Sem tesão não há solução
O nosso cotidiano não deixa dúvidas, prova, primeiro que a sensualidade e o prazer passaram a ser a principal referência para indicar a qualidade, a intensidade, a beleza, a originalidade e a importância das coisas e, segundo, que tesão não significa mais algo que tenha a ver apenas com excitação sexual ou genital.
Hoje, perder o tesão significa também se desinteressar. Mas trata-se de um desinteresse que não é apenas mental, existencial, mas também corporal e sensorial, mesmo que seja por coisas com as quais não entramos em contato sensual e direto.
No seu uso corrente, a palavra tesão parece ter sensualizado tudo. E isso porque, na época atual, na consciência do homem novo, a sensualidade é a maior sinceridade das coisas, o que realmente interessa. Já foi o tempo do ascetismo, da inocência, do sacrifício, da coerência, da espiritualidade encarnada.
Uma vez livre das repressões sociais e políticas através do sexo, as pessoas descobrem que a sensualidade é a mais clara e intensa, a mais verdadeira e real sensação de estar vivo.
(Roberto Freire em "Sem tesão não há solução")
Se a nova ordem é sensualizar, comece a semana sensualizando... Eu fotografo...
Hoje, perder o tesão significa também se desinteressar. Mas trata-se de um desinteresse que não é apenas mental, existencial, mas também corporal e sensorial, mesmo que seja por coisas com as quais não entramos em contato sensual e direto.
No seu uso corrente, a palavra tesão parece ter sensualizado tudo. E isso porque, na época atual, na consciência do homem novo, a sensualidade é a maior sinceridade das coisas, o que realmente interessa. Já foi o tempo do ascetismo, da inocência, do sacrifício, da coerência, da espiritualidade encarnada.
Uma vez livre das repressões sociais e políticas através do sexo, as pessoas descobrem que a sensualidade é a mais clara e intensa, a mais verdadeira e real sensação de estar vivo.
(Roberto Freire em "Sem tesão não há solução")
Se a nova ordem é sensualizar, comece a semana sensualizando... Eu fotografo...
Cá estou depois de longo tempo, mas, sempre a "tempo" de abraçar a querida Luma! herheh adorei esse post - é isso mesmo: as pessoas andam desinteressadas de tudo que é bom... Com licença que vou compartilhar no Facebook. Beijos - tenha uma linda semana!!
ResponderExcluirSeja bem-vinda novamente, Mada!! As pessoas querem o bom para si, só que não aprenderam ainda o que é bom. Acho que o núcleo familiar anda pecando muito nesse quesito. As crianças crescem sem parâmetros, sem valores suficientes para discernir o real do irreal. Obrigada por partilhar!! Beijus,
ExcluirÉ, sucesso garantido: Livro esgotado no fornecedor!
ResponderExcluirFiquei curiosa para sabe que abordagem o Roberto Freire dá ao tema... Acho ele tão catedrático, e charmoso quando argumenta.
Corporal e sensorial? Tenho tesão pela vida!
Luma, tenha uma semana especial!
Bjuuuuuuuuuuu
Tenho o meu aqui e estou na fila de espera para comprar para presente. Mas acho que tem muita gente na frente, por que está demorando para dedéu o fornecimento. Ele é muito bom mesmo! Obrigada, uma semana especial para você também!! Beijus,
ExcluirO conhecimento é muito sensual. Tem coisa mais tesuda que encontrar alguém que sabe do que está falando, que te mostra/ensina coisas novas? É feito um livro em 3D: aquela descoberta com cheiro de baunilha. Hmmm!!
ResponderExcluirAdoro gente inteligente ou que sabe pensar direito. Hum... descoberta com cheiro de baunilha? Eu quero!!
ExcluirBom dia, Luma
ResponderExcluirTudo que é sensual, tudo que se refere ao corpo, ao prazer, ao tesão... ah.... isso é assunto pra mais de mês....
Beijos
Ótima semana!
Bon jour... não é assunto para a manhã...rs. Ótima semana para você também! Beijus,
ExcluirAh, e como é preciso sensualizar! E a gente tenta, mesmo que timidamente ;)
ResponderExcluirDois beijos ;)
É importante também tentar! Se não tentar, como poderá dar certo?
ExcluirBeijus, :)
ai Alexandre....
ResponderExcluireu também...
que sentissem tesão pelas descobertas, pelas coisas bonitas, por novas aventuras.
quem sabe o povo não acorda....
Não é à toa que Freud relacionava todo este tesão a energia de vida....
ResponderExcluirSe soubéssemos canalizar esta energia pra coisas boas, quantos gênios teríamos?
Ou pelo menos: quantas pessoas felizes?!
Pena que a gente se reprime ou se deixa reprimir tanto.
Espia as campanhas eleitorais: quer coisa mais brochante (é com ch?)?
Queria que os políticos tivessem este tesão todo por criar um mundo mais gostoso, viu Luma.
beijos.
A gente escolhe como quer viver, qual o caminho queremos trilhar. Podemos ser tristes ou alegres, felizes ou infelizes... as escolhas estão sempre em nossas mãos.
ExcluirLili, quando tiver dúvidas sobre uma palavra, tente substituí-la por outra :) Brocha X Broxa, eis a questão:
Broxa, com x, significa pincel grande e indivíduo sem potência sexual. Brocha, com ch, significa, entre outras coisas, prego curto de cabeça chata.
Portanto o correto seria "broxante". Ah, os políticos!! Se eles tivessem tesão, a coisa seria bem diferente! Não pensariam somente em roubalheiras!
Beijus,
Olá Luma,
ResponderExcluirImportante é esclarecer, que muitas vezes "tesão" é a energia criativa e motivadora para grandes descobertas e obras...
Abraço
Verdade, Geraldo!!
Excluir.
ResponderExcluirEsqueceram no meu blog um comentário
sensato e inteligente. Não vou des-
prezar os que me acompanham por todo
este tempo, mas não abro mão de tão
belas e coerentes palavras que, cer-
tamente por descuido de quem sabe fa-
lar, soaram no quintal da minha casa.
Um beijo e obrigado.
silvioafonso
.
Que lindo, Silvio!!
ExcluirDepois vou lá ver quem foi que deixou palavras jogadas no quintal!!
:)
Beijus,
Sem tesão não conseguimos fazer nada.Nas coisinhas do dia a dia, nas grandes tarefas, no amor, em tuuuuuudo precisamos estar vivas, sentir, participar com garra! beijos,linda semana,chica
ResponderExcluirAh, Chica!! Sem tesão não dá vontade nem de abrir os olhos pela manhã. Até dizem que quem sente muito sono e dorme demais, mais do que dormia antes, quer fugir da realidade. Estando depressivo, ou mesmo tristes, desanimados... nada na vida faz sentido! Linda semana!! Beijus,
ExcluirDiria que tem mais: "isso é do caralho", "fulano botou pra foder", "que porra é essa?", "isso é foda"... tesão é só mais levinho :)... mas sim, tesão pras coisas é tudo. bjos!
ResponderExcluirHahahaha isso sim é tesão!! Algumas palavras se tornaram usual. Lembro de uma carta que foi censurada pela mãe de uma amiga, pois no texto tinha uma palavra que hoje se usa corriqueiramente. Imagino se dez anos atrás, eu mostrasse o título desse texto para a minha mãe, ela não me deixaria mais sair de casa. Beijus,
ExcluirAcabei de ler os últimos posts. Como sempre, fico tendo conhecimento de matérias que, se não te lesse, não teria, pois aproveito para completar esse conhecimento, acessando a vários links. Sabe que, quando, ouvia/lia o termo "tesão" usado de uma forma quase natural por amigos/as virtuais brasileiros, me admirava; depois, fui compreendendo que era a diferença semântica atribuída em cada cultura. Neste texto e leituras complementares a que aludi, ficou claro e concordo que tesão, é sobretudo pulsão por algo, seja de que natureza for. Logo, sentir-se vivo. Fiquei com curiosidade de ler o livro...
ResponderExcluirGrata pela partilha, Luma :)
Isso me deixa bastante satisfeita!
ExcluirAté um tempo atrás poderia soar estranho falar essa palavra também por aqui :) A língua evolui!! Eu que agradeço, Odete!! Beijus,
Luma:
ResponderExcluirCada tempo tem uma palavra para demonstrar nosso interesse pelas coisas, pessoas, objetos...
Esta é a de agora.
Beijos.
Anny
Estou tentando lembrar da anterior... rs.
ExcluirBeijus,
Gosto de ver uma palavras tomando vários rumos rsrsr
ResponderExcluirTesão é sentir o que nos toca com o corpo, alma e sentimentos.
E também é encontrar um texto interessante como este!
Cheguei aqui guiada pela querida amiga Madalena Barranco
e adorei o que encontrei!
Realmente a sensualidade é reprimida logo cedo no ser humano...
Vamos sensualizar sim...
Grata pela gostosa leitura Lumma
beijos
da Eliana
Eliana, seja bem-vinda!!
ExcluirUma palavra, várias facetas! Tudo depende do contexto para ela transmutar.
A vida é um não sei pra onde, se existe a hora da repressão, existe a hora da libertação. Os pais nos protegem :)
Beijus,
É isso ai.Sem tesao pela vida= depressão.
ResponderExcluirBjos amiga!!!
Beijus, Florzinha!!
ExcluirEm Portugal, a palavra tesão apenas tem cariz sexual.
ResponderExcluirO texto é interessante e comungo do ponto de vista do autor.
Luma, querida amiga, tem uma boa semana.
Beijo.
Deu para sentir pelo comentário da Odete! Por aqui também tinha esse cariz, mas a palavra tem que ser apreciada em suas várias facetas, dependendo do contexto inserido. Boa semana para você também!! Beijus,
ExcluirLuma querida,
ResponderExcluirSabes porque estive ausente, sabes?Ah! férias sim!Mas eis que me surpreendo sempre contigo: Um post que dá tanto para dizer! Claro, que tudo passa pelo caminho da sensualidade mesmo o que pensamos que não! E será que a nossa sociedade, mesmo a "modernaça" entenderá, ou faz que entende? Pano para mangas querida Luz de Luma!
Fica com um terno abraço
e muitos bjis
Eu sei, queridona!! E tenho recebido imagens lindas de onde tem andado. Obrigada!!
ExcluirManu, ninguém é 100% moderno. Até não entendo o que é moderno. Será o último tipo? Ah, então somente os bebês são modernos! A pureza é a qualidade da pessoa moderna. Ela não vê maldade nas coisas, mas também não pratica maldade. Pois sim, só os bebês são modernos... rs.
Obrigada pelo carinho! Beijus,
Oi Luma!
ResponderExcluirTesão é a nova palavra de ordem.rsss
E ele é nossa mola,pois tudo que vivenciamos tem que ser pautado pelo desejo de fazer, de ser, de ter.
Beijinhos e uma semana abençoada!
Sempre há de existir o que nos inspira ou quem nos inspira - que faça essa mola funcionar!
ExcluirUma semana abençoada para você também!! Beijus,
Tesão vontade enorme de fazer algo, não necessariamente de ordem sexual. Mas tesão é a grande alavanca pra realizar sonhos vontades etc. bj
ResponderExcluirSem tesão não fazemos planos :)
ExcluirMuito bom precisamos para viver....beijo Lisette.
ResponderExcluirSim, Lisette!
ExcluirTudo que é feito com tesão é prazeroso, as pessoas relacionam essa palavra com sexo, entre outras coisas relacionadas a isso e esquecem que tesão é fazer algo gostoso independente do que seja.
ResponderExcluirAdorei o texto, um grande beijo.
Com os anos aprendemos a canalizar nossas energia para além das causas sexuais :) Beijus,
ExcluirTesão, pulsão, energia, mola que nos impulsiona.
ResponderExcluirAdorei a dica do livro.
bjs
Norma, o livro é uma delícia!!
Excluir:)
Beijus,
Luma,que bela sua cronica,amiga!Perder o tesão hoje em dia se refere a tudo, a perder o gosto pela vida,inclusive!O Tesão é aquele sonho que temos e,sem ele a vida seria muito cinza!...rss...Adorei sua opinião!bjs e meu carinho,
ResponderExcluirObrigada, Anne!! A vida tem que ter algum motivo para existir e para que esse motivo possa vir à tona, é preciso o desejo de existir. Sem tesão não há solução! (rs*) Beijus,
ExcluirOy, Luma, isso soa como a energia da Kundalini, forças Tantric, grego demiurgo, dithyrambic Freud & Jung ~ sublimação e criação ~ alegria ~ beijos
ResponderExcluirIsso mesmo, Erik!! Um sentimento bem interiorizado que precisa ser exposto e praticado! ;) Beijus,
ExcluirLuma, o significado dessa palavra é muito amplo, como muita gente já disse. E pobre daquele que perder o tesão. É porque chegou ao fim.
ResponderExcluirComo você havia me pedido, passei no blogue da Lena e identifiquei a orquídea que ela postou. Trata-se de uma Coelogine testacea, por sinal muito bem cultivada e com uma floração muito bonita.
Abração.
Muito triste perder a vontade de viver!
ExcluirObrigada, J.F.!! Você é puro docinho!! A Lena já esteve por aqui também agradecendo, logo mais ela vai no seu blogue para conhecer. Eu li seu comentário e não sabia que dá para identificar uma espécie pelo cheio. Que graça a senhora natureza!! Beijus,
Sem tesão não há solução! E não há mesmo, em qualquer esfera da nossa vida.
ResponderExcluirbjs
Jussara
Verdade, Jussara!!
ExcluirEstar vivo é sentir tesão. Tesão lembra energia, energia nos leva para a frente, nos move. A vida se renova e as palavras mudam. Precisamos estar atentos para não perder o tesão e acompanhar as transformações. Bjs. Ieda.
ResponderExcluirTesão é a energia que move as pessoas, é a energia do universo. Um mínimo invento precisou de tesão para ser inventado! Beijus,
ExcluirAdorei o texto, mas hj a palavra sensualizar está ganhando uma conotação meio que pejorativa, me lembra um tanto pirigueti, aquela garota acima do peso que tem manequim 48 e se enfia em roupas 40. a palavra desgastou um tanto, de tanto que popularizou.
ResponderExcluirxoxo
Gosto disto!
Essa sensualidade que diz é bem vulgar. Até acho que as periguetes cumprem o seu papel social, sem medo de ser feliz!! :) Beijus,
ExcluirAle, não custa desejar...rs. Boa semana!! Beijus,
ResponderExcluirPois é Luma! Não sei porque associaram ( e aqui no sul é muito mais forte do que aí ) a palavra tesão a sexo e como algo pejorativo.
ResponderExcluirSem tesão não rola nada. Sem tesão nem dá vontade de levantar da cama.
Outro beijo! :)
Questão da tradição da língua. Uma vez descrita nos dicionário como palavra de cunho sexual, para sempre será, até que oficialmente façam a mudança. Admirável Roberto Freire, que não somente pela profissão, se mantém atualizado. Beijus,
ExcluirHá controvérsias e requer conversação para o tema ficar bem entendido.O último parágrafo por exemplo está longe de ser real para muita gente.Bjsss
ResponderExcluirSempre haverão controvérsias!! :) Sobre o último parágrafo, chega a ser utópico, já que dificilmente conseguimos nos livrar de todas as repressões. Nem mesmo a morte liberta! Beijus,
ExcluirLuma,
ResponderExcluirGosto de vir aqui sem pressa e ler seus escritos com muita calma.
Muito legal essa abordagem sobre "tesão". Uma palavra que já está incorporada em nosso dicionário cotidiano.
O mundo precisa colocar em prática esse "tesão", não só pelo sentido exato da palavra, mas sim pelas coisas boas. Não adianta ter tesão por futilidades, por exemplo. Rs
Um lindo Domingo. Beijos
Lucinha, tenho mantido em minha vida apenas as coisas que realmente importam. Não vou dizer que estou livre das futilidades, mas essas eu uso a meu favor, de maneira a relaxar a mente. Por exemplo, uma leitura fútil faz um bem danado quando estamos estressados.
ExcluirMuitas palavras perderam a conotação pesada que as acompanhavam e foram agregadas em nossa vida de forma mais espontânea, como é o caso do tesão. A geração mais nova, agregou a seu vocabulário, palavras antigas, que para eles é gíria. O bom da língua é que ela evolui, dando um tapa na cara das regras. Beijus,