Lobistas na Casa Civil querem invadir sua casa

Lobistas: Nome que se dá ao grupo organizado de pessoas que objetivam influir nas realidades econômicas e sociais, através de mecanismos não propriamente econômicos, tais como greves, boicotes, manifestações, apelos à opinião pública, intervenções políticas, entre outros, na definição do geógrafo Max Derruau, e cujos resultados dependem da solidariedade e coesão de seus integrantes [wiki]


Paulus Potter “A pradeira”, de 1652.

Volta a manipulação do 'golpismo'

Assim como garante a liberdade de imprensa e expressão, a Constituição sustenta o direito à reunião - prerrogativas democráticas clássicas, restabelecidas pela Carta de 1988. O PT, portanto, faz o que a lei permite ao convocar para amanhã, em São Paulo, um ato contra o "golpismo da mídia", ao qual haviam aderido centrais sindicais, CUT à frente, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e os partidos aliados PCdoB, PSB e PDT.

Se não contraria qualquer dispositivo legal, a iniciativa do PT, de evidente intuito eleitoreiro, atropela os fatos, não passa de repeteco do truque manipulador usado desde o estouro do escândalo do mensalão, em 2005. Ali começou, com tinturas acadêmicas, fermentada por intelectuais petistas, a tese do "golpismo" da imprensa independente, usada toda vez que, por dever profissional e ético, ela noticia fatos objetivos que porventura contrariem o projeto de poder lulopetista. Foi assim também no caso dos aloprados; e agora o mesmo mecanismo volta a ser acionado na defenestração do braço direito de Dilma Rousseff na Casa Civil, Erenice Guerra, sucessora da candidata no cargo de ministra.

É desconhecer a função do jornalismo profissional imaginar que o caso de Erenice e de sua grande família não deveria ter destaque no noticiário, em nome de um equivocado tratamento equânime dos candidatos. Como cada notícia tem peso próprio, impossível não dar destaque às acusações, com provas documentais, da existência de um ninho de lobismo montado na Casa Civil pelo filho da ministra Erenice, Israel. Os desdobramentos do escândalo falam por si sobre a proporção da história: além da ministra, exonerações na Casa Civil e nos Correios.

Mais uma vez a militância desengaveta a ideia de "golpismo" como forma de jogar areia nos olhos da sociedade, para esconder evidências difíceis de disfarçar. Uma delas é que, se tudo não passa de maquinações da imprensa, por que exonerar a confiável, fiel Erenice e os demais funcionários?

Também é preciso muito contorcionismo para dissimular a condição de obedientes correias de transmissão governista das centrais sindicais e UNE, cuja adesão tem rendido nestes quase oito anos de lulismo generosos repasses de dinheiro do contribuinte. As centrais, tornadas entes reconhecidos pelo Estado, dentro do velho modelo varguista que Lula e a CUT tanto criticaram em outros tempos, passaram a receber parte do imposto sindical. Já a UNE perdeu o poder de crítica e de mobilização, quando aprendeu o caminho mais curto de acesso a verbas oficiais.

A encenação de amanhã é apenas mais uma prova de como o governo Lula, com o manejo de recursos públicos - verbas e vagas - , cooptou o sindicalismo, partidos e organizações outrora aguerridas. E com isso a vida política brasileira foi amesquinhada, passou a ser um jogo de cartas marcadas, onde proliferam o fisiologismo, clientelismo e o patrimonialismo - os três "ismos" que resumem um cenário desanimador, no qual o Brasil demonstra ter dificuldades de escapar da sina nacional-populista que voltou a rondar a América Latina.

O "golpismo" é mais um efeito especial, um adereço de mão neste enredo de fins autoritários, com slogans em prol da democracia, mas cujo objetivo, ao investir contra independência da imprensa, é o oposto.

'Editorial' publicado no O Globo.
__

"Errar é humano. Culpar outra pessoa é política." (Hubert H. Humpherey)
Após ataques de Lula, juristas lançam 'Manifesto em Defesa da Democracia'. Assine!

25 comentários :

  1. Luminha,
    E agora mais essa! Usam esta palavra pra tudo 'golpismo', que baboseira, coisa mais antiga!
    Jabor escreveu também ontem uma crônica da pesada, meteu o pau como sempre, mostrou que ainda temos um jornalismo de alto nível e fala por muitos de nós.
    Um pequeno trecho: "antigamente, se mentia com bons álibis; hoje, as tramóias e as patranhas são deslavadas; não há mais respeito nem pela mentira. Está em andamento uma 'revolução dentro da corrupção', invadindo o Estado em nossa cara, com o fito de nos acostumar ao horror."

    E O Globo reforça todos os dias o comportamento abusivo do PT e de sua candidata, muita gente diz que não votará mesmo nela, todo mundo que eu conheço e converso diz que não votará em Dilma, mas me explica porque as pesquisas de opinião continuam apontando-a como ganhadora já no primeiro turno?!

    Seria isto mais uma manipulação de massas que este partido está usando, induzindo o leitor e eleitor ao cenário de 'já ganhou' de dona Dilma?!

    Tá tudo muito estranho!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não tenho um ponto a tentar defender o referido partido, pois esperava bem mais dele quando votei no Lula...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Luma, infelizmente a maioria da populacao ja demonstrou que eh facil de ser manipulada e agora vai demonstrar de novo. A imprensa seria fala para as minorias; o que realmente acontece nao eh do conhecimento do povo, e esse povo totalmente desinformado eh quem decide quais os elementos da corja politica que vao ficar milionarios no proximo turno.
    Veja o que aconteceu com a Venezuela: os informados se abstiveram do voto e entrou o ditador Chaves que vai ficar para sempre. Agora so resta fechar os negocios e sair do pais.
    Nao acredito que o poder economico do Brasil vai permitir tal situacao, porem uma coisa e certa: o lulismo ja se estabeleceu e vai ficar no poder por muitos e muitos anos. Outra coisa eh que o lulismo nao tem pudores em utilizar de meios ilicitos para conseguir manipular a populacao enquanto que a oposicao atual nao sabe nem se dirigir ao povo desinformado para conseguir chegar ao poder. Eles pensam que so a minoria informada eh suficiente para elege-los. Vai ver tambem acreditam em Papai Noel.
    Para quebrar a corrente lulista atual eles precisam parar de ser certinhos e ler "O Principe" de Machiavel.
    Um abraco
    Shrek

    ResponderExcluir
  4. Anônimo05:15

    Bem importante esse assunto: limitar a liberdade de imprensa e o direito a informaçao é autoritario, totalitario. Parece que se a Dilma ganha essas eleiçoes pode ser que depois dela, nem tenhamos mais proximas eleiçoes. Vira aqui uma ditadura do "former proletariado", por que poderosos e seus filhos de proleatariado nao tem nada ha uns 20 anos, ta todo mundo rico para chuchu.
    Estou lendo o comentario acima, do Eduardo, nao conheço o blog, mas é bem interessante. Acredito que o Lula nao tenha lido nem quadrinhos, mas o resto de sua entourage certamente leu "O Principe" puro e aplicado.
    Beijos,
    Cam

    ResponderExcluir
  5. Fico até apreensiva ao pensar que este pessoal possa ficar no poder indefinidamente.
    O povo brasileiro parece anestisiado diante do PT. Ficou sem reação alguma diante das mais diversas constatações de corrupção. A manipulação de informações parece evidente. Usam o horário politico para isso. E a oposição também parece amarrada. Quem poderia pensar que ao votar no metalúrgico, lá atrás, teriamos hoje engolir goela abaixo toda essa corja?
    Alguém duvida de que pior do que está não fica?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Luma,

    A situação é preocupante, e um partido 12 anos no poder e só mais um agravante.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, mana, que coisa mais estranha... Para onde foi meu comentário?! Será que algum lobista de opinião contrária à minha apagou... Que feio... Repito: "Xiii, mana: Editorial dO Globo?! Parece que não é mesmo sua praia rs... Sai dessa, maninha! Beijão"

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:24

    Ótimo envolvimento, Luma, e em ótimo momento também :)
    E obrigado pela dica do cahce ;)

    ResponderExcluir
  9. @Dilberto que bom que voltou! Mas vejo que não melhorou o seu humor! Fica na sua, pois da minha praia cuido eu! Estranho você que mete o pau em Sarney e cia. e vem aqui banalizar algo que é importante para mim e outras pessoas. Gostaria que se detivesse a comentar o post, se assim o quiser.

    ResponderExcluir
  10. Mas eu comentei, mana: o "Humor" foi para que somente tomasses um pouco mais de cuidado na escolha do que vem a ser publicado, como certos meios jornalísticos de uma nota só - claro que o espaço é seu e publicas o que quiseres, mas sempre achei mais interessante a TUA opinião, e não apenas a simples republicação de algo pronto - ainda mais vindo de onde veio...

    Meto o pau nos Sarneys e em toda a forma de corrupção e desvio do poder pelos seus ocupantes, minha cara: o PT nunca ficou livre de minhas críticas nos Morcegos! Mas, primeiro, não vejo com bons olhos esse reiterar de "ditadura do PT": ao meu ver, ditadura, quem começou, foi o PSDB lá atrás, com a compra revoltante de votos para a reeleição de FHC (que, de tão ruim, não conseguiu fazer seu substituto!), dentre outras cositas mais; e outra, vejo com menos bons olhos ainda o simples reiterar de opiniões feitas, como a de um grupo que, desde a Ditaura militar, vem se ocupando do poder das formas mais escusas possíveis - e, quando bem lhe convém, voltam-se em seus reacionários nichos, como se corrupção fosse algo inerente ao PT e a "salvação" seria pôr Serra no poder!

    Por isso, disse que não me parece tua praia: não que não possas falar de Política: deves! Mas fale, você é inteligente e tenho certeza de que seus argumentos serão menos obtusos que um editorial de um grupo que tão pouco acrescenta para a imprensa "livre"...

    Mais assustador ainda, minha irmã amada, é ver que essa tal "imprensa livre" acaba por limar comentários por pura "falta de humor": ao meu ver, não a ofendi (jamais o faria) e disse tudo que acabei de dizer de forma resumida, apenas... Vindo de você incomoda e assusta qualquer forma de censura...

    E é só: combatemos! Mas com nossas vozes: grite contra o PT, mas jamais se arvore num ponto apenas: você é bem inteligente para isso! 'Post' mais que comentado agora, creio eu, não?!

    ResponderExcluir
  11. @Dilberto Não tenho nada contra o "O Globo" - Se me chamassem para trabalhar lá, adoraria! É muito arcaico colocar a culpa na mídia ou nas intrigas da oposição para fugir das responsabilidades. A manipulação das massas bem sabe quem as faz.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo13:20

    Infelizmente o povo não pensa, não vê.
    O povo está mais preocupado com os projetos assistenciais.
    Mas, também não temos melhor opção, temos que votar no menos pior.
    O que me leva a pensar: Quem é menos pior?
    Difíííícil...

    ResponderExcluir
  13. O mais absurdo:

    A) Um dos únicos jornalistas a defender o controle da mídia acaba de assinar um polpudo contrato com o governo.

    b) Os militares organizam um ato em defesa da liberdade de expressão no Clube Militar hoje (23/09).

    Brasil; quem te viu e quem te vê...

    ResponderExcluir
  14. Luma,
    É de repugnar a maneira "trocada" que nos mostram os fatos. Não a imprensa, mas o PT. Desde que Lula assumiu, existia uma grande "esperança" por parte da população ( em especial quem votou nele) que tudo seria diferente e de fato algo iria mudar. Pois, não mudou nada... Para dizer que algo mudou, a corrupção aumentou, foi jogada em nossa cara e nada pode ser feito ou falado, pois isso é coisa da "elite".
    Nunca vi tantos termos pejorativos para qualificar quem é contra esse Governo.
    Lula desqualifica a impensa e todos que vão contra ou mostram que o Governo do PT é uma grande ilusão.
    Falar mal da imprensa é um absurdo! Convocar o povo para fazer passeata com a imprensa "golpista" é o que existe de mais nojento. Sorte nossa que temos a imprensa para mostrar o lado podre desse Governo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Luma, muito obrigado por ter visitado o meu espaço.
    Difícil para eu explicar o que senti quando vi esse nosso “presidente”
    pela primeira vez lá no longínquo
    10/02/1980, dia da fundação dessa instituição criminosa (vide Toninho do pt e Celso Daniel) mas já era fácil de ver no que iria dar toda aquela conversa de um iletrado querendo dar-se bem enganando e induzindo a todos os seus seguidores de má índole já daquela época. Está ai o resultado. Espero que a partir de 03/10/2010, consigamos nos livrar desse pesadelo.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Luma!
    Passei para te desejar um dia feliz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Lumita, infelizmente amiga, há um fedor de ditadura no ar. Os que vêem golpe até nas suas sombras, se arvoram do alto de seus postos, onde mamam nas tetas de algum cargo público, a conclamar passeatas contra a imprensa golpista.
    Aprenderam direitinho com Chaves, o Ahma...(sei lá como se escreve) , a múmia do Fidel...arrumam emprego pros correligionários até na República do Burundi...e com isso a máquina está tão estufada que a economia do país não aguentará por muito tempo esse "armário embutido cheio de cabides" dependurados em cada autarquia, nos Correios, na Petrobrás, em tudo quanto é buraquinho onde caiba mais um rato petista.
    O presidente fala nas "zelite" mas tem feito de tudo pra pertencer a ela quando se aposentar. A cada dia mais um escândalo surge e pobres dos que ainda não enxergam o óbvio: a democracia corre grande perigo em nosso país. É nossa obrigação botar a boca no trombone. Eu leio O Globo e a Veja sim! São os que levantam as bandeiras e mostram a podridão. Querem que eu leia o que? A coluna do P H Amorim? Ou a Carta Capital?
    Esses sim, representam a nova direita, com ideias ultrapassadas que no fundo visam somente se locupletar e fazer negociatas por debaixo dos panos.
    Beijos indignados e todo o meu apoio!

    ResponderExcluir
  18. Luma querida, este seu post veio mesmo a calhar.
    O mais triste é que o "povo" anda mais cego que nunca...Há muito fui "alertada" por um médico venezuelano (que fora um contato de trabalho) que quem é amigo de 'Chaves' não pode ser boa coisa. Felizmente nunca votei em qualquer candidato do PT.
    Subtraem nosso país e querem subestimar e tolir nossa capacidade de racionalizar, refletir, criticar e contestar.
    Pelo amor de Deus, ainda vão eleger esta MULHER????!!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma! Quem começou contando meias verdades, ou manipulando a verdade foi Hitler, e deu no que deu. Rezo todos os dia por um milagre...
    Querida, tem selinho pra vc no blog. Beijos

    ResponderExcluir
  20. é lobby q não acaba mais.
    e amei a frase final. perfeito.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  21. Anônimo05:50

    Excelente postagem!
    Se o povo não abrir os olhos a ditadura volta...
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  22. Eu confesso que fiquei pensando se iria comentar ou não, por um simples motivo: estou com paciência curta com atual cenário onde tudo é culpa do outro e o brasileiro (nem todos, claro) tem essa estranha mania. A globo recebe pedras porque fez isso, aquilo e o senhor Lula resolveu seguir o bordão de alguns que juram que não assistem a "toda poderosa" mas a mesma tem audiência. Fizeram boicote contra a emissora durante a copa e deu no que deu: um fiasco.
    Agora é a vez do senhor todo poderoso e sua bandalheira escolherem uma sexta-feira para gerar caos na paulicéia para tirar de cima de seus ombros a culpa por atos falhos.
    Enfim, faz tempo que não gosto mais de política. Isso era algo que me ocupou durante meus anos de estudante, mas hoje, me embrulha o estomago e acho que o Brasil só será uma democracia de verdade quando o brasileiro não for obrigado a cumprir com os "seus direitos de cidadão". Porque sinceramente acho isso tudo muito engraçado. Chega a ser ridículo ouvir aqueles comerciais do TSE.
    Enfim, não vejo nenhuma possível mudança no atual cenário que aí está porque pelas pesquisas que estão sendo feitas, serão eleitos pessoas sem expressão, sem conhecimento e sem o menor comprometimento com os cargos em questão.
    Já me irritei muito com assunto Dilma e mais ainda com quem se diz emocionada com essa senhora sendo a primeira mulher eleita nesse país. Estou é lamentando muito. Esperava que ao acontecer isso fosse alguém digno, com virtudes e talento para representar a categoria, mas não será assim.
    E o PT continua sendo o que sempre foi, um partido que sonha fazer no Brasil o que tantos outros já o fizeram, por enquanto ainda não conseguiu, mas do jeito que vai...
    Bacio

    ResponderExcluir
  23. Luma eu já assinei o manifesto e o coloquei lá no meu blog. Espero que outros juntem-se a nós! beijos.

    ResponderExcluir
  24. Luma,
    assinei o manifesto e fico pensando que realmente tem muita coisa podre, que nós nem de longe ficamos sabendo, neste país.
    A desigualdade social só aumenta, talvez seja um reflexo de como anda a nossa consciência enquanto povo.
    talvez as dificuldades que virão possam amadurecer nosso país.
    Talvez...
    O que é triste é que muita coisa conquistada com lutas, esforços e vidas está sendo jogado na lata do lixo, como se não ouvesse menor significado.
    Como disse Jesus Cristo: "quem tiver ouvidos pra ouvir, que ouça".
    Os sinais se aproximam, dia a dia, e precisamos manter a calma pra os dias que virão, porque não conhecemos os planos já montados e em execução.
    Talvez chegará um tempo que tenhamos saudades da época que éramos livres para opinar e resolver coisas importantes.
    Um abraço.
    Parabéns pela oportunidade de esclarecimento que nos oferece.

    ResponderExcluir
  25. Pois é minha querida Luma, o que me deixa triste, é que essa povo vai governar o país por mais oito anos. Lamentável.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor