Do que se alimenta seu cérebro?

lado esquerdo lado direito cérebro

Se você colocar no Google "treinamento cerebral direito", visualizará aproximadamente 418.000 resultados em 0,38 segundos... Essa procura se baseia na crença de que os hemisférios, esquerdo e direito são polos opostos. O lado esquerdo do cérebro é muitas vezes caracterizado como o lado inteligente: racional, lógico e analítico. Em contraste, o lado direito do cérebro é estereotipado como o hemisfério artístico, criativo e emocional.

Tais estereótipos têm levado teóricos a sugerir que as pessoas podem ser classificadas de acordo com sua "hemisfericidade". Mas creia, essa noção de "hemisfericidade" que alimenta a imaginação popular, não é suportada pelas pesquisas da neurociência. Nós usamos os dois lados do cérebro ao executar qualquer tarefa e a ideia da "hemisfericidade" do cérebro foi desmascarada na literatura científica na década de 1980 e mesmo assim, os programas de treinamento cerebral parecem estar ganhando popularidade. Tais tentativas estão condenadas porque os dois hemisférios estão fortemente interligados e em constante comunicação. Uma informação do lado direito para o lado esquerdo é transmitida em 20 milissegundos, ou seja, dois centésimos de segundo!

A imagem abaixo não mostra a realidade atual, mas é de uma artista reconhecida. Belle Yang, assim como aqueles que não possuem curiosidade sobre o assunto, podem ser facilmente levados a acreditar em informações erradas veiculadas por oportunistas.
lado esquerdo lado direito cérebro
Algumas informações sobre o comportamento feminino e masculino também são fonte de oportunismo, baseadas também na forma como processamos o nosso pensamento. Veja essa afirmativa:

"Ao contrário da sabedoria popular, as mulheres são mais lógicas do que os homens e os homens são mais intuitivos do que as mulheres (em média). Parece errado, não é mesmo?"

Você acha que a afirmativa acima é certa ou errada? Ela está correta, apesar de que "socialmente" é esperado que seja o contrário. Você já parou para pensar porquê a sociedade dita que o homem é "assim" e a mulher é "assado"?
lado esquerdo lado direito cérebro
Criança tem resposta para tudo e quando entrevistei um menininho sobre as tais diferenças de comportamento entre homens e mulheres, a resposta veio rápida: "A diferença está em como os homens usam seus pés e suas mãos. Desde pequeno o menino usa mais o pé que a mão. A menina, usa mais as mãos; ela borda, costura, pinta, é mais caprichosa nos cadernos, aprende a cozinhar mais cedo... Nós, os meninos, desde pequenos só pensamos em jogar bola. Por isso desenvolvemos mais os músculos e somos durões. As mulheres são mais jeitosas para as coisas e delicadas".

Hum... faz sentido! Mas... durões x delicadas é para se conversar!
lado esquerdo lado direito cérebro
Mudando de assunto ou não, você sabe como a linguagem é processada em nosso cérebro?

No cérebro, quase tudo que lá se processa é um enigma e só recentemente os cientistas começaram a entender como as palavras ganham significado antes de serem formadas as frases. Imagino o quanto deve ser difícil entender a química cerebral, afinal, nessa caixinha cinzenta cabem aproximadamente 86 BILHÕES de neurônios, 1 MILHÃO de conexões cerebrais realizadas a CADA SEGUNDO e pasme, a energia que o nosso cérebro consome para realizar todas essas conexões é de 12 WATTS - menos do que uma lâmpada pequenina de refrigerador.

Tudo muito rápido e se não dá para congelar a imagem, muito menos que essa energia seja cortada... Cortada? Acho que aqui cabem os lapsos de memória, os esquecimentos definitivos, perda da coordenação motora, paralisias... - mas os cientistas deram o seu jeitinho e descobriram que ao contrário do que era dito anteriormente, usamos toda a nossa capacidade cerebral e não os 10% que eram veiculados antes. O problema está em como usamos o nosso banco de dados.

O músculo cerebral se torna forte conforme ele é treinado, através de DESAFIOS. Você pode ler ou estudar, mas se for em um processo repetitivo, esses podem ser esquecidos rapidamente - a repetição (decoreba) treina até animais irracionais - Para ativar o raciocínio, precisamos de muito mais do que percorrer o mesmo caminho. É preciso dinamizar e intercalar ações com informações novas. Aqui entram outros mecanismos de aprendizado, pois não sei se percebe, mas ao transcrever o que você aprendeu para o papel com suas próprias palavras, a informação é mais fácil de ser assimilada. 

Escrever é gesto simultâneo com o raciocínio que força os seus neurônios a praticar uma espécie de musculação cerebral. Esse processo se torna inviável quando você não tem uma boa circulação sanguínea - Não entendeu?  Como um músculo, o cérebro precisa de oxigênio para trabalhar e esse só chega no topo, se a sua circulação estiver ok. Daí entram os exercícios físicos que ajudam a "oxigenar" os neurônios.

Da mesma forma, quem não pratica exercícios físicos e somente tem leitura fútil, tornará com mais rapidez o cérebro ineficiente. Encher seu cérebro com conteúdo ruim, como certos programas de TV, informações inúteis na internet... entedia o cérebro e isso é bem danoso! Mas, com o propósito de relaxar, pode ser feito vez ou outra, porém se fizer disso um hábito diário, todo o seu processo de raciocínio poderá ser colocado em risco.

Duas pessoas podem exercitar seus cérebros de forma igual, mas por que suas formas de raciocínio são diferentes? Aí depende, não só da estrutura cerebral que possuem, mas do que elas fazem em seus momentos de lazer.
lado esquerdo lado direito cérebro
Leia sempre mais assuntos diversificados e coloque em prática o seu conhecimento. Conte no seu blogue ou para alguém próximo a você. Muitos estudantes se dão bem nos estudos, quando ensinam para os seus colegas de classe. Ajudar nos enriquece!
O treino é fundamental para qualquer especialidade. Quem quer ser um escritor, precisa ensaiar para entrar para esse universo. Ninguém nasce escritor ou matemático, cozinheiro ou bom pai (mãe). Tudo é exercício com grande dose de paciência.

A escrita propiciou ao ser humano seu desenvolvimento cerebral, mas antes desse fato, a aprendizagem da escrita começa em nossa vida muito antes de qualquer tentativa formal de ensino (Marchesan & Zorzi 1999/2000). É preciso primeiro aprender a falar e ter uma boa noção das relações entre os sons, por exemplo.

A "nossa história" começa com a utilização da escrita. Antes disso, a "nossa história" não é nossa, ela é a "história de nossos pais", pois eles que possuem o testemunho da nossa vida. Quando começamos a ensaiar a escrita com os primeiros rabiscos, começamos também a ensaiar a nossa independência intelectual. Antes disso, as nossas reações físicas são as que traduzem os nossos sentimentos e as crianças muitas vezes não conseguem traduzir esses sentimentos através de reações físicas. Algumas se calam, outras choram demais, são arteiras, não dormem direito a noite, não socializam  ou acontece o oposto, falam demais, choram de menos, são apáticas, dormem demais, assumem comportamento adulto... A arte nos salva!! Através do desenho ou de rabiscos, a criança começa a se expressar. Ironia, porque a aproximadamente 3500 anos antes do nascimento de Cristo - quando se tem registro do surgimento da escrita - esse marco histórico fez dividir o tempo e o que ficou para trás, denominou-se Pré-história.

A "nossa pré-história" é um período nebuloso. Quem se lembra de quando ainda era bebê? Talvez alguém se lembre de quando falou papá, mamã...? Você se lembra mais do período escolar, não é mesmo? Isso não é coincidência... Você trabalhava bastante as mãos. Pintava, modelava massinhas, empilhava blocos, montava quebra-cabeças... treinava sua coordenação motora fina e o movimento de pinça, o que possibilitou a escrita.

“Quanto mais conhecermos a respeito da natureza e complexidade da escrita, mas poderemos entender as transformações que ela exige no modo de funcionamento mental da criança” (Zorzi, 2002)

Além da escrita, o nosso cérebro precisa do impresso. Não à toa, alguns escritores que escrevem no computador, imprimem seus escritos antes da correção, pois no computador o olho precisa montar um mosaico de pixels para formar a imagem de cada letra e depois transformar essas imagens em palavras e frases. Esse tráfego dificulta a concentração e a imersão, tornando a leitura cansativa. Por outro lado, nos livros impressos não temos o hiperlink que torna a leitura mais dinâmica, não deixando o cérebro entediar.

Por ser mais confortável visualmente, os livros impressos jamais deixarão de existir. Quem pensou que os livros iriam acabar do mesmo modo que acabaram os cds, estão enganados. Segurar um livro nas mãos exige um vínculo muito maior com o objeto.

"Ao contrário do que sonham os próceres da inteligência artificial e da realidade virtual: sem a interação com o ambiente não se produz vida humana. A vida está nos processos biológicos, e a mente é um estágio que resulta da soma do cérebro com a linguagem" (Robert K. Logan)


Diversifique seu conhecimento.
Liberte o livro que já leu.
Seu cérebro agradecerá!

Obrigada aos participantes do BookCrossing Blogueiro!!

Foram mais de 955 livros libertados!

Até Novembro com a Sétima Edição!!

66 comentários :

  1. Que legal esse terma. Adorei a resposta do menino e tem uma certa lógica. Mas é difícil acreditar que eles tenham mais intuição do que nós...

    Gostei de ler. Faz pensar e exercitar o cérebro...beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica!
      Melhor pensar no ponto alto da afirmativa: "Mulheres são mais lógicas que os homens...". No meu ambiente de trabalho tem mais homens que mulheres e na prática vejo como chegamos mais rápido nas resoluções.
      Beijus,

      Excluir
  2. Anônimo07:05

    Bom dia Luma!
    Ler é exercitar o cérebro para atingir a plenitude da mensagem transmitida. Um texto excepcional. Abra a janela do seu coração...
    E deixe entrar por ela tudo de mais lindo...
    Amor, paz, amizade, carinho, ternura e solidariedade.
    Tudo que faça você extremamente feliz.
    Deus te deu a vida... e sua vida tem que ser vivida sempre plena de felicidade.
    Que o seu final de semana seja mágico, recheado de intensos momentos de alegria e grande felicidade.
    Beijos no coração e muitos afagos na alma.

    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gracita!!
      Que seu coração também se encha de bons sentimentos!
      Bom fim de semana!!
      Beijus,

      Excluir
  3. Luma minha amiga! eu viajei por entre as frases desse seu texto.
    Não consigo, de imediato, concordar com tudo, mas irei refletir sobre alguns ítens.
    Dizer que a mulher é menos intuitiva que o homem foi o ítem que eu menos concordei. Não posso imaginar uma mulher/mãe sem intuição apuradíssima...os homens como os quais convivi e convivo também são altamente intuitivos, mas não crêem em sua intuição. A mulher, ao contrário, sabe que sabe!
    E pode subir para 1000 os livros libertados nesta 6°edição do Book Crossing Blogueiros sem medo de errar... chegou a trinta o número dos livros que ganharam liberdade da minha estante!
    Irei conferir os links...
    Um beijo grande e muito agradecido pelo capricho...seu post está "demaismente de bom"...
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Astrid!
      Somos produto do meio que vivemos. A maneira como as crianças são criadas influi na forma de comportamento. Espera-se que as mulheres sejam intuitivas e que os homens sejam lógicos, mas se ambos forem educados como iguais, não haveria distinção entre suas condutas. A estrutura cerebral é igual, mas o modo de pensar é a soma de tudo o que vivemos.
      Existem homens que criam seus filhos sozinhos e, como diz o ditado "A prática faz o monge". Como você escreveu, alguns homens que convive, não acreditam em suas intuição. Então o caminho é acreditar! Tem gente que olha uma pedra e não vê pedra, vê fragmentos de rocha, que ao final, não é a mesma coisa?
      Astrid, eu fiz a contagem dos livros para baixo, porque não sabia o número real dos livros doados de algumas pessoas que como você, fizeram a "limpa" na estante :)
      Beijus,

      Excluir
  4. Anônimo09:49

    Eu ia dizer algo sobre a intuição feminina, mas a Astrid já se adiantou. No geral, o texto é muito esclarecedor e enriquecedor. Em minha prática com adolescentes, observo muitas diferenças e semelhanças entre os gêneros. Claro que tudo é relativo, mas, com certeza, as meninas buscam mais o conhecimento.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres procuram mais pelo conhecimento... já pensou no motivo desse comportamento? De uma maneira geral, isso acontece com pessoas que são menos ativas fisicamente. Como disse agorinha a pouco o Tony Ramos: "Homens e mulheres são diferentes, mas são iguais".
      Beijus,

      Excluir
  5. Eu creio que o cérebro se alimenta do que é dado para ele. Algumas áreas do cérebro ficam esquecidas, e outras mais ativadas. Vi isso num programa do Dr. Oz na tv paga. Agora, que meninos e meninas têm uma divisão préé-stipulada, de acordo com cada sociedade e cultura, tem sim. Em pleno século 21, ainda ouvimos diariamente: isso é coisa de menina, isso é coisa de menino. E isso é uma chatice...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um novo homem tem surgido, assim como uma nova mulher. A atualidade não tenta não aceitar condutas arcaicas, mas de certa forma, quem ainda permanece agindo dentro dos modelos impostos, o faz por certa comodidade.
      Veja bem, mulher e homens trabalham fora e quando chegam em casa, a mulher não pára e o homem? Invariavelmente liga a TV. E se fizéssemos o mesmo.
      Desde a pré-história foram separada as atividades que eram próprias do homem ou da mulher. Mas porquê? A mulher menstrua, fica grávida e pelo menos por isso, ela tem que ficar no "casulo". A diferença nos sexos está nos hormônios que controlam os humores, compreender essa variação, tanto no homem quanto na mulher, ajuda a entender os opostos.
      Também acho chatice separar o que é de menina do que é de menino.
      Beijus,

      Excluir
  6. Parabéns pela escolha do assunto - indiscutivelmente apaixonante.
    Abraços e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernando!! Os tempos mudaram e precisamos enxergar o real e não aquilo que nos fizeram acreditar. Beijus,

      Excluir
  7. É difícil compreender o rumo da vida em alguns momentos.
    Mas de uma coisa não se pode esquecer:Nada é a toa.
    Às vezes,
    o melhor parece ser o pior, e o certo aparenta ser errado, mas tudo faz parte,
    tudo contribui ao crescimento e tem um porquê.
    Viver vai muito além de explicações e ultrapassa todo e qualquer entendimento.
    O IMPORTANTE É SER FELIZ! SEMPRE.
    Deus esteja sempre presente em sua vida.
    Um feliz e abençoado final de semana.
    Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..
    Em tempo::Agradeço o carinho
    das palavras deixadas com tanto amor
    na minha viagem.
    Agradeço de coração ,
    e saiba você é uma parte da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir, obrigada pela linda mensagem cheia de boas intenções. Desejo-te tudo em dobro!! Boa semana!! Beijus,

      Excluir
  8. Adoro exercitar o cérebro com leituras, testes, quase qq coisa, na verdade. Eu estou sempre rabiscando, caso contrário, nao consigo prestar atençao. Ótimo texto! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patty, certa vez um professor me proibiu de escrever e que eu tinha de ficar olhando para ele :) Lógico que foi levado à direção da faculdade! Beijus,

      Excluir
  9. Fato dito e comprovado, Luma, a aprendizagem se efetiva com propriedade quando está associada a conhecimentos já decodificados aliada aos novos que se apresentam; os desafios.
    A neurociência tem vindo,nas duas últimas décadas, a braços dados com os fundamentos da aprendizagem trazendo contribuições valiosas para a sala de aula em todos os níveis.
    Pontual e rico entrelaçamento que vc deu ao tema com o bookcrossing.Excelente!
    Bom fim de semana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cérebro dinâmico sempre pede mais alimento! O cansaço mental precisa de revisão! :) Existem muitas dificuldades de aprendizado que a neurociência vem explicando. Ah, as pessoas precisam saber que reler um livro, tendo já sugado sua história pode não ter muito fruto para a nossa consciência! Beijus,

      Excluir
  10. Olá Luma fiquei impressionada com seu texto, fiquei repetindo muitas vezes um "será?"
    Interessante, bom exercito meu cérebro fazendo palavras cruzadas, lendo e trabalhando. O homem ser intuitivo é nova, nunca observei este comportamento, vou ficar de olho no marido,kkkkkkk. Que menininho mais esperto este seu entrevistado, adorei a resposta tem logica.
    Também fiquei impressionada com a quantidade de livros libertados.
    Bom fim de semana, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha, duvide sempre! Sinal de que está refletindo. Todos nós somos intuitivos, não é exclusividade feminina, só que nós exercitamos e os homens freiam nos repassando a bola.

      As crianças estão sendo bem estimuladas e os pais não devem se preocupar quando eles estiverem jogando video game. Lógico que tem medida!

      "Um novo estudo da Archives of Neurology afirma que jogos como Angry Birds pode ser estimulantes e podem melhorar sua memória, além de retardar ou prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer.

      Segundo o Mashable, jogos tradicionais são cientificamente bons e impulsionam a atividade cognitiva do homo sapiens. Os cientistas dizem que jogar games, ler e escrever ajuda a reduzir a produção de amilóide, proteína do cérebro que pode causar a doença a perda de memória. A Associação Alzhemier disse que o estudo “contém alguns dados valiosos novas sobre a possível relação entre fatores modificáveis de risco e as mudanças cerebrais que são indicativos da doença de Alzheimer.”

      Uma senhora de cem anos de idade, Kathleen Connell, do Reino Unido, é o exemplo perfeito de uma jogadora que passa algumas horas do dia jogando jogos em seu Nintendo DS para manter sua mente jovem. Alguns dos favoritos games de Connell são o Art Academy, Brain Trainer, Scrabble. “A Nintendo tem sido uma grande ajuda para mim, é absolutamente incrível”, disse a senhora. “Se há algum segredo para uma vida longa é pensar positivo e manter a mente ativa.”

      Se o estudo e aconselhamento Connell são verdadeiros, todos em qualquer idade devem jogar jogos como o Angry Birds para ficar com a cuca afiada" (Bang Cast)

      Beijus,

      Excluir
    2. Luma querida
      super interessante, amei saber disso. Olha que me interessou muito, vou começas a jogar nintendo se bem que tenho que aprender. Beijos.

      Excluir
    3. Olha a preguiça... rs.

      Excluir
  11. Menina que post. Fiquei impressionada e aprendi um monte de coisas. Na parte final há uma coisa em que não estou muito de acordo. Eu lembro montes de coisas desde os 3 anos de idade. Muito mais do que aquelas de quando andei na escola, que só tenho nítidasas reguadas que a professora dava com uma palmatória redonda com 5 furos, que às vezes fazia sangrar as mãos, e o edifício da escola, uma antiga vacaria adaptada e sem condições nenhumas, onde não havia sequer uma casa de banho.
    Havia um quartinho com uns potes de barro, onde faziamos as necessidades e ao fim da tarde passava "A PIPA" uma camioneta da câmara que recolhia os dejectos e fazia a limpeza dos potes para o dia seguinte.
    De resto todas as minhas recordações são bem anteriiores à escola e posteriores.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvira!!
      Algumas crianças desenvolvem capacidades antes de outras crianças. Eu também me lembro de fatos que muitas pessoas acham impossível eu me lembrar. Mas daí acontece também a auto sugestão, fato que acontece quando ouvimos narrativas sobre nós mesmos e a criatividade forma imagens em nosso cérebro que nos confunde e passamos a acreditar na história contada como se fosse real. Isso acontece demais com as crianças. Elas escutam e assimilam como fatos reais uma história que ela viveu mas não é o que ela se lembra, mas o que outra pessoa se lembra ou foi contado para ela, uma reprodução. Você compreende?
      As lembranças da sua fase escolar são bem vivas. Nossa, você viveu a fase da palmatória...
      Beijus,

      Excluir
  12. Trecho do texto: quando entrevistei um menininho sobre as tais diferenças de comportamento entre homens e mulheres, a resposta veio rápida:
    "A diferença está em como os homens usam seus pés e suas mãos. Desde pequeno o menino usa mais o pé que a mão. A menina, usa mais as mãos; ela borda, costura, pinta, é mais caprichosa nos cadernos, aprende a cozinhar mais cedo... Nós, os meninos, desde pequenos só pensamos em jogar bola. Por isso desenvolvemos mais os músculos e somos durões. As mulheres são mais jeitosas para as coisas e delicadas".

    Confesso que, a partir desse trecho, o meu cérebro começou a se alimentar das possibilidades de idade que esse 'menininho' pode ter pra ter dado uma resposta dessas... E não cheguei numa possibilidade que eu achasse viável, sem ser surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crianças mimadas tem pouca chance de se darem bem na vida! Digamos que algumas crianças amadurecem antes que outras por terem sensibilidade suficiente para dar banho em muitos adultos! Beijus,

      Excluir
  13. Absorvi por completo mais este teu magnífico "partilha de ideias" e concordei com tudo o que disseste. A internet, as televisões, os jogos virtuais, etc. estão recheados de coisa "mole" que não presta e só serve para estupidificar as pessoas e não será isso que os políticos usarão para depois fazerem o que fazem e assim terem o povão nas mãos.

    Penso por mim, adoro aprender, sei o que é bom e mau, não abro mão dos meus sonhos, educação e valores morais vindas do berço e actualmente no caos em que Portugal se encontra...faz-me lembrar e recuar no tempo da ditadura contra a qual tanto lutei, onde Salazar mantnha o povo inculto, com fome, fado e um amor (obrigatório) à pátria (que era ele).

    Homens e mulheres serão sempre diferentes e compete-nos a nós passar o testemunho à geração seguinte e é triste ver que muitas crianças agarradas às play-stations, televisão, telemóveis deixam de ser criativas e sociabilizadas porque bater com a cabeça num parede, machucar um dedo, pisar lama, até apanhar goiaba na árvore do vizinho cuja pernada tomba sobre um super muro, inventar ou fazer com os amigos brinquedos e depois fazerem corridas de berlindes, caricas, carrinhos de lata, apanhar sol e chuva...faz desenvolver o cérebro e ficarão sempre com o sentido de partilha, ajuda...e claro sempre, mas sempre juntando os estudos.

    Gostei muito e imprimi para dar à minha mãe que adoro ler o que escreves.

    Beijos e um bom domingo e mais uma vez OBRIGADÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. á mas faltou uma coisa...incutir nas crianças o gosto pela leitura...e é tão fácil...basta querermos!

      Excluir
    2. O brincar é muito importante para as crianças! Viver em um lar asséptico afeta a vida de um futuro adulto. A criança tem que pegar com as mãos texturas diferentes, assim como desenvolver todos os outros sentidos. Subir em árvores, algumas crianças já não mais conseguem pois estão perdendo coordenação motora para tal, aliado ao medo. Crianças que crescem ansiosas com várias patologias em andamento. E nossa sociedade não está se responsabilizando por suas crias. Beijus,

      Excluir
  14. Tenho muito medo de perder minha capacidade de raciocínio quando envelhecer, então faço tudo o que posso para me manter ativa mentalmente. Gostei do texto e da resposta do menino... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dama!! Tudo o que fazemos agora terá consequências futuras e você faz bem em treinar sua mente. Tem uma senhorinha aqui no meu prédio que faz muita palavra cruzadas :) Beijus,

      Excluir
  15. Oi Luma,um abraço!
    Um texto bem elucidativo e com as imagens muito bonitas para ilustrar também.A ciência tem feito passos gigantes nesta matéria,mas ainda há muito e muito para ser investigado sobre o nosso 'computador humano'.Ajuda realmente a leitura diversificada para alimentar nossas possibilidades de aprender independentemente de qual gênero façamos parte.
    Até já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bergilde!
      Gosto bastante de Yang Belle e queria uma oportunidade para apresentá-las aos leitores, mas acho que somente você percebeu :) seu talento! Às vezes acho que o nosso cérebro é indecifrável, mas os cientistas gostam de desafios! Beijus,

      Excluir
  16. Anônimo11:54

    Gostei desta sua postagem...
    Sempre a esclarecer o mundo...
    Desejo-lhe uma feliz semana.
    Um abraço cá deste "meu" Algarve - Portugal.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, António!
      Seja sempre bem-vindo!!
      Beijus,

      Excluir
  17. Não consigo imaginar minha vida sem a leitura, sem duvida é minha companheira em momentos felizes e tristes, e tbm acredito que os livros impressos jamais deixarão de existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compactuo com as suas impressões, Patrícia!! :)

      Excluir
  18. Oi Luma,

    Estou contigo. Também não acredito na "hemisfericidade". Se nos fossemos a basear na teoria antiga, teríamos que considerar que todos os artistas são emocionais e irracionais o que não é verdade; ou então considerar que os intelectuais são todos racionais e frios como o gelo - o que também não corresponde à realidade.

    Como bem disseste, os dois hemisférios estão interligados, razão pela qual somos seres tão complexos. Nada é simples acerca do ser humano - o que o torna tão fascinante.
    Por isso, um artista pode ser frio como o raio e um intelectual pode ser emocional (conheço uns quantos, poucos mas...bons exemplos do que falo). Um artista pode ser intelectual e vice-versa...os exemplos são infinitos.

    A sociedade tenta manipular-nos com conceitos parvos "as mulheres são assim e os homens são assado" mas ao longo da minha curta vida (tendo em conta que hoje se pode viver para lá dos 100 anos) tenho vindo a reparar que está tudo errado. Sim, há predisposições ligadas ao género, mas basicamente (salvo as diferenças físicas) homem e mulher é tudo igual (intelectualmente falando; e não só - principalmente se tirarmos da equação a lavagem cerebral da sociedade).

    Mais uma vez: soberbo :).

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nascemos com todas as qualidades possíveis para um ser humanho desenvolver. O ambiente favorece esse desenvolvimento, tanto para o bem quanto para o mal.
      Você é uma pessoa consciente das manipulações que sofremos no nosso dia a dia, muitas vezes elas chegam sem que a pessoa percebe. Uma fala aqui, outra ali e está formado o pensamento coletivo.
      Obrigada pelo excelente comentário!
      Beijus,

      Excluir
  19. Que nossa amizade continue eterna
    e tenham sempre um lugar especial em nossos corações,
    e nossa jornada de hoje e de sempre esteja repleta de flores,
    paz e amor.
    Que DEUS: esteja sempre com sua mão
    estendida apontando o caminho correto
    por onde devemos prosseguir .
    Uma feliz e abençoada semana.
    Beijos,Evanir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir, obrigada pelo carinho!!
      Seu carinho e energia muito me comove e desejo que tudo o que me deseja, seja enviado em dobro para você!
      Beijus,

      Excluir
  20. Oi Luma , parabéns pelo texto sempre exercito meu cerebro , lendo artigos, livros, colocando minha opinião na contra capa de um livro ou mesmo em folhas.
    Beijos, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você, Rute!!
      O fato de você contar as histórias para as crianças, desenvolve em muito o seu cérebro! Seu cérebro é criativo, quer melhor que isso?
      Beijus,

      Excluir
  21. Oi, Luminha,

    Eu tenho andado numa correria sufocante, mas agora acho que terei um pequeno intervalo de relaxamento, rsrs. Este tema é bem instigante, tanto no que se refere às funções dos lados do cérebro, quanto sobre as - digamos - características de homens e mulheres, rsrs.
    Mas eu acho que -sem prejuízo nenhum da lógica - somos mais intuitivas mesmo, rsrs.
    A leitura e os diversos aprendizados são fundamentasi, a vida sem eles não apenas fica estagnada, retrocede! rsrs.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!
      Compreendo, vejo a sua atividade e agradeça ter saúde para tanto! Os homens também possuem intuição, isso não é exclusividade feminina. Vamos dizer que desenvolvemos melhor!
      Imagina um cérebro sem atividade? Isso se chama tédio :)
      Beijus,

      Excluir
  22. Anônimo15:38

    Aqui em casa Luma, cada qual usa o que mais gosta para está sempre com a mente cheia. De rádio, tv, internet, livros, revistas, jornais, planfetos, histórias de meu sogro, que são uma delícia e rica em detalhes.

    Quanto as diferenças entre homens e mulheres, condições específicas e comuns, somos assim mesmo, e viva a diferença entre nós. Não me preocupo tanto em saber a diferença entre eu e ela, não mais, no entanto, os meninos ainda se perdem nas comparações.

    Quanto ao pedido de casamento lá, bem! É só questão de ideal versus real! Não me empogo não. Mas, tá na lista! ai! ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Adão! Quando estamos descobrindo o sexo oposto, queremos entender, mas depois de uma certa maturidade, deixamos estar como está. A aceitação é o melhor caminho para não ter brigas :D
      Nossa! Se a dona patroa ver aquilo... sei não :)
      Beijus,

      Excluir
  23. Oi Luma!Que tema mais interessante!Salvei aquele texto que indicou nos favoritos pra ler mais tarde com calma.Temos mesmo muito a aprender!bjs e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne!!
      Você vai gostar do texto!
      Enquanto tivermos a capacidade de aprender temos que usufruir!!
      Beijus,

      Excluir
  24. Oie minha querida!
    E de que se alimenta o nosso cérebro?
    Importante exercitar. A última descoberta sobre a neuroplasticidade cerebral veio quebrar todos os paradigmas da velhice. Mais um! Temos mais tempo que idade.Será?
    Muito que falar dava este post. Como todos os que fazes.
    Um abraço querida e vamos exercitando....
    Bjiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu!!
      Quem sou eu para te dar essa resposta... acho que vivemos proporcionalmente ao valor que damos à vida. Não importa o tempo! Afinal, de que adianta viver 100 anos de uma vida vazia? Melhor viver 20 com toda a sua intensidade!!
      Obrigada pelo carinho!!
      Beijus,

      Excluir
  25. Luma, bem legal suas colocações e posso até acrescentar mais uma coisinha à resposta ótima do menininho, ou seja, nós, mulheres, temos a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, podemos falar ao telefone e mexer uma panela, fazer várias coisas, enquanto os homens só conseguem fazer aquilo que estão focando no momento.
    Eu também vivo me preocupando com o alimento de meu cérebro e sou daquelas que lê muitas coisas diferentes ao mesmo tempo e adoro.
    Legal o tema, gostei!
    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe é a questão do uso dos pés e uso das mãos! Com os pés, os homens conseguem pensar, pois se não fosse assim, não conseguiriam driblar e marcar gols. Mas existem homens com habilidades ditas femininas...
      Melhor ler coisas diferentes, até porque quem lê apenas sobre um assunto, acaba bitolado!
      Beijus,

      Excluir
  26. Temos que ler muito , principalmente na minha idade , morro de medo de enferujar, mas ainda consigo ter controle, posso ler dois livros ao mesmo tempo.
    o que está me prejudicando é a vista, vou ter que operar! ótima semana! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lena!
      Achei que já tinha operado. Não demore muito! Coragem mulher!! :) Beijus,

      Excluir
  27. Poxa, foi como um "aulão", depois de dois dias estudando sobre branding, design, e publicidade (benesses de um inicio de semana com feriado no meio que só o trabalho como diretor de criação dá pra você, rs), parar cá pra pensar também sobre como tudo que vim pegando nesses dois dias está sendo assentado na minha cabeça foi demais de bão :)... minha vida nos aspectos essenciais nunca deixou que a cabeça fosse tratada como hemisférios, mas como um panelão, onde voce precisa juntar tudo e tirar ou coisas novas, ou melhores versões das antigas, transformando-as nas eventuais soluções que necessitava / necessito. O ritmo produtivo / criativo dos 15 aos 22 foi um e destes até aqui está sendo outro, e estou chegando num meio-termo entre eles para alcancar uma certa "excelencia" na maneira de levar tudo que é de se viver... tema excelente! bjojos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony!
      Separar os hemisférios, de antemão nos limita! Imagina, saber que não vai aprender algo e por isso não testar o limite... assim como as invenções, depois das descobertas paramos para analisar que sexo não distingue cérebro, a não ser o próprio sexo e os hormônios. Todas as doenças e sindromes não escolhe sexo. Então é salutar saber tudo - homem saber o que é de mulher - mulher saber o que é de homem - o mundo agradece! Beijus,

      Excluir
  28. Oi Luma,
    Iniciei a leitura deste post hoje pela manhã. Parei chorando ao lembrar q o cérebro da minha mãe, por não ter sido exercitado (e mais uma série de mazelas - diabetes, hipertensão, etc), está no começo do processo do Mal de Alzheimer.
    Terminei de ler agora lembrando que a minha mais longínqua memória é com 3 anos. Penso muito em alimentar meu cérebro, até com exercício de Cálculo, um dos meus terrores da época de faculdade na FATEC-BS.
    Ótimas reflexões sobre um tão denso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas reflexões sobre um tema tão denso!

      Excluir
    2. Poxa, não queria deixar ninguém triste! Confesso que em uma altura quando estava escrevendo o post, deixei de falar sobre as doenças degenerativas, para não aumentar o volume da postagem. Mas, apesar do Mal de Alzheimer provocar a deterioração do cérebro, não é a deterioração a causa e sim uma molécula tôxica que aumenta com o passar do tempo. cientistas ainda estudam o motivo desse "ataque" aos neurotransmissores. Dizem que estão desenvolvendo uma vacina. Espero que chegue em tempo para ajudar sua mãe. Beijus,

      Excluir
    3. É o corpo humano é uma máquina perfeita. Mas qd um transistor queima é um problemão. Obrigada pelo link.
      Bjs.

      Excluir
    4. Não precisa agradecer... <3

      Excluir
  29. O meu se alimenta de observar. E ler também é observar.

    :)

    ResponderExcluir
  30. Belo texto!
    Interessante...
    O meu de aprendizado.

    Beijinho

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor