. Marcas e embalagens, nem sempre conferem resultado pela aparência. Dois frascos compartilhando a mesma prateleira, não têm o mesmo conteúdo. Lógico que você já sabia disso!


Alguns fatos surreais têm acontecido no cenário político. Como por exemplo, a nossa presidenta ter ligado pessoalmente para convidar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa para uma reunião, contrariando a sabida relação de frieza que mantém com relação ao magistrado, por causa da condenação dos seus amiguinhos do "Mensalão".

Talvez ela tenha sido aconselhada a estar ao lado de uma pessoa tão bem quista pelo povo brasileiro por seu marqueteiro de campanha. Pois a jogada é parecer bem na "fita". Ooops, prateleira!

Acredito que a origem dos protestos não foi a mesma que deu sua continuidade - o tiro saiu pela culatra e pulverizou o país. Precisou que isso acontecesse, para que os políticos começassem a trabalhar em prol do país e não em prol de si mesmos. Não se enganem, eles ainda estão administrando suas vidas públicas de modo a preservar a cadeira que ocupam.

O aumento das passagens que anteriormente seria feito em Janeiro, foi adiado para esse mês, a pedido de nossa presidenta Dilma para conter a inflação. O Governo conseguiu com os protestos, "adiar" mais uma vez o aumento das passagens. Ponto para o Governo, que com a ajuda do Movimento Passe Livre (MPL) - que tem vínculos com a extrema-esquerda - fez o povo acreditar que o protesto era apartidário e que a reivindicação do povo tinha sido alcançada. Só que o inesperado aconteceu, quando cidadãos conscientizados pelas dificuldades cotidianas, encararam o protesto como meio, para cada um empunhar sua própria bandeira e reclamar pelo país afora, tudo o que lhe havia sido prometido em propagandas enganosas do nosso (des)governo.

Não vou comentar tudo o que vi até agora, para não ficar chato, mas o que mais me incomodou desde que os protestos começaram, foi Dilma ter voado de Brasília para São Paulo (com o nosso dinheiro) para se encontrar com Lulla e João Santana em um hotel. Para quem não sabe, João Santana é marqueteiro do PT. O encontro foi para traçar uma estratégia publicitária para gerenciar a crise.

A primeira pergunta é: - Quem governa esse país? A segunda pergunta é mais uma constatação do que propriamente uma pergunta: - A presidenta deveria se preocupar com os últimos seis meses que ainda restam do seu governo ou com os próximos sessenta anos desse país?

A reunião com seu marqueteiro de campanha e Lullinha, foi para decidir o que fariam para neutralizar os abalos sofridos nas pesquisas de opinião em consequência dos protestos. Creiam, a nossa Presidenta agora fará tudo para se mostrar aliada do povo através da publicidade, para melhorar sua imagem e pior, com o nosso dinheiro.

Quando foi decidido que o governo pode usar dinheiro público para fazer publicidade de si mesmo e não para informar o povo das ações e decisões governamentais?

O termo "Publicidade" remonta do século 19 e no contexto político é o que hoje chamamos de "transparência", e não a forma persuasiva em que atualmente é aplicada. Se a presidenta Dilma quer combater a corrupção em seu governo, que comece usando a publicidade como meio de nos informar e garantir o acesso do cidadão ao Congresso.

A forma proselitista que o governo usa para fazer publicidade é a mesma que fazem para vender xampu. Nela é usada a dissimulação para vender o produto - O xampu tal que te transforma em uma nova mulher!

A imagem de eficiência anteriormente conferida a nossa Presidenta Dilma foi manchada; ela foi bem lenta ao tomar decisões e fazer discursos clichês. Se a imagem dela no poder, inicialmente tinha como finalidade vender para a sociedade uma conquista feminina em cargo de grande importância.

Vender para o povo brasileiro, sua importância como povo, como uma nação cheia de conquistas, sem inflação, sem crise... Um oásis no mundo também foram argumentos de publicitários. Do que reclamar, se tudo está caminhando tão bem...

"País rico é país sem pobreza", é o slogan que substituiu o anterior "Brasil: um país de todos", "Brasil, um país de oportunidades", "Construir um Brasil que avança está em nossas mãos" ou melhor "O Brasil está em boas mãos. Nas mãos do povo brasileiro".


Trinta segundos de mentiras - esse é apenas um dos vários veiculados na TV. A ironia é que no final do vídeo acima, aparecem dois funcionários da saúde, vestidos de jalecos brancos, felizes, dançando no meio da rua... Esse é apenas um exemplo de como o governo se aproxima de você, cidadão!

Nada justifica o volume de impostos gastos nessa arbitrariedade contra a verdade. A publicidade não usada como ferramenta de transparência, mas com fotografias de cinema, numa rubrica que cresce cada vez mais em níveis municipais, estaduais e federais; onde bilhões gastos em publicidade que não carregam o interesse público, poderiam ser revertidos na melhora da qualidade de vida de cada cidadão brasileiro.

Olhe com ironia para os discursos e comerciais de margarina veiculados pelo governo no horário publicitário mais caro da TV. Não use a "touca", não vista o seu pijama... Procure respostas para suas demandas e não se esqueça das palavras de ordem vindas da rua.


Fim da PEC 37, corrupção como crime hediondo... Coisas que não precisariam existir.

Como o antropólogo Luiz Eduardo Soares se referiu a Dilma como "A boneca do marqueteiro"... Agora ela tem a chance de provar que não é apenas um "produto".

Propaganda de xampu é uma das mais enganosas, aprenda a escolher o xampu certo. Se não deu certo, troque sem dó.

* Atendendo à pedidos, mudei o título da postagem. Grata aqueles que sempre enviam sugestões e críticas, demonstrando carinho pelo "Luz". 

68 comentários :

  1. Olá Luma
    Gostei muito do que escreveu, na real adoro sua maneira de escrever,muito boa a comparação. Na verdade estamos vendo cada absurdo desta dona e demais comparsas, vira e mexe ela esta correndo atras do Lula, acho que lula nunca deixou de comandar o pais. E concordo por demais com o Luis Eduardo soares, ela com certeza tem a chance, acredito que não mude em nada.
    Obrigada por sua visita. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verinha!
      Ela vive tempos de arrumar a cama para as eleições e por isso procura tanto o Lulla. Mas quando o Brasil passa por situação de extrema urgência, ela deveria deixar de lado seus próprios interesses para cumprir as suas funções na presidência. Governar o país de olho em reeleição está trazendo muitos desgostos para o brasileiro!
      Beijus,

      Excluir
  2. Anônimo00:08

    Este texto, em minha opinião, merece outro título. Gostei da analogia. E, detalhado o assunto, como determina as regras da redação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adão!
      Obrigada pelo toque. Sabe que outras pessoas também se incomodaram com o título? Falar de xampu parece que não é o meu forte... rs.
      Beijus,

      Excluir
  3. Usando o champô como metáfora para as incúrias/corrupção etc governativas, de repente o texto encaixou na perfeição sobre a actual situação portuguesa e sinceramente adorei.

    O pior Luma é que na realidade portuguesa e numa eventual queda do governo lá voltam os piores na gama do champô e o que todos os políticos corruptos e outros cheios da grana à nossa custa precisavam era de uma sabonária/barrela/lavagem numa super máquina de lavar roupa com detergente do mais reles e a alta temperatura...porque em todo o mundo, e neste caso quer aí, quer cá...tudo serve para tapear o povo que os elegeu e que cá agora temos de pagar o que eu e milhões não gastámos porque a TROIKA é quem manda mais dando as dicas...mas o governo é que tem de aplicar a marca do champô que é sempra a mesma: roubar em impostos directos e não irem à fábrica desse champô e acabar com os ingredientes nocivos.

    Acautelai-vos povo brasileiro que adoro...porque após as obras faraónicas do futebol e de outros eventos...virá depois com altos juros e tal como o povo português, passam de cavalos a burros e com o factor da fome, falta de educação e saúde à mistura, porque eles têm seguros + seguros para tudo...ànossa custa!!!!

    Um abração Luma e a todos os comentadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fatyly!!
      Encaixa, não é mesmo? A explicação é que todos os políticos continuam iguais, mas os seus cabelos... rs.
      É tempo de renovação! Aqui no Brasil cresce a opção para não reeleger quem já esteja no poder.
      O povo está indignado com essas obras, afinal, existem outras primordiais para o nosso dia a dia que não fazem com a desculpa da falta de dinheiro. Se tem dinheiro para estádios, deveria ter primeiro para a educação e saúde.
      Essa movimentação pelo menos serviu para demonstrar a nossa insatisfação com o destino do nosso imposto.
      Beijus,

      Excluir
  4. Oi, Luma; saudades! Vivo procurando novos xampus, trocando marcas; é a eterna luta com meus fios queridos. E a 'presidanta' me irrita profundamente. Ela não tem liderança; muito menos num momento como esses. E ainda gasta os tubos com maquiagem. Estamos bem...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fernanda!! Tem a maquiagem também e ela tem um maquiador e cabelereiro de prontidão pagos com o nosso dinherio. Se comporta como uma rainha autoritária que manda cortar a cabeça de quem levou notícias ruins para ela. Eu já a conhecia antes dela ser presidenta e bem sei que ela é bem grossa.
      Beijus,

      Excluir
  5. Luma, minha querida, que post excelente, muito bom mesmo! E a ideia do título e comparação foi sensacional! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  6. Luma, depois de divulgada a pesquisa do Datafolha feita lá no olho do furacão das manifestações onde foi perguntado "em quem você para presidente em 2014?" e a resposta foi Joaquim Barbosa, nada mais xampu do que convidá-lo para um cafezinho, preparado pelo marqueteiro é claro!
    Eles estão se mexendo - para contentar o povo e manter a gorda teta jorrando regalias em suas políticas bocas. Vamos ver no que dará esta equação.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!
      A nossa presidenta segue os caminhos que seu marqueteiro indica. Ela é uma bonequinha que posa de boa administradora! Por baixo dos panos há muita podridão! Se estivéssemos em um país onde os políticos tivessem moral para se defender, não existiriam tantos vídeos e gesticulações mostrando ao povo suas mazelas. Mas enfim, tenho a convicção de que esse partido faz uma espécie de lavagem cerebral, pois não compreendo as pessoas não os enxergarem!
      Espero que no final, tudo seja revertido à favor do povo, mas pelo que estou vendo, a nossa presidenta está muito bem assessorada para reverter os fatos em benefício próprio.
      Beijus,

      Excluir
  7. Tão indignante né Luma? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você também! A indignação nos move!! :) Beijus,

      Excluir
  8. Amei seu texto! Será devidamente compartilhado...

    ResponderExcluir
  9. Querida Luma
    Estava a ler o seu artigo e,se não fossem os nomes,diria que estava a falar do que se passa em Portugal.É tal e qual: usam (e abusam) o nosso dinheiro,viajam com grandes comitivas,usam carros de alta cilindrada e, como alguns vieram do Parlamento europeu,querem ficar de bem com todos,não se importando se o país fica mal.Os lugares ´, no futuro,é que têm de estar assegurados...
    Que Raiva!
    Pensemos em coisas alegres:mais um fim de semana que chega e que eu espero que o passe«em beleza».
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz!!
      Tal como em seu país é em quase todos os países. Os políticos ainda não cairam na real de que somos nós os seus patrões... é bastante triste tudo o que está acontecendo. Beijus,

      Excluir
  10. Oi Luma! Genial este post!

    Vou contar uma historinha verdadeira:
    Certa vez, apareceram uns pequenos pontos no meu rosto, como se fossem minúsculas "espinhas". O neurologista examinou e sentenciou que eu parasse de pintar o cabelo (é que minha nuca ficou meio rígida depois da doença neurológica e enxáguo a cabeça inclinando-a para a frente, de maneira que os produtos químicos escorriam pelo rosto e...
    Na saída, ele deu uma piscadela e acrescentou: "Tenta lavar a cabeça com sabão líquido de côco."
    E assim, eis-me aqui de cabelos brancos e lavadinhos com sabão de côco. Mas sempre bem cortados e penteados, pois AINDA sou chique;-)

    Ah! Mais uma coisinha: desde que fui aposentada por invalidez, eu não voto. Embora haja sessões acessíveis a cadeirantes, não tenho coordenação e tenho que estar SEMPRE acompanhada, o que compromete o instituto do voto secreto... eu tenho que justificar a cada eleição...

    Resumindo: não uso xampu... só me resta ficar indignada e apreensiva.

    Abração
    Jan

    ET: Obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você, Jan!
      Vê como nós ainda estamos atrasados com relação ao voto. Este não deveria ser obrigatório!!
      Sendo o sabão de côco puro sem soda, acho que não prejudica o cabelo tanto quanto as formulações atuais. Veja que muitas pessoas "viciam" nos produtos e se ficarem sem, os cabelos ficam um caco. Nesses xampus são adicionados óleos que tampam os poros e que aparentemente os fios ficam bonitos, mas a longo prazo podem trazer prejuízo ao coro cabeludo!
      Te agradeço novamente...
      Beijus,

      Excluir
  11. Amei seu texto Luma!

    Sempre tive na cabeça a idéia que meu professor de Marketing falou: "os comerciais de xampu e de margarina são os mais mentirosos, o primeiro porque por mais que o xampu seja ótimo seu cabelo não irá ficar igual ao da modelo do comercial, e o segundo porque não existem famílias daquele jeito" Juro que quando escutei isso achei absurdo, mas depois de um tempo comecei a pensar e entendi que era a realidade. Não existem cabelos perfeitos e muito menos família perfeita! Imagina políticos perfeitos, só nas propagandas políticas e me irrita escutar algumas pessoas falando bem de determinados políticos! E se você contestar a desculpa é: mas eu vi os dados na tv!!!!! Ler jornal e entender o que realmente ocorre pra que né?!

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina!!
      As propagandas são tão absurdas que logo de imediato duvidamos se na cabeleira apresentada, foram usados os produtos indicados! Só engole quem é muito bobinho...
      As famílias são perfeitas, cada uma dentro dos parâmetros das pessoas envolvidas. A família perfeita é sempre a de alguém que conhecemos superficialmente.
      Todo esse bla, bla, bla da presidência veio com atraso de dez anos... Nesse meio tempo eles só mamaram. Grandes obras, abrem precedentes para grandes roubos.
      Estou evitando de ler o jornal pela manhã para não começar o dia mal. O jornal não é bem digerido com margarina... rs.
      Beijus,

      Excluir
  12. Uso champô de farmácia para cabelos (muito) oleosos - agora bem melhores!

    Quanto às manifestações aí no Brasil, estamos torcendo para que o Brasil conquiste dignidade e ponha na prisãoo os corruptos.

    Há infiltrados e provocadores e reais desatinados, mas que não deixem que isso estrague o que de tão bonito estão mostrando ao mundo!

    Abraço solidário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, São!
      As fórmulas que os dermatologistas passam são as melhores. Pelo menos, o cabelo é analisado em sua substância.
      Olha, colocar na prisão os corruptos será bem difícil, mas podemos diminuir o número deles, a começar pela diminuição dos ministérios que no governo Dilma cresceram ao invés de diminuir. A máquina pública nos leva muito dinheiro para sustentá-la.
      Beijus,

      Excluir
  13. Querida amiga

    As vezes fico a pensar
    que a culpa não está somente
    em quem governa.
    O fato é que votamos mal.
    Elegemos deputados
    e apoiamos partidos
    cuja existência vai
    de encontro a qualquer forma
    de inteligência.
    Penso que a mudança verdadeira
    precisaria passar primeiro
    pela educação.
    Depois leis mais duras.
    E assim muito poderia servir
    de apoio aos governantes do futuro.

    Que os sonhos
    te enlacem a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos votos e pelas palavras pertinentes, Aluísio. Folgo em dizer que o investimento em mais educação tornou-se lugar comum, afinal, virou mero discurso desde o início desse (des)governo. O dinheiro que querem destinar a educação e saúde vindos dos royalties será muito pouco. Estamos na berlinda e para chegar à níveis de primeiro mundo falta quase que investir 20 vezes mais do que é investido no momento. É dinheiro pra dedéu!!
      Beijus,

      Excluir
  14. Luma, que Dilma era só um enfeito, isso muitos já sabiam... olha, o seu texto está perfeito, como sempre, mas não vou comentar sobre política não, tá?
    Vou falar do shampoo...
    Tenho os cabelos finos e não é qquer shampoo ou condicionar que se adaptam. Então, qdo um dá certo, fico com essa marca vários meses. E dias desses comprei um, caro por sinal, que ficou perfeito nos meus cabelos. No outro mês voltei pra comprá-lo novamente. A vendedora me sugeriu usar outras marcas, mais profissionais, como ela mesma disse, que seria perfeito pros meus cabelos.
    Como boa (ou ruim) libriana, sou a dúvida em pessoa. Não venha com coisas pra escolher que perco completamente o foco do que quero. Caio na conversa facim, facim...
    E levei o outro shampoo, outro condicionador e foi uma bosta!
    Fui investigar porque algumas vendedoras fazem isso, com uma amiga de minha filha, que tem perfumaria. "é que algumas marcas a comissão é maior".
    Luma, fiquei tão indignada que não vou mais voltar naquela perfumaria.
    Olha só como o povo está acostumado a ludibriar, sem falar de política, pro próprio benefício!
    Agora, pra evitar minha eterna dúvida na hora de comprar, já saio de casa com listinha e não saio dela nem se me derem brinde!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!!
      Bom saber sobre essa questão da comissão. Quando algo dá certo pra mim, sou fiel e não troco de marca. Mas não sou fiel a marca, sou fiel à mim. Tem o lance do cabelo acostumar com o xampu e não mais fazer efeito. Daí vale o truque do bicarbonato de sódio. Tem uma blogueira conhecida minha que não lava mais os cabelos com xampu e usa somente bicarbonato. Ela garante que seus cabelos melhoraram muito! Acho que estou acostumada com a espuma em abundância, o que não garante uma boa limpeza.
      Cabelo fino... já testou xampu para bebê?
      Beijus,

      Excluir
  15. Anônimo21:06

    Oi Luma! Ah, se o cidadão tivesse curiosidade pelo voto nulo, creio que os candidatos estereotipados cairiam por terra. O meu voto é pelo movimento sem xampu. Beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Sou à favor da caída do voto obrigatório ou que votemos contra reeleição. Esse é um caminho para desmantelar quadrilhas!
      Beijus,

      Excluir
  16. "A minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos... Quanta diferença!"

    [o problema é que a voz continua a ecoar as mesmas coisas de sempre]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Allan!!
      A nossa bonequinha marqueteira melhorou até a pele depois que virou presidenta. Tem tempo!! :)
      Beijus,

      Excluir
  17. todo mundo sabia, todo mundo sempre soube, mas todo mundo sempre fez aquela cara de "ñ é comigo", eu agradeço por termos acordados e eu possa ir as ruas protestar, ñ podemos parar, temos q aproveitar q as pessoas estão querendo, apesar d q uma parte continua reclamando, reclama do governo, reclama dos protestos, e a mudança necessaria ñ justifica os atos, nada pode ser feito, p essas pessoas o q a gente faz? muda um pais p elas q nunca sera bom! De qualquer forma vamos abrir o olho, ainda ñ acabou, ainda tem muito chão pela frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Acho que o brasileiro encontrou o caminho, aprendeu agora como deve fazer quando se sentir insatisfeito. Viu a tortada na cara que o Genuíno levou? Aconselho tortada, vaias, ovada ou qualquer manifestação que demonstre que não estamos de acordo!!
      O Brasileiro acordou, agora é o governo que precisa acordar!
      Beijus,

      Excluir
  18. Com este seu,leio o 3º artigo sobre o uso da propaganda enganosa que se alastrou por mais de uma década.Despertar a consciência crítica de cada indivíduo para a leitura das mídias é serviço de utilidade pública, Luma.

    Esta sequência de descompassos da nossa presidenta só reafirmam a indignação que, finalmente, tomou conta do país. Vc atentou para o fato de que uma reforma política não irá contemplar o anseio do povo brasileiro por respeito, lisura e justiça?Sim,se não houver uma reforma do SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO, muito pouco mudará neste cenário.

    As vozes consoantes precisam alertar o povo sobre esta pequena, mas significativa diferença de proposições: a reforma tem de ser profunda e real no Sistema Político, da nascente à foz.

    Abraços motivados,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      Gostaria que me indicasse os textos que leu :) A minha indignação era pequena pois estava deitada em berço esplêndido. Quando assisti a propaganda eleitoral do pt na TV onde Lullinha e Dilminha faziam suas continhas e davam o resultando - dez anos de governo, aquilo mexeu comigo! Não quero que o Brasil seja uma segunda Venezuela e se o povo deixar esse plebiscito ir adiante, o tiro sairá pela culatra! Ainda mais o orçamento para fazer um plebiscito que é na ordem de 200 milhões.
      Beijus,

      Excluir
  19. Luma, vou mandar sabão pedra com soda para lavar as cabeças no congresso rsrsrssrsr.
    Terça-feira da semana passada estava em Brasília com outros empreendedores p/ sermos homenageados e participar do aniversário do Super Simples, o Srº Lula era o convidado e homenageado principal, deu "bolo" (devia estar apagando fogo ou preparando a campanha do shampoo) e enviou no seu lugar um amiguinho que foi afastado do cargo por corrupção, não me senti homenageada, ao contrário senti-me uma marionete! O discurso de gênero da Presidente nunca me emocionou, não votei e nem votarei nela. Passei 02 dias no DF, povo revoltado, um caos, a mídia nacional não mostra nem a terça parte do que acontece por lá...

    Para vcs um excelente fim de semana!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!
      Dizem que vinagre também é bom :) Pelo menos neutraliza odores e lá a fedentina está grande. Eita povo podrinho!!
      Também nunca dei nada para o lulla, nem mesmo o meu voto! É muita cara de pau mandar um corrupto no lugar - mas, se pensar bem, os amiguinhos dele não tem um que preste!
      Beijus,

      Excluir
  20. Apesar de não ter votado na Dilma, tenho simpatia por ela, especialmente quando lembro que ou era ela ou era José Serra, o que pesa contra ela é menos falta de competência e mais falta de empatia, ela não é simpatia, por mais que os marqueteiros tentem não conseguem fazer ela soar simpática e isso pesa em um politico.

    Para mim, a pior chaga que o brasileiro carrega são os seus senadores/deputados/vereadores/prefeitos/governadores sujeitos cujas famílias estão administrando bens públicos desde os tempos de colônia e militam apenas em favor dos seus próprios bolsos e ainda tem a mente no Antigo Regime, eles acreditam que as pessoas são hierarquicamente desiguais e que eles merecem tudo e povo, essa massa considerada acéfala por esses tais...

    Enfim, seja como for, tenho a impressão que o povo, que não é tão acéfalo quanto se pensa, tem tomado cada vez mais o controle dos caminhos do Brasil. Só espero que este saiba que tira ou colocar um presidente em Brasilia é menos difícil do que tirar as oligarquias de lá e é as oligarquias que precisamos demover do poder, elas é que mamam nas tetas de nosso sangue, suor e lágrimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora!
      Já estive presente em uma reunião em que a Dilma estava presente, antes dela ser presidenciável onde mandou um diretor calar a boca. Ela é grossa! Dizem que no planalto, quem leva notícia ruim para ela, tem a cabeça cortada. Acho que agora ela vai diminuir ministérios, algo que cresceu ao invés de diminuir no governo dela.
      Estava lendo uma reportagem em um jornal estrangeiro onde eles diziam que o nosso voto eletrônico é uma fraude e que há manipulação nos resultados das eleições. Bem... quem pode fazer uma sindicância? Aqui na cidade em que moro, na eleição anterior a essa, roubaram urnas e daí? A eleição não foi anulada.
      O cidadão deveria participar mais das audiências da câmara dos vereadores, pois assim passariam a entender mais como funciona o mecanismo e qual vereador trabalha mais, para na próxima eleição não eleger quem não trabalha.
      Acho que na região norte e nordeste do país ainda imperam o coronelismo e seja mais complicado o povo deixar de se deslumbrar com o poder.
      A internet propiciou acesso a informação que antes era repassada apenas pela Rede Globo, a única rede de tv que tem sinal em todo o país.
      Beijus,

      Excluir
  21. Não me deixo enrolar assim no mais e papos de bonecas ou bonecos escondidos nunca me convenceram. Pena que há os que caiam na lábia deles e acreditem. beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não, Chica!! Mas o povo tem medo de perder a bolsa família... rs.
      Beijus,

      Excluir
  22. Luma... obrigada por ser alguém que pensa ;)

    Adoro seus textos críticos e cheios de vida!

    Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Nadine!!
      Beijus,

      Excluir
  23. Anônimo17:39

    ai ai... me sentindo "u ó do borogodó"

    ResponderExcluir
  24. Luma querida, sempre maravilhosa! Eu troco muito de xampu e assino embaixo de tudo o que disseste.
    Bjim

    ResponderExcluir
  25. OI QUERIDA
    PASSANDO PARA SABER UM POUCO DO SEU BLOG E DESTE MUNDO VIRTUAL DE NOVOS AMIGOS. SHAMPOO EU SEMPRE VIVO FAZENDO TROCAS PARA VÊ SE UM MELHOR DO QUE O OUTRO.PARABÉNS MUITO BOM ESTE ASSUNTO. SE VC SENTIR VONTADE ME FAÇA UMA VISITA FICAREI MUITO FELIZ. COM CARINHO.
    ARAAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite, Araan!!
      Xampus à parte, o político que não nos servir mais, pode servir para lavar tapete!
      Beijus,

      Excluir
  26. Luma abraços meus e um início de Julho especial pra ti aí!
    Uma reflexão tão precisa num contexto tão complexo como o que nosso país está vivendo atualmente.É preciso que as pessoas aprendam a reconhecer que tudo na vida é sujeito à mudanças e a política precisa ser reciclada também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bergilde!!
      Lullinha e Dilminha já entraram para o rol de políticos tradicionais!! Queremos sangue novo!!
      Beijus,

      Excluir
  27. Luma, seu texto está impecável!
    Você falou o que muitos querem escutar e ainda não tinham coragem!
    Agora o Brasil mudou, é outro! Chega de desmandos, chega de corrupção!
    Um embalagem bonita não vai mascarar o seu péssimo conteúdo!
    Agora, nem o milagre da "publicidade" vai esconder os buracos profundos estampados na cara do Brasil!
    Fiquei feliz demais com o conteúdo de tudo o que li! :))

    Ah, aproveitando a deixa, venho fazer um convite! Eu estava mais ausente nos últimos dias, porque estava preparando uma festinha de comemoração dos 2 anos do Vivendo a Vida bem Feliz!Sim, estou sempre em festa por lá! rsrs
    Você é mina convidada especial!
    Agradeço sempre o seu carinho e sua companhia!

    Um grande beijo e ótimo semana :)))))
    Que venha julho com toda a sua força de mudança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!!
      Se o povo estava dormindo, não sei!!
      Se assim estava, acordou cansado!
      Estamos cansados de tudo o que vem acontecendo. O povo brasileiro já não mais engole as falcatruas que nos esfregam na cara!!
      Daqui a pouco vou lá no seu blogue!!
      Beijus,

      Excluir
  28. Vc fez um belo texto aí. Quando meu chefinho Carlos aprovar, vai sair um texto no A notícia no divã sobre essas manifestações tb. Eu acho que a Dilma quem governa, mas o Lula é que é o especialista em criar empatia. Ele é como um "show man". Olha eu não tenho muita paciencia para redes sociais. Só gosto de usar o facebook e os blogs, mas achei legal essa ideia de rede social de músicas, assim sempre poderei descobrir bandas novas. vc tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!!
      Quando ele aprovar, vem me avisar!! :)
      O Lulla não me afeta, não tenho empatia por ele. Talvez porque no meu trabalho lido bastante com gente da sua laia.
      Depois te passo as informações sobre as redes!!
      Beijus,

      Excluir
  29. Adorei. Mas a presidente é e será sempre um produto. Foi se amoldando, amoldando até ficar quase perfeitinha na foto, no começo. Mas não deu certo. De toda forma, prefiro ela ou qualquer outro produto, do que o grupo que estava antes e esta agora e que não quero que esteja depois: Lula, José Dirceu, e demais.... Esses dois já podiam pegar o caminho de casa. Lula esta se fazendo de inocente de novo: tudo é culpa de Dilma. Tudo o que ? "Nao sei, não sei de nada". Mas Dilma não é Dilma, ela representa os interesses de um partido e alguns outros particulares. Ou seja, não os da nação. Por isso não gosto de partidos, nada nada. Mas precisam existir. Para a gente criticar de fora e eles poderem se amoldar e passarem- os governantes que são eleitos pelas urnas eletronicas- a representar os ideais do povo que supostamente foi la e apertou o botãozinho.
    Agora, com esse partido, tirando a corrupçao, quem votou que leia Lenin, Stalin e Trotsky para entender no que estão elegendo. Para depois não reclamar desavisadamente. As etapas são clarissimas. E a corrupção deve fazer parte. Todo pais socialista, ou que tentou ser comunista- mas nem chegou perto- tem aquela cupula de privilegiados. Os privilegiados nos ja estamos vendo quem são. Agora, adivinha quem vai arcar com o preju do aumento das passagens que não vao ser repassadas para o povo? Adivinha quem vai ter a casa em Cabo Frio com mais 10 familias morando nela? Adivinhou Lumitcha? Não estou preparada para isso não. Quero que se produza mais riqueza para haver mais o que dividir. Tirando a força bruta, fico com Stalin, no caso. Mas se tiver que escolher, fico melhor com um Fernando Henrique se nao for corrupto, se for, vou morar na Finlandia... Prefiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camille!
      São da mesma corja. Dilma não é diferente de Lulla. São combinadinhos... Lulla não vai concorrer. Ele vai morrer, já está até procurando curandeiro em Goiás.
      Não adivinhei quem vem para Cabufa.
      Beijus,

      Excluir
  30. sabe que a dilma não é a única a querer tirar uma casquinha? a governadora do meu estado (RN) que está em baixa aqui porque não faz NADA pela saúde nem pela segurança, também tentou se enturmar mas foi enquadrada. Para mim, foi uma das melhores fotos do ano já rs veja: http://www.grandeponto.com.br/?p=12614

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk é de chorar de rir!!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  31. Luma, só quero ver se o povo vai continuar protestando depois da Copa. Um joguinho lá, outro aqui, todo mundo esquece de política. E depois, é só vender o voto. Sim, continuo descrente. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia!
      Pelo menos aqui no Rio não irão esquecer tão cedo. Que adianta ter o maracanã e os times do Rio não poder jogar? Além disso, o povão não poderá frequentar o estádio. Oooops arena...
      Tanta coisa acontecendo, não podemos perder as esperanças!
      Beijus,

      Excluir
  32. Adorei sua analogia. E é por aí mesmo. Políticos adoram mentir e enganar. especialmente esta corja que tomou de assalto nosso país. Algo muito bem implementado pelos nazistas e elevado a estado da arte pela antiga URSS.

    O grande lance é mesmo o cidadão aprender a diferenciar as fantasias que esse pessoal cria da realidade nua e crua que vemos em nosso dia a dia e enxergar além do discurso ideológico barato e da enganação sem sentido que os marqueteiros promovem.

    Seja qual for a orientação do governo do momento, a mentira é sempre uma ameaça constante e só um cidadão vigilante e sempre atento é capaz de fazer explodir esse castelo de cartas de manipulação e enganação.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Arthurius!!
      Há cheiro de colapso no ar! Até mesmo os políticos não estão mais aguentando tanta mentira, afinal, compromete a vida de todos, como uma bola de neve - uma mentira aqui, outra ali, no final bem difícil de sustentar!
      Beijus,

      Excluir
  33. Oi Luma,
    Perfeita a sua análise, começando com a comparação de produtos e suas propagandas.
    Sobre marketing devo dizer que, depois que vi num programa uma especialista nesta matéria falando sobre a disposição dos produtos nas prateleiras, olho muito mais os que estão nas fileiras bem acima e bem abaixo do meu ângulo reto de visão. Produtos colocados bem a nossa frente nas prateleiras são os mais caros e que pagam uma porcentagem a rede de super e hipermercados para estarem aí bem posicionados, chamando mais a atenção do consumidor.
    Como eleitora, já usei uma "tapadeira" e só via um lado do partido da presidenta brasileira, o do discurso. Quando da revelação do caso Mensalão, me senti não só indignada, mas também violentada!
    Na tv, na época, vi o então presidente em quem eu havia votado dizer (deslavadamente) que não sabia de nada! Vi tb a presidenta em seu discurso de reação às manifestações, q pelo jeito não entendeu bem o que o povo nas ruas dizia. Tanto o gestual e os olhos de um governante quanto o outro mentem. Parece que estou ou num episódio de "Além da Imaginação" ou de "Lye to Me".
    Como outros comentadores acima já mencionaram, a situação em Portugal se agravou ainda mais após a entrega dos cargos do ministro das finanças e dos negócios estrangeiros. Muitos pedem eleições para formação de novo governo, mas creio que vai ficar na mesma, como se diz por aqui, em águas de bacalhau!
    A continuação de um ótimo domingo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciene!!
      As mulheres são mais safas na hora da compra, pois tem mais paciência para olhar preços e rótulos, já os homens, compram aquilo que está na linha do olhar! Tudo é feito muito bem pensado para que o consumidor compre mais ou pague mais. A mesma coisa os políticos; eles querem apenas o nosso voto e depois "babau".
      Conheço muitos petistas que não deram o braço a torcer, pois dizem que em outros partidos não existem políticos que os representa. Mas qual, mais corrupto que os atuais que estão no poder? Vamos votar apenas no novo, nos que não estão no planalto!
      Morro de dó com o que estão fazendo com Portugal!
      Beijus,

      Excluir
  34. Tenho acompanhado os acontecimentos...

    Postagem muito bem construída, partindo de um mero anúncio, desenvolvendo o enfoque do artigo/análise da situação, finalizando com o alerta de que se deve olhar o que nos "querem vender" com um olhar crítico, pois tudo não passa de técnicas de marketing. Eis o ponto: por aí aconteceu "quase" uma revolução, foi um movimento em crescendo; por aqui, apenas um arremesso... Claro que, para tal, é preciso apostar na educação para formar mentes críticas, mentes que não sejam acéfalas.
    Penso que vai estando a par do que se passa por cá: um total(des)governo e desrespeito pela "causa pública", pelo dinheiro dos cidadãos, dos cumpridores, etc.

    Bjo, Luma (Cada vez acredito menos nos políticos...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Odete!!
      É mesmo muito triste o que está acontecendo não somente no Brasil e em Portugal, mas no mundo todo!
      Também não acredito mais em políticos!
      Beijus,

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor