Telhado verde
Cobertura da Prefeitura de São Paulo (à esquerda), Prefeitura de Chicago (centro) e Trump Tower Center em Nova York (à direita) - imagem
Nas cidades em que as mudanças bruscas de temperatura acontecem no decorrer do dia - as típicas 4 estações do ano em um só dia - o telhado ecológico ganha espaço, como solução para manter o equilíbrio térmico. O cômodo abaixo de onde o telhado é instalado permanece com clima fresquinho durante todo o ano - não esquentando no verão e não esfriando no inverno.
Também usado para combater as ilhas de calor em espaços públicos onde existe pouca vegetação, muito concreto e asfalto - exemplo da passarela na avenida Rebouças coberta de plantas. A sede da prefeitura de São Paulo, onde existe o maior telhado vivo do país construído na década de sessenta [video], 70% das águas das chuvas ficam retidas e são absorvidas pelas plantas, o restante é armazenado para uso na limpeza. Este método também pode ser usado para evitar as enchentes nas cidades porque diminui a saturação das galerias de águas.
Também podem ser habitáveis, transformados em áreas agrícolas, dando proteção a cobertura da radiação ultravioleta que aumenta sua vida útil ou transformados em simples gramados para ser usado como o quintal de casa. O desafio é construir formas simples de telhados vivos que possam trazer benefícios ecológicos e sociais com baixo custo e acessível a todos.
A imagem acima, ilustra uma matéria que fala de uma tecnologia usada no Japão para instalação de jardins suspensos, gramados e até hortas orgânicas [leia +]
Saiba as vantagens desta biocobertura segundo o site Eco Telhado:
- Qualidade do ar: Através da fotossíntese e da aderência dos poluentes ao substrato, os telhados verdes agem como purificadores do ar urbano. O telhado vivo é também um aprisionador de carbono.
- Benefício Educacional: O telhado ecológico é a metáfora da sustentabilidade com efeito pedagógico para gerações futuras sendo, portanto, a cobertura ideal para prédios institucionais e escolas.
- Proteção do prédio: A cobertura vegetal em um prédio elimina a concentração de calor evitando a dilatação e protegendo o prédio contra trincas. O substrato absorve também as chuvas ácidas. Estes dois fatores elevam a vida útil da construção.
- Pluvial: Pela retenção de água e diminuição do fluxo a laje vegetada contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva.
- Biodiversidade: Com o crescente desenvolvimento das cidades e de áreas rurais, espécies vegetais e animais têm sido expulsas de seu habitat natural. A cobertura vegetal ou telhado de grama é ferramenta fundamental para a sobrevivência e continuidade da manutenção da vida no conceito urbano que se forma a partir de agora. O telhado ecológico é a solução para cidade moderna.
- Acústica: O teto verde diminui a reverberação ao absorver e isola ruídos.
- Aquecimento Global: O telhado verde diminui significativamente a necessidade de energia para climatização de ambientes, contribuindo assim para a diminuição de emissão de CO2 e de suas consequências.
- Conforto Térmico: O telhado verde proporciona excelente conforto ambienta, pois além do isolamento térmico, ele age por evapotranspiração, perdendo a energia de evaporação da água por ele retida. O telhado vivo também consome energia pela fotossíntese.
- Ilhas de calor: Pela evapotranspiração auxilia no arrefecimento de centros urbanos. A continuidade dos telhados ecológicos na cidade influi muito significativamente para o conforto ambiental das áreas mais urbanizadas.
- Valorização do Prédio: Pelos seus benefícios confere ao prédio um maior valor no caso de venda.
- Psicológica: O ser humano reage positivamente a espaços naturais verdes, opondo-se a aridez do concreto e do asfalto. Aumenta o senso de comunidade. Pesquisas apontam a rapidez de curas em hospitais onde os paciejapan_green_roofntes tem a oportunidade de entrar em contato com áreas verdes. O telhado de grama ou ecológico é a realização da utopia de viver em meio à natureza mesmo cercado de prédios.
- Lazer: No caso de laje plana o telhado de grama se transforma em uma área de lazer.
- Produção de Alimentos: A cobertura verde pode ser aproveitada para horticultura com grandes vantagens principalmente no caso de projetos de casas populares. A produção de alimentos próxima ao consumo, tem sido apontada com elemento de sustentabilidade na idealização da cidade do futuro
Apesar do Brasil ainda engatinhar na procura pela nova tecnologia, a demanda de novos e antigos imóveis pela cobertura vegetal tem crescido em projeção geométrica e já existe um movimento pela troca do telhado em seguimentos industriais, supermercados e shoppings centers.
O telhado verde também é coletor de poeira, o que ajuda a evitar doenças alérgicas em crianças e deveria ser usado em larga escala, tanto em residências, como no comércio e prédios, pois sua instalação é simples, não dá trabalho de manutenção e ajuda o meio ambiente.
O Luz de Luma contribuindo para uma vida mais sustentável! Seja verde e participe do encontro de amigos e blogueiros "Colorindo a vida", promovido pela Glorinha Leão no seu blogue "Café com Bolo"
*Agradeço a todas as palavras de incentivo e carinho, deixadas nos dois últimos posts! Sem querer parecer clichê "Nada como um dia após o outro". Ah, o que seria da internet sem os bloggers?
Boa semana!!
O telhado verde também é coletor de poeira, o que ajuda a evitar doenças alérgicas em crianças e deveria ser usado em larga escala, tanto em residências, como no comércio e prédios, pois sua instalação é simples, não dá trabalho de manutenção e ajuda o meio ambiente.
O Luz de Luma contribuindo para uma vida mais sustentável! Seja verde e participe do encontro de amigos e blogueiros "Colorindo a vida", promovido pela Glorinha Leão no seu blogue "Café com Bolo"
*Agradeço a todas as palavras de incentivo e carinho, deixadas nos dois últimos posts! Sem querer parecer clichê "Nada como um dia após o outro". Ah, o que seria da internet sem os bloggers?
Boa semana!!
Olá Luma!
ResponderExcluirGrande idéia você teve ao abordar este assunto. Outro dia ainda recebi um email tratando de um projeto de prédio auto sustentável.
Acho interessantíssimo!
Eu mesma saí de São Paulo para perto do verde por não agüentar mais o excesso de concreto e asfalto!
E viva o verde! Sejamos verde!
Um beijo
Astrid Annabelle
Eu vi esta matéria. Achei o máximo!!
ResponderExcluirbj
Já que os pisos das grandes cidades estão impermeabilizados, não custa muito investir nas ilhas verdes de conforto. Mas acredito, que só se virar lei, pois a consciência ecológica da maioria é pequena
ResponderExcluirbjs
Muito bem lembrado. Os telhados verdes só tem benefícios a oferecer né? Não sei o custo para se fazer algo assim, mas creio que ainda que seja 30% mais caro que o convencional, a qualidade de vida deve ser levado em conta não é mesmo?
ResponderExcluirJá tinha lido sobre as hortas suspensas, inclusive em escolas. Achei muito legal!
Graças a Deus, apesar de morar na Grande São Paulo, vivo cercada de muito verde. É bom demais!
Bom dia dona Luma, rs
ResponderExcluirTudo bem com vc menina?
Olha, eu adoro telhado verde e o primeiro que eu vi foi o da atual prefeitura e me apaixonei, mas infelizmente aqui em casa não dá pra fazer isso. Mas quem sabe consigo isso numa casa futura. hehehe
Tenho muitos planos nesse sentido.
Grande abraço menina
Olá Luma,
ResponderExcluirGostei bastante do seu post. Embora me interesse sobre tudo, que possa ecologicamente melhorar a vida das pessoas, ainda não tinha visto, nem lido nada sobre estas zonas verdes no topo dos edifícios e as suas múltiplas vantagens. Não sei mesmo se por cá já se investe nisto.
Saio daqui com um conhecimento de algo, que considero muito interessante. Obrigada.
Beijinhos,
Manú
Excelente abordagem, eu desconhecia estes biotelhados, sobretudo em SP e achei os benefícios maravilhosos. Tomara que novas construções tenham esta preocupação.
ResponderExcluirGrande beijo!
Janeisa
É, eu lembro de uma época que passava na tv uma espécie de campanha para que os prédios pintassem a cobertura de branco, para diminuir o aquecimento global. Não sei se ainda passa...
ResponderExcluirBranco reflete o calor.
Branco e verde são minha atuais cores preferidas.
Um abraço e...
Outro dia li num outro blog que LUTO é um verbo para ser conjugado no imperativo. Lembrei de você, Luma. Lute.
Michelle
verde é sempre bom faz bem a alma e aos olhos, acho lindo os jardins suspensos, existe também as famosas casas inteligentes que além do jardim, tem todo espaço aproveitando o sol para gerar energia, juntamente com os materiais reciclados. Isto é muito bom, e a natureza agradece.
ResponderExcluirBjs, uma boa semana
Luma,
ResponderExcluirAcho isso simplesmente o máximo e vi esta torre do Trump Tower no ano passado, fiquei boquiaberta olhando pra cima. É lindo demais!
E a Prefeitura de Sampa tá de parabéns com esta bela idéia.
um beijão carioca
Bom post, Luma! Me fez pensar sobre o assunto. :) Boa semana!
ResponderExcluirPara mim é uma novidade,mas tomara que vire moda,o meio ambiente agradeceria!
ResponderExcluirbjs Luma
Não é propaganda, mas informação.
ResponderExcluirUm copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.
Telhado Verde
www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm
Painéis Verticais
www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm
Recuperação de Áreas Degradadas
www.cocoverderj.com.br/concha.htm
ter a casa fresquinha o ano todo...isso é genial...nao posso esquecer disso no dia que me transferir para o Brasil...
ResponderExcluirUm beijoca pra voce queridona...
Meire
www.meiroca.com
OS telhados verdes, ou mesmo os telhados brancos - mais simples e baratos - seriam a solução para esses problemas das grandes cidades e melhorariam muito a qualidade de vida do habitante urbano. Mais uma questão de boa vontade do que de dificuldades técnicas.
ResponderExcluirLuminha, vc tá de volta uhu!!!
ResponderExcluirE com esse post que tá o máximo! Já tinha ouvido falar em telhados brancos como ecologicamente corretos, mas vredes, nunca!
Legal demais isso...e eu, como defensora dos animais e da mata, feiticeira do bem...agradeço esse lindo e ecológico post!
beijinhos mil
Olá, que post bem pontuado! Parabéns! Atual e edificante...
ResponderExcluirBjs esverdeados e ótima semana!
Nossa Lumitcha !!! Como eu tava com saudades, acostumei a vir passear por aqui.. senti falta !
ResponderExcluirAcho magnifico o homem tentar reverter a situação! Eu moro numa casa enorme e com um gramado lindo cheio de arvores frutiferas (16 ao todo)... adoro ficar descalça .. pisando na grama..sentindo a naureza no meio dos meus dedoes.
Bjks e ve se nao some mais !!
Ei, Luma, parabéns pelo seu post!
ResponderExcluirJá faz algum tempo que ando pensando neste tipo de telhado para o prédio onde moro. Gostaria de qulquer hora conversar com um engenheiro sobre como fazê-lo. Acho que deveria ser lei, para que todos fizessem.
Bjinhus.
Caramba!
ResponderExcluiragora sim, tive uma didática aula sobre os benefícios do verde. Engraçado isso, a gente corre prá lá, corre prá cá e não se dá conta do todo que um telhado verde pode nos proporcionar. Obrigada pela magistral explicação. Foi muito bom vir aqui.
Grande abraço
Muito bacana seu post Luma, se todo mundo tivesse essa consciência, viveriamos em uma cidade melhor. Força, o q precisar pode contar comigo. Big Beijos
ResponderExcluirGosto muito da ideia de humanização que essas paisagens trazem. Nossa moderna "vida vertical", sempre enclausurados em escritórios ou apartamentos cada vez mais minúsculos, nos rouba o contato com a natureza. Essa proposta vem resgatar esse convívio saudável.
ResponderExcluirAbraço!
Obrigada, amiga! ainda está de pé o convite para postar no Faça a sua parte!
ResponderExcluirbeijo,menina
Denise Rangel
Interessante e bem bolado teu post!um beijo,tudo de bom e parabéns pela linda participação!chica
ResponderExcluirOi Luma, valeu pelo comentário la no meu blog!
ResponderExcluirE que bacana é o seu! Cheguei agora e tenho que ter tempo pra ler com atenção.
Essa idéia de teto ecológico é bem bacana!!!Parabéns pela divulgação.
Bjs
O verde é importante, acho que deveriam popularizar mais estes jardins suspensos!
ResponderExcluirUm beijo!
Estas soluções são magníficas, tanto no aspecto ecológico, como estético.
ResponderExcluir(Um beijinho, pelo post anterior)
Excelente!!!!!!!!!!!!! Faz tempo que não venho aqui. Vou colocar seu blog em minha lista para vir mais vezes, seu blog tá ótimo.
ResponderExcluirE adorei seu coment bem humorado lá no meu espaço tb. Vc é sempre bem vinda!!!
bjo
Olá Luma,
ResponderExcluirMuito interessante seu post. Espero um dia ver muitos tetos ecológicos.
Fique bem.
Bjs mil
Olá!!! Muito obrigada pela visita Luma. Amei seu post. Queria um telhado desses, rsrsrs!!!Ahhh outra coisa a chamada do seu Blog é simplesmente perfeita! Parabéns e linda semana!
ResponderExcluirSabe Luma, vi numa super interessante antiga falando sobre os telhados verdes, sendo que se todas as grande cidade adotassem a pratica, a temperatura teria um declinio de 4 graus celcius perante a temperatura que ela enfrenta...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Luma.
Um abraço.
Que ideia maravilhosa essa do telhado verde. Perfeito demais!!
ResponderExcluirNossa, agora agradável mesmo deve ser dentro dos apartamentos, casa...
Belíssima ideia!!
Tá tudo bem Luma?
Beijos pra vc...
Olà Luma, primeira visita no seu blog e te digo que A-DO-REI !
ResponderExcluirMuito bom abordar este assunto pois as grandes cidades seriam mais humanas com tetos e muros vegetais.
Aqui em Paris temos o Musée du Quai Branly que ficou super legal.
Continue sensivel e inteligente.
Abraços
Laura
Uma ideia para colmatar o desgaste do Planeta e, ainda por cima, criando espaços de fruição. Excelente.
ResponderExcluirBeijo
Olá Luma,
ResponderExcluirA preservação da Natureza é um assunto que muito me interessa, mas confesso ainda não ter visto matérias relacionadas aos ECOTELHADOS.
Muito intessante e oportuno seu post.
Que bom ter compartilhado conosco essas informações, certamente vou me inteirar mais sobre essa idéia preciosa!!!
Fiquei feliz com sua amável visita e agradeço seu comentário lá no FAZ DE CONTA.
Um abração carinhoso,
Regina Coeli
e veio pra fechar um projeto que estou terminando na pós, em ótima hora... obrigado por compartilhar :).
ResponderExcluirno mais, só duas palavras: tudo passa. Ótimos dias pra ti, beijos!
Oi Luma
ResponderExcluirParabéns por este post ecológico.
Gostei muito do seu espaço e vou segui-lo.
Obrigada por ter me visitado e deixado as suas considerações.
bjs, Norma
Vir conhecer o seu blogue deu-me
ResponderExcluirpara conhecer algo sobre o aproveitamento do verde e com isso
melhorar o nível de vida das pessoas que desconhecia.No meu país
(Portugal) as câmaras apostam muito
no betão e muito pouco no verde,
aliás têm destruído muito verde...
Gostei de estar aqui, voltarei
com prazer.Obrigada pela visita ao
meu blogue.
Beijo/Irene
Beijo/Irene
Pois é, Luminha
ResponderExcluirEu tomei contato com estes telhados vivos quando pesquisava para meu livro sobre o ator Brandão. Lá na terra dele, os Açores, as casas antigas tinham telhados cobertos com terra. Os passarinhos deixavam cair semente dos bicos sobre eles e eles floresciam.
Deve ser bem legal morar numa casa assim...
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Luma
ResponderExcluirQue bom que vc visitou meu blog, assim eu pude conhecer o seu e aprender sobre os telhados verdes.
Já pensou se em cada prédio novo que surgisse em SPaulo(só aqui na minha redondeza tem uns 30) fosse obrigatório fazer isso? Pelo menos já melhoraria.
abs
Luma, vc acertou! É branca a próxima cor! Vai botando a cachola pra funcionar que é a última ein? Se bem que vc nem prcisa se esforçar muito pra cachola funcionar...hehe...beijos.
ResponderExcluirOlá Luma!
ResponderExcluirAdorei o seu verde! Os jardins suspensos sempre fizeram parte do meu imaginário, agora aprendi que além da beleza só trazem vantagens... Um grande bem haja! Bela pedagogia!
Beijos***deFada
adorei sua postagem, adorei suavisita, bjs
ResponderExcluirOi Luma!
ResponderExcluirGostei da "area verde" : faz bem ao olhos e à vida. Linda matéria.
beijos querida, espero que estejas bem.
Com carinho,
Oi Luma!
ResponderExcluirEste assunto me interessa bastante. E as novidades em construções similares a estas não param de surgir. Sempre que posso ou consigo, acompanho pela TV programas que tratam do assunto.
Se não tivesse ficado desempregada, este ano estaria cursando a Arquitetura, justamente pela paixão por trabalhos e idéias inovadoras nesta área.
Enquanto isso vou fazendo minha humilde contribuição por uma vida mais sustentável.
Adorei seu post!
Bjs,
Aline
Amei os projetos dessa nova maneira de trazer o verde para casas,prédios,comércios etc. Tomara que comece logo a implantação dessses beneficios nas construções ,resolveria uma porção de problemas juntos sem agredir o meio ambiente,muito pelo contrário. Adorei! Montão de bjs e abraços
ResponderExcluirÉ uma excelente idéia, principalmente para as metrópoles conhecidas como selvas de pedra.
ResponderExcluirBelíssima a imagem sobre um prédio do Japão, muito natural eu meio ao concreto da cidade!
Gostei imenso deste post sobre uma matéria fantástica e tão desaproveitado por muitos países.
ResponderExcluirJá há uns anos vi vários prédios em Paris que utilizam o mesmo método e o meu encantamento a ver "prédios com autênticas cabeleiras verdejantes".
A prefeitura de S.Paulo está genial.
Portugal como sempre além de pequenino os governos sucessivos não aprendem "como aproveitar águas fluviais e pouparem em gastos energéticos" e já não deve ser viva, mas muito engano daqui a 30/40 anos só haverá auto-estradas e barragens. Apre!
Beijocas e obrigado por este banho de cultura
Vim agradecer sua visita, e acabei aprendendo coisas que nem imaginava existir nos telhados dos arranha céus pelo mundo afora!
ResponderExcluirótimo e educativo post,
parabéns pelo blog!
Renata
www.eternosprazeres.blogspot.com
Adorei seu post verde e seu cantinho também.. Voltarei,
ResponderExcluirBjos
Fran
Oi Luma,
ResponderExcluirÉ uma boa ideia. Mas pergunto-me se isto só será possível em edifícios construídos tendo este eco-telhado em mente.
Faço esta pergunta, porque em Portugal os prédios estão tão mal feitos (devido à procura do enriquecimento fácil) que se eu pusesse um jardim no meu terraço a estrutura do mesmo talvez caísse na minha cabeça...(lol estou a rir, mas é verdade).
Vou investigar mais sobre este assunto.
Beijos
Este assunto é muito importante nos dias de hoje, escrevi no meu blog a visão do mercado imobiliário sobre as bio coberturas ou telhados jardim. Espero que goste, http://raonikoury.blogspot.com
ResponderExcluir