Blogagem coletiva (post publicado no Amigos da Blogosfera)
No último dia 18 de Abril, a blogosfera se uniu mais uma vez para responder a pergunta: O que você faz para acabar com o analfabetismo? Pergunta lançada pela Georgia e prontamente acatada pela Meiroca.
Percebi que a maioria dos participantes se sentem perdidos, não sabendo por onde começar a ajudar. Faltando às instituições, como igrejas e escolas, chamarem a população para essa empreitada. Na verdade, falta boa vontade dessas instituições, que poderiam ao invés de fecharem suas portas, abrirem ao menos no período noturno para atentar a necessidades daqueles que procuram por conhecimento - os carentes em educação.
É difícil a população agir sozinha, mesmo que a boa vontade seja grande. Você pode procurar ajudar pessoas ligadas à você, principalmente funcionários, estendendo a ajuda aos filhos destes. Vamos iniciar essa corrente?
O trabalho humano com ação dirigida e finalidade consciente, torna a todos capazes de transformar a si mesmos e a realidade em que vivemos. Só o ser humano é transformador da natureza e o resultado dessa transformação advém a cultura.
O que devemos estimular nas pessoas são respostas para perguntas que invariavelmente elas fazem para elas mesmas. Para que aprendo? O que devo aprender?
Essas perguntas acompanham o homem desde a antiguidade e a resposta para essas perguntas tem variado muito conforme a época e o pensamento transmitido para essas pessoas pelos responsáveis pela sua educação. O professor tem a capacidade, além de ensinar, aflorar sentimentos que incentivam o aprendizado.
A educação contribui para o ajustamento do homem ao meio em que vive, para que ele saiba aceitar, compreender e reagir adequadamente às circunstâncias fisicas, sociais e culturais do seu ambiente. Objetivamente a educação reflete a situação econômica, social e política de cada época e as necessidades humanas desses períodos.
Teilhard Chardin, famoso pensador do século XX, dizia que o homem na caminhada evolutiva, distingue-se de todos os animais, através do passo da reflexão. Através da reflexão, é o único animal capaz de olhar para si mesmo e ter consciência dos seus próprios conhecimentos, das suas limitações e das suas potencialidades, buscando pra si a verdade. Mas a reflexão pode manter-se adormecida se não for constantemente exercitada; é como se fosse um espelho que, não sendo usado, tornou-se velho e imprestável de tanto pó que o tempo deixou cair em sua superfície.
Nessa união de blogues, conseguimos mais uma vez melhorar nossos pensamentos e a partir disso, questionando e procurando por soluções, plantamos mais uma vez, a semente da consciência coletiva.
Participaram da blogagem coletiva:
- Abigobaldo
- Abiose
- Adao Braga
- Adelino
- ADesenhar
- Adri
- AleBriscoe
- AlealB
- Alice
- Allan
- Amor e Pudor
- Ana C.
- Ana C Zupano
- Ana Laura D.
- Andrea Motta
- AnnaPontes
- Anny
- Antonia Y.
- Aru’
- Barbara Mathias
- Barbara M.P.
- Bel
- Bel2
- Bete
- Bion
- Blogoesfera Solidaria
- Blue Rosa
- C. Antonio
- Carla
- Carolina
- Cejunior
- Celia
- Celia M.
- Celia Rodrigues
- Celia Santos
- Cidao
- Cilene Bonfim
- Claudia Campos
- Claudia Clarke
- Claudia Pit
- Cristiane A.
- Cybele Meyer
- D. Afonso
- Danda
- Daniela
- Denise BC.
- Doni
- Drops Azul Anis S
- Edilene Mora
- Eduardo Wagner
- Elane
- Elizabeth Cunha
- Ernani Motta
- Everson
- Elvira
- Fabio D.
- Fabio Mayer
- Fernanda J.
- Flainando na Web
- Flavia vivendo em coma
- Flavio Vieira
- Georgia
- Gi
- Gil Gomes
- Gilson
- GuGa
- Janaina de Almeida
- Julio Moraes
- Jussara
- Kika
- Laura
- Livia
- Luci Lacey
- Lili faz a sua parte
- Lino Resende
- Lou Melo
- Lucas
- Lu
- Lucia Freitas
- Luiz Valerio
- Lulu on Sky
- Luma
- Lunna (Acqua)
- Lunna
- LysFigueiredo
- Manoel Gonçalves
- Marcos
- Marcos V.
- Maria Augusta
- Maria Elena
- Mario
- Marlene
- Meiroca
- Memories
- Mirella
- Mirian Salles
- Naldy
- Nina
- Odele
- Oscar Luiz
- Ozeca
- Paloma
- Patti
- Paola Sartoretto
- Profa. Cristiana Passinato
- Ricardo Rayol
- Ro (Iliquido)
- Roberto Balestra
- Ronald
- Rosa
- Rosana
- Rosane
- Rosely
- Sandra
- Semiramis
- Sergio Nascimento,
- Simone L.,
- Sergio Ferreira
- Sergio Issamu
- Sonia Horn
- Sonia Regly
- Suelly Marquez
- Taliesin
- Tamara
- Tania
- Tata
- Tina
- Varal das ideias
- V Carlos
- Veridiana
- Vi Marcia
- Vivi
- Viviane B.
- Vitor
- Xico Lopes
- Willian
- Zel
- Zepovo
Se não tem idéias mas quer se manter atualizado com o que acontece na blogosfera luso-brasileira Assine o feed ou Cadastre seu e-mail (Coluna lateral).
Divulgue o AdB para que outros possam participar.
Comentários;
Presente:http://meioambientequimicaederivados.blogspot.com/2008/04/campanha-da-amizade.html
LUMA ESTOU SEMPRE PRONTA!!!!!
BEIJO!
[...] Amigos da Blogosfera [...]
Luma, estou aqui para agradecer o apoio dos Amigos da Blogesfera.
O carinho e o desempenho de vocês assim que souberam do tema da blogagem.
O famoso pensador tem toda a razao em afirmar que o homem na sua “caminhada evolutiva, distingue-se de todos os animais, através do passo da reflexão. ”
No momento acredito que o Brasil já tenha refletido demais. Precisamos mesmo é partir para a acao. Embora saiba que mesmo que as igrejas e outras entidades nos apoiarem ainda será pouco neste pais gigante chamado Brasil.
Abracos e obrigada pela forca.
Georgia
O importante de tudo é possamos sempre colaborar com alguma AÇÃO.
Parabéns a todos!
Obrigada, querida, só que desde sua outra postagem, primeiro não apareceu meu link no da Água, eu não liguei, no do analfabetismo o meu link ficou errado, eu tb não falei nada, mas nesse também, resolvi avisá-la e perguntar se há algum problema com as minhas participações?
Um bjo
ai desculpe, vcs estão ainda na blogagem do analfabetismo, então só tá errado mesmo, o da água, fui ontem à agenda verde e não vi a minha participação, eu não queria falar nada, até pq o intuito não é esse, mas como participei, me senti meio não queria mesmo dizer, mas excluída e eu tenho tanto carinho pelo movimento?
Bjs
Resposta no e-mail Cristiana!
Abraço!
Eu já vi e agradeço o seu retorno.
Um abraço,
Cristiana
Ola, Luma!
Para grandes problemas, pequenas souções. Ainda não acabei de ler todos os posts (o meu não esta na sua lista -postei no dia 19- : é sobre analfabetismo funcional e tem um link para o projeto Ler e Ser, que ira beneficiar mais de 150 mil crianças, e do qual faço parte), ma tambem sentique falta uma certa articulação entre as diferents açoes possiveis. Também existe um certo desconhecimento da dificuldade que é o aprendizado da leitura e da escrita - se fosse fácil, não existiriam analfabetos no mundo! Mas a blogagem sempre vale a pena para se realizar uma reflexão sobre o assunto. Abraços, Ethel SC
Aconteceu-me o pior de tudo. O servidor da Holistica perdeu todos os dados do Servidor WEB e também do servidor MySql. Estamos ainda tentando recuperar o DB, porém, penso em ter que fazer outro texto sobre a blogagem esta semana.