Vem aí o 6º BookCrossing Blogueiro

De 16 a 23 de Abril de 2013

"Os meus livros são feitos da mesma matéria da vida humana. Essa matéria só se acaba quando eu deixar de existir. É essa a exigência de um contador de histórias: construí-las de forma tão cativante e engraçada, que as pessoas ainda gostem de as ler daqui a cem anos. De facto, isto é um caminho direto para a imortalidade. Nada subsistirá, nem casas nem carros, e muito menos as pessoas... A única coisa que fica são as histórias sobre isto. O que faz com que a figura do contador de histórias seja muito importante. (...) Penso que, a longo prazo, o mundo só pode existir se apostar em valores como solidariedade e coesão."

[Cada tragédia tem o seu lado cómico: trechos da entrevista com Wladimir Kaminer - leia na íntegra]

Penso que cada ser vem para a vida para algum propósito. "De que vale o eterno criar, se a criação em nada acabar?". Não há existência inútil! Até mesmo os flagelos da sociedade têm a sua função - talvez para nos fazer compreender o nosso lado vil, pois se ele não se manifesta, está ali sob controle! Só conhecemos verdadeiramente alguém em situações de risco, não é assim?

Tinha tomado a decisão que iria libertar "O Sentido de um fim" nesse próximo "BookCrossing Blogueiro" mas esse livro ainda está preso em mim. Engraçado que nesse mesmo livro é questionado o porquê de "um" fim e que a cada desapego, existe um crescimento.

Aquela velha história... Quando o sol vai embora, a noite cai, para existir um novo amanhecer e que todos os dias nos despedimos da nossa existência... só que não damos conta disso, ou se damos, somente entenderemos realmente essa trajetória quando não temos mais tanto tempo.

A minha vizinha é daquelas mulheres angustiadas que vive passando o pano no chão, nos móveis, na parede... Não me entendam errado. A culpa é da visão que tenho do meu mundo. Eu não estranharia se ela vivesse com um livro nas mãos. Veja bem, não estou dizendo que ela não deva limpar, mas que também existem outras prioridades na vida. 

Certa vez comentei com a minha falecida mãe sobre a minha vizinha e ela me disse: "Ela vai embora... e a casa vai ficar".

Essa frase ficou na minha cabeça e quando o espírito da d. Maria baixa em mim, lembro das sábias palavras da minha mãe e pego um livro para ler :) Prioridades. Algumas coisas podemos deixar para o outro dia. Ou quem sabe, outra vida?

O que isso tem a ver com o BookCrossing Blogueiro? Tudo, não é? Se eu não vou retornar a ler um livro, porque prendê-lo na estante? Corro o risco de morrer e esses livros irem para a fogueira. Lógico que isso não vai acontecer por aqui - somos todos amantes de um bom livro - com eles praticamos até o Kama Sutra! A verdade é que "Eu vou embora... e os meus livros ficarão". 

Voltemos ao pensamento inicial de Wladimir Kaminer onde ele fala, como escritor que é, e o que sente com relação à escrita. Ele pensa que a escrita é um caminho direto para a imortalidade. O que vale o esforço de um escritor ao repassar sua vida através das letras, se ao invés de fazermos a sua alma viva, enclausuramos seu livro em uma estante?

Isso é um pecado! É o mesmo que matar um conhecimento que pode ser passado adiante. Então, se você não vai mais ler um livro, passe-o adiante! Não o deixe juntando poeira, mofo, envelhecendo na estante....

Participe do BookCrossing com a gente!!

*Fiz um convite que vocês podem usar para ajudar a espalhar o BookCrossing Blogueiro!! Podem enviar o link por email ou postar nas redes sociais.

*Disponibilizei alguns banners. Para copiar a url da imagem, basta clicar com o lado direito do mouse. Não linkei o meu marcador, porque você tem livre escolha para linkar o seu marcador (label) - a que você usou nas suas participações passadas em seu blogue, assim como fiz no selinho que está na sidebar do "Luz de Luma". Fique à vontade para linkar do jeito que achar melhor!

Se ainda não participou do "BookCrossing Blogueiro", pode linkar a minha label que está inclusa no selinho que coloquei na sidebar (coluna lateral) do "Luz de Luma". Ali também você encontrará explicações sobre o "BookCrossing Blogueiro".

Se você tem dúvidas e quiser me perguntar diretamente, faça no sistema de comentários que lá responderei.  Em uma próxima postagem serei mais explicativa.

Para finalizar... Percebam que não coloquei a url do "Luz de Luma" nos banners, porque em uma blogagem coletiva - e o Bookcrossing Blogueiro não deixa de ser uma blogagem coletiva - ela é uma manifestação de todos e não somente do blogue organizador. Vamos pensar coletivamente!

O 6º BookCrossing Blogueiro acontece de 16 a 23 de Abril de 2013
Participe da página do evento no facebook!
Não esqueça de levar um banner para o seu blogue para ajudar na divulgação!
É a blogosfera incentivando a leitura!

178 comentários :

  1. Bom dia Luma!
    Irei participar com certeza!
    Esse seu post me fez viajar para algumas das páginas da minha lenda pessoal...
    Beijos...
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!
      Hum... por onde será que viajou? :)
      Beijus,

      Excluir
  2. Vamos nos preparar!!! Lindo movimento esse! beijos,ótimo fds!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chica!! Estou sempre separando os livros e doando, mas sempre reservo um para libertar no BookCrossing Blogueiro! Devemos dar oportunidades para aqueles que de alguma forma não possuem um livro para ler! Que seja um livro cativante e que fique na memória desse leitor! Beijus,

      Excluir
  3. Acho uma ideia muito interessante.
    Bom fim de semana e beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem participar com a gente, Lena!! A brincadeira além de propiciar a interação entre os blogues, traz uma satisfação enorme!! Beijus,

      Excluir
  4. Já estou separando uns livros por aqui, e uma postagem pra publicar.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ajudar a divulgar o BookCrossing Blogueiro! Me avisa quando postar!! Beijus,

      Excluir
  5. Anônimo08:58

    Oi Luma,eu liberto livros faz tempo,(eu estudei Letras,e tinham ficado livros guardados um bom tempo)numa das minhas mudanças comecei a distribuir livros,para professores e alunos.E deves em quando participa da troca de livros solidária,que é muito legal.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, muito legal você não acumular livros, ainda mais sendo didáticos! Conta como é a troca de livros solidária, acontece dentro de uma comunidade ou é espontânea?
      Beijus,

      Excluir
  6. Bom dia Luma!

    A vida passa e se bem aproveitada seremos felizes; mas para aqueles que agem igual a sua vizinha, deixa de realizar algo de bom, para sentir orgulho de seus feitos no amanhã.

    Um bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limpar a casa podemos todos os dias. Se não limpa hoje, limpa amanhã, mas existem coisas que se não fizermos por nós, nem energia para limpar casa teremos.
      O BookCrossing é um evento que existe no mundo todo e além de incentivar a leitura, faz a pessoa praticar o desapego. Depois que lemos, um livro jogado no canto não tem valor algum, nem mesmo o que damos à loja onde compramos!
      Beijus,

      Excluir
  7. Acabei de receber essa postagem via e-mail \o/ Ainda não de qual ou de quais livros vou desapegar, mas sempre vejo muito sentido nessas reflexões que você faz... E já que falou de mãe, a minha diz que caixão não tem gaveta. Aqui nem todos são amantes de livros, parte de minha família acha que meu quarto é um quarto de gente louca então minha incerteza em relação aos meus ricos livrinhos é ainda maio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa temos histórias parecidas com os livros.
      Lá em casa eu sou a unica leitora assídua mesmo, adoro receber e dar livros de presentes.
      Antes ficava um pouco triste com o pouco incentivo que recebia pelo hábito da leitura.
      Hoje já vejo e sinto isso de forma diferente

      Luma vi no face e já confirmei minha participação.

      Bjs
      Debby :)

      Excluir
    2. Parabéns para a sua mãe, Jaci!! Em geral, as mães morrem de medo de ensinar o desapego para as crianças, com medo que elas cresçam como hippies. Por exemplo, gosto das feiras de troca de livros, quando é para estimular a sociabilidade, mas não entendo "troca" como combate ao consumo, pois na troca você não estará se acostumando com menos e sim neutralizando a ação. Quando queremos combater o consumo, devemos combater o excesso, a necessidade de ter demais. Por esse motivo, prefiro as doações de livros, brinquedos, roupas...
      Fiquei fã da sua mãe!!
      Beijus,

      Excluir
    3. Debby, eu faço assim: leio o livro e depois pergunto em casa se alguém mais vai querer ler. Se não, ofereço no trabalho e entre amigos. Por último opto pelo bookcrossing, já que as bibliotecas nem sempre dispoem de pessoal para cadastrar os livros que recebem. Digo isso porque fui doar livros na biblioteca local e recusaram por falta de funcionários para integrar os exemplares na biblioteca. Triste, não? Beijus,

      Excluir
  8. Luma,uma iniciativa bem legal e vou participar,sim!bjs,

    ResponderExcluir
  9. Também vou participar...

    bjim e bom findi

    ResponderExcluir
  10. Obaaaa!!!! Adoooro! Como passou rápido! Acho que já participei umas 3 ou 4 vezes e olha que não faz tanto tempo que entrei no mundo dos blogs.

    Sou 100% a favor de libertar livros, mas claro que mantenho comigo aqueles que sei que se quiser reler, não será fácil encontrar por aí. Tudo tem o momento certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti que passou muito rápido... Você faz certo! Alguns livros nunca mais leremos e por que então mantê-los? Tem gente que acha lindo uma estante cheia de livros... eu acho super brega! Uma pessoa moderna é desprendida (rs*) Beijus,

      Excluir
  11. Luma, tenho tantos e tantos livros aqui em casa.. quem sabe eu participo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tantos, tantos... e nenhum para doar!! Lulu, você não vai pro céu... rs. Beijus,

      Excluir
  12. Anônimo16:33

    Conte comigo!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Olá Luma, pena que não mais livros em papel... já "libertei" todos... e foi fácil ;-) pois dificuldade pra manusear um livro... agora estou "libertando" ideias e pondo em prateleiras virtuais.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal a sua atitude, Jan!!
      Alguns participantes na edição passada compraram livros em sebos para doar, outros fizeram campanha dentro da família e entre amigos... vamos espalhando sementinhas!!
      Beijus,

