Madonna muito antes de Madonna [update]

flor azul
Uma diva para combater os 'excessos'. Nem tanto!

ChampanheLouríssima, peituda, assanhada, tudo o que a sociedade americana oficialmente desaprova mas informalmente idolatra. Entre suas famosas frases "Isso que você tem no bolso é uma arma ou está entusiasmado de me ver?"

Mae WestSexo era uma palavra proibida na sociedade nova-iorquina do início do século quando uma atriz que de puritana não tinha absolutamente nada estreou na Broadway, em Abril de 1926, um musical chamado "Sex".

Mae West, a atriz baixinha, cabelos platinum Blonde, de seios avantajados, a própria imagem lascívia, já vinha de uma carreira de 25 anos em espetáculos burlescos e de vaudeville quando escreveu o musical que contava as aventuras de uma prostituta. A personagem era rica em textos de duplo sentido e gestos que não deixavam margem a dúvidas.

A peça foi um sucesso. Mae chegou a fazer 375 apresentações antes que ela e o resto da equipe fossem detidos durante dez dias pela polícia de Nova York, acusados de atentado à moral.

Seu segundo musical, "The Drag", em que quase todo o elenco era de homens vestidos de mulheres, nem chegou a estrear - foi proibido antes. A peça seguinte, "Pleasure man", fazia uma bela temporada quando a polícia achou que já era hora de pôr um fim ao que as ligas religiosas julgavam então um festival de vulgaridade.

A repercussão, como costuma acontecer em casos semelhantes, foi a melhor possível. Mae West, gostassem ou não os guardiões dos bons costumes, era um sucesso. E sucesso naquela época, levava a Hollywood.

Em 1932, aos 39 anos - ela nasceu em 17 de Agosto de 1892, em Nova York - estreou no cinema, onde passou a desempenhar seu melhor personagem - ela própria, ajudada pelos diálogos picantes que, por exigência contratual, eram de sua autoria.

Mae, através de vários papéis, disse frases antológicas, como "quando eu sou boa, sou ótima, mas quando sou má sou muito melhor". Era abusada e maliciosa, e não tinha o menor problema em proclamar, naquela época que, em matéria de sexo, quanto mais melhor.

O tipo fazia tanto sucesso que, em 1935, ela era a mulher bem paga dos Estados Unidos. Provavelmente a mais perseguida também. Seus filmes aceleraram a entrada em vigor do Código Hays, instrumento de auto-censura mantido em banho-maria desde 1922, através do qual se pretendia manter a arte cinematográfica dentro dos padrões da moral americana.

Moral? Bom comportamento? Mae West estava fora. Frustrada a atriz deu adeus a Hollywood em 1943. Deixava para a Paramount uma herança de dez filmes de sucesso e o mérito de ter salvo o estúdio da bancarrota. Mas não parou. Continuou no teatro, passou a fazer shows em night clubs mas só voltaria ao cinema em 1970, aos 78 anos, com "Homem e mulher até certo ponto", um fracasso de bilheteria.

Dois anos antes de morrer de embolia cerebral, em 1978, filmou ainda "Sextet", adaptação da famosa peça de 1926 e deixou um legado de inspirações para as novas divas.

License images Corbis
Algumas frases de Mae West:
  • Mulher é como um chá, nunca se sabe o quão forte ela é até colocá-la na água quente.
  • Só se vive uma vez, mas se você fizer tudo certinho, uma vez é o bastante.
  • Encontrei homens que não sabiam como beijar. Sempre achei tempo para ensiná-los.
  • Nunca amei outra pessoa do modo que amei a mim mesma
  • Ama teu próximo. Se ele for alto,moreno e bonitão,será bem mais fácil...
  • A virtude tem suas vantagens, mas não dá bilheteria.
  • O amor vence tudo exceto pobreza e dor de dente.
  • Quando as mulheres erram, os homens acertam.
  • Para escolher entre dois males, sempre gosto de escolher aquele que ainda
  • não experimentei.
Você encontra outras frases de Mae West na internet, porém gostaria de destacar frases em que ela aponta como "defeitos femininos":
  • Perguntar a um homem onde esteve
  • Fazê-lo esperar
  • Tratá-lo como uma criança quando está desconsolado
  • Não tratá-lo assim, quando está doente
  • Aparecer diante dele de qualquer maneira
  • Falar-lhe acerca de outros homens
Que tal, concorda?
[update] - Essas frases que ela aponta como defeitos femininos podem ser interpretadas de maneira burra ou inteligente, podemos escolher certo? Poderíamos dizer que ela era uma escrava sexual dos homens por querer satisfazê-los o tempo todo, portanto, uma mulherzinha. Mas por outro lado, também podemos dizer que ela tomava pra si certas atitudes somente pelo fato de simplesmente gostar do exemplar masculino. Sim, porque não tratá-los como meros brinquedinhos? ;)

35 comentários :

  1. Sensacional Luma.
    Parabéns pelo post e a homenagem a uma das divas que amava viver e ser mulher numa sociedade machista.

    Parabéns à você pelo dia.

    Saudades muitas. Estou de volta.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para ver os filmes dela. Deveria ser um verdadeiro escândalo declarações como essas naquela época! Achei-a explêndida, autêntica, genial, uma excelente escolha para homenagear a mulher em seu dia!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Fico só com o fato de me sentir feliz em vir aqui te trazer meu beijo e meu carinho.
    Não só pelo dia, mas porque você o merece todos os dias.
    Tenha um lindo e feliz dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei das frases dela no que as mulheres fazem de errado,srrs Um beijo, parabéns pelo nosso dia!chica

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente ao mesmo tempo que ela ajudou à "revolucionar" o cinema americano, foi dado início à decadência da nossa sociedade, vide mundo hoje com valores totalmente invertidos(claro que o mérito não é só dela). Não sendo hipócrita, mas o que é ser hipócrita? Será que alguém que tem coragem de infrigir as leis e os valores morais e éticos também não o será? ou só será alguém que verdadeiramente quer uma vida pacata respeitando as leis e preceitos e não tem um pingo de vontade de ver mudanças(sim esse tipos existem sem hipocrisia). Sou contra ditaduras e não acho que deveria ter sido proibido, mas já pensou se tudo fosse liberado?não quero nem imaginar o que teríamos hoje. Pior que não adianta proibir, porque quanto mais proibido,mais interessante,ela ganhou mais IBOPE com a proibição do que com o sucesso das suas "obras", o mundo é um misto de tudo quanto é cérebro, que são usados para o bem e para o mal, mas ai fica a questão: o que é o bem e que é o mal? bom ou ruim? Definir a sociedade é algo muito complexo, parabéns aos sociólogos :) e Feliz Dia da Mulher para nós!
    Eu gostei dos conselhos dela :P

    ResponderExcluir
  6. Mas sabe o que é engraçado nisso tudo? É o preconceito por parte das mulheres que torciam o nariz e mesmo desejando ser exatamente assim, se escandalizavam e usavam o velho discurso de moral e bom costumes. Me dá azia esse tipo de coisa. rs
    Enfim, essas mulheres tem o meu respeito e a minha admiração porque elas não empunharam bandeiras, apenas foram o que desejaram ser e enfrentaram o preconceito a sua maneira.
    Amém
    bacio carissima

    ResponderExcluir
  7. São pessoas assim que fazem a diferença. O destaque e a admiração se fazem quando alguém decide sair do "mais do mesmo", que a maioria impera e mostrar o que pode ser novo ou...diferente!
    Muito bom saber disso, e ainda mais no dia de hoje. Parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Senti neste post, uma pitada de rebeldia, escondidinha...

    Já havia ouvido falar nela, claro não com tantos detalhes...

    Amei os pensamentos dela...Para época extremamente corajosa!

    Uma terça relax p/ vc.

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  9. Uma verdadeira representante do imaginário feminino dessa ultima década.Autenticidade a torna uma diva secular.Gostei da sua escolha pra registrar nessa data.
    Abraços,
    Bergilde

    ResponderExcluir
  10. Oi Luma!!!!

    Eu não conhecia ela não... desinformada eu né...!!!rsss
    Mas agora sim ...

    Passei para desejar um dia Feliz para você!!!
    Daniela

    ResponderExcluir
  11. Oi Luma, bom dia, e parabéns pelo dia internacional da mulher.
    Beijos, abraços, Mauro

    ResponderExcluir
  12. Enaltecer a mulher, sempre será enaltecer a beleza, a ternura, a inteligênia...
    Parabéns Luma e a todas as mulhres pelo seu Dia Internacional.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:55

    Minha opinião continua! Posso dizer que ela, mesmo, já estando morta, tinhamos opiniões parecidas!

    Qual é o proposito desta nossa existência?

    Para mim, homem e mulher devem assumir a postura: estamos aqui para se encontrar e viver como deve-se viver.

    Moral, ética, religião, filosofias, ideologias, etc, nós temos, mas a essencia, somos nós Homens e Mulheres juntos.

    O que há de errado em seguir o rumo da natureza?

    ResponderExcluir
  14. Mae era mineirinha na verdade! São bem certas essas frases, penso eu que ela colocava os homens na palma da mão!!!!! bjs

    ResponderExcluir
  15. Delícia de texto Luma.

    beijinho

    ResponderExcluir
  16. Interessante a artista, pois era livre numa época que era bem mais facil reprimir...

    E parabéns pelo o teu dia Luma.

    Fique com Deus, menina.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Luma! Antes de tudo, Feliz Todo dia da Mulher!
    Adorei seu texto de hoje e não conhecia Mae West assim. Conheci-a muito dos filmes e das conversas com meu pai cinéfilo. Mas adorei as frases e os conselhos, ela realmente sabia das coisas! Um beijo grande!

    * A árvore de Luma está linda , cheia de flores. Estou esperando a chuva dar um trégua para fotografá-la. Ela aponta para a estrada de Pouso Alegre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lumita, não é de hj que eu adoro a Mae West. Feminista muito antes das feministas nascerem, inteligente, corrosiva...uma mulher à frente de seu tempo, mesmo!
    Mas ainda acho que as mulheres ainda tem muito o que mudar e para isso não precisam imitar os homens ou tentar se masculinizar. O feminismo abriu caminho, mas mostrou que não é bem assim, existe sim, uma diferença entre os sexos e não há como igualá-los. O mundo e as próprias mulheres ainda tem muito o que mudar com relação à sua própria auto estima e confiança. As culpas que as religiões nos enfiam goela abaixo há séculos ainda continuarão nos torturando e nos jogando em fogueiras metafóricas por muitos anos ainda, infelizmente, beijos, ótimo post!

    ResponderExcluir
  19. Isso sim que era mulher de atitude!
    E um viva a todas as mulheres que são mulheres de verdade, de corpo, alma e coração!
    Beijão Luma!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns para nós, ainda que eu pense que como só as minorias tem um dia para comemorar, só quando for instituído o dia do homem branco as coisas estarão iguais por aí. Agora, a Mae West sabia das coisas, né?
    Te convido para ler minha entrevista no blog da Elaine Gaspareto hoje, uma honra.

    bjs

    bjs

    ResponderExcluir
  21. MULHER, A PERFEIÇÃO da criação!

    ResponderExcluir
  22. Luma, minha amiga, tantos anos concordando contigo, dessa vez vou ser obrigado a discordar. E não é preconceito, juro! Acho que no dia de vocês, mulheres, esse blog merecia um exemplo melhor.

    Mas para que você não pense que estou de má vontade, concordarei contigo em um único ponto: Mae West, sem dúvida, era uma puta atriz.

    Beijos, Luminha. Parabéns pelo dia.

    ResponderExcluir
  23. Maravilhosa homenagem. Sou muito fã de Mae. Aliás sou muito fã da atrizes antigas, sensuais, glamurosas...

    beijo e ótimo dia

    ResponderExcluir
  24. Luma,

    Não sabia nada a respeito de Mae West não, mas algumas dessas frases já li por aí.
    Uma mulher corajosa. De tempos em tempos surge uma assim né? Desafiadora. Mas elas nem bem aparecem e já sabem o tamanho do dedo que está apontado para elas - falso puritanismo se espalha. Verdade mesmo é que muitos gostariam de ser como elas, mas falta-lhes coragem e ousadia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Os Estados Unidos sempre foram hipócritas em relação ao sexo, lembra dos desenhos animados com as camas do casal separadas? Até hoje eles demonstram total hipocrisia. Acho que tudo tem um limite, até o fingimento em relação ao sexo. Um personagem é só um personagem, ninguém precisa ser como ele na vida real!

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma! Obrigada pela preocupação com relação ao muro. Vou fazer um post pra explicar direitinho o que foi decidido, ok.
    Com relação as pedras eu comprei em uma loja especializada em pisos e revestimentos aqui em manaus. Bjos

    ResponderExcluir
  27. Luma, certamente ela era corajosa em enfrentar um mundo machista como o da época.
    Simplesmente sendo uma artista ela já era trangressora.
    Pelas frases (algumas eu conhecia como sendo dela) já se vê que era uma mulher inteligente e os conselhos são ótimos.
    No fundo, no fundo, pode ser que sua audácia fosse apenas uma capa, que a ajudava a viver num mundo onde os homens davam todas as cartas.
    Se ela foi feliz ou não, com sua irreverência e ousadia, só ela poderia dizer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Isto é que é uma edição criteriosa! Mesmo sem apreciar estas divas...vejo como foi inteligente a sua postagem.
    Tinha saudades!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  29. Cá de novo...

    Fique tranqüila quanto a coletiva, trocou datas? Sem problemas, fique a vontade p/ postar ou não, o que vale é a sua lembrança e suas palavras...

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  30. Luma
    Cheguei atrasada para cumprimentá-la pelo dia, mas lhe dou meus parabéns pelo post.
    Magnífica lembrança. Mae era ótima, e avançadíssima para a época. Deve ter sofrido bem, não acha?
    beijos

    ResponderExcluir
  31. RETRIBUINDO O SEU CARINHO..

    SER MULHER É DEIXAR A ALMA RESPLANDECER EM ALEGRIA. É TER A CERTEZA QUE DEUS NOS CRIOU COM A MISSAÕ SER MENINA, MOÇA, MULHER E MÃE. NESTE DIA TÃO ESPECIAL SÓ TENHO QUE AGRADECER PELO SEU CARINHO E VISITA...DIZER O QUANDO ÉS ESPECIAL PARA MIM...
    MULHERES..MULHER..ALMA FEMININA QUE DEUS CRIOU E ILUMINOU PARA DAR MAIS BRILHO A ESTE MUNDO TÃO ESPECIAL, MAS AO MESMO TEMPO TÃO CHEIO DE DESAFIOS.
    MUITO OBRIGADA PELO SEU CARINHO..VISITA E AMIZADE. VENHO AGRADECER E PARABENIZAR EMBORA ATRASADA,MAIS COM A CERTEZA DE QUE,TODOS OS DIAS SÃO ESPECIAS.. QUE TODOS OS DIAS SÃO DEDICADOS AS MULHERES....
    PARABÉNS PELOS 365 DIAS E NÃO SOMENTE AO UM DIA...
    SOMOS GUERREIRAS E VITORIOSAS.. DESEMPENHAMOS VÁRIOS PAPEIS NA SOCIEDADE, EMBORA ÁRDUO MAIS QUE REALIZAMOS COM O CORAÇÃO CHEIO DE TERNURA E AFETO.. AS VEZES NÃO É FÁCIL..MAS CONSEGUIMOS...
    OBRIGADA PELO SEU CARINHO.
    CARINHOSAMENTE.
    SANDRA

    ResponderExcluir
  32. Adoro Mae West!já ví filmes dela, sempre muito cheios de malicia mas muito bons.adoro Bette Davis, Marlene Dietrich, Greta garbo,Jean harlow, atrizes com glamour e carisma que hoje em dia o cinema não produz mais.por isso adoro o TCM e telecine Cult, nestes canais ainda podemos apreciar os clássicos com estas atrizes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Uma mulher moderna, a frente de mutes tabus da epoca, etc! Gosto muito das frases dela, e aquela do "qdo sou boa,souboa, mas qdo sou ma, sou melhor ainda" que vc tb destacou eh meu "carro-chefe"! Kkk!
    Nesse mes mesmo tb publiquei a frase e uma foto dela la no blog... Qdo respondia a umas perguntas...Mil bjs!

    ResponderExcluir
  34. Oi Luma,
    Vim conferir, na certeza que seria uma leitura maravilhosa.
    Sobre o livro, é bem interessante. Em forma de calendário, a cada dia nos apresenta um fato histórico. A Mae esta no dia 17/8, página 263,página.
    Compartilhado no G+.
    Bom domingo e beijão.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor