Você sabe dizer não?

A incapacidade de condições técnicas e de consciência dos tribunais brasileiros de aferir o grau de culpabilidade de um acusado é notado quando a dosemetria da pena ocorre numa verdadeira aplicação de “pena por atacado”.

O operador do direito, representado por uma gama de juízes, que se apoiam em promotores de justiça que fazem uso do “clamor público” ou de caprichos pessoais para a aplicação da lei,  persistem em uma mentalidade primitiva.

Essa mumificação do direito por “doutrinadores” que repetem obras arcaicas, se esquecem do fundamento primordial, do compromisso do estudo e da observação do ser humano em seus aspectos sociais intrínsecos e extrínsecos (psíquico-social-cultural).

Este compromisso, de lege ferenda, de apontar sugestões e soluções na observância do homem, dá ao operador do direito, o compromisso de ajudar na construção de uma sociedade mais civilizada, condizente com o ideal humanitário, justo, fraterno, solidário e alicerçada no ordenamento jurídico, estará sempre inspirado na teoria do direito mínimo e na máxima justiça social.

Mas, se os operadores do direito nada fazem e se nós “publico” não aclamamos, fica a sociedade estagnada, parada, desanimada, somente a reclamar daquilo que precisa ser feito?

Não vou dizer o que cada um deve fazer ao olhar para o lado e perceber só desgraças e coisas ruins, sendo que o contrário poderia estar acontecendo se assim, cada um cumprisse com o seu dever de cidadão.

Uma pequena análise, um pensamento passado à frente, uma indignação, um gesto, são contribuições para a construção do pensamento coletivo. E este é o ponto inicial para a nossa trajetória.

Diga não à Violência Infantil!


clipped from Blogagem coletiva em Defesa da Criança - Dias 18 e 25 de maio - Eis o convite:

O Blog Diga Não À Erotização Infantil e a Comunidade Diga Não À Pedofilia convidam todos os blogs e sites amigos da criança a participarem de duas blogagens coletivas nos dias 18 e 25 de maio.

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi instituído pela Lei 9.970. A idéia surgiu em 1998 quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Foi escolhido o 18 de maio em homenagem à menina Araceli. Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Dia 25 de maio é o Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas. A data refere-se ao dia do rapto do menino americano Etan Patz, em 1979. Etan tinha seis anos e jamais foi encontrado. Em 1983, os EUA reconheceram a data. Na Europa a data foi introduzida pela ONG Child Focus, após o caso Marc Dutroux, belga que raptou, estuprou e matou seis meninas. No Brasil o símbolo maior da luta pelas crianças desaparecidas é Arlete Caramês, mãe de Gulherme, desaparecido desde 17 de junho de 1991.

Como participar da Blogagem Coletiva e de nosso movimento

No dia 18 de maio próximo faça em seu blogue um texto sobre exploração sexual, abuso sexual, pedofilia, perigos na internet ou qualquer tema que promova a defesa dos direitos da criança.

Repassa informações para alertar como podemos reconhecer quando uma criança está sendo abusada, como e onde denunciar ou alertando pais e crianças sobre os perigos da internet e proteste! Exija o fim da impunidade ou de qualquer crime contra crianças.

Quem tem orkut ajude a divulgar o Movimento, colocando em sua página a imagem dessa fita no lugar de sua foto, na semana de 18 de maio. Veja mais informações na aqui. Sent with Clipmarks

http://diganaoaerotizacaoinfantil.files.wordpress.com/2008/03/campanha-alerta-amber-brasil.jpg

Ajude também a divulgar o Movimento pela criação do Alerta Amber no Brasil - que se trata de um alerta nacional adotado nos EUA e que gostaríamos, fosse implementado no Brasil. Este alerta funciona através de um cadastro único onde o rapto de crianças, seria imediatamente veiculado nos meios de comunicação em conjunto e imediatamente após o desaparecimento [mais informações]

Kate e Gerry McCann, pais de Madeleine McCann conclamaram a União Européia (UE) com seus 27 países-membros do bloco, a elaborarem um mecanismo parecido com o Alerta Amber, o uso deste sistema de alerta internacional que responde no caso de crianças seqüestradas. Vocês blogueiros moradores de outros países estão convidados a participar também, afinal, a violência contra a criança é um problema mundial.

Confirme a sua participação na blogagem aqui no "Luz de Luma", no "Amigos da Blogosfera" ou no blogue mentor da blogagem "Diga não a Erotização Infantil". Contamos mais uma vez com a força da blogosfera para a discussão de assuntos relevantes para a construção de uma sociedade mais justa em que os direitos sejam respeitados de forma igualitária.

Seja solidário e participe desta empreitada!

Beijus,
Luma

Comente aqui também!

13 comentários :

  1. Anônimo10:08

    Luma pode contar comigo.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:49

    O inconsciente adulto coletivo é animal, vejamos que com grande atraso o ser humano aprende a andar e falar, nadar já nasce sabendo e só, ao peito tem de ser levado pelas mãos da mãe, pois nem o macho adulto seu genitor sabe prover e nem pode. O raciocínio humano vem entre os 12 e 15 anos de idade, “a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente...” Piaget - caso não nasça oligofrênico ou o seja pela fome protéica do leito materno desnaturado – populações pobres – que infelizmente não conta. O dotado e o superdotado vêm de ser bombardeado pela televisão, pelas revistas pornôs e jornais nas bancas pelas quais passam, pelos colegas mais velhos da escola, com toda sorte do conhecimento vil.
    Alimentamos, nós adultos, com medo de sermos classificados como puritanos, o ensandencimento coletivo infanto-juvenil. Os filhos masculinos passam mais cedo por isto para serem homens, as meninas um pouco mais tarde, com um certo recato, para serem mulheres... Seguirão dois aperfeiçoamentos, um na escola da vida e o outro no tecnicismo para chegarem a muitas profissões, incluídas as ligadas ao exercício do Direito. Imperfeitos adentram e imperfeitos chegam, na grande maioria. E se tornam advogados de tantas especialidades, delegados e promotores, juizes e desembargadores. Carregados de suas necessidades especiais, não se atêm ao possível dentro de seus honorários ou vencimentos e se vendem, não o corpo, isto é façanha prostitucional, a consciência, esta de preço variável, afinal cada homem tem seu preço. Uma população gigantesca inerme sob a ação conspiratória, entra ano e sai ano.
    O dinheiro amealhado em grande quantidade, serve no crime de qualquer espécie, como o divisor de águas. Todos sabemos do ladrão que roubou galinha, a caixa de leite, o absorvente, o saquinho de balas. Pena severa nele! A soma astronômica desviada tem de ser grande para cobrir a despesa com a para-quadrilha letrada que acobertará a quadrilha principal livrando-a das penas da lei, quando muito, leves como as das aves ou com o peso de cestas básicas.
    “Uma pequena análise positiva, o pensamento qualitativo passado à frente e repassado, a indignação com endereço certo, um gesto calcado na dignidade” são, parafraseando você Luma, o que pode numa empreitada de convocação começar a influenciar para melhor o pensamento consciente coletivo. /Beijos

    ResponderExcluir
  3. Kate e Gerry McCann, pais de Madeleine McCann, criaram um imediatismo enorme, porque o dinheiro move montanhas.

    Têm amigos poderosos no governo.

    A polícia judiciária portuguesa, sabe que um deles MATOU A FILHA !!!, pelo que se consta, com uma dose excessiva de tranquilizantes, para se poderem emborrachar com 27 garrafas de vinho para 3 casais.
    Isto ninguém diz ...
    Depois desfizeram-se do corpo, para isso, andaram a saber como eram as correntes na costa da Prais da Luz.

    Se voltarem a Portugal, como a polícia quer, para reconstituir os últimos momentos de vida da pequenita, porque os amigos mentiram e uns disseram que a viram viva, outros que a viram ao colo dum estranho, outros não viram nada mas disseram que viram e inventaram.

    Mas não vêm a Portugal, porque serão incriminados ... e alguns amigos por falsas declarações.

    Os pequenitos portugueses que desapareceram, não tiveram direito a tanto imediatismo, é por isso que me revolto.

    Os pais não tinham o poder económico destes.
    Veja-se que o vaticano, quando soube das suspeitas, só falta o corpo, porque todos sabem que infelizmente a pequenita está morta, deixou de falar no caso e os pais que sempre disseram que só saiam do Algarve, quando soubessem da filha, no dia a seguir a serem constituídos arguidos, "levantaram voo" para Inglaterra.
    Até os cães ingleses detectaram a morte da criança, quer na mala do carro, quer nas chaves do carro que eles entretanto alugaram, para se desfazerem do corpo...


    (agora à margem deste problema.
    No xistosa, nunca se pode confiar. Nem eu sei quando escreve verdade ou na brincadeira.
    Levo tudo para o lado da "gozação", aos 61 anos não me vou modificar, até a minha mulher ás vezes acredita nas brincadeiras ...
    Sou assim, não me consigo modificar.)

    Uma boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo07:55

    Belissima blogagem coletiva.
    Dia desses, fiquei pensando no caso de um religioso que denunciou crimes contra a infância, n Ilha de Marajó. Ele está sendo ameaçado e já faz parte de uma lista de pessoas marcadas para morrer.
    Sabe Luma, há muitas pessoas boas e que lutam incasavelmente pelo bem estar de uma sociedade sã, mas infelizmente nosso judiciário, nossa policia, nosso governo e o nosso proprio povo não dá a devida importância.
    Uma pena!!!!
    As vezes dá vontade de rasgar minha constituição, desistir e virar hippie em STL
    beijocas.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil precisa de um Reset!!!
    olha o que acontece com quem e direito no Brasil:

    O juiz Federal de Ponta
    Porã/MS (fronteira com o Paraguai), Odilon de Oliveira, está morando no
    fórum da cidade. Em um ano, o juiz condenou 114 traficantes
    e hoje está jurado de morte pelo crime organizado.

    Ameaçado pelo narcotráfico, juiz federal vive confinado no fórum.

    Odilon de Oliveira, de 56 anos, estende o colchonete no piso frio da sala, puxa
    o edredom e prepara-se para dormir ali mesmo, no chão, sob a vigilância de sete
    agentes federais fortemente armados. Oliveira é juiz federal em Ponta Porã,
    cidade de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai e, jurado de morte pelo
    crime organizado, está morando no fórum da cidade. Só sai quando extremamente
    necessário, sob forte escolta.

    Em um ano, o juiz condenou 114 traficantes a penas, somadas, de 919 anos e 6
    meses de cadeia, e ainda confiscou seus bens. Como os que pôs atrás das grades,
    ele perdeu a liberdade. "A única diferença é que tenho a chave
    da minha prisão", diz o Magistrado...

    A corrupção esta enraizada em nossa cultura do "jeitinho"....kkkk
    Bem vinda ao Brasil!!!!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei de como vc começou o post.
    Eu acredito que tudo é ciclico, e estamos voltando a idade média, onde o povo era o juiz, e muitos inocentes morreram esquartejados ou queimados.

    Confiar na justiça brasileira é o mesmo que acreditar em papai noel. Se quem é responsavel pelos julgamentos e leis nesse pais são os mais corruptos, onde é possível crer em culpados?

    Sobre erotização infantil eu não sei bem traduzir isso, sou contra a filosofia puritana, mas fico chocado ao ver professoras promovendo festinhas em escolas pelo brasil afora com músicas que nem adultos deveriam ouvir, e requebrados que nem a Gretchen conseguiu criar... isso com crianças de 3 a 10 anos...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20:47

    Tou dentro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. confirmadissima minha participação

    já postei e tudo sobre

    causa abraçadissima, com muita força vamos ter sucesso, se Deus quiser

    e q a campanha não acabe dia 25 de maio né?

    força sempre!

    ResponderExcluir
  9. Esse mês está cheio de blogagens coletivas, nem sei se vou dar conta de tantas... vou tentar!!!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de colocar o selo linkando para o post da blogagem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo02:36

    Hola, Luma Rosa:

    Coloqué un enlace en mi blog a tu otro blog "Luz de Luma, glamorousa!

    Saludos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luma! Já coloquei a fitinha no meu Orkut, entrei pro grupo e estou divulgando o movimento no meu blog. Só não prometo participar da blogagem coletiva porque na semana que vem estarei viajando e estou numa correria danada esta semana. Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Olá Luma!
    Fiquei um tempão "fora do ar". Não tenho postado em meu blog por falta de tempo mesmo, mas recebo seus posts em meu email e consegui ler sobre essa blogagem coletiva. Ainda há tempo de participar né? Fico estarrecida com tantas histórias de abuso contra crianças! Tenho dois filhos e faço o possível para zelar por eles, assim como meu marido.
    Vou participar sim. Mas, me responda uma coisa "please": como faço para colocar a fita no meu blog com a animação? Sou péssima em formatar imagens e coisas afins.
    Ah! Eu coloquei a fita no meu orkut (sem a animação) e um recado para que outras pessoas participem, denunciem, enfim possam fazer algo em prol desta campanha que não deve ter dada para terminar.
    Beijos!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor