Google homenageia o arqueólogo Howard Carter

Howard CarterEm Novembro de 1922, o arqueólogo britânico oscilava entre a esperança e o medo, pois fazia sete anos que escarafunchava as areias do deserto egípcio em busca de um túmulo no qual, segundo a lenda corrente na região, um faraó repousava em meio a tesouros inimagináveis.

O dinheiro de seu financiador, um colecionador britânico chamado George Herbert, quinto conde de Carnarvon, estava no fim. Então, ao examinar o último local que faltava escavar no Vale dos Reis, ele encontrou uma pequena escada subterrânea que terminava numa parede.

No dia 26 de Novembro, espiando por um buraco na parede, Carter e o conde viram então a antecâmara da Tumba de Tutankâmon, que governara o Egito por nove anos, no século 14 a.C., e morrera aos 18 ou 19 anos. "Era uma visão assombrosa e encantadora, refulgindo como ouro", descreveu Carter.

À Diferença dos outros 29 faraós enterrados no Vale dos Reis, Tutankâmon não tivera o túmulo saqueado por ladrões na Antiguidade. Devido a conflitos religiosos e políticos do tempo, seu nome tinha sido tirado dos registros egípcios por seus sucessores. Sobre seu túmulo, escondendo-o, foi erguido o de Ramsés VI, que reinou de 1156 a 1148 a.C.

As escavações revelaram uma sucessão de maravilhas. Eram mais de mil peças de ouro e pedras preciosas, espalhadas pela antecâmara, um anexo, um depósito e câmara mortuária. Nada menos que 415 estátuas de ouro representavam os servos que acompanhariam o jovem monarca em sua vida no além. Um trono de ouro e pedras cintilava em meio a leitos de ouro incrustrados com marfim. Hieróglifos em ouro cobriam as paredes. A múmia do faraó estava dentro de três caixões, dois de madeira e um feito com 100 quilos de ouro. No corpo do faraó brilhavam 15 anéis, 13 braceletes e brincos, além da máscara mortuária em ouro.

Tutankâmon
O achado detonou uma onda sem precedentes de interesse em egiptologia. As elegantes européias da década de 20 vestiam-se com túnicas egípcias, os jornais discutiam o destino das valiosas obras encontradas. O governo egípcio limitou a retirada de obras do país, mas 300 peças de Tutankâmon foram levadas para o castelo de Carnarvon, na Inglaterra. As demais estão no Museu do Cairo, tornando o seu acervo um dos mais valiosos do mundo.

Lorde Carnarvon morreu em 1923, provavelmente de pneumonia. Foi a primeira de uma série de 25 mortes de pessoas que estiveram no interior do túmulo, o que gerou uma crença de que foram todas vítimas da "maldição do faraó". Carter, porém, viveu até os 65 anos. Hoje, imagina-se que as mortes tenham sido causadas por um fungo que crescera no ar do túmulo ao longo de 3.000 anos.

A recuperação dos tesouros levou quase uma década, conforme o site 'Huffington Post'. Após a conclusão, Carter aposentou trabalhando no campo e preferiu trabalhar para museus e colecionadores particulares. Ele morreu de linfoma em 1939 com 64 anos de idade e hoje comemoramos 138 anos do seu nascimento.

Não se esqueça do nosso encontro no dia 15 de Maio... Clique na imagem.

Amor aos pedaços

24 comentários :

  1. Oi Luma,
    Gostei de saber, estava mesmo intrigada com essa imagem no google. Por isso é bom passear nos blogues amigos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube da homenagem somente a tarde e esse texto já estava no rascunho. Eu gosto muito da história de vida de Howard Carter que infelizmente o blogue não dá espaço para dissertar. Beijus,

      Excluir
  2. Mais que merecida homenagem, né Luma?

    Como sempre vc ampliando os nossos conhecimentos...
    Tenha uma ótima tarde!

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bia!! Justa homenagem! É fundamental para nossa História valorizar e relembrar quem tanto fez para a perpetuação do legado que gerações deixaram para a contribuição da nossa formação cultural, social e politica da civilização atual. Beijus,

      Excluir
  3. Oi, Luma... Eu ia terminar o post e as visitas e ia pesquisar sobre H. Carter e saber o motivo da homenagem! Valeu! Com fungo ou sem fungo, eu não me atreveria a violar o túmulo de um faraó... e nem de ninguém! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tetê, também acho que devemos respeitar os mortos. Howard Carter trabalhava praticamente 24 horas e não saia da tumba, dormia por lá mesmo! Corre a lenda de que ele se dava muito bem com os morcegos! :) Beijus,

      Excluir
  4. Esta história eu conhecia tenho um livro sobre o assunto que comprei na decada de 90 das Seleções.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvira, você sabe tudo! :) É uma enciclopédia ambulante!! Beijus,

      Excluir
  5. Oi Luma!
    Assim que entrei hoje no Google fiquei curiosa e abri lá para conhecer tão merecedor de honra. E bem que ele merece todas as homenagens, heim. Uma história fantástica!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez uma das descorbertas mais importantes da história da humanidade e tão fantástica como a própria história de como a descoberta se desencadeou. Beijinhos,

      Excluir
  6. Sabes que eu sou apaixonada pelo Egipto e pela Egiptologia? Uma homenagem mais do que justa!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia, Teresa!! Sabendo poderei desenvolver mais esse tema, pelo menos eu e você poderemos "curtir" a publicação :) Beijus,

      Excluir
  7. Luma
    Não conhecia a história não. Como tantas, fiquei curiosa no meio do dia, mas não tive tempo de procurar. Obrigada por me informar.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Passando pra matar a saudade e te dar um alô !
    Quanta informação legl ,Luma , Egito é fascimente sempre !
    Tenha um dia cheio de coisas boas , e muita paz no coração !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Beijo no ♥ !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lilian!!
      Um dia cheio de paz para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  9. Luma
    Que interessante!
    Gostei de relembrar um fato historico
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ Voltou das férias!!
      Tive uma professora de História bastante rígida, mas não lembro de ter estudado algo relativo a Howard Carter, mas Tutancâmon estudei bastante, ate´por minha conta, porque gosto de tudo relacionado ao Egito. Beijus,

      Excluir
  10. Luma, primeiro sobre a historia... fascinante!

    E o Google tem apresentado algumas homenagens que são muito criativas, de bom gosto e ainda desperta interesse em aprender.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fiquei chateada porque não teve para o Ayrton Senna... mas entendo! (rs*)
      Beijus,

      Excluir
  11. Histórias do Egito são muito atraentes e o Google com criatividade tem feito algumas homenagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bastante atraentes, não é mesmo? Eu queria saber quem faz os logos, esses sim bem criativos!! Beijus,

      Excluir
  12. Olá Luma,
    Eu sou apaixonada pelos mistérios e Histórias do Egito. E essas obras encontradas são belíssimas e encantam os olhos.
    Sempre fico vidrada nas homenagens que o Google faz. Eles têm umas sacadas e uma criatividade muito bacana.
    Bons fluidos.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos misterios esconde a antiga civilização do egito? A cada dia novas descobertas e mais nos damos conta de como foi importante essa civilização. O grande esforço atual é encontrar o túmulo de Cleópatra e imagino que se isso acontecer um dia, várias esferas irão se movimentar, até mesmo a moda; assunto que você tanto gosta. Com qual roupa Cleópatra estará vestida? Bem, se com Tutankâmon a Europa foi invadida por túnicas egípcias, com Cleópatra terão muito mais coisas para a invasão. Beijus mil!

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor