Desencalhando um Santuário de Baleias
Muita gente pergunta por que temos que proteger as baleias, pra que elas servem, que mal tem caçá-las? Basicamente, as baleias são ícones da biodiversidade dos oceanos, são seres vivos mágicos, com complexa organização social e não fazem parte da cadeia alimentar humana - com exceção de povos tradicionais como os esquimós e alguns vilarejos mais afastados no Japão, Islândia e quetais. Mais interessante apostar no turismo de observação, atividade que vem crescendo e já movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano no mundo.
Em 1998, o Brasil propôs na CIB a criação do Santuário do Atlântico Sul, mas nunca se empenhou de verdade por sua criação. Por outro lado, países baleeiros como Japão e Noruega fazem lobby pesado para evitar a criação de santuários e derrubar a moratória à caça comercial. Agora em junho, haverá uma decisiva reunião da CIB em Santiago do Chile. O santuário do Atlântico Sul pode enfim sair do papel, mas para isso o Brasil tem que jogar todo seu peso político nesse sentido.
É para tal que o Greenpeace está com uma campanha online para o envio de uma carta pedindo que o presidente Lula convide outros países em desenvolvimento a apoiarem a idéia durante a reunião da CIB. O objetivo é chegar a 10 mil cartas. Até o momento, já foram enviadas 3.500 - e a data limite é 26 de maio, uma semana antes da reunião no Chile.
Peço 10 minutos do seu tempo para assinar a carta. É só clicar aqui, preencher o pequeno formulário e pronto.
O texto acima é de autoria de Jorge Cordeiro, publicado n"O Escriba" e no "Faça a sua parte". Pelo que puderam entender, é necessário o envio da petição ao Presidente Lula com o maior número possível de assinantes, pedindo que ele convide outros países em desenvolvimento a participarem do CIB, onde a idéia da criação de um Santuário no Atlântico Sul será lançada.
O blogue Meu Veneno promove uma blogagem coletiva sobre o assunto para o próximo dia 23. Se não puderem participar, assinem a petição! Façam-na veicular em seus blogues ou mandem por e-mail, mobilizem-se! Inventem algo que faça essa petição agregar milhões de assinaturas. Clique no banner acima que serão direcionados à página da petição.
Você já viu uma baleia jubarte? Aqui onde moro existem muitas. São lindas! Espero sempre vê-las.
Quem sabe da próxima vez eu pegue mais que o rabo. As baleias são ariscas e é preciso um pescador muito experiente para caçá-las. Tá ligado? Então, vamos nessa?
*Precisamos chegar a 10 mil assinaturas até a entrega da carta ao presidente Lula, até o momento passamos de 6.550. Agradeço desde já a boa vontade de todos!
O Japão participa dessa moratória ? Vou lá assinar. Não há justificativa para a continuação dessa matança.
ResponderExcluirUm beijão.
Deixo-te um enxerto de uma canção do Roberto:
ResponderExcluirTeus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
que eles viram em velhos livros
ou nos filmes dos arquivos
dos programas vespertinos de televisão...
Um beijinho pra ti
Vou participar, Luma.
ResponderExcluirQuero te perguntar se vc tem algum selo. Quero colocar no blog Linha.
A terceira coisa é te convidar para um meme que está explicado lá.
Beijos e bom dia!
Luminha, você não descansa, sempre em defesa das boas causas! Parabéns pelo dinamismo e preocupação social. Grande beijo, viu?
ResponderExcluirEu perco-me no seu blog ...
ResponderExcluirNunca sei onde comentar.
Português não pode assinar a petição.
Não dá.
As baleias só podem ter sossego quando os japoneses e noruegueses deixaram de chaciná-las.
Parece-me que já houve uma recuperação no seu número ...
Talvez ainda se vá a tempo!
Nos Açores, ganha-se dinheiro a vê-las passar ... e não a caçá-las como antigamente.
Luma, acabei de assinar a carta. E deixo o meu novo endereço para vc visitar, deletei o Casuale...
ResponderExcluirBeijos, Mel
é um absurdo! Um crime, isso sim Bom fim de semana!
ResponderExcluir