      Excluir
  14. oi, Luma! :D Eu havia lido algo no pultimo post seu e fiquei toda a animada, é claro que já estou dentro! Pensei em libertar o Livro Escola de Sabores, comprei por acaso e é maravilhoso, o tipo de história que agrada a muitos...mas como disse, ele está preso em mim, hahaha. Estou pensando ainda qual será libertado.
    No próximo post citarei a blogagem, com certeza, e levarei o banner. Ah...sábias palavras de sua mãe. Essa questão de prioridades é mesmo importante.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bia... no último post fiz um pequeno lembrete. Nós que já estamos atentos ao BookCrossing, esperamos com ansiedade para dividir as nossas experiências! Mas vamos durante o ano também praticando, não é mesmo?
      Beijus,

      Excluir
  15. Cadê o texto pro gaiola???? :-)

    Eu vou esperar chegar nos Estados Unidos pra começar a doar os livros. aqui nao existem lugares publicos. juro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inaie, o problema da primeira vez... o que seria realmente relevante para contar. Estou chocando as ideias (rs*) Beijus,

      Excluir
  16. Com histórias encantadoras, citações inteligentes e lábia de derrubar avião, este ano dobrarás o número de participantes!
    Luma, acredite todo ano brigo com esse banner p/ colocar na lateral e não consigo! Vou pedir SOS p/ Elaine Gaspareto Rsrsrs.

    Tenha um ótimo fim de semana!

    Bjãoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Bia!! Tem que ter lábia, viu? O povo chega a ser mesquinho com esse desejo de possuir. Depois que lemos um livro, ele fica em nossa mente registrado e difíceis são os livros que são relidos. Tem coisas que não entendo... ;) Ah, mas será que é tão difícil assim adicionar uma imagem? Eita!! Tem muitos tutoriais ensinando, inclusive a Elaine Gaspareto já ensinou!!
      Beijus,

      Excluir
  17. Luma, grato pelo comentário no blog, mas respondo o seguinte: essas regras a que te referes beneficiam alguns e esquecem de outros, que acabam tendo mais oportunidades para expressar seus "dons". As regras foram feitas por quem e para quem? Quem determinou que o correto seria assim e não de outro jeito? Por que deve valer mais saber a fórmula de báskara do que ter sensibilidade para ouvir uma sinfonia de Beethoven? E veja bem, eu não estou dizendo que o ensino deve ser afrouxado, muito pelo contrário, estou dizendo que ele dever ser diversificado, tornado mais amplo e justo. A discussão que proponho partiu dos textos do ENEM, mas o que trato é de algo muito mais profundo, que fica mascarado pela aparente "inquestionabilidade" das "regras" do que deve ser "aprendido". Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que regras se refere? Eu me referi as regras no âmbito escolhar. Afora esse ambiente, existe tempo suficiente para a pessoa curiosa desenvolver o dom que tem. A pessoa é livre para exercer aquilo que mais gosta em sua vida particular. A escola apenas ensina o básico e tenta estimular a pessoa, mas se a pessoa for daquelas acomodadas, nem Cristo empurrando escada abaixo, a pessoa sai do lugar! O mundo é uma grande escola e se tudo dependesse da escola, estaríamos perdidos!! Beijus,

      Excluir
  18. Olá Luma, desculpe a ignorância, mas não entendi bem...rs
    A sua proposta é anunciarmos os titulos e enviarmos para quem tiver interesse ou simplesmente liberta-lo em algum lugar público?
    Acho que não tenho coragem de larga-los nos bancos de praça...rs
    Bjks
    MaGGníficas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniele!!
      Você pode agir conforme o seu coração mandar, a única coisa que peço para as pessoas é que libertem seus livros das estantes! Vamos doar, trocar, deixar em lugar público...
      Você pode se surpreender com a sua reação quando ver alguém resgatando o livro.
      Beijus,

      Excluir
  19. Eu já estou olhando pra estante, tentando escolher o qual vai pro "BookCrossing Blogueiro" É... acho que só deixando em algum lugar público pro povo pegar, porque o livro 'Água para Elefantes' que eu vou sortear no Pitacos de Lua (e é um livro que eu simplesmente amei a história e como ela é contada) ninguém se interessou em participar do sorteio...Mesmo o povo que diz que AMA ler e que eu comentei sobre o sorteio

    http://pitacosdelua.blogspot.com.br/2013/03/dia-circo-sorteio-livro-dvd-agua-para-elefantes.html

    E, apesar de não ser um pensamento agradável, ainda prefiro imaginar que é porque o sorteio é no meu blog e não num blog mais conhecido/popular/ou sei lá o que do que pensar que é por que as pessoas não se interessam em ler uma história que é tão adorável (apesar do filme não ser)

    Enfim, é como eu digo sempre: a gente só pode fazer a nossa parte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra informar sobre o sorteio que eu comentei acima: o sorteio terminou hoje e no fim nem deu pra fazer sorteio que só UMA pessoa participou e agora a noite descobri que era um amigo meu do RJ usando o face da esposa pra participar.

      E olha que eu divulguei o sorteio pra gente que participa até de sorteio de bula de remédio rs.

      Excluir
    2. Pois eu imagino o quanto você tenha ficado decepcionada com as pessoas... elas mentem! (rs*) Vamos falar sério! Eu te mandei uma mensagem dizendo onde acho que você errou. Depois quero saber sua opinião sobre a proposta que lhe fiz, ok? Beijus,

      Excluir
  20. Anônimo18:03

    Extraordinário!
    Parabéns por partilhar este 6º Book no seu blog.
    Cumprimentos e um abraço cá do Algarve.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, António!!
      Vem participar com a gente!!
      Beijus,

      Excluir
  21. Quando estava separando os da minha estante senti falta de vários, então lembrei que sou a maior emprestadora de livros da paróquia. Estou aguardando o retorno de alguns e vou combinar com essa turma esquecida para participarem - nem que seja os meus livros :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Patrícia... eu não espero mais os livros que empresto! Eles simplesmente nao voltam. Quando era mais nova e apegada demais aos livros, ainda colocava o meu nome neles, mas mesmo assim, eles não retornavam. Lembro de uma amiga que antes dela chegar em casa, eu escondia todos os livros dela! O livro que mais senti, não ter voltado pra mim foi "Mar Morto". Nostalgia...

      Excluir
  22. Não consegui participar do último Bookcrossing, desse eu participarei. Inclusive com os livros infantis que prometi "perder" da última vez.

    Obrigada pelo coment no blog Luma!

    Bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tricia!!
      Eu fiquei super feliz com o último post em seu blogue, quando percebi a importância que é para você repassar bons valores para sua nova geração. Assim se educa!! Beijus,

      Excluir
  23. Adoro essa proposta, vou participar ;)

    ResponderExcluir
  24. Seu post é bem interessante e fez refletir quantos livros estão guardados ou na metade de uma leitura sem terminar..Parabéns por essa iniciativa. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas compram livros e não lêem, somente pelo impulso de ter! :( O livro perde o seu valor quando não é usado. Beijus,

      Excluir
  25. Aonde eu trabalho tem uma campanha de troca seu livro por outro depois de ler....já esta a quase 1 ano e faz sucesso, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, Lisette! Existem pontos do BookCrossing espalhados pelo mundo e no Brasil em alguns locais em que é possível, pegar e deixar livros. Beijus,

      Excluir
  26. Luma
    Uma proposta muito rica. Já deixei vários livros em lugares públicos para ler e repassar.
    Uma vez deixei um livro sorrateiramente no banco do metrô e quando me levantei para descer um senhor gritou: Você esqueceu o livro. Eu disse: Não é mais meu. Leve-o. Desci com uma leveza indescritível, uma sensação de ter feito uma boa ação.

    Um lindo domingo para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha isso já aconteceu comigo também! Em outra ocasião, deixei livros infantis perto da pracinha da minha casa e fiquei olhando. As crianças não pegavam, mas eu percebia que estavam super curiosas! Quando disse que os livros eram para elas, começaram a disputar e tive que intervir. :) Beijus,

      Excluir
  27. Oi Luma esse ano, mas uma vez estarei participando. Beijos, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rute!! Você mais que ninguém sabe o valor que é desde cedo incentivarmos a leitura, mas nunca é tarde!!
      Beijus,

      Excluir
  28. Uma das maiores heranças que deixarei aos meus filhos é o gosto pela leitura. Ambos amam livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Darti!! E eles sempre se lembrarão que você os incentivou e irão agradecer! Beijus,

      Excluir
  29. Luma, a resposta coloquei lá nos comentários (ficou meio longo rs).
    Não deixe de participar de uma celebração lá no cafofo...

    Bjãoooooooooo

    ResponderExcluir
  30. Eu sempre redireciono meus livros, porém, existem alguns que não saem de perto de mim, aqueles preferidos que de tempos em tempos releio. Reinações de Narizinho, leio e releio desde o grupo escolar. O engraçado é que a cada leitura, um mundo diferente e mais atraente se descortina diante de mim... Passei para frente este gosto que herdei de meu avô e de sua filha... Gosto demais desta ideia, os livros que liberto , entrego a professores que os utilizam em sala de aula... Um beijo Luma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha, não importa a forma, o que importa é que os livros estão circulando!! :) Beijus,

      Excluir
  31. Ainda não sei qual livro libertar, mas a participação é certa!
    Bj
    ( não consegui abrir os outros banners, volto depois )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaaaaaa!! O que será que aconteceu? :(
      Beijus,

      Excluir
  32. Oi, Luma,

    Estou na dúvida sobre o participar ou não desta edição do bookcrossing-blogueiro. Isto porque estou sempre doando livros.
    recentemente enviei uma caixa para um sobrinho, que tiraria os de interesse dele, distribuindo os demais, rsrs. Mas acho o movimento super válido!
    Ah, embrulhei uns ovos de Páscoa com panos especialmente para você, conforme digo no meu último post, rsrs.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!!
      Algumas pessoas que agora usam e-book, estão comprando livros nos sebos para participar.
      Fui lá!! Fiz maior confusão, heim?
      :)
      Beijus,

      Excluir
  33. Tenho participado sempre. E tenciono fazê-lo mais uma vez, muito embora eu já tenha doado a maior parte dos meus livros.
    Um abraço e uma boa e santa Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me deixa feliz, Elvira!!
      Você é maravilhosa!!
      Beijus,

      Excluir
  34. Oi Luma!
    Já estou separando os meus para abandoná-los.
    Bjus

    ResponderExcluir
  35. Os meus livros têm destino:´Palops, rrss

    Mas também já tenho deixado alguns no avião e em hóteis.

    Boa SEmana Santa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, São!! Quando participei do Book Giving Day, muitas pessoas estavam direcionando os livros para os países africanos!! Tudo é válido para libertar os livros da clausura das estantes!! Beijus,

      Excluir
  36. Oi Luma, que bela iniciativa! Os livros que mais leio são os de receitas (por que será, não?! rs), já nem tenho espaço para guardar todos eles. Fora os livros de receitas não tenho o hábito de comprar livros, tds os que tenho eu ganhei e qdo era mais jovem ia sempre à biblioteca e me deliciava com as obras de Monteiro Lobato, José Lins do Rego e Jorge Amado. Bons tempos!
    Obrigada pela sua linda visita ao Vivendo e Aprendendo!
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sileni!! Consigo imaginar sim o porque de você gostar de livros de culinária... e quem gosta de cozinhar, também gosta de livros de nutrição e saúde, acertei? Já deixei em um consultório médico revistas mais atualizadas sobre saúde. Necessário... pensei nessa possibilidade diante de tantas revistas velhas que lá encontrava :)
      Se decidir participar, pode comprar um livro baratinho no sebo... ficarei feliz se decidir participar!!
      Beijus,

      Excluir
  37. Luma,
    Lógico que vou participar! Vou já procurar alguns livros para libertar. Adoro essa sua ideia. E faz tanta gente feliz.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adriana!! Tenho certeza que além de mim, outras pessoas ficarão felizes com a sua atitude!!
      Beijus,

      Excluir
  38. Anônimo14:38

    Luma!

    Conte comigo!!

    Afinal, livros são companheiros para toda a vida!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Não tenho nenhum livro para libertar, todos são muito queridos e da minha coleção, mas a ideia é sensacional vou ver com minhas tias que tbm amam ler se possuem algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar no sebo, Patrícia! Você vai reler todos os seus livros? Olha, livro fechado não tem valor! :) Beijus,

      Excluir
  40. Luma, tá chegando! Eu ainda não sei bem quais vou libertar nem como - apesar de gostar da ideia de voltar à fazer doações para a biblioteca daqui - mas com certeza vou participar, também sou praticamente o único leitor de casa, e os livros acabam por permanecer fechados tão logo termino de ler.

    Beijo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, sei que posso contar com você pois sei que gosta demais dos livros. Engraçada essa relação: quanto mais gostamos, mais queremos que as pessoas também tenham a mesma oportunidade e por isso queremos dividir essa grande satisfação que os livros nos proporciona e de quebra vem a cultura, algo que ninguém tascará de nós!!
      Tenho certeza que achará o melhor modo de libertar os livros!
      Beijus,

      Excluir
  41. Acho o máximo essa iniciativa! E sim, querida... "fazer fita" é bom demais... hehehehe! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem com a gente, Fred!! :) Contagem regressiva...

      Excluir
  42. O bookcrossing é uma grande ideia.
    Devia ser o ano inteiro...
    Luma, minha querida amiga, tem uma Páscoa Feliz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o ano inteiro, Nilson! Pelo menos eu pratico o ano inteiro, mas duas vezes no ano, trago para a blogosfera, para tentar abrir a mente daqueles que ainda possuem o pensamento de ter uma grande biblioteca e não dividir. Isso é arcaico!! Vamos semeando!! Beijus,

      Excluir
  43. Luma querida! Parabéns pelo post! Bom para a reflexão de nós todos! Livros são pontes para o conhecimento, através de suas palavras podemos viajar sem sair do lugar.... É muito grande a responsabilidade de quem escreve, pois suas palavras ficam gravadas para sempre.... Obrigada pelos comentários sempre tão gentis, e pelo carinho!Uma abençoada e feliz Páscoa!
    Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elaine!! Estamos plantando sementes que espero que germinem! Mas tenho notado uma certa retração das pessoas. Na verdade, não sei se elas querem mesmo contribuir para algo pois se a coisa melhora, não terão mais do que reclamar - e o bom é mesmo reclamar!!
      Beijus,

      Excluir
  44. Olá Luma.
    Tudo bem? agradecendo sua visita.
    Então já estou com poucos livros de tanto emprestar e ninguém devolver, porem não os peço de volta, não tenho coragem. Dizem que os livros caminham saem das mãos de qualquer jeito, não adianta prende-los. Vamos ver amiga, não prometo nada, não gosto de prometer e depois não cumprir, mas adorei a idéia.
    boa noite. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha, também tenho alguns livros que emprestei, mas ao contrário de você, não espero a volta. A minha mãe sempre disse para nós que discos, livros e outras coisinhas possuem esse comportamento de ir e não voltar. Eu costumo devolver tudo, viu? Apesar de ser super difícil pedir emprestado qualquer coisa :) Quem sabe você se anima? Beijus,

      Excluir
  45. Luma onde você mora, não teve problemas com chuva? Tudo bem por aí?

    Pensar que tanta gente morrendo por excesso d'água e tanto lugar o povo morrendo com a falta dela.

    Realmente São Pedro não deve ter tirado boas notas em geografia,porque, né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem muitos problemas com chuva, até tempestades de raios e granizo. Acho bom que São Pedro tenha sido um aluno medíocre em geografia, como também em matemática, pois os cálculos dele não acertam o alvo nunca! Beijus,

      Excluir
  46. OI LUMA!
    LEGAL, ADORO LIVROS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oi Luma
    Nossa, teu post me fez pensar que como moro na Itália e trouxe todos os meus livros do Brasil, se me acontecer alguma coisa certamente eles irão para o lixo:(
    Minha mãe virá me visitar em junho e darei vários livros para ela doar.
    Vou conversar com meu marido sobre essa iniciativa, quem sabe ele não participa com seus livros em italiano!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, já mudei demais de país e nesse tempo os livros ficavam na casa da minha mãe. Depois que retornei ao Brasil, comecei a cada viagem trazer para a minha casa. Só que nesse pega para trazer, muitos livros fui deixando pelo caminho, durante as viagens. Eu tomei gosto! Adorei saber que tem gente que está se divertindo com livros que antes ficavam fechados. Por esse motivo e outros, acho que devemos nos desapegar! Não quero dar ao meu filho a responsabilidade de fazê-lo por mim!!
      Beijus,

      Excluir
  48. Estarei novamente participando ;)

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  49. Lindo texto.
    Vou participar e espalhar o selinho. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camille!!
      Precisamos da boa vontade de todos!!
      Beijus,

      Excluir
  50. Venho desejar uma Feliz Páscoa.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Irene!!
      Uma feliz páscoa para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  51. Anônimo14:20

    Gostei muito. Quero participar. Creio que tenho livros a libertar.

    Beijo grande,

    Pablo
    Cadê o Revisor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pablo!!
      Sempr bom que os amantes dos livros manifestem a vontade de ter um país mais educado!
      Beijus,

      Excluir
  52. E mais um a no se passou... Falo destas iniciativas aos meus alunos (já uma vez lhe disse que por cá já se vão fazendo iniciativas destas...); este ano, as turmas mostraram-se muito interessadas em fazer um dia de "book crossing". Vamos ver como vai correr!

    Bjos, Luma :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!!
      Fico feliz quando vejo que mais pessoas compreendem o bookcrossing!!
      Beijus,

      Excluir
  53. Luma,

    Amo essa iniciativa, e ela serve pra mim também. Tenho deixado a desejar nesse ponto. Poderia ler muito mais.
    Estou levando o selo da divulgação lá pro blog e Facebook.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinha, você é muito querida! Uma pessoa sensível as iniciativas do bem! Obrigada por tudo! Beijus,

      Excluir
  54. Muito obrigado amiga! Respondi ao seu chamado! Tenha uma Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, muito bom ter você aqui com a gente!! Principalmente quem está junto desde o primeiro bookcrossing blogueiro! Seja bem-vindo a mais uma edição!! Beijus,

      Excluir
  55. oi Luma!
    vc sabe que adoro participar aqui!!!
    E libertar uma historia para que a magia nunca morra.
    Um beijo participarei e divulgarei!
    ;) Feliz páscoa pra ti tbm <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!
      Te vi no evento do facebook, mesmo assim a sua presença aqui me trouxe muita satisfação!!
      Boa semana!!
      Beijus,

      Excluir
  56. Olá Luma!

    Estou dentro e já divulguei lá no Visão Panorâmica, Twitter e Facebook. Um forte abraço e, com toda certeza, o evento terá enorme sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Arthurius!!
      Precisamos de mais pessoas que como você sabe se manifestar cidadão e solidário!
      Boa semana!!
      Beijus,

      Excluir
  57. Lindo projeto, super frutífero. É como plantar uma árvore de livros. Conte comigo. Estou dentro e na divulgação também.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como plantar uma árvore de livros... que bonito isso, Carolina!!
      Obrigada por participar mais uma vez do BookCrossing Blogueiro!!
      Beijus,

      Excluir
  58. Logico que vou participar!!!! Fico feliz por isto! Obrigada pelo convite. Beijo e vamos que vamos!!!!

    Gilberta Sobreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gilberta!!
      Vamos juntas tentando melhorar a cultura desse país e de quebra praticar o desapego!!
      Beijus,

      Excluir
  59. Oi Luma! Desculpa por ter te feito ir me "buscar" no blogue! rsrsrs
    Confirmo minha participação e já estou com os banners do evento pra postar no blogue...
    Olha só, tem um SORRISO pra ti lá no blogue... é um singelo cartão postal do projeto 365 Sorrisos da Revista Sorria.
    Bjkas
    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow!! Que legal!! Depois vou lá buscar!! Também preciso me organizar e estou me lembrando das pessoas que participaram das outras edições e chamando... Nem todo mundo consegue visitar o blogue todo dia ou mesmo ler por outros meios. Na blogosfera, as pessoas são multitarefadas!! :) Beijus,

      Excluir
  60. Anônimo21:56

    Irei participar como é habitual. Dê-me alguns dias pf para a divulgação. Ultimamente, como deve ter reparado o blog tem o conteúdo mínimo (uma poesia por dia) dado a grabnde azáfama profissional. Votos de grande sucesso nessa já tradicional iniciativa. Abraço de Portugal (longínquo e em crise!...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por participar, Fernando!
      Lógico que te dou tempo! Todo o tempo que precisar!
      Beijus,

      Excluir
  61. Oi Luma
    #tamo junto.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  62. Oi, Luma! Já estou com a campanha divulgada no meu blogue.
    Mais uma vez será sucesso, na certa!
    Beijos
    Yolanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Yolanda!!
      Logo mais vou lá! Viajei e isso atrapalhou um pouco a minha vida blogueira!!
      Beijus,

      Excluir
  63. Tô nesta, Luma. Publiquei na minha página no FB.

    ResponderExcluir
  64. Oi, Luma! Pode contar com a gente! Adoramos este tipo de ação! Vou compartilhar seus banners amanhã no face e twitter e fazer uma postagem lá no blog! Obrigada pelo convite!!! Abraços, gi e kids :)
    www.kidsindoors.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que gostam desse tipo de iniciativa, pois já participamos de outra juntas, não é mesmo? Hoje vou colocar em dia o BookCrossing Blogueir! :) Cruze os dedinhos!! Beijus,

      Excluir
  65. EEEEEEEEEEEE! participarei mais uma vez! já tenho até o livro.

    ResponderExcluir
  66. Participo há duas edições, vou participar outra vez.A sensação de estar contribuindo para que a leitura seja um hábito é gratificante. Ainda não escolhi qual livro libertarei mas vou começar a pensar agora.
    Grande abraço, Luma!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por participar mais uma vez!! Vamos nessa!! É gratificante demais e estou ansiosa para o evento começar :) Pense, Sônia!!

      Excluir
  67. Bookcrossing Blogueiro: Tô na área. Se me derrubar é penalty.

    :)

    ResponderExcluir
  68. Já sei até qual livro vou libertar, Luma...
    tuitei este post só para não esquecer. ^^
    abraços e tenha um lindo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom quando sabemos o que queremos :)
      Não esquece!! Se der tempo vou lá te lembrar!! :)
      Lindo domingo para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  69. Querida Luma:
    Bela postagem,como sempre.
    É claro que eu também vou participar, mas, como facilmente entenderá, no meu país - Portugal. Aliás, já tenho desde há muito esse hábito de oferecer livros. Quando trabalhava,fazíamos uma espécie de feira do livro pelo Natal. Este mês, tenho um aniversário e vou aproveitar a ideia -oferecer mais um livro.Afinal tenho tantos já lidos e arrumados e em ótimo estado que posso perfeitamente desfazer-me de um.
    Uma boa semana
    Beijinhos de quem a espera
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, acho que em Portugal é mais fácil; as pessoas já possuem o hábito da leitura e logo resgatarão o seu livro. Aliás, se ficar com "medo" de libertar o seu livro, existem muitos postos credenciados do Bookcrossing!
      Beijus,

      Excluir
  70. Luma,
    Você certamente tem acompanhado minha saga com a mudança, mas agora acabou. Ufa!
    Claro que vou tentar, como sempre, aderir à essa iniciativa.
    Preciso retomar o ritmo do blog, que ficou em segundo plano. Muitas ideias fervilhando na cabeça, muitas fotos para postar, eventos que participei, receitas pra divulgar, mas o dia só tem 24 h... Priorizar é preciso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho acompanhado sim, Gina!! Não sei como está dando conta de postar no blogue com tanta atividade e energia que tem desprendido no seu dia a dia! :) Não se preocupe com o blogue nessa hora, pois depois tudo será só felicidade!! Beijus,

      Excluir
  71. Bookcrossing, tô dentro!
    O voz ativa apoia.

    abraço Luma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e a Lúcia não poderiam faltar! Desde o primeiro evento estamos juntos!! :=)) Vocês são muito queridos!! Beijus,

      Excluir


  72. Olá Luma.
    Gosto muito de ler e sempre pego emprestado entre amigos, mas devolvo.
    Tenho alguns que já li e reli, meus, e vou começar a fazê-los viajar.
    Já mandei uma mensagem dizendo que vou participar.
    O livro que escolhi já está pronto para a viagem.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuuuuuuuuuuu!!
      Sei como é preciosa a leitura para você e isso me deixa mais feliz quando te vejo participante do BookCrossing!! Vamos que vamos, cosquerídia!!
      Beijus,

      Excluir
  73. Oba! Penso em participar. Mas vou fazê-lo pelo Facebook. É mais divertido! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Iza!! Independe a forma que achar melhor! O importante é que liberte os livros que estão prisioneiros em sua estante!
      Quem é educador e está na ativa, bem pode fazê-lo em sala de aula! É unir o útil ao agradável!!
      Beijus,

      Excluir
  74. Oi luma, é como muito prazer que mais um ano participarei, apesar de nunca mandar os nomes do livro que liberto, fico feliz em participar sempre!!!

    Que a liberdade de cada livro, liberte o pensamento de quem lhe encontrou!!

    Xero querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, que frase maravilhosa!! Pois é assim que almejamos! Quem tem a boa vontade em doar seus livros, tem a sapiência que é necessário dividir para somar!!
      Beijus,

      Excluir
  75. Luma querida, senti falta de um banner que tenha as datas e o numero do evento!! se eu não vi por descuido peço que me informe!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Karen! Eu evitei de colocar data para que as pessoas se sentissem livres para linkar apenas uma vez o banner na label em seus bloguinhos. Assim não precisariam vincular suas participações ao meu blogue, afinal, o evento é de todos!!
      Na página do evento, colei um banner com data... Também na fan page do luz... vou colar aqui para você!
      https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/549091_508799272520694_825004395_n.jpg
      Uma imagem com data:
      https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/560212_509671479100140_2056694630_n.jpg
      Karen, se quiser fazer o seu próprio banner, fique à vontade!!
      Beijus,

      Excluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Vou participar com certeza.
    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  78. Estarei participando ;)

    Desculpe-me a demora!...

    Beijo grande =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu vi que fez postezito divulgando o BookCrossing Blogueiro! Daqui a pouco vou lá!! Beijus,

      Excluir
  79. Uma inciativa mais que louvável desse movimento que você há tempos vem incentivando.
    Ler e favorecer a leitura de outras pessoas é também um ato de Amor.Gostei do exemplo de 'desapego' contado no post.
    Daqui procurarei divulgar também o movimento.
    Abraços e uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Bergilde! Eu acredito nas variadas formas de amor e doar o saber é ato de amor à humanidade!!
      Ficarei feliz com a sua divulgação!!
      Beijus,

      Excluir
  80. Oi Luma!

    Como te disse no face irei participar! Morro de dó dos meus livros, mas se não vou ler mais, não me tem serventia né?!

    Já separei 1 livro, e vou ver se separo mais.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Karina!! Um livro já é bom demais para quem tem tanto apego! :) Beijus,

      Excluir
  81. Que vontade de participar! Vou dar uma olhada na minha estante e ver algo interessante pra liberar ;)

    ResponderExcluir
  82. Eu vou postar sobre o amanhã no meu blog, ia hoje mas é dia do desenhista e eu quis aproveitar pra postar sobre o cara que desenha os avatares do meu blog...enfim

    mas confesso que eu não sei se vc vai amar o post não, é que eu ando com umas dúvidas, não sobre o BookCrossing em si, acho a iniciativa válida, mas sabe o que vc disse sobre 'Se eu não vou retornar a ler um livro, porque prendê-lo na estante? Corro o risco de morrer e esses livros irem para a fogueira'...Pois é, mas largar para que alguém o ache, sei lá...se fosse em filme um amante do livro o acharia e com certeza esse livro 'achado', mudaria a sua vida... mas esse 'qualquer um vai achar' também pode se referir a um que vá deixar o livro sem nova leitura...perdido numa gaveta qualquer ou...bom...

    Eu ando numa fase muito pensativa do que se o que oferecemos aos outros é exatamente o que elas querem...e até onde vale oferecer algo sem saber se o outro vai valorizar.

    Aquelas fases chatinhas, sabe como é? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, estou super curiosa para conhecer o artista que desenha para o seu blogue. Está complicado sair do luz... me aguarde!!
      Bem... bem... vem bomba? Ah, sobre essa segunda parte do seu comentário, talvez a resposta esteja no post atual da 6ª edição do BookCrossing Blogueiro :)
      Beijus,

      Excluir
  83. Ah, Luma... tipo assim... não me julgue mas eu acho super bacana o carinha com cabelo oxigenado na praia... desde que seja em 1991, claro! Hahahahahahahahhaha! Ninguém merece, nzé? Beijos queridona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, bom!! Achei que o seu bom gosto tinha se enterrado nas areias de uma praia qualquer :) Beijus,

      Excluir
  84. Boa sorte para essa iniciativa. Eu também faço circular
    os meus livros, emprestando a quem não os pode comprar.
    Quando eu morrer irão para a Biblioteca da localidade
    onde moro.
    Bj. e obrigada pela visita.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que já contribuiu doando seus livros, Irene!! Os livros precisam circular!! Beijus,

      Excluir
  85. Querida amiga
    Depois de muito silencio, eu vim me fazer presente, trazendo a certeza que me recordo de você com carinho e amizade.
    Sinto muita saudade de não vir aqui mais vezes, mas fiquei presa no caminho, tentando resolver algumas coisas pendentes.
    Pedras aprecem pelo caminho, e delas precisamos fazer renascer lindas flores, para que nossa vida se torne um lindo jardim.
    Abraço amigo.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Alice!!
      Quando sentir saudades, apareça!!
      Beijus,

      Excluir
  86. Luma,

    Como disse acima, eu estava em dúvida, quanto a participar ou não, desta edição. Mas acho que vou participar sim, pois já separei outros livros, para passar para frente, rsrs.

    Beijo, boa noite e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Vou aguardar!!
      Boa semana para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  87. Luma, boa tarde!
    Há pouco tempo que tenho um blog e gostaria de participar.
    Posso?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  88. Boa Noite Luma!
    Libertei um livro : O Poder da Paciência, de de presente para uma amiga querida. Você poderia adicionar meu nome na lista de participantes?
    Obrigada por promover essa iniciativa, você está de parabéns!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayse!!
      Eu adicionei na lista de participantes, junto com os outros livros que libertou. Obrigada!!

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor