Noites de olhar o céu e dias de mazelas.



“Salvo algum peculato, desfalque ou coisa assim, a maior parte dos roubos são verdadeiras misérias. Pouca audácia, nenhuma originalidade. Talvez por isso, mal os jornais dão notícia de um delito desses, o esquecimento absorve o criminoso. Não imprimam absolve; quem absolve é o júri, no caso de haver processo; eu digo que o esquecimento absorve o criminoso, no sentindo de se não falar mais nisso.”

Machado de Assis, crônica de 27 de dezembro de 1896

Tem gente que pensa que políticos, bandidos e corruptos são "Aliens" que "surgiram" prontos em nosso planeta. 

Mofo ancestral, balbúrdias, inconformidade, choramingos, superficialidade e disparates em ser uma pessoa mecanizada, conivente, numa vida sem sentido, consentida, abaixando a cabeça, se deixando levar, que não se revolta diante da maldade, desonestidade, corrupção, descaso, exclusão e miséria.

Não queremos mais isso, pois esse é o resultado quando achamos que a vida é um passatempo e que estamos aqui para ter a melhor marca de roupas, o melhor carro... Ter o olho maior que o mundo... Vaidades e consumo! Trocar a cor do olho, jogar filhos no lixo ou tê-los por satisfação social e depois deixá-los desassistidos em casa. 

Um corrupto não "surge", cria-se!

76 comentários :

  1. Lindo post, direto, cheio de verdade. Cabe à nós formar homens de bem...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Quer este quer o anterior encheu-me a alma por ver que há quem pense como eu, que faz como eu...apenas com um NÃO: eu não sei expressar e escrever tão bem como tu, Luma e obrigadão por estes teus gritos num mundo de cabos que podem surtir tantos efeitos benéficos.

    Eu não gostei...adorei/amei tudo e até imprimi para dar à minha mãe para ler, que nos seus 83 quase 84, pede-me coisas da internet...e ela já é tua fã também:)

    Beijos do lado de cá do oceano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatyly! Um abração de apertar costelas em sua mamã... Devemos valorizar os nossos, dar-lhes apoio nas horas difíceis, mas principalmente quando fazem alguma coisa errada. Educar é dizer não mesmo que o coração diga sim para construir uma pessoa do bem.
      Beijus,

      Excluir
  3. Uau! É isso. Cria-se e aí, querendo apenas o benefício próprio e cheio de podridão no ser, quer ser político, não para lutar pela sociedade, mas para sugar-lhe o quanto mais.
    Ali é apenas a graduação de tudo que foi e é a sua vida, sua história,....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      A nossa negligência, o deixar para depois é que alimenta tanta coisa errada. Devemos reclamar na lata, ir às favas como diria o meu avô! :)
      Beijus,

      Excluir
  4. Luma:
    É isto aí.
    Você consegue resumir em poucas palavras, tudo que é para ser dito.

    Beijos.
    Anny

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida,Luma,a base educacional vem da família.Cabe a esta instituição ensinar e exemplificar valores e princípios da civilidade cidadã que deverá ser apurada pela escola e por demais agentes educacionais que venham a colaborar para a formação íntegra de cada indivíduo.
    Vemos com pesar que estas etapas foram subtraídas, em grande parte,por décadas, mas é sempre possível recomeçar de onde se parou e não falhar com as novas gerações.
    Uma reforma política já, para que as futuras gerações de políticos encontrem um ambiente de verdadeira atuação pública.
    Abração,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      Pais ausentes e educação terceirizada... Se o governo investir em ensino de qualidade, onde as crianças possam estar com educadores bem qualificados, será de grande ajuda para as famílias, mas não o bastante. Como bem diz Tânia Zagury: Quem ama, educa!
      Beijus,

      Excluir
  6. Excelente texto Luma, um alerta indicando que o despertar para mudar o mundo não se resume a sair às ruas empunhando cartazes e gritando palavras de ordens - algumas mais do que justas, mesmo que os manifestantes não tenham plena consciência do seu real significado. Mudar para melhor significa também rever o nosso próprio comportamento na sociedade. Por exemplo, tentar subornar a autoridade policial para escapar de uma multa de trânsito desqualifica o cidadão para manifestar-se contra a corrupção; aquele que se nega a honrar os compromissos trabalhistas da empregada doméstica, outro exemplo, igualmente não tem cacife moral para condenar os corruptos engravatados; não obedecer o sinal de trânsito, atropelar e fugir também não tem nada a ver com atitude que se espera de um "cidadão de bem", para usar uma expressão da moda. Ética e moral elevadas não são modelitos apenas para os outros, todos temos de vesti-los. Un autre monde est possible. Mas para isto, a mudança começa em casa. Os malfeitores e seus malfeitos não se circunscrevem ao universo da capital federal.
    Abraço, beijo e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jens!
      O trabalho de educar deve ser contínuo e admiro os jovens que foram para as ruas protestar. Esses pensam socialmente e demonstram as suas insatisfações através dos cartazes. O texto direciono para aqueles que corrompem a sociedade e o fazem porque não possuem caráter. Acho que caráter não se compra com o dinheiro que eles roubam e calaria povos que se intimidão com o poder. O povo brasileiro já passou por essa etapa, agora queremos mais dos nossos políticos.
      Todas as ações do homem se baseiam em exemplos. Se tivermos bons exemplos e punição adequada, muitos crimes, como suborno, peculato e omissão, não estarão mais na lista dos mais cometidos.
      A mudança tem mesmo que começar em casa! :)
      Beijus,

      Excluir
  7. Querida amiga

    Sempre que dirigimos
    os nossos pensamentos,
    ao que acorda sentimentos bons
    em outras vidas,
    cada palavra escrita
    é uma espécie de oração.

    Que teu coração seja o céu
    onde as palavras possa voar
    buscando a esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aluisio!!
      Que as nossas orações sejam ouvidas!!
      Beijus,

      Excluir
  8. É verdade que nossos políticos são reflexo da sociedade, não podemos culpar só os governantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, eu os culpo de todas as mazelas sociais. Cabe ao homem compreendê-los? Acho que cabe aos pais educarem seus filhos, mostrando sempre o exemplo ruim: Esse modo de fazer está errado, não faça! :) Beijus,

      Excluir
  9. Junta o espírito corrupto com o "jeitinho brasileiro" e pronto!
    De nada adianta sair pelas ruas, com cartazes de "um país melhor" e não devolver o troco errado, jogar lixo na rua, etc.
    Excelente post, Luma... como sempre!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cici!
      Esse "jeitinho brasileiro" não sei se é exclusivo - o ser humano tem oportunidade de opção no seu jeitinho de ser, mas se é abertas possibilidades de "facilitar" um entrave que pode ser estressante, quem não adotaria esse jeitinho? Por isso o nosso livre arbítrio deve sempre se basear na ética do bem viver em sociedade. Será que o que estou fazendo errado, não vai prejudicar mais pessoas?
      Beijus,

      Excluir

  10. Olá Luma!
    Excelente post..é aquilo..não adianta o povo pagar de moralista e patriota se, ao estar no lugar do político, faça a mesma coisa que eles. Muitos representantes do PT agiram assim.
    Acho que vc se enganou..no cosplay com o pescoço ensanguentado não é carna exposta..aquilo seria uma marca que o personagem tem que o impedia de se tornar vampiro. Sério que já pintou o cabelo dessa cor? Que legal! Eu tinha vontade dep intar o cabelo com cortes diferentes mas sei que daria trabalho demais para manter.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Tsu!
      Carregamos em nós sentimentos que se contrapoem, mas somente em horas de impasse, podemos encarar nossos piores defeitos. Sempre será hora de "conserto" e "desistência".
      Eu errei porque não conheço muito desses personagens... dá uma chance!!
      O cabelo bem loiro quase branco precisa abrir muito a cutícula capilar com produtos fortes, por isso o dano. Não aconselho ninguém a fazê-lo.
      Beijus,

      Excluir
  11. Adorei seu post. Peço permissão para reproduzi-lo no meu blog. Parabéns! Perfeito. Lindo e poético. 2014 está aí... será que irá acontecer nas urnas este mesmo espírito de mudança que vemos nas ruas hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clicador!
      Fui lá ver e obrigada pelo link! Infelizmente nos templates de visualização dinâmica, não consigo comentar. O sistema de comentários não aparece para mim.
      Beijus,

      Excluir
  12. Assino embaixo, Luma! Eles não caíram de paraquedas. Mas é bem verdade que algumas vezes falta até boas opções... Espero que essas manifestações continuem porque o governo tá com medo. Precisamos de muita coisa, inclusive reformar esse nosso precário código penal. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!
      Dizem que o poder corrompe e que mesmo as pessoas idôneas quando chegam no planalto, têm que acompanhar o curso do "esquema", senão é colocado na geladeira. Mas não penso que seja assim. Estou sempre de olho nos bons políticos também!!
      Acho que as nossas leis são boas e que não são aplicadas corretamente. Não podemos prender todos os bandidos, não temos cadeias suficientes... então é melhor não criar mais bandidos. Como se faz isso? É uma retórica, todos nós sabemos que um animal se torna violento, quando privado daquilo que lhe é básico.
      Beijus,

      Excluir
  13. Bem dito, Luma! É aquela história da "Lei de Gerson". Existe um corrupto dentro de cada um que "gosta de levar vantagem em tudo". Belo post, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Árabe!! Mas temos também dentro de nós o "livre arbítrio". É corrupto quem quer sê-lo!
      Beijus,

      Excluir
  14. Disse tudo
    Um corrupto não surge, cria-se !!!

    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos acabar com essa plantação!!
      Beijus,

      Excluir
  15. Lindo achado do Machado para emoldurar seu escrito! Ótimo, querida! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Luminha,

    Tive todo tipo de contratempos, nos últimos dias e estava ansiando por uma brecha, para poder vir ver o que rolou por aqui, rsrs.
    Este texto exprime bem o meu ponto de vista, exceto pelo sentido de "insignificâncias" dos roubos, pelo menos no que diz respeito, aos desvios efetuados pelos políticos, que sempre são significativos, rsrs. Por outro lado, há, infelizmente, tanta gente viciada em desonestidade, que se corrompe por qualquer "miséria"; até mesmo por uma receita original, publicada num blog. Uma pena. Eu até já pensei em escrever um post com um título tipo: "Você é corrompível?" acho que viria a calhar, pois muita gente que se corrompe por misérias tem a audácia de criticar os políticos. O meu ponto de vista é que um governo honesto depende de um povo honesto, já que os governos saem do povo.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!
      Os dias aqui também foram diferenciados. Fiquei o tempo todo com os olhos pregados no que estava acontecendo e deixei o bloguinho de lado. Faz parte!
      Roubos não são insignificantes... mas roubar por pouca coisa só demonstra incapacidade de roubar coisas maiores (rs*) Será que vale a pena colocar em risco a idoneidade por pouca coisa? Mas os políticos fazem isso, pois pensam que de grão em grão...
      O lance do plágio é bem um exemplo que as pessoas não pensam quando estão cometendo um crime - Só será crime se forem descobertos? A moral e a ética deveriam direcionar as ações humanas!
      Sobre políticos honestos e povo honesto... Acho que o exemplo vem de cima! Quando votamos, pensamos que estamos votando no melhor candidato. Ele não mostrará em campanha que é o pior candidato. Cabe ao povo ficar de olho e não colocá-lo mais lá!
      Beijus,

      Excluir
  17. Estou aqui aplaudindo, Luma! Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Os valores passados de pais para filhos estão indo para o lixo....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio, Lisette! Acho que por muito tempo, levaram o povo a pensar que a nova geração não queria nada com nada. A prova é que essa moçada está na rua! Os filhos dessa pátria que não acreditam em mudança, ficaram estatelados olhando as telas da TV criticando e não apostando que algo de bom irá acontecer. Precisamos mudar o imposto! Beijus,

      Excluir
  19. Machado de Assis é tao contemporaneo ne? Ta junto. Quanto aos politicos e seus jeitinhos, concordo com voce....vaidades em excesso.
    No mais.... manda essas bandeirinhas para mim???? Adoro isso, aqui em SP não vejo para vender....
    Bjao!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camille!!
      Machado de Assis é tudo de bom! :)
      As bandeirinhas foram as crianças da rua que confeccionaram já no início do mês de Junho. A rua está toda enfeitada!!
      Acho que na 25 de Março ou grandes livraria você acha!
      Beijus,

      Excluir
  20. Olá Luma querida, obrigada por suas visitas sempre tão carinhosas em meu bloguito. Gostei muito das suas palavras deixadas aqui, você disse tudo e concordo plenamente. Tem razão quando diz que um corrupto não surge, cria-se. De fato, a educação moral, os valores éticos são fornecidos ao homem pelo lar que o abrigou e não pelo mundo. É uma pena que estando lá dentro a maioria faz isso, levam vantagem sobre a posição que ocupam.Precisamos logo de uma reforma política. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Josy!!
      Obrigada também por seu carinho e presença constante!!
      Beijus,

      Excluir
  21. É mesmo um "mofo ancestral", Luma. Há milênios os homens se dividem em bons e maus, nisso incluindo toda a sorte de "defeitos", entre eles a corrupção.
    Esperemos que esse acordar nacional seja real.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia!
      É até irreal querer a perfeição, mas podemos lutar por uma sociedade mais justa!
      Achei linda a participação das crianças nos protestos!!
      Beijus,

      Excluir
  22. Anônimo10:33

    Bom dia minha querida!
    Nossos políticos apenas refletem a sociedade doentia e corrupta na qual estão inseridos e sem uma boa educação familiar, o resultado nada mais é do que a constatação de uma sociedade hipócrita e doente.
    Um lindo dia para você
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gracita!! É um verdadeiro toma lá dá cá. Essa troca de favores entre políticos e eleitores precisa acabar. Precisamos votar em pessoas por suas qualidades e não pelas oportunidades que se abrirão para nós!
      Lindo dia para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  23. Clap, clap, clap...a mais pura verdade amiga Luma, uma pena que muitos dos políticos, assim são, porque nós, o povo os colocou lá... Muda Brasil. Minha querida o Ostra já está pronto para o 8º Pena de Ouro, são muitos Poetas e Poetisas das ondas a convidar, assim peço desculpa pelo SPAM e não parar em tua página para apreciá-la e comentar como de direito, MAS QUERO TE VÊ NA ILHA NESTE EVENTO, POR ISSO AQUI ESTOU... E lá te espero. Beijos no coração!!!
    Este é o link do Ostra
    http://ostra-da-poesia.blogspot.com.br/
    Todos que por aqui passarem sintam-se convidados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindalva!!
      Obrigada pelo convite!! Espero em breve poder retornar ao seu bloguinho e participar mais ativamente.
      Então, estou com o saco cheio desse "empurra, empurra".
      Beijus,

      Excluir
  24. Concordo plenamente com vc, Luma! O seu post atingiu o cume da verdade e da realidade! E como tem-se criado corruptos por aí! Infelizmente contribuímos muito para que isso aconteça, calando muitas vezes diante de tanta corrupção, injustiças e tantas outras coisas erradas! Passou da hora de dizermos um basta! Creio que o povo já tenha percebido isso, só espero que tudo não termine em pizza (odeio essa frase, ela significa que mais corruptos estão sendo criados)!
    Uma ótima quarta-feira pra vc! =)
    Fique com Deus!
    Bjs
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sileni!
      Acho que agora o povo aprendeu o caminho e os políticos, sabendo disso, irão procurar por outros meios para chamar a atenção do eleitorado. Eu queria que a nossa presidenta, parasse de fazer campanha eleitoral e governasse esse país com mais dignidade, mas ela é autoritária demais para abaixar a crista.
      Beijus,

      Excluir
  25. É verdade, o corrupto é criado pela sociedade. Principalmente porque todos nós somos permissivos, hipócritas e estamos sempre prontos a pedir um favorzinho qualquer ou para iludir os impostos.
    E tudo isto, em crescendo de importância, faz com que a impunidade se alastre e chegue a todo o lado, incluindo aos governos.
    Na sociedade do Norte da Europa e Americana, por exemplo, isso não acontece porque a sociedade é muito diferente.
    Mas, se todos fizermos força (como no Brasil ultimemente), as coisas podem mudar. Esperemos que sim, porque a vossa atitude pode contagiar (no bom sentido) o mundo inteiro.
    Magnífico post, parabéns.
    Luma, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilson!
      Não tenho muito a acrescentar ao seu comentário, só que concordo com ele na íntegra! :)
      Obrigada pelo elogio!!
      Beijus,

      Excluir
  26. Concordo contigo Luma, corrupto cria-se!

    Desde semana passada estou pensando nisso, pois a população geral revoltada e apoiando as manifestações e acho isso ótimo, porém se cada um mudar um pouquinho sua atitude, será que também não melhoraria o país?

    São pais que dedicam 100% ao trabalho para "comprar" tudo o que o filho quer, porém na hora da educação, da conversa, da brincadeira, é a baba ou a escola que realizam esse trabalho.

    Já reparou que muitos assaltos, os criminosos levam o tênis de marca, a bolsa ou o celular de ultima geração? Ou roubam carro para levar as meninas para passear! Muitos marginais roubam porque querem coisas boas e de marcas para se mostrarem. Mostrarem que tem poder! As pessoas dão muito valor para as aparências e o que você possui. Muitas vezes nós todos julgamos outra pessoa pela aparência. Defeito da sociedade. Mas e se mudarmos nosso jeito de pensar? Será que não mudará algo?

    O texto do Machado de Assis, foi escrito a tanto tempo, mas é tão atual né?!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina!
      Acho que o povo cansou... fugiu de sua alçada fazer qualquer coisa a mais e ficar olhando usarem o nosso dinheiro com besteiras, não dá mais! Ainda bem que o povo brasileiro está mais conscientizado politicamente. Esse é um fator de mudança de atitude!
      Os bandidos estão na rua por oportunismo. Mas quantos bandidos estão trancafiados em suas casas? Até para isso as passeatas serviram e os policiais deveriam aproveitar para prendê-los, não acha?
      Beijus,

      Excluir
  27. Luma,que super texto,menina! Vc foi super Luma agora!Adorei o que escreveu,porque se não houver famílias bem estruturadas,condições sociais favoráveis,educação...nosso país vai continuar a criar corruptos!Aplausos!bjs,

    ResponderExcluir
  28. É isso aí Luma.
    Ficar nesta posição de estátua não vai fazer deste pais uma grande nação,onde os direitos e deveres sejam respeitados. Precisamos não só manifestar cobrando dos políticos, mais que urgente uma mudança de postura diante de todas as maldades e desigualdades.
    Beleza de postagem com inteligência e sabedoria.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Toninho!
      Precisamos olhar também para o nosso rabo. Afinal, nem tudo que acontece no país é culpa do governo corrupto que temos!
      Beijus,

      Excluir
  29. Minha querida

    Hoje passando para dizer que estou voltando (ainda devagar), mas com muita saudade e agradecendo as palavras de carinho deixadas durante a minha ausência.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  30. muito bom Luma!
    O interessante é que fazemos parte desta corrupção, querendo ou não.
    Estranho falar assim?
    Será mesmo?
    E o famoso "jeitinho brasileiro"?
    Há muitos anos li num muro: A sociedade que nos critica é a mesma que nos criou.
    Fato, né.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliane!!
      Mesmo quem não é corrupto, tem a sua parcela de culpa quando acata sem fazer nada. Estou um pouco desanimada com as últimas notícias do noticiário. Enfim, a caravana está passando e vamos ver o que vai acontecer depois que a caravana passar.
      Beijus,

      Excluir
  31. Excelente reflexão já introduzida com um autor que nunca como hoje foi tão atual.Grande abraço Luma, esperando sempre por dias melhores apesar de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bergilde!!
      Não podemos perder as esperanças!!
      Beijus,

      Excluir
  32. Texto muito lúcido e verdadeiro, Luma! È o que penso e que gostaria de ter escrito.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  33. Sábia conclusão.
    Compartilhada e indicada.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar, Beth!!
      Beijus,

      Excluir
  34. O corrupto existe porque MUITOS são coniventes e aceitam-os/as...
    A maioria quase sempre é subjugada pela minoria, porque será?
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene!
      Não sei se concordo plenamente com a sua afirmativa. Não sei se aceitamos, apesar da conivência. Veja que o povo está na rua repudiando os atos do nosso (des)governo e mesmo assim a máquina governamental está tirando a identidade do movimento.
      Beijus,

      Excluir
  35. E não podemos nos esquecer que além de serem criados,somos nós mesmos quem os coloca no "puder",rsss

    Beijos,Luma!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, DO!
      Perdemos a oportunidade de tirar a "Bonequinha marqueteira" do poder e agora ela está tirando a identidade dos protestos. Pe da vida com isso!!
      Beijus,

      Excluir
  36. É amiga o ser humano está cada dia mais monstruoso. Penso que falta muito amor no mundo.
    Penso que a ambição, tomou conta do ser humano e expulsou dele o amor. E um mundo sem amor não tem futuro.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvira!!
      Você tocou no ponto! Quem sente amor, quer que o mundo fique melhor. É mais solidário porque tem compaixão pelo semelhante... estamos vivendo tempos de cada um por si, por isso tanta gente triste e solitária que para chamar a atenção sobre si, precisa de bens materiais. A corrupção começa quando o olho fica maior que a cara!
      Beijus,

      Excluir
  37. Já tinha lido mas não comentei por falta de tempo...

    Há sociedades em que o caso em apreço é (quase) aceitável, então não é fácil mudar. É como se fizesse parte do ADN social. É endógeno.

    Por cá, penso que não será fácil mudar esta forma de estar. Basta ver que, na verdade, os políticos não querem uma verdadeira ação contra a corrupção...

    Bjo, Luma (Acredito que haverá sempre alguém que lutará a favor da sobrevivência da humanidade.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, queridona!
      Imagino como a sua vida está corrida!
      Gostaria de acreditar que sempre há alguém a lutar pelos outros, mas uma parte de mim diz que as pessoas lutam pelos próprios interesses... triste pensar assim. Onde estão os heróis? :)
      Beijus,

      Excluir
  38. E percebendo-se que um bandido "não surge" e sim "é criado", fica fácil concluir que são verdadeiros monstros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Dayse!
      Fruto do que impera na sociedade atual: Cada um por si!!
      :)
      Não é bom perder as esperanças...
      Beijus,

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor