6º BookCrossing Blogueiro - Lista de participantes e considerações.

Se você está chegando agora, o BookCrossing Blogueiro acontece duas vezes ao ano.


De 16 a 23 de Abril e 08 a 16 de Novembro.

Primeiramente foi escolhida a semana de Abril por nela estar inserido alguns eventos importantes relacionados aos leitores e escritores.

No dia 18 de Abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato; No dia 21 de Abril, data de criação do site do BookCrossing em 2001 e 23 de Abril a comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (BookDay).

Consequentemente, seis meses depois calhou o mês de Novembro e porque não começar o BookCrossing Blogueiro no dia 08 de Novembro quando é comemorado o Dia Feliz?

Podemos comemorar juntos esses dias, numa grande festa reunindo o mundo virtual, analógico e digital - Não sei como é para vocês, mas para mim já não existe mais diferença entre o mundo virtual e/ou qualquer outro. Esse também foi um dos motivos para trazer o BookCrossing para a blogosfera...

"A ideia é simples: escolher um livro, colocar um bilhete dentro informando que aquele livro foi esquecido de propósito e que aquele que o achar, ao acabar de lê-lo pode fazer o mesmo: esquecê-lo novamente. E deixar o livro em algum lugar: banco de praça, ônibus, shopping, enfim vale a imaginação de cada um. O importante mesmo é esquecermos um livro que gostemos, cujo conteúdo possa interessar a uma outra pessoa, e, assim fazer com que o hábito da leitura seja levado a mais pessoas que muitas vezes não tem condição financeira de adquirir um livro"

A proposta é libertar um livro que esteja preso na poeira da sua estante e depois fazer um lançamento em um lugar que ele possa ser encontrado por outra pessoa - deixando um bilhetinho para quem encontrar indicando que aquele livro não está perdido 

Tenho muitas considerações a fazer e temendo que esse post se tornasse um testamento, decidi não escrever tudo o que estou pensando agora, vou deixar para as respostas que darei aos comentários dessa postagem e espero possam satisfazer qualquer dúvida... Estou bastante pensativa quanto ao BookCrossing Blogueiro porque não sei se entenderam bem a proposta que fiz na postagem de chamada para o 6º BookCrossing Blogueiro.

Por que não coloquei data nos banners dessa edição? O meu projeto ao iniciar o BookCrossing Blogueiro era fazer do BookCrossing um hábito espontâneo na vida de vocês e que seus blogues fossem veículo de incentivo para outras pessoas libertarem seus livros. A semana do BookCrossing Blogueiro serve apenas para nos reunirmos e relatarmos nossas experiências com relação ao BookCrossing, resenhar os livros libertados, etc..

Porque nunca coloquei o endereço do "Luz de Luma" nos banners? O parágrafo acima poderia explicar, porém, vocês como participantes do BookCrossing Blogueiro certamente possuem uma "label" (marcador) em seus blogues que poderiam linkar suas próprias postagens e não necessariamente colocar a minha "label". Estou pedindo para que sejam independentes e que, mesmo tendo duas datas no ano em que eu sou mera "organizadora" do evento, vocês podem libertar seus livros a qualquer tempo, fora da data proposta e linkar a "label" de vocês.

Fico na maior alegria quando vejo o banner do BookCrossing Blogueiro colado nos blogues, mas não quero que linkem o "Luz de Luma" já que, como participantes possuem essa mesma "label".  Estou sendo repetitiva propositalmente... Mas se por acaso encontrar a "label" do "Luz de Luma" linkada não acharei ruim. Os participantes das redes sociais podem linkar os blogues que os incentivaram a participar, ou pessoas, ou mesmo a página do evento no facebook. Nas semanas que acontecem o BookCrossing Blogueiro, linkarei os blogues que participam da iniciativa.

Podemos dar o exemplo para que outras pessoas ao ler sobre o assunto, sintam-se animadas a também libertar seus livros. Afinal, um blogueiro é formador de opinião ou não?

Não quero links, quero contribuir de alguma forma para mudar o pensamento. Sou pretensiosa? Não, sou paciente e insistente naquilo que acredito. Se Ron Hornbaker ao criar o BookCrossing queria tornar o mundo uma grande biblioteca, porque não podemos alimentar esse sonho? Já imaginou como o mundo seria mais lúdico e feliz se as pessoas pudessem ler mais?

Fico muito triste ao me deparar com comentários negativos sobre o BookCrossing, mas faz parte do processo. Afinal, algumas pessoas dão mais valor ao material do que as palavras que guardam um livro. Não é surpresa saber que aqueles que mais amam os livros possuem maior desapego para com eles. Veja um escritor, ele para imprimir suas ideias em um livro, precisa desapegar-se dessas ideias para lançá-las ao mundo. Feito isso, ele quer que suas ideias viajem cada vez mais. Qual o maior castigo para um escritor? - Que seu livro fique guardado em uma estante.


Muito tempo atrás, um escritor iniciante estava com muitos livros parados e não conseguia vendê-los. Resolveu distribuí-los em repartições públicas, pontos de ônibus, lanchonetes, consultórios... Qual a grande surpresa a editora ligar dizendo que haviam muitos pedidos para que fosse publicada uma nova edição. Sem querer ele conseguiu fazer uma bela publicidade de sua obra. Disso tiramos que, "uma boa ideia sempre leva à outra".

Todo mundo tem um livro que marcou sua vida, que leu em um determinado momento e que gostaria de compartilhar com os amigos. Falamos desse livro, mas para o nosso interlocutor que ainda não leu, todas as nossas referências serão minimizadas e esvaziarão após terminada a conversa. Difícil contaminar as pessoas com as nossas impressões e elas ficarão longe, insuficientes até que o nosso interlocutor tenha o livro em suas mãos... O que sentimos ao ler um livro passa perto apenas da audição que fazemos sobre ele.

De que adianta o saber sem um partilhar concreto? Se eu morrer amanhã, certamente as minhas ideias morrerão se eu não passá-las adiante. A mesma coisa um livro: Se ele permanece fechado, é um livro morto. Esse bem que tanto amamos, não terá valor algum se não for manuseado, lido, explorado... Quem sabe você possa reunir os amigos para comentar sobre esse livro... eles vão amar a sua iniciativa? Sei não... Só se eles também tiverem lido esse mesmo livro.

Valorizo as resenhas que resumem o assunto tratado em um livro, mas elas dificilmente cativam o leitor, a não ser que nela contenha um ingrediente que lhe chame a atenção. Talvez por isso existam tantos leitores que não pensam ao comprar livros inseridos em listas de mais vendidos, pois presume-se que estar numa lista, o livro seja bom, o que não é verdadeiro. A publicidade está aí para destacar o ingrediente que chama a atenção do público e muitos livros são escritos com esse propósito, o de manipular o leitor.

O medo de libertar um livro e fazer dele um prisioneiro de outras estantes ou gavetas pode ser minimizado quando colamos um bilhete na primeira página desse livro avisando que esse livro é um livro viajante e que ele não foi "jogado fora", "abandonado" ou "perdido", aliado ao fato de escolhermos o lugar certo para libertá-lo.

Muitos livros merecem ser lidos por outras pessoas, para que eles tenham o seu curso, principalmente os livros difíceis de encontrar, edições limitadas... No passado os livros eram bem mais caros e raros, mesmo assim as pessoas não deixavam de ler - os livros não ficavam parados e eram passados de mão em mão - eram festejados e comentados em variadas rodas. Depois os novos burgueses entenderam que para ter acesso às classes previlegiadas, teriam que acumular livros e foi assim que surgiram as grandes bibliotecas caseiras. Depois desse acontecimento, a leitura passou a ser quase que inacessível para os pobres, pois os poucos livros que existiam foram aprisionados. O livro ficou mais caro e uma simples enciclopédia custava os olhos da cara.

Não entendam errado, mas quando chego na casa de alguém e vejo uma grande biblioteca, acho o cúmulo da breguice e falta de higiene. A não ser que nessa casa funcione um núcleo educacional em que muitas mãos usufruem do manuseio desses exemplares. Mais vale meia dúzia de livros bem lidos do que um biblioteca enorme e intacta.

As bibliotecas públicas possuem uma excelente proposta, mas no Brasil, elas estão defasadas, gente para trabalhar e as poucas pessoas que lá trabalham são de muita má vontade. Fui testemunha de querer fazer uma doação e não poder fazê-la porque não existiam pessoas para catalogar os livros. Tenho outros testemunhos e por isso sei que a culpa não foi dos livros que queria doar.

Os pais devem exigir que a escola de seus filhos possua uma biblioteca e, se não tiver, podem se mobilizar para tal, cada qual contribuindo com exemplares. Uma pequena biblioteca poderá ser uma grande biblioteca no futuro.

Existem muitas formas de contribuir para o BookCrossing, não somente deixando "ao relento" como algumas pessoas insistem em dizê-lo. Você pode ir a um posto credenciado pelo BookCrossing, trocar com amigos, doar para bibliotecas escolares... Enfim, seja criativo!

O BookCrossing Blogueiro é um evento público e de todos os participantes.
Os livros não podem ser escravos da cultura, vamos libertá-los!
Contribua para esse post. Se souber de mais iniciativas em prol da leitura, avise-me para adicioná-la!

Participantes do 6º BookCrossing Blogueiro (seja o primeiro) :) Avise para que possa adicionar seu link de participação.

  • Trícia Ferreira (Espelho em Si) - "Frei Luís de Souza" de Almeida Garrett - "Vivendo para entender" de Júlio Ildefonso Damasceno Ferreira e dois livros infantis "Totó, o cachorro" e "Félix, o gato";
  • Renata Diniz (História em Prosa) - "Amar pode dar certo" de Roberto Shinyashiki e Eliana Bittencourt Dumêt
  • Cici (C de Cici) - "Investidas", de Johanna Homann e "Enquanto Houver Luz" de Agatha Christie;
  • Ana Paula (Lado de fora do coração) - "Apaixonada por palavras" de Paula Pimenta;
  • Gisele Federizzi Barcellos (Kids Indoors) - 7 livros infantis, um para cada dia da semana! :)
  •  Sandra Santos (Mineirinha n'a Alemanha) - Doará livros para brasileiros residentes na Alemanha que forem ao seu blogue fazer o pedido. 1° livro libertado: “55 – Memórias de uma brasileira em Londres” de Yami Trequesser;
  • Suzana Martins (Entre MarÉs) - "Querido John" de Nicholas Sparks
  • Luciana Souza (Histórias de uma bipolar) - "A Escolha" de Nicholas Sparks e "Quando Ela se foi" de Harlan Coben
  • Pandora (Uma pandora e sua caixa) - "O herói perdido" volume 1 da "Série Os heróis do Olimpo" de Rick Riordan; "P.S Eu te amo" de Cecelia Ahern e "O conde de Monte Cristo" Volume 1 do autor Alexandre Dumas
  • Regina Castro (Na Cozinha Brasil) - "A Cidade e as Serras" de Eça de Queirós
  • Christian V. Louis (Escritos Lisérgicos) - "Delirando em Letras" de Marina Carla e a recém lançada "2ª Antologia Literária Escritos Lisérgicos", vários autores (para comprar)
  • Verinha Tiburski (Eternamente V & V) - "O Morro dos Ventos Uivantes" de Emily Brontë
  • Aline Antunes (Facebook) - "A princesa descalça" de Christina Dodd, "O Morro dos Ventos Uivantes" de Emily Brontë e "Magra? Não. Gorda em recuperação"
  • Beth Santana (Facebook) - "O Monge e o Executivo" de James C. Hunter.
  • Fátima Medeiros (Facebook) - "Um Coração Aberto" de Dalai Lama
  • Astrid Annabelle (Navegante do Infinito) - Doará inúmeros livros para um sebo. Uhuuuuu!! Isso sim é desapego!! 
  • Tânia Henriques Ferreira (Facebook) - "Luz do Dia" de Jamie M. Saul, "A última grande lição" de Mich Albom, "Disciplina, limite na medida certa" de Içami Tiba e "O amor venceu" de Zibia Gasparetto
  • Patrícia Gomes (Agora que sou mãe) - "O último Dalai" de Paulino Vergetti Neto
  • Alexandre Mauj Imamura Gonzalez (Lost in Japan) - Livros de arte que ao serem encontrados fazem o leitor se perder na beleza de suas páginas :)
  • Tony e Lúcia Girão (Voz Ativa 2) - “O verão e as mulheres” de Rubem Braga
  • Allan Robert P. J. (Carta da Itália) -  "L'apocalisse rimandata" de Dario Fo, "Smettere di fumare è facile, quando si sa come fare" de Allen Carr e "La testa degli italiani" de Beppe Servegnini.
  • Roseli Pedroso (Sonhos e Melodias)(3º post participativo) - "A outra face: história de uma garota afegã" de Deborah Ellis, "O mistério do relógio na parede" de John Bellairs, "Sua resposta vale um bilhão" de Vikas Swarup, "Sua resposta vale um bilhão" de Vikas Swarup, "O Mistério do Relógio na Parede" de John Bellairs,  "Os Meninos Morenos" de Ziraldo, "Aqualtune e outras histórias da África" de Ana Cristina Massa, "A Outra Face: história de uma garota afegã" de Deborah Ellis e "Mulheres Alteradas 1", de Maitena
  • Maria Glória D'Amico (Fare la Scarpetta) - "Aprendendo a silenciar a mente" de Osho
  • Jussara (Palavras Vagabundas) - "O exército de um homem só" de Moacyr Scliar, "A Pata da Gazela" de José de Alencar e "Como Stella recuperou o rebolado" de Terry McMillam
  • Carmen Luiza (Fractais da Calu) - "A casa que amei" de Tatiana Rosnay
  • Zilda Santiago (Somos todos aprendizes)(Carinhos, Sorteios e etc e tal) - 17 livros que serão doados para um grupo de estudo "Momentos de Meditação", "Momentos de Alegria", " e amar", "Responsabilidades", "Lições de Felicidade", "Luz da Esperança", todos psicografados por Divaldo P. Franco e Joanna de ângelis.
    "Filhos, como educá-los na visão espírita" de Roque Jacinto, "Momentos de Decisão" de Divaldo e Marco Prisco, "Vida e obra de Divaldo Franco" de Frenando Worm, "Florilégios espirituais" de Divaldo Franco e Francisco de Paula Vítor, "Falou e Disse" de Chico Xavier e Augusto Cézar Neto, "Palavras de Emmanuel" de Chico Xavier e Emmanuel, "Tende bom Ânimo" de Chico Xavier e Carlos Bacdelli, "No Roteiro do evangelho" de Vera Lúcia e Ottília e "Convites da vida" de Divaldo e Joanna de Ângelis
  • Norma Emiliano (Pensando em Família) - "A Mulher só" de Harold Robbins;
  • Patrícia Azenha Henriques (Princesa Esquimó) - "A casa das Velas" de K.C. Mlivro cKinnon e "Histórias de Natal", contos, receitas e atividades
  • Rosamaria Teixeira Da Costa (Rosa 147) - "Palavras de Sabedoria" de Dalai Lama, "Não faça tempestade em copo d'água" de Richard Carlson, "O Homem é aquilo que pensa" de James Allen, "O Livro da sabedoria" de Dalai Lama e "Pílulas para viver melhor" de Fernando Lucchese.
  • Marly (Saboreando a Vida) - "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder e "Abusado" de Caco Barcelos
  • Bruxa do 203 (Um caminho diferente) - "Meu Pé de Laranja Lima" de José Mauro de Vasconcelos
  • Ana Karla (Misturação) - "É preciso lutar" de  Márcia Kupstas, "Pollyanna" de Eleanor H. Porter e "A MORENINHA" de Joaquim Manoel de Macedo.
  • Luma Rosa (Draft to the draft) - "Deixa que eu chuto" de Renato Maurício Prado
  • Bia Hain (Revolta e Romance) - Aproveitando a proposta da Tag: 5 livros, 5 presentes distribuirá 5 livros entre seus leitores aproveitando a ocasião do BookCrossing Blogueiro, enviou o livro "AMIGO...somos muitos, mesmo sendo dois" do Padre Fabio de Melo para a Chica.
  • Lucinha (Lucinha's Home & Garden) - "Água aos Elefantes" de Sara Gruen
  • Pablo Ramada (Facebook) - "O Mensageiro" de Markus Zusak, "O Dia da Caça" de James Patterson, "Um Pombo e Um Menino" de Meir Shalev, "Paixão Índia" de Javier Moro,  "Cilada" de  Harlan Coben, "A Farsa" de Christopher Reich, "Pare de Se Sabotar e Dê a Volta Por Cima" de Flip Flippen, "A Arte da Guerra" de Sun Tzu e "O Mensageiro" de Andy Andrews.
  • Barbie (Barbie Californiana) - "A sabedoria nossa de cada dia" de Augusto Cury.
  • Renata Boechat (Eternos Prazeres) - Vários livros didáticos.
  • Eloa (Brasileira Sim Senhor!) - dois dicionários Português-Japonês Romanizado - de Noemia Hinata e Shigueru Sukane e outro de Romaji Wa-Po jiten.
  • Daisy Carvalho Schaefer (Facebook)(Inspiring Feelings!) - "O sentido de um fim" de Julian Barnes
  • Luciano A.Santos (.Livro) - "O Caçador de Pipas" de Khaled Hosseini, "O Colapso de Tudo" de John Casti e "Marley & Eu" de John Grogan
  • José Nunes da Silva (Facebook) - "Incendiário" de Chris Cleave
  • Giovanna Valfré (Facebook) - "A estrada da noite" de Joe Hill.
  • Tina Blue (Blue Moon) -  "Miracle" de Danielle Steel
  • Beatriz Reis (Jubiart Artesanato) - "Feliz Por Nada" de Martha Medeiros e "A pergunta a várias mãos" de Carlos Rodriguês Brandão. 
  • Vitorio Nani (Vitor Nani) - "DIBS: Em busca de si mesmo" de Virgínia M. Axiline, "Os sonhos morrem primeiro" de Harold Robbins e "Ninguém é uma ilha" de Johannes Mario Simmel
  • Anne Lieri (Asas dos Versos e Reversos) - Contos Clássicos: Cachinhos Dourados, Bela Adormecida, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho.
  • Denise Rangel (Sturm und Drang) - "Justino, o retirante" de Odette de Barros
  •  Beth Lilás (Mãe Gaia) - "Oráculos de Maio" de Adélia Prado e "Prêmio UFF de Literatura 2011 Brasil/Itália. 
  • Mila Resendes (Nada Sério) - "Os donos do mundo" de Luis Augusto Simon e Rubens Leme da Costa
  • Annyllinha (Blog Linha) - "Quatro Histórias de Ladrão e mais 26 histórias" de Paulo Mendes Campos
  • Fernando (Nothingandall) - "Obra Poética", vol. I de Jorge Luís Borges
  • Simone Miletic (Instagram) - "Fôlego" de Tim Winton e "Antes que Eu Diga Adeus" de Mary Higgins Clark 
  • Irene Moreira (M@myrene) - "O voo da estirpe - Caminhos rumo à libertação" e "Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender" de Adriana Vargas de Aguiar
  • Dayse Lúcia de Almeida (Dayse Fashion World) - "Não faça tempestade em copo d'água" de Richard Carlson, Ph. D., "Não deixe para depois o que você pode fazer agora" de Rita Emmett, "12 Semanas para mudar uma vida" de Augusto Cury, "Coleção Sucesso Pessoa" de Loja Maravilha do Lar: 1. Como Identificar Oportunidades, 2. Como Enfrentar a Timidez e 3. Como viver melhor e ser mais feliz, "O poder das afirmações positivas" de Louise Hay e "Quem mexeu no meu queijo" de Spencer Johnson, M.D.
  • Carolina Tavares (Fotografia Carolina Tavares) - "O Pau" de Fernanda Young
  • Claudia Campos (Ensaio de Palavras) - "Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?"  de Allan e Barbara Pease e "Revista Rota Viva", pelas praias do Ceará
  • Gilberta Sobreira (Facebook)(Facebook)(Facebook) - "A Cidade do Sol" de Khaled Hosseini, "Apaixonada por palavras" de Paula Pimenta, "Mulheres de Cabul" de Harriet Logan, "Abismo" de Kurt Falkenburger, "O deserto dos tártaros" de Ailton Medeiros, "A Pista do Alfinete Novo" de Edgar Wallace e "Terra dos Homens" de Antoine de Saint-Exupéry. 
  • Rute (Literatura Infantil) - doação de vários livros para a Bicicloteca, um projeto de um ex-morador de rua Robson Mendonça
  • Denise Araújo (Tecendo Ideias) - "O Sangue dos Outros" de Simone de Beauvoir
  • Camille Giverny (Facebook) - "Menina de vinte" de Sophie Kinsella, "Tamanho não Importa" de Meg Cabot, "Sushi" de Marian Keyes, "Força estranha" de Nelson Motta e "Quem Tem Medo Do Escuro?" de Fanny Joly/Jean Noel Rochut 
  • Mayara Cavalcante (Conselhos de May Morgan) - "Tesouro Secreto" e "Virtude Indecente" de Norah Roberts
  • Lu Souza Brito (Lichia Doce) - "A Moreninha" de Joaquim Manuel de Macedo,  "Livro 100 Crônicas" de Mario Prata e "Feijoada no Copa" de Chico Anísio.
  • Lis Costa (Facebook) - "Apelido não tem cola" de Regina Otero e Regina Rennó, "Mariana" de Pedro Bandeira e "Pollyanna Moça" de Eleanor H. Porter
  • Sônia Carmo (Retalhos do Mundo) - "Uma Babá Perfeita" de Barbara McLadyMahon.
  • Eloah (Blogger) - "A Dança da Vida" e também um exemplar da Antologia "As mais belas Poesias do Grupo de Poetas Livres" de Florianópolis.
  • Jô Bibas (Freguesia do Livro) - 750 livros doados em evento para universitários da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  •  Dalva (Infinito Particular) - "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector.
  • Lúcia Freitas (LadyBug Brasil) - "Eu gosto de coisa errada" de Pedro Dória
  • Daniel Carlos (Facebook) - "O Hobbit" de J. R. R. Tolkien.
  • Tânia Matos (Tânia Defensora) - Doação de livros para o "Clube de Leitura", projeto recém-criado por iniciativa da Tânia Matos, com a finalidade de diminuição da pena de detentos que fizerem resenhas de livros.
  • Cárlisson Galdino (Bardo WS) - Em parceria com a "Academia Arapiraquense de Letras e Artes" foram libertados diversos livros acadêmicos.
  • Karina Guite (Quinquilharias da Ka) -  "Macunaína" de Mário de Andrade e "Cartas entre amigos" de Gabriel Chalita e Fábio de Melo
  • Jô Turquezza (Facebook) - Livro infantil. 
  • Bergilde (Romances Familiares) - "Genitori con il cuore" de Jan Hunt.
Fizeram postezitos divulgando o bookcrossing blogueiro

Tânia Defensora - "Em Busca de ser melhor" - Simone Miletic - "Smiletic"; Meire Gomide - "Meiroca"; Roseli Pedroso - "Sonhos e Melodias"; Bia Hain - "Revolta e Romance"; Bia - "Jubiart, artesanato"; Gilberto - "Metalurgia das letras"; Christian V. Louis - "Escritos Lisérgicos"; Allan Robert P.J. - "Carta da Itália"; Astrid Annabelle - "Navegante do Infinito"; Arthurius Maximus - "Visão Panorâmica"; Rosamaria - "Rosa 147"; Carolina Tavares - "Meu blog Café com Canela"; Suzana Martins - "Entre MarÉs"; Charles Netto - "Navegar é fácil depois que se aprende"; Laura Diz - "Voo Noturno"; Bruxa do 203 - "Um lugar diferente"; Sônia Astrauskas - "Memórias de Sampa"; Eloa Iwamoto - "Brasileira sim senhor"; Ana Karla - "Misturação"; Gilberta Sobreira - "BetaBijoux e Artesanato"; Mila Resendes - "Nada Sério"; Trícia - "Espelho de Si"; Pablo Ramada - "Escritos e Descritos"; Nadine Granad - "Lá...Pois...ia"; Bruxa do 203 - "Um caminho diferente"; Monalise Nogueira - "Dividindo Experiências"; Sonia - "Retalhos do Mundo"; Barbie Californiana - "Uma interessante vida"; Anna Rachel - "Segredos de Anna"; Karina - "Quinquilnarias da Ka"; Sonia - "Mattiva"; Denise - "Tecendo Ideias"; Tesco - "Tesco Aqui"; Deise - "Menelau Biblioteca"; Astrid Annabelle - "Navegante do Infinito";  Pedro Henrique - "T@liv&"; Patrícia Azenha Henriques - "Princesa Esquimó"; Anny - "Blog Linha"; Sandra Santos - "Mineirinha n'a Alemanha" -  Luallessi  - "Pitacos da Lua"; António Rosa - "Cova do Urso"; Kariny Rangoussis - "Guia Bem Querer"; Cris Guimarães - "Pequenos Leitores"; Rute - "Literatura Infantil"; Bia Hain - "Revolta e Romance;  Lylia - "Simples Assim";  Cris Guimarães - "Eu, eu mesma e a outra"; Carlos Augusto de Araujo Dória - "Blog de um sem mídia"; Aparecido Rosário - "Crazyseawolf's Blog"; Blog Coletivo "#Dilma na Rede"; Astrid Annabelle - "Navegante do infinito"; Mirys - "Dário dos 3 mosqueteiros" Divulgação e marcadores lindos para usar e abusar; Silvana Haddad - "Meus devaneios escritos" e Recanto Virtual da Sil
    Seja um participante de uma aventura!
    Atenção!

    O Blogue Saleta de leituras promove sorteio em comemoração ao Dia Nacional do livro - Apoiando o 6º BookCrossing Blogueiro - Participe!!

    186 comentários :

    1. Eu aprendi com você a libertar material gráfico preso na estante sem uso, um habito que tento exercitar o ano inteiro, a princípio foi um sofrimento, eu sofri. #Confesso Mas a experiencia se mostrou gratificante, especialmente por algumas pessoas mais sensíveis capazes de perceber que quando doamos um livro nosso para elas doamos uma parte nossa, essa percepção é um presente, além de desafogar a estante.

      Claro que deixar um livro para alguém que não conhecemos também é especial, gosto de deixar os livros em lugares nos quais circulam pessoas que aparentemente não tem o habito de ler e me pergunto quem aquele livro vai encontrar, se a pessoa vai ler, se vai dar ao filho pequeno, ou deixar no funda de alguma bolsa... Uma vez painho encontrou uns quadrinhos do Chapolin e do Recruta 0 em um ônibus e esses quadrinhos fizeram a minha festa por um tempão... Queria que os livros que vou deixar façam a festa de alguém também...

      Em síntese, o Bookcrossing é especial, meu post já está pronto e programado e essa ideia é para ser multiplicada e está sendo, agora só falta libertar o livro!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sou bastante curiosa quanto a saber quem resgata o livro e fico na espreita, também porque não quero que maltratem o livro :)
        Como já disse antes, sinto-me orgulhosa de você! Era uma das pessoas mais arredias com a prática do BookCrossing e agora é uma exemplar participante!
        Vou aguardar a sua postagem com ansiedade!!
        Beijus,

        Excluir
    2. Há muito tenho o hábito de "libertar" livros. Meu pai tinha uma biblioteca enorme que, numa de suas mudanças, precisou ficar num depósito por algum tempo. Quando ele finalmente conseguiu se organizar e foi buscá-los, os livros simplesmente tinham sido transferidos a um aterro sanitário (lixão). Desde então aprendi a usar muito mais as bibliotecas públicas e a "liberar" livros já lidos que sabia que não seriam relidos.

      Com prazer descobri entre alguns leitores do meu blog que a prática não é tão rara, principalmente para quem viaja sozinho. E quem lê, viaja sempre.

      :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que triste fim para a biblioteca do seu pai. Desde cedo comecei a usar a biblioteca da escola, antes mesmo de saber ler ou mesmo estudar na escola. Minha mãe me levava e eu acatava! Um dos meus cheiros da infância é da cera de abelha que passavam no chão e a visão, lógico, do brilho refletido quando o sol batia. Ah, o som... as pisadas nas tábuas largas e da bibliotecária fazendo "chiiiii" pedindo silêncio. Bons tempos...
        A melhor ocasião para a prática do BookCrossing é em viagens. A mala vai pesada e volta levinha!
        Beijus,

        Excluir
    3. Bom dia Luma!
      Ainda não está tudo pronto por aqui para esta semana do evento, mas a minha mesa da sala foi tomada por livros! Estou manipulando todos os livros que possuo...atualmente o total foi reduzido para uma estante não muito grande.
      Você sabe que esqueço constantemente livros por aí. Desde que li sobre o Bookcrossing me animei mais ainda. E por todos esses anos realmente fui me desapegando dos meus amados companheiros.
      Estarei fazendo um post por esses dias. A culpa do atraso foi a minha condição de dengosa...kkkkkkkk
      Bom, arregassando as mangas e vamos ao que interessa...vou, mas antes preciso te dizer uma coisa...seu dom é ser uma vendedora de idéias..uau!!!! menina Rosa... você tem uma lábia fenomenal!!!!
      Beijão.
      Astrid Annabelle

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Astrid... tem tempo!! Mas não deixe o dengo fazer você esquecer!! :) Sei que você é uma participante ativa do bookcrossing e também sei do amor que tem por seus livros - se damos amor, recebemos amor - A prática nos faz perceber que não podemos nos fecharmos para o mundo.
        Essa segunda parte do seu comentário :) ohohoh, não digo nada!!
        Beijus,

        Excluir
    4. Querida Luma
      Como te disse, num outro comentário, minha mãe virá visitar-me em junho e vou separar alguns livros para ela levar e doar para mim!
      Desejo a você e a todos os participantes muito sucesso!
      Um grande abraço
      Léia

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Léia, se você não vai mais precisar dos livros, será de grande utilidade para outras pessoas! Até mesmo no embarque para o Brasil, a sua mãe poderá praticar o BookCrossing! :) Beijus,

        Excluir
    5. Querida, eu por enquanto postei somente o banner, mas logo faço o post com minha libertação. Bjo

      ResponderExcluir
    6. Luma,

      Eu também aprendi a me desapegar com o "Bookcrossing Blogueiro" e, se no começo foi difícil agora já me sinto bem mais à vontade, ano passado até mesmo fiz algumas doações fora do evento. Ainda prefiro doar na biblioteca do colégio onde estudei - que é até bem abastecida de livros, mas não de leitores - por ser uma destinação mais garantida, a gente não fica com o aperto no peito e o medo de o livro não ser descoberto.

      Esta semana está corrida, então vou postar minha participação na semana que vem.

      Beijos ;)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lembro bem da sua primeira participação, Luciano! Ainda bem que passou aquela agonia para libertar o livro!! :) Você encontrou um lugar bom para fazer suas doações. Vou aguardar!! Beijus,

        Excluir
      2. Luma, já postei minha participação: http://www.pontolivro.com/2013/04/6-bookcrossing-blogueiro.html

        Beijos ;)

        Excluir
      3. Depois vou lá!! EStou um pouco atrapalhada entre linkar aqui e ali :)

        Excluir
    7. Estou participando e divulgando também!!!

      Já estou pronto para libertar o meu livro :D
      Livros foram feitos para serem lidos e lidos por todos!
      Estou aprendendo a me desapegar, esse é o primeiro BookCrossing que participo.

      Esse aqui é o meu blog: tallive.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pedro, coloquei o seu link entre os divulgadores e estou esperando a sua participação para adicioná-lo à outra lista!! Beijus,

        Excluir
    8. Anônimo12:14

      Oi Luma!

      Para mim, livro é o ar necessário. Por isso não fico de fora do BookCrossing!

      Aqui a minha participação:http://www.historiaemprosa.com/2013/04/libertando-um-livro-2.html

      Muito obrigada pela oportunidade.

      Beijo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Renata, também sinto essa necessidade! No dia que nao consigo ler, tenho crises de abstinência! :)
        Obrigada você!
        Beijus,

        Excluir
    9. Tô na fita novamente, Luma!!!

      http://www.cdecici.com/2013/04/bookcrossing-liberte-um-livro.html

      Bjns
      ^^

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oba!! Estou me organizando para visitar os participantes! Logo mais vou lá!! Beijus,

        Excluir
    10. Olá, Luma..:)
      Fiquei matutando..por que será que a música "El choclo"..ou seja "O Milho", em japonês "トウモロコシ= lê-se toumorokoshi" levou designação desse tipo?
      ma música linda, empolgante, energeticamente positiva? Daí, fiquei a cogitar comigo mesma; a música é sem dúvida um alimento da alma, e "toumorokoshi" também é, o livro tam´bem etc..etc..:)), portanto, o milho, o feijão bem como o livro são sagrados neh..:))
      Entonces recomendo:
      01- Baseado no livro ou na obra de Miyazawa Kenji - Ginga Tetsudo no Yoru - Kagaya Computer Graphic Edition "
      02-El Choclo="O Milho"= in japanese="トウモロコシ=Toumorokoshi"
      03-Richard Clayderman - Elvira Madgan- Altered Mozart's Piano Concerto No 21
      Ps. Mozart's Piano Concerto No 21- a partitura original, na verdade, é super-complexa, mas, a de Richard Clayderman é uma versão simplicada, mas, igualmente linda.

      Ótemo e ótima semana!!
      A big Hug and Tchauzinho

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Wow!! Lindo trabalho gráfico do primeiro vídeo. Obrigada, Elena... você conseguiu a proeza de me fazer relaxar durante o dia!
        Por acaso sei porque a música chama-se "El Choclo" - é um tango bastante popular na Argentina ao lado de "La comparsita" e foi dedicada ao dono de uma casa noturna que tinha apelido de El Choclo, que em espanhol significa "orelha de milho"; a letra da música refere-se ao sabugo de milho como alimento "Hay choclos que tienen las Espigas de oro, que filho las Que adoro con pasión tierna, mas El Choclo era um cara durão (sabugo), um cafetão que tinha os cabelos da cor dos fiapos do milho e suas meninas diziam "mi Pa 'el choclo es lo más rico del puchero".
        Existem várias versões da música, até misturas de rítmos como o rap. Nat King Cole deu-nos sua versão com o título "Kiss of Fire" que eu gosto bastante.
        Livros são alimentos para a alma... beijus,

        Excluir
    11. Oi Luma! Esse ano não vou participar, vendi a maioria dos livros que eu não precisava mais e estou sem opções aqui. Eu até poderia comprar no sebo, mas esse periodo estou comprando muitos livros pra monografia, que agora são prioridades, mas pode deixar que farei propaganda do projeto. Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acho também que você ficou traumatizada :) com a "macumba". Deixa a poeira baixar e você terminar a sua manografia. Haverão outras edições do BookCrossing Blogueiro. Espero. :) Beijus,

        Excluir
    12. Luma,
      Clara e precisa explicação.Sou apaixonada por livros,mas não sou do tipo que só coleciona, gosto também de dar.Repetirei n vezes que acho essa idéia bárbara pois já achei mais de um livro,revista nem conto e esta é uma surpresa maravilhosa!Quero também proporcionar a alguém.
      Abraços,

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Melhor que libertar livros é poder também resgatá-los. Também já tive essa experiência. Apenas uma vez! E foi uma reafirmação daquilo que penso. Obrigada pelo apoio!! Beijus,

        Excluir

    13. Olá, Luma..:)

      Neste link você pode assistir todo o filme, e o trabalho de computer graphic de kagaya.
      01-Baseado no livro de Miyazawa Kenji - The Celestial Railroad.Fantasy Railroad in the Stars (Full Film)- Kagaya Computer Graphic Edition "
      Ótemo e ótima semana!!
      A big Hug and Tchauzinho


      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Woe!! Isso é lindo demais! Salvei os dois vídeos no youtube. Quero ver na telona! :) Beijus,

        Excluir
    14. Participarei sim.Doarei alguns deixarei outros "ao léo"rsrsr
      E não o faço por desapego,pois amo meus livros,e pelo meu trabalho no Ceac preciso mt deles,mas estou abrindo mão de alguns e comprando outros.Adoro comprar livros,manusear,ler e neles mesmo faço anotações...Bjs amiga.Penso que amanhã farei a postagem.Hoje tenho tarefa no Ceac,sem hora pra acabar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O desapego não é pela palavras, pois essas ficam impressas em nós. O desapego é com relação ao material. Um livro fechado perde o seu valor. Para ter valor ele precisa ser manuseado! Vou aguardar, queridona! Beijus,

        Excluir
    15. Oiii. Demorei, mas claaaro que vamos participar! Já deixamos hj de manhã alguns livros por aí!
      E agora coloquei a postagem no blog: http://www.kidsindoors.com/2013/04/6-bookcrossing-16-23-de-abril-de-2013.html

      Obrigada pleo convite! Abraços, gi e kids

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oba!! Já linkei o seu blogue e depois vou dar uma voltinha por lá, saber como os seus leitores receberam o BookCrossing... beijus,

        Excluir
    16. Querida estou divulgando lá no meu Blog e participando.Bjs Eloah

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ótimo, Eloah!! Quando libertar o livro, avise-me!! Beijus,

        Excluir
    17. Já participei e foi muito legal!

      http://ladodeforadocoracao.blogspot.com.br/2013/04/bookcrossing-liberte-um-livro.html

      Beijo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ana Paula, ainda não comentei seu post, mas já o li! Que experiência gratificante... beijus,

        Excluir
    18. Luma:
      Fiz um texto sobre, mas foi ontem. Muito em cima da hora, certo?
      Mas não conseguia copiar o Baner. Ontem resolvi não deixar por menos. Fiz um texto contando aquela palhaçada. Com banner
      e tudo.
      Mas hoje já começa, certo?

      Bjos. Anny.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não fi em cima da hora não, Anny!! Está tudo nos conformes! Temos uma semana para nos divertir! Já li seu texto, comentei e como sempre, quando lembro do fato que aconteceu com você: racho de rir!! Beijus,

        Excluir
    19. Peço desculpa amiga. Não vou participar desta vez. Neste momento não posso comprar nenhum livro e os que tenho agora, que já não são muitos pois já doei bastantes para familiares e para uma instituição. Os que tenho agora estão prometidos à neta.
      Um abraço e espero participar para a próxima.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que seja o bookcrossing destinado à sua neta! O que importa Elvira, é fazer os livros circularem! Compreendo que nem sempre temos um exemplar para ser libertado, ainda mais você que sei, já participou ativamente do BookCrossing Blogueiro!! Beijus,

        Excluir
    20. Passando rapidinho para agradecer a lembrança. Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada você, Bia!!
        Estamos juntas nessa!!
        Beijus,

        Excluir
    21. Querida amiga

      Vou aderir a ideia,
      que de tão bela
      nos acorda alegrias...

      Acorda a alegria em ti,
      como quem acorda uma pessoa muito amada...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oba!! Obrigada por aderir a ideia!! Vamos espalhando a sementinha do saber!! Beijus,

        Excluir
    22. Ahhhhhh.... a liberdade de um livro!!
      Faz tão bem!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim!! Um livro que circula é um livro feliz!! Beijus,

        Excluir
    23. vou pensar seriamente em participar rsrsr eu já doei muitos livros, fiquei só com os favoritos rsrsrs e o único não favorito eu não consigo terminar de ler pq ele é muito chato.. tá debaixo da minha cama rs beijosss, rah

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Poxa!! Tadinho do livro! Debaixo da cama, My Girl... :) Que castigo!! Tira ele daí e dê uma lida, uma página por dia! Quem sabe no final a experiência seja boa!! Beijus,

        Excluir
    24. Participando pela segunda vez.

      soniacarmo
      retalhosnomundo.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oba!! Aguardando a libertação do seu livro!! Beijus,

        Excluir
    25. Oi Luma
      Parabéns pela iniciativa parceira! Já fiz o post e libertarei os livros hoje a tarde: A Escolha de Nicholas Sparks e Quando Ela se foi de Harlan Coben, é minha segunda vez, e estou muito feliz!
      Bjos.
      http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/2013/04/6-bookcrossing-blogueiro-eu-estou.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Yes party!! Também fiquei muito feliz!! Vamos nessa, Lu!! E esperar que as sementinhas germinem... beijus,

        Excluir
    26. Luma, como disse a pouco lá na Gina, eu fico eufórica quando vou "esquecer" meu livro. A ansiedade e a curiosa tomam conta de mim e fico tentando imaginar quem achou, se gostou e blá, blá, blá.
      Amanhã o meu será deixado em algum lugar, que ainda não sei, mas estou com boas ideias. (risos).
      Adoro essa iniciativa.
      É totalmente positiva.
      Xeros

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ahhhhh... como conheço essa sensação!! :)
        Também imagino como que surpresa a pessoa lerá o bilhete que acompanha o livro!! :)
        Beijus,

        Excluir
    27. Bela idéia!!!
      vou liberar um em uma praça!!!
      emoção né??
      bjsss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muita, Lena!!
        Hoje estive no Rio e queria ter libertado o livro lá, mas ele foi e voltou comigo! Foi bem corrido! Amanhã vou libertá-lo!! :)
        Beijus,

        Excluir
    28. Tá bombando o esquema... hehehe... maravilha, Luma! E "The Forgotten Circus" é MARA mesmo! Beijos, querida!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que seja assim, Fred!! :) "The Forgotten Circus" é de uma tristeza estonteante, mesmo assim, belo!! Beijus,

        Excluir

    29. Olá, Luma..:)

      O link levará à versão Anime de "Ginga Tetsudo no Yoru=Night on Galactic Railroad", obra de Miyazawa Kenji.
      O anime está legendado em inglês :))

      01- Miyazawa Kenji - Ginga Tetsudo no Yoru=Night on Galactic Railroad to the Star - Anime Version
      Ps. Parece que o Anime foi dividido em 11 partes :))

      Muito obrigada pela explicação de "El choclo"; apelido do dono de "casa noturna", bastante "cômico" cai na risada..:))
      Ótemo e ótima semana!
      A big Hug and Tchauzinho

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Elena! Assisti esse primeiro episódio e logo mais assitirei os outros. Algumas referências aos extraterrestres associados ao fenômeno dos crop cicles e isso mexe bastante com a imaginação. Fiquei curiosa!!
        Ótima semana para você também!! Beijus,

        Excluir
    30. Querida amiga
      Depois de muito silencio, eu vim me fazer presente, trazendo a certeza que me recordo de você com carinho e amizade.
      Sinto muita saudade de não vir aqui mais vezes, mas fiquei presa no caminho, tentando resolver algumas coisas pendentes.
      Pedras aparecem pelo caminho, e delas precisamos fazer renascer lindas flores, para que nossa vida se torne um lindo jardim.
      Abraço amigo.
      Maria Alice
      Meu facebook é http://www.facebook.com/mariaalicefcerqueira

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Maria Alice!!
        Você é sempre bem-vinda todas as vezes que sentir saudades :)
        Beijus,

        Excluir
    31. Oi Luma!

      Acho muito bonito e inteligente esse projeto.
      Tenho vários livros e com toda a certeza fiquei super entusiasmada em participar dessa doação tão linda.
      Iniciativas como essas faz a diferença na sociedade.

      Beijos

      Selma

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Selma!! Comentários como o que fez agora, me animam a prosseguir! Um beijo no seu coração!! :=))

        Excluir
    32. Olá Luma.
      Decidi participar do BookCrossing Blogueiro, não é fácil para minha pessoa libertar um livro, apesar de já ter libertado sem opção, pois muitos não devolveram os livros que emprestei, na verdade não sei pedir de volta, os deixo ficar, pois penso que se não devolveu é porque gostou muito dele. Enfim meu sonho é de fazer uma biblioteca em casa para minha geração, minha filhinha ama ler, já tem seus livros preferidos. Estarei libertando um livro somente, um dos meus favoritos "O morro dos ventos uivantes" ele esta em excelente estado, estarei colocando-o em uma praça com o bilhetinho. Quero que saibas que estou fazendo de coração e muito feliz em participar.
      Beijinhos.
      http://eternamentevv.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. "O morro dos ventos uivantes" é um dos meus livros favoritos!! Acho ótimo ter uma biblioteca em casa enquanto se tem filhos ou netos pequenos, além deles, amiguinhos podem se beneficiar. Meu filho é hiper alérgico e somente livros novos ele ainda pode manusear - ainda bem que não tem alergia a tinta. Os livrinhos infantis que ele leu, espalhei pela pracinha em frente em casa e foi uma alegria para as crianças - elas fizeram rodízio de leitura e foi bastante gratificante.
        Já coloquei o seu link na lista e logo mais, assim que tiver uma folguinha, vou lá no seu blogue ler a postagem!
        Beijus,

        Excluir
    33. Luma, como vivemos realidades diferentes por aqui acontece diariamente essa circulação de livros por motivos de trabalho.

      Hoje mesmo esteve na Biblioteca da Escola uma moça que vai fazer estágio. Está montando um projeto de incentivo a leitura tanto para os de séries inciais quanto para os de séries finais.

      Compreendi o espírito do BoookCrossing. Tenho por aqui mais uma coleção de livros que vou doar não para Biblioteca da Escola mas para um sebo, por saber que muita gente procura livros por ali.

      Eu noto que mesmo na Biblioteca da Escola existem livros que nunca são lidos; por não se adequarem a faixa etária das crianças. Alguns que recebemos por doação são destinados às Universidades. O problema é que o pessoal sempre acha que Biblioteca de Escola precisa e usa qualquer tipo de livro. E não é assim. Alguns não encontram público entre alunos e professores.

      Na outra Escola onde trabalho ( antes não era assim ) os professores levam os alunos duas vezes por semana na Biblioteca e os ensinam a utilizar o ambiente. Para incentivar a leitura eu fico selecionando os livros de Literatura Infantojuvenil; faço uma resenha e motivo o aluno a ler o livro partindo da resenha que fiz. Isso eu faço na parte da manhã.

      Mas eu tenho notado entre meus pares que pouca gente anda lendo... Dia desses um amigo reclamou comigo que a namorada não lia; que ele tinha uma frustração com isso pois gostava de trocar impressões sobre o que andava lendo.

      Acima eu quis te deixar a par do que acontece por aqui quando se fala em livro.

      Quanto ao seu texto eu também não vejo diferença entre esses mundo e tanto é que quando tinha decido parar de blogar; percebi que não era simplesmente fechar o computador e pronto. Nada, absolutamente nenhuma rede social substituirá o poder de expressão que um blog tem ( mesmo aqueles que escrevem de improviso como eu )

      Nesse texto a mim parece que coloca toda a emoção e todo o seu desejo de que os livros sejam lidos por um grande número de pessoas. Sempre que vejo um livro antigo meu da coleção dos que mais gosto e penso em não passar para ninguém; logo lembro de você e na minha mente imagino você dizendo: "Iza, liberte este livro. Você não vai ler mais".

      E vou acompanha r os festejos na página. :)

      Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Iza!
        Não sei se somente por motivos de trabalho, mas vejo muitas iniciativas bacanas de incentivo à leitura, a maioria no sul do país. Acho que a questão é mesmo cultural.
        Algumas escolas não sabem usar suas bibliotecas, mas isso é culpa da administração que se acomoda para não ter mais trabalho. Muitas vezes o professor quer levar os alunos na biblioteca e isso não lhe é permitido. Quando eu estudava, os alunos eram incentivados a usar e organizar a biblioteca, principalmente no recolhimento de livros danificados que eram consertados ou encapados pelos mesmos, voluntariamente ou catalogando.
        Sou a favor dos próprios alunos montarem uma lista de leitura de livros dentro da sala de aula, cada um contribuindo com um livro que leu e emprestando uns aos outros, tendo o professor como organizador dessa troca. Se tiver livro repetido, tanto melhor, pois assim poderá ser abreviada a discussão sobre ele.
        Iza, você compreende bem o que sinto, pois é minha amiga e me olha com bons olhos. Acho graça de pessoas que estão sempre desconfiadas das boas ações, achando que isso possa gerar benefício próprio ou usam o projeto para ao criticar, chamar um pouco a atenção sobre si. Lamentável!!
        Obrigada pelo apoio e carinho!!
        Beijus,

        Excluir
    34. Lumita,
      Estarei participando amanhã, farei uma viagem de frescão para o Rio e pretendo lá deixar o meu livrinho.
      Beijos e torcendo sempre por esta campanha maravilhosa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Beth!!
        Logo mais vou no seu instagran procurar pelas fotinhas :)
        Beijus,

        Excluir
    35. O primeiro já foi e foi uma delícia!
      http://agoraquesoumae.blogspot.com.br/2013/04/6-bookcrossing-blogueiro-e-o-prazer-de.html
      Amei teu texto e até agora estou procurando entender o que pode ser criticável nesse movimento...ai, ai, vá querer entender as anteninhas alheias :-)
      Grande beijão!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A crítica ao movimento não pode existir, mas algumas pessoas não o adotam porque tem muito apego material ao livro. Acho que falta um pouco de senso solidário ou uma visão mais ampla do mundo. No passado as pessoas eram mais apegadas, por que os livros eram objeto de difícil acesso, pela dificuldade em comprar exemplares. Mas hoje... rs. Beijus,

        Excluir
    36. Ótima idéia, Luma!
      Eu doei muitos livros para a Biblioteca Municipal aqui da minha cidade.
      Vi outro dia, no blog de uma amiga americana, uma idéia que achei genial. A "Little Free Library". O link é aqui LITTLE FREE LIBRARY.

      Me desculpe por só agora responder ao seu comentário sobre a orquídea no meu jardim. Vou visitar o site do seu primo que adora orquídeas.
      Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sonia, depois vou no seu blogue ler a resposta. Compreendo porque para mim também é complicado visitar todos os amigos de uma só vez. Devagar e sempre, não é mesmo?
        Ah, ontem postei no facebook sobre a pequena livraria :)
        Beijus,

        Excluir
    37. Luma, já estava pronto e eu não conseguia postar. Ufa!!! mas saiu, o primeiro pois terei outros.
      http://sonhosmelodias.blogspot.com.br/2013/04/6-bookcrossing-blogueiros-alguns-livros.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oba!! É verdade, o blogger está implantando novidades e por isso a falta de estabilidade. Ontem estava linkando os participantes e perdi tudo! Tive que recomeçar do zero, o que me fez perder um tempo enorme!! Ah, já linkei o seu post! Mais? Que ótimo, Roseli!! :) Felicidade imensa!! Beijus,

        Excluir
    38. Pa-ra-béns pela linda idéia!
      Espalhar a literatura é a nossa parte!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Bia!!
        Vem com a gente!!
        Beijus,

        Excluir
    39. Respostas
      1. Já linkei os três bonitinhos... rs.
        Obrigada, Allan!!
        Beijus,

        Excluir
    40. Luma, só hoje consegui fazer o post! Já está lá os livros libetados essa semana. Distribuir livros o ano todo, eu apoio!
      bjs
      Jussara

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Já vou lá!! :) Você é um exemplo, Jussara!! Obrigada!! Beijus,

        Excluir
    41. Vou lá!! :) Estou bastante atrasada para fazer as visitas aos blogues participantes. Só faço no horário que não estou trabalhando :) Beijus,

      ResponderExcluir
    42. Luma,

      Eu li o post anterior, onde você falou sobre o seu link, etc, e entendi. Eu achei melhor, colocar o seu, tendo em vista, muitas dúvidas que as pessoas têm sobre a iniciativa.
      Desculpe-me! Assim que postar minha participação, eu coloco o meu link no banner.

      Já liberei um livro no dia 16, e vou liberar outro amanhã. Assim que postar, lhe aviso.

      Imagino como você deve se sentir ao ler algo negativo sobre o BookCrossing. Lembrei de uma frase que li, atribuída à Madre Teresa de Calcutá, que diz mais ou menos assim:
      "Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor".

      Um lindo dia! Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Lucinha!!
        É apenas uma sugestão... Não sabemos o dia de amanhã, pois vai que eu morra e junto vai esse bloguinho? Daí espero que tudo continue quando eu não mais estiver aqui :)
        Por mais que a gente se esforce, não dá para agradar todo mundo!
        Beijus,

        Excluir
    43. Oi Luma,
      Parabéns pela iniciativa. Com muita alegria confirmo minha particpação http://sosimplesassim.blogspot.com.br/2013/04/6-bookcrossing-blogueiro-eu-apoio-essa.html.
      Que essa ideia alcance mais e mais pessoas.
      Bj,
      Lylia

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Lylia!
        Estou curiosa que dois blogues partidários replicaram o seu post. Foi com a sua autorização? Não há nada errado, só estranhei...
        Obrigada por participar!!
        Beijus,

        Excluir
    44. Oi Luma! Que vergonha! Dia 23 tá chegando e ainda não libertei o livro...mas vou participar,com certeza!Já está no meu blog Asas dos versos e reversos o seu banner.Admiro sua iniciativa e é um trabalho educativo que está fazendo.Pena que nem todos entendam mas, que fazer?Volto pra postar o link da minha participação!bjs,

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Anne!!
        Tudo bem, queridona!! Eu também dei uma atrasada para libertar o livro por causa de tantas coisas que aconteceram durante a semana, mas tudo tem o seu tempo certo! Que dia for, estará bom!! Só que me avisa, heim?
        Beijus,

        Excluir
    45. Acho muito bacana a sua iniciativa. Ainda não libertei o livro pois sou muito apegada aos livros que eu tenho.
      Big Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lulu, entendo o seu lado, mas pense nos seus livros: papel não é eterno e as palavras precisam estar em movimento para poder girar o pensamento. Livro fechado não vale nada. Beijus,

        Excluir
    46. Oi Luma,
      está bem clara a tua motivação e totalmente apoiada por mim e acredito que por todos que participam do movimento do bookcrossing.
      Será mesmo um carrossel animado que tomará conta da blogosfera ao se realizar ao menos um bookcrossing por mês.Vamo-que-vamo!
      A semana está bem festiva.Ôba!
      Bom fim de semana.
      Bjos,
      Calu

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Calu!
        As pessoas que chegam agora ficam um pouco perdidas, mas logo vêem que é muito simples, basta ter boa vontade e uma pequena dose de desapego. O que é um livro diante desse vasto universo? Mas esse mesmo livro poderá mudar o universo interior de alguém. Vamos ser generosos!! Obrigada por estar sempre junto! Beijus,

        Excluir
    47. Olá Luma!
      Nossa, muito interessante isso, não pensei que você participasse de ligas e campeonatos. Certamente é muito nostalgia..esses dias baixei um joguinho de super nintendo que eu jogava nos computadores da escola quando tinha 7 anos @_@
      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tsu, isso fez parte de uma época que acho todos nós participamos. Perdia muito tempo como isso!! :) Beijus,

        Excluir
    48. És capaz de me achar pouco elucidada!
      Mas como se pode, de outro país, fazer parte do crossing?
      Louvo a tua fantástica luta pela divulgação de livros levando cultura a tantos que não têm acesso a ela.
      Terno abraço Luma

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Manuela!!
        O Bookcrossing pode ser realizado em qualquer lugar, como está sendo! Em Portugal existe uma comunidade bastante ativa e se não quiser participar dela, pode fazer a libertação de modo particular como muitos aqui aqui fazem.
        Veja lista de Crossing Zones em Portugal
        Obrigada pelo incentivo!

        Excluir
    49. Acho super legal sua iniciativa,já doei livros,mas os mais novos eu só empresto,até porque de vez em quando eu vou lá ler um trecho que gostei muito,por exemplo...
      E aí,já comeu um cookie???
      Beijão e bom fim de semana!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ane, tenho livros que fico namorando... esses mantenho pertinho de mim, porém depois de um tempo, das frases já gravadas, acho melhor passar para outras pessoas. O processo passa por primeiro ver se alguém do meu círculo social quer o livro, para depois passá-lo adiante. Foi o tempo em que livros era um transtorno em mudanças e longas ausências.Beijus,

        Excluir
    50. Essa é uma campanha admirável e uma atitude muito louvável. Confesso que sou muito apegado e é difícil eu fazer isso, me sinto abandonando uma parte de mim. Invejo os que conseguem e tomara que os livros encontrem pessoas que os leiam do início ao fim. bj

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Sérgio!! O desapego vem com o tempo, com o seu amadurecimento como leitor. As palavras são um bem de todos e não devem ser detida em poucas mentes :) Quem sabe no próximo bookcrossing blogueiro, seu blogue estará na listagem de participantes? Beijus,

        Excluir
    51. Acabei de postar. Bom domingo, cosquirídia!
      Bjim

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Rosamaria!!
        Vou lá pegar os títulos dos livros.
        Beijus,

        Excluir
    52. Luma, querida,

      Tô passando só para deixar o link da minha participação nesta edição do BookCrossing:

      http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com.br/2013/04/sequilhos-de-fuba-no-vale-pena-ver-de.html

      Um beijo e bom fim de semana!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada por participar, Marly!!
        Só tem um pouquinho de paciência comigo, pois não está fácil organizar sozinha esse evento...
        Não estou reclamando, estou feliz!! Só que a felicidade também dá trabalho!! :)
        Beijus,

        Excluir
    53. É exatamente nas mãos de Jesus que devemos nos colocar quando as coisas não vão bem.
      Se a luta está pesada, busque auxílio nele.
      Somente em Jesus encontramos a verdadeira segurança e a verdadeira paz.
      Agradeço o carinho e compreensão pela demora,
      em retribuir sua visita tão carinhosa.
      Deus abençoe seu final de semana .
      Beijos no coração e meu eterno carinho,Evanir..

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se Deus não estiver em nosso coração, não estará em nosso pensamento e por isso precisamos sempre alimentar a nossa fé. Não é mesmo, Evanir? Obrigada pelo carinho!! Beijus,

        Excluir
    54. Tem outra aqui:
      http://umcaminhodiferente.blogspot.it/

      Beijoca

      :)

      ResponderExcluir
    55. Adorei o blog e é claro passei a seguir !
      Sou uma blogueira nova, fiz um blog feminino, mas aceito leitores do sexo masculino. Nós, a mulherada do blog estamos a procura de um "bom partido", mas não significa que queremos dar o golpe do baú. Queremos um homem, bom, rico em caráter e que nos trate com respeito! Queremos vencer na vida e mostrar para a sociedade o nosso poder.
      Se quiser fazer uma visitinha: http://comoencontrarumbompartido.blogspot.com.br/

      tantos comentários q nem sei se vc vai ler o meu. De qualquer forma: PARABÉNS !

      Beijocas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso é sério? :) Vamos ver o que vocês estão aprontando...

        Excluir
    56. Luma,

      Publiquei a minha participação.
      Vou liberar outro livro no próximo final de semana, e incluo no post, se for o caso. O importante é divulgar essa linda iniciativa.
      Um lindo Domingo! Beijos

      http://lucinhasdreamgarden.blogspot.co.nz/2013/04/ainda-ha-tempo-de-libertar-um-livro.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Lucinha!!
        Obrigada por participar!!
        Estou lendo as postagens para linkar e somente depois irei comentar! Me aguarde e tenha paciência comigo!!
        Beijus,

        Excluir
    57. Anônimo12:08

      Luma!

      Que experiência incrível foi visitar quase todos os participantes da lista.

      Só não consegui visitar Allan Robert e Roseli Pedroso.

      Meus parabéns, uma vez mais, por reunir aqui preciosidades.

      Beijo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Uai? Porque não conseguiu? :(
        Renata, se todos fossem iguais a você...
        Vamos interagir sempre mais!!
        Obrigada mais uma vez!!
        Beijus,

        Excluir
    58. .Boa Tarde !!!!!!!!!!
      Desejo para vc um domingo iluminado e um começo de semana cheio de otimismo e muito Amor/Paz!!!!! ♥♥♥
      Vamos começar o dia com um abraço bem gostoso cheio de muito calor humano e um sorriso bem largo *___________* trazendo assim muita energia! ♥♥♥
      Que nosso Pai nos proteja e abençoe.Amém!!!!
      Beijokas ...♥♥♥

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Brisa!!
        Que a sua semana seja iluminada!!
        Beijus,

        Excluir
    59. Oi, Luma! Também penso que críticas ao projeto até podem existir, mas nada que diminua a grandeza do gesto e ofusque a alegria de alguém que possa gostar do livro encontrado. Já mandei meu primeiro livro e há uma página com a divulgação do projeto no blog. Um abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Bia!
        Sei lidar bem com as críticas, mas as que chegam à mim, fazem parte de um processo de ajuste do projeto. Não podemos agradar à todos, não é mesmo?
        Fiz uma certa confusão lá no seu blogue. Procurava a postagem e depois que vi estava em uma página :)
        Obrigada por participar!!
        Beijus,

        Excluir
    60. Luma, parabéns! Acompanho, mas ainda não participei. Vi no seu outro blog a sua experiência... O livro sobre futebol que você deixou perto de uma estátua de um jogador famoso da sua região (Cabo Frio, se não me engano rs!). Parabéns a você e a todos os que fazem este projeto dar certo! beijos! ;]

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O livro não é sobre futebo, Edilma! Até não contei lá, mas ele é de crônicas e fatos engraçados ocorridos nesse ambiente, mas não é didático! :) Obrigada! Ainda dá tempo de vir com a gente! Beijus,

        Excluir
    61. Tirando a poeira do meu cantinho, resolvi passar por aqui para matar as saudades...
      eu adoro ler e até doou meus livros ou troco em sebos que tem na minha cidade...aqui,a gente tem feira de livro na praça do museu todo domingo para fazer troca de livros. Mas confesso que tenho alguns de estimação que estão enfeitando a estante da minha sala e não vão sair de lá de jeito nenhum porque adoro ler e reler minhas estórias favoritas.
      Bj e fk c Deus.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Nana!! Que bom que deu o ar da graça no cafofo!! Estava cheio de poeira!! :) Na minha cidade também tem feira de livro e algumas pessoas que estão mudando, levam seus livros para vender baratinho! Não tem desculpa para não ler! Beijus,

        Excluir
    62. Luma, agendei um post para às 9h00 de hoje sobre o livro que libertei. ^^
      beijos e linda semana.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Já fui lá, li o post e linkei...
        Obirgada por participar, Barbie!!
        Logo mais vou lá!!
        Beijus,

        Excluir
    63. Ah, nao falei dos meus livros, vou postar uma foto. Bjos

      ResponderExcluir
    64. Luma, estou deixando a minha participação:

      http://www.eternosprazeres.com/2013/04/muffins-de-ovomaltine-e-o-bookcrossing.html

      Abraço,
      Renata

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Renata!!
        Depois que linkar todo mundo vou lá no seu blogue!!
        Beijus,

        Excluir
    65. Luma querida, segue anexo o link com a minha participação!! Muito obrigada pela oportunidade!!

      Bjs,

      Elo
      http://brasileirasimsenhor.blogspot.jp/2013/04/book-crossing-blogueiro-eu-participo.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada você, Eloa!!
        Feliz por ter você mais uma vez no BookCrossing Blogueiro!!
        Beijus,

        Excluir
    66. Minhas saudades é muito grande
      de estar sempre presente no seu blog.
      Estou tentando voltar correndo de tanta saudades
      de visitar a todos que tenho muito carinho.
      Eu vivo justificando sempre minha ausência
      fico triste demais a presença de cada amigo (a)
      é muito importante para mim.
      Fico feliz não só de receber ,
      mais de retribuir o carinho que sempre recebi.
      Espero tudo ficar bem em minha vida
      e nunca mais ficar longe de você.
      Eu não estou fazendo uma lamentação
      cada um de nós tem dificuldades ,
      e problemas na vida também.
      Foi a única forma de
      justificar minha ausência falando
      aquilo que realmente estou passando.
      Deus abençoe sua semana .
      Beijos no coração carinhos na alma.
      Evanir..
      Com Cristo tudo eu posso.
      Eu posso suportar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Evanir!!
        Estou em falta com você e com outros amigos blogueiros, mas é que além das últimas atividades blogueiras, ainda temos a nossa vida extra-blogue que ocupa muito do tempo que poderíamos ficar on-line. Espero que compreenda e logo dou uma passeada lá pelo seu bloguinho!! Pense que tudo o que acontece agora com você, servirá para algo grandioso!! :) Beijus,

        Excluir
    67. Oi Luma!

      O post com minha participação está lá no BlueMoon. Gosto muito do movimento e participo com prazer. http://bluemoon-tina.blogspot.com.br/

      beijo grande com carinho,

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Tina Blue!!
        Já fui no seu blogue e linkei aqui, na página do evento e daqui a pouco vou lá ler com mais calma a sua postagem!
        Obrigada por participar!!
        Beijus,

        Excluir
    68. Lista grande de participações, povo bem animado...muitos livros ganhando a liberdade e pousando em outras mãos!

      Andei olhando alguns livros que foram deixados e tem muita coisa legal, alguns eu teria adorado encontrar ou receber porque já vi comentários e ainda não li.

      Eu tenho esse livro sobre futebol que vc libertou, aliás, num lugar lindo!!!
      Eu comprei o livro para o meu pai, que não leu...e meu irmão ficou de pegar quando viesse pra cá, mas sempre 'esquece'... eu li um pouco, mas não terminei.

      Ultimamente tô devagar na leitura de 'A Hospedeira',alias, eu leio devagar...um cadinho a cada dia e fico sempre impressionada com uns blogueiros que colocam lista de 7...12 livros lidos num mês. Realmente, não sei como conseguem...aliás, acho que já comentei isso :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Lu!!
        A lista ainda está crescendo... mas o mais importante é que quem está participando, também está colocando crianças e agregados para participar! Isso é muito bom! Começando pelos livros infantis que não darão para carregar pela vida e que poderão beneficiar outras crianças. Depois de um tempo, serão os livros adolescentes e mais adiantes, quando chegarmos à maturidade serão outros livros. Com os anos ficamos mais seletivos e os nossos gostos se restringirão apenas aqueles que realmente fazem a nossa cabeça, afinal, não teremos muito tempo para gastar com leitura inútil :)
        Também estou lendo bem devagar, pois não dá para esticar o dia. Quem lê rápido pouco assimila e duvido que quem lê 12 livros em um mês, daqui 3 anos se lembrará de detalhes da história.
        Beijus,

        Excluir
      2. envolver crianças em ações onde é pra repassar algo pros outros é sempre bom, não só livros, mas brinquedos e outros, e pelo conceito de que é bom dividir, de que é bom doar o que vai ser útil pra outros e não só porque 'tá velho e vc não quer mais'.

        Olha que depois do lance com o correio, to começando a achar que 'libertar' livros em locais públicos é mesmo a melhor forma de repassar o livro, afinal, a gente não tem que pagar pelo envio dele pelo correio...

        É, eu meio que traumatizei :)

        Ah, eu teria ficado feliz de achar o 'As Aventuras de Pi', vi o filme, vc viu? Fiquei encantada com a história

        Excluir
      3. Lu, existe uma campanha anti-consumo infantil que promove feiras de trocas de brinquedos entre crianças e nesse caso não compactuo, pois acho que, em uma troca não se combate o consumismo, pois fica elas por elas. A criança que aprende a trocar, não aprende a doar. Me compreende?
        Ah, o dinheiro que você pagou aos correios, poderia ter ido à um sebo e feito a festa!!
        Quero ler o livro que motivou o filme e entender melhor a questão do plágio...
        Beijus,

        Excluir
    69. Mais uma vez, com muito prazer, estamos aqui novamente.
      Libertando livros em Família. Como sempre. Bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Vitório!!
        Já li o seu post, mas vou voltar lá ainda hoje. Espero! :)
        Beijus,

        Excluir
    70. Luma, lamento mas dessa vez vou ficar de fora da coletiva. Não estou com motivação criativa para publicar um artigo interessante junto com a libertação do livro. Não é apego ao livro pois durante todo o ano, empresto livros, doou para a biblioteca, ou entrego no centro comunitário. É mesmo falta de criatividade para transformar a iniciativa num artigo de interesse no blog.
      Talvez em Novembro esteja mais liberta da pressão racional do trabalho e consiga voar nas asas da imaginação. Estive até à última, esperando a inspiração surgir.
      Beijinhos. Estou feliz pelo sucesso que verifico aqui.
      Rute

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Uma pena, Rute! Mas eu compreendo... Eu imagino como está se sentindo. Espero que tudo melhore por aí!! Beijus,

        Excluir
    71. Oi Luma!Como vai? Demorei mas cheguei com o link de minha participação:

      http://asasdosversosereversos.blogspot.com.br/2013/04/6-bookcrossing-blogueiro.html

      bjs e parabéns pela iniciativa da campanha!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obaaaaaaa!!
        Obrigada por participar, Anne!!
        Já estou acrescentando seu link.
        Beijus,

        Excluir
    72. Bom Dia, Lumita!

      Eis aqui minha estória sobre a participação neste maravilhoso evento. Gostaria de convidá-la a ler e deixar seu comentário:

      http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2013/04/no-dia-mundial-do-livro-voce-pode-levar.html

      Parabéns, foi um grande sucesso esta nova campanha!
      beijos cariocas


      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Beth, já fui lá para ler a sua postagem e me encantei com a imagem inicial do post :) além de toda a delicadeza do post. Logo mais volto lá!! Beijus,

        Excluir
    73. Oi Luma! Feliz por ver tantas pessoas participando... Imagino o corre-corre p/ vc linkar tudo isto, sei que o prazer da realização supera tudo. Parabéns por mais este momento de compartilhamento de saberes e desapegos!

      Bjãooooooooooooooo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Bia!!
        É um corre-corre danado, mas estou feliz com as pessoas que estão participando e cada livro libertado é um incentivo pra mim :) Obrigada pelo carinho!! Beijus,

        Excluir
    74. Desculpa dar-te a minha opinião (não ma pediste), mas eu acho que estás a "afunilar" os assuntos do blog em apenas um... ainda que seja importante e meritório.
      Um beijo, querida amiga.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou te desagradando, mas agradando a outras pessoas, assim como outras vezes, posso ter te agradado e não agradado à muitos! Difícil é agradar todos ao mesmo tempo, mas esse não é o propósito do bookcrossing - Ele realmente incomoda os acomodados. Mas ao contrário do que pensa, nessa edição não massacrei os leitores do "Luz" com postagens falando sobre o Bookcrossing Blogueiro. Foram apenas 3x postagens em 6 meses. Um lembrete em uma postagem, um post de chamada e esse com a lista de participantes. Volte outro dia, pois só verá no blogue posts sobre o bookcrossing daqui seis meses...

        Excluir
      2. Metendo o bedelho em prosa de outros: Nilson, acompanho a Luma a quase 03 anos, podes teres certezas ela nunca afunilou nenhum assunto, todos são muitos pertinentes e enriquecedores! Sei, não sou uma intelectual, mas entendo um pouco de pessoas, e a Luma na blogosfera faz um trabalho fantástico até de inclusão de pessoas estilo "buscapé" como euzinha que mora na beira de um brejo, ops! Rio. (Luma desculpe a intromissão, misturada com outras cositas...). Bjo.

        Excluir
      3. Oi, Bia!! É para meter o bedelho mesmo!! (rs*) Aqui estamos conversando e se algo incomodar, tem que falar! Obrigada pela defesa e acho que nesses anos que você frequenta o "Luz" deu para perceber que não gosto de ser repetitiva e daí quando vejo o modo como o Nilson se referiu ao Bookcrossing Blogueiro, sinto que ele foi injusta comigo :) Mas ele é um querido também e se sentiu confortável para fazer a crítica! Vai ver que tenho me excedido no entusiasmo e não tenho percebido...rs. Beijus,

        Excluir
    75. Oiê! Trazendo o link da minha afunilação, ops! desculpa, participação:

      http://milaresendes.blogspot.com.br/2013/04/meu-gol-de-placa-quer-dizer-meu-gesto.html

      Obrigada pelo teu esforço em fazer dar certo essa lindíssima iniciativa que mexe com os blogues de milhares de pessoas que se unem pra mostrar que a literatura está viva! Que o desapego está em voga! Que o acúmulo de livros parados só dá poeira!
      Bjkas
      Mila

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Mila!!
        É gratificante pra mim receber um comentário de incentivo, logo após um imperioso.
        Verdade, junta poeira, ácaros e até bactérias!! :)
        Beijus,

        Excluir
    76. Luma:
      O livro a ser libertado hoje: "Quatro Histórias de Ladrão e mais 26 histórias" - Paulo Mendes Campos.
      Beijos.
      Anny,

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Anny!!
        Daqui a pouco vou lá saber como foi a libertação do seu livro!!
        Beijus,

        Excluir
    77. Concretizada a iniciativa da VI Edição do BookCrossing Blogueiro, hoje no Dia Internacional do Livro, com a «libertação» da Obra Poética, vol. I, de Jorge Luis Borges, com tradução de Fernando Pinto do Amaral, Edições Quetzal.

      Um bom Dia Internacional do Livro e excelente dia poético!
      Venha a VII Edição... :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ui!! Eu quero esse livro!! :)
        Obrigada, Fernando!!
        Beijus,

        Excluir
    78. Ai Luma,
      mil perdões.Acabei de cometer um pequeno desastre.Estava lendo e liberando os comentários lá no blog quando o laptop escorregou do meu colo e no desespero de tentar agarrá-lo cliquei sem querer no botão de remover e puft, lá se foram teus comentários e os de outras já marcados.Tô passada.
      Me desculpe, tá?
      Bjos,
      Calu

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ahhhhhhhhh que falta de sorte!!
        Também ficaria passada, Calu!!
        Você não recebe os comentários no e-mail? Pode transcrevê-los...
        Boa sorte!!
        Beijus,

        Excluir
    79. Hoje, dia do livro, uma editora distribuiu gratuitamente livros, à saída dos barcos, nas gares dos comboios e no metro de Lisboa.
      Um abraço e que corra bem o BookCrossing Blogueiro. Eu como expliquei anteriormente não estou participando.
      Um abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bela iniciativa da editora, Elvira!
        Amiga estou em falta com você e por esses dias nem estou abrindo o e-mail do blogue para não complicar mais ainda meu meio de campo!
        Beijuzinhos carinhosos!!

        Excluir
    80. Bom dia!!! passando para fazer uma visita e te convidar para visitar o novo Web Zone confira e siga tb... parabéns pelo trabalho aqui!!
      Jesus te abençoe!!! http://webzone14.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelo convite, Flávio!
        Logo mais vou lá visitar o seu novo espaço.
        Beijus,

        Excluir
    81. Oi Luma querida
      Não pude preparar um post como merecia mas anexei minha participação no Ladinho do Blog onde já havia feito a propaganda como o banner,
      Libertei 3 livros na praça "Campo de Sao Bento' ,em Niteroi_ sendo eles:
      _o infantil, 'Apelido não tem cola'de Regina Otero e Regina Rennó( um livrinho que estimula a criação artística da criança);
      _'Mariana' de Pedro Bandeira conta as peripécias vividas por uma adolescente- aprendendo a crescer ;
      _e Poliana Moça- continuação do famoso Pollyana _ para todas as idades _ensina a fortalecer o dia a dia brincando do 'jogo do contente',
      Espero que tenha caido em mãos daqueles que gostam de ler e compartilhar .Deixei o bilhetinho _ fiz tudo direitinho(infelizmente a cabeça ruim esqueceu a máquina fotográfica) rsrs
      beijinhos Luma
      desculpe naõ ter obedecido todas as regras,
      foi com amor,
      obrigada por ser como és, parceira generosa e sábia ,
      um abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Lis!!
        Posta a foto na página do evento para que possa anexar sua participação à lista!
        https://www.facebook.com/events/464278640310039
        Obrigada pelo esforço e amor ao projeto!!
        Beijus,

        Excluir
    82. Oi LUma!

      Eu aderi ao projeto e nem sabia que vinha daqui! Delícia de boa notícia!!!! Afinal, divulgar uma boa ideia de uma amiga é ainda melhor do que divulgar uma boa ideia! ;)

      Ainda não doei meus livros (tô fazendo os marca páginas - assim a pessoa passa pra frente o livro, MAS fica com o marca páginas, pra ler outros e não se esquecer de doar mais alguns!), mas pretendo faze-lo ainda nesta semana. E criar uma campanha no face para fotos de livros "libertados", na página do Diário!

      Pode me colocar na listinha dos posts!!!!!

      Bjos e bençãos.
      Mirys
      www.diariodos3mosqueteiros.bloogspot.com

      ResponderExcluir
    83. Tá aqui a nossa publicação (já acrescida com um link pra esta página!)

      http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2013/04/liberte-um-livro-bookcrossing-blogueiro.html

      Bjos, bençãos e, mais uma vez, parabéns pela iniciativa!
      Mirys
      www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito legal seu projeto, Mirys!! Tem o meu apoio!! Quanto mais pessoas estiverem conscientes que dividir é somar, poderemos pensar em um mundo melhor!
        Vou colocar na lista de divulgadores, os dois links. Depois que libertar os livros, coloco na lista de participantes. Mas se não for fazer postagem no blogue, faz uma postagem na página do evento no facebook para adicionar o link de lá, aqui.
        https://www.facebook.com/events/464278640310039

        Excluir
    84. Já distribui três livros meus " A Dança da Vida" e também um exemplar da Antologia " As mais belas Poesias do Grupo de Poetas Livres" de Florianópolis.Compartilhar já é um belo presente.Bjs Eloah

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Eloah!!
        Já adicionei os livros à lista!!
        Fiquei curiosa com o seu livro!
        Beijus,

        Excluir
    85. Luma
      Eu sempre fiz isto. Nossos livros ficaram guardados anos a fio em um imenso armario. Depois que todos os meus sobrinhso leram, nós doamos pras bibliotecas de santo antonio do amparo. Ja fiz esta brincadeira em BH. Deixei o livro com um bilhetinho.
      Eu ja li 320 livros em cinco anos. (Desde quando aposentei)Todos foram resumidos por mim.
      Hoje repasso pras escolas de minha cidade, ou para a biblioteca e para uma historiadora quando o livro é sobre história.
      Gosto muito de ler, mas ando retendo pouco o que leio. Mas mesmo assim nao deixo ele preso nas minhas estantes. Sao livros semanalmente.
      Hoje estou lendo A LUZ ATRAVES DA JANELA DE LUCINDA RILEY com muitas saudades de receber seus recadinhos sua amiga monica
      Ando desanimada de escrever

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Moniquinha!!
        Eu sei porque cada uma dos meus amigos blogueiros não puderam comparecer ao BookCrossing Blogueiro! Sei também que é uma pessoa generosa e que passa adiante os livros que lê!
        Você resumiu os livros? Por que não adiciona sua resenha no blogue? Talvez esse seja o caminho para acabar com o desanimo em escrever! Procure estímulos dentro de você!
        Logo mais vou no seu blogue!!
        Beijus,

        Excluir
    86. Luma, li todo o post, não me incomodo com "testamentos", rs, muito do contrário, quando são de blogueiros com ideias coesas, prefiro posts longos.
      Ter uma biblioteca como enfeite, não poderia concordar mais com seu ponto de vista, uma cafonice level master. Parece certos elementos que conhecemos e querem parecer "cults", mas não dominam nenhum assunto que afirmam dominar.
      Não entendo o porquê alguém faria críticas acerca desta sua iniciativa que considero muito digna, principalmente em um país que carece de incentivo à leitura.
      Assumo que tenho problemas com o desapego de certos livros, como comentei em minha primeira participação do BookCrossing ano passado, há certos livros que são heranças de família, passaram de geração para geração (há partes grifadas de meu falecido avô que constantemente estou manuseando) e minha família é de leitores por influência do meu pai. Portanto, a biblioteca que fica na casa dele está sempre movimentada e sendo renovada com novos títulos.
      E isto é uma opinião, a minha. Opinar é apenas mostrar alguns pontos em que se acredita.
      Criticar é impor ao outro o que deve ou não ser feito.
      Não consigo conciliar críticas ao BookCrossing, não estou lhe desacreditando, visto que sei como são as pessoas "críticas", geralmente procuram defeitos diante de alguém que, diferente delas, ao invés de se conformar, optam por agir.
      Meus parabéns por mais este sucesso do BookCrossing.
      Sua humildade em não querer que atribuam o BookCrossing ao Luz de Luma é muito nobre, no entanto, não consigo pensar no BookCrossing sem ligar à imagem da pessoa que o trouxe para a blogosfera e movimenta tantas pessoas, como está evidente neste post.
      Abraço e boa noite / madrugada de quarta!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A superficialidade não é uma característica minha.. rs. Talvez isso afugente os leitores, mas eu prefiro ter por aqui pessoas que queiram realmente interagir. Vamos dizer que textos longos funcionam como um filtro. Fica quem gosta de ler e se identifica com meus textos, mesmo que não discordem muitas vezes.
        Quem acha "bonito" ter uma estante em casa e não lê os livros que comporta, são aqueles que gostam de viver de aparência. Isso é arcaico e mesmo hipócrita.
        Os motivos que criticam o evento pode ser por simples contradição - para serem do contra, já que foi aprendido que livro é para ser guardado. Bem, livro é para ser lido e se a pessoa não lê, porque mantê-lo prisioneiro?
        Eu compreendo que certos livros não são para serem doados, pois são fonte de pesquisa ou de prazer. De certa forma, os livros de família mantém os laços entre gerações e se eu tivesse um livro grifado por algum antepassado meu, também o guardaria com zelo.
        Essa humildade a que se refere, reflete o meu lado racional, no que diz respeito ao desapego que tanto veiculo no bookcrossing blogueiro - pois devemos nos desapegar de tudo e dar o real valor no que é importante para vivermos bem! E também para evitar alguns comentários retrógrados de gente que diz que as blogagem são auto-promocionais.
        De certa forma acho o contrário, pois deixo de participar de muita coisa que está acontecendo para me dedicar a apenas uma coisa - se vamos fazer a coisa certa, é mais trabalho do que retorno, na realidade!
        Beijus,

        Excluir
    87. Luma, antes de tudo quero te dizer que segui seu conselho :) deixei o Minha Palavra como estava, e o rosinha, ficou para as nossas feminices. Valeu, viu?

      Sou super sua fã. De verdade. E achei a iniciativa de libertar um livro, espetacular ;)

      Beijo meu.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Angel!!
        Sabe que sua amiga não tem travas na língua e acaba por dizer sempre o que pensa, um perigo!! :)
        Mas não é que só precisava fazer outro blogue?
        Beijus,

        Excluir
    88. Luma:
      Apesar de já ter passado a data final da divulgação, mesmo assim fiz um post no meu blog - http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/
      Sua ideia é sensacional e merece ser disseminada pela blogosfera.
      Eu sou uma consumidora e devoradora de livros, rsrsrsrsrs.
      Então não vão faltar livros para eu libertar.....
      Bjs.:
      Sil

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Silvana!!
        Seja bem-vinda ao Bookcrossing blogueiro!!
        Não existe atraso... podemos libertar os livros em qualquer época do ano e a divulgação serve para que as pessoas se acostumem com a ideia. Obrigada!!
        Beijus,

        Excluir
    89. Valeu, Luma. Em novembro estamos aí de novo.

      ResponderExcluir
    90. Parabéns pela iniciativa, adoro participar e fico feliz ao ver que tanta gente apoia a ideia!
      Aos poucos vou visitar todos os blogs e conhecer cada história. É verdade, várias editoras, institutos, etc. já estão realizando eventos, deixando livros em shoppings e parques para serem encontrados e lidos por várias pessoas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso mesmo, Bruxinha!! Até as prefeituras das capitais brasileiras estão adotando a ideia!! :) Obrigada por participar!! Beijus,

        Excluir

    ...em quietude, sem solidão

    Leia o luz no seu celular
    get click

    Algumas coisas não têm preço

    finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
    finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

    Me leve com você...

    facebooktwitter

    Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

    Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

    Leia mais para produzir mais!

    Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor