O perigo dos erros alimentares

Comida do brasileiro é pobre em fibras e em poder nutritivo

melancia
As causas de uma série de doenças são encontradas em erros alimentares, repetidos diariamente pela maioria da população. As mesas estão fartas de alimentos ricos em calorias e de baixo teor nutritivo. Em grande parte das refeições falta um elemento fundamental para a prevenção dos males digestivos e enfermidades típicas da vida moderna: fibras.

As fibras (segmentos das plantas) estão presentes em diversas frutas, verduras, legumes, cereais integrais e não são encontradas em produtos industrializados ou refinados. Podendo ser consumidas em grandes quantidades porque não são digeridas pelo intestino delgado, chegando intactas no intestino grosso - isso faz com que atuem como calorias negativas, sendo recomendadas nas dietas de emagrecimento. Além disso, elas diminuem o ritmo de absorção de glicose pelo organismo e o teor de colesterol no sangue, afastando o risco de diabetes e doenças cardíacas.

luma
A obesidade é rara nas populações que mantém uma dieta rica em fibras que por não serem digeridas, enchem o estômago, dando a sensação de saciedade e reduzindo a ingestão de comida. Além disso, os alimentos ricos em fibras tem baixa densidade energética, fazendo com que o organismo tenha pouco trabalho para sua metabolização, o que dificulta a absorção de carboidratos e gorduras; aumentando o tempo de mastigação, há mais produção de saliva, auxiliando a digestão.

As fibras do dia-a-dia

Cereais (quantidade em gramas)
  • Arroz integral (1/2 copo)....................5,5
  • Aveia integral (1/2 xícara)..................9,0
  • Biscoito de centeio (3).....................11,7
  • Farelo de milho (1/2 xícara)..............10,6
  • Flocos de milho (1/2 xícara)..............11,0
  • Pão de centeio (1 fatia)....................10,8
  • Pão de milho (1 fatia)........................3,4
  • Flocos de trigo (3/4 xícara)..............13,1
  • Pipoca (3 xícaras)...........................15,5
Outros vegetais (em 100 gramas)
  • Sementes de girassol........................3,8g
  • Vegetais crus...................................1,1g
  • Frutas frescas com casca.................1,5g
  • Farelo de passas..............................3,0g
  • Amêndoa com pele...........................2,6g
  • Sementes de gergelim.......................6,3g
  • Sementes de abóbora.......................1,9g
  • Grão de trigo....................................2,3g

cereja
Vegetarianos têm pressão mais baixa

Os vegetarianos e as populações que seguem uma dieta rica em fibras apresentam, em média, menor pressão arterial do que os indivíduos que não comem esses alimentos diariamente. Quando a gordura animal - banha, toucinho, torresmo, manteiga, etc. - é consumida junto com as fibras, o organismo diminui a absorção dessa gordura, favorecendo o controle da pressão sanguínea.

Esse tipo de alimento pode reduzir a necessidade de insulina - hormônio produzido pelo pâncreas - em diabéticos em até 73%. Sabe-se que a insulina atua no rim aumentando a absorção de sódio e as dietas ricas em fibras induzem a menores concentrações sanguíneas de insulina após as refeições e a baixos índices de secreção deste hormônio durante o dia. Essas alterações em conjunto, facilitariam a excreção urinária de sódio e, em consequência, a queda da pressão arterial.

melancia e cereja
A ausência de fibras na alimentação de países desenvolvidos é a principal responsável pela grande incidência de doenças inflamatórias intestinais, como diverticulite, prisão de ventre, hemorróidas (varizes) e câncer de cólon.

O abuso de produtos refinados - pão branco, bolos, massas, açúcar e arroz branco - colabora também para o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e arteriosclerose.

Você deve tomar banho todos os dias, não? Que tal também passar uma esponjinha por dentro do seu corpo? Os antigos já diziam "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento!" - meio nojento, mas se você se virasse do avesso, veria as... ah, deixa prá lá!

28 comentários :

  1. Quase não consumia fibras até que um dia, o coração apertou a pressão subiu e a reeducação alimentar fez se necessário. Se todos soubessem disto bem antes...muita coisa poderia ser evitada.

    Beijo Luma

    ResponderExcluir
  2. Eu como carne, carne, carne, carne, carne... Não tem solução pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Sem conta que quando você consome mais fibra você desincha... vai mais ao banheiro :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já faz algum tempo, mudamos a alimentação aqui em casa. Adotamos uma dieta mais saudável, com muitas fibras inclusive.
    É só experimentando para saber a diferença que faz em nossas vidas.
    Bem dito: tomar banho por fora e por dentro também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Gostei Lumita, tô precisando dar uma limpada no organismo, um lava jato interno hj seria bem vindo, depois de todo o vinho de ontem...beijos,

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse post! Eu sou um bom exemplo de quem sofre com as doenças do intestino, e não queiram nem saber o que é isso. E se puder reforçar, digo a todos: Comam fibras e mais fibras, e bebam bastante água. O corpo agradece!

    ResponderExcluir
  7. Essa história de banheiro... Faz 4 dias q só faço isso!
    É a dieta e o quibe assassino!

    Saudades de vc Luminha!

    belo texto e fotos!
    Sabe? Eu até gosto de fibras!
    Mas prefiro frutas!

    bjo

    ResponderExcluir
  8. E viiiva as fibras!

    ResponderExcluir
  9. E haja ditados começados com "po", mas realmente uma dieta rica em fibras nos ajudam bastante, senão me engano, a banana também é rica de potássio e fibras...

    Fique com Deus, menina Luma Rosa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Preciosas informações, Luma. Pessoalmente, preciso me reeducar no que diz respeito a alimentação. O teu post é mais um estímulo para que tome providências imediatas neste sentido.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Luma

    Eu descobri as fibras depois da infeliz constatação de colesteral altíssimo: 420
    Só precisei de medicamento durante 3 meses. O maior uso de fibras, principalmente nos lanches fizeram o resto.
    Acostumei-me tanto que não sinto falta de pães ou outras coisas que comia nos lanches.

    Sua informações são muito preciosas.
    Excelente post.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  12. Tento melhorar minha alimentação mas não tenho força de vontade suficiente. Minhas escolhas são erradas. Melhorou muito, mas ainda bastante errada. Um bom informativo.

    Obrigada pela visita.

    abraço.

    ResponderExcluir
  13. Luma, querida, saudades de vc. Quando passei por Cabo Frio fiquei me perguntando: onde será que mora a Luma? Aliás vc mora num paraíso. Adorei Arraial. Amiga também vivo atrás das fibras mas as vezes cometo excessos também. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da informação do Post.

    ResponderExcluir
  15. adorei o blog, sou novo na area e criei um blog onde to escrevendo um livro online contando o dia a dia do cara que é apaixonado pelo seu melhor amigo, se curtirem comentem please...
    baseado em fatos reais... alguns nomes foram trocados para preservar a imagem dos personagens.
    ondeterminamosarcoiris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma, vim retribuir a visita e cnhecer teu blog. Depois que comecei a consumir fibras, tudo muda, além de uma limpeza no organismo, tem a energia que aumenta... é tudo de bom!!

    Bj.

    ResponderExcluir
  17. Euconsumo fibras ,mas não as posso em demasia, pois já retirei parte do intestino e tenho problemas...um beijo e tudo de bom, e n em quero me imaginar do avesso,rsrsrs já o direito tá crítico!!!rsrsrs bjs,chica

    ResponderExcluir
  18. Aqui na Noruega é mais dificil consumirmos fibras, as frutas nem sempre estão boas, e nem encontramos tanta variedade, mas pelo menos isso tem melhorado muito. Já os pães são super ricos em fibras, encontramos uma variedade incrível de pães.
    Vou pegar o post como um alerta e passar a consumir mais fibras a partir de amanhã. No Brasil eu me cuidava muito mais.

    Morrendo de vontade dessa melancia da foto.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma,
    Eu não sabia que os vegetarianos tem a pressão mais baixa. Minha pressão é 10x7, 11x7, e eu sou vegetariana.
    Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu estou adorando essa série "dietas" rsrs...Estou aprendendo muito.

    Minha mãe sempre foi meio "saquinho" assim para alimentação, então já pode imaginar,não é?! Sou grata a ela por isso... Arroz integral, fibra de trigo, essas misturas alimentares...s...

    Beijos e beijos linda...

    COrreria aqui!^^ rs

    ResponderExcluir
  21. Anônimo23:46

    Eta post de utilidade publica mesmo!!!! Eu adoro tudo que faz mal. Mas tb o que faz bem. Essa lista ai toda eu posso comer numa boa, o problema e que engorda tb. O farelo de trigo e uma loucura de como engorda. Ja a melancia eu tenho uma historia com isso. Quando eu estava gravida do priemiro filho, a medica disse qe alguns alimentos eu podia comer livremente. Comi uma melancia quase inteira e tive uma indigestao que quase me fez entrar em trabalho de parto, com contraçoes e tudo muito antes do previsto. Nossa como eu tinha fome.]Enfim recordar, o flhote ja esta tao grande, Bjos querida!!!
    Estamos em Buenos Aires eu e aminha Anna Luiza. Super gostoso e aliviante. Voce ja veio aqui no mseo flotante, o tal navio Sarmiento(pergunta) Tem uma coisa la mega estranha sobre um cachorro.,,
    Depois eu conto. Bjos

    ResponderExcluir
  22. Lendo você me lembrei das inúmeras vezes em que me perguntaram "você não come carne? Vai acabar ficando doente". Tinha uma raiva disso. Respirava fundo e sorria. Sabe quantas vezes eu fiquei doente em 29 aninhos de vida? kkkkkkkkkkk Dá pra contar nos dedos sim. Minha pressão é baixa realmente, mas não tenho colesterol e tão pouco diabetes.

    Carissima, é hoje, não é? O aniversário do seu blog? Não me ligo em datas, você sabe, mas sempre que me lembro das comemorações acerca de São Paulo, me lembro naturalmente de seu blog porque de certa forma considero você um tanto paulistana. rs
    Bacio carissima e vida longa ao Luz de Luma.

    Ps. Se meu calendário estiver confuso. Me desculpe, mas vou continuar perdida em datas e ponteiros. Gosto disso... Mas lembro de ler por aqui em algum post que o niver do seu cantinho era no dia 26 de janeiro e não 25. Logo, linkei. Errei? Acertei? kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu
    Desde o outro post que quero vir aqui e comentar. Fiquei tão triste pelo teu amigo. Sinto muito!

    E quanto a alimentação, eu sempre me preocupei muito. Em casa, até os bixos são regulados. E agora são3.
    Aqui se come mais fruta , verdura e legumes que qualquer outra coisa. Seu texto foi perfeito!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma,

    Adorei o artigo, como sempre. Olha, eu consumo bastante fibras sim,frutas com casca, arroz integral, aveia em flocos, etc.
    Com certeza faz a diferença. Nunca tive problemas com intestino, que funciona como um relogio, e além de tudo me sinto mais leve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá Luma!
    Por mais que sejam demonstrados os benefícios de uma alimentação saudável e balanceada, as pessoas ainda seguem na contramão... Eu tento manter um cardápio rico. Claro que ainda não deixo de consumir algumas porcarias...rsrs...mas procuro sempre compensar de alguma forma. Uma coisa que sempre eduquei meus filhos foi em adquirirem o hábito de comer legumes, verduras e frutas. Acho que já é alguma coisa...rsrs... Mas tenho consciência que ainda tenho muito que aprender...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  26. Perfeito artigo para nos levar ao pensamento correto de que uma reeducação alimentar é necessária antes dos resultados negativos se instalarem em nossos dias
    Por falta até de conhecimento como tambem de vontade, muitos se aliam aos produtos industrializados e que não precisam de muito trabalho para serem consumidos
    Isto certamente induz ao erro alimentar e os resultados futuros podem ser desastrosos
    Parabens pela mat[éria
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Parabéns por seu Blog!

    Gostaria de convida-lo a conhecer o T3, um excelente lugar para divulgar seu Blog, pois no T3 Todos os links são Folow melhorando suas posições nas pesquisas e existem pessoas realmente interessadas no seu conteúdo.
    Venha Conferir o melhor da Internet todos os dias e divulgar seu Blog no T3.

    www.t3.tol3.net

    Grande Abraço e Muito Sucesso!
    T3

    ResponderExcluir
  28. Alimente-se adequadamente por favor pra evitar problemas hey...

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor