Dilma, Serra ou Marina, qual o melhor candidato para governar o Brasil?

O primeiro turno das eleições bate à nossa porta e muita gente ainda continua indecisa, não que tenhamos candidatos notáveis para esta eleição, ao contrário! A favorita do nosso presidente de longe preenche os requisitos necessários para representar o país, mas está lá por obra do PAC (Programa de Aceleração de Campanha).

Este esforço pessoal do nosso atual presidente pode ser comparado ao embuste de Joaquim Roriz que tentou colocar sua mulher como candidata no Distrito Federal - Lula conseguiu! Os próximos capítulos, só Deus sabe.
  • Lula é "Candidato" no Brasil - Leia na matéria quais os destaques de reportagens em jornais da Espanha, Alemanha e Eua sobre as eleições brasileiras.
Nesta encenação, a candidata Dilma se apresentou ontem no último debate como uma princezinha nórdica, toda rosada e bem penteada, figurino que se opunha a sua aparente desarticulação. Ao tentar formular uma frase em resposta aos demais candidatos - gaguejava o tempo todo, dava voltas no passado relembrando os feitos do governo Lula e não apresentava as propostas futuras do pleiteado governo.

Esta enrolação de tagarelice afirmo que não é ato impensado, a candidata é esperta ao ponto de no futuro dar uma rasteira no próprio Lula, a própria já afirmou: "Não sou um poste" - Suas impressões sobre determinados assuntos, mudam conforme o gosto do freguês e tenho dúvidas se cumprirá às diretrizes do Partido dos Trabalhadores e o que dirá aquilo que espera o próprio Lula. Leia:
Vale tudo na ânsia do atual governo de se manter no poder, afinal, fica difícil "limpar a casa" tão rapidamente e entregá-la aos olhos da "oposição" (?). Entendo todo esse esforço, do porque da escolha de uma mulher candidata e porque a "precisão" de eleger essa mulher.

Outro dia estava conversando com uma amiga e ela disse que iria votar na Marina Silva para usar o seu voto como protesto e que votar em Dilma ou Serra seria deixar tudo como está; porque votar em candidatos por causa de partido era besteira, afinal, eles já não possuem mais ideologia política bla, bla, bla...

Concordo e não concordo. O protesto viria a calhar, se todos protestassem para abrir espaço a uma "real candidata", mas sejamos racionais - esses votos valeriam também para prolongarmos as eleições para o 2º turno e darmos aos indecisos mais tempo de análise dos candidatos. O segundo turno seria muito bom para nós eleitores! #euquerosegundoturno

RioX do seu candidato

Gostaria de não descartar a hipótese da continuidade combativa da candidata Marina Silva - Sim, ela faria alguma diferença - haja visto o seu currículo muito dígno! Entre Dilma e Serra, o Brasil continuará no "automático" administrativamente falando, no entanto, comparo a Dilma a um cão Cérbero. Medo, muito medo!!

Não estamos para brincar de votar e como temos uma candidata que não responde/fala coisa com coisa, nestes últimos dez meses procurei anotar suas falas sobre diversos assuntos. Em questão, Dilma e Serra - Já que o acesso a candidata Marina e sua exposição midiática é relativamente recente.

Dilma e Serra, por eles mesmos

Papel do Estado na Economia:
Serra: "O que defendo é um Estado ativo: não obeso, mas forte. Eu defendo um Estado musculoso, mas enxuto, porque nós não somos lutadores de sumô, que estes, sim, não sei por que, precisam ser obesos"
Dilma: "Achamos que o Estado tem que ter uma presença clara na Economia" "O Estado terá, inexoravelmente, de reforçar seu segmento executor"
Câmbio e Juros:
Serra: "É preciso outra combinação de políticas macroeconômicas de juros e câmbio para que o Brasil tenha um crescimento sustentável nas próximas três décadas. A equação juros elevados e câmbio valorizado é desfavorável ao investimento"
Dilma: "Nós temos responsabilidade com os trabalhadores, com o povo brasileiro e com a estabilidade dos preços. Isso significa que nós não vamos ser complacentes com a inflação em momento algum"
Ajuste fiscal e corte de gastos:
Serra: "Você revisa o preço de todos os contratos, para começo de conversa. ... A ideia geral é cortar desperdícios, reduzir custos e selecionar as prioridades"
Dilma: "Eu não faria ajuste. Eu vou fazer modificações"
Comércio Exterior:
Serra: "Nosso déficit em matéria de produtos industriais tornou-se gigantesco: nesse ítem, exportamos proporcionalmente menos e importamos proporcionalmente muito mais. Minha preocupação é livrar o Brasil de um estrangulamento externo futuro e sustentar o crescimento do emprego"
"Nós não temos defesa comercial. Reconhecemos a China como economia de mercado, que ela não é aqui nem na China. O Antidumping ficou mais lento no Brasil. Nós não fazemos defesa comercial"
Dilma: "Multiplicamos por três o nosso comércio exterior, praticando uma política externa soberana, que buscou diversificar mercados"
Política Externa:
Serra: "Defendo a política de autodeterminação. Você não deve interferir nos assuntos de outros países..."
Dilma: "É uma vitória da diplomacia brasileira, mas sobretudo da política externa do governo Lula", sobre o acordo com o Irã, rejeitado pela ONU.
Bolsa Família:
Serra: "Defendo a extensão do Bolsa Família a estudantes de escolas técnicas de todo o país como forma de estimular a qualificação profissional..."
Dilma: "Não concordo de jeito nenhum (que o bolsa família seja assistencialista). Porque o Bolsa Família, que beneficia 12 milhões de famílias, tem por objetivo criar um cordão de proteção..."
Dá para se ter uma visão geral do que pretendem os candidatos, valendo ao eleitor seguir suas intuições no sentido de escolher o candidato que melhor se encaixa dentro do contexto da soberania das nações, da nossa Constituição e da comunidade a que vive.
Não se esqueça:

O futuro é como o horizonte - apenas uma linha imaginária que recua quando você se aproxima - Ele não existirá se você não dar importância à ele agora.
Diferentemente de vários blogueiros e twitteiros que se infiltraram na webesfera ou que ativaram blogues inativos neste período eleitoral, com intuito apenas eleitoreiro; quero deixar esclarecido que não fui paga para escrever este post e não pleiteio emprego com a eleição de quaisquer candidatos. Isto vale para você eleitor! Siga os seus anseios e não se deixe levar por falsos formadores de opinião.

55 comentários :

  1. Luma,

    Voto em Marina Silva por convicção. Voto em quem tem compromissos morais, e propostas que considero relevantes. O resto me parece somente o resto. E, cá entre nós, 12 anos de um mesmo governo ninguém merece.

    Bom voto.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:49

    Ou Luma,

    Muito bom esse post. Ainda mais que agora estamos na reta final.
    Eu vou votar na Marina.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Olá minha sensível, inteligente amiga Luma, infelizmente, nenhum deles.Lamentavelmente, a política faliu antes do país.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  4. Que belo post sobre política!!! Um que eu gostaria de ter escrito!!!

    Olha, em relação aos candidatos eu afirmo sem sombra de dúvidas:

    a) Serra é o mais preparado para ser presidente. É um político com biografia e experiência administrativa, capaz de analisar as questões com visão global de quem foi ministro, prefeito e governador.

    b) Dilma pode parecer e ser pintada como incapaz, mas não é. Ela não se manteria tanto tempo na Casa Civil, se não fosse boa em articulação política e capaz na gestão pública. Ela sofre de menos experîência administrativa que Serra, mas bem assessorada pode ser boa presidente. QUando ela fala em "modificações" está sinalizando ajuste fiscal, porque este é inevitável, Lula, em seus 8 anos, distribuiu bondades demais e pôs as contas públicas em rota de colapso, o que só não aconteceu porque o Brasil não foi atingido pela crise internacional, em razão de ter saneado seus bancos com o PROER.

    c) Marina também se demonstrou capaz, mas pouquissimo diferente de Dilma, até por ser petista na gênese. Mas o fato é que ela não teria sustentação política para governar.

    Uma das razões da imensa popularidade de Lula é o fato de que, em 8 anos, não fez maldades. Baixou os juros, aumentou o microcrédito, deu bolsa-familia, empregou um verdadeiro exército de comissionados (mais de 40 mil adicionais em relação ao governo anterior)... ou seja, em 8 anos, Lula JAMAIS praticou um único ato impopular, de tal modo que o próximo governante terá que fazê-lo, seja do PT, seja de onde vier. Isso leva a uma reflexão:

    a) Dilma, eleita, não terá um governo tranquilo, pelo contrário, as pressões serão enormes e partidas de sua própria base aliada;

    b) Serra, eleito, teria enormes dificuldades em 2014 porque teria que praticar as maldades que Lula não praticou, e enfrentar Lula nas urnas.

    Enfim, o quadro é este e cada pessoa que tire suas proprias conclusões.

    ResponderExcluir
  5. Luma,

    Como sabe, sou português, vivo em Portugal e não tenho por que votar, nem sequer comentar a política brasileira.

    Estou aqui para lhe dizer que adorei o seu post. É todo um programa. Excelente.

    Atrevi-me a fazer uma análise astrológica dos presidenciáveis, aqui

    Grande abraço.

    António

    ResponderExcluir
  6. Pois é tia Luma a grande verdade é que não existem políticos para governar o Brasil!
    Se não temos presidentes, governadores, senadores e deputados... realmente não sei o que será de nós. Está mais que claro que continuar no automático não nos levará a lugar nenhum...
    Sinceramente eu acho q meu voto será o nulo...
    Beijos saltitantes
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia Sra. Luma.
    Belo texto, contém tudo que todo brasileiro gostaria de expor. Parabéns!
    Qto. às eleições, na segunda-feira dia 04/10/2010, muitos brasileiros estarão arrependidos de seu voto, mas ai já será tarde. Há muito entreguei o Brasil à DEUS. ELE tenha pena de nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  8. Luma, é uma briga que não terá vencedor. Seremos todos perdedores? Também penso que não. Está em nossas mãos saber em quem votar. A política é estabelecida, niguém governa sozinho. Para dar certo, temos que participar, cobrar, protestar (se preciso for) e ajudar o presidente eleito a saber governar.
    O maior culpado do país ser o que é, é o próprio eleitor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Assim pelo raio-x, parece que estão todos sujos (no rosto). Boa Sorte povo irmão :)

    (coloquei sem querer um comentário igual a este no local errado, ficou tb no post em baixo, desculpa Luma)

    ResponderExcluir
  10. Luma, há muito deixei de acreditar na política brasileira. Todo o sistema está corrompido e seria extremamente difícil até para o político mais correto, lutar contra isso. Eu diria praticamente impossível.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Como é difícil escolher. Estou cansada de promessas e promessas e nada mais.
    Tudo de bom.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  12. Luminha,
    Parabéns pelo post super informativo!
    E vou lhe dizer mais, no Rio muita gente vai votar na Marina, mesmo que ela não ganhe, será o voto de consciência e eu digo aqui, votarei nela, já me decidi.
    De resto, anulo com todo prazer.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  13. Lumita, estava inclinada a votar no Serra, numa espécie de voto útil, pois é o único com chances de ir para um segundo turno, o que desejo de coração para que o pt não pense que é dobno até das cabeças pensantes desse país. Agora ando pensando na Marina, poi sua figura, além de me passar honestidade e firmeza, se alia a seu passado nobre e digno, como vc mesma disse. Ainda vou pensar mais um pouco e me decidirei na hora de votar. Só não voto na fantoche do Lula com seus sorrisos faLsos, querendo parecer gente boa. A mulher não tem estofo. Seu passado a condena e suas atitudes arrogantes a desabonam. Mas achei extremamnte válido seu post para que todos vejam e saibam quem é esta criatura que, provavelmente, dirigirá os destinos da nação. Que depois não reclamem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Acho que é burrice para que te conhece há mais de um mes (pelo menos este tempo, pois o resto tem certeza que você não faz algo por pagamento, mas sim por defender a tua opinião) dizer que foi post pago...

    Mas cada um tem de ter certeza da sua escolha politica, principalmente, cobrar que ela seja algo realmente empregado, não apenas algo para garantir sonhos e ilusões.

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Eu voltei pra ler o outro post e acabo diante desse sobre política, mas eu não voto (creio que vc sabe disso) e sinceramente o atual cenário político brasileiro é deprimente. Não teria em quem votar se fosse obrigada, como são os brasileiros. Acho que a democracia brasileira sofre do mal das obrigações e os brasileiros parecem não se importar com isso. Enfim, talvez eu observasse com outro olhar se tivesse que votar. Aliás, eu soube que poderia fazê-lo, mas toda vez que penso em obrigações, sinto desânimo. Não votei nas últimas eleições italianas porque a política lá se assemelha com a daqui. Ou seja, lamentável.
    Bacio carissima e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Só quero te parabenizar pelo texto excelente, simples e elucidativo.
    que fique na consciência de cada brasileiro seu voto!
    tenha um lindo findi semana de eleição!
    bjbj

    ResponderExcluir
  17. Excelente post.

    Eu como estou fora da minha zona eleitoral, vou justificar, mas se fosse votar seria na Marina.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo18:07

    Concordo com voce que nao temos assim um quadro excelente. Mas ainda assim, estou com o Luciano, um comentario que li ali acima, que combina perfeitamente com o que penso: voto na Marina por convicção. Ela é uma clareira na floresta sem luz( e quase sem arvores)É uma pessoa que ainda pode-se dizer que ama o Brasil, uma brasileira de raiz, e está agora no partido mais coerente com o historico dela- o PV. Voto util para mim é que é jogar o voto fora. Votar em quem a gente acredita da visibilidade ao pensamento que a gente quer para o país, isso se a apuraçao for de respeito, claro.
    Beijos e bom final de semana,
    Cam

    ResponderExcluir
  19. Não faço segredo, meu voto é da Marina Silva, gostaria muito de ver uma mulher governar o Brasil e nada mais indicado do que ela, uma vencedora, guerreira, que deu uma viarad na própria vida na idade adolescnete, saiu dos seringais para fazer a diferença. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  20. Oi Luma!

    Deixei um comment, mas não saiu.

    Só acredito que alguma coisa mude o dia em que o voto deixar de ser obrigação.

    beijos querida e bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  21. oi luma, estou como aquele bonequinho ali em cima no seu blog, quebrando a cabeça. está muito difícil mesmo. e fico triste porque ninguém fala nada sobre cultura, efetivamente. é claro que existem problemas mais graves, mas fora a marina, que toca no assunto muito superficialmente, continuamos sem uma política cultural mais amarrada. enfim, ...
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Muito boa postagem. Infelizmente, não temos todas as respostas, e nem desejamos as verdades absolutas, que por si só seriam prepotentes. Somos humanos e passíveis de erros, e sofremos todas as influências a nossa volta, inclusive da mídia e do pensamento universal através do tempo.
    Mas como eternos aprendizes, constatamos que os bons sentidos estão na liberdade e na democracia, uma busca e uma realidade que cresce cada vez mais nesse andar da humanidade.
    São nesses caminhos que vamos votar e exigir dos eleitos, de uma sociedade justa que possa reconhecer-se na verdade e na liberdade, no debate das boas idéias, sem as falsas ideologias dos poderes absolutos. E cuidando dessa natureza de modo a garantir a vida das próximas gerações. ney/

    ResponderExcluir
  23. Anônimo21:13

    ADorei a frase relativa ao furturo e ao horizonte. Eu discordo que votar na Marina seja algum tipo de protesto. Na verdade, é uma nova concepção de política, pelo menos, nos discursos de campanha.

    Culutralmente, somos viciados em algumas práticas, como a de sempre atribuir algum avanço a algum político, ou achar que determinada medida foi uma conquista de alguém.

    Precisamos ter em mente que se a política produz algo positivo, nada mais faz que a sua obrigação. E que conquistas são de uma sociedade, e não apenas de uma ou outra figura.

    Shisuii

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma, não costumo frequentar o blog, mas li este post inteiro, está muito bem escrito.

    No entanto, não posso deixar de comentar: acho que seria mais coerente mudar o título do post de Dilma, Serra ou Marina, qual o melhor canditado para governar o Brasil? para algo como Votem no Serra, vou lhes explicar o porque

    Não perceba meu comentário como uma ofensa pessoal, mas seu post me parece um texto opininativo disfarçado de texto informativo.

    Não tenho nada contra quem deixa clara suas opiniões e as divulga, mas me irrito com qualquer um que use de fatos parciais para informar seus leitores, isso confunde as pessoas e caracteriza mal uso e má fé com a audiência.

    Se tivesse que resumir a essência de seu texto, diria que você basicamente chamou ao Serra de a melhor opção para presidente, a Dilma de dissimulada e manipuladora aliada de bandidos e Marina como uma simpática candidata mas incapaz de assumir uma cargo de presidente.

    Estarei eu enganado?

    ResponderExcluir
  25. existe a dificuldade na escolha para alguns, primeiro pois nós [todos] não fomos educados a pensar que o presidente não é a figura responsável pela resolução de TODOS os problemas que um país possui. Ele pode resolver alguns e criar bases para resolver os demais, através das próximas lideranças politícas; segundo porque não existe a cultura politica [no sentido sociologico da palavra], e sim a politiqueira [uma vontade, um esquema, vale o resultado em prol particular, o resto é resto].

    Felizmente os candidatos, como nós, são pessoas imperfeitas...

    [e aqui, na humilde opinião deste construtor de imagens, está o 'segredo' da Dilma e que também fez o Lula: quer alguem mais "brasileiro" que ele? o sujeitão que saiu do nada, não esqueceu de onde veio (ao demonstrar essa inabilidade de comunicação), mas com o que aprendeu, busca oferecer o melhor, seja lá o que isto signifique. Bem distante dos "estudei algo e agora estou aqui, junto dos meus amigos, para representar vocês (cadê o nóóóóis?), povo (do qual não faço parte) brasileiro. É o que causa o desespero da desde sempre classe média brasileira, que jamais vai identificar-se com quem mais parece com primos da diarista e do porteiro do que líderes de uma nação.]

    ... são excelentes administradores, e estão pegando um país com melhores perspectivas, uma jovem democracia que ainda precisa de muita cultura [em todos os sentidos do termo] para que nosso futuro seja próspero não apenas no bolso, mas no todo. A 'unica' coisa que realmente varia são os cabeças da equipe o "coeficiente de acobertamento" que cada um é capaz de levantar da imprensa.

    Os dois posts anteriores são deliciosos [pra poucos] :)... boa coincidencia estar puxando "dark side..." e "the wall" para ouvir ilustrando, longe daqui.

    beijão!

    ResponderExcluir
  26. Apesar de saber que ela não tem chances de ganhar, pois o povo, altamente preconceituoso não vai permitir, se as eleições fossem hoje meu apoio seria da Marina, que é a melhor dos piores.Digo isso porque não gostaria de ver nenhum dos candidatos na presidência. O Brasil está carente de políticos de fato.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo22:23

    Luma, estou tendo um ataque de choro por que li que a Tina vai largar o blog dela, por que , voce sabe? Todo mundo largando. Fiquei com uma pena, senti tanto. Acho que estou muito sensivel, mas me apeguei a algumas pessoas , como certas, na vida virtual. A ausencia delas de ferias, de viagem, é uma coisa. Mas a ausencia delas pra sempre, sinto como se fosse uma morte. Eu, sexta feira a noite tinha que estar na rua nao é ao inves de me enlutar por um blog. Estou me lembrando do teu post sobre o virtual.. é amiga, isso ai. Beijos, e mais uma vez, bom final de semana. Cam

    ResponderExcluir
  28. Anônimo22:43

    Que post maravilhoso, minha querida!! Como sempre, né?!

    Depois do debate de ontem, eu pude confirmar a incompetência de Dilma em governar um país. O medo, a aflição era visível, pois ela estava completamente nervosa e sem saber o que responder e o que perguntar a cada oportunidade oferecida.

    Eu tenho acreditado na Marina, e o meu voto será para ela. Não apenas pela apresentação de ontem, mas pelo o que ela vem mostrado em seu tempo de política.

    Amei o post, Luma

    Beijos querida!!^^

    ResponderExcluir
  29. Luma, acho que você não conseguiu não considerar meu comentário como uma ofensa pessoal, mas foi estúpido de minha parte pedir tal coisa, afinal de contas, é burrice criticar a obra ao criador e pedir que ele 'não considere uma ofensa pessoal'.

    Que bom que acertei em deduzir sua opinião, deve ser porque sou esclarecido da mesma forma que o restante de seus leitores costumazes, e por isso mesmo acho uma pena que a sua opinião esteja descrita de forma mais clara no meu comentário do que no seu post.

    Não disse que o post era tendencioso, disse que ele era opininativo, porém disfarçado de informativo e que não concordo com esse tipo de texto. O bom de ler textos com os quais não concordamos em blogs, é que existe o espaço dos comentários para dizer que não concordamos e argumentar o porque. Que bom seria se publicações como a Veja ou a Carta Capital tivessem opções de 'comentários', não acha?

    E que bom também que todos os que comentam em seu blog o conhecem de longa data. Espero que não considere inoportuno novos 'comentadores' como eu.

    ResponderExcluir
  30. Oi Luma
    Escreveu muito bem sobre o assunto. Vivemos momentos de angústia por sabermos que estamos de pés e mãos atadas. Como é desgradável não termos opções que possam atender as necessidades deste País. Sinceramente, gostaria mesmo é de não votar em nenhum dos políticos atuais.
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Luma!
    Aff, estou tão desgostosa. Vou votar no Serra, não por acreditar nele, mas por ter medo, MUITO MEDO da Dilma. Infelismente votar na Marina é deixar a Dilma ganhar. Quando alguém me diz que milagre pode acontecer, a única coisa que me vem na cabeça é o câncer da Dilma. Será que Deus vai me castigar por iso?
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma, é sempre bom vir por aqui.
    Falando em eleições, assiti a este video e achei bem interessante. Estou compartilhando com você.
    Para quem não conhece, esse é o Felipe Neto. Carioca de 22 anos que criou um videolog de críticas culturais, intitulado "Não Faz Sentido" e registra mais de 33 milhões de acessos na net. Para um jovem da sua idade, é um vídeo “cabeça”.
    http://www.youtube.com/watch_popup?v=dAQkMjebkeA
    Bjkas,
    Lila

    ResponderExcluir
  33. Luma, li o seu post, porém não li os comentários (que são muitos!). Gostei do que foi escrito, uma breve biografia dos principais candidatos já nos dá uma clara noção sobre caráter e competência. Não é uma bricadeirinha. É um país enorme, com assuntos seríssimos a serem resolvidos...e pelo que vemos muitos ainda irão se arrastar. Aliás, eu acredito que em alguns aspectos não está pior, devido à mobilização da sociedade consciente e cidadã. Pessoas de bem que não medem esforços para tentar transformar a realidade "maquiada" pelo atual governo bandoleiro.
    Que pena! Pena que informações como essas não cheguem aos quatro cantos do nosso imenso país!
    Mas, o pior cego é aquele que não quer ver...não é mesmo?
    Boa sorte para todos nós amanhã!
    Eu já defini, e pretendo postar no blog amanhã.
    Bjs,
    Aline

    ResponderExcluir
  34. É esta informação que reportei.

    É isto que "deste lado" nos vendem.

    INTÉ!!!

    ResponderExcluir
  35. Ola querida, qto tempo ,como vai vc.
    Como sempre vc foi brilhante nesse post.
    Vou votar no Serra mas se a Dilma ganhar so Deus para nos ptoteger.
    Bjusssssssssssss lindinha.

    ResponderExcluir
  36. Luma
    Será o Plínio?:)

    ResponderExcluir
  37. Anônimo21:05

    De Dilma eu não vou, não simpatizo nem um pouco. Também não simpatizo com o Serra. Resta-me a Marina.

    Ontem mostrei este texto para minha filha. Ficamos vendo o RaioX

    E como é complicado este sistema eleitoral brasileiro. Na falta de um sistema melhor, vou ver o que posso fazer.

    Iza!

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Nasci no final dos anos 60, em meio a ditadura militar, depois vi um Figueiredo "prendendo e arrebentando" quem fosse contra a abertura política. Quase vi Tancredo, vi Sarney, Itamar, Collor, FHC, Lula... e agora, provavelmente Dilma. E depois? O que virá? Mais Lula, gente! Quem viver verá essa desgraça!

    ResponderExcluir
  39. Pelas propostas, meu voto seria na Marina, mas, desde que me mudei para SC, não transferi meu título, então, apenas justifiquei hoje. Serra conheço de Sampa e nunca gostei do jeito dele governar, Dilma não me empolga.... bjs

    ResponderExcluir
  40. Ah, gostei do novo cabeçalho, deu leveza ao blog!!!!!!! bjs.

    ResponderExcluir
  41. Já agora igualmente referido e muito badalado nos jornais e televisões portuguesas que nunca são citados por vós:)

    Já falei com vários brasileiros e notei que estavam muito divididos mas... pelas sondagens... Dilma deverá ganhar. Sinceramente não sei, mas pelo historial e pelo que já li, Serra é velho demais e gostaria que fosse a simples mas esperta Marina, porque é na simplicidade que está o futuro do mundo.
    Obama foi o que foi, era o que era e imprevisivelmente ganhou e tem lutado contra tudo e contra todos e em muita coisa já venceu e implementou o prometido!

    Lembro-me da nomeação do Lula...mas infelizmente não governam sózinhos e têm à sua volta uma cambada de...não digo!

    ResponderExcluir
  42. Luma querida,

    Saudades de você.
    Outro dia eu estive aqui mas não consegui comentar. Nem pelo fire..
    Na verdade justifiquei meu voto por não estar em Minas, mas se fosse votar votaria na Marina.

    Sua frase sobre o futuro e o horizonte é perfeita.

    Beijos no teu ♥

    ResponderExcluir
  43. Querida Luma, vou mudar ligeiramente o rumo dos comentários excelentes, diga-se, ao teu maravilhoso post.
    Antes, porém, vou dar o link do dossiê que o Le Monde fez:
    http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/info/Les-dossiers-de-la-redaction/bresil-presidentielle-septembre-2010/p-13008-Presidentielle-au-Bresil-qui-pour-succeder-a-Lula-.htm
    -=-=-=-=
    Agora, queria te dizer que foi uma das minhas maiores alegrias o post que deixaste (vc deixou-mas em Belém usamos o tu para tratarmos as pessoas:-)) no meu blog. Me fizeste muito feliz.
    Eu é que deixo mil besos en tu alma:-)
    Muito sucesso, sempre, sempre.
    Obrigada pelo tempo despendido em fazer esse blog de alta qualidade. E, como sou testemunha, ainda arranjas tempo para ajudar as pessoas.
    Ah! se todos fossem iguais a...ti:-)
    Meg

    ResponderExcluir
  44. Ah! sim, Luma, eu ia esquecendo: a-do-rei a referência ao Cão infernal:-)) o CÉRBERO!
    É exatamente o que eu achava/acho e, além de não me ocorrer, não saberia dizer tão bem.

    E outra coisa: Taí o segundo turno, pelo que eu estou vendo nas apurações.
    Pra quem quiser ver: isso de pesquisa antecipada e *manipuladoras* como enganam, não é mesmo?
    :-)

    ResponderExcluir
  45. Luma

    Nao creio termos um candidato ideal, mas ... tirarmos o atual do poder, ja eh uma batalha vencida e merecida.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  46. Olá, Luma..:))
    "Oi eu traveiz aqui.."..ehehe..:)
    É que da vez anterior quando estive aqui no seu blog, na verdade, vim é bisbilhotar alguma opinião, sugestão, dicas, sobre a eleição, porém, deparei com o tema do movie "The Wall"; luta pela liberdade tolhida, e a batalha sangrenta para tê-la de volta.

    Uma coisa é certa, não podemos deixar que este país se transforme num país, onde, o povo não tenha liberdade de ir e vir e de se expressar ...
    Deu para saber o seu ponto de vista, ok?
    Ótema e ótima semana!!
    Tchauzinho..

    ResponderExcluir
  47. É Luma... Acho que não tem muita esperança pra nós!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  48. Anônimo10:32

    MULHER NÃO VOTA EM MULHER POR INVEJA E OUTRAS COISAS INTIMAS.

    ELA PREFERE RECEBER ORDEM DOS HOMENS MAS NUNCA DE OUTRA MULHER.

    lUMA NÃO SERIA DIFERENTE :-)

    ResponderExcluir
  49. Lembras-te quando o Lula foi eleito e a Regina Duarte disse que tinha medo dele e toda a gente xingou muito a Regina?, pois é. Eu tenho medo da Dilma e do Temer... e por que será?
    Li não só a previsão de Neila Alckimim, como um email de um pastor sobre o Temer....
    abs,

    ResponderExcluir
  50. Sua análise foi precisa. Pena que Marina não conseguiu chegar. Agora é abraçar Serra (argh) e usar o voto útil contra a sanha dos cães vermelhudos.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo15:53

    voce deleta meu comentario porque não aguenta ouvir a verdade não é? invejosa.

    é igualzinha àquelas mulheres maus-carater que vivem se escondendo e acusando os outros de estarem no escuro.

    olha aqui o que seu boato fez: http://goo.gl/jlR3
    mas voce há de pagar por isso.

    ResponderExcluir
  52. Luma, mais uma vez visito seu blog e "bate uma identificação". Muitas vezes pensei no que você falou.

    Como tenho 17 anos, acabei não tirando o título esse ano. Não me arrependo. Não me sentia segura em relação a nenhum dos três candidatos. A princípio gostava da Marina (a maioria do pessoal da minha escola votou nela), mas com os debates comecei a vê-la como alguém que não tinha metas bem elaboradas. A Dilma, nunca achei confiável. Quero dizer, até uns dois anos atrás eu nem sabia quem era essa mulher. E o Serra... bem, ele é tucano.

    Entre as pessoas em que vivo, todo mundo odeia o PSDB. É meio difícil não ser influenciada. Serra lembra FHC, que lembra terceirizações, privatizações, dívida externa... Não queria ver um governo para os ricos, queria um governo para a população como um todo.

    = *

    P.s.: a frase sobre horizonte e futuro é belíssima.

    ResponderExcluir
  53. Talvez Marina, não?
    Isto digo eu, que estou de fora!

    Qua o resultado seja ele qual for, traga progresso e paz para o Brasil

    Um abraço

    ResponderExcluir
  54. Este texto é claramente tendencioso a favor do Serra, que tratou manifestações de professores (professores!) com repressão policial, e votou contra os direitos dos trabalhadores na constituinte. o governo do Serra de certeza iria destruir as conquistas sociais do governo do Lula, que falando bem ou mal, fez finalmente o Brasil ser respeitado no mundo inteiro, e é só com políticas sociais e de esquerda que o Brasil vai poder crescer, e poder ser uma potência no mundo.

    ResponderExcluir
  55. Nitrofurano, você decorou a cartilha inteira do PT? Olha, o governo brasileiro detém a maior parte do espaço de propaganda da mídia, era o melhor pagador, porque a verba é altíssima! Cuidado com o que você lê por aí! Com PT é tudo na base do $$$$ corrupção!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor