Mar, câmera e ação
imagem
Observando a imagem acima, você pode notar a absorção da luz pela água conforme a profundidade (distância) aumenta em relação ao nível do mar. A perda da cor, contraste e cálculo de distância entre objetos é facilmente sentida conforme aprofundamos, mesmo que se mergulhe em piscinas. Para fotografar no fundo do mar é preciso combinar duas técnicas bem simples: posicionar a câmera o mais próxima possível do objeto a ser fotografado (objetivas angulares grandes) e o uso de flash de preenchimento.
Isto é básico, mas lógico que existem algumas técnicas que somente com a prática é garantida. Se tiver algum fotógrafo subaquático por aí, diga 'Eu!' - podemos trocar figurinhas por e-mail, já que não falarei sobre algo que não interessa a muita gente.
Acima, uma das lindas fotos vencedoras do Campeonato Brasileiro de fotos subaquáticas 2009. Para ver as demais fotos participantes, clique no link.
O citado campeonato foi organizado pela Comissão Nacional de Foto e Vídeo Subaquático e pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos - realizado em Arraial do Cabo, entre os dias 17 e 22 de Novembro último - contou com a participação de 22 fotógrafos, 4 embarcações e muitos curiosos.
O prêmio foi dado ao pentacampeão brasileiro Luiz Fernando S. P. Cassino, presidente da Comissão Nacional de Foto e Vídeo Subaquático e medalha de prata no mundial da Coréia do Sul, em Maio deste ano. Ao campeão foi concedida a graça de concorrer no Mundial da Turquia em 2011.
A competição é aberta à qualquer mergulhador profissional credenciado, que teve boa colocação no Grande Prêmio Brasil Proacqua de Fotosub.
Se eu participei? Só farofando!
Arraial do Cabo é a nossa "Capital do Mergulho" e o terceiro melhor destino para a prática deste esporte no Brasil. As águas são límpidas e os mergulhadores estão sempre vigilantes para que não haja a destruição da grande profusão de corais.
Não muito distante, na Ilha do Papagaio, a primeira do arquipélado cabofriense, o cenário reinante começa a mudar com a ocupação do homem, onde o lançamento das âncoras das embarcações, tornou-se o principal motivo do desaparecimento de 80% dos corais, que ficavam a 50 metros dos costões, afastando os peixes que habitavam o local.
Os mergulhadores que fazem prática da caça submarina se ressentem e estão alarmados com a quantidade de lixo, que vem se acumulando no fundo do oceano, mudando completamente a paisagem marítima.
Os corais são animais invertebrados e de importância extrema para a vida. Eles são responsáveis por 80% do oxigênio produzido no planeta. Você sabia?
Alguns fenômenos naturais, também estão na lista de vilões, como o El niño e El niña, que destruíram até o ano 2000, 16% dos recifes.
Medidas deverão ser tomadas em um futuro próximo, onde tarda a discussão para a criação de recifes artificiais e de um "parque marítimo" para a ilha, a fim de ajudar a recompor o ambiente marítimo, além é claro, do uso consciencioso das embarcações.
Em tempo: Este post estava programado para ir ao ar, na primeira hora do dia 02. O Blogger mais uma vez brincou comigo! Além do que, peço à vocês, usarem o sistema de comentários do haloscan, já que o sistema de comentários do blogger vem apresentando bugs e sem pedir licença, engoliu vários comentários.
Agradeço a Sônia Mascaro do Leaves of Grass, que abriu mais uma vez a possibilidade para que possamos manifestar o nosso lado ecológico com o "Ecological Day". Participe também!
Really interesting the difference of light following the depth. Very nice post.
ResponderExcluirHappy Ecological Day!
Bom dia Luma. Nunca participei e estou aqui na caixa do blogger fazendo um comentário. Por via das dúvidas, comento nos dois.
ResponderExcluirBeijos.
Anny.
Imagens do fundo do mar são sempre muito lindas. Só não é legal quando para isso acontecer, como consequência haja a destruição do meio ambiente. O bom é quando acha-se um ponto de equilíbrio para que tanto o ecossistema possa existir sem prejuízos e nós, homens, possamos curtir um pouco da beleza que há nisso tudo. ;)
ResponderExcluirLuma, você uniu informações sobre a importância da preservação dos corais a fotos lindíssimas, muito legal. Linda participação no "Ecological Day".
ResponderExcluirUm grande beijo.
Depois de um post desse dá vontade de fazer mergulho.
ResponderExcluirBig Beijos
Pois...LUma. Sou animal da planície...
ResponderExcluirBeijinho
This are beautiful photos of the deep sea.
ResponderExcluirBeijos,
Paz
Sou apaixonada por fotos.
ResponderExcluirMesmo sendo peixe fora d'água a respeito desse tema. Rs
Beijos!
Adoro fotografia mas sou uma negação na água..jamais conseguirei mergulhar para fazer isto!
ResponderExcluirVocê apenas farofando, dúvido...
ResponderExcluirMas o post é bom mesmo para fazer pensarmos o que temos feito com o nosso planeta, há um tempo atrás, passou na MTV brasileira (algo de um mês e meio) um documentário daquela area no oceano pacifico que está acumulando lixo, durante a viagem do pessoa de filmagem, se viu de tudo, bolas de plastico flutuando pedaços de de um a cinco centimetro de plastico boiando, mas o que me chocou mesmo, foi um pedaço de rede que estava boiando que simplesmente acumulou mais pedaços de outros tipos de rede, só para ter idéia, era algo do tamanho de um homem e algo de 70 centimentros de largura...
Foi bizarro.
Fique com Deus, menina Luma.
Um abraço.
Luma, adorei a sua participação! A imagem dos corais está lindíssima e as informações interessantes e importantes. Eu não tinha idéia de que os corais são responsáveis por 80% do oxigênio produzido no planeta.
ResponderExcluirVou também seguir os links para ver as outras fotos.
Muito obrigada por sua participação no Ecological Day, excelente como sempre.
Beijos.
PS: Obrigada por me avisar sobre o link errado. Já arrumei e aproveitei para conferir os outros.
Bjs.
Muito obrigada pelas boas-vindas. Mas tem tanta coisa nova nesse mundo virtual que eu estou meio perdida... bem, tenho mesmo que voltar aos poucos. Muito bom seu post, com belas imagens. Parabéns.
ResponderExcluirEu sou do mar, feita de mar, pra onde sempre volto.
ResponderExcluirE, como tal, defendo e apoio.
E acho muito bom, muito bom mesmo, termos na Blogosfera mentes pensantes como a sua.
Dica: já mergulhou em Paraty? Minha terra é lindaaa!!
Bjs e Deus tenha misericórdia do planeta que criou,
Lala C.
Adorei as fotos, visual fantástico! bjs
ResponderExcluirLuma, quem não ficou morrendo de vontade de praticar mergulho??? Ai... ai... se caio num mar desse, vai ser difícil sair, viu? E é com tristeza que vemos essas belezas tão depredadas.
ResponderExcluirUma noite de paz!
Bjs.
Luma Rosa, que é esta foto ?? Coisa linda !
ResponderExcluirAmo fotografias, só nao me arrisco entrar tão fundo na água...
Bjks , e lindissimo post.
Olá, Luma..
ResponderExcluirOxigênio produzido por corais= 80%, isto quer dizer que sem os corais, portanto, respiramos: gases..
Eu li em algum lugar de que havia um povo misterioso que não tinha o hábito de respirar o "ar", mas,sim "gases"..
Tenho um grande respeito pelo mar, e, apesar de ser do signo de caranguejo, sou "kanazuchi"..
As fotos ficaram ótimas!!
Tchauzinho
um post fabuloso focando a grande importância dos corais na natureza, mas que o homem teimosamente tenta destruir e eles teimosamente tentam sobreviver.
ResponderExcluirApesar de ter feito natação competitiva e por vezes "em mar aberto".Embora as praias de Portugal sejam geladas mergulho em piscinas e mar sem qualquer problema, nado sem medos, mas desde que me conheço jamais em tempo algum seria capaz de fazer "mergulho" com todo esse material, eu hem? não sou peixe e já tentaram mas até hoje ninguém me convenceu. É isso e andar de barco ou barcarola, prefiro ir a nado
As fotos estão um must e obrigado por tudo que li.
Beijos
Que lindo! Tenho grande fascineo sobre o fundo do mar. É um privilegio ser mergulhador e fotografo marinho,suponho quese aprenda a ver a vida na superficie com grande relatividade. La embaixo é bem mais bonito. Quer dizer, para quem mora em SP, mas quem te acesso a Arraial do Cabo deve ter duvidasa respeito desse campeonato de beleza. Praia ou fundo do mar?Nossa, maravilhoso.
ResponderExcluirBeijos da Cam
Lindas fotos! Quem ganhou mereceu o prêmio. Um óptimo dia para ti. Beijinhos
ResponderExcluirGraças a Deus temos fotógrafos maravilhosos, já que o fundo do mar é um mistério pra maioria das pessoas!
ResponderExcluirEsse post foi demais! Além das informações sempre precisas, ainda ficamos deslumbrados com as fotos!
Parabéns Luma!
Beijão
Luma querida,
ResponderExcluirVocê ficou simplesmente bárbara na foto e adorei o post mais uma vez alertando sobre a importância desse ecossistema tão lindo e frágil, sujeito às barbáries humanas e que temos que ficar atentos, por isso:
CONVIDO A TODOS QUE PASSEM NO BLOG:
http://movimento-natureza.blogspot.com/
E VEJAM O VÍDEO DO GREENPEACE SOBRE, JUSTAMENTE, O QUE VEM ACONTECENDO AOS OCEANOS DO MUNDO TODO, REDES ENORMES DO TAMANHO DE UM CAMPO DE FUTEBOL ARRASTANDO TODA A VIDA MARINHA E EM POUCO TEMPO O QUE RESTARÁ?
Desculpe-me as letras maiúsculas, mas é para que todos leiam e assinem a mais um manifesto sobre este caso aterrorizante que vem acontecendo nos dias de hoje.
um super beijo carioca
Luma, perfeito. Beleza e imagem e preservacao. E te digo eu conheco bem este cantinho. Christian uma vez fez mergulho...
ResponderExcluirBjao
Adorei as fotos!! E bem lembrada o problema da devastação do fundo do mar, um dos ecosistemas mais ricos do planeta.
ResponderExcluirAdorei o post, fiquei aqui a imaginar que há uma pequena parte do mundo que ainda está a salvo, mas ao mesmo tempo fiquei a pensar "por quanto tempo ainda?".
ResponderExcluirSei lá, o ser humano investe dinheiro em tantas coisas inuteis e o tempo esta passando e a gente não sabe como será o amanhã. A bem da verdade a gente até consegue imaginar, mas não consigo evitar pensar porque querem esperar pelo último momento pra fazer algo que é super simples.
Ontem mesmo, vieram me falar do tal 2012 dos Maias eu não consegui evitar achar graça porque com tantas coisas mais importantes para discutir, querem discutir o fim do mundo, esse mesmo que cada um de nós vem desenhando há anos.
Eu sei que o seu post não é exatamente sobre isso, mas é que ao ver cada uma dessas imagens me fez pensar em todas essas coisas.
Vou-me, antes que eu "desenhe" outras possibilidades em minha mente. Beijos
Luma querida, mas uma lição! Não sabia da importância dos corais.
ResponderExcluirPelo que entendi és tu na foto, junto com os rapazes e pelo teu avatar(?) sempre achei que fazias mergulho ou coisa parecida.
Acho muito legal, mas acho que nunca faria, morro de medo.
As fotos são lindíssimas!
Bjim.
Queridos amigos,
ResponderExcluirÉ com aquele SORRRISO ENORME que viemos dar as boas novas. O Néctar da Flor ganhou o 1 lugar na Gazeta dos Blogueiros. Não teríamos chegado a essa colocação se não fosse o apoio e a consideração de todos. Queremos dizer que o troféu não é nosso, o número 1 faz parte de uma família que construímos nessa blogosfera. Então, meus amigos, somos o número exato pra multiplicação exata de carinho.
Beijos jogados no ar, SEMPRE!
Oi Luma.
ResponderExcluirFoto subaquática é um assunto que raramente ocupa os meus pensamentos. Na verdade, acho que isto acontece apenas quando vejo alguma referência aqui no Luz. Mesmo sendo uma nulidade no tema, gostei das fotos.
Quanto aos posts programados, também fui vítima de uma falha do blogger na virada do dia 31 para o dia 1°. É o que eu chamo de mistérios da web.
Beijo pra você.
Mar, Ilhas, Mergulho, Praia... essas coisas são a sua cara...rs
ResponderExcluirbeijo
A imagens são lindas e as refrências a preservação da vida marinha são mt importantes.
ResponderExcluirSe tem uma coisa que eu ainda gostaria de fazer é mergulho; deve ser d+!
bjo LUma
Menina, afinal você não é só campeã na escrita.
ResponderExcluirQue foto linda. Eu gosto imenso de ver as reportagens do fundo do mar pela TV, mas jamais seria capaz de mergulhar.
Quando vivia em Moçambique, tentei ir ver os recifes mas não tive coragem.
Um abraço
Gostei muito da sua participação, fiquei aqui, imaginando o prazer em fazer fotos assim, a natureza é mesmo um show a parte, pena que a gente não respeite tudo isso como realmente se deve, não é mesmo? Grande abraço menina
ResponderExcluirMe dá medo só em pensar que tudo isso pode desaparecer. Já imaginou essa história do pré sal (eu sou contra) porque se acontece um desastre? E outro dia eu li que não há como você fazer jorrar o tal do ouro negro sem antes ir para o ar milhares de litros de lama negra. E pra onde iria tudo isso? Para as aguas do oceano, claro. Credo. Beijitos
ResponderExcluirLuma, que imagem bela!
ResponderExcluirMeu irmão já teve a oportunidade de mergulhar, é realmente incrível!
beijos!
Voce deixou espaço para comenta os baloezinhos ? Por que nao esta aparecendo onde se comenta. Ou é semcomentarios literalmente? Eu acho que o melhor deles, embora nao seja um concurso de "abobrinhas", esse da Fernanda Youg socorrinho ne? Eu achei o melhor o do Johny Deep, tudo a ver om o escrito antes.
ResponderExcluirBeijos,
Cam