Segurança, ética e política

Quem acompanha este blogue, sabe que na semana passada expus um caso de plágio acontecido com o "Luz", mas não pensem vocês que expus porque simplesmente 'aconteceu' - na verdade, desde que comecei a blogar, os plagiadores (copiadores) me acompanham e somente os casos mais esdrúxulos, exponho no "Luz". A semana passada foi o tal professor que mantém o blogue de uma escola, uma blogueira que posta no blogue do plágio, santinhos e orações (imagino que ela nem saiba que incorreu em um crime) - mas ela tem outros blogues, engraçado, ela também é professora licenciada, pós-graduada em educação especial (...) - e mais dois blogues, um de Portugal e outro de Angola, que 'pegaram' distraidamente um 'textinho' no "Luz".

Para blogar, não podemos descuidar e o plágio, se nos ronda, devemos aprender a nos proteger e identificar o plagiador. A nossa melhor defesa é a informação e saber como proceder, quando acontecer.

O blogue também pode sofrer outras agressões, como ser invadido, já pensou nisso? Roubos de senhas e tantos outros acidentes, melhor prevenir! A questão da segurança em blogar é assunto que o Sérgio Estrella adooooooooooora falar no Ice Breaker e por isso, ele escreveu um livro e disponibilizou para nós. Não é o máximo?

Fiz a minha leitura prévia e foi super aprovado! Hoje é o dia do lançamento oficial do eBook Blogger Seguro do iceBreaker e juntamente com outros blogues, o "Luz de Luma" participa desta festa!

blogger_seguro

Todo o material está em formato pdf e os links para baixar o seu eBook, seguem: No Google Sites, No Windows Live Skydrive e No DivShare.

Viu que presentão? Os artigos são super explicados, detalhados de uma forma que até os menos entendidos em "Blogger" entenderão. E é de graça! (rs*)  

Falar das coisasSarney_charge

As coisas, por detrás de nós,
exigem: falemos com elas,
mesmo quando o nosso discurso
não consiga ser falar delas.
Dizem: falar sem coisas é
comprar o que seja sem moeda:
é sem fundos, falar com cheques,
em líquida, informe diarréia.

(João Cabral de Melo Neto, Agreste, Nova Fronteira, pag. 86 ed.1985)



A sociedade brasileira se modernizou do ponto de vista econômico, humano, tecnológico, nas comunicações, mas não avançou politicamente. E a política não consegue renovar seus métodos porque não renova seus personagens. Se olharmos o cenário sugerido para a eleição presidencial de 2010, a rigor, não temos nada de novo. Dilma Rousseff foi de uma organização de esquerda na década de 60. José Serra foi presidente da UNE em 1964. Aécio Neves é neto de Tancredo. Qual a renovação aí? Além disso, é repetitivo dizer, mas é a pura verdade, temos um problema de sistema eleitoral e de representação. O voto no Brasil ainda é baseado em currais. Quando um deputado diz que está se lixando para a opinião pública é porque ele não depende mesmo da opinião pública, dos leitores de jornais, da sociedade política. Ele depende da ponte que, na relação com o Executivo, conseguiu mandar fazer naquela pequena cidade em troca de alguns votos, depende da relação com o prefeito, com os apadrinhados que ele emprega e lhe pagam agindo como cabos eleitorais. Esses são mecanismos muito enraizados, inclusive porque o eleitor prefere manter esse tipo de relação despolitizada com a política. É uma relação que não passa pela cidadania, mas pelo interesse pessoal. De novo, qual a renovação aí? O resultado é que, diante de tanta mesmice, parte da sociedade prefere se retirar a participar, começa a achar que política é coisa para malandro. Não é. Mas, quando se acredita nisso, a malandragem agradece [leia +]

Quadrilha de políticos
Foto original Marc Klein

“O voto pertence ao eleitor, não ao eleito, que é apenas seu delegado. Traindo-o, o parlamentar deve perder o mandato” Cezar Britto, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Enquanto a reforma política e eleitoral não vem, enquanto existirem cargos de suplência, revogação de mandatos, os currais eleitorais e o comodismo da população - a parcela da população não politizada comandará os resultados das eleições neste país. Por isso, os mais 'esclarecidos' precisam se manifestar contrariamente a esse patético cenário, para não dizer do espetáculo que assistimos no dia a dia do senado, que já foi no passado, o auge de uma carreira política.

Sugere Cézar Brito, presidente nacional da OAB que todos os 81 parlamentares que compõem o senado renunciem e que sejam convocadas novas eleições legislativas. Esta seria a condição ideal para que a casa recuperasse sua credibilidade e não ser mais confundida com os que agora participam de seu quadro.

É vergonhoso para os cidadãos de bem, que após 11 denúncias e representações no Conselho de Ética, o presidente do senado ainda se mantenha no cargo. Lógico, que Sarney não está sozinho - todos os senadores são coniventes - são todos farinha do mesmo saco? Com o arquivamento, Lullinha e Sarneyzinho manteem a quadrilha armada e foi-se embora as chances de punições, censura, advertência ou mesmo a cassação do mandato do imortal José Sarney.

Falando em imortal e no poderoso chefão da quadrilha, a TV Vale Tudo disponibilizou no Youtube um espetáculo de contradições históricas. Veja como Lullinha e Sarneyzinho dançam conforme a música. O filme é montado por Jaime Gimenez e são recortes do filme produzido por Luíz Carlos Barreto, reportados por Glauber Rocha e Fernando Duarte.

O DO teve a feliz idéia de convocar os blogueiros a demonstrarem suas indignações e dia 15, às 14hs estão marcadas manifestações em 14 cidades do país e deve comparecer os brasileiros que querem a renúncia do presidente do Senado, o Sr. José Sarney.

Manifestação organizada pela comunidade Fora Sarney no Orkut. Veja os locais nas capitais relacionadas abaixo:
  • São Paulo - MASP,
  • Rio de Janeiro -Posto 6, Copacabana (em frente à rua Souza Lima),
  • Porto Alegre - Arco da Redenção
  • Belo Horizonte - Praça Sete
  • Londrina - Calçadão em frente ao Banco do Brasil;
  • Florianópolis - Trapiche da Beira Mar Norte;
  • Recife - Avenida Conde da Boa Vista, em frente ao shopping Boa Vista;
  • Curitiba - Largo da Ordem 9 (onde ocorre a feira de domingo);
  • Vitoria - frente ao Shopping Vitoria;
  • Goiania - Praça Universitária
  • São Luís - Praça João Lisboa (saída às 13h)
  • Brasília - Congresso Nacional
“Só a manifestação da sociedade nas ruas, pela internet, no corpo a corpo com os parlamentares é que poderá alterar o comportamento da maioria dos membros do Conselho de Ética do Senado" senadora Marisa Serrano (PSDB) via @twitter

Esta é a chance, compareçam!!
Ah, a ética tão esquecida! Aprenda um pouquinho, cidadão!

Veja os participantes da blogagem coletiva Xô Sarney, relacionados no blogue do DO
Boa semana!!

9 comentários :

  1. Anônimo12:34

    Eu sou a favor do #ficaSarney, porque ele saindo ou não, tudo ficará do jeito que está. Nãda vai mudar.
    Sabem qual seria a coisa mais certa? É a renúncia de TODOS os senadores. Aí sim, seria relevante.

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui por uma razão,pedir para você deixar no meu blog uma mensagem contra a VIOLÊNCIA no TRÂNSITO, no post " JUSTIÇA".

    Sei que o irresponsável e os seus advogados procuram no Google notícias que tenham o nome do autor do crime, essa seria uma maneira de comunicarmos com ele e mostrarmos o nosso repúdio.A violência no trânsito mata mais do que as guerras.
    Estou lutando duas vezes,uma contra o poder econômico do criminoso e outra contra o desrespeito as nossas leis.
    Conto com a tua colaboração .
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Luumaaa, Olhaa que dica legal!
    Confesso que nao entendo nada dessas coisas, e realmente já vi vaaarios blogueiros chateados com esses problemas... mas acho que nunca aconteceu comigo... hahah
    vou dar uma olhada!!

    beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica LUma...
    ja to lah no Ice aprendendo a proteger melhor os blogs
    obrigado.
    bjokas

    ResponderExcluir
  5. Citei a proposta de renuncia coletiva também, acho que é a única saída contra essa corja que possui assento no Senado.

    Opa, vou baixar o ebook..
    Bjs Luma

    ResponderExcluir
  6. Só a sociedade valorizando a educação é q teremos no futuro pessoas melhores pois a seguir o exemplo dos adultos q as cercam, os adultos d amanhã não serão melhores dos q temos hoje.
    Abraços, lindos dias.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma,
    Passando por aqui prá divulgar meu novo blog prá vc:
    http://minhasmemoriasdeinfancia.blogspot.com

    Gostei da matéria sobre o plágio. Tem muitas pessoas que gostam mesmo de copiar outras, e nem ao menos citam a fonte...São despudoradas mesmo!

    A campanha Fora Sarney! é uma boa opção... mas se todos os senadores renunciassem seria melhor ainda heim??? Que tal todos os deputados???
    Quem sabe o "povão" toma consciência e votem em pessoas honestas e queiram o bem de nosso País???

    Saudades de vc amiga!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  8. A renúncia coletiva é uma utopia que nunca acontecerá. Se ela é impossível, devemos lutar para derrubar todos um a um. Ou ão reelegê-los da próxima vez. Mas algo deve ser feito. Sarney não é a causa de todos os males, mas é a bola da vez e eu me contento com isso por agora.

    O povo é que deve fazer a sua parte em 2010 e não reeleger ninguém que esteve nessa legislatura, seus parentes ou apadrinhados. Mas, aí...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo16:56

    Já vi muitos amigos blogueiros sofrerem com seus textos espalhados por aí sem os devidos créditos, isso me revolta tanto!
    Semana passada fiz um post sobre isso. Tem um texto que não consigo achar o dono, mas em muitos sites dizem ser da Clarice Lispector e, verdadeiramente, não é. Absurdo.


    um beijo!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor